Boletim Paroquial de Santiago Bougado 1334

Page 1

Este Domingo (dia 29): Ig. Matriz (11h00): Eucaristia solene da Festa do Senhor - SSº Sacramento. No final haverá Exposição/Adoração do SSº Sacramento segundo os horários definidos para aldeias: Aldeia da Lagoa (13h00-14h00); Aldeias de Bairros e Maganha (14h00-15h00); Aldeias de Cima (Trofa-Velha, Cedões e Lantemil): (15h0016h00); Aldeia de Cidai (16h00-17h00); 17h30: Oração de Vésperas (com a presença dos leitores, acólitos, ministros ex. da Comunhão, zeladoras e coro paroquial) seguida de procissão Eucarística com bênção solene. Devem tomar parte, como de costume, os paroquianos, os grupos, os movimentos e as confrarias da paróquia, com os seus estandartes. Devemos procurar estar com dignidade na atitude e no vestir, pois é Deus que está no meio de nós. Procuremos honrá-l’O e participar com fé. Terça-feira (dia 31): Ig. Matriz (no final da eucaristia): Ensaio do Coro Paroquial. Quarta-feira (dia 1): Ig. Matriz (no final da eucaristia): Reunião mensal dos Vicentinos. 1ª Sexta-feira (dia 3): Ig. Matriz (18h30-19h30): Sacramento da reconciliação / confissões. Ig. Matriz (depois da eucaristia das 20h30): Adoração ao SSº Sacramento e devoção da “Primeira Sexta-feira”. Dinamizada pelos jovens do A.O. Viagem paroquial às capitais da europa (de 1 a 8 de Agosto): O pároco estará ausente nestes dias porque vai acompanhar esta viagem. Qualquer assunto urgente deverá ser tratado com o Padre Luciano Lagoa, pároco de São Martinho. O cartório também estará encerrado nestes dias. Qualquer assunto de cartório deverá ser tratado esta segunda ou terça. Agradecemos a compreensão. Eucaristia das 16h30 suspensa: Nos meses de Agosto e Setembro a eucaristia das 16h30 (de sábado) estará suspensa! Retomará novamente em Outubro. Assim sendo as outras eucaristias serão rotativamente celebradas pelo Povo de Bougado. Por isso pedimos a vossa compreensão nos ajustes das intenções que vão ser feitos.

A Liturgia Diária já se encontram disponíveis para levantamento no cartório paroquial. As inscrições para a catequese já se encontram abertas. Este ano poderá fazer a inscrição de dois modos: online (www.paroquiadebougado.pt) ou presencial (no cartório dentro dos horários de funcionamento). Peregrinação paroquial a Fátima (13 de Agosto): Últimas inscrições até terça-feira, dia 31 de Julho. Apelamos a que se inscrevam mais pessoas para se poder levar mais um autocarro. Obrigado. Visita aos doentes: o Sr. abade vai novamente fazer uma visita aos doentes este verão. Pede-se às famílias e aos ministros ex. da comunhão o favor de fazerem a inscrição no cartório de quem desejar a visita e conforto espiritual do pároco. CÔNGRUA PAROQUIAL: em tempo de férias e de descanso para muitos lembramos, mais uma vez, que nem todos os paroquianos e famílias cristãs registadas fizeram o seu donativo/ oferta/ contributo paroquial respetivos ao ano 2017, e até dos anos anteriores. O contributo paroquial (“direitos”) é uma contribuição que todos os paroquianos são chamados a dar anualmente para as várias despesas da paróquia. Procurem cumprir com esta colaboração eclesial e moral. Se não tiveram possibilidades pelo menos passem pelo cartório para darem conhecimento da situação. MARCAÇÃO DE INTENÇÕES DE MISSA: Podem também proceder à marcação de intenções de Missa para os dias e celebrações que desejarem! INSCRIÇÕES DAS FAMÍLIAS: também ainda existem famílias que frequentam a vida paroquial que não se inscreveram no novo programa da paróquia! Procurem visitar-nos e serão sempre bem acolhidas. Obrigado! CONTAS: Ofertórios Dominicais (dias 21 e 22 de Julho): 306,90 eur./ Ofertórios Dia de S. Tiago: 88 eur / Ofertório de Exéquias: 64,20 eur / Caixas e lampadários de S. Gens: 190,65 eur.

Horário do Cartório Paroquial esta semana:

Segunda-feira e Terça-feira: 09h00-12h30 | 14h00-18h00

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

reinar entre os cristãos, unidade não apenas de fora, mas de coração, porque todos somos um só, participantes da unidade de Deus, que d’Ele nos vem por Cristo. Evangelho (Jo 6, 1-15) «Distribuiu-os e comeram quanto quiseram»

1ª leitura (2 Re 4, 42-44) «Comerão e ainda há-de sobrar»

A multiplicação dos pães situa-se próximo da Páscoa. Hoje lemos o facto; nos dias seguintes ouviremos o comentário, a catequese que o próprio Senhor Jesus fará deste facto. Mas a multiplicação dos pães e dos peixes é apresentada nos termos da celebração eucarística. Depois da catequese sobre o Baptismo na fala com Nicodemos, depois da referência constante ao Espírito Santo, começamos hoje a catequese sobre a Eucaristia. Estamos no ambiente da iniciação cristã.

A liturgia continua em si a mesma linha de pensamento e até de acção da Sagrada Escritura. Assim, hoje, faz-nos ler duas passagens semelhantes, uma do Antigo, outra do Novo Testamento: duas multiplicações do pão. Em ambas se pode ver o mesmo dedo de Deus, amigo dos homens, capaz de lhes dar o alimento de que precisam, e, ao mesmo tempo, em ambas se manifesta que é Ele quem está Jesus não fecha os olhos diante dos hosempre nos gestos e nas palavras dos que mens: não somente vê a multidão, como se apercebe da sua fome. Antes de fazer o milaactuam e falam em seu nome. gre, solicita a confiança dos seus apóstolos, confiança que Ele põe à prova. Então faz Salmo responsorial (Salmo 144(145)) esta dois gestos: vira-se para Deus seu Pai, dando graças, e distribui o alimento. Que contraste «Abris, Senhor, as vossas mãos gritante entre esta multidão que tem fome e o e saciais a nossa fome.» alimento que lhe vai ser oferecido, cinco pães e dois peixes. E ao mesmo quanta abundância! 2ª leitura (Ef 4, 1-6) Não somente a multidão está saciada, mas sobram doze cestos. É a prodigalidade do «Um só Corpo, um só Senhor, Amor: Deus ama infinitamente, e este sinal uma só fé, um só Baptismo» operado por Jesus anuncia não o poder de um rei, mas o dom de Deus a todos os homens. Durante alguns domingos, sete, vamos ler Não somente Jesus veio para o maior número, a Epístola aos Efésios. É uma carta maravilho- mas veio dar a vida em abundância. Este sinal sa, escrita, como algumas outras, da prisão, e anuncia um outro sinal. Depois de ter comido, a em que se aprofunda, de maneira particular, o multidão, no dia seguinte, terá ainda fome. Mas mistério de Cristo e a vida vivida segundo esse o alimento que Cristo ressuscitado oferecerá mistério. Hoje insiste-se na unidade que deve aos homens será a sua vida, e aqueles que comerem este Pão de Vida jamais terão fome.

Deus ama infinitamente!


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.