__MAIN_TEXT__

Page 1

[RELATO DA 1ª FORMAÇÃO DO EIXO “ASSIM SE ORGANIZA O AMBIENTE”] Autoria: Eusilene Ferreira Função: Gerente de Educação Intanfil Instituição: Secretaria Municial de Educação Município: Teresina -PI No mundo das maravilhas Agora nós vamos entrar Qual será a história Que iremos escutar

Era uma vez... O GRANDE ENCONTRO No reino do Paralapracá, viviam reis, rainhas, príncipes e princesas, então as fadas das cores organizaram um grande encontro para falar sobre a organização do ambiente, pois, o reino estava sem encantamento. Prepararam o encontro com muito carinho trazendo nas suas cores o poder da sua magia, pois cada uma contribuía com a melhor ideia que tinha. A fada vermelha (Aurilene) possui o dom da alegria, a fada verde (Corina) possui o dom da sabedoria, a fada azul (Sammya) possui o dom da palavra e a fada amarela (Eusilene) possui o dom da paciência. Juntas elas podem ser o quarteto fantástico ou simplesmente as meninas superpoderosas é só você escolher. Para acolher, os convidados, música clássica vamos ouvir, vamos lhe dar um colar pro nosso elo surgir e na magia das cores nos móbiles a colorir, pássaros, anjos e bombons de mel e um envelope a descobrir... Para começar essa festa, fada amarela contou a história “O reino das cores” que promovia movimento e interação entre os príncipes e princesas e se transformou em um grande território.


Fada vermelha falou das ameaças do reino, houve um paralapracá de desabafo, mas as fadas sopraram seus dons como um pozinho mágico, e disseram: não desanimem, para tudo tem um jeito. Os convidados ficaram atentos para ouvir os relatos do diário de bordo, primeiro foi a princesa Josélia que descreveu detalhadamente a última formação, logo em seguida fada amarela relatou com versos as supresas do brincar. Para recuperar o encanto, fada azul usou todo o seu poder e fez uma mágica: “Abracadabra... xixi de cabra Alacazan... xixi de rã Sinsalabim Apareça assim...” E dentro do baú saiu uma coisa engraçada era o símbolo do encontro uma porquinha animada pra transformar o ambiente da nossa sala de aula. Mas, então, a fada vermelha descobriu uma coisa boa, um caderno de orientação cheio de reflexão e muita sugestão. Tem também um DVD, com experiências a descobrir e para entender a proposta precisamos assistir. Dentro do baú tinha coisas importantes, fada amarela retirou três livros interessantes que nos ajudam a descobrir o poder da organização do ambiente, são eles “Educação infantil pra que te quero, Educação Infantil muitos olhares e as Cem linguagens da criança.” Logo, foi entregue um CD com as maravilhas do 2º ciclo e em poucas palavras foi dito como tudo está bonito. Mas cá entre nós uma surpresa, os participantes foram convidados a abrir o envelope que estava nos móbiles a colorir, trazia reflexão do caderno de orientação que com apoio do vídeo da organização o ambiente virou um show de opinião. Então as fadas entregaram outra linda história, era a fundamentação que ajudava cada reino na socialização e a descobrir o segredo do quadrado das cores.


Mas para animar o encontro, fada verde explicou que a caça ao tesouro é um jogo de valor que traz desafios, magia e cor. Não esqueçam de anotar as sugestões que pede cada cantinho. O reino amarelo chegou primeiro, em seguida o azul, logo atrás foi o vermelho e por último o azul. Mas no final todos entenderam que no espaço encantado, com possível sugestão para cantinhos pensados é fácil para criança ser feliz e aprender. Então as fadas agradeceram aos príncipes e princesas, pois quem tem a mente aberta e o coração receptivo será feliz para sempre. “E agora minha gente Que a história terminou Essa história bem bonita Vou guardá-la com amor.”

Profile for Paralapracá

Relato da primeira formação do eixo Assim se Organiza o Ambiente  

Relato da primeira formação do eixo Assim se Organiza o Ambiente  

Advertisement