Boletim paroquial de santiago bougado 1292

Page 1

MÊS DE OUTUBRO: O mês de Outubro é chamado o “mês das Missões”. É também o “mês do Rosário”. Seria bom que nas nossas orações pessoais, familiares ou comunitárias tivéssemos em conta esta intenção! O dia mundial das missões é no domingo dia 22! Este Domingo (dia 8): Ig. Matriz de Santiago (16h00): Concerto dos Meninos Cantores do Município da Trofa "18 anos a cantar" com o coro Vox Et Communio (Penacova). Será um bom momento cultural para marcar o início do Ano Pastoral. Estejamos presentes! Terça-feira (dia 10): Ig. Matriz (21h30): Ensaio do grupo coral. Sexta-feira (dia 13): Sede dos Escuteiros (21h15): Reunião com os todos os dirigentes do nosso Agrupamento de Escuteiros 447 de Santiago de Bougado. Sábado (dia 14): Salão paroquial (18h30): Reunião Mensal do grupo da Acção Católica Rural. Salão paroquial (21h15): Reunião do Pároco com o novo Juiz da Cruz (e mordomos), com os novos elementos da Confraria do Senhor e S. Tiago e da Confraria de Nª Srª do Rosário deste ano pastoral. Agrupamento de Escuteiros 447 e novas inscrições: Nos próximos domingos (15 e 22) irão decorrer as inscrições para a integração nos escuteiros. Recordamos que só podem integrar o Agrupamento dos Escuteiros quem já estiver integrado na catequese e na vida paroquial da comunidade.

Durante o mês de Outubro vamos reunir com todos os membros do CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL para apresentar o Lema Pastoral da Diocese para este ano e delinear, mais especificamente, o nosso programa paroquial de pastoral, os nossos desafios e os objetivos para este ano e a situação do avanço das obras! Aguardemos! A vossa colaboração é essencial! Pedimos que cada grupo e seu coordenador entregue as fichas de avaliação e programação pastoral. LEMA PASTORAL PARA ESTE ANO PASTORAL DE 2017/2018: “Movidos pelo amor de Deus: A alegria do Evangelho é a nossa missão”. É este o lema que nos guiará neste novo ano pastoral. Somos chamados a procurar as fontes da alegria, para podermos aumen-

tar, alimentar e fazer crescer a nossa fé. Teremos oportunidade de aprofundar melhor este lema nos encontros com os grupos. Toda pastoral da paróquia está em marcha, procuremos todos renovar a fonte da nossa alegria movidos pelo amor de Deus. SITE DA PARÓQUIA: para marcar o início doe mais um ano pastoral o nosso Site da paróquia www.paroquiadebougado.pt vai ser renovado e está a ser atualizado com mais informações. Procurem consultar e a acompanhar toda a vida paroquial, tanto no site como na nossa página do Facebook. Todas as sugestões de melhoria e opiniões que acharem que podem dar, enviem para o nosso e-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com. Obrigado e aproveitem para nos visitar e acompanhar por estes meios! APOSTOLADO DA ORAÇÃO: estão em distribuição os folhetos com as intenções do Papa para o mês de Outubro. Levemos para rezar! Formação Diocesana para Ministros Extraordinários da Comunhão: No dia 17 de Outubro, às 21.00h no colégio das Teresianas em Santo Tirso, haverá mais uma sessão de formação para os MEC / Encontro e formação vicarial para Ministros Extraordinários da Comunhão: No dia 19 de Outubro, às 21h15, no salão paroquial do Muro, haverá um encontro vicarial de formação para os MEC da zona da Trofa. AGRADECIMENTO DO PÁROCO: no início deste novo ano pastoral quero agradecer a todos as pessoas dos grupos, movimentos, confrarias, mordomos e membros das comissões de festas da paróquia que se comprometeram e disponibilizaram a servir com a generosidade do seu tempo, da sua presença e dos seus sacrifícios a nossa paróquia, as nossas actividades e festas do ano pastoral passado de 2016-2017. Agradeço também a grande generosidade que sempre demonstram os paroquianos bougadenses quando é preciso fazer face às despesas e ao apoio de toda a actividade pastoral da nossa paróquia. Como sempre, conto convosco, com a vossa presença, ajuda e, sobretudo, com a vossa oração! Bom ano pastoral de 2017-2018 para todos (as). Felicito-vos por tudo o que sois e fazeis por Deus e pela nossa comunidade! Com Maria, renovemos a nossa alegria. Muito Obrigado! CONTAS: Ofertórios do fim de semana 30 de Setembro e 1 de Outubro: 386,42 eur. / Caixas da Capela de S. Gens: 41,80 eur.

Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h30 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Horários: Terça a Sexta: 9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30

tantas vezes, infiel a Deus ao longo do Antigo Testamento, agora O rejeita a Ele, o próprio Filho que Deus lhe enviou. O resultado será que outros virão a aproveitar do dom que eles rejeitaram. Foi assim que os pagãos, estranhos até então ao povo de Deus, vieram a entrar no seu povo, a Igreja de Cristo, a que hoje pertencemos.

1ª leitura ( Is 5, 1-7) «A vinha do Senhor do Universo é a casa de Israel » Esta primeira leitura ajuda-nos a compreender depois a do Evangelho, que nos vai falar dos vinhateiros homicidas. A vinha de que uma e outra leitura nos fala é a casa de Israel, o povo de Deus. O Senhor cuida deste povo como o bom agricultor cuida das suas vinhas. Mas este povo nem sempre correspondeu ao carinho que o Senhor teve para com ele. Salmo responsorial (Salmo 79 (80)) «A vinha do Senhor é a casa de Israel » 2ª leitura (Filip 4, 6-9) «Ponde isto em prática e o Deus da paz estará convosco » No meio de todos os valores deste mundo, que realmente o sejam, os cristãos não devem ter medo de os apreciar e deles se servirem. Tudo são dons do Deus da paz, Criador e Senhor de todos eles. Assim respondia o Apóstolo aos primeiros cristãos que viviam no meio dos pagãos e não sabiam, por vezes, como haviam de proceder em relação aos valores que encontravam na civilização deles.

A parábola do evangelho ilustra a recusa de Israel, na pessoa dos vinhateiros a quem foi confiada a “vinha”, ao projecto de salvação de Deus. A “vinha” não será destruída, mas os maus trabalhadores serão substituídos por outros. Quem são esses “outros”, aos quais é entregue a “vinha”? Somos todos nós, membros do novo povo de Deus, a Igreja, que tem a missão de produzir os seus frutos, para não frustrar as esperanças do Senhor na hora da colheita. De que tipo de frutos se está a falar? Há grupos religiosos, aparentemente vigorosos, desprovidos de frutos, sem compromisso com a justiça, com a paz e a fraternidade. É necessário testemunhar diante do mundo, com gestos de amor, de acolhimento, de compreensão, de misericórdia, de partilha, de serviço, a realidade do Reino que Jesus veio propor.

Não podemos criticar o proprietário da vinha, posto em cena por Jesus numa parábola, por ter negligenciado a sua vinha: ele trata da vinha com todos os cuidados… Não podemos criticar a sua paciência e a sua perseverança para com os vinhateiros: ele envia os seus servidores que são lapidados, envia outros que têm o mesmo destino e, enfim, envia o seu próprio filho, pensando que ele seria respeitado. Evidentemente, pensamos em Deus que toma cuidado do seu Reino e que envia até o seu próprio Filho. E nós, de que lado nos situamos? Jesus foi-nos enviado… Que fizemos do Evangelho (Mt 21, 33-43) seu mandamento de amor? Foram-nos enviados «Arrendará a vinha a outros vinhateiros» mensageiros… Escutámo-los? O Reino de Deus Usando a mesma comparação que já encontrá- não é devido, é-nos confiado. Esperando que não mos na primeira leitura, Jesus como que faz o jul- nos seja retirado… gamento do seu povo, que, no fim de ter sido, já


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Boletim paroquial de santiago bougado 1292 by Paróquia de Santiago - Issuu