

Caros amigos e parceiros,
Ao apresentar o Relatório de Atividades 2023, faço-o com um profundo sentimento de orgulho e gratidão pelas conquistas alcançadas no último ano. Um ano que, sem dúvida, foi marcado por desafios, mas também por conquistas significativas e momentos de pura inspiração.
Antes de mais nada, quero expressar meu mais sincero agradecimento à equipe Parceiros, pelo foco, comprometimento e respeito com as escolas apoiadas. Gostaria de agradecer à nossa rede de patrocinadores, pelo entusiasmo, confiança e envolvimento.
Por último, preciso parabenizar e agradecer a todas as equipes escolares pela resiliência, mas também pela abertura para se reinventar diante dos desafios.
Forte abraço,
Luiz Octavio Lima
Diretor da Parceiros da Educação Rio
Nosso propósito é transformar o Rio através da Educação.
Acreditamos que a Educação é o principal vetor de justiça e desenvolvimento social. Mais de 80% das crianças são atendidas pelo sistema público. Portanto, fortalecê-lo é fundamental para transformar a nossa cidade. Por meio de parcerias entre a sociedade civil, a Secretaria de Educação e as escolas, implementamos um programa que potencializa as escolas públicas, valorizando os educadores, melhorando a qualidade da aprendizagem dos alunos de forma sustentável e contribuindo para o desenvolvimento das políticas públicas educacionais.
Nossos investimentos são direcionados primordialmente ao Ensino Fundamental 1 e à Educação Infantil das escolas que apoiamos, por serem etapas cruciais para a alfabetização e consolidação de saberes que servem de base para toda a jornada de aprendizagem desses futuros cidadãos.
12.898 alunos impactados
113 turmas de reforço escolar, totalizando 1.462 alunos
960 livros distribuídos
2.381 crianças examinadas e 310 óculos entregues
391 professores e gestores participantes
36 escolas apoiadas
49 intervenções de infraestrutura, somando R$ 437.325,00
1. CE Reverendo Martin Luther King
2. CIEP Agostinho Neto
3. CIEP Samuel Wainer
4. EM Afrânio Peixoto
5. EM Alm Paulo Castro Moreira da Silva
6. EM Almirante Barroso
7. EM Anne Frank
8. EM Araújo Porto Alegre
9. EM Azevedo Sodré
10. EM Baptista Pereira
11. EM Barão de Itacurussá
12. EM Capistrano de Abreu
13. EM Castelnuovo
14. EM Cícero Penna
15. EM Desembargador Ney Palmeiro
16. EM Diogo Feijó
17. EM Dom Aquino Corrêa
18. EM Duque de Caxias
19. EM João de Deus
20. EM Júlio de Castilhos
21. EM Leitão da Cunha
22. EM Lincoln Bicalho Roque
23. EM Lúcia Miguel Pereira
24. EM México
25. EM Ministro Afrânio Costa
26. EM Pedro Ernesto
27. EM Prefeito Djalma Maranhão
28. EM Presidente João Goulart
29. EM Prof. Augusto Motta
30. EM Prudente de Moraes
31. EM Rodrigo Mello Franco
32. EM Santos Anjos
33. EM São Tomás de Aquino
34. EM Sergio Vieira de Mello
35. EM Shakespeare
36. EM Suíça
Em 2023, a Secretaria Municipal de Educação estabeleceu metas específicas de alfabetização para o 1º ano de cada unidade da rede municipal, cuja medição se dá através da avaliação externa Alfabetiza Rio.
Segundo esta avaliação, em 2022, as 36 escolas parceiras tinham 80% dos seus alunos de 1º ano alfabetizados. A meta para 2023 era de 84% e o resultado atingido foi de 88%! Uma expansão significativa frente à evolução da rede. No mesmo período, a rede municipal saiu de 84% para 86% de alunos alfabetizados. Já as 169 escolas não parceiras da 2ª, 4ª e 7ª Coordenadorias Regionais de Educação, onde estamos presentes, permaneceram nos mesmos 84% do ano anterior.
Alunos alfabetizados no 1º ano rede municipal vs escolas parceiras
rede municipal escolas parceiras
Avaliamos também o desempenho das escolas através de outro indicador. O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o principal índice da qualidade da educação básica no Brasil. Os resultados de aprendizagem apurados no Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), juntamente com as taxas de aprovação aferidas no Censo Escolar, resultam em uma nota de 0 a 10 que é utilizada para monitorar o desempenho das escolas e das redes de ensino.
O Ideb de 2023 será divulgado no segundo semestre de 2024. No gráfico abaixo, apresentamos o desempenho das escolas parceiras e da rede municipal no Ideb de 2021. É importante considerar o contexto educacional imposto pela pandemia do covid-19 no período.
