Page 1

[ASSIM SE FAZ LITERATURA, EM UM AMBIENTE LÚDICO] Autoria: Maria Heloísa Saldanha e Maria Iolita de Castro Função: Coordenadoras pedagógicas Instituição: EMEIEF Senador Carlos Jereissati Município: Maracanaú (CE)

Tendo como base teórica o Caderno de Orientação do Coordenador Pedagógico e os demais Cadernos de Orientações, planejamos a formação de professores sempre pensando em um encontro prazeroso, interativo, acolhedor e divertido. Nesse contexto, preparamos tudo com muito carinho, desde a escolha dos textos até a organização dos ambientes, de acordo com o tema. No encontro ocorrido em 23 de setembro 2016, realizamos vivências em diferentes ambientes, objetivando proporcionar um processo criativo de construção, protagonismo e aprendizagem colaborativa. Dessa forma, iniciamos a formação desde a chegada, no primeiro ambiente, onde recebemos os convidados com todo zelo no espaço da Educação Infantil – um ambiente lúdico, colorido, que reflete a rotina, a cultura e as historias das crianças –, com a intenção de levar os participantes a refletir e questionar


sobre alguns pontos: como as crianças transitam nesses espaços?

É um espaço

convidativo para elas? Que experiências educativas elas podem vivenciar nesse local?

Agora vamos ao terceiro ambiente,


Agora, vamos ao terceiro ambiente, onde foi vivenciada mais uma etapa da formação. As convidadas foram recebidas como princesas, por um príncipe encantado, coroando-as ao som de músicas temáticas. – Seja bem-vinda, princesa!

No terceiro ambiente, vivenciamos teoria e prática, com dinâmica de integração, diálogos e reflexão sobre a arte de contar histórias e sua importância no desenvolvimento infantil.


Para o deleite de todos, fomos para o quarto ambiente, onde proporcionamos aos convidados, o lanche musical, momento de interação, diversão e troca de experiências ao som de musica ambiente. Retornamos aos estudos sendo recepcionados por um conto folclórico, e encerramos com releitura de contos, assim... Entrou por uma porta e saiu por outra, quem quiser que conte outra.

Profile for Paralapracá

Assim se faz literatura, em um ambiente lúdico  

Assim se faz literatura, em um ambiente lúdico  

Advertisement