Boletim Paroquial de Santiago Bougado 1347

Page 1

Mudança de hora: Nesta mesma noite, de 27 (sábado) para 28 (domingo) ocorre a mudança da hora. Os relógios atrasam uma hora! As eucaristias semanais passarão a ser às 19h30. Terça-feira (dia 30): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Quarta-feira (dia 31): Ig. Matriz (19h30): Eucaristia vespertina da Solenidade de Todos os Santos // Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. 1ª Quinta-feira (dia 1): Solenidade de Todos os Santos // O horário das missas de manhã é o mesmo de domingo. Não haverá missa às 12h00! • Cemitério (15h30): Celebração solene de Todos os Santos e oração por todos os fiéis defuntos. Será distribuído um folheto com uma mensagem do pároco e de início de Ano Pastoral. O grupo de jovens estará à porta do cemitério a vender peças de arte para as obras da paróquia. • O tradicional ofertório desta eucaristia do cemitério reverterá, mais uma vez, para as obras do Salão e da Residência. Este peditório será realizado pelos membros da Comissão de São Gens! Procuremos ser generosos neste peditório! Muito Obrigado! 1ª Sexta-feira (dia 2): Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos. // Ig. Matriz (7h00): Eucaristia e ida ao cemitério // Ig. Matriz (9h00): Eucaristia e ida ao cemitério // Ig. Matriz (19h30): Eucaristia, ofício de defuntos e ida ao cemitério // NOTA: os ofertórios destas 3 missas serão para as Almas. • Ig. Matriz (21h00): Celebração penitencial e confissões para os jovens crismandos e seus padrinhos. 1º sábado (dia 3): O seminário do Bom-Pastor celebra 50 nos com várias iniciativas e missa presidida por Dom Manuel Linda, às 11h00. • Salão paroquial (18h30): Reunião com o Movimento da Mensagem de Fátima. Estão em distribuição os jornais “A Voz de Fátima”. Pedimos aos zeladores o favor de os distribuir. Confrarias do Sagº Coração de Jesus, São José e Mensagem de Fátima: até ao fim do ano, os (as) zeladores (as) recolherão os anuais/cotas dos associados. No domingo (dia 4): Na Capela de Santa Luzia (9h30 - 12h00): As zeladoras da confraria de S. José (Madalena) e do Sagrado Coração de Jesus (Antónia Costa) vão fazer a recolha dos anuais da Trofa-Velha.

A confraria do Senhor e Santiago irá fazer já o seu primeiro peditório para a festa no dia 4 de novembro (Domingo), na aldeia da Lagoa.

CÔNGRUA PAROQUIAL:

a partir do dia 1 de Novembro até ao final do ano, convidamos todos paroquianos e suas famílias a dar a Côngrua Paroquial - ”Direitos paroquiais”: uma oferta monetária à Igreja. Esta é uma contribuição anual que todos os paroquianos integrados na comunidade são convidados a dar livremente, segundo a sua consciência, possibilidade e generosidade, para as várias despesas da paróquia. A manutenção de uma paróquia e os seus vários recursos humanos, espirituais e sociais tem sempre elevadas despesas, como por exemplo, as despesas com o pessoal em serviço permanente (ordenado do pároco e do secretário, e outras ofertas), as despesas de secretaria, as despesas do culto divino, as despesas com a formação dos agentes de pastoral, com a evangelização, com a catequese, as várias despesas de manutenção e conservação (eletricidade, limpeza, água, etc), as despesas em ações de caridade, etc...Agradecemos, desde já, a vossa generosidade e partilha. Exortamos a que cada um, na medida das suas possibilidades e vontade, possa cumprir este sinal de comunhão e partilha. Podem dar a vossa oferta no cartório ou então fazer por transferência bancária para o I-BAN da Fábrica da Igreja: PT50 0007 0605 00113510003 06. Neste caso devem comunicar para o e-mail da paróquia: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com. Em todas as ofertas passaremos respectivo recibo. Obrigado! MARCAÇÃO DE INTENÇÕES DE MISSA: os pagar os seus direitos os paroquianos podem também proceder à marcação de intenções de Missa para o próximo ano de 2018/2019. O oferecimento da Eucaristia é a melhor oferta, obra de caridade e sufrágio que podemos dar aos nossos entes queridos que já partiram! BALANÇO PASTORAL E PLANO PASTORAL DA PARÓQUIA: será distribuído um folheto com uma mensagem do pároco com um balanço do ano 2017/2018 e sobre as perspectivas pastorais e propostas para este novo ano de 2018/2019. CONTAS: Ofertórios Dominicais (dias 20 e 21 de Outubro): 450 eur. (para a pastoral das missões). / Caixas de S. Luzia: 92 eur. / Lampadários e caixas da Cap. De S. Gens: 17,30 eur.

