Este domingo (30): Adro da Capela de Nª Sª da Livração, Lantemil, 15h00: Festival da Primavera Bougado 2017 (organização do Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado). Esta semana: SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES CONSAGRADAS (será distribuída uma oração para se rezar nesta semana). Segunda-feira (dia 1): Feriado Nacional/ Acólitos em peregrinação nacional a Fátima. Passeio-Convívio de Todos os catequistas (Saída às 8h30, na estação de comboios da Trofa; chegada prevista às 19h00). Ig. Matriz (20h30): INÍCÍO DO MÊS DE MAIO: “MÊS DE MARIA”. (será celebrado na Ig. Matriz, todos os dias às 20h30, seguido de eucaristia. Aos sábados, será às 20h00 e aos domingos, às 18h30. Consistirá na recitação meditada do Terço pelos grupos e movimentos da paróquia (ver programa distribuído). Procuremos participar ativamente, celebrando assim o Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima e aprofundando a Mensagem de Fátima. Será de muito proveito poder participar nas eucaristias a seguir à oração do terço: ofereçam esse gesto de amor e sacrifício. NOTA: durante o “Mês de Maria” não haverá Adoração ao SSº Sacramento nem Ofício de Defuntos/ Haverá velas litúrgicas à venda na sacristia e cartório para cumprimento de promessas. Terça-Feira (dia 2): Ig. Matriz (depois da missa): Ensaio do Grupo Coral. Quarta-feira (dia 3): Sala 1 (depois da missa): Reunião mensal dos vicentinos. 1ª Sexta-feira (dia 5): Dia mundial de oração pelas intenções do Papa - Apostolado de Oração (Será distribuído o folheto com as intenções deste mês). 1º Sábado (dia 6): Ig. Matriz (às 17h30): Reunião mensal do secretariado e das zeladoras (es) do Jornal e Movimento da Mensagem de Fátima. Salão (21h00): Reunião de Acólitos. Domingo (dia 7): DOMINGO DO BOM-PASTOR/ DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES/ DIA DA MÂE. (Os ofertórios deste fim de semana (dia 6 e 7 de Maio) serão para as Vocações.
Na Ig. Matriz (às 18h30): DIA DA MÃE: Vamos celebrar este dia, no Mês de Maria, com a oração do Terço, a bênção das mães e uma homenagens às nossas mães e a Nossa Senhora. Rezaremos também pelas vocações . O pároco e o Grupo da Pastoral Familiar convidam todos os movimentos, grupos da paróquia, as famílias, os jovens e as crianças da catequese para esta celebração. Vamos trazer duas flores para entregar a Nossa Senhora e às nossas mães. Convém que as flores possam durar até dia 13 de Maio, com as quais enfeitaremos o andor de Nossa Senhora para a procissão. Estejamos presentes neste belo momento vocacional e paroquial. Neste fim de semana (dia 6 e 7), também a associação Recreativa S. Pedro da Maganha irá fazer o seu habitual peditório anual. As ofertas serão para a festa, obras e actividades da Associação. COMISSÃO DE FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA LIVRAÇÃO 2017: Paulo Gomes, Altino, Marcelino Silva, José Machado e outros colaboradores / Esta Comissão de Festas irá fazer o seu peditório para as festas no fim de semana (13 e 14). Passeio Anual da Junta de Freguesia ao Santuário de Fátima dia 26 de Maio: Quem desejar ir deve fazer a sua inscrição na Junta de Freguesia de Bougado (S. Martinho e Santiago), a partir do dia 24 de Abril até 12 de Maio. CRUZEIRO ÀS ILHAS GREGAS E CIRCUITO CLÁSSICO COM METEORA: de 17 a 25 de Agosto a nossa paróquia vai organizar uma viagem de cruzeiro às Ilhas Gregas e a outros locais do Cristianismo primitivo. AS INSCRIÇÕES SÃO LIMITADAS! RESTAM 20 LUGARES! Quem desejar ir informe-se no cartório paroquial e faça, quanto antes, a sua reserva até 31 de Maio! Aproveite a oportunidade! CONTAS: Ofertórios do fim de Semana(22 e 23 de Abril): 302,07 eur / Ofertórios da Eucaristias da semana da festa de Nª Sª do Desterro: 392 eur. / Ofertório de Exéquias: 85,88 eur. / Ofertórios de 7º dia: 35,87 eur. / Caixas de São Gens: 150 dólares canadianos ( 95,93 eur.) / Festa do Menino da Livração 2016-2017: Receitas: 623.26 eur., Despesas: 488,08 eur., Saldo entregue: 135,18 eur. Obrigado!
