Os ofertórios deste fim de semana (3 e 4) são para a Universidade Católica Portuguesa. A Confraria de Nª Sª do Rosário recolherá mais uma vez os anuais de todos os associados de todas as aldeias, este domingo, dia 4, no Salão Paroquial. Terça-feira (dia 6): Cartório Paroquial (20h00): Reunião do Conselho Económico (Fábrica da Igreja). Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Quarta-feira (dia 7): Capª. de Bairros (18h00-19h00): Sacramento da Reconciliação / Confissões Sala1 (21h00): Reunião Mensal dos Vicentinos. Quinta-feira (dia 8): Capª. de Lantemil (18h0019h00): Sacramento da Reconciliação / Confissões. Salão paroquial (21h00): Encontro de formação-preparação para o Crisma. (iniciaram os encontros de preparação para o Crisma. Destinam-se aos jovens que concluíram o 10º de catequese. Mas todos aqueles (as) que interromperam a catequese no passado, depois da Profissão de Fé (e maiores de 18 anos) podem frequentar estes encontros para o Crisma. Podem ainda inscrever-se no cartório ou aparecer nesta reunião). Fórum Trofa XXI (21h00): Sessão Ordinária da Assembleia Municipal. Sexta-feira (dia 9): Ig. Matriz (18h00-19h30): Sacramento da Reconciliação / Confissões! Salão (20h30): Reunião Mensal de Leitores / Leitura orante da Palavra - Lectio Divina. Sábado (dia 10): Ig. Matriz (16h30): Festa das BemAventuranças (7º ano de catequese). Domingo (dia 11): DIA MUNDIAL DO DOENTE. Ig. Matriz (12h00): Celebração do Dia Mundial do Doente e bênção: eucaristia por todos os doentesfrágeis, pelos que cuidam deles, profissionais e auxiliares. Convidamos todos os doentes que possam vir, assim como os médicos, enfermeiros e auxiliares de acção médica residentes na paróquia. Também convidamos os grupos da paróquia que têm a sua missão relacionada com a Pastoral da Saúde (Pastoral da Saúde, os MEC’s, Vicentinos e Movtº da Mensagem de Fátima). Haverá a bênção para os doentes/frágeis e para os que cuidam deles.
Preparação para o Matrimónio: Os encontros de preparação para o Matrimónio (CPM) começaram no dia 2 de fevereiro (Sexta) às 21.30h, na cripta da Ig. Nova de São Martinho. Ainda se podem inscrever e aparecer nestes encontros. Mais informações no Cartório. Festas da Catequese e dias dos Baptismos: as festas da catequese e as datas dos baptismos comunitários, e toda a organização dos processos/ normas dos sacramentos estão disponíveis no site da paróquia. Para marcar os baptismos, devem passar pelo o cartório com antecedência. Lembramos que só pode ser padrinho de baptismo quem não esteja nas seguintes situações perante a Igreja (Divorciados recasados; casados só civilmente ou a viver em união de facto). Pelo menos um dos padrinhos deve ser crismado. Apostolado da Oração: estão em distribuição na Ig. Matriz e nas capelas os folhetos do Apostolado da Oração para se rezar pelas intenções do Stº Padre! Início da Quaresma: 14 de Fevereiro. CÔNGRUA PAROQUIAL - OFERTA / MISSAS: Ainda faltam muitas famílias darem o seu contributo! Convidamos os paroquianos a darem a sua oferta monetária à Igreja. Esta é uma contribuição anual que todos os paroquianos são convidados a dar livremente, segundo a sua consciência e possibilidade, para as várias despesas da paróquia. Podem também proceder à marcação de missas. Por favor, colaborem com a vossa comunidade e apoiem o seu sustento e manutenção. Obrigado! CONTAS: Ofertórios das eucaristias dos dias 27 e 28 de Janeiro: 331,41 eur. / Oferta particular para as obras: 500 eur. // NOTA: na próxima semana
serão apresentadas e distribuídas as contas gerais da paróquia, dos grupos, confrarias e comissões de festas relativas ao ano de 2017. Pedimos que estejam presentes nas missas! VISITA AO SSº SACRAMENTO E ATENDIMENTO: a Ig. Matriz está sempre aberta durante as horas de Cartório e das celebrações. As pessoas podem visitar A Ig. Matriz e visitar o SSº Sacramento, entrando pela porta da sacristia. Também o pároco estará sempre disponível para o atendimento espiritual e o diálogo, dentro do horário de cartório, por marcação telefónica ou encontro pessoal com ele.
Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Horários: Terça a Sexta: 9h30 - 12h30 15h30 - 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30
Ao contrário de Job, sofredor e incapaz de superar o mal, Jesus cura as doenças e expulsa os demónios. Assim Se afirma Senhor da vida e da morte, e anuncia desde já a ressurreição. E quer levar esta Boa Nova a toda a parte; por isso, não se deixa ficar preso pelos interesses, sempre limitativos, dos seus beneficiários, mas alarga a sua acção a todos os lados. Todavia esta actividade tão intensa não O impede de procurar um lugar ermo para aí orar ao Pai. 1ª leitura (Job 7, 1-4. 6-7) «Agito-me angustiado até ao crepúsculo» Job é o tipo de todo o homem que sofre e que não sabe encontrar explicação para o sofrimento. No entanto, ele sabe que o Senhor não é estranho a esse sofrimento; por isso, se abandona nas suas mãos, invocando-O e esperando a sua resposta. Se Job tivesse conhecido a Paixão de Cristo seguida da Ressurreição, teria encontrado resposta mais completa para a sua dor! Salmo responsorial (Salmo 146(147))
«Louvai o Senhor, que salva os corações atribulados.» 2ª leitura (1 Cor 9, 16-19. 22-23) «Ai de mim se não evangelizar!»
O que leva S. Paulo a pregar o Evangelho é exclusivamente a consciência que tem de que o deve pregar para salvação de todos. Até o direito que tem de ser assistido materialmente pelos irmãos ele rejeita, para ficar mais livre na sua pregação. E é na fidelidade à urgência deste serviço na fé e no amor a Cristo que ele experimenta a alegria da liberdade. Evangelho (Mc 1, 29-39) «Curou muitas pessoas, atormentadas por várias doenças»
Rezar não é perder tempo… “Todos Te procuram”. Há uma espécie de reprimenda nas palavras dos apóstolos. É verdade: há tantos doentes a curar, o sofrimento é um oceano inesgotável! Então, porque Se retira Jesus para um lugar deserto para rezar? Face às urgências do momento, não deveria ficar no meio dos pobres para os aliviar? Porém… As curas corporais, por mais importantes que sejam, têm apenas um tempo. Todos os miraculados de Jesus são mortos! Então Jesus quer fazer compreender que os seus milagres são sinais que apontam para outra realidade, infinitamente mais importante: a sua vitória sobre o único mal que pode verdadeiramente matar os homens, o pecado, a recusa do amor. É para isso que o seu Pai O enviou. Jesus deve, pois, alimentarSe desta vontade do Pai, para a cumprir até ao fim. Passar tempo a rezar não é perder o seu tempo. Pelo contrário, é deixar a vontade do seu Pai invadi-l’O cada vez mais. É isso que Jesus quer fazer compreender aos discípulos de então e de hoje: é preciso que também eles se enraízem cada vez mais profundamente neste amor do Pai. Então poderemos tornarnos testemunhas eficazes deste amor, que se transbordará, sem dúvida, no serviço muito concreto aos pobres e aos doentes, e que abrirá perspectivas sobre o nosso verdadeiro destino: a vida eterna junto do Pai.