Boletim paroquial de santiago bougado 1242

Page 1

Este fim de semana (dias 22 e 23): Dia Mundial das Missões! Os ofertórios são para as Missões! Segunda-feira (dia 24): Sala 2 (21h00): Encontro das “Oficinas de Oração e Vida -Aprender a orar para aprender a viver”. Terça-feira (dia 25): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do Coro Paroquial. Quarta-feira (dia 26): Ig. Matriz (8h00): Missa. Ig. Nova de São Martinho (das 16h00 às 20h00): CONFISSÕES GERAIS! Salão paroquial (20h30): REUNIÃO IMPORTANTE COM TODOS OS MEMBROS ELEITOS E NOMEADOS DO CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL (CPP). Para a apresentação dos estatutos, eleição do conselho permanente, análise do plano pastoral da paróquia e definição de um plano de actividades da paróquia para a angariação de fundos para as obras da paróquia. A presença ou ausência de todos os membros nomeados constará em ata! Por isso, as pessoas que foram eleitas têm agora uma importante missão de colaboração com o pároco na organizarão e programação da pastoral da paróquia, pois foram nomeadas pelo bispo. Contamos convosco e com a vossa ajuda. Muito obrigado! Quinta-feira (dia 27): Salão de Alvarelhos (21h00): Encontro de Catequistas. Sexta-feira (dia 28): Ig. Matriz (8h00): Missa. Ig. Matriz: CONFISSÕES GERAIS para a Solenidade de Todos Santos e Fiéis Defuntos. Estarão presentes vários sacerdotes. (mais de tarde). Os horários serão os seguintes: das 9h30 às 12h00 e das 17h00 às 20h00. Aproveitemos este momento de graça e de misericórdia para se reconciliarem com Deus, com a Igreja e com os irmãos. Experimentemos o amor infinito de Deus que não se cansa de nos perdoar, porque nos ama. Procuremos limpar o nosso coração para melhor oferecer as nossas orações pelos nossos queridos defuntos e alcançar as indulgências. Os sacerdotes acolherão bem a todos! Sábado (dia 29): Salão (21h00): Reunião do grupo dos Acólitos. Este fim-de semana (dias 29-30): MUDANÇA LEGAL DA HORA (os relógios atrasam 60 min.)/ HORÁRIO DE INVERNO: as eucaristias semanais - salvo em algumas excepções - serão às 19h30! CONFRARIAS DO SAGº CORAÇÃO DE JESUS E DE SÃO JOSÉ: até ao fim do ano, os (as) zeladores (as) recolherão os anuais/cotas dos associados. Mais tarde será novamente distribuído aos paroquianos um folheto informativo sobre as normas e benefícios das várias

confrarias a que têm direito os respectivos associados! // No Domingo (dia 30): Na Capela de Santa Luzia (9h - 12h): As zeladoras da confraria de S. José (Madalena) e do Sagrado Coração de Jesus (Antónia Costa) vão fazer a recolha dos anuais desta zona. MISSAS PELOS OS ASSOCIADOS FALECIDOS: pede-se aos zeladores (as) das confrarias de S. José e do Sagº Coração de Jesus o favor de entregar à pessoa responsável a lista dos associados (as) falecidos no ano pastoral 2015/2016 para se mandar celebrar na paróquia as respectivas missas a que têm direito. Muito Obrigado! E rezamos por eles! As Liturgias diárias: As pessoas que subscreveram e desejam renovar as assinaturas devem proceder ao pagamento até ao dia 29 de Outubro.

O pobre clamou e o senhor o ouviu !

Celebração do Jubileu paroquial da catequese e da paróquia: no dia 5 de Novembro

(sábado) a catequese paroquial vai promover uma caminhada jubilar até à Capela de Nossa Senhora das Dores. A catequese será substituída por este momento. Sairemos da Igreja às 15.00h com uma pequena celebração e caminharemos por ruas secundárias até ao parque de Nossa Senhora das Dores onde entraremos em procissão na Capela pela porta jubilar. Depois celebraremos a eucaristia no parque junto do palco a partir das 16h00. Além da catequese poderão participar todos os outos grupos paroquiais, movimentos, e as famílias. A paróquia de São Martinho de Bougado também participará neste evento conjunto. SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS: dia 31, às 19h30: Eucaristia vespertina desta Solenidade; na Terça, dia 1, o horário das missas de manhã é o de domingo. A tradicional celebração no Cemitério será celebrada à tarde às 15h30! O OFERTÓRIO DESTA EUCARISTIA SERÁ JÁ PARA AS OBRAS DO CENTRO PASTORAL PAROQUIAL (RESIDÊNCIA E SALÃO) (sede generosos! Faremos primeiro estas obras muito necessárias e depois se os paroquianos ajudarem o pároco nestas obras, avançaremos então para um futuro centro de dia! Vamos pra frente! Ajudem)/O NOSSO GRUPO DE JOVENS VAI VENDER À PORTA DO CEMITÉRIO PEÇAS DE ARTE PARA AS OBRAS DA PARÓQUIA. Vai ser distribuído também um folheto informativo!