Sacramento da Reconciliação:
Sexta-feira | Igreja Matriz | 17h30 - 19h00
(O pároco estará sempre disponível para atendimento espiritual e diálogo, dentro do horário de cartório, mas também por marcação telefónica ou encontro pessoal com ele)
Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 Terça, Quarta e Sexta www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com 9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Quinta e Sábado Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 9h30 - 12h30 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
pão, que é a Eucaristia, e nela Se nos dá a conhecer e nos enche de alegria pascal. Na verdade, a viagem de Jesus com os dois discípulos, estrada abaixo a caminho de Emaús, é como uma verdadeira Missa ambulante, modelo de todas as celebrações eucarísticas.
BILHETE DO EVANGELHO 1ª leitura (Act 2, 14. 22-33)
«Não era possível que Ele ficasse sob o domínio da morte» Esta leitura é uma passagem da primeira pregação de S. Pedro. Na longa citação do salmo 15 o Apóstolo entrevê o anúncio da Ressurreição do Senhor. De facto, é à luz da Ressurreição que toda a palavra da Sagrada Escritura encontra a sua completa significação, particularmente a do Antigo Testamento. A palavra dos Salmos foi directamente referida pelo Senhor, no próprio dia da Ressurreição, ao aparecer aos discípulos no Cenáculo, como estando escrita a seu respeito (Lc 24, 44). Salmo responsorial (Salmo 15(16)) «Mostrai-me, Senhor, o caminho da vida.» 2ª leitura (1 Pedro 1, 17-21)
«Fostes resgatados pelo sangue precioso de Cristo, Cordeiro sem mancha» O que S. Pedro pregou logo no dia de Pentecostes foi o mesmo que ele escreveu depois às Igrejas. Nós somos hoje essas Igrejas de Cristo, espalhadas por todo o mundo, mas todas radicadas na mesma fé em Cristo Jesus, o nosso Cordeiro pascal. A nós, pois, se dirige hoje a pregação do Apóstolo. Evangelho (Lc 24, 13-35)
«Conheceram-n’O ao partir o pão» Tal como na aparição aos discípulos de Emaús, em cada celebração eucarística Jesus está connosco, explica-nos as Escrituras e faz-nos ver o que nelas se refere a Ele, preside à fracção do
A liturgia deste 3º domingo da Páscoa convida-nos a descobrir Cristo vivo, que nos acompanha pelos caminhos da vida, tantas vezes sem ser reconhecido. Por vezes, também nós, como os discípulos de Emaús, andamos cansados e desiludidos. A vida parece ter perdido sentido. Alimentámos tantas esperanças e parece que tudo se desmoronou. Parece que Deus desapareceu do nosso horizonte. Somos tentados a desistir. Mas Jesus, vivo e ressuscitado, caminha ao nosso lado e ressuscita o nosso coração. Onde O poderemos encontrar? Na Palavra de Deus, escutada, meditada, acolhida, partilhada. Jesus apontanos caminhos, abre-nos perspectivas, anima a continuar, depois dos fracassos. Na partilha do Pão Eucarístico. Na celebração comunitária da Eucaristia e da oração do Terço, fazemos a experiência do encontro pessoal com Jesus vivo e ressuscitado e com sua Mãe. A comunidade sempre foi e será o lugar privilegiado do encontro entre todos e de todos com o Deus da vida. FICAI CONNOSCO, SENHOR!
PALAVRA PARA O CAMINHO Emaús… é a nossa história de cada dia: os nossos olhos fechados que não reconhecem o Ressuscitado… os nossos corações que duvidam, fechados na tristeza… os nossos velhos sonhos vividos com decepção… o nosso caminho, talvez, afastando-se do Ressuscitado… N’Ele, durante este tempo, ajustemos o seu passo ao nosso para caminhar junto de nós no caminho da vida. Há urgência em abrir os nossos olhos para reconhecer a sua Presença e a sua acção no coração do mundo e para levar a Boa Notícia: Deus ressuscitou Jesus! Eis a nossa fé!