IT Management #10

Page 1

A REVISTA DE QUEM ADMINISTRA TECNOLOGIA.

ANO 4 | EDIÇÃO #10

SÓ A TECNOLOGIA SALVA TRENS MOVIDOS A HIDROGÊNIO, PETRÓLEO FEITO DE DEJETOS, CAPTURA DE CO2: AS ARMAS DA CIÊNCIA PARA EVITAR O COLAPSO DO PLANETA ALTA PERFORMANCE: WORKSTATIONS MÓVEIS E O “NOTEBOOK MILITAR”

SUÉCIA: UM OÁSIS DE INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE E BEM-ESTAR SOCIAL

HPE SINERGY: INFRAESTRUTURA COMO UM SERVIÇO




INDEX

NESTA EDIÇÃO: EXPEDIENTE Presidente Grupo Herval: José Agnelo Seger Vice-presidente: Germano Grings Gestor geral HT Solutions: Wagner Alledo Gerente de Marketing: Roberta Anacleto Coord. de Marketing: Flávia de Paula Pires Assistente de Marketing: Scheila Mendes Equipe consultiva e apoio editorial: Aury Fink Filho, Denny Tovo, Diego Görgen, Jeriel Bernardes da Silva, José Carlos Carmona, Ricardo Specht e Vânia Mader.

Projeto editorial: Papa Branded Content Diretor de conteúdo: Douglas Backes Diretora executiva: Nathália Hartz Luvizon Jornalista responsável: Mariana Halmel Diretora de criação: Vanessa Fick Imagem da capa: ©iStock.com/Petmal Impressão: Gráfica Noschang Tiragem: 3.000 exemplares Circulação: março/2017 Conheça o Portal IT Management: www.itmanagement.com.br HT Solutions é uma empresa do Grupo Herval Rodovia BR-116, km 223,5 | Dois Irmãos/RS +55 51 3564 8300 | www.htsolutions.com.br IT Management é uma publicação trimestral distribuída gratuitamente. A reprodução de conteúdo é permitida mediante autorização por escrito. Artigos assinados expressam, exclusivamente, a opinião de seus autores. Todas as informações contidas na presente revista estão sujeitas a alteração sem prévio aviso. As únicas garantias para produtos e serviços da HewlettPackard e de outros fabricantes mencionados são as estabelecidas nos termos oficiais que os acompanham. Não obstante os cuidados para prover conteúdo atualizado e de alta qualidade, a Papa Branded Content, a HT Solutions e seus parceiros não poderão ser responsabilizados por eventuais omissões ou imprecisões nesta publicação, dado seu caráter meramente informativo. Nomes ou símbolos de empresas contidos na revista, bem como de seus produtos e serviços, podem ser marcas registradas ou comerciais de seus respectivos detentores. Todas as imagens publicadas têm caráter estritamente ilustrativo.

06

INBOX

08

DROPS

10

INSIDE

14

BUSINESS UPGRADE

18

OFFICE CHAT

19

IT MATTERS

Mensagem ao leitor

Novidades tecnológicas em doses homeopáticas

Revista IT Management ganha portal na web

Informações para turbinar sua carreira

Daniel Battistelo aborda a priorização de projetos de TI

28

POWERED BY HT SOLUTIONS

42

FEED

44

VIEWPOINT

45

IT GUIDE

46

FUN

Soluções inteligentes, cases de sucesso

Notícias em destaque

Ricardo Amorim discute a ética na política

O guia de oportunidades da IT Management

Um olhar bem-humorado sobre a carreira de TI

Vânia Mader: a mulher num setor dominado por homens

4 HT SOLUTIONS


12

BEYOND THE CLOUDS

PERSONAL SYSTEMS

©iStock.com/scanrall

Empreendedorismo nas escolas, inovação, qualidade de vida e sustentabilidade: Suécia é um paraíso de criatividade e colaboração

Nenhum recurso a menos: workstations móveis da HP permitem levar todo o poder do escritório para qualquer lugar

Divulgação/Arizona State University

Divulgação/HP

20

34 PING-PONG

40

LIFESTYLE

SPOTLESS

A mochila mais smart do mundo; um “fotógrafo pessoal” que voa atrás do dono; um robô para limpar a casa... e muito mais!

Todos os tons de cinza: impressoras e multifuncionais monocromáticas da HP aliam alta qualidade e baixo custo

26

Divulgação/HP

30

Divulgação/HP

Divulgação/Barracuda Konzu

Defensor de um método para sequestrar CO2 da atmosfera, Klaus Lackner sentencia: só a tecnologia nos salva do aquecimento global

ARCHITECTURE Plataforma HPE Sinergy oferece o melhor da “Composable Infrastructure” para gerenciar hardware como se fosse software

5 IT MANAGEMENT # 10


INBOX

EM GRANDE ESTILO qUE CHEGAMOS à DéCIMA EDIçãO DA IT MANAGEMENT, estreando na internet um poderoso complemento da revista impressa – nosso portal, que permitirá levar conteúdo de alta qualidade, tal como sua “irmã mais velha” de papel, porém com atualizações diárias. Os assuntos criteriosamente selecionados e a linha editorial caprichada serão os mesmos já conhecidos da revista de quem administra tecnologia, com a inegável vantagem de um acompanhamento ainda mais próximo e constante das novidades do setor. Todos os detalhes sobre esta novidade da IT Management estão na seção Inside (páginas 10 e 11). Confira! Nesse clima de “novos ares”, aliás, o tema de capa desta edição vem bem literal: entrevistamos o pesquisador Klaus Lackner, que fundou na Arizona State University o Centro para Emissões de Carbono Negativas. Na conversa para a seção Ping-Pong, ao comentar a concentração de CO2 na atmosfera terrestre, que já ultrapassou o limite considerado saudável, o cientista afirma que a situação não pode ser revertida

“ESTREANDO SEU PORTAL NA WEB, A IT MANAGEMENT PASSA A LEVAR CONTEÚDO A UM PÚBLICO CADA VEZ MAIOR – E, AGORA, COM NOVIDADES TODOS OS DIAS”

apenas pela redução das emissões de agora em diante. Para se prevenir e minimizar os efeitos do aquecimento global, diz Lackner, é absolutamente necessário que sejam capturadas grandes quantidades do dióxido de carbono já liberado no ar, dando-lhe adequado destino. E – adivinhe! – a salvação está na tecnologia, mas o fator humano (aí incluída uma boa discussão sobre quem pagará a conta) permanece como um obstáculo de difícil superação. Enquanto não se chega a um consenso para a captura de CO2 da atmosfera em larga escala, pelo menos outras iniciativas no âmbito da energia limpa seguem avançando e rendendo frutos – como os contemplados na seção Drops desta edição, que traz novidades da Alemanha, do Canadá e dos EUA. Já a seção Embarque descortina o progresso social e tecnológico da Suécia, um dos países mais proeminentes da atualidade em matéria de inovação. Mas as soluções para aproveitamento mais inteligente dos recursos não se restringem aos países do chamado Primeiro Mundo. Aqui mesmo, no Brasil, é possível otimizar a produtividade e reduzir os custos nas empresas a partir da escolha correta de suas infraestruturas de TI. Nas seções Personal Systems, Architecture e Spotless, por exemplo, trazemos uma série de soluções perfeitas para aliar economia e resultados. Imperdível! Para finalizar, um convite: além de aproveitar a décima edição impressa da IT Management, explore também o nosso portal e conte-nos o que achou. O intuito por aqui é atender cada vez melhor o nosso estimado público leitor! Boa leitura!

Wagner Alledo, gestor geral itmanagement@htsolutions.com.br

6 HT SOLUTIONS



Divulgação/PNNL

Divulgação/Alstom

DROPS

PETRÓLEO qUE VEM DO ESGOTO

POR SUSTENTABILIDADE, ALEMANHA TERÁ TREM MOVIDO A HIDROGÊNIO Com os primeiros testes iniciados nesse último mês de fevereiro, o trem batizado de Coradia iLint é a mais nova aposta da Alemanha no quesito transporte público sustentável. Desenvolvido pela empresa francesa de trânsito Alstom, ele deverá ser o primeiro veículo desse gênero movido a hidrogênio no mundo para transporte público.

condensada. Outra vantagem prometida é o baixo nível de ruído.

O trem foi apresentado em setembro de 2016 na InnoTrans (a maior feira comercial da indústria ferroviária), em Berlim. Na ocasião, a Alstom explicou que o iLint será alimentado com baterias de íon de lítio abastecidas por processo de fusão entre Além de toda a inovação células de combustível de PRIMEIRO tecnológica que deslizará hidrogênio situadas na parte sobre os trilhos, a invenção superior do trem e o oxigênio. MUNDO surge como alternativa Segundo informações da limpa aos trens a diesel que assessoria de comunicação atualmente circulam no País. A da Alstom, o Coradia iLint estará tecnologia garante emissão zero de apto para entrar em serviço comercial dióxido de carbono, uma vez que de seu em 2018, mediante confirmação das processo resulta apenas vapor de água encomendas.

Já há algum tempo, o consumo de combustíveis fósseis em larga escala tem gerado grande preocupação com previsões e estimativas sobre a longevidade do ciclo do petróleo em todo o mundo. No entanto, uma pesquisa conduzida recentemente pelo Departamento de Energia do Laboratório Nacional NordestePacífico (PNNL, na sigla em inglês), apontou a viabilidade de se fabricar em questão de minutos algo que a natureza leva milhões de anos para produzir. Segundo o PNNL, as usinas de tratamento de águas residuais dos Estados Unidos poderão, num futuro próximo, transformar o esgoto comum – ou seja, os dejetos humanos – em combustível biológico (bio-óleo ou óleo biocrude). De acordo com os pesquisadores, uma pessoa sozinha poderia gerar dois ou três galões de biocrude a cada ano. A partir de uma tecnologia chamada de liquefação hidrotérmica, seria possível imitar as condições geológicas que a Terra usa para criar o petróleo bruto, valendose basicamente de alta pressão e temperatura adequada. Da mesma forma que o petróleo, o bicrude poderia ser refinado para produção de combustíveis como gasolina e diesel. Além de resolver a inexorável falta de petróleo na natureza, o processo também ajudaria a eliminar custos com tratamento de esgoto. A primeira estação de demonstração dessa tecnologia deverá ser construída no Canadá, podendo iniciar suas atividades em 2018.

8 HT SOLUTIONS


DROPS É comum que casas, prédios e outras construções dotadas de sistemas de energia solar contem com os tradicionais painéis de captação instalados sobre suas coberturas – ou mesmo instalados sobre estruturas metálicas ao longo de grandes extensões de terra. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, porém, já é possível unir design e sustentabilidade.

O processo para gerar a energia envolve a captação solar e o armazenamento por meio de uma bateria da Tesla conhecida como Powerwall. Assim, é possível carregar a bateria durante o dia para utilização depois que o sol se põe. Na visão de longo prazo da Tesla, esse tipo de infraestrutura tem potencial para revolucionar o fornecimento de eletricidade para a população mais pobre, da mesma forma como a tecnologia móvel causou disrupção na indústria de telecomunicações.

Divulgação/Tesla

No finalzinho de 2016, a Tesla Motors apresentou um produto que evidencia suas aspirações de se tornar uma gigante no segmento de energia limpa. A ideia é “camuflar” a tecnologia solar em telhas de vidro super-resistentes, tornando os projetos

esteticamente mais atraentes, sem abrir mão da funcionalidade – e com durabilidade aprimorada. Além disso, pensando na variedade de estilos arquitetônicos das construções, a proposta é oferecer quatro opções de telha – texturizada de vidro, telha de ardósia de vidro, telha toscana de vidro e telha de vidro liso.

O CONSUMO DE ÁGUA NO MUNDO Se no Brasil ela parece existir em abundância, estima-se que 1,1 bilhão de pessoas vivam sem água potável no mundo – e diversos países já têm experimentado os efeitos da crise hídrica. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), 50 litros diários é a quantidade ideal de água potável que uma pessoa necessita para manter sua higiene e bem-estar. A conta baseia-se numa simulação de consumo moderado: um banho de 8 minutos (24 litros), três descargas no banheiro (18 litros), quatro lavagens das mãos por 20 segundos (2,4 litros) e ingestão de outros dois litros d’água, totalizando 49,6 litros. Na prática, entretanto, a realidade se mostra bem diferente. Confira no infográfico:

600 l

350 l

350 l

200 l

187 l

20 l

é a estimativa do gasto d’água diário de um europeu

correspondem ao uso por habitante no Brasil a cada dia

é o volume de água disponível por dia para um africano da região subsaariana

Vetores base Freepik

média ideal (OMS) 50 litros é o consumo de água de um canadense a cada dia

é quanto um cidadão dos EUA gasta diariamente

é também a quantidade média individual no Japão

9 IT MANAGEMENT # 10


INSIDE

CONTEÚDOS NOVOS TODO DIA: IT MANAGEMENT ESTREIA NA WEB PORTAL TRAZ ANÁLISES, CASES, ENTREVISTAS, OPINIÃO E NOTÍCIAS COM ATUALIZAÇÃO DIÁRIA E OPÇÕES DE INTERATIVIDADE. NOVIDADE AMPLIA ALCANCE DA REVISTA IMPRESSA COMO LEITURA DE REFERÊNCIA PARA GESTORES DE T.I.

