Este Sábado (dia19): Ig. Matriz (16h30): Eucaristia de Encerramento do 1º período de Catequese/ Festa de Natal no Salão para os pais e catequizandos! Este Domingo (dia 20): Ig. Matriz (16h30): ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO E VÊSPERAS. Salão (20h00): Reunião extraordinária do Grupo dos Acólitos! VISITA AOS DOENTES: esta semana (na segunda, terça e quarta) o abade vai visitar todos os doentes que pediram a sua visita e desejar-lhes um Santo Natal e Boas Festas. CARTÓRIO PAROQUIAL: estará aberto na segunda, terça e quarta (dentro dos horários normais)/ Depois fica encerrado nos dias seguintes! Segunda-feira (dia 21): Ig. Matriz (das 16h00 às 19h00): CONFISSÕES DE PREPARAÇÃO PARA O NATAL. Estarão presentes alguns padres para atender as pessoas que se quiserem preparar melhor para esta quadra. Chamamos a atenção das crianças, adolescentes e jovens da catequese para aproveitarem esta oportunidade!
Terça-feira (dia 22): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do Coro paroquial. Quarta-feira (dia 23): Ig Nova de São Martinho (Trofa): CONFISSÕES GERAIS (16h00-19h00). Quinta-feira (dia 24): SOLENIDADE DO NATAL. Ig. Matriz (16h30): Missa Vespertina! Ig. Matriz (24h00): Missa do “Galo”!
Sexta-feira (dia 25): DIA SOLENE DE NATAL! Eucaristias solenes e nos horários normais! No final dar-se-á sempre o menino a beijar! Nestas celebrações solenes vai ser oferecido um presente a quem vier às celebrações! Venham! Domingo (dia 27): FESTA DA SAGRADA FAMILIA. Neste dia a eucaristia das 12.00h será dinamizada pela Equipa da Pastoral Familiar e far-se-á a Bênção das Famílias da nossa paróquia e a bênção de um pão familiar para levarem para casa. Pedimos às famílias que venham! ENCONTRO DE NATAL/CONCERTO: Também
Evangelho (Lc 1, 39-45):
«Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? »
neste dia 27 haverá um concerto coral dos coros litúrgicos da nossa Vigararia. Este concerto tem, além de outros, a participação dos coros paroquiais de Santiago e São Martinho. O concerto será realizado na Igreja Paroquial de São Mamede de Coronado às 15.00h.
CPM/ PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO: Os encontros de preparação para o Matrimónio iniciarse-ão no dia 29 de Janeiro de 2016. Serão realizados na Cripta da Igreja nova da Trofa sempre às sextasfeiras às 21.30h. Os noivos que pensem casar nos tempos mais próximos devem frequentar estes encontros e para isso podem inscrever-se no cartório paroquial nos horários normais. RENOVAR/PAGAR, NO CARTÓRIO OU NOS ZELADORES AS ASSINATURAS DO JORNAL DIOCESANO “A VOZ PORTUCALENSE”!
CONTAS: Ofertórios das eucaristias (12 e 13 de
Dez.): 400,95 eur. / Caixas da Cap.ª de S. Gens: 12,55 eur. / Caixas da Capela de S. Luzia: 80 eur. / Oferta Particular em honra de S. Luzia: 5 eur./ Ofertas particulares para a Igreja: 120 eur.
Deus é Amor: é esta a sua essência íntima. Mas como é que o sabemos se nunca ninguém o viu? Se Ele não se confunde com nenhuma criatura porque é o Criador? Se Ele é imenso e eterno? Se nos envolve e nos habita sem nos prender nem ficar preso? Se é transcendente sem ser ausente? Como sabemos, então, que Deus é Amor, ternura, bondade? Sabemos, experimentamos, vivemos isso e disso porque houve Natal! Deus humanou-se – incarnou! – para que nós, seres humanos, n’Ele pudéssemos contemplar o Rosto da Misericórdia. Em Jesus e por Jesus conhecemos a essência íntima de Deus e a dignidade sublime do homem. Para sermos misericordiosos como o Pai! À comunidade humana e cristã de Santiago de Bougado, na diversidade dos seus grupos, instituições, comunidades, organismos, movimentos, famílias… especialmente aos que mais anseiam por misericórdia... votos de um Santo Natal!
Segunda-feira | Igreja Matriz | 17h00 - 19h00 Horários: Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 Segunda a Quarta: www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com 09h30 às 12h30 Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA 15h00 às 19h30 Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 Sábado: Encerrado E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
1ª leitura (Miq 5, 1-4a):
«De ti sairá Aquele que há-de reinar sobre Israel»
Completando a profecia de Isaías sobre o «Emanuel» (Deus connosco), o profeta Miqueias, seu contemporâneo, anuncia o lugar do nascimento do Messias Salvador e descreve a Sua missão. Será na cidade davídica de Belém, cujo sobrenome Efrata exprime a fecundidade messiânica, que dará à luz Aquela que será a Mãe do Salvador. Aí nascerá o Rei futuro, que será Pastor do Seu Povo. Com o Seu nascimento, não só trará a Paz, reunindo os filhos de Deus dispersos, como Ele mesmo será a Paz. O Seu nascimento, com efeito, significa a presença de Deus no mundo, o fim do afastamento de Deus com o pecado e a reunificação universal dos irmãos.
Salmo responsorial (79(80)
«Senhor nosso Deus, fazei-nos voltar, mostrai-nos o vosso rosto e seremos salvos.»
As intervenções de Deus na História da Salvação são, por vezes, designadas como «visitas» do Senhor ao Seu povo. A última intervenção de Deus, com a Encarnação, é também para S. Lucas uma «visita» do Senhor aos Seus (Lc. 1, 68; 7, 16), sendo a família do Precursor a primeira a participar dela e a beneficiar. Maria aparece intimamente unida a esta «visita» do Senhor ao Seu povo. Ela é, na verdade, a morada de Deus entre os homens, a nova Arca da Aliança, perante a qual, João, ungido pelo Espírito que repousa sobre o Messias, exulta de alegria, à semelhança de David (2 S. 6, 2-16). Em Maria concretiza-se, de algum modo, o encontro de Deus com a humanidade. Ela inicia a era messiânica. É a mulher que assegura ao seu povo a vitória absoluta sobre o pecado e o mal (a saudação de Isabel lembra a que foi dirigida a Judit, após a vitória sobre os seus inimigos). Esta união continuará no prolongamento da «visita» do Senhor a todos os homens, que é a vida da Igreja.
“Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio” (Lc 1,41)!
2ª leitura (Hebr 10, 5-10):
«Eu venho para fazer a vossa vontade»
A entrada de Jesus no mundo está orientada para o drama da Cruz e o triunfo da Páscoa. O mistério da Encarnação é inseparável do mistério da Redenção. O esplendor da Páscoa ilumina já a aurora do Natal. O Filho de Deus, preexistente na natureza divina, desde o momento da Sua entrada no mundo pela Encarnação oferece-Se como vítima. E esta oblação divina e humana santifica e salva desde esse momento, virtualmente, unida à sua expressão prática na oblação da Cruz. Ao assumir a nossa condição humana, para a salvar, aceita os desígnios de Deus sobre Ele e ensina-nos a viver a vida como realização quotidiana da Vontade de Deus, na santificação interior, pela obediência e o amor
- Continuar a encher o cabaz paroquial
com os “rolos” (“palhinhas”)
-Telefonar/marcar um encontro com alguém que
não se veja há muito tempo. - Procurar, dentro da comunidade, alguém que viva sozinho (ou não tenha família) para partilhar a Ceia de Natal.