Boletim paroquial de santiago bougado 1287

Page 1

Este fim-de-semana: FESTA EM HONRA DA SENHORA DA ALEGRIA E SÃO GENS: Este 1º Sábado (dia 2): Cap. São Gens (18h00): Eucaristia solene e consagração mães e crianças. Este 1º domingo (dia 3): Cap. São Gens (9h00): Eucaristia! // Alameda de São Gens (10h45): Procissão com a participação dos movimentos, confrarias da paróquia, devotos e peregrinos // Cap. São Gens (11h30): Eucaristia Solene, presidida pelo bispo auxiliar do Porto, Dom Pio Alves // Largo de São Gens (16h00): Festival Folclórico! Terça-feira (dia 5): Cartório Encerrado! / Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Quarta-feira (dia 6): Ig. Matriz (21h15): Reunião mensal dos Vicentinos. Sexta-feira (dia 8): Auditório da Junta de Freguesia de Covelas (21h00): Assembleia Municipal. Sábado (dia 9): Souto da Lagoa (6h00): Peregrinação diocesana a Fátima. (ver as informações). EUCARISTIA DAS 16H30 SUSPENSA: Nos meses de Agosto e Setembro a eucaristia das 16h30 (de sábado) estará suspensa! Retomará novamente em Outubro. INÍCIO DO ANO PASTORAL 2017-2018: depois de um tempo de pausa, descanso e férias, no mês de setembro o pároco vai começar a reunir com todos os grupos e movimentos paroquiais para a programação da Agenda Pastoral da Paróquia. Procuremos estar animados para mais um novo ano pastoral, cheio de desafios e possibilidades! APOSTOLADO DA ORAÇÃO: está em distribuição o folheto mensal com as intenções do Papa.

CÔNGRUA PAROQUIAL: em tempo de férias e de descanso para muitos lembramos, mais uma vez, que nem todos os paroquianos e famílias cristãs fizeram o seu donativo/ oferta/ contributo paroquial respetivos ao ano 2016, e até dos anos anteriores. O contributo paroquial (“direitos”) é uma contribuição que todos os paroquianos são chamados a dar anualmente para as várias despesas da paróquia. Procurem cumprir com esta colaboração eclesial e moral. Se não tiveram possibilidades pelo menos passem pelo cartório para darem conhecimento da situação. MARCAÇÃO DE INTENÇÕES DE MISSA: Podem também proceder à marcação de intenções de Missa para os dias e celebrações que desejarem! INSCRIÇÕES DAS FAMÍLIAS: também ainda existem famílias que frequentam a vida paroquial que não se inscreveram no novo programa da paróquia! Procurem visitar-nos e serão sempre bem acolhidas. Obrigado! PEREGRINAÇÃO DAS “GENTES DO MAR” (São Gens de Cidai, na segunda-feira, dia 18), com eucaristias às 9h00 e 10h30. Limpeza da Igreja: no mês de Setembro a limpeza da nossa Igreja Matriz fica a cargo das pessoas da aldeia de Cedões! Obrigado a quem limpou no mês passado! CONTAS: Ofertórios do fim de semana 19 e 20 de Agosto: Ofertórios das Eucaristias: 263,90 eur. / Ofertórios de Matrimónio: 39,07 eur. // Os ofertórios do fim de semana 26 e 27 de Agosto: Ofertórios das Eucaristias: 342,50 eur. / Ofertórios de matrimónios: 44,88 / Ofertório de Exéquias: 45,50 eur.

Sexta-feira | Igreja Matriz | 17h30 - 19h30

CONFISSÕES DE PREPARAÇÃO PARA A PEREGINAÇÃO DIOCESANA A FÁTIMA Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Horários: Quarta a Sexta: 9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30

Para meditação...

1ª leitura ( Jer 20, 7-9) «A palavra do Senhor tornou-se para mim ocasião de insultos...» Apesar de falar em nome de Deus ao povo de Israel, o profeta só deste recebe insultos, ameaças e perseguição. Sentiu então a tentação de abandonar essa sua missão profética, apesar de sentir o coração abrasado do zelo do Senhor. Nesta luta interior, o amor foi mais forte que o desânimo, porque mais forte que os insultos dos homens é a palavra de Deus. Salmo responsorial (Salmo 62 (63)) «A minha alma tem sede de Vós, meu Deus.» 2ª leitura (Rom 12, 1-2) «Oferecei-vos como vítima viva » O culto verdadeiramente cristão nasce da fé e atinge toda a vida do homem renascido em Cristo. Como Cristo, o cristão é homem novo, vive, por isso, uma vida nova; não se conforma já com este mundo, mas vive do Espírito de Deus e faz de toda a sua vida uma oferta viva, agradável a Deus. Evangelho (Mt 16, 13-20) «Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo » À vista da Paixão, anunciada por Jesus aos seus discípulos, Pedro como que tenta Jesus, dissuadindo-O de aceitar a Cruz. Jesus rejeita energicamente a sua proposta, e, pelo contrário, apresenta aos discípulos, como programa para eles, o mistério da sua própria Cruz. Quem quiser ser seu discípulo, terá, como o Mestre, de renunciar a si mesmo, tomar a sua cruz e segui-l’O. Assim ganhará a vida; doutro modo, perde-la-ía, ainda que tivesse ganho todo o mundo.

Frente a frente, o Evangelho deste domingo coloca a lógica dos homens (Pedro) e a lógica de Deus (Jesus). A lógica dos homens aposta no poder, no domínio, no triunfo, no êxito; garante-nos que a vida só tem sentido se estivermos do lado dos vencedores, se tivermos dinheiro em abundância, se formos reconhecidos e incensados pelas multidões, se tivermos acesso às festas onde se reúne a alta sociedade, se tivermos lugar no conselho de administração da empresa. A lógica de Deus aposta na entrega da vida a Deus e aos irmãos; garante-nos que a vida só faz sentido se assumirmos os valores do Reino e vivermos no amor, na partilha, no serviço, na solidariedade, na humildade, na simplicidade. Na minha vida de cada dia, estas duas perspectivas confrontam-se, a par e passo… Qual é a minha escolha? Na minha perspectiva, qual destas duas propostas apresenta um caminho de felicidade seguro e duradouro? O que é “renunciar a si mesmo”? É não deixar que o egoísmo, o orgulho, o comodismo, a autosuficiência dominem a vida. O seguidor de Jesus não vive fechado no seu cantinho, a olhar para si mesmo, indiferente aos dramas que se passam à sua volta, insensível às necessidades dos irmãos, alheado das lutas e reivindicações dos outros homens; mas vive para Deus e na solidariedade, na partilha e no serviço aos irmãos. O que é “tomar a cruz”? É amar até às últimas consequências, até à morte. O seguidor de Jesus é aquele que está disposto a dar a vida para que os seus irmãos sejam mais livres e mais felizes. Por isso, o cristão não tem medo de lutar contra a injustiça, a exploração, a miséria, o pecado, mesmo que isso signifique enfrentar a morte, a tortura, as represálias dos poderosos.

PALAVRA PARA O CAMINHO… Três perfis de discípulos… Através das leituras deste domingo, temos três perfis de discípulos: PEDRO – que receia a cruz para Jesus mas também para si mesmo; PAULO – que nos convida a ultrapassar os modelos do mundo para que as nossas vidas estejam de acordo com a vontade de Deus; JEREMIAS – que, para lá de todas as dificuldades encontradas, se deixa seduzir pelo amor do Senhor. E nós? Que género de discípulos somos?


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.