A

REVISTA qUE VOCÊ TEM EM MãOS ACABA DE GANHAR UMA PODEROSA ExTENSãO: o Portal IT Management, que compila o melhor do mundo da tecnologia com atualizações diárias. São notícias do mercado, análises de software e hardware, cases de sucesso, entrevistas com gente interessante, enquetes, artigos de opinião e insights sobre boas práticas de gestão. Com circulação dirigida aos gestores de TI das melhores empresas do Brasil, em apenas três anos a revista IT Management consolidou-se como fonte de informação de qualidade para o setor. Expandir sua abrangência – não apenas em termos geográficos, mas especialmente no que se refere à cobertura dos acontecimentos em tempo real – impôs-se como uma evolução lógica, motivando o desenvolvimento do portal. A novidade chega para complementar o trabalho realizado na edição impressa, que se manterá trimestral e também poderá ser consultada no ambiente online, em formato “pageflip”, que possibilita folhear suas páginas virtualmente.

qUALIDADE EDITORIAL Num território em que coabitam sites sérios e outros apenas sedentos por cliques a qualquer preço, o Portal IT Management reafirma seu compromisso de manter o conceito editorial que consagrou a revista homônima como fonte de informação segura sobre TI: um trabalho jornalístico preciso, com a devida checagem de fatos e total distância das traduções malfeitas que povoam a internet brasileira. “O maior patrimônio de qualquer veículo de comunicação deve ser a sua credibilidade”, enfatiza a jornalista Mariana Halmel, responsável pela publicação. “Os gestores de TI que confiam na revista IT Management – e agora também no portal – exigem conteúdo de qualidade e não podem receber matérias construídas apressadamente, sem o devido rigor jornalístico”, acrescenta a profissional, arrematando: “Nossa equipe está ligada em todas as novidades do segmento e extremamente comprometida com a curadoria do material que será disponibilizado ao leitor”. O Portal IT Management pode ser acessado em www.itmanagement.com.br. As principais novidades são compartilhadas também no Facebook (fb.com/revistaitmanagement).

10 HT SOLUTIONS


©iStock.com/Weedezign

INSIDE

11 IT MANAGEMENT # 10


PERSONAL SYSTEMS

NENHUM RECURSO A MENOS A ERA DO EMPREENDEDORISMO TRAZ NOVOS ARES à FORMA DE TRABALHAR, ALTERANDO DE MANEIRA SIGNIFICATIVA A ROTINA DE MUITAS PROFISSÕES E A PRóPRIA DINâMICA DO MERCADO. ACOMPANHAR ESTAS MUDANÇAS NO RITMO EM qUE ELAS ACONTECEM, DESPRENDENDO-SE DO ESCRITóRIO SEM PERDER NADA EM TERMOS DE PRODUTIVIDADE, é UMA TAREFA qUE ExIGE DISPOSITIVOS MóVEIS CADA VEZ MAIS PODEROSOS, PRONTOS PARA ENCARAR TRABALHOS ExIGENTES – COMO PROCESSAMENTO DE VÍDEOS OU PROJETOS CAD – EM qUALqUER LUGAR.

Família Intel Core de 6ª geração ou Intel xeon Até 32 GB DDR4/ECC

Até 2 TB SSD (2x HP Z Turbo Drive G2)

CAÇULA INVOCADO Combinando visual de ultrabook e desempenho de workstation, o HP ZBook 15u é o caçula da família. Equipado com tela de 15,6”, peso a partir de 1,9 kg e espessura de 19,9 mm, oferece a relação perfeita entre custo e mobilidade. Seu formato compacto agrega valor e leveza ao design, que traz teclado numérico integrado e tela sensível ao toque opcional. Com bateria de longa duração, essa workstation pode ser configurada com até 32 GB de memória, gráficos profissionais AMD FirePro, HP Z Turbo Drive G2 e 1,5 TB de armazenamento total.

ESTÚDIO PORTÁTIL Aliando desempenho, confiabilidade, inovação e mobilidade, o ZBook Studio G3 é destaque na mais recente (e revolucionária) família de workstations móveis HP. Com itens sob medida que ampliam seu poder de customização, ele se adapta perfeitamente aos trabalhos de alta performance das mais diferentes naturezas. A linha ostenta opções como processador Intel xeon, duas unidades de estado sólido HP Z Turbo Drives G2 de 1 TB simultâneas (para até 2 TB de armazenamento total), até 32 GB de memória ECC, duas portas Thunderbolt 3 e telas HP DreamColor UHD ou FHD de toque incrivelmente nítidas. Seu peso (2 kg) e espessura (18 mm) fazem do ZBook Studio G3 a workstation móvel mais fina, leve e atraente da HP, sem sacrificar em nada o desempenho.

Família Intel Core de 6ª geração Até 32 GB DDR4 SDRAM Até 1 TB HD SATA (5400 rpm) ou até 512 GB SSD

12 HT SOLUTIONS


PERSONAL SYSTEMS

TREZE POLEGADAS EM ONZE Família Intel Core Skylake 8 GB Dual Channel DDR3L 256 GB SSD com Intel Rapid Start

Fotos:Divulgação/HP

Autonomia de bateria, desempenho e portabilidade são diferenciais marcantes do notebook Dell xPS 13, o menor 13 polegadas do planeta: suas dimensões totais equivalem às dos concorrentes de 11”, porém com muito mais área de tela. Primeiro a contar com a tecnologia InfinityEdge, que maximiza o espaço de trabalho, o dispositivo oferece definição de 5,7 milhões de pixels (276 ppi) com resolução UltraSharp qHD e luminosidade de 400 nit para excelente visualização mesmo sob luz do dia. Incrivelmente fino e leve, o XPS foi criado para os negócios, oferecendo alto nível de segurança com soluções de endpoint líderes do setor – incluindo criptografia, autenticação e proteção contra ameaças.

Família Intel Core de 6ª geração Até 32 GB DDR4L Até 1 TB SSD ou 512 GB SED SSD

AO EMBATE Atendendo a rigorosos requisitos de padrão militar, o notebook Dell Latitude 14 Rugged Extreme é preparado para cumprir as mais diversas tarefas sob diferentes limites de execução. Feito para durar, a partir de materiais que absorvem choques e chassi rígido, o Latitude 14 é vedado por compressão contra areia, poeira e líquidos. Além de acompanhar o usuário nos trabalhos mais difíceis, com tela touch que pode ser usada até de luvas, resiste a temperaturas extremas, graças a um sistema próprio de gerenciamento térmico, e garante boa visibilidade de tela em quaisquer condições de iluminação. Além disso, oferece confiabilidade e velocidade excepcionais por meio do armazenamento de estado sólido.

13 IT MANAGEMENT # 10


©iStock.com/8vFani

BUSINESS UPGRADE

COMO LIDAR COM QUEM REAGE EMOCIONALMENTE AO FEEDBACK DAR E RECEBER FEEDBACK NEM SEMPRE é SIMPLES. Transmitir uma avaliação de desempenho a pessoas que choram, gritam ou ficam na defensiva, por exemplo, pode ser uma das tarefas mais complicadas de um gestor de equipes. Isso porque a maioria das pessoas faz uma ligação direta do feedback a algo negativo. No entanto, é preciso abandonar velhos conceitos – começando por aquele ditado sobre “time que está ganhando”. Em time que está ganhando se mexe, sim! é preciso investir em criatividade, buscar melhorias contínuas em produtos, serviços, processos e pessoas. Em recente artigo para a Harvard Business Review, a especialista em desenvolvimento de pessoas Amy Jen Su sugere compartilhar com maior frequência os feedbacks positivos e ensina outras técnicas para driblar o aspecto emocional dos colaboradores, ensejando grandes mudanças. Confira suas principais ideias:

Lembre-se do propósito. Concentre-se em todas as boas razões de realizar a avaliação de desempenho e explique aos colaboradores a importância do feedback na busca por sucesso e crescimento na empresa. Aja com tranquilidade e assertividade. Como você atua quando alguém apresenta uma reação emocional? Ameniza a devolutiva, tentando evitar um conflito? Frustra-se e contra-ataca? O melhor, ensina Jen Su, é se preparar com antecedência para que suas avaliações estejam solidamente apoiadas por

observações, dados e exemplos concretos. Ladeada por uma postura serena e amigável, a coerência dos argumentos fará seu trabalho. Reações emocionais negativas podem colocar as pessoas em lados opostos. Já se todos tentarem se conectar a partir de boas intenções, prepararem-se de forma íntegra e calma para os momentos de feedback, é possível mobilizar a equipe para uma mesma direção: o caminho do sucesso e do crescimento, tanto pessoal quanto profissional.

DIALOGANDO COM DIFERENTES PERFIS Com pessoas que gritam: Peça com delicadeza que falem mais devagar. Mostre-se interessado e à disposição para ajudar. Pergunte o que elas gostariam que você fizesse. Faça perguntas em vez de afirmações. Tudo que leva uma pessoa da reação emocional ao pensamento consciente resulta numa situação produtiva. quando alguém ataca, a ação instintiva do outro é contra-atacar. Mas, se você demonstra que gritar não é produtivo, pode romper o padrão de reação do interlocutor. Peça que baixe a voz, que respire fundo e que se acalme.

Com pessoas que choram: Seja o mais gentil e empático possível. Por mais que a mensagem seja dura, ela não precisa ser repassada em tom hostil. Mostre que você não está de mal com seu funcionário, mas, sim, que acredita em seu potencial e quer ajudar a desenvolvê-lo.

Com pessoas defensivas: Tente frases do tipo “Vejo isso como responsabilidade sua; vamos ver por que você não vê assim”. As pessoas que agem de forma defensiva sempre vão repassar a responsabilidade a outras como tática para evitar um diálogo produtivo. Pergunte o que você pode fazer para ajudar a pessoa a receber feedbacks de maneira mais aberta.

14 HT SOLUTIONS


©iStock.com/g-stockstudio

BUSINESS UPGRADE

DORMIR MAIS PARA VIVER MAIS

GUARDA-ROUPA ENXUTO É TRUNFO DOS EXECUTIVOS DE ALTO IMPACTO VOCÊ FAZ IDEIA DE qUANTAS PEçAS POSSUI EM SEU CLOSET? E em suas rotinas, quanto tempo gasta pensando sobre qual roupa usará em determinado dia ou ocasião? Pois – naquela boa e velha linha do “menos é mais” – Joshua Becker, autor do livro The More of Less, fala de sua participação no Projeto 333, um movimento cujos adeptos usam apenas 33 peças de vestuário a cada três meses. Além da praticidade e do fato de desafogar o armário, a experiência soma ainda vários pontos em questões como sustentabilidade e consumo consciente. Com tantas decisões que precisam ser tomadas ao longo do dia, Joshua conseguiu eliminar pelo menos uma ao reajustar seu guarda-roupa. Agora, ele conta com mais ou menos três dezenas de peças e, seguindo o exemplo de diversos executivos de alto impacto, abriu mão das tendências de moda

em favor de uma pequena coleção de itens essenciais, atemporais e de alta qualidade. Entre os benefícios do chamado “capsule wardrobe” (ou armário-cápsula) está, especialmente, a questão financeira. Com um closet organizado e enxuto, é possível saber exatamente quais peças você precisa repor para substituir os itens já muito utilizados. Para fazer parte da era do guarda-roupa comprimido, a dica é escolher peças que combinem entre e si e possam ser utilizadas em diversas ocasiões. Mas, antes de tudo, livre-se do que você não usa e estabeleça uma quantidade ideal de peças. Defina um prazo para usálas e vá substituindo itens surrados ou manchados assim que possível. Adote a regra de “entra um, sai um” – sempre que comprar algo novo, desfaça-se de um item velho.

Se por um lado os cuidados com a alimentação saudável vêm ganhando força, por outro, o sono e os benefícios que uma noite bem dormida agregam ao dia a dia nem sempre recebem importância suficiente. Diferentemente da dieta, dormir é uma tarefa mais complexa de se gerenciar. Filhos pequenos, problemas de saúde, fatores ambientais... tudo pode contribuir para perturbar os padrões ideais de sono. Principalmente quem tem crianças sabe que colocá-las para dormir cedo está cada vez mais difícil. Novos hábitos de vida e trabalho estão levando famílias inteiras para a cama num horário mais tardio quando comparado aos padrões de décadas passadas. O problema é que dormir menos de seis horas por noite, segundo estudos têm comprovado, aumenta os riscos à saúde e mina a longevidade. A falta de horas bem dormidas tem se tornado um problema crescente, que pode levar a uma série de problemas como diabetes, obesidade e doenças cardíacas. Está demonstrado que negligenciar um “mínimo saudável” de seis horas de sono por noite aumenta os níveis de estresse, acelera a frequência cardíaca e aumenta a pressão arterial. Além disso, avulta o risco de morte precoce em 12%. Por isso, em lugares como a Inglaterra, o sono virou protagonista de campanhas de incentivo do governo, assim como as ações que motivam as pessoas a parar de fumar, diminuir a bebida e fazer mais exercícios. Tudo em nome de um estilo de vida mais saudável e de uma maior longevidade.

Programas de fidelidade que permitem acúmulo de pontos ou “milhas” conversíveis em produtos e serviços (notadamente, passagens aéreas) atraem cada vez mais usuários no Brasil. O problema é que muita gente – seja porque desconhece as regras dos programas ou a melhor forma de utilizá-los – acaba se esquecendo de acompanhar regularmente seu saldo e, assim, o vê expirar pouco a pouco, conforme o prazo de validade de cada lote de pontos acumulado. Para fazer frente a esse problema é que surgiu o Oktoplus – um aplicativo para

smartphones idealizado para gerenciar mais de 40 programas de fidelidade num único painel de controle. Além de disponibilizar informações de cada conta, como saldo e vencimento, o app possibilita ao usuário fazer buscas de passagens e produtos, descobrindo qual a forma mais vantajosa de adquiri-los. O Oktoplus oferece controle automatizado dos saldos, alerta sobre pontos a vencer e traz uma calculadora especial que unifica pontos e milhas aéreas de diferentes origens num único programa, sem que o usuário tenha de se preocupar com as regras de cada um.

