Este sábado e domingo: Os peditórios das eucaristias são para a Cadeira de São Pedro. Terça-feira (dia 5): Igreja Matriz (21h00): Ensaio do Grupo Coral. Quarta-feira (dia 6): Sala 1 (21h15): Reunião mensal dos Vicentinos. Sábado (dia 9): Salão (17h30): Reunião mensal dos leitores com lanche/convívio no final. Domingo (dia 10): Sé Catedral do Porto (16h00): Ordenações diaconais e sacerdotais. INSCRIÇÕES PARA A CATEQUESE DO ANO PASTORAL DE 2016/2017: Durante o mês de Julho estão abertas, no cartório paroquial, as inscrições para o 1º ano de catequese! Documentos necessários: Certidão de registo de nascimento do Registo Civil e comprovativo de Baptismo (Cédula de Baptismo ou outro documento com a mesma indicação)/ No caso de serem de paróquias de fora, devem trazer uma autorização do respectivo pároco para que a criança ou adolescente possa frequentar a catequese na nossa paróquia/ A paróquia tem um seguro de acidentes e responsabilidade civil específico para todos aqueles (as) que frequentam a catequese. Por isso, para alem do valor dos novos catecismos, terão também que contribuir para o pagamento desse seguro cada vez mais necessário. Depois os catequistas ficarão responsáveis por receber esses pagamentos!/ NOTA: só se inscreve no 1º ano de catequese quem entrar para o 1º ano da escola primária! A catequese na nossa paróquia será feita aos sábados, antes ou depois da missa, segundo os horários estabelecidos! Peregrinação a Itália: as pessoas que reservaram os lugares para a peregrinação devem entregar no cartório toda a documentação e proceder ao pagamento da mesma.
Peregrinação paroquial a Fátima (13 de Agosto, sábado): Estão abertas as
inscrições/reservas no Cartório até 1 de Agosto (limite máximo para inscrições). Para as crianças e adolescentes que frequentam a Catequese é gratuito! Para os restantes: Adultos: 13 eur.; e para as crianças até aos seis anos que ainda não frequentam a catequese: 6 eur. Aproveitemos esta peregrinação paroquial. APOSTOLADO DA ORAÇÃO: estão em distribuição os folhetos do Apostolado da Oração com as intenções do Papa para este mês de Julho. Levemos para oferecer em oração. FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA LIVRAÇÃO: de 11 a 17 de Julho! ESCOLA DIOCESANA DE MINISTÉRIOS LITÚRGICOS: A Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos, integrada no Centro de Cultura Católica, em colaboração com o Secretariado Diocesano de Liturgia, fornece àqueles que a frequentam as competências necessárias para o exercício dos vários ministérios, que a comunidade cristã lhes pede, no âmbito da Liturgia. À séria e aprofundada preparação técnica, a proposta da Escola junta a imprescindível formação litúrgica, de modo que os ministérios se situem e se exerçam no conhecimento da própria acção litúrgica. Neste intuito, a Escola organiza cursos de Leitores, Acólitos e de Música Litúrgica. As aulas são aos sábados de manhã. Quem a quiser saber mais informações e a frequentar no próximo ano lectivo deve dirigir-se ao Cartório Paroquial. CONTAS: Ofertórios dos dias 25 e 26 de Junho: 314,83 eur. / Ofertório de Matrimónio: 45,50 eur. / Ofertório da eucaristia de São Pedro (dia 29): 32,12 eur. / Caixas de S. Gens: 30,50 eur. / Foram mandados celebrar 2 Trintários Gregorianos por Alzira Dias da Costa e por Manuel Maria Moreira Neves: 700 eur.
Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h30 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Horários: Terça a Sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 09h30 às 12h30
os tinha prevenido disso. Mas a Palavra de Deus continua hoje com o mesmo vigor; por isso, ela oferece, hoje como sempre, aos que a escutam a mesma paz e a mesma alegria.
PALAVRA PARA O CAMINHO….
1ª leitura (Is 66, 10-14c)
«Farei correr para Jerusalém a paz como um rio» Esta leitura respira paz profunda. É sempre este o ambiente que envolve a vida em comunhão com Deus, quer nos momentos exteriormente tranquilos, quer até naqueles que exigem maior actividade. O reino de Deus é reino de paz. Assim o anunciaram já os profetas, como característica dos tempos messiânicos, os tempos que Jesus nos trouxe, como melhor entenderemos ao escutar a terceira leitura.
Salmo responsorial (Salmo 65(66)) «A terra inteira aclame o Senhor»
2ª leitura (Gal 6, 14-18)
«Trago no meu corpo os estigmas de Jesus » A paz e a alegria só vêm pela Cruz de Jesus. Foi esta a experiência de S. Paulo, como será a de quem quiser entender como conciliar a limitação e a fraqueza, que anda em nós, com a paz anunciada e vivida pelo Senhor ressuscitado. Para nós, como para Ele, a paz nasce da Cruz, não por a cruz ser suave e pacífica, mas porque, sendo ela uma situação inevitável, o Senhor a tornou instrumento de salvação. Mas só o amor com que Jesus a sofreu seria capaz de operar esta transfiguração.
Evangelho (Lc 10, 1-12. 17-20)
«A vossa paz repousará sobre eles » A palavra de Deus tem como fruto a alegria e a paz, tanto para quem a semeia, como para quem a recebe. Os discípulos que Jesus enviou em missão deram testemunho de que era assim. O Senhor já
“Ide! Envio-vos!” Julho/Agosto: multidões deslocam-se para lugares turísticos. Para uns, tempo de distância da prática religiosa. Para outros, ocasião para recuperar energias na fé. “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Ide! Envio-vos!” Como os setenta e dois discípulos, eisnos enviados àqueles que encontraremos neste verão. Com quem iremos “perder tempo” para falar desta espantosa notícia: “Está perto de vós o reino de Deus”? E porque não ocuparmos as férias (ou em parte delas) numa acção de voluntariado, no nosso país ou em país de missão?!
Reza esta semana… Filho do Eterno Pai, Nascido de Maria, Que na água do Baptismo Nos deste a luz da vida, Tu que do Céu desceste Sob a forma de servo, Liberta-nos da morte, Dá-nos a vida eterna. Cristo, Senhor da glória, Socorre os teus fiéis: Os corações visita Com a divina graça. Fica, Senhor, connosco E com tua palavra Confirma os nossos passos Na luz dos teus caminhos. Glória a Ti, Jesus Cristo, E ao Pai omnipotente, E ao Espírito divino, Agora e para sempre.
(Hino da Liturgia das Horas)