Horário do Cartório Paroquial esta semana: Terça e Quinta-feira 09h00-12h30 | 14h00-18h00 Sexta-feira 09h00-12h30 | 14h00-19h00 Sábado 09h00-12h30

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

A Igreja, neste dia, recorda todos aqueles que «tendo atingido pela multiforme graça de Deus a perfeição e alcançado a salvação eterna, cantam hoje a Deus no Céu o louvor perfeito e intercedem por nós» Ou seja, a Solenidade de Todos os Santos não serve apenas para recordar aqueles que recebem no Céu como recompensa pelos méritos praticados em vida, mas para inspirar os atuais peregrinos terrenos a caminho da Pátria Celeste na busca da santidade perfeita a que Deus nos chama. Todos os Santos e Santas de Deus, rogai

por nós! 1ª leitura (Jer 31, 7-9) «Vou trazer de novo o cego e o coxo entre lágrimas e preces » Esta leitura refere-se, em primeiro lugar ao fim do exílio do povo de Deus em Babilónia. Mas ela é, ao mesmo tempo, o quadro onde encontram lugar todos os que sofrem e procuram salvação. Hoje, como então, a palavra de Deus anuncia essa salvação. O Senhor quer reunir todos os homens e de todos fazer um só povo, o seu povo. Para isso, chama-os das situações mais humilhantes em que eles se encontram, e oferece -lhes a vida nova que Cristo nos trouxe. Salmo responsorial (Salmo 125(126))

«O Senhor fez maravilhas em favor do seu povo.»

O verdadeiro sufrágio: O verdadeiro sufrágio dos nossos ente queridos defuntos - mais do que gastar rios de dinheiro em vaidades, que são mais para os vivos (flores, arranjos, etc) - passa por celebrar o Sacramento da Reconciliação pelos nossos pecados, oferecer a nossas eucaristias e comunhões eucarísticas com alma limpa, oferecer as nossas orações e sacrifícios, as nossas esmolas e visitar o cemitério com atitude de silencio, de oração e fazendo memória viva. Porque o amor e a esperança não morrem com a morte, procuremos então ajudar autenticamente os nossos entes queridos a chegar até Deus com as nossas orações! Eucaristias e adoração ao Santíssimo neste mês: durante este mês as nossas eucaristias e adorações ao Santíssimo Sacramento serão preenchidas por algumas reflexões sobre o Mês das Almas. Terço pelas Almas: o Movimento da Mensagem de Fátima rezará diariamente, antes das missas, o Terço por todas as almas, especialmente por todos os nossos familiares e benfeitores da paróquia. Indulgências: «Ao fiel que devotamente visitar o cemitério e nele orar, ainda que só mentalmente, pelos defuntos, concede-se indulgência aplicável somente às almas do Purgatório; esta indulgência é plenária em cada um dos primeiros oito dias de Novembro; nos restantes dias do ano, será parcial» (Manual das indulgências, concessão 13) / «Para ganhar a indulgência plenária, requer-se o cumprimento da obra indulgenciada e das três condições seguintes: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração segundo as intenções do Sumo Pontífice. É necessário, além disso, que não exista nenhum afeto a qualquer pecado, mesmo venial. Se faltar esta plena disposição, ou se não se cumprem as condições indicadas (…) a indulgência será apenas parcial». Dai-lhes, Senhor, o esterno

2ª leitura (Hebr 5, 1-6) «Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec » Jesus é, junto do Pai, sacerdote de toda a humanidade e não já de um só povo apenas. E não é sacerdote como os da Antiga Aliança, que morriam e tinham de ser substituídos. Jesus é sacerdote de outra maneira, à maneira de Melquisedec, aquela figura misteriosa que saiu ao encontro de Abraão, sem que se lhe conheça nem a origem nem o fim, imagem por isso de Jesus, sacerdote eterno, porque está vivo para sempre. Evangelho (Mc 10, 46-52) «Mestre, que eu veja » A profecia da primeira leitura, dizendo que entre os retornados do exílio estaria o cego, realiza-se em Jesus Cristo. O cego, proclamando-O “Filho de David”, reconhece n’Ele o Messias. Jesus, curando-o, recompensa a sua fé; mas simultaneamente mostra que os tempos do Messias e da salvação por Ele oferecida a descanso. Descansem em paz. Ámen! todos os homens tinham chegado ao meio deles.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Boletim Paroquial de Santiago Bougado 1347 by Paróquia de Santiago - Issuu