Divulgação/Oktoplus

PARA NÃO PERDER A VIAGEM: APP GERENCIA PONTOS E MILHAS

15 IT MANAGEMENT # 10


BUSINESS UPGRADE O sucesso de uma empresa nem sempre está diretamente ligado aos números que apresenta. Especialmente em tempos de crise, o espírito empreendedor e o trabalho em equipe são fundamentais para salvar um negócio. No livro “Em frente! Como a Starbucks lutou por sua vida sem perder a alma” (Campus, R$ 66,32 – edição digital), o fundador Howard Schultz compartilha a história de como foi possível manter a rentabilidade e a sustentabilidade da empresa sem sacrificar seu lado humano.

Divulgação/Elsevier

VALORIZANDO AS ORIGENS

Depois de vivenciar um crescimento desenfreado – saltando de 11 para 16 mil lojas – a Starbucks acabou se distanciando de sua essência. Para retomar o sucesso, portanto, a empresa precisou resgatar seus valores e buscar melhorias no relacionamento com os próprios colaboradores. Para Howard, apesar de clientes e acionistas serem importantes para um negócio, os funcionários devem receber especial atenção e trabalhar com o que gostam. Além de amar o que fazem, eles precisam receber esse amor de volta da empresa.

Saber executar é o primeiro passo para diminuir a lacuna que existe entre o que a liderança de uma empresa espera atingir e a habilidade que a organização tem para alcançar seus objetivos. No livro “Execução: A disciplina para atingir resultados” (Campus, R$ 116,90), Larry Bossidy e Ram Charan falam sobre a importância de unir pessoas, estratégia e operações – os três processos-chave de qualquer negócio. Na obra, os autores defendem o princípio da execução não como repressão ou excesso de gerenciamento dos subordinados, mas, isto sim, baseado no acompanhamento dos processos. Para Bossidy e Charan, o planejamento é a pedra fundamental de um negócio. Seu livro trata sobretudo da importância de não se diminuir a autoconfiança das pessoas, situação que tira a iniciativa e sufoca a habilidade de pensar por si. Ao longo do trabalho, os autores apresentam as razões para que a organização seja baseada em honestidade e realismo, a partir de um líder comprometido de corpo e alma com ela.

Divulgação/Elsevier

PARA ROMPER BARREIRAS

Divulgação/Sextante

INDICAÇÃO DO GESTOR Daniel Battistelo, coordenador de TI da Sazi Máquinas, é o gestor que assina nossa dica de leitura nesta edição. “Não tenha medo de ser chefe” (Sextante, R$ 18,30), de Bruce Tulgan, desvenda os sete mitos que rondam as rotinas de gerenciamento. De forma prática e positiva, o autor chama a atenção para aquele que considera o maior problema das empresas hoje: o subgerenciamento. Ou seja, quando o ato de delegar poder é entendido como forma de deixar as pessoas se virarem sozinhas. Diferentemente de um fardo a carregar ou uma obrigação desgastante, o livro mostra a função de chefia como uma oportunidade valiosa de ser útil e contribuir para melhorar a produtividade de sua equipe. Além disso, fala sobre os problemas enfrentados pelas empresas e seus principais motivos; situações de dia a dia de um bom gerente; como gerenciar grandes grupos; e como conduzir relações de amizade e trabalho, entre outros assuntos pertinentes às rotinas da função. Em dez capítulos, o autor oferece um caminho para que os gerentes reassumam seu papel e se tornem os líderes fortes que seus times precisam.

16 HT SOLUTIONS


©iStock.com/enotmaks

BUSINESS UPGRADE

COMO ORGANIZAR E ESTRUTURAR DIFERENTES PROJETOS

M

UITAS VEZES PRECISO ExECUTAR VÁRIOS PROJETOS AO MESMO TEMPO, e algumas pessoas me questionam sobre como fazer o gerenciamento e o planejamento para organizar e estruturar essas ações em diferentes áreas. Na verdade, tenho o conceito de que é impossível dedicar 100% de tempo para uma mesma proposta, a não ser que se tenha apenas uma. Então, a partir do momento em que eu tenho mais de um projeto – pode até ser algo pessoal que eu tenha de trazer para meu dia a dia também –, eu terei que dividir o meu tempo. Agora, se por um lado não posso dedicar 100% das minhas horas ao mesmo projeto, eu posso dar 100% de atenção para aquilo em que estou trabalhando naquele momento. Essa é uma questão essencial para mim: quando estou atuando num projeto, me dedico inteiramente a ele até mudar para outro. Algumas pessoas defendem a ideia de que não se pode ficar alternando muito entre tarefas, já que existe um custo de se mudar e retomar a atividade. No entanto, nem todo mundo funciona da mesma forma, e há quem goste de ficar variando, principalmente quando fica entediado – e aí pensa “ah,

depois eu volto”. Eu acredito que o planejamento está ligado ao autoconhecimento. é preciso entender como você funciona; ter foco; saber “estar no presente”. Outro ponto essencial é saber priorizar entre todos os projetos ao mesmo tempo – saber o que deve prevalecer em cada um. Se você tem três projetos e dedica para um deles um tempo planejado, priorizando e organizando as tarefas, mas para os outros nunca faz nada, provavelmente ficará com trabalho acumulado. Por isso, é importante que você saiba definir prioridades entre os projetos, identificando quais são mais importantes naquele momento para decidir a ordem e o momento mais adequado para dedicar toda a atenção. Você não vai reservar 100% do seu tempo a um trabalho, mas se dedicar inteiramente ao trabalho naquele período reservado a ele. Essa é a regra básica.

17 IT MANAGEMENT # 10


©iStock.com/Pinkypills

OFFICE CHAT

PRIORIZANDO PROJETOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Por DANIEL HENRIQUE BATTISTELO* A VELOCIDADE COM qUE AS TRANSFORMAçõES OCORREM IMPõEM àS ORGANIZAçõES O DESAFIO DE DESENVOLVER PROJETOS qUE CRIEM BENEFíCIOS ALINHADOS AO PLANEJAMENTO ESTRATéGICO DA EMPRESA. No entanto, toda organização possui recursos finitos, sejam humanos, materiais ou financeiros – e com isso nasce a necessidade de priorizar os projetos mais importantes. Logo, surge a dúvida: como priorizá-los? Nesse processo destacam-se três etapas fundamentais: 1) Definição dos critérios: estes auxiliarão no processo de identificação de quais projetos devem ser iniciados (ou mesmo

cancelados!). O objetivo é atuar como um “filtro”. Como exemplo, destaca-se o Tempo de Retorno (Payback), a Taxa Média de Retorno e o Valor Presente Líquido. Avalie também os benefícios gerados por cada projeto e como estes potencializam a organização no cumprimento dos seus objetivos estratégicos de curto, médio e longo prazo. Considere ainda os riscos gerados por cada projeto e aspectos organizacionais como o comprometimento das partes interessadas e a disponibilidade de pessoas. Por último, avalie o prazo e a complexidade de cada projeto. Em tempos de crise, executar projetos rápidos, com baixos riscos, baixos investimentos e altos retornos é o desejo de todo gestor. 2) Importância relativa dos critérios: nessa etapa, um comitê deve decidir quais critérios selecionados são mais importantes em relação aos outros. Aqui cabe um ponto de atenção, pois, como o planejamento da organização pode mudar devido à inúmeros fatores externos ou internos, a importância dos critérios

também deve ser alterada. Dependendo da estratégia da companhia, critérios financeiros podem ser mais importantes em detrimento dos benefícios. Nessa etapa é fundamental a participação da alta gestão! 3) Interdependência entre os projetos: analise a dependência que um projeto possui em relação ao outro. Em determinadas ocasiões, é vantajoso executar determinado projeto antes de outro, diminuindo os custos e evitando retrabalho. Executando essas três etapas alinhadas a um método – como o AHP (Método de Análise Hierárquica) – ou mesmo utilizando uma planilha Excel, as chances de sucesso, devido aos projetos certos terem sido executados, aumentarão muito, melhorando o desempenho, a produtividade da organização e aumentando a contribuição da TI para o sucesso da empresa.

Daniel Henrique Battistelo é coordenador de TI do Grupo Sazi

18 HT SOLUTIONS


©iStock.com/MicrovOne

IT MATTERS

MULHER E TECNOLOGIA: JOGO DE CINTURA E MULTI-HABILIDADES PARA TRIUNFAR NUM AMBIENTE (AINDA) MASCULINIZADO

A

PÓS VENCER PRECONCEITOS E OBSTÁCULOS, homens e mulheres passaram a compartilhar funções, tanto nas tarefas de casa quanto no mercado de trabalho. Em muitas áreas, a igualdade de gêneros já foi alcançada – o que não significa que inexistam setores ainda predominantemente masculinos ou femininos. O segmento de TI, por exemplo, é um que permanece altamente masculinizado, com pesquisas indicando que os homens ocupam mais de 90% das cadeiras de CIO. De qualquer forma, sendo eu mesma uma das lideranças femininas na HT Solutions, vejo um rápido aumento da presença das mulheres no setor ao longo desta última década. Pela minha experiência, interpreto que esse crescimento deva-se fundamentalmente ao fato de nós, mulheres, estarmos cada vez mais focadas em buscar conhecimentos e habilidades para ocupar altos cargos, independentemente da histórica orientação da TI ao sexo masculino. Hoje, em alguns casos, é o homem que está em casa, cuidando do lar e dos filhos, e a mulher, ocupando a posição de “chefe de família”. Contra esse movimento, porém, pesa o fato de que uma parcela do público masculino ainda segue relutante ao que lhe parece uma inversão de papéis, mesmo quando as circunstâncias indicam esse tipo de composição. Também o salário deles é geralmente superior, mesmo nas mesmas funções, enfraquecendo o lado feminino da balança nos casos em que o arranjo familiar requer a presença de um dos cônjuges em casa. A carreira em TI demanda muita disponibilidade e, em alguns casos, pode suscitar o adiamento ou até a renúncia da maternidade, por exemplo. De qualquer forma, isso vai depender do lugar em que se estiver trabalhando. Eu acredito que seja possível conciliar trabalho e vida pessoal, mesmo a mulher desejando ser mãe, desde que haja valorização e compromisso mútuo entre profissional e empresa. Mas, sim, em termos gerais, o ambiente de TI ainda é mais duro com o sexo feminino.

Por VÂNIA MADER*

Parece-me, inclusive, que da mulher se exige cuidado redobrado quanto a aspectos cotidianos, como seu jeito de se comunicar ou até de se vestir. Mas, independentemente de gênero, não existe uma forma única de triunfar numa negociação. O segredo é conhecer seu interlocutor – e, no caso das mulheres, o jogo de cintura para contornar objeções, sem bater de frente, muitas vezes é um grande aliado. Para nos sentarmos à mesa de negociação, entretanto, muitas vezes é preciso driblar adversidades que não creio serem nem remotamente familiares a qualquer homem. Em eventos corporativos, por exemplo, não é raro que alguns deles ignorem que estamos lá para representar a empresa e que, de fato, somos conhecedoras do negócio. é preciso evolução urgente nessa mentalidade que atribui à mulher um papel decorativo. Tal cultura machista, aliás, nasce de conceitos arcaicos ainda vigentes na própria educação. Como já demonstrado em pesquisas, existe uma grande defasagem nos métodos adotados até hoje em casa e nas escolas, com crianças e adolescentes ainda crescendo envoltos pela ideia de que a mulher é “delicada demais” para atuar em áreas técnicas. Dos brinquedos nas prateleiras dos supermercados às imagens usadas em livros didáticos, é fácil perceber uma associação da figura masculina a atividades como matemática, engenharia e outras ciências, enquanto as meninas são, aparentemente, preparadas para cuidar da casa e dos filhos. Muito já se avançou rumo à igualdade de gênero, mas, para que homens e mulheres desfrutem de condições igualitárias, ainda faltam pelo menos duas coisas: que as empresas valorizem mais o trabalho feminino; e que as próprias mulheres não abram mão de suas conquistas. Afinal, a época dos papéis predefinidos já passou.

19 IT MANAGEMENT # 10


BEYOND THE CLOUDS

20 HT SOLUTIONS


BEYOND THE CLOUDS

DOS VIKINGS À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

©iStock.com/scanrall

PASSADA A ERA DOS ANCESTRAIS VIKINGS, QUE AGORA FAZEM SUCESSO EM FILMES E SÉRIES, AO LONGO DOS ANOS A SUÉCIA FOI DEIXANDO AFLORAR SEU ESPÍRITO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA ASSUMIR POSIÇÃO DE DESTAQUE ENTRE OS LÍDERES MUNDIAS NESSA ÁREA. ALIANDO SEGURANÇA, QUALIDADE DE VIDA E SUSTENTABILIDADE, O PAÍS NÓRDICO OFERECE AMBIENTE CRIATIVO E ENGAJADO COM A IGUALDADE DE GÊNERO, ALÉM DE CLIMA POLÍTICO ESTÁVEL QUE FORMA AS BASES NECESSÁRIAS PARA ALICERÇAR EMPRESAS GLOBAIS

21 IT MANAGEMENT # 10


Num país onde há elevada qualidade na educação, grande investimento em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, as inovações não param de surgir, ajudando a ampliar as referências que a maioria das pessoas tinha daquela região. Hoje, os guerreiros bárbaros do passado servem de inspiração para séries de sucesso como Game of Thrones e Vikings. Outra influência nórdica muito em voga é o chamado “estilo escandinavo”, que domina as atenções nas áreas da arquitetura e da decoração, fazendo escola também no mundo da moda. Mas é principalmente com seu poder de inovação que a Suécia vem conquistando espaço no mercado mundial. Focado nas áreas de tecnologia, sustentabilidade, medicina e biociência, o país reúne empresas de relevância global, como AstraZeneca, Ericsson e Volvo. Mas, para além das gigantes, a Suécia mostra seu potencial empreendedor na vasta quantidade de trabalhos científicos publicados por pequenas e médias empresas, assim como no alto número de patentes registradas em seu território.

