Boletim Paroquial de Santiago Bougado 1356

Page 1

Este Domingo (dia 30): Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José. / Ig. Matriz (12h00): Eucaristia solenizada: nesta eucaristia será feita a Bênção das Famílias da Paróquia. O pároco e o grupo da Pastoral Familiar convidam todas as famílias e seus membros (pais e filhos) para esta celebração eclesial da Sagª Família e cheia de significado neste Natal. Segunda-feira (dia 31): Cartório aberto (das 9h3012h30) // Ig. Matriz (15h00): Eucaristia das I vésperas da Solenidade de Santa Maria. Terça-feira (dia 1): Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz. / Eucaristias solenes: Não há eucaristia das 8h00! / na Capela de Bairros (11h00) e Capela de São Gens (17h30): Festas do Menino! (dar-se-á a Imagem do Menino a beijar) // Nota: pede-se o favor dos membros da Comissão de São Gens e Nª Sª da Alegria virem vestidos com as suas opas! Obrigado! 1ª Quinta-feira (dia 3): Ig. Matriz de Bougado (21h00): Ensaio do coro paroquial. 1ª Sexta-feira (dia 4): Ig. Matriz (18h00-19h00): Confissões. // Ig. Matriz (depois da eucaristia): Adoração ao SSº Sacramento pelo grupo do Apostolado da Oração/ Jovens e oração pelas intenções do Papa para Janeiro. 1º Sábado (dia 5): Início do 2º Período da Catequese || Salão (18h30): Reunião do Movimento da Mensagem de Fátima. Domingo (dia 6): Solenidade da Epifania do Senhor: Cap. de Lantemil (9h30): Eucaristia solene da Festa do Menino. (dar-se-á a imagem do Menino a beijar). Presépios: estão à venda, no Cartório e na Ig. Matriz, vários presépios feitos à mão. O fruto da venda reverte para as obras paroquiais. “Voz Portucalense”: Os assinantes devem renovar/ pagar, no cartório ou nos zeladores, as assinaturas do Jornal Diocesano para 2019. CÔNGRUA PAROQUIAL-OFERTA/ MISSAS: con-

vidamos os paroquianos e suas famílias a darem a sua oferta monetária à Igreja. Esta é uma contribuição anual que todos os paroquianos são convidados a dar livremente, segundo a sua consciência, possibilidade e generosidade, para as várias despesas da paróquia. Podem também proceder à marcação de intenções de missa para o novo ano. Procuremos colaborar. CONTAS: Ofertórios dominicais (dias 22 e 23 de Dezembro): 367 eur. / Ofertórios de Exéquias: 145,32 eur. / Ofertrório de 7º dia: 13,90 eur. / Ofertas particulares para as obras: 200 eur. / Foi mandado celebrar um Trintário Gregoriano por Conceição Rodrigues do Couto :e por José Nuno da Cruz Oliveira (350 eur. + 350 eur.)

gressiva que Maria e José iam fazendo da pessoa e do mistério de Jesus. Assim há-de ser o progresso contínuo da vida da família cristã, vivida ela também sempre em relação a Jesus.

Cartório paroquial e atendimento esta semana: Segunda-feira (dia 1) 09h00 -12h30 Terça-feira, quarta e quinta: 10h00 -12h00 e 18h00-19h00 (O Sr. abade estará sempre disponível para atender alguém fora destes horários, basta ligar) AGRADECIMENTO DO PÁROCO: No final de mais um ano civil e no começo de mais um Novo Ano quero agradecer a toda a comunidade paroquial de Bougado Grande, às famílias, aos paroquianos, crianças, jovens e adultos, e a todos os membros dos nossos grupos e movimentos paroquiais a sua entrega, sacrifício, colaboração e dedicação à paróquia. Quero agradecer também às empresas e às várias entidades públicas ou privadas que anonimamente ou publicamente, nos têm ajudado e apoiado economicamente muitas iniciativas e projetos da nossa comunidade. MUITO E MUITO OBRIGADO A TODOS (AS)! A toda a comunidade de Bougado Grande (Santiago) deixo o meu desejo de PAZ e ANO 2019 ABENÇOADO: Paz, Bênção, Misericórdia e Esperança porque Santa Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, nos abençoa e ensina a caminhar na Alegria do Evangelho!” O pároco (Pe. Bruno Ferreira)

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial): Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

1ª leitura (Sir 3, 3-7. 14-17a) «Aquele que teme a Deus honra os seus pais» A palavra de Deus faz o elogio da vida familiar. O Filho de Deus, ao fazer-Se homem, quis nascer e viver numa família humana. Foi ela a primeira família cristã, modelo, a seu modo, de todas as demais. O amor de Deus em todos os membros de uma família é condição fundamental para o crescimento, em paz, de todos os que nela nascem e vivem, como no quadro que o sábio nos apresenta nesta leitura. Salmo responsorial (Salmo 127(128)) «Felizes os que esperam no Senhor e seguem os seus caminhos.» 2ª leitura (Col 3, 12-21) «A vida doméstica no Senhor.» Desde o princípio que os cristãos compreenderam que a sua fé se deve manifestar em toda a sua vida e muito particularmente na vida de família; esta pode ter sempre diante dos olhos a Sagrada Família de Nazaré, que constituiu a melhor experiência do que devem ser as nossas famílias. Evangelho (Lc 2, 41-52) «Jesus é encontrado por seus pais no meio dos doutores» Um dos poucos episódios que os Evangelhos nos contam da vida da Sagrada Família de Nazaré mostra-nos a orientação profunda de Jesus para o Pai celeste e a descoberta pro-

A FAMÍLIA: COMUNIDADE DE FÉ E DE AMOR! O Filho de Deus nasceu e cresceu no seio duma família humana. Assim se cumpriu integralmente o mistério da Incarnação. Por isso se celebra a festa da Sagrada Família dentro da Oitava de Natal. Aquele que nos veio trazer a Vida em abundância pelo seu nascimento, deu a cada família o dom e a missão de ser fonte de amor e de vida no seio da humanidade. A Sagrada Família de José, Maria e Jesus, sendo a primeira a ser tocada e transformada pela graça da Redenção, pode e deve ser proposta a todas as famílias como modelo e escola daquelas virtudes e valores que são semente e fruto da felicidade. Na família de Jesus, todas as famílias são convidadas a compreender e a viver o seu próprio mistério e missão: comunidade de amor e de vida. Neste tempo e com as nossas circunstâncias, é a mesma realidade que se atualiza em cada família: a presença de Jesus Cristo que faz da família uma igreja doméstica, sacramento do seu amor por todos nós. Em Maria, todas as mães se reveem, no amor e na ternura para com os seus filhos, e também na ansiedade e no sofrimento perante condições adversas. Em José, todos os pais encontram a imagem do enlevo e da solicitude para com a esposa e os filhos. Em Jesus menino, todos os filhos se reconhecem como filhos de Deus Pai, cujo amor é visível e palpável no amor dos seus pais. Demos graças a Deus Pai pelo dom do amor conjugal e familiar que tem a sua fonte no mesmo Amor divino que nos deu o seu Unigénito para fazer de todos nós irmãos e membros da Sua Família.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Boletim Paroquial de Santiago Bougado 1356 by Paróquia de Santiago - Issuu