Boletim paroquial de santiago bougado 1288

Page 1

Este sábado e domingo: decorrerá em vários trilhos da Trofa e, em especial, no monte de São Gens de Cidai, o I Trail da Trofa (corrida). Este sábado (dia 9): Souto da Lagoa (6h00): Peregrinação diocesana a Fátima: “Com Maria, Igreja do Porto, peregrina e missionária”. Terça-feira (dia 12): Cartório Encerrado! / Salão paroquial (21h00): Reunião geral de com todos os membros do coro paroquial, seguindo-se um pequeno ensaio. Quarta-feira (dia 13): Salão paroquial (19h00): Reunião geral com todas as pessoas do Movimento da Mensagem de Fátima e com os zeladores (as) do jornal “A Voz de Fátima”. Quinta-feira (dia 14): Salão Nobre de S. Martinho (21h30): Assembleia de Freguesia. Sexta-feira (dia 15): Salão paroquial (21h15): Reunião com todos os elementos da Equipa da Pastoral Familiar. Sábado (dia 16): Salão paroquial (18h30): Reunião geral com os militantes e simpatizantes da Acção Católica Rural. Salão paroquial (21h15): Reunião geral com todos os elementos do Grupo de Jovens. Dias 15, 16 e 17 (Souto de Bairros): realização do Trofa Land Spirit. (concentração de todo-terreno). Muro de Abrigo: Caminhada Solidária (24 de Setembro, 9h30): As Inscrições devem ser feitas no Muro de Abrigo ou Junta de Freguesia do Muro e tem o custo de 5 passos (inclui lanche e T-shirt). PEREGRINAÇÃO DAS “GENTES DO MAR” (São Gens, na segunda-feira, dia 18), com eucaristias às 9h00 e 10h30. Podem marcar intenções!

INSCRIÇÕES PARA A CATEQUESE PARA O ANO PASTORAL 2017/2018: continuam ainda abertas as inscrições para a catequese do próximo ano pastoral, no Cartório. Era importante que as famílias inscrevessem quanto antes os seus filhos que vão iniciar o seu percurso na catequese paroquial! Todos são responsáveis, principalmente pais, pelo o grave dever da educação cristã dos seus filhos! 7 de Outubro (1 º Sábado): Memória litúrgica de Nossa Senhora do Rosário: INÍCIO DO ANO PASTORAL 2017-2018 NA NOSSA COMUNIDADE: nas eucaristias das 16h30 e 20h00 daremos início a toda a catequese com a presença das famílias, dos grupos e movimentos, confrarias, novo juiz da cruz e mordomos. Durante este mês de setembro o pároco está a reunir com todos os grupos e movimentos para a programar a Agenda Pastoral da Paróquia. Colaboremos todos! Cada grupo, com o seu coordenador, procure elaborar o seu programa para o ano pastoral: “movidos pelo amor de Deus”. EUCARISTIA DAS 16H30 SUSPENSA: Nos meses de Agosto e Setembro a eucaristia das 16h30 (de sábado) estará suspensa! Retomará novamente em Outubro. CONTAS: Ofertórios do fim de semana 2 e 3 de Agosto: Ofertórios das Eucaristias: 167,37 eur. / Ofertório de dia 2 (20h00): 85.30 eur. (para a Confraria das Almas) / Ofertórios e caixas das esmolas da Festa de S. Gens e Nª Sª da Alegria: 1500 eur. / Ofertórios de Matrimónio: 39,07 eur. / Ofertório de 7º dia: 25 eur. AGRADECIMENTO: O Sr. Abade, Pe. Bruno, agradece a todos os que, de várias formas, colaboraram na realização e na dignificação desta nossa festa em honra de São Gens e de Nª Srª da Alegria. Muito Obrigado. Contem sempre com a oração do vosso pároco. Deus vos abençoe!

Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h30 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Horários: Quarta a Sexta: 9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30

que a comunidade se tornará a morada do Senhor, onde os homens O poderão encontrar.

Para meditação...

1ª leitura ( Ez 33, 7-9) «Se não falares ao ímpio, pedir-te-ei contas do seu sangue » A palavra de Deus, anunciada, acreditada, posta em prática, faz nascer o povo de Deus, a Igreja de Deus. E cada membro deste povo é, por sua vez, anunciador, profeta, desta palavra de Deus. Por isso, há-de anunciá-la com as suas palavras, se o puder fazer, mas sempre com a sua vida. Deste modo, cada filho da Igreja é, ao mesmo tempo, construtor da Igreja. Salmo responsorial (Salmo 94 (95)) «Se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis os vossos corações» 2ª leitura (Rom 13, 8-10) «A caridade é o pleno cumprimento da lei» Toda a lei moral cristã, toda a Lei de Deus, se resume na caridade, que é o amor segundo Deus. Todos e cada um dos preceitos cristãos são aplicações concretas desta lei da caridade, que os envolve e os anima a todos. Evangelho (Mt 18, 15-20) «Se te escutar, terás ganho o teu irmão» Esta passagem do Evangelho tem em vista a vida em Cristo dos membros da comunidade cristã entre si. Desde o início a Igreja sentiu, no meio de si, dificuldades na vida de comunidade. Onde houver homens, haverá dificuldades de convivência. Mas, por isso mesmo, essas dificuldades hão-de ser resolvidas humanamente, e sempre à luz de Deus, que é como quem diz, à luz da caridade de Cristo, sempre em ordem à unidade, e à construção no amor, nunca à destruição. É então, na unidade,

O Evangelho deste domingo sugere a nossa responsabilidade em ajudar cada irmão a tomar consciência dos seus erros. Convida-nos a respeitar o nosso irmão, mas a não pactuar com as atitudes erradas que ele possa assumir. Amar alguém é não ficar indiferente quando ele está a fazer mal a si próprio; por isso, amar significa, muitas vezes, corrigir, admoestar, questionar, discordar, interpelar… É preciso amar muito e respeitar muito o outro, para correr o risco de não concordar com ele, de lhe fazer observações que o vão magoar; no entanto, trata-se de uma exigência que resulta do mandamento do amor… Que atitude tomar em relação a quem erra? Como proceder? Antes de mais, é preciso evitar publicitar os erros e as falhas dos outros. O denunciar publicamente o erro do irmão, pode significar destruir-lhe a credibilidade e o bom-nome, a paz e a tranquilidade, as relações familiares e a confiança dos amigos. Fazer com que alguém seja julgado na praça pública – seja ou não culpado – é condenálo antecipadamente, é não dar-lhe a possibilidade de se defender e de se explicar, é restringir-lhe o direito de apelar à misericórdia e à capacidade de perdão dos outros irmãos. Humilhar o irmão publicamente é, sobretudo, uma grave falta contra o amor. É por isso que o Evangelho de hoje convida a ir ao encontro do irmão que falhou e a repreendê -lo a sós… PALAVRA PARA O CAMINHO…

Ser sentinela… A religião cristã não é um simples assunto pessoal que só a nós diz respeito e que nos desinteressa dos outros. “Sentinela”: qual é o cuidado missionário que está em nós para transmitir a Palavra do Senhor aos nossos irmãos? O nosso amor para com eles é suficientemente forte para os convidar a uma mudança de conduta, se necessário? “Sentinelas”: o amor ao próximo é para nós uma dinâmica de conversão pessoal e comunitária?


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.