Exposição de arte nordestina contemporânea impacta grupo de educadoras da educação infantil

Page 1

[EXPOSIÇÃO DE ARTE NORDESTINA CONTEMPORÂNEA IMPACTA GRUPO DE EDUCADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E AMPLIA OLHARES] Autoria: Rita Pimentel Função: Professora coordenadora Instituição: CMEI Herbert de Souza Município: Maceió - AL

A visita à Galeria CESMAC de Arte, como ação formativa, foi escolhida após exibição de uma reportagem num determinado canal de TV, que veiculava a mostra de arte nordestina. O título da referida mostra me chamou a atenção: Mostra Nordeste de Artes Visuais - Arte Contemporânea. E me incomodou: o que será exposto? Será que vai agradar? E se as/os professoras/es não gostarem? Isso foi pensado um dia antes da formação. Conversei com minha companheira, a professora coordenadora Andréa Fernandes, do CMEI Monsenhor Luiz Barbosa, com quem faço parceria nas formações. Acertado tudo, convocamos as/os nossas/os professoras/es e convidamos, também, as outras escolas que participam da formação conosco: Sagrado Coração de Jesus, Agenor Fernandes e Pedro Barbosa. Tudo resolvido! Porém, a minha inquietação continuava. O que fiz? Na noite da abertura da mostra intimei meu filho a me levar até lá para ver antecipadamente do que se tratava. Foi maior ainda a minha surpresa. As estalagens fugiam de toda opinião formada e arrumada que tinha sobre arte, já que tudo fugia ao “belo” e compreensível. Meu filho dizia: Mãe, e isso é arte? Eu também faço! E eu morrendo de medo que alguém ouvisse. Pensei: pronto que ninguém vai apreciar! Não perguntei nada sobre a exposição e esperei para ver o resultado no dia seguinte. Bom, no dia seguinte, durante a visita, as reações e opiniões foram as mais variadas. Fiquei muito feliz com o resultado, principalmente após a acolhida que Cibele (responsável pela galeria) fez com relação à exposição. Segundo ela, apesar dos artistas serem nordestinos, nenhum deles mostra em seus trabalhos características regionais. Talvez fosse isso que eu esperava encontrar. Eles tratam de temas atuais, sociais e corriqueiros de uma forma muito criativa, com materiais imprevisíveis. A intenção das estalagens e quadros não é explicar o que está posto, mas fazer com que o apreciador se questione e se incomode com o que vê. Por que isso? O que o autor da obra quis dizer com isso ou aquilo? E a intenção aqui com certeza não é agradar. Mas que, quem olhe, suponha, interfira e não se esgote as possibilidades. Segundo Cibele, arte contemporânea é isso e vale de tudo nessa troca de conhecimento.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Exposição de arte nordestina contemporânea impacta grupo de educadoras da educação infantil by Paralapracá - Issuu