Pratica a Misericórdia
Este fim-de-semana: DOMINGO DE RAMOS/ INÍCIO DA SEMANA SANTA: Os peditórios das eucaristias serão para as despesas do Juiz da Cruz! Procuremos colaborar! Ig. Matriz (11h00) - MISSA SOLENE DO DOMINGO DE RAMOS com bênção, procissão e homenagem a todos os pais. Para além dos ramos de oliveira, trazer uma flor para entregar aos nossos pais. Todos (famílias, catequese, movimentos estamos convidados a celebrar e dar início à SEMANA SANTA E À PÁSCOA! Escadório de S. Gens (19h30): VIA-SACRA ENCENADA. Participemos neste momento! Esta semana: O cartório paroquial estará aberto na segunda, terça e quarta! Aproveitem para regalarizarem a situação paroquial. Terça-feira (dia 22): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Quarta-feira (dia 23): Salão (16h30): Encontro de preparação com todas as crianças e jovens do 4º,5º,6º, 7º, 8º, 9º e 10º com o pároco. Ig. Matriz (17h00-19h00): SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO somente para as crianças e jovens que não puderam vir às últimas confissões! I Ig. Matriz (depois da eucaristia): Momento de Oração: “Rogai”. TRÍDUO PASCAL: ver a toda a programação na ágina das intenções! Procuremos participar! Convidam-se também todos os catequizandos a participarem nestas grandes celebrações! MUDANÇA DA HORA: na noite de Páscoa (madrugada de 27 Março) os relógios adiantam 60 minutos. Atenção aos horários!
ras) vão percorrer a paróquia anunciando a alegria pascal no compasso! A cerimónia de partida será na Igreja, pelas 9h15, onde convidamos as pessoas a estarem presentes. Depois param para almoço às 13h00 e recomeça às 14h30. No final, todos os grupos se reúnem em Cidai até às 20h00 e depois seguem até à Igreja Matriz onde se concluirá com a Eucaristia Solene pelas 20h30. Juntamente com os membros dos grupos andarão os nossos 2 diáconos, João Alves e José Maria e virá um de fora. O senhor abade, Pe. Bruno só andará na parte da tarde, pois tem que celebrar as eucaristias. Este ano vai andar pela Aldeia de Cedões. Não há seminaristas disponíveis para estarem connosco, no entanto, todas as pessoas que são enviadas são dignas de levar a mensagem de Cristo. Procuremos acolher a todos com respeito, dedicação e fé. É Cristo que nos visita! O Povo de Bougado é sempre hospitaleiro, generoso, valente e amável. Por isso vamos continuar a ser grandes na fé!
VISITA AOS DOENTES E BÊNÇÃO DE CASAS NOVAS: o abade vai iniciar as visitas. Pede-se às famílias e aos ministros ex. da comunhão o favor de fazerem a inscrição no cartório. Também as famílias que desejarem a bênção das suas casas devem fazer a inscrição no cartório. DIA DIOCESANO DA FAMILIA: no dia 24 de Abril, no Pavilhão Rosa Mota, vai decorrer o dia diocesano da família para o qual se convidam todos os casais que celebram o 10º, 25º, 50º e 60º aniversário de matrimónio. Terão eucaristia com o bispo e será feita renovação das promessas e receberão um diploma. Os casais que estiverem interessados em participar devem fazer a sua inscrição até 7 de Abril, no cartório paroquial. A equipa da Pastoral Familiar da paróquia também vai procurar e inscrever os casais interessados. PEREGRINAÇÃO DOS FRÁGEIS: no dia 17 de Abril, no Euro-parque de Santa Maria da Feira, vai decorrer a peregrinação diocesana dos doentes. A nossa paróquia vai participar. VISITA PASCAL: como de costume nos anos CONTAS: Ofertórios das eucaristias (12 e 13 anteriores, os 7 grupos do compasso (Lagoa, Bairros, de Março.): 325,35 eur./ Ofertório de MatrimóMaganha, Cidai, Cedões, Lantemil, Trofa-Velha e Patei- nio: 35,00eur. / Ofertório de 7º dia: 12,15 eur.
Quarta-feira (dia 23): Igreja Matriz | 17h00 - 19h00 Horários: Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 Segunda e Quarta: www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA 09h30 às 12h30 Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 15h00 às 19h30 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
leia O tinham acompanhado e Lhe saíram ao encontro no caminho do Calvário e O seguiram até à hora da sua morte; é ele o único que refere o suor de sangue na agonia de Jesus, como também a oração do bom ladrão na cruz e o perdão que em resposta o Senhor lhe oferece. Ele é, de facto, o evangelista da misericórdia de Jesus.
1ª leitura (Is 50, 4-7):
«Não desviei o meu rosto dos que Me ultrajavam, mas sei que não ficarei desiludido »
Esta leitura é um dos chamados “Cânticos do Servo do Senhor”. Este Servo revela-se plenamente em Jesus, na sua Paixão: Ele escuta a palavra do Pai e responde-lhe cheio de confiança, oferecendo-Se, em obediência total, pela salvação dos homens.
Salmo responsorial (21(22)) «Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes? »
“Depositou-o num sepulcro escavado na rocha onde ninguém ainda tinha sido sepultado!”
Sepultar os mortos (7ª OMC)
Rezar a Deus, por vivos e defuntos! (7ª OMC)
2ª leitura (Filip 2, 6-11): «Humilhou-Se a Si próprio; por isso Deus O exaltou »
Esta leitura é também um cântico, mas agora do Novo Testamento, muito provavelmente em uso nas primitivas comunidades cristãs. Nele é celebrado o Mistério Pascal: Cristo fez-Se um de nós, obedeceu aos desígnios do Pai e humilhou-Se até à morte, e foi, por isso, exaltado até à glória de “Senhor”, que é a própria glória de Deus.
Valorizar a participação nas celebrações da Semana Santa e do Tríduo Pascal !
Evangelho (Lc 22, 14-23, 56):
São Lucas é evangelista especialmente culto, pois que, segundo a tradição, era médico, e muito atento a circunstâncias mais significativas da sensibilidade dos participantes da Paixão do Senhor, como na referência às mulheres que desde a Gali-
Pe. Bruno, pároco