Este Domingo (dia 6): Souto de Bairros (15h00): Festa do Melão. Terça-feira (dia 8): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial.
Cartório encerrado na Terça e Sábado! Os ofertórios do próximo fim de semana reverterão para a Pastoral da Mobilidade Humana. EUCARISTIA DAS 16H30 SUSPENSA: Nos meses de Agosto e Setembro a eucaristia das 16h30 (de sábado) estará suspensa! Retomará novamente em Outubro. Assim sendo as outras eucaristias serão rotativamente celebradas pelo Povo de Bougado. Por isso pedimos a vossa compreensão nos ajustes das intenções que vão ser feitos. VISITA AOS DOENTES: o Sr. abade continua ainda a visita espiritual aos doentes que pediram a sua presença e conforto. PEREGRINAÇÃO A FÁTIMA: Ainda há lugares disponíveis para a nossa peregrinação diocesana de 9 de Setembro. As pessoas que ainda desejam participar podem ainda inscrever-se até ao final do mês de Agosto no cartório paroquial.
Cartório Paroquial: Nos meses de Agosto
e Setembro o cartório terá algumas limitações no horário e nos dias de atendimento. Estará encerrado nos dias 17 a 25 de Agosto! Pedimos aos paroquianos que tenham assuntos pendentes ou necessidade de alguma resolução processual, quer de baptismos, matrimónios ou de outra ordem, como marcação de intenções de missa, o favor de marcarem com antecedência. Agradecemos a vossa compreensão!
O ano catequético 2016/2017 findou.
Trata-se de uma pausa para retemperar forças e para preparar um novo ano, que não nos deve afastar do encontro semanal com o Senhor, na Eucaristia. Todos os sábados e Domingos, há Eucaristia a até ao final do mês de Julho a eucaristia das 16h30 de sábado continua a ser dinamizada pela catequese, mostrando que fazemos férias do nosso quotidiano, das nossas tarefas e dos nossos ritmos exigentes, mas não fazemos férias do Senhor. Fazemos férias com o Senhor! CÔNGRUA PAROQUIAL: em tempo de férias e de descanso para muitos lembramos, mais uma vez, que nem todos os paroquianos e famílias cristãs fizeram o seu donativo/ oferta/ contributo paroquial respetivos ao ano 2016, e até dos anos anteriores. O contributo paroquial (“direitos”) é uma contribuição que todos os paroquianos são chamados a dar anualmente para as várias despesas da paróquia. Procurem cumprir com esta colaboração eclesial e moral. Se não tiveram possibilidades pelo menos passem pelo cartório para darem conhecimento da situação. MARCAÇÃO DE INTENÇÕES DE MISSA: Podem também proceder à marcação de intenções de Missa para os dias e celebrações que desejarem! INSCRIÇÕES DAS FAMÍLIAS: também ainda existem famílias que frequentam a vida paroquial que não se inscreveram no novo programa da paróquia! Procurem visitar-nos e serão sempre bem acolhidas. Obrigado! CONTAS: Ofertórios das eucaristias (29 e 30 de Julho): 373,92 eur / Ofertório de celebração de matrimónio: 23,47 eur. / Caixas da capela de Santa Luzia: 45 eur. / Oferta particular para a Igreja e para as obras: 10 000 eur.
Sacramento da Reconciliação: Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h00
(O pároco estará sempre disponível para atendimento espiritual e diálogo, dentro do horário de cartório, mas também por marcação telefónica ou encontro pessoal com ele)
Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Quarta a Sexta: 9h30 - 12h30 15h00 - 19h30
Evangelho (Mt 17, 1-9) «O seu rosto ficou resplandecente como o sol» A Transfiguração dá-nos a certeza de que Jesus é o Filho de Deus, Aquele que vem dar cumprimento à história da Salvação. Ele é a verdadeira tenda, a verdadeira habitação de Deus entre os homens. Aceitar Jesus Cristo, é aceitar o Pai. Para meditar…
1ª leitura (Dan 7, 9-10. 13-14) «As suas vestes eram brancas como a neve»
A Transfiguração
A Transfiguração confirma a fé dos Apóstolos, manifestada por Pedro em Cesareia de Filipe, e ajuda-os a ultrapassar a sua oposição à perspetiva da paixão anunciada por Jesus. Quem quiser Seu discípulo, terá de participar nos seus sofrimentos (Mt 16, 21-27. A Transfiguração é um primeiro resplendor da glória divina do Filho, chamado a ser Servo sofredor para salvação dos homens. Na oração, Jesus transfigura-se e deixa entrever a sua identidade sobrenatural. Moisés e Elias são protagonistas de um êxodo muito diferente nas circunstâncias, mas idêntico na motivação: a fidelidade absoluta a Deus. A luz da TransfiguSalmo responsorial (Salmo 96 (97)) ração clarifica interiormente o seu caminho ter«O Senhor é rei, o Altíssimo reno. Quando a visão parece estar a terminar, sobre toda a terra.» Pedro como que tenta parar o tempo. É, então, envolvido com os companheiros pela nuvem. É a nuvem da presença de Deus, do mistério que 2ª leitura (2 Pedro 1, 16-19) se revela permanecendo incognoscível. Mas «Ouvimos esta voz vinda do céu» Pedro, Tiago e João recebem dele a luz mais resplandecente: a voz divina proclama a identiTestemunha da Transfiguração, Pedro não se dade Jesus, Filho e Servo sofredor (cf Is 42, 1). limita a dar a notícia do acontecimento. Tira dele a seguinte conclusão: a nossa fé não se Desafio da Semana: Ler a passaapoia em lendas ou mitos. Apoia-se numa Pes- gem bíblica da Transfiguração do Senhor, escosoa, Jesus Cristo, que viveu no meio deles e lher a personagem com que mais me identifico cuja Transfiguração tiveram o privilégio de pre- e repensar este episódio como se eu o vivesse. senciar. No meio da provação, é necessário saber descobrir o lado oculto dos acontecimentos, ou melhor, dirigir o nosso olhar para Aquele que o autor do Livro de Daniel descreve «como um filho do homem». O profeta Daniel contempla a glória do Messias, que a Si mesmo se chamara «Filho do Homem». Revestido de poder, o próprio Jesus, que há-de sofrer muito, será exaltado à direita de Deus para onde levará e reunirá toda a Humanidade numa só família e triunfará eternamente.