Avisos e agenda paroquial COMISSÃO DE FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA LIVRAÇÃO 2017: Paulo Gomes, Altino, Marcelino Silva, José Machado e outros colaboradores / Esta Comissão de Festas irá fazer o seu peditório para as festas neste fim de semana (13 e 14 de Maio). Procuremos colaborar. Este sábado (Dia 13): Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima e canonização dos Pastorinhos // Ig. Matriz (20h00): Eucaristia solene em honra de Nossa Senhora de Fátima e dos Santos Pastorinhos, Francisco e Jacinta Marto, oração do Terço (“Mês de Maria”) e procissão de velas com consagração final a Nª Sª de Fátima. (Toda a comunidade e os movimentos paroquiais, especialmente a Confraria da Senhora do Rosário, devem estar presentes!) - Há velas litúrgicas e benzidas na sacristia da Ig. Matriz e no cartório. Haverá Também à porta da Ig. Matriz velas e copos para a procissão)/ Neste Mês de Maio o pároco convida cada lar a oferecer 2 velas a Nossa Senhora pedindo a bênção para as suas famílias, a participarem no Terço e a rezarem pela vida e pela nossa comunidade paroquial. Este Domingo (dia 14): Ig. Matriz (16h00): Dia do Vicentino e do Doente, com celebração da eucaristia, seguida de lanche-convívio, no salão paroquial. Começa esta semana a SEMANA DA VIDA (de 14 a 21 de Maio) com o tema: “Com Maria cuidar da alegria da vida”. Rezaremos esta semana por esta intenção nas nossas orações do Terço e nas eucaristias. Rezemos pela defesa da Vida! Terça-Feira (dia 16): Ig. Matriz (depois da missa): Ensaio do coro paroquial. Sexta-feira (dia 19): Ig. Matriz (20h30): “Mês de Maria”: Terço e oração pelas vocações (“Momento Rogai”). Salão (21h30): Reunião dos MEC’s. Sábado (dia 20): Residência (18h30): Reunião com todos os elementos do Secretariado paroquial de catequese e coordenadores. Salão (21h30): CONFERÊNCIAPAINEL DE DEBATE SOBRE A DEFESA E PROMOÇÃO DA VIDA: “O dom da vida: nascer e morrer acompanhado”: (questões sobre os cuidados paliativos, a eutanásia a morte e o luto). Nesta Semana da Vida este será um momento de esclarecimento e partilha aberto a toda a comunidade, grupos e famílias. Esta-
rão connosco o Doutor Eduardo Carqueja, psicólogo clínico do Hospital de São João e doutorado em Bioética; e a Enfermeira Isabel Lopes Ribeiro, enfermeira e professora na Escola Superior de Enfermagem do Porto. Procuremos estar presentes neste debate. Domingo (dia 21): Salão (15h45): Exibição do Filme sobre a mensagem de Fátima: “Fátima, o filme”. DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS (2728 de Maio) / SOLENIDADE DA ASCENSÃO. São Gens de Cidai (depois da eucaristia das 17h30): DIA DE ROGAÇÕES – PROCISSÃO ATÉ À SENHORA DA ALEGRIA E BÊNÇÃO das sementeiras, frutos da terra e animais. (Todos estão convidados para esta bênção, especialmente os lavradores e todos os membros da Comissão da Srª da Alegria e S. Gens. DIA DIOCESANO DA FAMÍLIA (Dia da SSª Trindade, 11 de Junho ): a nossa diocese vai homenagear os casais que este ano perfazem 10, 25, 50 e 60 de Sacramento de Matrimónio. Vai haver uma celebração diocesana em Matosinhos, presidida pelo nosso bispo. Serão entregues diplomas! Os casais que estiverem interessados em participar devem inscrever-se no cartório paroquial. A partir dos livros de registo o Grupo da Pastoral Familiar contatará os casais! FESTA DA PROFISSÃO DE FÉ: 11 de Junho. FESTA DA 1ª COMUNHÃO: 15 de Junho. COMEÇA NO DIA 23 (Terça-feira, às 18h30) OS ENSAIOS E PREPARAÇÕES PARA AS FESTAS DA PROFISSÃO DE FÉ E 1ª COMUNHÃO para os jovens e crianças do 6º ano e 3º ano de catequese. CRUZEIRO ÀS ILHAS GREGAS E CIRCUITO CLÁSSICO COM METEORA: de 17 a 25 de Agosto a nossa paróquia vai organizar uma viagem de cruzeiro às Ilhas Gregas e a outros locais do Cristianismo primitivo. AS INSCRIÇÕES SÃO LIMITADAS! RESTAM AINDA ALGUNS LUGARES! Quem desejar ir informe-se no cartório paroquial e faça, quanto antes, a sua reserva até 31 de Maio! Aproveitem esta oportunidade única. CONTAS: Ofertórios das missas ( 6 e 7 de Maio): 395 eur (para a Pastoral das Vocações) / Ofertórios da eucaristia dia 8 (20h00): 91,30 eur. (para a Confraria das Almas) / Oferta particular: 20 eur.
