Boletim paroquial de santiago bougado 1286

Page 1

Terça-feira (dia 29): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Preparação para as Festas em honra de São Gens e de Nª Sª da Alegria. FESTAS EM HONRA DA SENHORA DA ALEGRIA E SÃO GENS: 1º Sábado (dia 2): Cap. São Gens (18h00): Eucaristia solene e consagração mães e crianças. Domingo (dia 3): Cap. São Gens (9h00): Eucaristia! // Alameda de São Gens (10h45): Procissão com a participação dos movimentos, confrarias da paróquia, devotos e peregrinos // Cap. São Gens (11h30): Eucaristia Solene, presidida pelo bispo auxiliar do Porto, Dom Pio Alves // Largo de São Gens (16h00): Festival Folclórico! PEREGRINAÇÃO DAS “GENTES DO MAR” (São Gens de Cidai, na segunda-feira, dia 18), com eucaristias às 9h00 e 10h30. EUCARISTIA DAS 16H30 SUSPENSA: Nos meses de Agosto e Setembro a eucaristia das 16h30 (de sábado) estará suspensa! Retomará novamente em Outubro. Assim sendo as outras eucaristias serão rotativamente celebradas pelo Povo de Bougado. Por isso pedimos a vossa compreensão nos ajustes das intenções que vão ser feitos. PEREGRINAÇÃO A FÁTIMA: Ainda há lugares disponíveis para a nossa peregrinação diocesana de 9 de Setembro. Quem desejar participar pode ainda inscrever-se até ao final do mês de Agosto no cartório paroquial.

MATRÍCULAS PARA A CATEQUESE NO ANO PASTORAL 2017-2018: continuam abertas as inscrições, no cartório! INÍCIO DO ANO PASTORAL 2017-2018: depois de um tempo de pausa, descanso e férias, no mês de setembro o pároco vai começar a reunir com todos os grupos e movimentos paroquiais para a programação da Agenda Pastoral da Paróquia. Colaboremos! VISITA AOS DOENTES: o sr. Abade vai finalizar esta semana a sua visita aos doentes!

CÔNGRUA PAROQUIAL: em tempo de férias e de descanso para muitos lembramos, mais uma vez, que nem todos os paroquianos e famílias cristãs fizeram o seu donativo/ oferta/ contributo paroquial respetivos ao ano 2016, e até dos anos anteriores. O contributo paroquial (“direitos”) é uma contribuição que todos os paroquianos são chamados a dar anualmente para as várias despesas da paróquia. Procurem cumprir com esta colaboração eclesial e moral. Se não tiveram possibilidades pelo menos passem pelo cartório para darem conhecimento da situação. MARCAÇÃO DE INTENÇÕES DE MISSA: Podem também proceder à marcação de intenções de Missa para os dias e celebrações que desejarem! INSCRIÇÕES DAS FAMÍLIAS: também ainda existem famílias que frequentam a vida paroquial que não se inscreveram no novo programa da paróquia! Procurem visitar-nos e serão sempre bem acolhidas. Obrigado! CONTAS: serão apresentadas no próximo boletim paroquial. Agradecemos a compreensão!

Quarta-feira | Capelas de Bairros e Lantemil | 17h30 - 19h00 Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h30 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Horários: Terça a Sexta: 9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30

lugares a missão salvadora de Cristo. Assim, já na terra, eles encontrarão as chaves do reino dos Céus.

Para meditação...

1ª leitura ( Is 22, 19-23) «Porei aos seus ombros a chave da casa de David» As chaves são o sinal do poder, como se pode ver já nesta leitura do Antigo Testamento. Assim, ela prepara-nos para compreendermos a linguagem de Jesus no Evangelho. Mas já aqui, a maneira como o profeta fala do administrador do palácio real faz entrever Alguém que é mais do que ele, e que terá o poder de abrir e fechar a Casa de David, Casa esta que é, em última análise, o próprio Jesus, e o seu Corpo que é a Igreja. Ele é a chave que abre, e a Porta, por onde se pode entrar, e a Casa que Deus prometeu construir a David. almo responsorial (Salmo 137 (138)) «Pela vossa misericórdia, não nos abandoneis, Senhor» 2ª leitura (Rom 11, 33-36) «D’Ele, por Ele e para Ele são todas as coisas» No fim de ter exposto o mistério da salvação e particularmente o que pensa sobre os destinos do povo de Israel, S. Paulo conclui com este hino à sabedoria de Deus. Evangelho (Mt 16, 13-20) «Tu és Pedro e dar-te-ei as chaves do reino dos Céus» A missão da Igreja, e, na Igreja, a dos Apóstolos, é a mesma missão de Jesus: restabelecer a Aliança entre Deus e os homens, ligar e desligar, tornar presente entre os homens de todos os tempos e

No centro da reflexão que a liturgia do 21º Domingo do Tempo Comum nos propõe, estão dois temas à volta dos quais se constrói e se estrutura toda a existência cristã: Cristo e a Igreja. O Evangelho convida os discípulos a aderirem a Jesus e a acolherem-n’O como “o Messias, Filho de Deus”. Dessa adesão, nasce a Igreja – a comunidade dos discípulos de Jesus, convocada e organizada à volta de Pedro. A missão da Igreja é dar testemunho da proposta de salvação que Jesus veio trazer. À Igreja e a Pedro é confiado o poder das chaves – isto é, de interpretar as palavras de Jesus, de adaptar os ensinamentos de Jesus aos desafios do mundo e de acolher na comunidade todos aqueles que aderem à proposta de salvação que Jesus oferece. A primeira leitura mostra como se deve concretizar o poder “das chaves”. Aquele que detém “as chaves” não pode usar a sua autoridade para concretizar interesses pessoais e para impedir aos seus irmãos o acesso aos bens eternos; mas deve exercer o seu serviço como um pai que procura o bem dos seus filhos, com solicitude, com amor e com justiça. A segunda leitura é um convite a contemplar a riqueza, a sabedoria e a ciência de Deus que, de forma misteriosa e às vezes desconcertante, realiza os seus projectos de salvação do homem. Ao homem resta entregar-se confiadamente nas mãos de Deus e deixar que o seu espanto, reconhecimento e adoração se transformem num hino de amor e de louvor ao Deus salvador e libertador.

PALAVRA PARA O CAMINHO «Para vós, quem sou Eu?» Tomemos tempo para colocar esta questão a nós mesmos, no real muito concreto das nossas existências. Quem é Jesus para nós? E que “dizemos” d’Ele – ou não dizemos – quando se apresenta ocasião para testemunhar a nossa fé?


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.