Este Domingo (dia 17): Cap. Lantemil (11h00): Eucaristia solene da Festa em honra de Nª Srª da Livração/ (17h00): Oração do Terço e procissão solene. Terça-feira (dia 19): Ig. Matriz (depois da eucaristia): Ensaio do coro paroquial. Sexta-feira (dia 22): Salão paroquial (21h00): Reunião com todos os membros da Confraria e da Comissão de S. Gens e Nª Sª da Alegria.
Peregrinação paroquial a Fátima (13 de Agosto, sábado): Estão abertas as inscri-
nascimento do Registo Civil e comprovativo de Baptismo (Cédula de Baptismo ou outro documento com a mesma indicação)/ No caso de serem de paróquias de fora, devem trazer uma autorização do respectivo pároco para que a criança ou adolescente possa frequentar a catequese na nossa paróquia/ A paróquia tem um seguro de acidentes e responsabilidade civil específico para todos aqueles (as) que frequentam a catequese. Por isso, para alem do valor dos novos catecismos, terão também que contribuir para o pagamento desse seguro cada vez mais necessário. Depois os catequistas ficarão responsáveis por receber esses pagamentos!/ NOTA: só se inscreve no 1º ano de catequese quem entrar para o 1º ano da escola primária! A catequese na nossa paróquia será feita aos sábados, antes ou depois da missa, segundo os horários estabelecidos!
ções/reservas no Cartório até 1 de Agosto (limite máximo para inscrições). Para as crianças e adolescentes que frequentam a Catequese é gratuito! Para os restantes: Adultos: 13 eur.; e para as crianças até aos seis anos que ainda não frequentam a catequese: 6 eur. Aproveitemos esta peregrinação paroquial. FESTA E BÊNÇÃO DAS FAMÍLIAS: a exemplo do ano passado, também neste ano de FESTA DO SENHOR E S. TIAGO: de 25 a 31 2016 se irá realizar a Festa das Famílias para toda a Vigararia da Trofa/Vila do Conde. Será de Julho. Vejam os respetivos programas! no dia 11 de Setembro, no Santuário do SameiXLII ENCONTRO NACIONAL DA PASTORAL ro, em Braga. Começará às 10h00 e após o LITÚRGICA (de 25-29 de Julho, em Fátima). almoço haverá convívio e espetáculo de aniAlguns membros dos grupos da liturgia da mação e às 17h00 será celebrada a eucaristia. A paróquia vai disponibilizar autocarros para nossa paróquia participarão neste encontro. quem quiser ir. Mais informações serão dadas. Passeio anual sénior: A Câmara vai organizar o passeio de idosos no dia 2 de Setembro. Será a Lamego. Inscrições e mais informação CONTAS: Ofertórios dos dias 9 e 10 de Junho: 354,12 eur. / Ofertório de Matrimónio: 17 na junta de freguesia de 11 a 22 de Julho. eur. / Ofertório de 7º dia: 23,36 eur. / Ofertório de Exéquias: 60,47 eur. / Ofertas para as INSCRIÇÕES PARA A CATEQUESE DO ANO obras da paróquia: 300 eur (dos nossos catePASTORAL DE 2016/2017: Durante o mês de quistas); 340 eur. (do nosso grupo de jovens). Julho estão abertas, no cartório paroquial, as O pároco agradece sempre toda a colaboração generosidade dos grupos e movimentos, inscrições para o 1º ano de catequese! Docu- eagora e no futuro, para com a nossa comunimentos necessários: Certidão de registo de dade paroquial e as suas necessidades.
Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h30 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
que Ele é Aquele que é chamado Fiel, cuja aliança com os homens é eterna, e da qual o testemunho máximo é a Encarnação redentora de seu próprio Filho, Jesus Cristo, nosso Salvador.
PALAVRA PARA O CAMINHO….
1ª leitura (Gen 18, 1-10a)
«Senhor, não passeis sem parar em casa do vosso servo» A hospitalidade de Abraão mereceu-lhe acolher em sua casa o próprio Senhor Deus, e d’Ele ouvir a promessa de um filho, que viria a ser o transmissor das promessas e da aliança de Deus ao seu povo. A hospitalidade de Abraão é, ao mesmo tempo, sinal de caridade, de confiança, de paz. E o Deus da paz respondeu-lhe generosamente.
Salmo responsorial (Salmo 14(15))
«Quem habitará, Senhor, no vosso santuário? »
2ª leitura (Col1, 24-28)
«O mistério oculto ao longo dos séculos e agora manifestado aos seus santos » Apesar de escrever da prisão, o apóstolo exulta de alegria ao ver como Cristo Se torna conhecido entre os pagãos e os leva a penetrarem no mistério divino do qual Cristo é a revelação aos homens. Todos os tempos anteriores a Cristo se encaminhavam para Ele, e agora, depois d’Ele, é à luz de Cristo que tudo pode ser compreendido. Ele próprio é o mistério de Deus revelado aos homens, que assim, de pagãos, se tornam cristãos, discípulos e membros de Cristo.
Evangelho (Lc 10, 38-42)
Horários: Terça a Sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 09h30 às 12h30
«Marta recebeu Jesus em sua casa. Maria escolheu a melhor parte » O que Abraão ouviu da boca do estranho peregrino que passava à sua porta, escuta-o agora Marta da boca do próprio Filho de Deus, hóspede na casa das duas irmãs. O Senhor é o mesmo, e as suas repetidas visitas aos homens testemunham
O acolhimento de Marta ou o de Maria? Qual será o nosso acolhimento nesta semana, para com aqueles que vamos encontrar e que são Cristo no nosso caminho? Deixarmonos absorver, como Marta, por tudo aquilo que vamos fazer para eles? Ou antes, ao jeito de Maria, procurar partilhar um tempo gratuito com eles, sentarmo-nos, parar um pouco para os escutar? Esta época do ano – tempo de férias, de evasão, de descanso – é um tempo privilegiado para invertermos a marcha alienante que nos massacra. Que este tempo não seja mais uma corrida desenfreada para lugar nenhum, mas um tempo de reencontro connosco, com a nossa família, com os nossos amigos, com Deus e com as nossas prioridades. A oração e a escuta da Palavra podem ajudar-nos a recentrar a nossa vida e a redescobrir o sentido da nossa existência.
Reza esta semana… Ó Senhora imaculada, silenciosa, De sorriso virginal, Frescura envolvida na canção formosa Do amanhecer inicial. Senhora do vestido simples da graça Que íntima aurora Te deu, Florindo, sobre a luz da terra que passa, À luz primeira do Céu. Senhora, o teu celeste olhar de padroeira Floresça em nosso interior, Abrindo a senda da pureza verdadeira Que nos conduza ao Senhor.
(Hino da Liturgia das Horas)