Este Domingo (dia 27): FESTA DA SAGRADA FAMILIA. Neste dia a eucaristia das 12.00h será dinamizada pela Equipa da Pastoral Familiar e farse-á a Bênção das Famílias da nossa paróquia e a bênção de um pão familiar para levarem para casa. Pedimos às famílias que venham! ENCONTRO DE NATAL/CONCERTO: Também
Domingo (dia 3): SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR (Eucaristias solenes): Cap. de Lantemil 10h00): Festa do Menino / Igreja Matriz (12h00): Reunião de Piedade dos Escuteiros.
Nas eucaristias na Cap. Srª da Livração nos dias 1 e 3 de Janeiro irá ser feito o Peditório para o Menino. Colaborem! neste dia 27 haverá um concerto coral dos coros litúr- CPM/ PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO: gicos da nossa Vigararia. Este concerto tem, além de outros, a participação dos coros paroquiais de Santiago e São Martinho. O concerto será realizado na Igreja Paroquial de São Mamede de Coronado às 15.00h.
VISITA AOS DOENTES: esta semana o abade
vai acabar a visita dos doentes. CARTÓRIO PAROQUIAL: estará aberto na segunda, terça e quarta (dentro dos horários normais)/ Depois fica encerrado nos dias seguintes! Terça-feira (dia 29): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do Coro paroquial. Sexta-feira (dia 1): SOLENIDADE DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS/ DIA MUNDIAL DA PAZ: Eucaristias solenes: Cap. De Bairros (11h00) e Cap. de São Gens (17h30): Festas do Menino! Sábado (dia 2): Salão (21h00): Reunião do Grupo dos Acólitos.
Os encontros de preparação para o Matrimónio iniciarse-ão no dia 29 de Janeiro de 2016. Serão realizados na Cripta da Igreja nova da Trofa sempre às sextasfeiras às 21.30h. Os noivos que pensem casar nos tempos mais próximos devem frequentar estes encontros e para isso podem inscrever-se no cartório paroquial nos horários normais. JORNAIS “A VOZ DE FÁTIMA”: estão na sacristia para ser distribuídos pelos zeladores. Obrigado! RENOVAR/PAGAR, NO CARTÓRIO OU NOS ZELADORES AS ASSINATURAS DO JORNAL DIOCESANO “A VOZ PORTUCALENSE”!
CONTAS: Ofertórios das eucaristias (19 e 20 de
Dez.): 413, 75 eur. / Caixas da Cap.ª de S. Gens: 12,55 eur. / Caixas da Capela de Bairros: 5 eur. (para as Almas), 40 eur. (Caixa do Santíssimo e Nossa Senhora), 5 eur. (Santo António), 5 eur. (Pobres).
Santa Maria: MÃE DE MISERICÓRDIA O pensamento volta-se agora para a Mãe da Misericórdia. A doçura do seu olhar nos acompanhe neste Ano Santo, para podermos todos nós redescobrir a alegria da ternura de Deus. Ninguém, como Maria, conheceu a profundidade do mistério de Deus feito homem. Na sua vida, tudo foi plasmado pela presença da misericórdia feita carne. A Mãe do Crucificado Ressuscitado entrou no santuário da misericórdia divina, porque participou intimamente no mistério do seu amor. Escolhida para ser a Mãe do Filho de Deus, Maria foi preparada desde sempre, pelo amor do Pai, para ser Arca da Aliança entre Deus e os homens. Guardou, no seu coração, a misericórdia divina em perfeita sintonia com o seu Filho Jesus. O seu cântico de louvor, no limiar da casa de Isabel, foi dedicado à misericórdia que se estende «de geração em geração» (Lc 1, 50). Também nós estávamos presentes naquelas palavras proféticas da Virgem Maria. Isto servir-nos-á de conforto e apoio no momento de atravessarmos a Porta Santa para experimentar os frutos da misericórdia divina. Ao pé da cruz, Maria, juntamente com João, o discípulo do amor, é testemunha das palavras de perdão que saem dos lábios de Jesus. O perdão supremo oferecido a quem O crucificou, mostra-nos até onde pode chegar a misericórdia de Deus. Maria atesta que a misericórdia do Filho de Deus não conhece limites e alcança a todos, sem excluir ninguém. Dirijamos-Lhe a oração, antiga e sempre nova, da Salve Rainha, pedindo-Lhe que nunca se canse de volver para nós os seus olhos misericordiosos e nos faça dignos de contemplar o rosto da misericórdia, seu Filho Jesus. Papa FRANCISCO, Bula Misericordiae Vultus, 24
Quarta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h00 Horários: Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 Segunda a Quarta: www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com 09h30 às 12h30 Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA 15h00 às 19h30 Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 Sábado: Encerrado E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
“Como eleitos de Deus, santos e prediletos, revesti-vos de sentimentos de misericórdia, de bondade, humildade, mansidão e paciência” (Cl 13,12)!
- Dar o Menino Jesus a beijar.
1ª leitura (Sir 3, 3-7):
«Aquele que teme a Deus honra os seus pais»
A palavra de Deus faz o elogio da vida familiar. O Filho de Deus, ao fazer-Se homem, quis nascer e viver numa família humana. Foi ela a primeira família cristã, modelo, a seu modo, de todas as demais. O amor de Deus em todos os membros de uma família é condição fundamental para o crescimento, em paz, de todos os que nela nascem e vivem, como no quadro que o sábio nos apresenta nesta leitura.
fazer uma avaliação deste ano, quase no fim, naquilo que fizemos de bom e de menos bom como cristãos e programar e estabelecer os compromissos cristãos, na presença de Deus, para o novo ano de 2016.
Salmo responsorial (127(128) «Felizes os que esperam no Senhor
e seguem os seus caminhos»
2ª leitura (Col 3, 1-2. 21-24):
«A vida doméstica no Senhor.» Desde o princípio que os cristãos compreenderam que a sua fé se deve manifestar em toda a sua vida e muito particularmente na vida de família; esta pode ter sempre diante dos olhos a Sagrada Família de Nazaré, que constituiu a melhor experiência do que devem ser as nossas famílias. Evangelho (Lc 2, 41-52): «Jesus é encontrado por seus pais no meio dos doutores» Um dos poucos episódios que os Evangelhos nos contam da vida da Sagrada Família de Nazaré mostra-nos a orientação profunda de Jesus para o Pai celeste e a descoberta progressiva que Maria e José iam fazendo da pessoa e do mistério de Jesus. Assim há-de ser o progresso contínuo da vida da família cristã, vivida ela também sempre em relação a Jesus.
Estes dias de Natal terão proporcionado uma boa ocasião para viver os autênticos valores da família. Assim e após esta experiência pessoal, a liturgia propõe hoje à nossa reflexão a Sagrada Família como protótipo das boas relações familiares que devem manter-se ao longo de todo o ano. E até, quem sabe, como tema de revisão ao findar mais um ano. Nas leituras de hoje há lições para todos: esposas, maridos e filhos. No Evangelho é relatado o cuidado de Maria e José em levarem o Filho ao templo e familiarizá-lo com o culto ao Seu Deus. A solicitude em procurá-lo. A coragem em repreendê-lo. O respeito perante as respostas e as convicções do Filho. A submissão de Jesus ao regressar com os Seus pais a Nazaré. Lições muito oportunas num tempo em que os valores da família parecem estar em causa. Todos devem ajudar as famílias em dificuldades a superar os obstáculos.