ESTA SEMANA: na oração do Terço, antes das celebrações será também rezada uma pequena novena em honra de São José, patrono das famílias. Este Domingo (dia 12): Ig. Matriz (15h30): CELEBRAÇÃO DA VIA-SACRA. Terça-Feira (dia 14): No final da eucaristia (pelas 20h00, no salão): Reunião extraordinária com todos os coordenadores dos anos da cetequese. Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Quarta-Feira (dia 15): Muro (21h15): Encontro vicarial de formação para MEC’s Quinta-Feira (dia 16): Ig. Matriz (depois da eucaristia): Adoração ao SSº Sacramento com oração de vésperas orientada pelo pároco. Sexta-feira (dia 17): Salão (depois da eucaristia, 20h15): Reunião paroquial dos MEC’s. Domingo (dia 19): DIA DO PAI. Na Ig. Matriz (15h30): CELEBRAÇÃO DA VIA-SACRA (como a solenidade de São José será celebrada liturgicamente na segunda, dia 20, a paróquia vai aproveitar para fazer um momento de oração e homenagem a São José e aos nossos pais, vivos ou falecidos, na parte final da ViaSacra, na Ig. Matriz. O pároco e a pastoral familiar convidam todas as crianças e jovens da catequese e os adultos e virem a esta celebração, trazendo uma
flor e uma pequena mensagem para oferecer aos nossos pais nessa celebração. Se já tiverem partido para Deus, no final podem levar a flor ou a mensagem ao cemitério. Procuremos participar neste belo gesto. Os Ofertórios do próximo fim de semana (18 e 19 de Março) são para a Cáritas Portuguesa. LIVRO COM ORAÇÕES PARA A QUARESMA: no cartório ou na Ig. Matriz está disponível um pequeno livro de orações para a vivência da quaresma. (1 eur.) Peregrinação aos Picos da Europa: As pessoas que se inscreveram, devem esta semana entregar no cartório a documentação e o valor em falta. CAMINHADA QUARESMAL: Cada semana haverá uma proposta de oração que retiraremos das ânforas da Ig. ´Matriz e levaremos para casa para rezarmos em família. Não esqueçamos de dar o nosso contributo penitencial/ Aproveitar o Sacramento da Misericórdia/ Praticar o Jejum, a Abstinência, a Esmola e a Oração! Procuremos renovarmo-nos na Alegria!. CONTAS: Ofertórios dominicais (dia 4 e 5 de Março): 718,04 eur. (dos quais 484 eur. são das ofertas para o frontal do Sacrário da Igreja Matriz)/ Ofertório de Exéquias 134,66 eur. / Caixas da Igreja Matriz: para as Almas: 99,75 eur. (para a Confraria das Almas) | Esmolas para os Santos: 107,53 eur.
transfigurado se antevê, desde já, a vida e a imortalidade a que somos chamados, reconhecemos a glória do Filho de Deus que se há-de revelar em nós próprios e tomamos coragem para subirmos, ao longo da Quaresma, até à transfiguração pascal, que Deus dará a quem escutar e seguir o seu Filho.
1ª leitura (Gen 12, 1-4a) «Vocação de Abraão, pai do povo de Deus» A primeira afirmação da nossa fé, em relação aos homens, é que Deus nos chamou para sermos o seu Povo. Este chamamento está já nas origens, mas houve depois, ao longo da história da salvação, momentos especialmente significativos, e, destes, o primeiro e bem significativo foi, sem dúvida, o chamamento de Abraão. É a partir de Abraão que aparece, no meio de todos os outros povos, o Povo de Deus. Com ele o Senhor faz Aliança e a ele entrega a grande promessa, de que nele serão abençoados todos os povos da Terra, promessa que se há-de realizar plenamente no Descendente de Abraão, Jesus Cristo. Salmo responsorial (Salmo 32 (33)) «Esperamos, Senhor, na vossa misericórdia»
CONFISSÕES:
Sexta-Feira | Igreja Matriz | 17h30 - 19h00 (o pároco estará sempre disponível para o atendimento espiritual e o diálogo, dentro do horário de cartório, por marcação telefónica ou encontro pessoal com ele)
Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Terça a Sexta
9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado: 9h00 - 11h00
2ª leitura (2Tim 1, 8b-10) «Deus nos chama e ilumina » O chamamento de Deus chega até aos homens por seu Filho, Jesus Cristo, que, na leitura do Evangelho, o próprio Pai nos apresenta para que O escutemos. Por Ele se renova a Aliança entre Deus e os homens, e n’Ele já temos a garantia da vida e da imortalidade. É esta a fé da Igreja desde o princípio, como o Apóstolo o atesta Evangelho (Mt 17, 1-9) «O seu rosto ficou resplandecente como o sol » A Transfiguração é a revelação antecipada de Cristo glorioso, como a sua Ressurreição, no fim da Quaresma, O há-de manifestar. Em Cristo
Para quem caminha, é bom ver a meta e conhecer o prémio. Mas não pode parar, montar a tenda e ficar ali a contemplá-los Nunca lá chegaria! Cristo revela aos discípulos a Sua divindade e a Sua glória para que tenham estimulo em segui-Lo sem se desorientarem quando O virem perseguido e morto ou mesmo quando eles próprios o forem também. Não devemos seguir a Deus pelo prémio ou pela glória. Mas porque Ele nos deu provas de que é o Deus verdadeiro, nos ama e nos quer dar a Sua felicidade. O que se faz por amor é o que se faz em verdade. Só isso provará se o verdadeiro discípulo já fez a grande opção por Deus - por Ele mesmo! - ou pelo interesse das Suas promessas. O que é que me leva a servir a Deus: Ele mesmo ou o prémio que me tem prometido? Os Apóstolos ficam alegres e generosos perante o milagre e têm medo diante da Palavra Porquê? Também me alegro mais na hora da festa e temo na hora da exigência - “Escutai-O”?
Brevemente teremos mais este momento de graça na paróquia. Toda a informação e organização das horas e dos grupos será publicada!