Boletim paroquial de santiago bougado 1310

Page 1

Este sábado e domingo: Apresentação do Relatório de Contas da paróquia referente ao ano de 2017. Este domingo: Realização de um peditório, na Aldeia de Cidai, para as Festas da Páscoa. E no próximo domingo, dia 18, será realizado também um peditório, por toda a freguesia, para estas festas. Colaboremos. Terça-feira (dia 13): Cartório encerrado! Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Quarta-feira de Cinzas (dia 14): Início da Quaresma! Igreja Matriz (20h00): Celebração de início da Quaresma / Dia de jejum e abstinência: Em Quarta-feira de Cinzas, primeiro dia da Quaresma, os cristãos católicos recebem a imposição das cinzas, símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a fragilidade da vida, sujeita à morte. Correspondendo a esta tradição multimilenar da Igreja, convidamos toda a comunidade, famílias, crianças, jovens da catequese, movimentos e grupos a participar nesta celebração penitencial! Quinta-feira depois das Cinzas (depois da missa): Adoração ao SSº Sacramento e Oração de Vésperas. Sexta-feira depois das Cinzas (dia 16): Ig. Matriz (18h00-19h30): Sacramento da Reconciliação. Salão (20h30): Reunião dos MEC’s. Sábado (dia 17): Salão (18h00): Reunião da ACR. Residência (18h30): Reunião do secretariado paroquia da Catequese. 1º domingo da Quaresma (dia 18): Ig. Matriz (15h30): Celebração da Via-Sacra! CÔNGRUA PAROQUIAL - OFERTA / MISSAS: convidamos os paroquianos e suas famílias a darem a sua oferta monetária à Igreja. Ainda há muita gente que não contribuiu. Esta é uma contribuição anual que todos os paroquianos são convidados a dar livremente, segundo a sua consciência, possibilidade e generosidade, para as várias despesas da paróquia. Podem também proceder à marcação de missas. Por favor, colaborem com a vossa comunidade e apoiem o seu sustento e manutenção. Obrigado! VISITA AO SSº SACRAMENTO E ATENDIMENTO: a Ig. Matriz está sempre aberta durante as horas de Cartório e das celebrações. As pessoas podem visitar A Ig. Matriz e visitar o SSº Sacramento, entrando pela porta da sacristia. Aproveitem esta Quaresma. O pároco estará sempre disponível para o atendimento espiritual e o diálogo, dentro do horário de cartório, por marcação telefónica ou encontro pessoal com ele.

CONTAS: Ofertórios das eucaristias dos dias 3 e 4 de Fevereiro: 287,90 eur. / Ofertório dia 3 (20h00): 67,00eur.(para a confraria das Almas) / Ofertório de 7º dia: 17,95 eur. / Oferta particular para obras: 30 eur. COMUNICADO DO CONSELHO PAROQUIAL PARA OS ASSUNTOS ECONÓMICOS: Neste início de 2018, e depois da análise rigorosa e transparente, foi apresentado à comunidade de Santiago de Bougado o Relatório de Contas de 2017, aprovado por unanimidade pelos membros do Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos. Pede-se que leiam e analisem bem este relatório! E se houver dúvidas, por favor, passem pelo cartório paroquial, para se esclarecerem antes de criticarem sem conhecimento! Pedimos que continuem a colaborar na ajuda financeira da paróquia com a vossa côngrua, ofertas, esmolas, donativos, nos ofertórios das missas e nas intenções! Lembramos que as grandes obras que se aproximam vão necessitar do envolvimento de todas as pessoas e paroquianos, e será necessário contar com a entrega, o esforço e a ajuda de toda a comunidade. Relembramos novamente às famílias que devem ensinar os seus filhos a serem generosos e a preocuparem-se com a paróquia e o seu sustento! Cresçam no dom da partilha e no sentido de comunidade, pois o futuro da comunidade está nas suas mãos. Mas estamos confiantes e temos esperança! Em Bougado nunca a paróquia e o pároco ficaram mal ou tiveram dívidas! Por isso, agradecemos sinceramente a todos (as) os que têm colaborado com o seu trabalho e com as suas ofertas para com a nossa comunidade paroquial! Contamos convosco para continuar a dizer sempre: BOUGADO GRANDE! CHEGOU, PAGOU-SE E SOBROU! MUITO BRIGADO! Errata: “O Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos (Fábrica da Igreja) anuncia que a Casa do Francisco de Lantemil de Albina Maria Pereira, Maria Joaquina Pereira, Manuel do Francisco, António Cirurgião, Fátima do Francisco e seu filhos, que outrora ofereceram a bouça do Outeiro à Paróquia de Santiago de Bougado para fins sociais. A paróquia, depois de reunir o Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos (Fábrica da Igreja, e ouvir os doadores do referido terreno, deliberou vender o terreno à Dona Maria da Livração Oliveira Sousa Cruz Costa, pelo valor de 150 000 euros e que esse dinheiro (bem como a oferta pessoal desta de 130 000 euros) será para ajudar a construir o Centro Pastoral e Paroquial e Residência Paroquial de Santiago de Bougado. A Paróquia e o Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos estão profundamente reconhecidos aos antigos proprietários e à nova proprietária“.

