Este Domingo (dia 23): Dia Vicarial da Família para toda a Vigararia da Trofa/Vila do Conde. Será no Santuário de São Bento da Porta Aberta (no Gerês). Saída dos autocarros às 8h30, junto da Igreja Matriz. Chegada prevista pelas 19h30. Segunda-feira (dia 24): Auditório da Junta de Freguesia do polo de Santiago (21h30): Assembleia de Freguesia. Terça-feira (dia 25): Ig. Matriz (21h00): Ensaio de todo o coro paroquial, seguido de reunião geral. Quinta-feira (dia 27): Ig. Matriz (no final da eucaristia): Adoração ao SSº Sacramento (dinamizada pelos Vicentinos). Sexta-feira (dia 28): Ig. Matriz (das 18h30 às 19h30): Sacramento da Reconciliação-Confissões! Salão paroquial (21h00): Reunião geral com todos os jovens do Grupo de Jovens, os jovens crismandos e os do 10º ano de Catequese. Apelamos a que estejam presentes para programar a pastoral juvenil e as atividades. Sábado (dia 29): Salão paroquial (das 18h00 às 20h00): Sábado (dia 23): Salão paroquial (17h0019h00): Encontro e reunião geral de todos os catequistas da paróquia e auxiliares (dos que já o são e os que vão ser) da catequese da infância e da adolescência, do secretariado e dos coordenadores. É uma reunião muito importante para organizar o ano catequético e fazer a programação geral de toda a catequese para o novo ano pastoral de 2018-2019. Apelamos à presença de todos (as) e pedimos aos que vão entrar de novo como colaboradores, catequistas e auxiliares o favor de estarem já presentes! Os Jornais “A voz de Fátima” já se encontram disponíveis para distribuição. Obrigado. As “Liturgias diárias” já estão disponíveis para levantamento no cartório paroquial. INÍCIO DO ANO PASTORAL 2018-2019: depois de um tempo de pausa, descanso e férias, nas ultimas semanas deste mês de setembro o pároco está a reunir com os grupos e movimentos paro-
quiais para a programação da Agenda Pastoral da Paróquia. Procuremos estar animados para mais um novo ano pastoral, cheio de desafios e possibilidades! “Somos todos discípulos missionários! “ INÍCIO DO ANO PASTORAL 2018-2019 NA NOSSA COMUNIDADE (6 de Outubro): nas eucaristias das 16h30 e 20h00 daremos início a toda a catequese com a presença das famílias, dos grupos e movimentos, confrarias, novo juiz da cruz e mordomos. Durante este mês de setembro o pároco está a reunir com todos os grupos e movimentos da paróquia para a programar a Agenda Pastoral Geral da Paróquia. Colaboremos todos! Cada grupo, com o seu coordenador, procure elaborar o seu programa para o ano pastoral: “Somos todos discípulos missionários”. Contamos com todos! INSCRIÇÕES PARA A CATEQUESE PARA O ANO PASTORAL 2018/2019: continuam ainda abertas as inscrições para a catequese do próximo ano pastoral, no Cartório. Era importante que as famílias inscrevessem quanto antes os seus filhos que vão iniciar o seu percurso na catequese paroquial! Todos são responsáveis, principalmente pais, pelo o grave dever da educação cristã dos seus filhos. CONTAS: Ofertórios Dominicais (dias 15 e 16 de Setembro): 287.68 eur. / Ofertório e caixas do dia 17(Peregrinação das “Gentes do Mar”, Cap. São Gens e Sr.ª da Alegria): 1614,09 eur. / Caixas e lampadários de S. Gens: 13,50 eur. / Ofertório de Matrimónio: 32,18 eur. / Ofertório de Exéquias: 22,47 eur. / Ofertório de 7º dia: 31,20 eur.
Horário do Cartório Paroquial esta semana: Terça-feira e Quinta-feira: 09h00-12h30 | 14h00-18h00 Quarta-feira e Sexta-feira: 09h00-12h30 | 14h00-19h00 Sábado: 09h00-12h30
Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Evangelho (Mc 9, 30-37) «O Filho do homem vai ser entregue...
Quem quiser ser o primeiro será o servo de todos »
1ª leitura (Sab 2, 12. 17-20) «Condenemo-lo à morte infamante »
Esta leitura descreve, em primeiro lugar, a atitude dos judeus influenciados pelas civilizações dos outros povos que lhes iam fazendo perder a fé na lei de Deus, transmitida pelos seus antepassados. Esses pagãos experimentam-nos, perseguindo-os e maltratando-os. O mistério da Cruz virá demonstrar que os sofrimentos dos homens, assumidos por Jesus, não serão uma derrota que põe fim a tudo, mas caminho de libertação e glória, porque Deus está com o justo. O justo por excelência é Jesus Cristo. Salmo responsorial (Salmo 53(54)) «O Senhor sustenta a minha vida.»
2ª leitura (Tg 3, 16-4, 3) «O fruto da justiça semeia-se na paz para aqueles que praticam a paz »
A má convivência entre os homens procede sempre da atitude interior, egoísta, menos recta, viciada, própria de uma natureza deixada a si mesma, onde a sabedoria de Deus não lançou a sua luz e a sua paz. Porque a natureza não pode dar esta sabedoria, é necessário pedi -la a Deus, que a dará abundantemente a quem Lha pedir.
A leitura da hoje continua a do domingo anterior: Jesus quer fazer compreender aos seus o sentido da sua Paixão e o sentido da vida cristã em geral, que não é a procura de grandezas, mas o serviço de Deus e dos homens segundo os caminhos de Deus: os da humildade e simplicidade.
S. Marcos permite-nos assistir à incompreensão dos discípulos perante o anúncio do caminho que Jesus lhes anuncia e pelo qual avança determinado. Eles sonhavam com um Messias glorioso, com prodígios fáceis e poder irresistível. E ambicionavam posições, prestígio, poder, glória no seu reino. Como poderiam então compreender e aceitar a perspetiva de humilhação e sofrimento que Jesus anunciava? As dificuldades dos discípulos perante o anúncio da humilhação, da dor e da morte, são também as nossas dificuldades. E as mesmas ambições de glória e poder, continuam a aninhar-se no nosso coração. Por isso, é também para nós que ressoa a palavra luminosa com que Jesus, uma vez em casa, formula o código definitivo da autoridade cristã: «Quem quiser ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos». Jesus ilustra a sua mensagem: no meio do círculo dos discípulos coloca uma criança: o exemplo perfeito, naquele tempo, de quem não conta, não tem direitos, não tem vez nem voz. Seguir Jesus é optar preferencialmente pelos pequeninos e pelos humildes.