Boletim paroquial de santiago bougado 1303

Page 1

Sábado (dia 23): Ig. Matriz (16h30): Eucaristia de Encerramento do 1º período de Catequese/ Festa de Advento-Natal, no Salão, para todos os catequisandos, seus pais e todos os catequistas! Ig. Matriz (17h30): Ensaio do Coro Paroquial Salão (depois da eucaristia das 20h00): Breve encontro e convívio de Advento-Natal do Sr Abade com todos os elementos dos seguintes grupos da liturgia: Equipa da Liturgia, Coro Paroquial, Leitores, Acólitos, Ministros da Comunhão, Zeladores (as) dos altares da Ig. Matriz e Capelas, e Grupo de Jovens. Devem trazer algo de comer e beber para partilhar no fim. Haverá uma surpresa! Este Domingo (dia 24) : VÉSPERA DE NATAL/ Ig. Matriz (15h30): Eucaristia solene da Vigília de Natal. Convidamos para esta celebração as famílias, as crianças e os jovens da catequese para assim celebrarmos comunitariamente o Natal de Jesus. Esta eucaristia será a grande celebração de Natal de toda a catequese. Será entregue a todos um pequeno presente. Ig. Matriz de Santiago (23h59): MISSA DO “GALO”: Eucaristia solene da noite de Natal das duas comunidades de Santiago e São Martinho. Será também entregue “A Luz da Paz de Belém”. Esta Luz é acesa numa chama que arde incessantemente na Gruta da Natividade, em Belém, e representa o nascimento de Jesus. Na nossa comunidade de Santiago foi acolhida pelo nosso Agrupamento de Escuteiros e será distribuída nesta eucaristia da Noite de Natal. As pessoas são convidadas, nesta noite, a trazer as suas candeias antigas para depois poderem levar esta luz e rezarem na noite e dia de Natal com as suas famílias. Segunda-feira (dia 25): DIA SOLENE DE NATAL. As eucaristias serão nos horários normais! A missa das 12h00 será a mais solenizada. Nesta véspera e neste dia dar-se-á a imagem do Menino Jesus a beijar e será oferecida uma lembrança de Natal. Terça-feira (dia 26): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Quarta-feira (dia 27): Guilhabreu (21h00): Encontro de catequistas. Sexta-feira (dia 28): Alvarelhos (21h00): Encontro de catequistas. PRESÉPIOS: estão à venda, no Cartório e no final das eucaristias, na Ig. Matriz, vários presépios feitos à mão. O fruto da venda reverte para

as obras paroquiais. A arte sacra é uma boa forma de presente! IMAGEM DO MENINO JESUS DO NOSSO PRESÉPIO: este ano queremos convidar todas as famílias a trazerem a imagem do Menino Jesus que vão colocar nos seus presépios para uma bênção especial nas celebrações do Natal. Assim sendo, na missa vespertina de Natal (15h30), da meia-noite (23h59) e do dia (12h00) será feita essa bênção. Tragam as imagens! neste tempo de dar ofertas e presentes convidamos os paroquianos e as suas famílias a darem a sua oferta monetária à Igreja. Esta é uma contribuição anual que todos os paroquianos são convidados a dar livremente, segundo a sua consciência, possibilidade e generosidade, para as várias despesas da paróquia. A sustentação da paróquia depende da ajuda de todos! Obrigado! Podem proceder à marcação de intenções de Missa para o próximo ano de 2016-2017. O oferecimento da Eucaristia é O MELHOR PRESENTE que podemos dar! CONTAS: Ofertórios do fim de semana 8, 9 e 10 de Dezembro: 513,70 eur. / Ofertório de exéquias: 50 eur.

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Evangelho (Mc 1, 1-25)

«Conceberás e darás à luz um Filho»

1ª leitura (Is 62, 1-5)

«O reino de David permanecerá eternamente na presença do Senhor»

Maria aceitando ser a Mãe do Salvador, prometido a David, encerra o longo período de expectativa da humanidade. Pela sua fé, pelo seu «sim» generoso, Deus começa a habitar no Seu Povo. Israel, apesar das advertências dos profetas (Deut. 12, 2-12), sonhava multiplicar os santuários, onde habitasse o Seu Deus. Mas só Deus pode escolher e construir uma morada digna d’Ele. E, na verdade, Ele mesmo a escolhe, pobre e humilde, de maneira desconcertante para o orgulho humano. O humilde acolhimento de Maria dá-Lhe a morada, que Ele desejava. O Espírito Santo realiza essa maravilha: Ele faz habitar o Verbo de Deus entre os homens. Em Maria, a primeira entre os cristãos a comprometer-se na grande aventura da fé, nasce a Igreja, morada de Deus no meio dos homens (Apoc. 21, 3).

O rei David deseja construir um templo em honra de Deus, que abrigue a Arca da Aliança e seja o centro espiritual do seu povo. Embora o Senhor não rejeite o seu nobre projecto, faz-lhe, no entanto, compreender que não é o homem que traça planos a Deus, mas é Deus que associa o homem à realização dos Seus desígnios de salvação. Será, portanto, Deus que construirá uma casa a David, constituído, doravante, depositário pessoal das promessas divinas. Da sua descendência nas“A arca de Deus está debaixo da tenda…” cerá o Messias, em Quem habita toda a plenitude (1.ª leitura do 4.º Domingo do Advento) da Divindade, verdadeiro e vivo templo de Deus no meio dos homens. Esta Aliança e a fidelidade por ela exigida são mais importantes para o futuro do Ir ao pé-de-meia, da família e/ou da comunidapovo do que um templo material. de, e tirar o que lá estiver dentro, para então partilhar com uma família necessitada ou ajudar em Salmo responsorial (Salmo 88(89)) alguma iniciativa da comunidade, em favor dos «Senhor, cantarei eternamente a vossa bondade.» mais pobres. Levar o “Menino Jesus” a beijar aos pobres, com um gesto de partilha.

2ª leitura (Act 13, 16-17. 22-25)

«O mistério encoberto desde os tempos eternos foi agora manifestado »

Horários: Quinta a Sexta: 9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30

Neste hino de louvor e gratidão, com que encerra a Carta aos Romanos, S. Paulo dá glória a Deus, por haver, finalmente, revelado o mistério por excelência – o do acesso à salvação dos pagãos e dos judeus, incapazes, uns e outros, de a alcançar, pelos seus esforços. Oculto no tempo, esse mistério revela-se no Natal, em que Deus nos deu a conhecer a sabedoria do Seu plano divino: salvar todos os homens e o homem todo por Jesus Cristo. Realiza-se na Cruz e é manifestado pelo anúncio do Evangelho feito pelos Apóstolos, testemunhas e realizadores deste mistério inefável.

Movidos pela Estrela que brilha no amor, estamos à porta da Vossa casa. Deixai-nos entrar, Senhor. Pobre de meios, como uma tenda, é neste Presépio que nasce a Luz. E o nosso tesouro escondido é Jesus. Vinde, Senhor, e enriquecei-nos com os pobres, pela casa adentro. E brilharemos como estrelas no firmamento.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.