©iStock.com/sipaphoto

COM UMA TRADIçãO HISTÓRICA DE INVENTORES, a Suécia foi berço de criações como o marca-passo, os fósforos de segurança (que levaram ao desenvolvimento dos atuais palitos) e até mesmo do cinto de três pontos, responsável por salvar vidas no trânsito em todo o mundo. Também foram desenvolvidos lá inúmeros aplicativos de sucesso, como o Skype e o Spotify.

©iStock.com/adisa

BEYOND THE CLOUDS

Investindo pesado em biotecnologia, a Suécia tem nos medicamentos embalados uma importante fatia de suas exportações (US$ 6,7 bilhões/ano), que atualmente só perdem para os petrolíferos refinados (US$ 11 bilhões). Outra área em franco crescimento é a da microeletrônica, na qual o país ocupa posição de vanguarda em pesquisa de componentes baseados em silício, eletrônica de alta velocidade, eletrônica orgânica, design de sistemas e fotônica (a ciência da geração, emissão, transmissão, modulação, processamento, amplificação e detecção da luz).

FARMÁCIA COM SOTAQUE SUECO Se você já precisou ou já ouviu falar dos medicamentos para asma Bricanyl e Pulmicort, do hormônio de crescimento Genotropin ou de uma das drogas mais vendidas no mundo, o Losec (mais conhecido como Omeprazol e muito utilizado para o tratamento de úlcera gástrica), bem-vindo à Suécia. Além do desenvolvimento de fármacos, o país é responsável por inúmeras inovações em equipamentos de imagem e diálise, implantes ortopédicos, máquinas de coração-pulmão e equipamentos de eletrocardiograma (ECG).

22 HT SOLUTIONS


©iStock.com/mikadam

BEYOND THE CLOUDS

NOVAS IDEIAS SãO CAPAZES DE GANHAR O MUNDO E, EM SE TRATANDO DE CRIATIVIDADE, A SUéCIA é ESPECIALISTA. DINÂMICO E ARROJADO, O PAíS OFERECE AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA O SUCESSO, SEJA PARA FAZER UMA VIAGEM DE IMERSãO CULTURAL OU INICIAR UMA CARREIRA EM EMPRESAS COMO VOLVO E ERICSSON

COM TODAS AS LUZES E CORES Contabilizando menos de 10 milhões de habitantes, a Suécia dificilmente poderia relacionar seu potencial inventivo ao tamanho da população. O segredo, na verdade, é o cultivo de um mindset especialmente flexível e colaborativo. Citadas entre as melhores do mundo, as universidades suecas são responsáveis por nutrir a criatividade e o pensamento crítico, fator responsável por estabelecer um ambiente informal, que apoia a colaboração em detrimento à competição entre os estudantes. Apesar de a língua sueca ser o idioma oficial do país, os nativos são reconhecidos por sua grande fluência e habilidade em inglês. Essa receptividade às influências e visão que ultrapassa suas fronteiras são também os principais responsáveis por atrair empresas internacionais e talentos de todas as partes do globo. Tanto que um quinto da população atual da Suécia é formada por estrangeiros que elegeram o país como seu novo lar. Em termos de território, são pouco mais de 1.500 quilômetros para se percorrer de norte a sul – mas, apesar de não ser

grande, a Suécia pode se orgulhar de belíssimas paisagens. Com boas estradas, o país conta com dois dos melhores pontos para se apreciar a aurora boreal, um dos fenômenos naturais mais incríveis do mundo, que ocorre quando partículas carregadas de energia solar entram em contato com os gases presentes na atmosfera terrestre. O resultado é um verdadeiro espetáculo de luzes que dançam no céu, mudando de cor e de lugar. Exclusivo das regiões polares, o fenômeno ocorre o ano todo, mas não é possível vê-lo em qualquer época, pois as condições de visibilidade são bastante específicas: o céu precisa estar escuro e sem nuvens, sendo melhores os locais menos povoados e com ampla visão do horizonte. Os meses de maior visibilidade vão de setembro a março, período entre o outono e o inverno, quando as noites são mais longas. Alguns aplicativos também são úteis para conferir as previsões de ocorrência do fenômeno – entre os quais se destaca o Aurora Forecast, que apresenta boletins da aurora boreal em tempo real.

23 IT MANAGEMENT # 10


BEYOND THE CLOUDS

©iStock.com/hessianmercenary

ROTEIRO DA DIVERSIDADE ALéM DE AVISTAR O ESPETÁCULO DAS LUZES DANÇANTES, NA SUéCIA TAMBéM é POSSÍVEL VISITAR E SE HOSPEDAR EM HOTéIS DE GELO, FAZER CAMINHADAS E DESCOBRIR A VIDA SELVAGEM Uma atração imperdível na Lapônia, uma das regiões mais frias do planeta, são os hotéis de gelo. O primeiro a ser construído no mundo foi o Ice Hotel, em Jukkasjärvi, pertinho de Kiruna. A cada temporada, sua estrutura precisa ser reconstruída, pois ela acaba derretendo nos meses de verão. Assim, o hotel recebe hóspedes somente no período que vai de dezembro até meados de abril. E para quem prefere um lugar mais aquecido para dormir, já que a temperatura no Ice Hotel fica entre -4 e -9°C, também é permitido aos turistas fazer apenas uma visita a suas gélidas acomodações – sem se esquecer de prestigiar o Ice Bar, é claro. Já no vilarejo Harads, a atração é o Tree hotel. Inaugurado em 2010, ele se divide em oito quartos – cada um instalado numa árvore diferente, suspensos a alturas que variam de 4 a 6 metros do chão. Além do design, outros diferenciais do estabelecimento são seu aspecto sustentável e a possibilidade de apreciar dali o fenômeno da aurora boreal.

Na Suécia também é possível conhecer um dos maiores grupos indígenas da Europa, o Sámi, cujos membros são também conhecidos como lapões. A tribo vive à base de caça, pesca, agricultura e, principalmente, da criação de renas. Os lapões vivem a cerca de 340 km ao norte do Círculo Polar Ártico, uma das regiões mais selvagens da Europa.

As cidades mais indicadas para “caçar” a aurora boreal são Kiruna e Abisko, situadas na província histórica da Lapônia. Kiruna está localizada a apenas 200 km do Círculo Polar Ártico, e Abisko é famosa pela Aurora Sky Station, localizada no topo da montanha Nuolja, a 900 metros acima do nível do mar. No local não há luz ou som que perturbe o espetáculo no céu. Para vivenciar todas as luzes e cores do fenômeno, reserve de quatro a seis dias num dos pontos de observação, pois as condições de visibilidade podem variar bruscamente. ©iStock.com/Dan77

Os adeptos dos esportes de aventura e do contato com a natureza também encontram em Abisko o início de uma das melhores trilhas de caminhada do mundo. A Kungsleden possui trajeto de 450 km e segue até Hemavan, passando pelas cidades de Nikkaluokta, Saltoluokta, Kvikkjokk e Ammarnäs. Com trechos fáceis e outros que exigem mais preparo, a trilha tem paisagens de encantar. Não é necessário cumpri-la em sua totalidade, podendo-se optar pelo trecho mais adequado ao seu nível de preparo físico.

EM BUSCA DA AURORA BOREAL

De volta à Suécia urbana, a capital, Estocolmo, é opção para quem aprecia pontos turísticos organizados, de estilo jovem, moderno e culturalmente vibrante. Com excelente gastronomia, a cidade também é referência para os entusiastas do design.

VOCÊ SABIA? No inverno, a luz do sol fica sem dar as caras por meses na Suécia. No verão, em compensação, ocorre o contrário, e o “sol que não se põe” permanece 24 horas brilhando sobre a neve que recobre as regiões nórdicas.

24 HT SOLUTIONS


BEYOND THE CLOUDS ©iStock.com/kn1

PARA CURTIR O VERÃO AO MESMO TEMPO EM qUE é BERÇO DOS HOTéIS DE GELO, A SUéCIA POSSUI CARACTERÍSTICAS ÁRIDAS, CONSTITUINDO BELA OPÇÃO NO VERÃO EUROPEU Na temporada de sol, Estocolmo deixa de lado o perfil nórdico para se revelar quase tropical. Passear de barco ou frequentar bares e restaurantes à beira-mar estão entre as opções para quem deseja conhecer algumas das 24 mil ilhas que compõem o arquipélago distribuído entre a capital sueca e o Mar Báltico. Maior ilha do país, Gotland (ou Gotlândia) é formada por corais e rochas calcárias, oferecendo inúmeros locais interessantes para se conhecer. Visby, uma cidade medieval fundada no século X, é uma de suas riquezas. Cercada por muralhas, foi declarada patrimônio mundial da humanidade pela Unesco. Alguns quilômetros ao norte de Gotland encontra-se Färo, lugar que já serviu de cenário para vários filmes de Ingmar Bergman – como A Hora do Lobo, Vergonha e A Paixão de Ana. Färo exibe paisagens áridas e concentra os famosos raukar – pilares de rochas de diferentes formas esculpidos pelo mar. Para quem gosta de natureza, praia, cinema e história, esse é o roteiro perfeito.

Cidadãos brasileiros que desejem permanecer na Suécia por menos de três meses não precisam solicitar visto. Por sua vez, aqueles que estiverem inscritos num curso universitário no país europeu têm direito a trabalhar. é possível se candidatar a diferentes programas de bolsa de estudos na Suécia, sendo um deles oferecido pelo próprio governo do país. Saiba mais em bit.do/estudarnasuecia. ©iStock.com/TT

Entre os pontos turísticos mais concorridos da Suécia no verão está Marstrand, cidade histórica formada por duas ilhas – Marstrandsön e Koön. Sua orla, diferentemente das praias brasileiras, é predominantemente formada por pedras.

BRASILEIROS NA SUÉCIA

25 IT MANAGEMENT # 10


©iStock.com/macrovector

ARCHITECTURE

MESA PARA QUANTOS? DESEMPENHO MÁxIMO E REDUÇÃO DE CUSTOS: NA VANGUARDA DA REVOLUCIONÁRIA “COMPOSABLE INFRASTRUCTURE”, PLATAFORMA HPE SYNERGY PERMITE COMPARTILHAR RECURSOS DE INFRAESTRUTURA POR MEIO DE TEMPLATES, GERENCIANDO HARDWARE COMO SE FOSSE SOFTWARE. COM ISSO, ALOCAR A qUANTIDADE IDEAL DE RECURSOS PARA CADA APLICAÇÃO TORNA-SE MUITO MAIS SIMPLES: é qUASE COMO JUNTAR MESAS NUM BAR PARA UMA TURMA GRANDE

V

OCÊ RESERVA MESA PARA qUATRO PESSOAS NUM BARZINHO NOVO. Chegando ao local, seu telefone toca. É outro amigo, empolgadíssimo, contando que conseguiu se liberar do trabalho na última hora e quer, com a esposa, somar-se ao grupo. Você olha em volta, percebe inúmeras mesas vazias e diz ao amigo que apareça. Quando ele chega com a mulher, porém, o garçom se recusa a juntar outra mesa, alegando que todo o mobiliário de happy hour está ocupado – e que as mesas restantes são exclusivas para café da manhã. Surpreso, você argumenta que elas estão ociosas, quando poderiam estar rendendo dinheiro ao bar, mas o homem é irredutível: “Se eu deslocar essa mesa e arrumá-la para o happy hour, depois terei todo o trabalho de levá-la de volta e montá-la novamente para o café. Não vale a pena”, rebate o profissional, com extrema naturalidade. Resignado, o casal recém-chegado vai embora, dizendo que aguardará a próxima oportunidade. A história é bizarra, mas serve como caricatura de uma realidade – a da arquitetura tradicional de TI, em que os recursos são alocados para cada finalidade específica (um ambiente para aplicações da economia digital e outro para o

“core business”, por exemplo), em vez de compartilhados de forma dinâmica e inteligente. No universo da infraestrutura de tecnologia, o desafio de “puxar uma mesa ociosa e configurála para o happy hour” é muito mais complexo. Ou era – até o surgimento da Composable Infrastructure e do HPE Synergy.

