Pratica a Misericórdia
Festa em honra de Nossa Senhora do Dester- DIOCESANO DA FAMILIA: no dia 24 de Abril, ro (18-25 Abril)/Ver programas afixados: este no Pavilhão Rosa Mota, vai decorrer o dia diocefim de semana (2 e 3 de abril), a comissão de festas vai realizar o seu peditório por toda a paróquia. Colaborem! A mesma comissão pede também que se avise que, se houver alguém com promessas ou interessado em participar (com dignidade) nos andores e/ou figuras alegóricas religiosas na procissão, deve inscrever-se até ao dia 19 de Abril (ou através do numero de telemóvel: 918651034).
Este Sábado (dia 2): Inicia do 3º período de Catequese para todos os anos! Salão (21h15): Reunião de Acólitos. Este Domingo (dia 3): DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA (instituído por São João Paulo II). Terça-feira (dia 5): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Casa Diocesana de Vilar (19h00): Assembleia de Diáconos Permanentes. Quinta-feira (dia 7): Sala 1 (21h00): Reunião Mensal dos Vicentinos. Sexta-feira (dia 8): Salão (21h00): Reunião mensal dos Leitores. Sábado (dia 9): Ig. Matriz (16h30): Festa da Vida (8º ano da Catequese). Residência (18h30): Reunião do secretariado da catequese e coordenadores. Domingo (dia 10): Início da 53ª semana de Oração pelas Vocações Consagradas. A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima inicia a visita à Diocese do Porto (10 de Abril a 1 de Maio). À Trofa virá no dia 25! Visita aos doentes e bênção de casas: o abade ainda vai continuar a visitar os doentes e proceder à bênção de casas de ainda faltam! São bastantes doentes, por isso pede a compreensão e a amabilidade dos paroquianos que ainda esperam pela sua visita.
sano da família para o qual se convidam todos os casais que celebram o 10º, 25º, 50º e 60º aniversário de matrimónio. Terão eucaristia com o bispo e será feita renovação das promessas e receberão um diploma. Os casais que estiverem interessados em participar devem fazer a sua inscrição até 7 de Abril, no cartório paroquial. A equipa da Pastoral Familiar da paróquia também vai procurar e inscrever os casais interessados. PEREGRINAÇÃO DOS FRÁGEIS: no dia 17 de Abril, no Euro-parque de Santa Maria da Feira, vai decorrer a peregrinação diocesana dos doentes. A nossa paróquia vai participar. Os Ministros E. da Comunhão, Vicentinos e Movimento da M. de Fátima estão a tratar do convite aos doentes que podem participar. (O valor do autocarro é de 7 euros por pessoa). APOSTOLADO DA ORAÇÃO: estão em distribuição os folhetos com as intenções de oração do Papa para este Mês de Abril. JORNAIS “A VOZ DE FÁTIMA” estão na sacristia para distribuição pelos zeladores (as). Obrigado!
CONTAS: Ofertório Quinta-feira Santa: 133,40 eur. (para a caridade)/ Ofertório de Sexta-feira Santa (para os lugares santos de Jerusalém): 109, 80 eur. / Ofertórios do domingo de Páscoa: 392,40 eur./ Ofertórios de 7º dias: 70,67 eur. / Folar da Páscoa (oferta dada ao pároco que ele destina para o que entender): 5855.49 eur. (e 20 dólares canadianos)/ Várias despesas com a Semana Santa e Páscoa: 2200 eur. AGRADECIMENTO: o Sr. Abade, Pe. Bruno, agradece a toda a comunidade e a todos (as) os que ajudaram e participaram nas celebrações pascais, especialmente aos grupos da pastoral litúrgica! Agradece também a todos os que colaboraram com o compasso e na visita pascal, aos que abriram as portas e deram o seu folar ao seu pároco. Agradece ainda a todos (as) os que colaboraram nas refeições e ajudaram o abade na organização de todas as celebrações e convívios da Pascoa! Muito Obrigado!
Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Horários: Terça a Sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 09h30 às 12h30
Evangelho (Jo 20, 19-31)
«Oito dias depois, veio Jesus...» À semelhança de Tomé, muitas vezes, na nossa vida nos deixamos dominar pelo desânimo, chegando mesmo a afastarmo-nos dos irmãos. Domingo da Se acreditássemos, verdadeiramente, na RessurreiDivina Misericórdia ção, a nossa existência estaria marcada por essa consoladora realidade. A alegria pascal seria uma constante, em todos os momentos; a fé na vida prevaleceria sobre o desânimo, sobre o cansaço; a união na Igreja seria mais autêntica, mais forte; e as 1ª leitura (Act 5, 12-16) relações entre os crentes não seriam envenenadas pelo individualismo, mas inspiradas pelo desejo de «Cada vez mais gente aderia ao Senhor pela fé, tudo condividirmos com aqueles que receberam a uma multidão de homens e mulheres» mesma vida nova, a vida de Cristo Ressuscitado. Uma das características mais salientes da comunidade primitiva era o poder de realizar milagres, que os Apóstolos tinham. Por esse poder especial, a presença de Jesus Ressuscitado impu- “Àqueles a quem perdoares os pecanha-se duma forma sensível. Era d’Ele que lhes dos ser-lhes-ão perdoados” vinha, com efeito, esse poder, de harmonia com o que lhes havia prometido (Mc. 16, 18). (Evangelho) Mas não era apenas graças a estes prodígios que o número de crentes aumentava. A Igreja crescia ainda mais, graças à acção, que os Apóstolos exerciam sobre os corações, com o dom do Espírito Santo.
Salmo responsorial (Salmo 117 (118)) «Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, porque é eterna a sua misericórdia.»
2ª leitura (Ap 1, 9-11a. 12-13. 17-19) «Estive morto, mas eis-Me vivo pelos séculos dos séculos» A fé dos cristãos da Ásia Menor, naqueles fins do século I, estava exposta a sérios perigos. Ao golpe da perseguição vinha juntar-se a ameaça de erros doutrinais (1 Jo. 2, 22-23). Desejando confortar os seus irmãos, o Apóstolo S. João dirige-se-lhes, da ilha de Patmos, onde está exilado, para lhes garantir, por revelação divina, que Cristo Ressuscitado, vencedor da morte, está presente nas comunidades cristãs, que vivem d’Ele, de tal sorte que as potências do mal serão vencidas e a Igreja triunfará com Cristo.
Perdoar as injúrias! (5ª OME)
Oração de Santa Faustina
“Ó Deus eterno, em quem a misericórdia é insondável e o tesouro da compaixão é inesgotável, olhai propício para nós e multiplicai em nós a Vossa misericórdia, para que não desesperemos nos momentos difíceis, nem esmoreçamos, mas nos submetamos com grande confiança à Vossa santa vontade, que é Amor e a própria Misericórdia" (Diário, 949).