Vivência com a boneca "Carina"

Page 1

[PLANEJANDO A CONSTRUÇÃO DE BONECAS “CARINAS”] Autoria: Selma Bedaque Função: Assessora do Paralapracá Município: Natal - RN

Após a realização de encontros de formação do Paralapracá, com as coordenadoras pedagógicas, sobre o Brincar, chegou o momento de dialogarmos sobre “Exploração de Mundo”, ampliando, revendo e ressignificando as concepções e práticas com as crianças na Educação Infantil. Assim, pensei que seria interessante se pudéssemos vivenciar momentos de leveza e prazer, como criança e com a criança que se encontra em cada um de nós para, além de pensarmos a criança, compreender que se explora o mundo brincando! Por isso que, ao abrir o Almanaque Paralapracá na página 81, me encantei ao encontrar o registro da confecção de uma boneca simples e graciosa chamada “Carina”. Planejei então, iniciar o encontro de formação com a leitura do texto sobre Bonecas, também presente no Almanaque Paralapracá, p. 20 e, em seguida, propor que todas coordenadoras conhecessem a Carina (do Almanaque), para depois realizar o convite de se debruçarem em diversos materiais espalhados num “tapete vermelho”, a fim de construírem suas próprias bonecas, que poderia ser uma Carina ou o nome que preferissem. Organizei o ambiente com pedaços de retalhos de papéis e tecidos coloridos, lãs e linhas, cartolinas, cordões grossos e finos e uma ótima expectativa diante de um grupo de coordenadoras acolhedoras e envolvidas no aprendizado contínuo para a Educação Infantil. Num clima agradável de descontração e alegria, cada coordenadora foi escolhendo papéis, cordões e lãs de diferentes cores e tamanhos. Com liberdade, entusiasmo e interação colaborativa umas com as outras foram confeccionando suas bonecas. Foi uma vivência incrível: interessante, curiosa, colaborativa e criativa que inspirava a viver e ver melhor as crianças, num ambiente sensível, para explorar o mundo e se expressar na sua singularidade, na confecção de diferentes bonecas, afinal “as crianças são sempre diferentes umas das outras nos seus interesses, necessidades, ritmos de desenvolvimento e aprendizagem. Mas uma coisa todas elas tem em comum: o uso de diferentes linguagens como instrumentos básicos para exploração do mundo”. (Caderno de Orientação Assim se explora o mundo, p. 21)


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.