UM POR TODOS Genericamente falando, a “Infraestrutura Composta” é uma plataforma capaz de lidar com o hardware como se fosse software, permitindo gerenciar a infraestrutura por meio de uma ou mais linhas de código – o qual pode ser obtido na forma de templates para as mais diferentes demandas. Dessa forma, o administrador de TI consegue alocar a quantidade ideal de recursos (computação, storage, memória, I/O) para otimizar a performance de suas aplicações, tendo uma única infraestrutura que compartilha recursos entre os distintos workloads. Essa nova e revolucionária categoria de soluções, representada em seu mais alto nível pelo HPE Synergy, assentase fundamentalmente em três pilares, a saber: 1) Fluid Resource Pools: Infraestrutura unificada para atender

26 HT SOLUTIONS


ARCHITECTURE workloads de qualquer tipo por meio de recursos fluidos de computação, armazenamento e interconexão – que podem ser instantaneamente habilitados e movimentados entre aplicações. 2) Inteligência definida por software: Templates de workloads para definir facilmente como compor (e recompor) a infraestrutura de forma praticamente imediata, eliminando longos processos de provisionamento entre silos operacionais – que costumam atrasar projetos. 3) API unificada: Reunindo todos os recursos de computação, armazenamento e afins sob uma única interface de programação e um só formato de dados, o HPE Synergy simplifica as tarefas de descobrir, configurar, provisionar, diagnosticar e atualizar a infraestrutura de TI – que pode ser integralmente programada a partir de uma simples linha de código, levando poderosas capacidades de IaaS (infraestrutura como um serviço) para o data center privado.

workloads em qualquer lugar – seja em servidores físicos, virtuais ou em contêineres – e operar qualquer carga de trabalho da qual o negócio dependa, sem preocupação com recursos de infraestrutura ou questões de compatibilidade. Esse novo paradigma de TI garante uma infraestrutura capaz de fornecer sempre os níveis de serviço ideais, dando à empresa uma vantagem real nos negócios. O HPE Synergy compõe-se de quatro estruturas básicas – Composable Frame (que reúne todos os recursos de computação, armazenamento, interconexão e gestão da solução), Composer (responsável pela “inteligência definida por software”, que permite descobrir e integrar todos os elementos numa escala de gestão com múltiplos frames), Composable Compute (que garante o desempenho, a escalabilidade, a densidade e a flexibilidade necessárias para rodar todas as aplicações) e Composable Fabric (que permite interconexão na escala de racks, eliminando a necessidade de switches “topo de rack”).

RECURSOS EXATOS PARA CADA WORKLOAD

Fotos: Divulgação/HP

Com a Composable Infrastructure, o departamento de TI consegue atender muito mais facilmente aos requisitos da nova “Economia das Ideias”, proporcionando crescimento mais intenso, reforço de rentabilidade, maior produtividade, inovação permanente, evolução da agilidade organizacional e melhor experiência do consumidor – tudo isso com menores riscos. Isso porque a dita “infraestrutura composta” possibilita implementações rápidas, com flexibilidade, escalabilidade e atualização simplificadas. Com ela, a empresa pode executar

THE MACHINE: 8.000 VEZES MAIS VELOZ A plataforma Synergy vem sendo considerada pedra fundamental na implementação da tecnologia The Machine – resultado de anos de pesquisas e que foi apresentada pela HP Enterprise no final do ano passado, prometendo uma revolução sem precedentes no âmbito da arquitetura de computação. Trata-se de um conceito em que a memória – e não o processamento – torna-se o coração da plataforma, possibilitando um salto gigantesco em termos de desempenho e eficiência na comparação com a tecnologia vigente. No protótipo demonstrado em Londres no último mês de novembro, a HPE colocou os elementos básicos da nova arquitetura para operar em conjunto. Os nós acessam um pool compartilhado de memórias persistentes (totalizando 2,4 terabytes no modelo apresentado), onde os dados ficam armazenados para processamento. Para a conexão entre memória e processador, são empregadas pontes fotônicas

de silício, entregando taxas de transmissão ultravelozes e altíssima eficiência energética. O sistema operacional roda num SOC (System on a Chip) customizado, e as novas ferramentas de programação desenvolvidas pela HPE permitem aproveitar ao máximo a imensa quantidade de memória persistente da solução. Na fase de protótipo, simulações demonstraram que a nova arquitetura pode entregar até 8.000 vezes mais velocidade de execução numa miríade de workloads. Além disso, segundo a HPE, a computação baseada em memória é altamente escalável, podendo atender desde pequenos dispositivos voltados à Internet das Coisas até a “exascale” – uma nova área da Computação de Alta Performance que pretende desenvolver máquinas capazes de realizar “bilhões de bilhões” de cálculos por segundo, mirando áreas como a análise de big data, que exigem workloads cada vez mais intensivos. Saiba mais em hpe.com/themachine.

27 IT MANAGEMENT # 10


Divulgação/AlmapBBDO

POWERED BY HT SOLUTIONS

ESPAÇO PARA A CRIATIVIDADE: HT SOLUTIONS ASSINA PROJETO DE ARCHIVE PARA ALMAPBBDO DISTINGUIDA COMO A AGÊNCIA DE PROPAGANDA MAIS PREMIADA DO MUNDO EM TRÊS EDIÇÕES DO ANUÁRIO GUNN REPORT, A ALMAPBBDO FOI TAMBÉM A “AGÊNCIA DO ANO” NO FESTIVAL DE CANNES EM 2000, 2010, 2011 E 2016, ALÉM DE FIGURAR NO TOP 5 MUNDIAL EM CRIATIVIDADE NO MAIS RECENTE RANKING BIG WON. PARA ACOMODAR TANTA BAGAGEM E GARANTIR ESPAÇO PARA SEGUIR AVANÇANDO, A COMPANHIA ENCOMENDOU À HT SOLUTIONS UM PROJETO DE TECNOLOGIA ESPECIALMENTE VOLTADO À GESTÃO DE CICLO DE VIDA DOS DADOS E SEU ARMAZENAMENTO

F

undada em 1954 como “alcântara machado ProPaganda”, a Almap foi associada à BBDO no ano de 1988, passando a se denominar AlmapBBDO. Desde então, a empresa paulistana tem se dedicado ao objetivo de ser a melhor agência de propaganda do mercado. Não à toa, ostenta a posição de agência brasileira mais premiada e com melhor pontuação no Clio Awards 2016, figurando entre as melhores do mundo na categoria Agency of the Year x Country. Entre suas campanhas de maior destaque está “Milhões

de Imagens. Infinitas Possibilidades”, criada para a Getty Images, que reconstruiu vários rostos famosos (incluindo Angela Merkel, Príncipe Charles, Dalai Lama e Papa Francisco) a partir de mosaicos de fotos extraídas do banco de imagens da Getty – sem, no entanto, usar nenhuma fotografia propriamente das pessoas retratadas. Para chegar ao resultado final, foram necessários quatro meses de muitas pesquisas e testes, até que fossem encontrados todos os detalhes idênticos das faces que estavam sendo representadas e que deveriam ser reconhecidas por qualquer um.

28 HT SOLUTIONS


POWERED BY HT SOLUTIONS deSaFIo gIgante... Além da Getty Images, a agência atende clientes como C&A, iFood, Volkswagen, Elma Chips, Pepsi, Veja, O Boticário, Havaianas, Audi, Bauducco, Bayer, Bradesco e GOL, para os quais necessita produzir um volume imenso de peças publicitárias a cada ano. Com grande parte de seus arquivos em vídeo – propagandas antigas que precisam ser arquivadas, mas também permanecer acessíveis para realização de estudos de caso em novos trabalhos – a AlmapBBDO recorreu à expertise da HT Solutions para organizar seus dados com agilidade e segurança. O desafio era encontrar a melhor solução para arquivos raramente acessados e que se encontravam numa área nobre do storage – o qual já se apresentava no limite da capacidade. Além de oferecer acesso rápido e eficaz aos arquivos, a medida deveria zelar pela economicidade e proporcionar retenção confiável dos dados por longo prazo, assegurando sua recuperação após intervalos de tempo mais prolongados. ..SoluÇÃo PIoneIra Frente às necessidades específicas do cliente, a equipe da HT Solutions desenvolveu um projeto de solução para archive, contemplando os softwares HPE StoreEver Archive Manager (que oferece tecnologia inteligente, acessível, escalável e confiável para economia de espaço em disco) e HPE StoreEver Migrator Manager (para identificar e migrar de forma simplificada, com base em parâmetros e políticas préconfiguradas, os dados inativos do armazenamento primário), biblioteca HPE StoreEver MSL6480 com 80 slots e dois drives Fibre Channel para fitas magnéticas LTO 7 de alta capacidade e servidor HPE ProLiant DL380 Gen9 para gerenciamento e operação de toda a solução. O dimensionamento inicial do sistema foi de 50 terabytes, podendo-se atingir até 2 petabytes por meio de upgrade. De acordo com o account manager José Carlos Carmona, da HT Solutions, a solução fornecida possibilita analisar os arquivos menos acessados na área de disco do storage e migrá-los para os cartuchos de fita LTO 7, liberando espaço para funções mais nobres, como armazenamento de ambientes

virtuais e bancos de dados. Carmona destaca ainda que a implantação do StoreEver Archive Manager na AlmapBBDO, projetada e realizada pela HT Solutions, foi a primeira da HPE no Brasil. “Devido à necessidade de revisitar cases antigos de seus clientes, a AlmapBBDO precisava alocar filmes publicitários em disco, subtraindo terabytes de espaço numa área nobre, que deveria ser reservada a banco de dados”, explica o especialista, complementando: “Atualmente, isso não é mais necessário, podendo ser utilizada a memória cache dos equipamentos”. Além do próprio José Carlos Carmona, o projeto envolveu o prévendas Ricardo Specht e o técnico Diego Görgen, também da HT Solutions, um especialista da HPE e dois profissionais da IT Plus (empresa homologada pela HPE para implementação do software).

PalaVra do clIente Identificar arquivos pouco acessados e migrá-los para fitas, a fim de liberar espaço em disco para funções mais nobres do sistema, resguardando porém a velocidade de acesso aos dados e sua integridade no longo prazo. Os benefícios do projeto desenhado e implementado pela HT Solutions para a AlmapBBDO são atestados pelo CIO da agência de propaganda, Ranieri Munerato Correa. “Esta solução nos garantiu disponibilidade, além de redução de custos com manutenção e propriedade”, comemora o gestor.

29 IT MANAGEMENT # 10


LIFESTYLE

A MOCHILA MAIS SMART DO MUNDO Em tempos de internet das coisas, quando a comunicação inteligente entre equipamentos eletrônicos e tecnologias vestíveis avança de forma acelerada, cada vez mais produtos e equipamentos têm surgido com a característica smart: celulares, TVs, relógios, carteiras e – já não era sem tempo – mochilas!

Um bolso específico para chaves, dotado de cordão retrátil para maior segurança e praticidade, é outra conveniência da mochila, que traz também um compartimento para tablets e laptops de até 17”, alças expansíveis – para aumentar o espaço de armazenamento – e estofamento especial que garante leveza e maior circulação de ar na área das costas.

Divulgação/Barracuda Konzu

A Barracuda Konzu, financiada coletivamente e com previsão de entrega das primeiras unidades no próximo mês de maio, é uma mochila inteligente capaz de emitir alertas quando seus compartimentos são deixados abertos de forma acidental e até mesmo travar todos os zíperes com o simples acionamento de um botão. Fabricado com tecido hi-tech resistente a água, o produto traz bolsos à prova de RFID (Radio Frequency

Identification), protegendo contra roubo digital os dados pessoais em sua carteira, e oferece um suporte telescópico (vendido separadamente) para câmera. Com bateria de 10.000 mAh e dock opcional para carregamento sem fio, a Konzu dispõe ainda de uma porta USB interna e duas externas para recarregar o smartphone ou outros gadgets.

30 HT SOLUTIONS


LIFESTYLE Eis uma novidade capaz de fazer toda diferença em sua próxima viagem: a câmera Hover Passport, que incorpora uma grande evolução na área de fotografia com drones. Pequena, dobrável e de fácil operação, ela é um dos primeiros multicópteros de uso pessoal verdadeiramente autônomos. De forma automatizada, o equipamento detecta e segue o usuário, gravando-o em passeios, viagens ou esportes radicais. Capaz de produzir vídeos em 4K e fotos de 13 MP, a Hover Passport pesa apenas 242 gramas, incluindo a bateria, e captura perspectivas únicas em órbita e rotação de 360 graus. Compatível com Android e iOS, a câmera voadora (US$ 599 em gethover.com) cabe facilmente em bolsas ou mochilas, além de possuir um design que protege suas hélices numa caixa de fibra de carbono, garantindo durabilidade e uma experiência de uso sem preocupações.

Divulgação/Hi-Fun

Divulgação/Hover

FOTÓGRAFO AUTÔNOMO

O sOM dO zÍPER Quem nunca sacou seus fones de ouvido do bolso ou da mochila e encontrou o fio todo emaranhado? Com design inovador em forma de zíper, os fones Hi-Zip, da italiana Hi-Fun, permitem guardar o cabo alinhadinho, prevenindo a formação de nós. Além disso, o dispositivo possui tecnologia Bass Boost System, que potencializa os graves, e proteção contra ruídos externos. O Hi-Zip (€ 29,99 em hi-fun.com) é compatível com smartphones, tablets, MP3 player e demais aparelhos com saída de áudio de 3,5 mm.

Divulgação/iRobot

PISO LIMPO SEM ESFORÇO Quando se trata de cumprir tarefas domésticas, os robôs estão elevando o nível da revolução tecnológica. Depois do “primo” que aspira o pó do chão enquanto o dono lê um livro ou dorme no sofá, o novíssimo Braava Jet (US$ 169,99 em irobot.com) chega com – por assim dizer – aspirações maiores. Menor que uma caixa de sapatos, o novo robô de limpeza não se limita a aspirar, vibrando e dispensando jatos d’água para lavar e esfregar o piso. Ideal para cozinhas, banheiros e outros espaços pequenos, ele é capaz de circular sob armários e acessar os locais mais difíceis. A única tarefa a cumprir é escolher e encaixar o tipo de almofada de limpeza ideal para cada situação – molhada, úmida ou seca – e trocá-la quando estiver suja.

