Boletim paroquial de santiago bougado 1297

Page 1

SEMANA DOS SEMINÁRIOS (de 12 a 19 de Novembro). Está subordinada ao tema “Fazei o que Ele Vos disser” Tenhamos muito presente esta intenção nas nossas orações. No próximo fim de semana, dia 18 e 19, os ofertórios das eucaristias revertem a favor destas casas, onde se ministra a formação dos que foram chamados por Deus, para Seu serviço e do Seu povo. Contribuamos, sejamos generosos. NOTA: Os jovens rapazes que sentem o chamamento a serem sacerdotes e queiram fazer o seu discernimento vocacional procurem o pároco para tratar da sua inscrição e os conduzirá ao seminário. CONFRARIAS DO SAGº CORAÇÃO DE JESUS E DE SÃO JOSÉ: até ao fim do ano, os (as) zeladores (as) recolherão os anuais/cotas dos associados. Este domingo (dia 12): Na Capela de Santa Luzia (9h30 12h00): As zeladoras da confraria de S. José (Madalena) e do Sagrado Coração de Jesus (Antónia Costa) vão fazer a recolha dos anuais desta zona. Terça-feira (dia 14): Ig. Matriz (20h30): ensaio do grupo coral. Sexta-feira (dia 17): Salão (20h30): Reunião de MEC’s. Sábado (dia 18): Salão (18h30): Reunião do secreta-

riado da catequese e dos coordenadores. Estareunião visa também a preparação do Tempo do Advento (Ano B) com a Equipa de Apoio à Liturgia, os coordenadores dos Acólitos e dos Leitores.

Domingo (dia 19): DIA MUNDIAL DOS POBRES. Dia Instituído pelo papa Francisco para nos sensibilizar na causa pelo cuidado dos pobres. Na eucaristia das 12h00 marcaremos este dia com a renovação do compromisso dos grupos paroquiais que se dedicam à causa da pobreza, dos doentes e dos sós: Vicentinos, Ministros Extraordinários da Comunhão e Movimento da Mensagem de Fátima. Será distribuído um folheto! A CONFRARIA DO NªSª do ROSÁRIO: Recolha dos anuais para o associados da Lagoa nos dias 19 e 26 de Novembro no Salão Paroquial. ALMOÇO DE NATAL DOS VICENTINOS: dia 10 de Dezembro pelas 12h30 no salão dos B.V. da Trofa. As pessoas que desejarem participar devem fazer a sua inscrição junto dos elementos dos vicentinos ou no cartório paroquial. APOSTOLADO DA ORAÇÃO: estão em distribuição os folhetos com as intenções do Papa para este mês. Os jovens que se preparam para o Crisma no próximo ano, decidiram fazer parte do Grupo do Apostolado da Oração (juntamente com os zeladores do Coração de Jesus), renovando-o com a sua presença e compromisso. Criaram um grupo de dinamização de oração pelas intenções do Papa. Obrigado, Amigos do Papa. CONTAS: Ofertórios do fim de semana 4 e 5 de Novembro: 267,15 eur. / Ofertório da eucaristia (dia 4, 20h00): 72,42 eur. (para a Confraria das Almas)/ Ofertório de 7º dia: 16,70 eur. / Oferta à Igreja: 500 eur.

CÔNGRUA PAROQUIAL:

convidamos, a partir desta altura até ao fim do ano, os paroquianos e suas famílias a dar a sua tradicional oferta monetária à Igreja. Esta é uma contribuição anual que todos os paroquianos integrados na comunidade são convidados a dar livremente, segundo a sua consciência, possibilidade e generosidade, para as várias despesas da paróquia. A manutenção de uma paróquia e os seus vários recursos humanos, espirituais e sociais tem sempre elevadas despesas, como por exemplo, as despesas com o pessoal em serviço permanente (ordenado do pároco e do secretário, e outras ofertas), as despesas de secretaria, as despesas do culto divino, as despesas com a formação dos agentes de pastoral, com a evangelização, com a catequese, as várias despesas de manutenção e conservação (eletricidade, limpeza, água, etc), as despesas em ações de caridade, etc...Por isso caros paroquianos a nossa ajuda é fundamental. Por isso, agradecemos, desde já, a vossa generosidade e partilha. Exorto a que cada um, na medida das suas possibilidades e vontade, possa cumprir este sinal de comunhão e partilha. Muito obrigado! Os paroquianos que desejam proceder à marcação de intenções de Missa para o próximo ano de 2017/2018. O oferecimento da Eucaristia é a melhor oferta, obra de caridade e sufrágio que podemos dar aos nossos entes queridos que já partiram!

Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h30 - 19h30 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Horários: Terça a Sexta: 9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30

1ª leitura (Sab 6, 12-16) «A Sabedoria faz-se encontrar aos que a procuram» Deus encontrar-Se-á finalmente da maneira mais completa e perfeita, quando o Senhor vier no fim dos tempos. O tempo de espera, neste mundo, desse momento pode parecer-nos longo demais, e, por vezes, desanimamos ou até nos esquecemos de estar à espera dele. Por isso, temos necessidade de passar a vida, como numa longa vigília, acolhendo a Sabedoria que nos procura e nos conduzirá a Deus. Salmo responsorial (Salmo 62 (63)) «A minha alma tem sede de Vós, meu Deus.»

Nós, os cristãos do séc. XXI, não somos significativamente diferentes dos cristãos que integravam a comunidade de Mateus… Também percorremos um caminho de altos e baixos, em que os momentos de entusiasmo e de compromisso alternam com os momentos de instalação, de comodismo, de adormecimento, de pouco empenho. As dificuldades da caminhada, os apelos do mundo, a monotonia, a nossa fragilidade levam-nos, frequentemente, a esquecer os valores do Reino e a correr atrás de valores efémeros, que parecem garantirnos a felicidade e só nos arrastam para caminhos de escravidão e de frustração. O Evangelho deste domingo lembra-nos que a segunda vinda do Senhor deve estar sempre no horizonte final da nossa existência e que não podemos alienar os valores do Evangelho, pois só eles nos mantêm identificados com esse Senhor Jesus que há-de voltar para nos oferecer a vida plena e definitiva. Enquanto caminhamos nesta terra devemos, pois, manter-nos atentos e vigilantes, fiéis aos ensinamentos de Jesus e comprometidos com esse Reino que Ele nos mandou construir. “Estar preparado” não significa, contudo, ter a “alminha” limpa e sem mancha, para que, quando nos encontrarmos com o Senhor, Ele não tenha nenhuma falta não confessada a apontar-nos e nos leve para o céu… Mas significa, sobretudo, vivermos dia a dia, de forma comprometida e entusiasta, o nosso compromisso baptismal. “Estar preparado” passa por descobrirmos dia a dia os projectos de Deus para nós e para o mundo e procurar concretizá-los, com alegria e entusiasmo; “estar preparado” passa por fazermos da nossa vida, em cada instante, um dom aos irmãos, no serviço, na partilha, no amor, ao jeito de Jesus.

2ª leitura (1 Tes 4, 13-18) «Deus levará com Jesus os que em Jesus tiverem morrido» Viver em união com Jesus é a garantia de viver eternamente unidos a Deus; a morte que Jesus Acontece-nos sermos apanhados pelo sono, sofreu é a fonte da vida gloriosa, da ressurreição, para Ele e para todos os que vivem unidos a Ele. quando a noite se prolonga ou quando a fadiga se faz sentir. Quem pode recriminar-nos por isso? Assim, ninguém critica as jovens convidadas para o Evangelho (Mt 25, 1-13) banquete por terem adormecido: o esposo tardava em chegar. Ao contrário, o que distingue estas «Aí vem o Esposo: ide ao seu encontro» jovens é que algumas eram insensatas, descuidae as outras, sensatas, previCom a parábola das dez virgens, Jesus quer incu- das, imprevidentes, prudentes. Com efeito, é antes de adormetir-nos a coragem para esperarmos, sem desfaleci- dentes, que é preciso vigiar, prever, de maneira a esmento, o dia da sua vinda, ao mesmo tempo que cer tarmos prontos para o encontro, e não sermos nos ensina a estar de vigia, preparados para ir ao apanhados desprevenidos, sem nada preparado, e seu encontro. A lâmpada acesa é, para nós, sinal sobretudo sem o essencial. Arriscamos faltar ao da fé e da vigilância. encontro…


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Boletim paroquial de santiago bougado 1297 by Paróquia de Santiago - Issuu