Sacramento da Reconciliação:
Quarta-feira | Capelas de Bairros e Lantemil | 18h00 - 19h00 Sexta-feira | Igreja Matriz | 17h30 - 19h00 (O pároco estará sempre disponível para atendimento espiritual e diálogo, dentro do horário de cartório, mas também por marcação telefónica ou encontro pessoal com ele)
Contactos: Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Cartório e atendimento do pároco :
Terça a Sexta
9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado
9h30 - 12h30
Boletim paroquial nº 1271 Ano XXVI
Semana de
15 a 21 de Maio de 2017
Domingo V da Páscoa | Ano A Evangelho ( Jo 14, 1-12) «Eu sou o caminho, a verdade e a vida » Jesus vai deixar visivelmente os seus, a quem o mundo há-de perseguir. Procura, por isso, incutirlhes coragem e esperança. Ele parte, mas vai para o Pai. Os seus discípulos têm todos lá também o seu lugar. A Igreja seguirá o seu Senhor. Ele mesmo é o caminho, não só pelo que ensina, mas pelo que Ele mesmo é. Ele é a verdade e vida. Mas os seus discípulos, agora ainda mais profundamente unidos a Ele, hão-de continuar no mundo a sua presença e a sua acção, agora na Igreja, enviada ao mundo, sob a acção do Espírito Santo.
1ª leitura (Act 6, 1-7) «Escolheram sete homens cheios do Espírito Santo...» Logo desde o princípio, os Apóstolos começaram a sentir a necessidade de chamar outras pes- Oração Jubilar de Consagração! soas para colaborarem em diversos ministérios da Salve, Mãe do Senhor, comunidade cristã. O grupo dos sete, de que hoje Virgem Maria, Rainha do Rosário de Fátima! se referem os nomes, foram dos primeiros a serem Bendita entre todas as mulheres, escolhidos. O seu campo de acção foi a assistênés a imagem da Igreja vestida da luz pascal, cia material aos mais necessitados, no caso imediés a honra do nosso povo, ato, a certo grupo de viúvas; deste modo os Apósés o triunfo sobre a marca do mal. tolos ficavam mais disponíveis para a oração e a Profecia do Amor misericordioso do Pai, pregação da palavra de Deus. A Igreja começava a do Anúncio da Boa-Nova do Filho, organizar-se, conforme as necessidades o pediam. Sinal doMestra Fogo ardente do Espírito SanSalmo responsorial (Salmo 33(34)) «Esperamos, Senhor, na vossa misericórdia» 2ª leitura (1 Pedro 2, 4-9) «Vós sois geração eleita, sacerdócio real» A Igreja foi comparada pelo Senhor a um edifício. Agora, o Apóstolo desenvolve a comparação: Cristo é a Pedra, viva pela sua ressurreição e fonte de vida; os cristãos são, por sua vez, pedras vivas, vivendo da vida do Ressuscitado, que unidos a Cristo, vão formando o edifício, o templo novo, em que habita o Espírito Santo, a Igreja. Ela é a comunidade dos crentes, escolhida na continuação do povo escolhido do Antigo Testamento, comunidade sacerdotal, que há-de levar aos pagãos a Boa Nova do reino de Deus, e fazer que também eles proclamem os louvores d’Aquele que os chamou das trevas para a luz do reino de Deus.
to, ensina-nos, neste vale de alegrias e dores, as verdades eternas que o Pai revela aos pequeninos. Mostra-nos a força do teu manto protetor. No teu Imaculado Coração, sê o refúgio dos pecadores e o caminho que conduz até Deus. Unido/a aos meus irmãos, na Fé, na Esperança e no Amor, a ti me entrego. Unido/a aos meus irmãos, por ti, a Deus me consagro, ó Virgem do Rosário de Fátima. E, enfim, envolvido/a na Luz que das tuas mãos nos vem, darei glória ao Senhor pelos séculos dos séculos. Ámen.