31 IT MANAGEMENT # 10


LIFESTYLE

É BRINCANdO QUE sE APRENdE

Divulgação/Rythm

Divulgação/Little Bits

Nascidas na “Era Digital”, as novas gerações dominam novidades tecnológicas com muita facilidade. Não à toa, elas são as principais consumidoras dessas inovações e, quando estimuladas, podem ir ainda mais longe: mais do que usar o aparato à sua disposição, crianças podem se tornar protagonistas nessa área, dando vida a suas próprias invenções e se aventurando até no mundo da programação. Essa é a proposta da plataforma de blocos eletrônicos Little Bits, com a qual é possível libertar a criatividade dos pequenos e alimentar sua curiosidade. Coloridos e codificados, os blocos magnéticos podem ser reutilizados em diversas composições, ajudando a aumentar a confiança e o pensamento crítico, além de incentivarem o trabalho colaborativo. Divertidos e fáceis de usar, os kits de programação oferecem um mundo de brincadeira e aprendizado lógico. Preços a partir de US$ 39,95 no site littlebits.cc.

sONO REPARAdOR

Uma das necessidades humanas mais importantes (e frequentemente negligenciada), dormir é um ato fundamental para descansar o corpo e a mente, melhorar a saúde e o desempenho geral do indivíduo. Cerca de um terço da população mundial, entretanto, sofre de problemas relacionados ao sono – estatística que inspirou a empresa Rythm (www.rythm.co) a criar um dispositivo vestível para monitorar e melhorar o desempenho do sono em tempo real. A partir do monitoramento da atividade cerebral, o Dreem reconhece os diferentes estágios do sono, captando e processando informações para melhorar sua qualidade de forma sutil e personalizada por meio de estímulos sonoros. Em forma de arco de cabeça, o aparelho combina neurociência e alta capacidade computacional para assegurar que o usuário durma profundamente. Todas as manhãs, ao acordar, é possível verificar no app do Dreem a pontuação e a análise dos padrões e estágios do sono.

32 HT SOLUTIONS


Esqueça chaves e cadeados. Com o Smart Cube, em avançado estágio de desenvolvimento após captar quase meio milhão de dólares via financiamento coletivo, você poderá trancar e destrancar gavetas, portas de armários, valises e afins ao toque de um botão no smartphone. Uma vez instalado, o cubo bluetooth pode ser gerido por meio de um app, transformando o celular numa chave digital capaz de impedir, por exemplo, que crianças acessem armários de remédios ou produtos de limpeza. O dispositivo também emite alertas imediatos sobre a abertura desses compartimentos pelas pessoas identificadas e autorizadas. Além de cumprir um papel em casa ou no trabalho, o Smart Cube pode ser útil em viagens: dotado de um sistema de rastreamento por GPS, ele promete informar a localização de sua bagagem e enviar uma notificação em caso de violações. O cubo funciona com uma bateria projetada para dois anos de duração e avisa sobre a necessidade de troca quando a carga está baixa.

TRANCA dIGITAL

Divulgação/Smart Cube

LIFESTYLE

Em cinco minutos você pode: curtir a função soneca do despertador, tomar um cafezinho, checar seus e-mails, fazer a lista do supermercado, aprender alguma coisa no YouTube ou... preparar dois cheeseburgers completos! É isso mesmo. Mesmo que essa última tarefa pareça impossível, especialmente para quem já experimentou montar um sanduíche de várias camadas, a preparação do lanche fica muito mais prática e rápida com este aparelho da norte-americana Hamilton Beach. Alternativa perfeita para driblar as rotinas agitadas do dia a dia, esta inventiva sanduicheira dupla divide-se em camadas, permitindo montar um hambúrguer com múltiplos ingredientes – pão, ovo, queijo e carne pré-cozida, por exemplo. Com timer digital embutido, a Dual Breakfest Sandwich Maker (US$ 39.90 nos EUA) conta com peças removíveis que facilitam o trabalho também na hora da limpeza.

Divulgação/Hamilton Beach

CHEESEBURGER A JATO

33 IT MANAGEMENT # 10


PING-PONG

KLAUS LACKNER

Divulgação/Arizona State University

A TECNOLOGIA É NOSSA ÚNICA CHANCE CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL. QUEM AFIRMA É NINGUÉM MENOS QUE O FUNDADOR DO CENTRO PARA EMISSÕES DE CARBONO NEGATIVAS, QUE FUNCIONA NA ARIZONA STATE UNIVERSITY, NOS ESTADOS UNIDOS. AINDA MAIS IMPORTANTE DO QUE REDUZIR AS EMISSÕES DE CO2 DAQUI PARA FRENTE, GARANTE KLAUS LACKNER, É TRATAR COM URGÊNCIA O DIÓXIDO DE CARBONO JÁ LIBERADO, POIS O NÍVEL SEGURO DESSE COMPOSTO NA ATMOSFERA FOI EXCEDIDO. PARA O ESPECIALISTA, NENHUMA OUTRA ABORDAGEM TEM MELHORES CONDIÇÕES DE FAZER FRENTE AO PROBLEMA – E JÁ ESTAMOS ATRASADOS. A BOA NOTÍCIA É QUE A TECNOLOGIA PARA CAPTURA DE CO2 ESTÁ PRONTA, COM DIREITO A PROTÓTIPO FUNCIONAL NO TELHADO DO CENTRO DE PESQUISAS COMANDADO POR LACKNER. O APARELHO DESENVOLVIDO POR SUA EQUIPE ATUA MAIS OU MENOS COMO UMA ÁRVORE – MAS É MIL VEZES MAIS EFICIENTE

34 HT SOLUTIONS


PING-PONG sABEMOs QUE O NÍVEL dE CO2 NA ATMOsFERA EXCEdEU O LIMITE CONsIdERAdO sAUdÁVEL, dE 350 PPM. QUAIs As CONsEQUÊNCIAs dEssE INdICAdOR? O nível de CO2 aumentou de 280 partes por milhão, na era pré-industrial, para mais de 400ppm hoje. Chegou a 350ppm no fim da década de 1980. Pode-se considerar 350 partes por milhão o limite saudável, de fato, mas, de acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, o aquecimento de dois graus que o mundo está tentando evitar fica próximo dos 450ppm. No ritmo atual de emissões, levará menos de 20 anos para chegarmos lá. O CO2 liberado na atmosfera vai se acumular e causar aquecimento global. Um pouco de excesso de CO2 provavelmente é tolerável, mas há um limite de quanto nós podemos emitir com segurança. Em algum momento, teremos que parar com a emissão, e é possível que já seja tarde demais. É isso que os defensores do limite de 350ppm dizem. O problema é que o aquecimento global leva tempo, e serão necessárias muitas décadas até que o planeta se adapte a um nível mais alto de CO2 . Até lá, já teremos chegado a níveis ainda maiores. O excesso de CO2 aquecerá o planeta e mudará padrões do clima, causando secas em alguns lugares e inundações em outros. A infraestrutura humana é construída para o clima que havia antes, não para o clima que existe hoje. Ter de mudar essa infraestrutura será dispendioso, e, dada a rapidez da mudança, muitos ecossistemas simplesmente não poderão se adaptar, o que levará à extinção de espécies. O derretimento das geleiras fará o nível dos oceanos subir. As mudanças climáticas poderiam atrapalhar a produção de alimentos.

VOCÊ dEFENdE QUE NOssA MAIOR EsPERANÇA PARA EVITAR GRANdEs PROBLEMAs dECORRENTEs dO AQUECIMENTO GLOBAL É LANÇAR UM EXTENsIVO PROGRAMA dE CAPTURA dE CO2. FALE-NOs A REsPEITO.

O CO2 acumulado na atmosfera causa aquecimento global. Muitos especialistas consideram 450ppm o limite que não deve ser ultrapassado. Porém, dado o crescimento econômico atual e a contínua dependência de combustíveis fósseis, tornou-se praticamente impossível interromper as emissões de CO2 a tempo. O fator de emissão de carbono da economia global é um bom parâmetro para medir nosso problema. Para interromper as mudanças climáticas causadas pelo CO2, teremos que interromper as emissões. Isso significa que o fator de emissão de carbono da economia global deverá cair a zero. Podemos chegar a zero – abandonando combustíveis fósseis ou capturando o CO2 e descartando-o com segurança, permanentemente. Quanto mais demorarmos para interromper as emissões, mais alto será o nível de CO2 quando o fizermos. Se quisermos parar em 450ppm e ter um crescimento econômico de 3% ao ano, o fator de emissão de carbono da economia global terá de ser reduzido em 8,4% a cada ano. Não acredito que isso aconteça. Portanto, tenho certeza de que iremos além da meta de 450ppm. Acontece que Hansen (James Hansen, pesquisador que chefiou o Instituto Goddard para Estudos Espaciais e mais reputado defensor da tese dos 350ppm) e seus colegas estavam certos: nós deveríamos ter parado em 350ppm. Já ultrapassamos a meta. Sendo assim, a única opção que resta é capturar o carbono e descartá-lo com segurança, permanentemente. Podemos frear emissões futuras, mas não podemos mudar de opinião sobre emissões passadas.

MUITAs PROPOsTAs PARA EssE dEsAFIO FOCAM-sE APENAs EM dIMINUIR A QUANTIdAdE dE CO2 QUE INVARIAVELMENTE É LIBERAdO NA ATMOsFERA EM QUAsE TOdO ÂMBITO dA VIdA HUMANA. COMO VOCÊ AVALIA NOssAs CHANCEs dE COMBATER O AQUECIMENTO GLOBAL E sEUs EFEITOs COM EssE TIPO dE EsTRATÉGIA? POdEMOs VIsLUMBRAR UM MUNdO COM “EMIssÃO zERO” dE sETOREs dA INdÚsTRIA COMO O dE TRANsPORTEs?

Reduzir emissões é bom, mas não desfaz o estrago que já permitimos que ocorresse. Para isso, precisamos de emissão negativa. Como eu disse antes, penso que nossas chances de interromper as emissões de CO2 a tempo são mínimas. É tarde demais para isso. Quanto à segunda parte da pergunta, sim, consigo imaginar um setor de transportes com emissão zero. Basta supor que o mundo use automóveis com baterias elétricas e que o restante do setor de transportes utilize combustíveis feitos de biomassa. Porém, isso cria seus próprios problemas e com certeza demorará demais para acontecer.

QUAL O PAPEL dE TECNOLOGIAs dE ENERGIA LIMPA, COMO A sOLAR E A EÓLICA, E COMO VOCÊ AVALIA sEU EsTÁGIO ATUAL? As energias solar e eólica podem desempenhar um papel importante. Acredito que elas estejam a ponto de se tornarem economicamente viáveis sem apoio financeiro e, assim, ajudarão a desacelerar as emissões de CO2. Nossa tecnologia para coletar CO2 do ar poderia ajudar a energia renovável a penetrar ainda mais rápida e profundamente na economia. Como salientado antes, o setor de transportes pode se beneficiar de combustíveis líquidos. Ao mesmo tempo, o problema das energias solar e eólica é que elas são intermitentes e não seguem curvas de demanda com facilidade. Assim, haverá momentos em que o mundo terá eletricidade em demasia e outros em que não terá o bastante. A energia excedente poderia ser usada para produzir combustíveis líquidos a partir de CO2 e água. A captura direta remove o CO2 do ar e entrega-o a uma planta que produz CO e H2 a partir de CO2 e H2O, quebrando o oxigênio. A mistura de CO e H2 é conhecida como gás de síntese – e, há cerca de um século, já existem tecnologias para converter essa mistura em combustíveis líquidos. Portanto, a captura de ar pode se tornar um “consumidor flexível” de energia, que pegue a eletricidade excedente e forneça combustíveis sustentáveis

35 IT MANAGEMENT # 10


PING-PONG para o setor de transportes, enquanto também entregue parte desses combustíveis para a geração de eletricidade quando não houver energia suficiente. Num mundo assim, pode haver combustíveis líquidos e fontes intermitentes de eletricidade que não liberem CO2 na atmosfera. O ciclo do carbono é completamente encerrado.

“eu SugerI o deSenVolVImento deSSa tecnologIa hÁ cerca de 20 anoS. agora eStamoS atraSadoS Para eVItar todoS oS danoS. maS SeguIr eSPerando reSultarÁ aPenaS em danoS aInda maIoreS: a cada ano Que aguardarmoS, maIor SerÁ o aQuecImento gloBal”

CONTE-NOs sOBRE A sOLUÇÃO QUE VOCÊ E sUA EQUIPE dEsENVOLVERAM PARA REsOLVER EssA QUEsTÃO. COMO O sEU sIsTEMA OPERA E O QUE INsPIROU sEU dEsIGN? Temos trabalhado, ao longo dos anos, no descarte do CO2 como carbonato mineral e, mais recentemente, na retirada do CO2 do ar. A ideia é acelerar a captura de CO2 que ocorre naturalmente nas árvores. Nosso equipamento é feito de materiais que se ligam ao CO2 enquanto o vento sopra neles. É algo muito semelhante às folhas de uma árvore. Ao contrário da árvore, contudo, nós não tentamos converter o CO2 em algo diferente, então não precisamos nos preocupar em expor as folhas à luz do sol. Como resultado, nossas “árvores sintéticas” são cerca de mil vezes mais rápidas para coletar o CO2 que uma árvore natural. O material que usamos (uma resina de troca iônica comum) se liga ao CO2 quando está seco, mas o devolve quando está úmido. Assim, nós expomos uma enorme vela desse material ao vento até que esteja carregada com CO2. Então, nós coletamos o material numa caixa fechada, onde o deixamos úmido. Por fim, capturamos o CO2 que sai dali. A concentração de CO2 liberado é aproximadamente cem vezes maior que a encontrada no ar. Nós usamos vários métodos para produzir correntes ainda mais concentradas de CO2, mas isso não é muito diferente daquilo que se faz quando se coleta CO2 em usinas elétricas. A diferença é que temos um gás mais limpo, que podemos produzir em qualquer lugar.

