Boletim paroquial de santiago bougado 1251

Page 1

Este Sábado (dia 24): VÉSPERA DE NATAL Ig. Nova de São Martinho (23h59): MISSA DO “GALO”: Eucaristia solene da noite de Natal das duas comunidades de Santiago e São Martinho. Este Domingo (dia 25): DIA SOLENE DE NATAL. As eucaristias são nos horários normais! A missa das 12h00 será mais solenizada. Em todas as eucaristias dar-se-á a imagem do Menino Jesus a beijar e será oferecida uma lembrança de Natal. Segunda-feira (dia 26): Sala 2 (21h00): Encontro das “Oficinas de Oração e Vida -Aprender a orar para aprender a viver”. Terça-Feira (dia 27): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Quinta-Feira (dia 28): Ig. Matriz (depois da missa): ADORAÇÃO SO SSº E VÉSPERAS. Vilar (21h00): Encontro vicarial de Catequistas. Sexta-feira (dia 29): Ig. Matriz (18h00-19h00): Sacramento da Reconciliação. Ig. Matriz (19h30): Eucaristia da Festa da Sagrada Família. Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial.

Alvarelhos (21h00): Encontro vicarial de Catequistas. Sábado (dia 31): Ig. Matriz (15h00): Eucaristia vespertina da SOLENIDADE DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS. Domingo (dia1): SOLENIDADE DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS E DIA MUNDIAL DA PAZ: Eucaristias solenes: na Capela de Bairros (11h00) e na Capela de São Gens (17h30): Festas do Menino! Liturgias diárias: já se encontram disponíveis, no Cartório, as liturgias diárias. Voz Portucalense: Os assinantes devem renovar/ pagar, no cartório ou nos zeladores, as assinaturas do Jornal Diocesano “ A Voz Portucalense”. PRESÉPIOS: estão à venda, no Cartório e no final das eucaristias, na Ig. Matriz, vários presépios feitos à mão. O fruto da venda reverte para as obras paroquiais. A arte é uma boa forma de presente! CONTAS: Ofertórios dominicais (dia 17 e 18 de Dezembro): 362,61 eur. / Ofertório de Exéquias: 42,28 eur. / Ofertório de 7º dia: 35,12 eur.

convidamos os paroquianos e suas famílias a darem a sua oferta monetária à Igreja. Esta é uma contribuição anual que todos os paroquianos integrados na comunidade são convidados a dar livremente, segundo a sua consciência, possibilidade e generosidade, para as várias despesas da paróquia. A sustentação da paróquia depende da ajuda de todos! Obrigado! Podem proceder à marcação de intenções de Missa para o próximo ano de 2016-2017. O oferecimento da Eucaristia é O MELHOR PRESENTE que podemos dar!

Desejo que a ternura misericordiosa e a beleza inigualável deste nosso Deus, que se fez menino - de que o nosso sumo pastor constantemente fala, testemunha e transporta - preencha a vida de cada um de vós, das vossas famílias e da nossa comunidade paroquial de bênçãos, paz, saúde, esperança, fé e caridade. ….UM SANTO NATAL …. Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Terça a Sexta

9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado 9h30 - 12h30

lavra definitiva do Pai. E será inútil buscar a Deus, senão a partir de Cristo e da Sua mensagem evangélica.

Evangelho (Jo 1, 1-18) «O Verbo fez-Se carne e habitou entre nós»

1ª leitura (Is 52, 7-10) «Todos os confins da Terra

verão a Salvação do nosso Deus » Após meio século de exílio em terra estrangeira, o povo de Deus sente-se abandonado pelos reis, que haviam causado a sua desgraça e, desiludido, não acredita em palavras mentirosas. No meio do abatimento ressoa, porém, uma palavra de salvação: Deus, o verdadeiro rei, vem, como Libertador trazer a paz ao Seu povo. E Jerusalém, cidade em ruínas, alegra-se, porque o Senhor a consola. A nossa situação é semelhante à de Jerusalém. Prisioneiros de nós mesmos e do mal que nos domina, temos necessidade de ser salvos, de ser libertados. A verdadeira salvação, porém, vem de Deus, através do Seu Servo, Jesus Cristo, o Qual, pela Sua Encarnação, pelo Seu aniquilamento e, ao mesmo tempo, pela Sua elevação como Senhor e Rei, deu louvor a Deus e realizou a libertação total do homem.

Salmo responsorial (Salmo 97(98)) «Todos os confins da terra viram a salvação do nosso Deus »

2ª leitura (Hebr 1, 1-6) «Deus falou-nos por seu Filho »

Deus entra na história do mundo, por meio de Seu Filho. E esta intervenção dá-se para salvação do mesmo mundo. Em tempos passados, manifestara-se pelos patriarcas e profetas do Antigo Testamento. Nestes tempos, que são os últimos e definitivos (Gal. 4, 4). Deus revela-Se através de Seu filho incarnado. Em Jesus, na Sua Pessoa e nas Suas Palavras, a Palavra de Deus atinge a sua plenitude, em todos os seus aspectos. Embora não faltem pretensos salvadores e abundem as promessas de salvação, só Jesus é a Pa-

Neste hino, em que se encerra todo o mistério do Natal, S. João faz-nos meditar sobre as relações misteriosas e íntimas, que unem o Verbo ao Pai. Ao mesmo tempo, diz-nos como, progressivamente, o Verbo ou Palavra, pela Qual o Pai plenamente Se exprime, Se foi manifestando ao mundo: em primeiro lugar, através da criação; depois, pela revelação feita ao povo de Israel; finalmente, pela Encarnação, «fazendo-Se Carne e habitando entre nós». Esta Vinda da Palavra na nossa carne é a prova de que «Deus é Amor» e quer ter a Sua habitação no meio de nós, de modo que transformando-nos no seu amor, a ponto de amarmos os irmãos, possamos chegar até Ele. Aqueles que «receberem» Jesus Cristo, recebem d’Ele a vida eterna, formam o Povo da Nova Aliança, que percorre os caminhos da terra iluminado pela Luz Verdadeira.

OBJETIVOS DA FAMÍLIA: Famílias sagradas OBJETIVOS DA COMUNIDADE : Paróquia: família de famílias!! COMPROMISSO FAMILIAR : À luz do Presépio de Belém e da Sagrada Família de Nazaré, toda a família é sagrada! COMPROMISSO ECLESIAL: Valorizar o dia da Sagrada Família, mesmo não sendo domingo, com alguma iniciativa familiar. ATIVIDADES COMUNITÁRIAS : Bênção de sagradas famílias que tenhamos em casa; ou encontro das famílias associadas às Sagradas Famílias…

ACTIVIDADE EM FAMÍLIA:

Ao longo da oitava de Natal, celebramos, em festa, com grande alegria, o nascimento de Jesus. Jesus é acolhido, amado, alimentado, vestido, educado, por Maria e José, na família de Nazaré. Ponhamos em prática e renovemos estes valores!


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.