Segunda-feira (dia 2): COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS: Ig. Matriz (7h00): Eucaristia e procissão ao cemitério/ Ig. Matriz (9h00): Eucaristia e procissão ao cemitério/ Ig. Matriz (19h30): Eucaristia com ofício e procissão ao cemitério. (OS OFERTÓRIOS DESTAS EUCARISTIAS SERÃO PARA AS ALMAS)

CONTAS: Ofertório dominical (dia 15 e 16 de Outubro): 367.28 eur./ Oferta particular para as obras da paróquia: 500 eur.

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Terça a Sexta:

9h30 - 12h30 15h00 - 19h30

Sábado

9h30 - 12h30

1ª leitura (Sir 35, 15b-17. 20-22a) «A oração do humilde atravessa as nuvens» Deus é a própria Verdade; diante d’Ele o homem deve agir com toda a verdade, sob pena de não ser acolhido por Ele. A oração deve ser o momento mais verdadeiro diante de Deus. E a oração humilde será sempre escutada por Deus. Salmo responsorial (Salmo 33(34)) «O pobre clamou e o Senhor ouviu a sua voz.» 2ª leitura (2 Tim 4, 6-8. 16-18) «Já me está preparada a coroa da justiça» A leitura faz-nos escutar a última mensagem de S. Paulo antes de sofrer o martírio: abandonado dos homens, ele sente-se plenamente confiante na justiça de Deus que nunca o abandonou nem abandonará. Evangelho (Lc 18, 9-14) «O publicano desceu justificado para sua casa e o fariseu não » Jesus ensina, por meio de uma parábola, como devemos orar. Este ensinamento não se aplica somente à oração individual, mas também à oração da assembleia litúrgica, onde os sinais de festa hão-de proceder sempre de um coração humilde e consciente do dom de Deus, que comunitariamente celebramos.

No domingo passado, refletimos sobre a necessidade da oração perseverante. Mas não basta rezar, é preciso rezar bem. No Evangelho, Jesus aponta como agradável a Deus a oração feita com humildade por um pecador que que se apresenta diante de Deus contrito e de mãos vazias, mas disposto a acolher a Sua misericórdia. O fariseu apresenta-se no templo como “santo” e o publicano como pecador. O fariseu, cheio de arrogância e hipocrisia, enquanto o publicano, sem ousar levantar os olhos, reza com humildade. O fariseu, mais do que rezar, enche-se de si mesmo, com a sua observância dos mandamentos; mas a sua atitude e as suas palavras estão longe do modo de agir e falar de Deus, que ama a todos e não despreza os pecadores. O publicano comporta-se humildemente, certo de ser apenas um pecador necessitado de compaixão. Se o fariseu não pede nada porque já tinha tudo, o publicano só pode mendigar a misericórdia de Deus. O farisaísmo fecha-se no seu «eu» a quem adora. Pensa que se salva a si mesmo! É incapaz de ver as suas fragilidades e faltas. E, consequentemente, deturpa a sua relação com Deus e com os irmãos.

Com Maria, sejamos missionários da misericórdia! A tarefa missionária não é uma opção: é uma consequência lógica da nossa fé e do nosso batismo. É a resposta atuante de quem sabe que Deus o ama e o envolve naquele amor misericordioso que supera as nossas imperfeições, nos eleva à categoria de seus filhos e nos promove em todos os âmbitos da nossa vida. É uma faceta do ser Igreja, pois esta existe para ser no mundo “testemunha da ressurreição do Senhor Jesus”. Precisamos, pois, de missionários. De homens e mulheres «comuns» que se disponham a dar largas ao impulso de uma fé que é dinamicamente «contagiante». + D. Manuel Linda


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Boletim paroquial de santiago bougado 1242 by Paróquia de Santiago - Issuu