IDEB 2021 rede municipal vs escolas parceiras
rede municipal escolas parceiras
O ano de 2023 foi muito importante, com o atingimento de bons resultados de aprendizagem, implementação de novas ações e um grande investimento em nossa equipe pedagógica, que nos permitirá impactar de maneira mais profunda as crenças, os saberes e a rotina da equipe escolar.
Um aspecto marcante na cultura da Parceiros da Educação Rio é a escuta ativa. Foi ouvindo as escolas parceiras que implementamos quatro novas ações em 2023:
1. Reforço escolar para crianças com atraso no processo de alfabetização: 113 turmas e 1.462 alunos beneficiados.
2. Formação em planejamento para aulas de matemática: 98 professores beneficiados.
3. Formação em Educação Infantil para professores: 30 professores beneficiados.
4. Lançamos e executamos o projeto Lá Vem História, que leva arte e cultura através de mediações de leitura, apresentações culturais e oficinas de dança, música, teatro e artes plásticas para os alunos das escolas parceiras: 25 escolas e 8.016 alunos beneficiados.
Dentro da equipe gestora de uma escola, o grande responsável pelo desenvolvimento do seu grupo de professores e, consequentemente, por garantir a aprendizagem de todas as crianças é o coordenador pedagógico. Os desafios enfrentados são enormes: falta de apoio do diretor, necessidade de cobrir professores, falta de abertura da equipe e falta de repertório em muitos casos.
Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento desses profissionais de forma prática e efetiva, contratamos e formamos consultores pedagógicos que atuarão como mentores em serviço das coordenadoras das escolas apoiadas, visitando as unidades a cada 15 dias. Esse trabalho de mentoria complementará as formações coletivas, que ocorrem a cada 30 dias, reunindo as coordenadoras das escolas parceiras para reflexão e troca de boas práticas.
Essa mesma metodologia de mentoria foi desenvolvida no Brasil pelo Itaú Social e implementada com sucesso em diversas secretarias. Ainda em 2023, antes de realizar este movimento para todas as parceiras, realizamos um piloto em três unidades e observamos a grande evolução comportamental das coordenadoras mentoradas. Estamos confiantes com o impacto desta iniciativa nos resultados e na vida dos nossos estudantes.
Nosso programa de parceria com escolas públicas tem o objetivo de melhorar de maneira sustentável a aprendizagem dos alunos, por meio do fortalecimento de quatro eixos: Gestão, Pedagógico, Infraestrutura e Comunitário.
A equipe gestora de uma escola é formada pelo diretor, diretor adjunto e coordenador pedagógico. Cada qual com a sua função, é fundamental que esse trio exerça uma liderança pedagógica, ou seja, sempre direcionada para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças.
Ao longo de 2023, cada uma das 36 escolas participou de oito encontros coletivos mensais, totalizando 36 horas formativas para cada um dos diretores.
Pedagógico
A formação continuada para professores é fundamental para apoiar esses profissionais no hercúleo, porém factível, desafio de ensinar todas as crianças. Ao longo de 2023, foram beneficiados 283 professores. Além disso, foram formadas 113 turmas de reforço escolar, atingindo um total de 1.462 alunos do 3º ao 5º ano escolar.
Através do projeto Lá Vem História, foram distribuídos 960 livros em 192 kits pedagógicos, que foram enviados para as salas de aula das turmas da Educação Infantil ao 5º ano.
A Parceiros Rio reconhece a importância do equilíbrio emocional e da disciplina positiva no processo educativo. Em 2023, promovemos 15 encontros (3 encontros presenciais e 12 online) com a especialista Bete Rodrigues. A iniciativa engajou 71 professores e coordenadores pedagógicos.
Os passeios pedagógicos representam uma valiosa oportunidade extra no contexto do ensino formal em escolas públicas, oferecendo aos alunos experiências culturais enriquecedoras que complementam o aprendizado em sala de aula. Essas atividades proporcionam um contato direto com elementos culturais, históricos e científicos, muitas vezes inéditos na vida dos estudantes, abrindo portas para novos conhecimentos e perspectivas. Em 2023 promovemos 36 passeios pedagógicos para 1.440 alunos.
O valor total gasto com infraestrutura em 2023 foi de R$ 437.325,00, investido em obras como reforma da quadra de basquete, impermeabilização do teto de unidades escolares, reforma do telhado da escola, reforma de banheiros, troca de janelas, entre outras. Veja alguns registro abaixo. Além disso, financiamos a internet de 24 escolas.
Além de apoiar a escola em eventos de aproximação com pais e responsáveis, dentro deste eixo está o projeto Visão Esperança, para o qual dedicamos um espaço especial neste relatório, logo a seguir.
Estudos indicam que aproximadamente 20% da evasão escolar é influenciada pela dificuldade de enxergar. Para combater esse cenário, o Visão Esperança é um programa da Parceiros da Educação Rio que tem o objetivo de levar óculos de grau para os alunos das escolas por nós apoiadas, que precisam e não possuem.
