IT Management #05

Page 1

A REVISTA DE QUEM ADMINISTRA TECNOLOGIA.

ANO 2 | EDIÇÃO #5

TURBINE SUA CARREIRA PÓS-GRADUAÇÃO NO EXTERIOR SEM GASTAR MUITO E CURSOS A DISTÂNCIA QUE VALEM A PENA

SUPERDOME X: NOVO SERVIDOR DA HP É IDEAL PARA MISSÕES CRÍTICAS

EVOLUÇÃO CONSTANTE: HERVALTECH AGORA É HT SOLUTIONS

UM PAPO COM NATHALIE TRUTMANN, A “CHIEF MAGIC OFFICER” DA FIAP




INDEX

NESTA EDIÇÃO: EXPEDIENTE Presidente Grupo Herval: José Agnelo Seger Vice-presidente: Germano Grings Gestor geral HT Solutions: Wagner Alledo Gerente de Marketing: Roberta Anacleto Coord. de Marketing: Flávia de Paula Pires Assistente de Marketing: Scheila Mendes Equipe consultiva e apoio editorial: Aury Fink Filho, Deivis Carobin, Denny Tovo, Emerson Schmidt, Henrique Graeff, Jeferson Lampert, Lucas Camassola, Mauricio Dall’Onder Deluche, Reginaldo Daniel Weber, Vando Dal Bello e Vitor Kuhn Projeto editorial: Papa Branded Content Diretor de conteúdo: Douglas Backes Diretora executiva: Nathália Hartz Luvizon Jornalista responsável: Alvaro Bourscheidt Diretora de arte: Anelise van der Laan Diretor de criação: Rui Rehling Imagem da capa: iStock.com/wildpixel Impressão: Coan Gráfica Tiragem: 5.000 exemplares Circulação: março/2015 Leia a IT Management online: www.itmanagement.com.br HT Solutions é uma empresa do Grupo Herval Rodovia BR-116, km 223,5 | Dois Irmãos/RS +55 51 3564 8300 | www.htsolutions.com.br IT Management é uma publicação trimestral distribuída gratuitamente. A reprodução de conteúdo é permitida mediante autorização por escrito. Artigos assinados expressam, exclusivamente, a opinião de seus autores. Todas as informações contidas na presente revista estão sujeitas a alteração sem prévio aviso. As únicas garantias para produtos e serviços da Hewlett-Packard e de outros fabricantes mencionados são as estabelecidas nos termos oficiais que os acompanham. Não obstante os cuidados para prover conteúdo atualizado e de alta qualidade, a Papa Branded Content, a HT Solutions e seus parceiros não poderão ser responsabilizados por eventuais omissões ou imprecisões nesta publicação, dado seu caráter meramente informativo. Nomes ou símbolos de empresas contidos na revista, bem como de seus produtos e serviços, podem ser marcas registradas ou comerciais de seus respectivos detentores. Todas as imagens publicadas têm caráter estritamente ilustrativo.

06

INBOX

08

DROPS

10

INSIDE

14

BUSINESS UPGRADE

22

VIEWPOINT

23

OFFICE CHAT

Mensagem ao leitor

Novidades tecnológicas em doses homeopáticas

HervalTech agora é HT Solutions

Informações para turbinar sua carreira

“O backup como suporte aos negócios”, por Edson Silva

Vinícius Sonda aborda os desafios da TI na Educação

30

POWERED BY HT SOLUTIONS

44

X-RAY

46

FEED

48

IT MATTERS

49

IT GUIDE

50

FUN

Soluções inteligentes, cases de sucesso

Como funciona o controle de tráfego aéreo?

Notícias em destaque

Denny Tovo analisa o tema “custos de impressão”

O guia de oportunidades da IT Management

Um olhar bem-humorado sobre a carreira de TI

4 HT SOLUTIONS


BEYOND THE CLOUDS

Um notebook com tela destacável que vira tablet de alta performance, uma workstation “small form factor” e outros dispositivos de ponta.

Os encantos da Aurora Boreal: confira sete destinos perfeitos para realizar o sonho de presenciar o fenômeno luminescente.

©iStock.com/surangaw

PERSONAL SYSTEMS

Divulgação/HP

18

Divulgação/HP

12

26 ARCHITECTURE

LIFESTYLE

PING-PONG

A mala de viagem mais inteligente do mundo, aplicativos para gerenciar múltiplas contas de armazenamento em nuvem e muito mais!

Autora de “Manual para sonhadores” e “O misterioso significado do dinheiro”, Nathalie Trutmann fala sobre inovação e carreira.

42

Divulgação/Arthur Fujii

36

Divulgação/HP

32

Divulgação/Trunkster

Saiba mais sobre o novo servidor da HP para ambientes de missão crítica, as possibilidades do ecossistema SDN e diversos outros assuntos!

SPOTLESS Conheça o driver de impressão universal da HP, um scanner para digitalizar até 5.000 documentos por dia e outros produtos top.

