Boletim paroquial de santiago bougado 1328

Page 1

Mês de Junho - Mês do Coração de Jesus: neste mês o terço continuará a ser rezado diariamente pelo Movimento da Mensagem de Fátima e será enriquecido com meditações sobre a espiritualidade do Coração de Jesus. Durante o este mês de Junho propomos às famílias que a assinatura de uma das revistas de espiritualidade do Apostolado da Oração (dos jesuítas): O Mensageiro do Coração de Jesus e a Cruzada. Podem fazer inscrição no cartório paroquial. Aproveitem. Terça-feira (dia 19): Ig. Matriz (no fim da eucaristia): Ensaio do coro paroquial. Quarta-feira (dia 20): Salão paroquial (19h00): Reunião do Conselho Económico. Sexta-feira (dia 22): Igreja Matriz (18h30-19h30): Sacramento da Reconciliação / Confissões. Os ofertórios do próximo fim de semana (dia 23 e 24) serão para a Santa Sé. A comissão de festas em Honra de Nª Sª da Livração irá continuar o seu peditório. Colaboremos! Sobre a Catequese e a Eucaristia: O ano catequético 2017/2018 está a chegar ao fim. No entanto, esta pausa para retemperarmos forças e para preparar um novo ano não nos deve afastar do encontro semanal com o Senhor, na Missa. Fazemos férias do nosso quotidiano, das nossas tarefas e dos nossos ritmos exigentes, mas não fazemos férias do Senhor. Por isso, enquanto não ficar suspensa a eucaristia das 16h30 nos meses de Agosto e Setembro, esta eucaristia continuara a ser dinamizada pelas crianças e jovens dos anos de catequese e seus catequistas. As inscrições para a catequese irão iniciar-se a partir do dia 18 de Junho até ao dia 31 de Julho. Este ano poderá fazer a inscrição de dois modos: online (www.paroquiadebougado.pt) ou presencial (no cartório dentro dos horários de funcionamento). Para a inscrição são necessários os seguintes documentos: Fotocópia do registo de batismo (se foi baptizado (a) noutra paróquia); Fotocópia do Registo de Nascimento; Quem é proveniente de outra paróquia deverá enviar o documento de autorização do pároco. Devem-se inscrever as crianças que vão ingressar no 1ª ano de escola. As crianças e jovens que já frequentam a Catequese em Santiago, a inscrição é automática. As Liturgias Diárias dos meses de Julho e Agosto já se encontram disponíveis no cartório para levantamento. Obrigado.

EMRC: lembramos que os pais são os primeiros responsáveis pela educação e formação cristã dos seus filhos, por isso, incentivamos a que inscrevam os seus filhos (as) nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica. Não esqueçam desta formação cívica.

Peregrinação diocesana dos idosos, doentes e frágeis: no dia 12 de Julho decorrerá em Alpendorada, no Marco de Canavezes, o dia diocesano do doente, iniciativa do Movimento da Mensagem de Fátima. Será um dia dedicado à oração, confissões e eucaristia, presidida pelo bispo diocesano. A nossa paróquia vai disponibilizar um autocarro para quem quiser participar. As inscrições são feitas no cartório paroquial e o preço da viagem é de 7 euros. Para mais informações contactem os membros da Mensagem de Fátima da paróquia. Peregrinação paroquial a Fátima (13 de Agosto): Estão abertas as inscrições/reservas no Cartório Paroquial até 1 de Agosto (limite máximo para inscrições). Para as crianças e adolescentes que frequentam a Catequese é gratuito! Para os restantes: Adultos: 13 eur.; e para as crianças até aos seis anos que ainda não frequentam a catequese: 6 eur. Aproveitemos esta peregrinação paroquial. A Câmara Municipal da Trofa está a organizar o Passeio Anual Sénior 2018, que este ano se realiza no dia 5 de setembro à cidade de Viseu. Como habitualmente, o passeio é destinado ás pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, completos até ao final de 2018, residentes no concelho da Trofa. As inscrições decorrerão em simultâneo na Divisão de Educação, Ação Social e Saúde, no período de 18 de junho a 6 de julho. CONTAS: Ofertórios Dominicais (dias 9 e 10 de Junho): 307.99 eur. / Ofertório de exéquias: 201. 02 eur + 5 dólares americanos. / Ofertório de 7º dia: 20,40 eur. / Ofertório da missa da Festa de Santo António: 140 eur. / Caixas de esmolas e lampadários (Capª. S. Gens): 11,30 eur. / Oferta particular para as obras: 70 eur.

Horário do Cartório Paroquial esta semana: Terça-feira e Quinta-feira: 09h00-12h30 | 14h00-18h00 Quarta-feira e Sexta-feira: 09h00-12h30 | 14h00-19h00 Sábado: das 09h00-12h30

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Evangelho (Mc 4, 26-34)

«A menor de todas as sementes torna-se a maior de todas as plantas da horta » A pregação de Jesus, ao apresentar o mistério do reino de Deus, e, depois, a pregação continuada na Igreja, é comparada a uma sementeira. O seu desenvolvimento é lento, mas constante e vigoroso, porque é forte a vitalidade da semente, que é a Palavra de Deus. É essa a vitalidade que a faz germinar, crescer, chegar à hora da colheita. A humildade dos começos não é obstáculo à grandeza que o reino de Deus há-de atingir na hora da ceifa.

1ª leitura (Ez 17, 22-24) «Elevo a árvore modesta» Foi talvez esta passagem do profeta que ofereceu a Jesus ocasião para anunciar as duas pequenas parábolas que vamos escutar no Evangelho. O profeta mostra-nos como de um pequeno ramo Deus pode fazer o começo Nas parábolas da semente e do grão de de uma árvore frondosa. Assim foram os princí- mostarda Jesus revela a natureza e a dinâmica pios e depois o desenvolvimento do reino de do Reino de Deus, evocando a força da PalaDeus, porque o vigor da vida de Deus aí esta- vra de Deus na vida e na ação da Igreja. va já presente. Muitos andam preocupados porque os grupos são pequenos; as comunidades conscientes e comprometidas são cada vez mais raras, Salmo responsorial (Salmo 91 (92)) reduzidas, as pastorais paroquiais «É bom louvar-Vos, Senhor. » ascomequipas pouca gente. Têm como referência uma religião de sucesso, com estádios cheios, celebrações pomposas. 2ª leitura (2 Cor 5, 6-10) Certos pais e educadores gostariam que a semente da Palavra produzisse logo os frutos «Empenhamo-nos em agradar ao Senhor, da sua eficiência, porque não vislumbram o quer continuemos a habitar neste corpo, resultado. E perguntam-se, angustiados: "vale a quer tenhamos de sair dele » pena continuar a semear?". Jesus, no evangelho, dá uma resposta que O cristão vive neste mundo sempre numa nos restitui a alegria e o otimismo. Após ter grande tensão entre a experiência diária desta semeado, o que nos resta fazer? Ser pacientes vida e a como que a saudade da vida futura, e perseverarmos. Depois da sementeira, a secomo exilado mas cheio de esperança, sem mente germina e cresce sozinha em virtude da nunca perder de vista o termo para onde cami- força que possui em si mesma. O tempo da nha. Lá há-de encontrar toda a sua vida nas colheita virá, mas só Deus sabe o dia e a hora. mãos de Deus, com o que nela tiver feito de O Reino de Deus é mais obra de Deus, do que fruto do trabalho humano. Perseveremos! bom ou de mau.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.