V Seminário Leitura e Escrita na Educação Infantil

Page 1

V Seminário Leitura e Escrita na Educação Infantil – 31/10 a 01/11/2016 Liane Araujo

O Seminário teve como objetivo principal apresentar o projeto “Leitura e Escrita na Educação Infantil”, cujo material está pronto (por ora com uma tiragem pequena), bem como informar sobre como se chegou a ele e sobre seu processo de produção. O projeto foi uma iniciativa que reuniu uma equipe composta por professoras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), bem como profissionais da Coordenação Geral de Educação Infantil, que pertence à Secretaria de Educação Básica/Ministério da Educação. Nesse sentido, o Seminário foi uma espécie de “entrega”, de oficialização da finalização dessa etapa de produção do material. O material segue, então, para o MEC, dando-se continuidade às negociações a respeito da viabilização do projeto, que envolve não apenas o material em si mesmo, mas uma formação de professores de Educação Infantil da rede pública, de 120h, com duração de dois semestres. Com as mudanças na política nacional, no entanto, não se sabe ainda qual será o rumo dessas negociações. De início, o intuito da equipe era tornar esse projeto um programa do MEC, política pública nacional de leitura e escrita na Educação Infantil, nos moldes do que é o PNAIC para o ciclo de alfabetização. Segundo a coordenação do projeto, trata-se mais do que um material, mas de um projeto de formação, um projeto de Educação Infantil, de educação para a primeira infância, com foco na leitura e escrita. Nesse sentido, engloba, para além do material em si mesmo, as pesquisas que antecederam à produção do material (apresentadas na mesa redonda do segundo dia de Seminário), e a formação docente que o material pressupõe. O Seminário aconteceu nos dias 31/10 e 01/11, em Belo Horizonte/MG. Embora ligado à Universidade, o evento não ocorreu, como previsto, na FAE (Faculdade de Educação), devido à ocupação da UFMG pelos estudantes em protesto. A programação do Seminário propôs momentos de mesas redondas e momentos de debates, após as mesas. Os participantes ouvintes variaram de professores envolvidos na autoria e na leitura crítica do material, professores universitários em geral, representantes do MEC, representantes de institutos (Instituto C&A, CENPEC, Instituto Natura etc), estudantes da FAE, dentre outros. DIA 31 DE OUTUBRO - SEGUNDA–FEIRA

A MESA DE ABERTURA do evento, no dia 31/11, foi composta pela coordenação do projeto, Mônica Correa Baptista, Patrícia Corsino, Maria Fernanda Nunes e Vanessa Ferraz Almeida Neves; a consultora do projeto, Ângela Rabelo Barreto; uma representante do MEC, Valéria Resende e, em especial, a nova coordenadora da COEDI/SEB/MEC. A presença das representantes do MEC, nesse momento e durante todo o dia de evento, foi posteriormente significada pela coordenação do projeto como um indício positivo da disponibilidade do MEC em dialogar, negociar, discutir formas de viabilizar o projeto, ainda que o desenho inicial de abarcar todos os professores de Educação Infantil do Brasil não se efetive.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.