Revista Papelaria e Negócios edição 85

Page 42

Raio X dos Negócios Diversificação no mix e colaboradores treinados destacamse nos negócios da papelaria. Da esq. para dir.: as funcionárias Liliane a Sílvia, o proprietário Kléber e o gerente da matriz, Eliomar.

Contornando as dificuldades

eficiente do que o atendimento em balcão. Nós também investimos na prestação de serviço e embora tenha uma representatividade pequena no faturamento, apenas 8%, agrega um bom número de clientes e empresas”, explica o lojista.

De olho na especialização dos colaboradores Segundo Kléber, ter uma equipe de balconistas bem informada, atualizada e comprometida é parte primordial para o êxito nos negócios em uma papelaria. “Já tivemos alguns consultores que prestaram serviços na área de recursos humanos, mas nunca em tempo integral. Sentimos a necessidade de ter um profissional que pudesse acompanhar o trabalho de nossos colaboradores em todos os processos, desde o recrutamento, a seleção e treinamento. Estudamos ainda a viabilidade de contratação deste especialista”, almeja o executivo. Por enquanto, Kléber explica que os gerentes das lojas promovem reuniões mensais com os colaboradores e prestam assistência durante o expediente. “Promovemos também encontros entre os representantes dos fornecedores e os nossos colaboradores para a divulgação dos produtos.”

42

O empresário Kléber explica que uma das principais, senão a maior dificuldade, enfrentada em seu negócio está no relacionamento que envolve os fornecedores das editoras de livros didáticos. “No principal período de vendas faltam livros e algumas editoras vendem diretamente para as escolas. Com os demais fornecedores mantemos um bom relacionamento. Inclusive com alguns temos uma relação de amizade”, desabafa. Na loja, quase que todas as compras são realizadas diretamente na indústria. “Procuramos sempre que possível comprar direto do fabricante, pois o atacado procura fazer volume de vendas e acaba se tornando o nosso concorrente, vendendo direto para escolas, empresas etc.”

O futuro A próxima meta traçada pela diretoria da Livraria e Papelaria Suze é abrir uma loja maior com as vendas focadas no atacado, além de centralizar o depósito das duas papelarias neste novo espaço. Há ainda a intenção de abrir novas unidades em cidades próximas de Vitória da Conquista. O empreendedorismo, a determinação, a garra, o entusiasmo e os ensinamentos transmitidos de pai para filho mais uma vez se fazem presentes e destacam-se na Livraria e Papelaria Suze. Quem sabe, nos próximos anos uma terceira geração Neves não conduzirá os negócios? Quem viver, verá!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.