POR FAVOR, CONTE-NOs sOBRE Os REsULTAdOs OBTIdOs ATÉ AGORA E Os MATERIAIs UTILIzAdOs. Nós demonstramos o processo no topo do nosso prédio e estamos elaborando o próximo upgrade do design. Nós utilizamos materiais comuns para construir o sistema. Algumas startups pequenas têm pesquisado outros processos, que usam calor em vez de água para liberar o CO2. Muitas delas construíram pequenos protótipos de demonstração. Há diversas maneiras de realizar a tarefa. Acredito que nossa proposta seja a mais eficiente em relação à energia, mas também é limitada a climas secos. Com mais esforço e pesquisa, pode haver inúmeras formas de coletar CO2 a um preço acessível, o que daria ao mundo as ferramentas necessárias para combater com sucesso as mudanças climáticas.

UMA VEz CAPTURAdO O CO2 dA ATMOsFERA, QUAL sERIA, NA sUA OPINIÃO, A sOLUÇÃO MAIs REALIsTA E ECOLÓGICA PARA O dEsCARTE? ELE POdE sER “RECICLAdO” dE ALGUMA MANEIRA? A dificuldade para reciclar o CO2 é que simplesmente produzimos demais. Sim, parte dele pode ser reciclada. Pode-se imaginar um futuro em que praticamente todo o CO2 seja reciclado. Porém, enquanto carbono fóssil sair do chão, será necessário anular CO2 de novo. Do contrário, ele ficará no ambiente por milhares de anos. Parte do CO2 poderia ser usada para a infraestrutura humana – por exemplo, na construção de casas ou pontes. Entretanto, assim fica mais difícil provar que ele de fato foi permanentemente retirado de circulação.

VOCÊ dIz QUE sEU EQUIPAMENTO POdE ABsORVER CO2 COM MAIs INTENsIdAdE QUE UMA ÁRVORE – QUE COsTUMAVA sER A ÚNICA “TECNOLOGIA” dIsPONÍVEL PARA REALIzAR EssE TIPO dE TRABALHO. QUÃO MAIs EFICIENTE É sEU sIsTEMA?

36 HT SOLUTIONS


PING-PONG ALGUNs CRÍTICOs dIzEM QUE sUA TECNOLOGIA É MUITO CARA PARA sE CONsTRUIR. QUAIs Os CUsTOs PARA FABRICAR CAdA UNIdAdE – E QUANTO CO2 CAdA UMA POdE CAPTURAR? QUE EsCALA dEVERIA sER ATINGIdA PARA BAIXAR Os CUsTOs sUFICIENTEMENTE?

Como eu disse anteriormente, somos cerca de mil vezes mais rápidos numa área de mesmo tamanho. Você pode usar um cavalo para puxar o arado, mas um trator é bem melhor para a função.

RETIRAR O CO2 dE GAsEs EMITIdOs POR UsINAs ELÉTRICAs E FÁBRICAs É ALGO QUE JÁ VEM OCORRENdO, EMBORA NÃO EM LARGA EsCALA. QUAIs sUAs IMPREssÕEs sOBRE IssO? Tem ocorrido muito pouco, mas é uma boa ideia. Porém, não é suficiente. Se uma mina de carvão coleta 90% de suas emissões de CO2, mas consome 130% do carvão que costumava consumir, e se você contabilizar as emissões durante

a mineração e o transporte do carvão e das cinzas, as emissões de CO2 após a captura na usina terão sido reduzidas em 75%. O que deve acontecer com os 25% restantes? O que deve acontecer com o CO2 emitido por um avião? O que deve acontecer com o CO2 que já foi liberado? A captura de ar complementa, mas não elimina essas opções. E ela faz algo mais: se o operador da usina de carvão não quiser colaborar, a captura de ar torna-se uma alternativa plausível, que motivará a cooperação, contanto que seja a solução mais barata. Se a opção de captura de ar não existir, então o operador da usina de carvão pode não colaborar.

É sempre difícil dizer quanto novas tecnologias custarão no futuro. A energia renovável começou extremamente cara, mas se entendeu que seu custo diminuiria. O mesmo acontecerá com a captura de ar. E ela está bem mais próxima de seu custo-alvo que a energia renovável estava no começo. Uma forma muito tosca de captura de ar, que usava apenas tecnologias de separação então existentes, foi estudada em 2011 e concluiu-se que custaria US$ 600 por tonelada de CO2. Isso seria muito caro para pôr em prática, pois adicionaria cerca de US$ 5 por galão de gasolina. Os custos devem cair para menos de US$ 100 por tonelada de CO2 para a tecnologia ser útil. A energia fotovoltaica atual é cerca de cem vezes mais barata do que era nos anos 1960. Nossa proposta de captura de ar e as das startups com certeza são mais baratas que US$ 600. Todo mundo simplificou bastante o processo. As tecnologias atuais podem facilmente cair abaixo de US$ 100 e, assim, tornar-se de interesse prático. Uma meta de longo prazo seria baixar para menos de US$ 50 por tonelada. Isso equivaleria a pouco menos de 45 centavos de dólar por galão de gasolina, ou cerca de 11 centavos por litro. Eu já disse no passado que podemos baixar para US$ 30 por tonelada de CO2. Só que isso ainda precisa ser demonstrado. Para tanto, precisamos de apoio.

QUEM dEVERIA PAGAR EssA CONTA E COMO VOCÊ ACHA QUE Os GOVERNOs dEVERIAM ATUAR NEssA QUEsTÃO? Quem paga a conta pela coleta de lixo ou pelo tratamento de esgoto? A liberação de dióxido de carbono na atmosfera cria um problema que só pode ser resolvido pela não produção desse CO2 ou por sua limpeza e adequado descarte. Aterrar lixo ou tratar esgoto custa dinheiro. O custo poderia ser

37 IT MANAGEMENT # 10


PING-PONG pago diretamente – por exemplo, na bomba, quando você compra gasolina – ou indiretamente, se a limpeza for feita por instituições do governo. As pessoas pagam a mais quando compram eletricidade renovável.

OUTRA CRÍTICA A sEU INVENTO É QUE O PRAzO, dO dEsENVOLVIMENTO À APLICAÇÃO COMERCIAL EM LARGA EsCALA, FICARIA ENTRE 20 E 30 ANOs. COMO VOCÊ VÊ EssE dEsAFIO? POdEMOs EsPERAR TANTO TEMPO, dAdO O ATUAL EsTAdO dA ATMOsFERA? sERIA POssÍVEL ACELERAR EssA MIssÃO dE ALGUM MOdO? JÁ NÃO É TARdE dEMAIs? Eu sugeri o desenvolvimento dessa tecnologia há cerca de 20 anos. Se a tivéssemos feito na época, talvez tivéssemos solucionado o problema a tempo. Agora realmente estamos atrasados, e a captura de ar chegará tarde demais para evitar todos os danos. No entanto, esperar ainda mais resultará somente em danos ainda maiores. O nível de CO2 vai ultrapassar a meta – e deveríamos descobrir como minimizar isso. A captura de ar não é uma desculpa para esperar. A captura de ar deve ser implantada assim que possível para minimizar o estrago que vai acontecer. A cada ano que aguardamos, maior será o aquecimento.

ALÉM dE dEsENVOLVER sUA TECNOLOGIA, O QUE VOCÊ ACHA QUE dEVERÍAMOs FAzER PARA AJUdAR A REsOLVER EssA sITUAÇÃO AGORA? Mudar nossa maneira de pensar. Estamos focados na redução do consumo para eliminar a emissão. E não podemos convencer o mundo inteiro a parar de consumir. Tampouco seria justo dizer aos pobres que eles não podem atingir um nível de vida decente. Em vez de dizer às pessoas que elas precisam parar de emitir, nós deveríamos tratar o CO2 como um rejeito que precisa ser administrado. Isso leva a todas as abordagens ao problema. No momento, estamos nos congratulando

se reduzimos a emissão. Imagine que eu jogasse meu lixo na rua. Você acha que meus vizinhos me elogiariam por ser mais eficiente e produzir menos lixo? Você acha que eles me deixariam despejar o lixo na rua se eu me voluntariasse a pagá-los para que eles fossem mais eficientes? É exatamente assim que estamos lidando com o descarte do CO2.

“nÃo PodemoS conVencer o mundo InteIro a Parar de conSumIr. nÓS deVerÍamoS tratar o co2 como um reJeIto Que PrecISa Ser admInIStrado”

COMO CIdAdÃOs COMUNs POdEM sER MAIs REsPONsÁVEIs QUANTO AO TEMA? O QUE NÓs, COMO INdIVÍdUOs, POdEMOs FAzER PARA COMBATER O AQUECIMENTO GLOBAL? Nós todos podemos exigir produtos que tenham uma pegada de carbono neutra. Podemos solicitar um botão na bomba de gasolina que nos permita pagar pela remoção dos nove quilos de CO2 que emitimos por cada galão de gasolina queimado em nossos carros. Se uma porcentagem pequena da população estiver disposta a fazer isso, aprenderemos a fazer o certo e motivaremos os políticos a tornarem ilegal a expulsão de CO2.

EM dIVERsAs ÁREAs, COMO A ALIMENTAÇÃO, NOssA sOCIEdAdE PARECE EsTAR RETOMANdO UM MOdO dE VIdA MAIs sIMPLEs. É COMO sE EsTIVÉssEMOs VOLTANdO AO BÁsICO dE dIFERENTEs MANEIRAs. COMO VOCÊ VÊ EssA QUEsTÃO E COMO ELA POdE AJUdAR A PROTEGER O PLANETA? Provavelmente é uma coisa boa, mas 7 bilhões de pessoas não conseguem esconder sua pegada no planeta, mesmo se retomarem uma vida simples. Nós devemos limpar por nós mesmos e gerir os impactos que temos.

CONTE-NOs sOBRE sEU TRABALHO NO CENTRO PARA EMIssÕEs dE CARBONO NEGATIVAs. Eu fundei o Centro para Emissões de Carbono Negativas aqui na Arizona State University. Acredito que estejamos numa posição forte para promover emissões negativas, encerrar o ciclo do carbono e fazer novos combustíveis a partir de energia renovável, dióxido de carbono e água. Também estamos buscando meios de descartar adequadamente o CO2.

VOCÊ ACREdITA QUE POssAMOs NOs LIVRAR dOs COMBUsTÍVEIs FÓssEIs? COMO E QUANdO? QUAIs sÃO As ALTERNATIVAs? Sim, poderíamos nos livrar dos combustíveis fósseis hoje mesmo. Se vamos ou não fazê-lo nos próximos cem anos é outra questão. Os combustíveis fósseis não durarão para sempre, então é importante que tenhamos alternativas. Hoje, podemos ter energias renováveis e energia nuclear. Outras pessoas têm trabalhado com fusão. No momento, todas essas opções são mais caras que combustíveis fósseis. Se isso mudará ou não, só o tempo dirá. Os combustíveis fósseis não são limitados pelo carbono no solo, mas, enquanto despejarmos CO2 na atmosfera, o estrago que eles podem causar é

38 HT SOLUTIONS


PING-PONG bastante caro. Sendo assim, devemos proibir legalmente o descarte de CO2 na atmosfera. Isso tornará os combustíveis fósseis mais caros e, assim, dará margem competitiva a outras formas de energia, que talvez vençam a disputa. Agora, mesmo que não vençam, o problema das mudanças climáticas será solucionado, se o descarte de CO2 for feito corretamente.

XX. Se isso acontecesse, os locais de armazenamento sempre estariam com baixo fornecimento, e o custo dos combustíveis fósseis seria alto. Num mundo em que isso aconteça, é bem provável que fontes de energia não fósseis predominem, de maneira a evitar ter que armazenar ainda mais CO2.

É bem provável que o planeta tenha ultrapassado, ou vá ultrapassar, níveis toleráveis de CO2 na atmosfera. Logo, é provável que, no futuro, nós recuperemos CO2 do meio ambiente e o enterremos. Isso não consertará todos os danos que já terão ocorrido, mas prevenirá danos ainda maiores. É bem provável que tenhamos de remover 100ppm da atmosfera. Isso significaria ao planeta ter que armazenar mais CO2 do que foi emitido no século

A TECNOLOGIA FOI REsPONsABILIzAdA, NO PAssAdO, POR MUITAs AGREssÕEs À NATUREzA, MAs AGORA EsTÁ sE PROVANdO UMA GRANdE PARCEIRA CONTRA A dEGRAdAÇÃO AMBIENTAL. COMO VOCÊ PERCEBE EssA MUdANÇA? POdERIA APONTAR EXEMPLOs EM QUE TECNOLOGIA E NATUREzA CONVERGEM?

A tecnologia pode ser aplicada de diversas formas. Quando o automóvel foi inventado, as pessoas achavam que ele resolveria problemas ambientais. O impacto do esterco de cavalo em cidades como Nova Iorque era tanto que os automóveis realmente ajudaram. Aí, o mundo construiu tantos carros que novos problemas substituíram os antigos. Os conversores catalíticos dos carros são uma tecnologia que ajuda a natureza. Usinas de tratamento de esgoto ajudam a natureza. A tecnologia também permitiu que pessoas atingissem um padrão de vida decente. Infelizmente, há muito mais pessoas que ainda não usufruem dessas vantagens trazidas pela tecnologia. Há 1 bilhão de pessoas que não têm acesso a eletricidade, e precisamos descobrir como fornecê-la a elas. É por isso que precisamos resolver os problemas da tecnologia, em vez de jogar fora seus acertos junto com os erros.