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Horários: Quarta a Sexta: 9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30

1ª leitura (Lev 13, 1-2. 44-46) «O leproso deverá morar à parte, fora do acampamento» Esta leitura prepara-nos para melhor compreendermos a do Evangelho. Ali Jesus vai curar um doente de lepra. Nesta leitura, são recordadas as prescrições da Lei do Antigo Testamento a respeito dos leprosos. A situação destes doentes era verdadeiramente infeliz. Tanto mais se poderá ver na cura que o Senhor fez um sinal do seu poder e da sua misericórdia. Salmo responsorial (Salmo 31(32)) «Sois o meu refúgio, Senhor; dai-me a alegria da vossa salvação.» 2ª leitura (1 Cor 10, 31- 11,1) «Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo» Paulo propõe-se a si mesmo como modelo aos cristãos, porque ele tem por modelo o próprio Cristo. O que ele pretende é que ninguém seja ocasião de pecado para os outros, mas antes de edificação e de salvação. Evangelho (Mc 1, 40-45) «A lepra deixou-o e ele ficou limpo» Uma vez mais, Jesus Se mostra Senhor da vida. Por outro lado, mostra-Se livre em relação à Lei e superior a ela: toca no doente, o que era contrário à Lei, mas manda que o homem curado se vá mostrar aos sacerdotes, o que era exigência da Lei. Jesus é realmente a fonte da vida nova; Ele é hoje o Ressuscitado.

Ele toma o nosso lugar… A maldição que atingia os leprosos era total: mortos vivos, excluídos dos lugares habitados, proibidos do Templo e da sinagoga, impuros aos olhos dos homens mas, sobretudo, de Deus. Um deles quebra os interditos e aproxima-se de Jesus que, perturbado até às entranhas, ousa um gesto impensável: estende a mão e toca o infeliz, tornando-se Ele mesmo, imediatamente, impuro. Passa-se, então, algo de extraordinário. Realiza-se a palavra do salmista: “Senhor, viste o mal e o sofrimento, toma-os na tua mão”. Jesus toma nas suas mãos o mal e o sofrimento deste homem. Tira-o da sua lepra, liberta-o da sua exclusão, de toda a impureza. O leproso pode reencontrar a companhia dos outros e de Deus. Mas então, é Jesus que “não podia entrar abertamente numa cidade. Era obrigado a evitar os lugares habitados”. Certamente que era para se proteger da multidão… Mas, de facto, é como se Jesus tivesse tomado o lugar do leproso. Jesus, o bem amado do Pai, toma sobre Ele as nossas faltas e os nossos sofrimentos, Ele toma o nosso lugar para absorver na sua pessoa e no amor do Pai todas as nossas misérias. E, ao mesmo tempo, encontramos toda a nossa dignidade de homens e de mulheres livres, de pé, capazes de entrar de novo em relação uns com os outros e, sobretudo, de nos aproximarmos de novo de Deus, sem qualquer medo.

Dia Mundial do Doente

11 de Fevereiro O Papa Francisco, na Mensagem para o Dia Mundial do Doente deste ano, ao recordar o coração materno de Maria e a vocação materna da Igreja, apela a que vivamos esta dimensão nas circunstâncias concretas em que nos encontramos. O Papa dirige-se, em primeiro lugar, aos doentes. E, logo a seguir, a todos os que, de uma forma ou de outra, estão ao pé dos doentes: os profissionais de saúde, os familiares, os que os visitam, os que cuidam deles. Tanto quanto de si depende, procure desenvolver uma acção que corresponda a este apelo. E, se puder, não deixe de nos informar (à Comissão Nacional da Pastoral da Saúde) sobre o que no seu âmbito – a nível diocesano, paroquial, da capelania hospitalar, ... – conseguiu realizar. Dar boas notícias, partilhar boas práticas a este respeito é também certamente anunciar o Evangelho da Vida.

Que Deus e Nossa Senhora de Lourdes abençoem todos os fragilizados e doentes!


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.