Em 2023, foram 2.831 alunos examinados e 310 óculos entregues. Ao fornecer os óculos para esses alunos, resgatamos não apenas o direito de enxergar, mas também a autoestima e o interesse pela leitura e pelo aprendizado. Outros dois aspectos importantes são a conscientização dos pais e a aproximação deles com a escola.
O projeto Visão Esperança funciona em três etapas:
ETAPA 1: Equipados e orientados pela Parceiros, voluntários realizam a triagem dos alunos que apresentam alguma dificuldade de visão.
ETAPA 2: Oftalmologistas vão até a escola, devidamente equipados, para diagnosticar as crianças triadas, e elas escolhem suas armações preferidas.
ETAPA 3: Aproximadamente três semanas depois, realizamos uma cerimônia de entrega dos óculos na escola, com a presença dos pais. Esse projeto conta com parceiros mais que especiais, que o tornam possível: a Fuel Eyewear, que fornece a lente sob medida para cada criança, a Zerezes, que financia a aquisição das armações que são escolhidas pelos alunos e dezenas de voluntários que, com muito carinho e respeito, fazem a mágica acontecer.
O Lá Vem História é um projeto que tem o objetivo de estimular a leitura e as artes (teatro, dança, artes plásticas e música) através de experiências promovidas dentro da escola, e assim desenvolver a imaginação, o repertório cultural, as relações interpessoais, e a produção oral e escrita de textos.
O projeto foi realizado entre os meses de maio e novembro de 2023, em 25 escolas públicas do município do Rio de Janeiro, localizadas na zona sul, zona norte e zona oeste da cidade, dividido em três linhas de ação: Mediação de Leitura, Oficinas Artísticas e Eventos Culturais.
A mediação de leitura busca desenvolver habilidades como a capacidade de interpretar, compreender e sintetizar ideias, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo do aluno. A mediação foi realizada em 16 escolas, atendendo um total de 3.543 alunos. Cada escola recebia mediadores de leitura duas vezes por semana.
O projeto entregou 20 oficinas com diferentes linguagens artísticas, a saber: música, teatro, artes visuais e dança. Presente em 24 escolas, as
Em 2023, a Parceiros da Educação Rio embarcou em uma jornada transformadora de rebranding, refletindo nosso compromisso renovado com a educação, a transformação e o amor pela nossa cidade, o Rio de Janeiro. Este processo não foi apenas uma mudança visual, mas uma reafirmação dos nossos valores e do nosso compromisso inabalável com a qualidade do ensino e o futuro das crianças do Rio.
Nossa nova identidade visual foi cuidadosamente desenhada para transmitir confiança, qualidade e cuidado, elementos fundamentais que estão no coração de tudo o que fazemos. A escolha da mão como símbolo principal da marca é uma representação poderosa de conexão, apoio e solidariedade. Ao mesmo tempo, a criatividade por trás da representação da palavra “Rio” nos dedos destaca nossa paixão e dedicação à cidade maravilhosa, afastando-se conscientemente dos estereótipos, enquanto celebra nossa identidade única e nosso propósito.
A nova marca da Parceiros da Educação Rio simboliza um novo capítulo em nossa história. Com ela, reiteramos nosso compromisso de inspirar, acreditar, motivar, transformar e, acima de tudo, amar e empoderar cada criança que temos o privilégio de alcançar. Juntos, estamos não apenas redefinindo nossa identidade visual, mas também reforçando nosso compromisso com o futuro da cidade do Rio de Janeiro.
/parceirosdaeducacaorj
Paula Vianna Diretora Presidente
Luiz Octávio Lima Diretor Executivo
Lêda Fonseca Coordenadora Pedagógica
Alycia Gaspar Coordenação de Operações
Gina Leal Gestão Adminstrativa / Financeira
Pilar Strunck Relações Institucionais / Jurídico
Leo Gil Comunicação e Marketing
Patricia Rocha Comunicação e Marketing
Ariane Fiori Captação de Recursos
Rosita Mattos Assessoria Pedagógica
Marcia Gil Assessoria Pedagógica
Letícia Portieri Facilitadora
Guilherme Nascimento Facilitador
Caroline Fernandes Facilitadora
Paula Renata Carlos Facilitadora
Natalia Moreirão Facilitadora
Gabriella De Seta Facilitadora
Vivian Prado Análise Financeira
Juliana Cavalcanti Administrativo / Financeiro
Gisela Rocha Projeto Visão Esperança
Rebeca Fanara Estagiária de Comunicação
Projeto Lá Vem História
Ana Cristina Pujol Coordenadora do projeto
Ludmila Thomé Supervisora pedagógica
Vinicius Pereira Estagiário
Marcia Mello Assistente de produção
Beatriz Pujol Assistente administrativa
Consultoria em Gestão de Projetos Incentivados
Robson Bento Outeiro // RBO Escritório de Arte
Patrícia Telles Gestão Financeira
Gabriela Avanzini e Kamilla Gonçalves Back Office