39 IT MANAGEMENT # 10


©iStock.com/Varijanta

SPOTLESS

TOdOs Os TONs dE CINzA AGILIDADE E PERFEIÇÃO NAS CÓPIAS E IMPRESSÕES SÃO QUALIDADES MANDATÓRIAS NO AMBIENTE CORPORATIVO. DOCUMENTOS CONSISTENTES, COM PRETOS INTENSOS, TEXTOS NÍTIDOS E GRÁFICOS IMPECÁVEIS PRECISAM SER ENTREGUES NO RITMO DOS NEGÓCIOS E A CUSTOS CADA VEZ MENORES. PARA CUMPRIR TODOS ESSES REQUISITOS SEM COLOCAR A QUALIDADE EM RISCO, AS IMPRESSORAS E MULTIFUNCIONAIS HP SÃO ESCOLHA CERTEIRA Velocidade para superar a concorrência. Qualidade que impressiona clientes e parceiros. Capacidades de impressão móvel, grandes volumes mensais e total simplicidade de operação. Esta é uma pequena amostra do arsenal de benefícios oferecido pela linha de impressoras e multifuncionais HP voltada a empresas e escritórios. Precisa enviar um rascunho por e-mail com urgência? Digitalize em cores num instante. O cliente deseja receber um documento por fax numa de suas plantas situadas em zona rural? Sem problemas. Os custos de impressão costumavam ser um problema? Não mais. Agora você tem JetIntelligence.

na Ponta doS dedoS Descomplique com a monocromática LaserJet Pro M132fw, perfeita para volumes mensais de 150 a 1.500 páginas. Compacta e de fácil operação até mesmo em seus diversos modos de impressão móvel, esta multifuncional laser da HP foi projetada para caber em pequenos espaços do escritório. Equipada com tecnologia de toner JetIntelligence, ela é sinônimo de eficiência, otimizando o tempo de execução de tarefas e ajudando a economizar energia. Imprima, digitalize, faça cópias e troque documentos por fax com total simplicidade, controlando tudo na tela touch colorida de 2,7 polegadas.

Impressão: até 1.200 dpi (HP FastRes 1200); cópia: 600 x 400 dpi; digitalização ótica até 1.200 dpi Impressão: até 23 ppm; cópia: até 22 cpm; digitalização: até 11 ppm Formatos usuais ou personalizados até 216 x 356 mm Wi-Fi 802.11b/g/n; USB 2.0 de alta velocidade; Fast Ethernet 10/100Base-TX incorporada; entrada/saída de linha telefônica

40 HT SOLUTIONS


SPOTLESS

É Preto no Branco Profissional e sem frescuras: assim é a multifuncional LaserJet Ultra M134a (G3Q66A), ideal para imprimir grandes volumes a custos ultrabaixos. A monocromática da HP entrega textos e gráficos nítidos, produzindo documentos consistentes com certeza de economia e sem correr riscos em termos de qualidade. O equipamento vem com toner suficiente para até 6.900 páginas (volume mensal recomendado de 250 a 2.500 folhas) e pode reduzir o custo por impressão em 68% quando comparado ao modelo antecessor. Além disso, a M134a é equipada com tecnologia HP Auto-On/Auto-Off, que ajuda a economizar energia.

Impressão: até 1.200 dpi (HP FastRes 1200); cópia: 600 x 400 dpi ; digitalização ótica: até 1.200 dpi Impressão: até 23 ppm; cópia: até 22 cpm; digitalização: até 11 ppm Formatos usuais ou personalizados até 216 x 356 mm

Fotos: Divulgação HP

USB 2.0 de alta velocidade (dispositivo)

comPacta e eFIcIente Feita para acompanhar o ritmo do dia a dia corporativo, a impressora monocromática HP LaserJet Pro M104w produz documentos impecáveis de forma rápida e ágil. Com qualidade profissional, ela imprime até 23 páginas por minuto, e as primeiras ficam prontas em até 7,3 segundos. Ideal para pequenas empresas onde a produtividade deve ser contínua, a M104w oferece impressão com o mínimo de etapas a partir

de diversos dispositivos móveis – como smartphones, tablets e notebooks. Dotada de conectividade sem fios, ela conta com os cartuchos de toner originais HP JetIntelligence, desenhados para oferecer impressões econômicas de altíssima qualidade. Coroando a facilidade, a troca de cartuchos é extremamente simples, com a retirada do lacre de segurança feita de forma automática pelo próprio equipamento.

Até 1.200 dpi (HP FastRes 1200) Até 23 páginas por minuto Formatos usuais ou personalizados até 216 x 356 mm USB 2.0 de alta velocidade; WiFi 802.11b/g/n

41 IT MANAGEMENT # 10


FEED

TECNOLOGIA E FUTEBOL: GESTORES FORAM RECEPCIONADOS NA ARENA DO GRÊMIO EVENTO DA HT SOLUTIONS REUNIU CLIENTES DO RIO GRANDE DO SUL PARA CONFRATERNIZAÇÃO EM CAMAROTE ESPECIALMENTE RESERVADO. EM CLIMA DESCONTRAÍDO E NA COMPANHIA DE ÍDOLOS DAS DUAS TORCIDAS, GRUPO ACOMPANHOU CLÁSSICO GRENAL PELO BRASILEIRÃO 2016

S

além de dois representantes da Hewllet-Packard, Giovani Anele e Marcelo Acevedo. No evento, o gestor geral Wagner Alledo falou aos convidados, apresentando informações do mercado e citando algumas das inovações oferecidas pela HT Solutions. A equipe da empresa foi representada ainda por Aury Fink, Diego Hoffmann, Eduardo Steffen, Flávia Pires, Jeferson Lampert, Lucas Camassola, Ricardo Motta, Scheila Mendes e Vitor Kuhn. Essa não foi a primeira vez que a empresa do Grupo Herval promoveu um encontro entre tecnologia e futebol. Em 31 de julho do ano passado, outro grupo de clientes foi convidado a acompanhar um clássico do futebol nacional, reunindo Inter e Corinthians, num exclusivo camarote do Estádio Beira Rio.

Fotos: especial/Flávia Pires

ó não deu para praticar a famosa “corneta” com os torcedores rivais: no dia 23 de outubro último, 14 colorados e gremistas torceram juntos a convite da HT Solutions no confronto que quebrou o recorde de público em jogos do Grêmio na Arena. O grenal de número 411 levou mais de 53 mil espectadores ao estádio – entre eles, um grupo de clientes da HT, que se reuniu em camarote especialmente reservado pela empresa. A programação do encontro incluiu almoço no restaurante NB Steak, traslado ao local da partida e sorteio de duas camisetas autografadas de cada time. A ocasião foi marcada também pelas presenças de alguns convidados especiais – os ex-jogadores Paulo César Tinga, revelado pelo Grêmio e campeão da Libertadores da América pelo Inter em 2006 e 2010, e Dinho, que levantou a taça pelo tricolor em 1995;

42 HT SOLUTIONS


Divulgação/HT Solutions

FEED

EVENTO dE CONFRATERNIzAÇÃO OPORTUNIzOU MOMENTO PARA AVALIAÇÕEs E PROJEÇÕEs No dia 20 de dezembro, os integrantes do time HT Solutions participaram de um encontro na sede do Grupo Herval, do qual a empresa faz parte, em Dois Irmãos/RS. Nessa edição do evento, geralmente realizado duas vezes ao ano, algumas novidades marcaram a programação. Além de reunir as equipes de setores como Compras, Serviços, Pré-Vendas, Comercial e Marketing a fim de avaliar o ano de 2016 e projetar 2017, a HT também promoveu uma confraternização temática: a Noite dos Hambúrgueres. Em clima descontraído, as equipes foram recepcionadas com painel para fotos, plaquinhas, doces e

camisetas especialmente desenhadas para a oportunidade – e que passaram a ser utilizadas como uniforme. Responsável por conduzir o encontro, o gestor geral Wagner Alledo abriu espaço a integrantes de todas as áreas, que puderam relatar suas ações ao longo do último ano e interagir com as demais equipes. Com novas e boas perspectivas de mercado para 2017, os integrantes do time HT Solutions participaram ainda de uma palestra com Daniel Müller – palestrante, consultor de empresas e CEO do Instituto Cada Vez Melhor.

ELEVANdO A BARRA: EsPECIALIsTAs dA HT sOLUTIONs COLECIONAM CERTIFICAÇÕEs Presente no mercado desde 2005, a HT Solutions tem como missão entregar soluções de TI completas e personalizadas – da consultoria especializada aos sistemas propriamente ditos. Reconhecida como uma parceira de excelência para organizações de grande, médio e pequeno porte, a empresa mantém seu conceito baseado numa série de particularidades. Uma delas é a equipe altamente capacitada para desenvolver projetos inteligentes e adequados às necessidades de cada cliente. Agregando cada vez mais valor à sua expertise em projetar e implantar

soluções avançadas de servidores corporativos como HPE Integrity, Apollo e Moonshot, o arquiteto de soluções ESSN Aury Fink Filho obteve recentemente a certificação HPE Master ASE – Advanced Server Solutions Architect V3. O profissional também reforçou seus conhecimentos por meio das certificações HPE Master ASE – FlexNetwork Solutions V2 e HPE Master ASE – Storage Solutions Architect V2. Quem também se certificou como HPE Master ASE – FlexNetwork Solutions V2 foi o especialista em redes Eduardo Steffen, habilitando-se a projetar

redes complexas de nível corporativo a partir do conhecimento abrangente das inovações de rede mais recentes da HPE. Já o arquiteto de soluções Deivis Augusto Carobin obteve a certificação HPE Master ASE – Storage Solutions Architect V2, que atesta a capacidade de traduzir os requisitos de negócios do cliente numa solução de armazenamento corporativo, seja em ambientes físicos, virtuais ou nuvem. Além disso, amplia as competências em torno da gestão convergente para armazenamento com HPE OneView e compreende soluções complexas de HPE SAN e aplicações de missão crítica com todo o Flash Tier 1.

43 IT MANAGEMENT # 10


VIEWPOINT

E sE Os POLÍTICOs TIVEssEM dE LER MENsALMENTE UM CÓdIGO dE ÉTICA sÉRIO? Por RICARDO AMORIM*

n

oS últImoS anoS, oS eScândaloS PolÍtIcoS e SuaS conSeQuêncIaS neFaStaS SoBre a economIa e a VIda doS BraSIleIroS Parecem nÃo ter FIm. Os avanços recentes no combate à corrupção e à impunidade e os grandes ganhos de longo prazo que eles podem trazer ao país, se forem sustentados, não podem ser perdidos. Retroceder na limpeza política por que passa o Brasil em nome de apaziguar o ambiente seria uma péssima opção. Já pagamos muito caro para abrir mãos dos ganhos que teremos, mesmo que estes possam ainda estar distantes. Temos de acelerar o expurgo político e criar condições para reduzir ao máximo a corrupção. Temos de espalhar o medo de punições graves entre corruptos e corruptores. Aqueles em posições passíveis de envolvimento com condutas ilícitas têm de ter mais a perder do que a ganhar caso se envolvam com práticas ilegais. O mais importante para isso é que políticos e empresários corruptos sejam condenados pela Justiça a penas duras. No caso dos empresários, isto já vem acontecendo nos últimos anos. Faltam condenações exemplares generalizadas a políticos de todos os partidos.

Acredito que há mais um fator possível para limitar a corrupção: envergonhar publicamente políticos corruptos. Há várias formas de se fazer isso. Uma delas envolve o código de ética da classe. Como médicos, advogados e tantas outras classes profissionais, senadores e deputados possuem um código de ética – que atualmente é solenemente ignorado. E se todos os políticos em cargos públicos tivessem de recitar publicamente tal código de honra uma vez por mês, expondoos publicamente e os sujeitando a punições severas em caso de não cumprimento? Não tenho nenhuma ilusão de que só isso acabaria com a corrupção. Há pessoas que sempre tentarão burlar as regras, e a impressão é de que a política atrai uma proporção grande delas. Há também pessoas incorruptíveis, que sempre fazem o certo, independentemente das regras. Para os demais – a grande maioria – os incentivos às condutas corretas e as punições às más condutas fazem a diferença. Neste sentido, um código de ética rígido e com visibilidade poderia ser mais um aspecto para colaborar na formação de uma classe política mais ética e na redução da corrupção no país.

©iStock.com/Berezko

Adicionalmente, a legislação tem de ser ajustada para facilitar a condenação e endurecer as penas de envolvidos em corrupção. Este era exatamente o objetivo das 10 Medidas Contra a Corrupção elaboradas pelo Ministério Público – que os congressistas, em defesa própria, tentaram desfigurar, mas

foram forçados a retroceder, ao menos por ora, em função de pressão popular.

44 HT SOLUTIONS


IT GUIDE

ANUNCIE NO GUIA dE OPORTUNIdAdEs dA IT MANAGEMENT O It guIde É UM ESPAÇO CONCEBIDO PARA FORNECEDORES DE DIFERENTES SEGMENTOS DIVULGAREM PRODUTOS E SERVIÇOS DE QUALIDADE PARA O MERCADO CORPORATIVO. SE SUA COMPANHIA TAMBÉM SE ENQUADRA NESSA DESCRIçãO, CONSULTE-NOS SOBRE POSSIBILIDADES DE PARTICIPAÇÃO NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES: Itmanagement@htSolutIonS.com.Br

AT U A L I Z A N D O S E M P R E

C U R S OS GR AT U ITOS

MINDSET

F E R R A M E N TA S

AÇ ÃO

I N S C R E VA -S E A G O R A : W W W . F A Z I N O VA . C O M . B R

45 IT MANAGEMENT # 10


FUN

46 HT SOLUTIONS




Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.