Mês de Novembro (Mês das Almas): convidamos todos os fiéis a rezarem o terço todos os dias em sufrágio das Almas do Purgatório, a participarem na eucaristia e nos ofícios de defuntos, comungando por essa intenção, e a visitar o cemitério. Não esqueçamos os nossos entes queridos. Oremos por eles. Domingo (dia 18): Encerramento da Semana dos Seminários // 2º Dia Mundial dos Pobres // A confraria do Senhor e Santiago fará, na aldeia de Bairros e Maganha, o seu peditório para a festa. Semana dos seminários (11 a 18): seja um tempo e espaço de reflexão, oração e de ajuda em prol dos seminários e ao mesmo tempo um apelo a que os jovens se deixem interpelar por Jesus e possam seguir o mestre numa entrega total da sua vida a Deus. Rezemos por esta intenção. Os jovens rapazes que sentem o chamamento a seguir Jesus, a serem sacerdotes e queiram fazer o seu discernimento vocacional, procurem o pároco para tratar da sua inscrição e os conduzir ao seminário. Neste fim de semana (dia 17 e 18), os ofertórios das eucaristias reverterão para os seminários. Ajudemos materialmente estas casas. Oração pelos seminários e as vocações: todas as primeiras quintas-feiras de cada mês rezaremos por esta intenção. Do dia 1 ao dia 31 de cada mês, haja uma pessoa, um casal ou família que assuma um momento de oração num dia fixo do mês pelas vocações consagradas e sacerdotais. Vamos fazer uma cadeia de oração. Precisamos de rezar sempre para que Deus toque o coração dos jovens. Vamos constituir a seu tempo uma equipa paroquial de pastoral vocacional e missionária que dinamize esta causa. Quarta-feira (dia 21): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Sexta-feira (dia 23): Ig. Matriz (18h00-19h00): Sacramento da Reconciliação. Os ofertório do próximo fim de semana (24 e 25) são destinados a Apostolado dos Leigos, Almoço de Natal da Conferência de S. Vicente de Paulo: será no dia 9 de Dezembro, nos Bombeiros da Trofa, a partir das 12h30. As inscrições devem ser feitas junto aos elementos dos vicentinos ou no cartório. O valor por pessoa é 15 eur. Ajudemos. CÔNGRUA PAROQUIAL: até ao final do ano, convidamos todos paroquianos e suas famílias a dar a Côngrua Paroquial - ”Direitos paroquiais”:
uma oferta monetária à Igreja. Esta é uma contribuição anual que todos os paroquianos são convidados a dar para as várias despesas da paróquia, como por exemplo, as despesas com o pessoal em serviço permanente (ordenado do pároco e do secretário, e outras ofertas), as despesas de secretaria, as despesas do culto divino, as despesas com a formação dos agentes de pastoral, com a evangelização, com a catequese, as várias despesas de manutenção e conservação (eletricidade, limpeza, água, etc), as despesas em ações de caridade, etc...Exortamos a que cada um, na medida das suas possibilidades e vontade, possa cumprir este sinal de comunhão e partilha. Podem dar a vossa oferta no cartório ou então fazer por transferência bancária para o I-BAN da Fábrica da Igreja: PT50 0007 0605 00113510003 06. Neste caso devem comunicar para o e-mail da paróquia: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com. Em todas as ofertas passaremos respectivo recibo. Muito Obrigado! MARCAÇÃO DE INTENÇÕES DE MISSA: ao dar a sua côngrua paroquial os paroquianos podem proceder à marcação de intenções de Missa para o próximo ano de 2018/2019. O oferecimento da Eucaristia é a melhor oferta, obra de caridade e de sufrágio que podemos oferecer pelos nossos defuntos. CONTAS: Ofertórios Dominicais (dias 10 e 11 de Novembro): 315,35 eur. / Lampadários e caixas da Capª de S. Gens: 4,51 eur. / Alminhas de Santa Barbara (Bairros): 18 eur. (para a confraria das Almas). Cartório paroquial e atendimento esta semana: Terça-feira e Quinta-feira 09h00-12h30 | 14h00-18h00 Quarta-feira e Sexta-feira 09h00-12h30 | 14h00-19h00 Sábado: 09h00-12h30 Para além do tempo de cartório, o pároco está sempre disponível para diálogo, atendimento espiritual ou confissões noutros horários. Basta entrar em contacto.
Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Evangelho (Mc 13, 24-32)
«Reunirá os seus eleitos dos quatro pontos cardeais »
O ano caminha para o seu termo, não como para um fim sem além, mas como para o supremo momento de quem tem vivido na expectativa de alguém que vai chegar e quer ser acolhido. É o Senhor Jesus, o Filho do Homem, que virá para congregar os homens em Si, e os levar consigo para o Pai. Aí será o lugar do repouso eterno, para quem viver esta vida pre1ª leitura (Dan 12, 1-3) sente na expectativa feliz do Senhor que vem. «Nesse tempo virá a salvação para o teu povo» Expectativa e preparação são atitudes fundamentais de toda a vida cristã, hoje lembradas Em tempo de grande perseguição religiosa de maneira particular. sofrida pelo povo de Deus no fim do Antigo Testamento, o profeta aponta a ressurreição Na esperança futura como o destino último dos que estavam de um Mundo Novo sendo vítimas da perseguição. A última palavra haveria de ser não a da morte, mas a da vida, como algum tempo depois se manifestou clara- A liturgia deste domingo fala-nos do fim do mente na ressurreição de Cristo. Ao chegarmos mundo e da .sua história, convidando--nos a quase ao fim do ano litúrgico, surge no horizon- sermos pessoas de esperança. te a luz da glória da vida eterna para além da A Palavra de Deus reafirma que Ele não abandona a humanidade e está determinado a morte. transformar o mundo velho do egoísmo e do pecado num mundo novo de vida e de felicidaSalmo responsorial (Salmo 15(16)) de para todos os homens. «Defendei-me, Senhor: Vós sois o meu refúgio.» A humanidade não caminha para a destruição, para o nada; caminha ao encontro da vida plena ao encontro de um mundo novo. 2ª leitura (Hebr 10, 11-14. 18) Quando vai acontecer isso? A resposta é «Por uma única oblação, tornou perfeitos dada através da imagem da figueira: quando para sempre os que foram santificados» começa a brotar, o agricultor sabe que está a chegar o verto alegrando-se porque se aproxiUma vez que Se ofereceu ao Pai na Cruz ma a época da colheita. em sacrifício, Jesus entrou no santuário celeste Para nós o mais importante no é saber quancomo o manifestou a sua ressurreição. É essa do isso irá acontecer, mas sim estar vigilantes a salvação total e perfeita. A partir daí, e pelos e preparados. Ele está próximo! merecimentos em que Ele, por misericórdia de Sejamos pessoas de fé, com uma visão da vida e da história, que caminham Deus, nos quer fazer participar, todos nós po- otimista ao encontro desse mundo noz, que demos, com Ele e por Ele, entrar também no confiantes Deus nos prometeu. santuário celeste. É essa a esperança dos cristãos: passar, com Cristo, da morte à ressurreição.