Boletim paroquial de santiago bougado 1204

Page 1

Este sábado e domingo: TEATRO DO GRUPO DE JOVENS: o nosso grupo de jovens da paróquia vai apresentar a toda a comunidade paroquial uma peça de teatro intitulada A caminhada” este sábado, dia 30 (21h00) e no domingo, dia 31 de Janeiro (16h00), no nosso salão paroquial. Procuremos estar presentes nesta iniciativa com os jovens!

SEMANA DA VIDA CONSAGRADA (de 25 de Janeiro a 2 de Fevereiro): celebraremos a «Candelária» e o Dia dos Consagrados, com a bênção das velas. É uma semana especial de oração nas nossas eucaristias, terços e meditações pela Vida Consagrada. Rezemos! JORNADAS DE TEOLOGIA (1-4 de Fevereiro), na Universidade Católica do Porto. Terça-feira (dia 2): Ig. Matriz (20h00): FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR/ “CANDELÁRIA” (Dia do Consagrado): Eucaristia solene e bênção das velas! Convidam-se as famílias e todos os movimentos da liturgia e da catequese a estarem presentes. Será feito o rito da bênção das velas. Poderão adquirir velas litúrgicas no cartório ou na sacristia da Igreja. Procuremos participar! No fim da eucaristia: Ensaio do Coro paroquial. Quarta-feira (dia 3): Sala 1 (21h00): Reunião dos Vicentinos. 1ª Quinta-feira (dia 4): Salão (21h00): Reunião da Comissão de Festas do Senhor e Santiago. 1ª Sexta-feira (dia 5): Ig. Matriz (depois da Eucaristia): ADORAÇÃO DO SSº SACRAMENTO com o grupo do Apostolado da Oração.

1º Sábado (dia 6): Ig. Matriz (16h30): Festa das Bem-Aventuranças (7º ano de catequese). Ig. Matriz (depois da eucaristia das 20h00): Procissão ao cemitério pelas Almas. Salão (21h15): Reunião dos Acólitos Domingo (dia 7): Ig. Matriz (12h00): Eucaristia solene com bênção dos bebés (até aos 2 anos, mesmo os que não estejam baptizados). Convidam-se as famílias a virem com os seus bebés para os consagrarem também a Deus, como Maria fez com Jesus na Festa da Apresentação no Templo de Jerusalém. Cap. São Gens (17h30): Promessas dos Escuteiros do nosso agrupamento de Santiago. Os ofertórios do fim-de-semana (6 e 7) serão para a Universidade Católica (Teologia). INÍCIO DA QUARESMA: 10 de Fevereiro. DIA MUNDIAL DO DOENTE: 11 de Fevereiro. APOSTOLADO DA ORAÇÃO: estão em distribuição os folhetos com as intenções do Papa. FESTAS DA CATEQUESE E BAPTISMOS: todas as festas da catequese e dos baptismos comunitários estão disponíveis no site da paróquia: www.paroquiadebougado.pt. RENOVAR/PAGAR, NO CARTÓRIO OU NOS ZELADORES AS ASSINATURAS DO JORNAL DIOCESANO “A VOZ PORTUCALENSE” E DO JORNAL “A VOZ DE FÁTIMA” (ainda não estão regularizadas todas as assinaturas). CONTAS: Ofertórios das eucaristias (16 e 17 de Jan.): 330,71 eur. / Ofertórios de Exéquias: 190,28 eur. / Ofertórios de 7º dia: 27,71 eur. / Caixas da Cap. Lantemil: 104,75 eur. / Foi mandado celebrar um Trintário gregoriano por Maria Goreti Ferreira Campos : 350 eur.

1ª leitura (Jer 1, 4-5. 17-19):

«Eu te constituí profeta entre as nações» Desde o dia da sua vocação, Jeremias, que os seus compatriotas hão-de acolher tão mal, é destinado por Deus para levar a palavra divina até aos pagãos. A palavra de Deus vem ao mundo para chegar a toda a Terra; e deve partir do meio do povo que Ele mesmo acolheu, mas que tantas vezes não é o que Lhe dá melhor acolhimento.

Salmo responsorial (70(71))

«A minha boca proclamará a vossa salvação.»

2ª leitura (1 Cor 12, 31-13, 13):

«Agora permanecem a fé, a esperança e a carida-

de; mas a maior de todas é a caridade» No Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja, há grande diversidade de dons e graças. Depois de se referir a essa variedade, que enriquece o corpo da Igreja, o Apóstolo aponta o que é carisma de todos os cristãos e a que todos são chamados, embora cada um em grau diferente: a caridade. Esta leitura é um verdadeiro hino à caridade.

Evangelho (Lc 4, 21-30):

Quarta, quinta e sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h00 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Horários:

Terça a Sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 09h30 às 12h30

«Como Elias e Eliseu, Jesus não é enviado somente aos judeus» Como Jeremias, também Jesus foi mal recebido pelos seus, e, deixando Nazaré, a terra “onde Se tinha criado”, partiu para outros lugares, onde a palavra de Deus pudesse encontrar quem melhor a escutasse. Deus liga-Se a determinadas circunstâncias humanas e temporais; mas a sua Palavra vem ao mundo para ser levada até aos confins da Terra. Ela não veio para dividir, mas para unir; dividir, só a verdade do erro, o bem do mal, a luz das trevas, porque Deus é Luz.

Jesus declara inaugurado por si um «ano de graça», um maravilhoso Jubileu que trará felicidade aos pobres, amnistia aos presos, alegria aos tristes, esperança aos desesperados, graça e misericórdia para todos… Apesar disso ou precisamente por isso, os ouvintes indispuseram-se contra ele, puseram-no na rua, expulsaram-no da cidade e preparavam-se mesmo para o linchar… É essa a sorte dos profetas. Não dizem o que agrada aos ouvintes ou que estes estão predispostos a ouvir. Suscitam reações como as dos Nazarenos em relação a Jesus. Quando não se podem ignorar, procura-se minimizá-los: «não é este o filho de...?». E quando isso não resulta recorre-se à violência, à eliminação física. Hoje faz-nos falta o carisma da profecia. Mas mais do que profetas isolados precisa-mos de uma Igreja que viva e testemunhe a profecia da caridade. É essa a «marca» dos discípulos de Jesus. Abunde em nós a caridade e Jesus continuará connosco o caminho da sua imensa misericórdia.

Dia do Consagrado (2 de Fevereiro) Quarenta dias após o nascimento de Jesus, em obediência à Lei de Moisés (Ex 13, 11-13), Maria leva o menino ao templo, a fim de ser oferecido ao Senhor. Toda a oferta implica uma renúncia. Por isso, a Apresentação do Senhor não é um mistério gozoso, mas doloroso. Começa, nesse dia, o mistério de sofrimento, que atingirá o ponto culminante no Calvário, quando Jesus, que não foi «poupado» pelo Pai, oferecer o Seu Sangue como sinal da nova e eterna Aliança. Ao oferecer Jesus, Maria oferece-Se também com Ele. Durante toda a vida de Jesus, estará sempre ao lado do Filho, dando a Sua colaboração para a Salvação. O gesto de Maria, que «oferece», traduz-se em gesto litúrgico, quando ao celebrarmos a Eucaristia, oferecemos «os frutos da terra e do trabalho do homem», símbolo da nossa vida. No início da celebração desta Festa está prevista no Missal a bênção e procissão das velas, acesas em honra de Cristo que vem como luz das nações, e ao encontro de quem a Igreja caminha guiada já por essa mesma luz canta: “A luz de Cristo ilumina a terra inteira! Aleluia!”


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.