Pratica a Misericórdia
Este Domingo (dia 1): na Ig. Matriz (18h30): INÍCIO DO “MÊS DE MARIA” / DIA DA MÃE/ HOMENAGEM E BÊNÇÃO DAS MÃES. “MÊS DE MARIA”: será celebrado na Ig. Matriz, todos os dias, pelas 20h30, seguido de eucaristia. Aos sábados é às 20h00, seguido de eucaristia, e aos domingos é às 18h30. Será orientado, este ano, pelos grupos e movimentos da paróquia (ver programa distribuído). Procuremos colaborar nesta missão que é de todos / Durante o “Mês de Maria” não haverá Adoração ao Santíssimo (será substituída pela nossa presença na eucaristia)/ NOTA: haverá sempre velas litúrgicas benzidas à venda na sacristia ou no cartório. Terça-feira (dia 3): Cartório (19h00): Reunião com os catequistas da 1ª Comunhão e da Profissão de Fé, para organização das festas. Ig. Matriz (depois da missa): Ensaio do coro paroquial. Quarta-feira (dia 4): Sala 1 (21h30): Reunião mensal dos Vicentinos. Quinta-feira (dia 5): Cartório (depois da missa, 21h30): Reunião do Conselho Económico. Sexta-feira (dia 6): Salão (depois da missa, pelas 21h30): CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL DA PARÓQUIA - REUNIÃO GERAL COM TODOS OS GRUPOS, MOVIMENTOS E CONFRARIAS (e seus coordenadores) PARA A ORGANIZAR A VISITA PASTORAL DO BISPO À NOSSA PARÓQUIA. É MUITO IMPORTANTE A PRESENÇA DE TODOS! Sábado (dia 7): Ig. Matriz (16h30): Festa do Compromisso (9º ano de catequese). Sala 1 (depois da eucaristia, pelas 21h30): Reunião mensal dos acólitos. Domingo (dia 8): SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR/ DIA MUNDIAL DOS MEI-
OS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL (Os ofertórios deste fim de semana ( 7 e 8 de Maio) serão para os Meios de Comunicação Social). Ig. Matriz (16h00): DIA DO VICENTINO, com celebração da eucaristia, seguida de lanche-convívio, no salão. São Gens de Cidai (depois da eucaristia das 17h30): DIA DE ROGAÇÕES – PROCISSÃO ATÉ À SENHORA DA ALEGRIA E BENÇÃO das sementeiras, frutos da terra e animais. (Todos estão convidados para esta bênção, especialmente os lavradores e todos os membros da Comissão e Confraria da Srª da Alegria e S. Gens). A Associação S. Pedro da Maganha irá realizar o seu peditório anual no próximo fim-desemana 7 e 8 de Maio. “Passeio Anual ao Santuário de Fátima: A junta de freguesia irá realizar no dia 20 de Maio o seu passeio anual. As inscrições estão abertas desde o dia 26 de Abril até 13 de Maio na junta de freguesia. Colónias Balneares 2016: Colónias Balneares 2016, na 1ª quinzena de 20 de junho a 01 de Julho e na 2º quinzena de 04 a 15 de Julho. Devem-se inscrever desde o dia 18 de Abril a 11 Maio de 2016, nas Juntas de Freguesia e na Divisão De Educação, Ação Social e Saúde.
Vacinação Antirrábica e Identificação Electrónica: Datas e locais: Dia 7 de Maio: Souto de Bairros (09h00), Lagoa (10h30) e no largo cruzeiro em cidai (12h00) / No dia 4 de Junho Junto à Cap. NSª da Livração pelas 9h00.
CONTAS: Ofertórios dominicais (23 e 24 de abril): 346,07 eur./ Ofertórios de 7º dia: 81,36 eur. / Ofertório de Exéquias: 59,09 eur. / Ofertório de Matrimónio: 18,10 eur. / Oferta particular para a Cap. Srª do Desterro: 50 eur./ Festas de NSª do Desterro: Ofertórios: 553,82 eur.
Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h00 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Horários: Terça a Sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 09h30 às 12h30
1ª leitura (Act 15, 1-2. 22-29)
«O Espírito Santo e nós decidimos não vos impor mais nenhuma obrigação, além destas que são necessárias » Em Jerusalém, no seu primeiro Concílio, a Igreja, assistida do Espírito Santo, reafirma a liberdade, que Cristo nos trouxe, ao decidir admitir no seu seio os convertidos do paganismo, sem terem de se sujeitar às prescrições da lei mosaica. Animada pelo Espírito Santo, que inspira as suas decisões e sustenta a sua actividade missionária, a Igreja aparece-nos assim, desde os seus primeiros dias, como uma comunidade sem fronteiras, aberta a todos os homens, de qualquer raça ou cultura unida no amor e na fidelidade ao Colégio Apostólico.
Salmo responsorial (Salmo 66 (67)) «Louvado sejais, Senhor, pelos povos de toda a terra»
2ª leitura (Ap 21, 10-14. 22-23)
Ao terminar o primeiro discurso de despedida, após a Ceia, Jesus promete aos Seus discípulos o Espírito Santo, que lhes fará compreender, perfeitamente, a Sua mensagem, os ajudará a viver o Evangelho em todas as circunstâncias e os manterá em comunhão com Deus e os irmãos, de modo a gozarem sempre aquela paz, que em si encerra todos os bens messiânicos. Seguros da presença do Espírito Santo na Igreja e nas suas almas, os cristãos podem, portanto, manter-se confiantes e alegres, por maiores que sejam as transformações por que passe a sociedade e por maiores que sejam as dificuldades que a Igreja conheça.
“O Espírito Santo e nós decidimos…” (1ª Leitura)
“O Paráclito vos ensinará todas as Coisas” (Evangelho)
Dar bom conselho! (1ª OME)
Participação no “Mês de Maria” e Oração do Magnificat:
«Mostrou-me a cidade santa, que descia do Céu» minha alma glorifica o Senhor A Igreja é a nova Jerusalém, alicerçada sobre E o meu espírito se Aalegra em Deus, meu Salvador. a fé dos Apóstolos, na qual se reunirão, chamados Porque pôs os olhos na humildade da sua Serva: por Cristo Ressuscitado, os homens dos quatro De hoje em diante me chamarão bem-aventurada cantos da terra, para viverem em comunhão perfeitodas as gerações. ta com Deus e com os irmãos. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas: S. João contemplou-a em todo o seu esplenSanto é o seu nome. dor e perfeição. Contudo, ela está ainda a cami- A sua misericórdia se estende de geração em geração nhar, na humildade e na dor ao longo dos séculos, Sobre aqueles que o temem. na esperança de resplandecer de glória, quando Manifestou o poder do seu braço chegar a plenitude dos tempos. A nova Jerusalém E dispersou os soberbos. está ainda em construção e cada um de nós é Derrubou os poderosos de seus tronos uma pedra viva dessa morada de Deus, pedra E exaltou os humildes. trabalhada pelo Espírito Santo, recebido no BaptisAos famintos encheu de bens mo e no Crisma. E aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel, seu servo, Evangelho (Jo 14, 23-29) Lembrado da sua misericórdia, Como tinha prometido a nossos pais, «O Espírito Santo vos recordará tudo o que Eu A Abraão e à sua descendência para sempre. vos disse»