5 IT MANAGEMENT # 05


INBOX

I

NOVAR É A ORDEM NO MUNDO DOS NEGÓCIOS. A sempre crescente competição e o ritmo cada vez mais alucinante com que tudo evolui – especialmente a tecnologia – impõem às empresas um exercício constante de reinvenção. É

imperioso perseguir-se a inovação radical, repensando os próprios modelos de negócios, sob pena de se assistir ao trem da história passar lotado. Velhas fórmulas já não funcionam há muito, e alternativas ditas “modernas” também ficam datadas com grande velocidade. A regra é simples: não se pode ficar parado, nem deixar as mudanças para depois. É vital o movimento contínuo de aperfeiçoamento, com olhos

“A REGRA É SIMPLES: NÃO SE PODE FICAR PARADO, NEM DEIXAR AS MUDANÇAS PARA DEPOIS”

sempre no futuro. Auxiliar o gestor em sua busca pela melhoria e pela inovação é o grande propósito desta revista, que prima por uma abordagem holística, em que a capacitação das pessoas anda de mãos dadas com o avanço estrutural da organização. Tecnologias de ponta – como as que mostramos nas seções Personal Systems, Architecture e Spotless – são indispensáveis para deixar a empresa pronta para o futuro, ao passo que a qualificação das equipes e dos próprios condutores desse processo é igualmente mandatória nos tempos atuais. Eis o motivo, portanto, da nossa obstinação também por temas de desenvolvimento pessoal – como aqueles que trazemos na seção Business Upgrade (a partir desta edição, reforçada pela coluna da talentosíssima Bel Pesce). Seja uma pós-graduação no exterior ou um curso online realmente de valor, o importante é crescer – e a IT Management orgulha-se de contribuir para isso. Esta primeira edição da revista em 2015 também apresenta a marca “HT Solutions” – que assinala mais um estágio na evolução constante da HervalTech – nascida há quase dez anos como fornecedora de software e hardware e que, hoje, entrega soluções tecnológicas de ponta a ponta, com consultores especializados e sólidas parcerias internacionais. Abrimos o ano como encerramos o outro: inovando. E que sempre seja assim! Boa leitura e boas mudanças!

Wagner Alledo, gestor geral itmanagement@htsolutions.com.br

6 HT SOLUTIONS



Divulgação/Phononic

DROPS

©iStock.com/Bogdanhoda

O “LED” DA CLIMATIZAÇÃO

OPERADORA DE SAÚDE USA TECNOLOGIA PARA RECOMPENSAR CLIENTES QUE SE EXERCITAM A prática regular de exercícios físicos de recursos tecnológicos, todavia, não terminam aí: com o app da empresa, é é uma receita de saúde conhecida por possível acessar receitas médicas, checar todos – então nada mais justo do que histórico de consultas ou ver resultados oferecer descontos progressivos a de exames laboratoriais. O sistema segurados que se mantenham ativos. também indica profissionais adequados É com essa mentalidade – e um toque para determinado conjunto de sintomas de tecnologia – que a operadora de e permite falar com especialistas a serviços de saúde Oscar (hioscar. qualquer hora do dia, obtendo com) vem chamando atenção até mesmo receitas para e ganhando cada vez mais problemas comuns – que são Contando adeptos em sua área de enviadas direto à farmácia cobertura, por enquanto passos mais próxima. Com uma restrita às regiões de Nova grande rede conveniada, a Iorque e Nova Jérsei, nos EUA. companhia oferece consultas, Com a “fitband” da companhia vacinas contra gripe, medicamentos pareada a um smartphone, clientes do genéricos e outros cuidados preventivos plano de saúde passam a monitorar sem necessidade de contrapartida. quantos passos dão por dia e, ao Procedimentos adicionais são pagos atingir metas predefinidas, resgatam pelo próprio segurado, mas somente descontos que podem chegar a US$ 240 até um limite máximo estipulado em (cerca de R$ 650) por ano. Os benefícios contrato – a partir do qual fica tudo por oferecidos aos segurados por meio conta da operadora.

O mundo é cada vez mais dos semicondutores. Depois de revolucionar a informática e até a iluminação (com o advento do LED), eles agora prometem transformar para sempre a indústria da climatização. Isso porque companhias como a Phononic (phononic.com) estão usando semicondutores termoelétricos para criar dispositivos capazes de refrigerar com muito mais eficiência que os atuais – ou, no sentido inverso, aproveitar calor desperdiçado (em motores de carros, por exemplo) para gerar energia. Com isso, o custo desses processos pode cair até impressionantes 75%. Os semicondutores termoelétricos são unidades de estado sólido, ou seja, sem ruído, partes móveis, nem gases tóxicos. A Phononic tem se concentrado inicialmente em soluções laboratoriais e residenciais (como coolers de vinho e condicionadores de ar), mas há quem vislumbre um horizonte ainda mais amplo e promissor para essa tecnologia – de alternativas de resfriamento para supercomputadores até sistemas inteiros de climatização.

8 HT SOLUTIONS


DROPS

A quantidade de ferramentas utilizadas para comunicação com os pais influencia o grau de satisfação dos filhos com esses relacionamentos. Esta é a conclusão de um recente estudo da Universidade do Kansas (EUA) com 367 jovens adultos na faixa de 18 a 29 anos de idade. Na pesquisa, os entrevistados responderam sobre meios de comunicação usados para manter contato com os pais, a frequência desses diálogos e o nível de satisfação percebido nos relacionamentos. O grupo reportou uso de variadas formas de comunicação com pais e mães – desde o bom e velho telefone fixo até chamadas em vídeo, mensagens instantâneas e games online – com adesão média a três métodos diferentes. A análise dos dados identificou uma alteração positiva na satisfação com os relacionamentos à medida que mais canais eram utilizados. Jovens usando apenas um método, independente de qual fosse, revelaram menores índices de satisfação do que os usuários de três ou quatro plataformas.

©iStock.com/lightkitegirl

PAIS “CONECTADOS” TÊM RELACIONAMENTO DE MELHOR QUALIDADE COM SEUS FILHOS

O frisson em torno dos veículos aéreos não tripulados – os famosos “drones” – não é em vão. Além de reduzir drasticamente os custos para captura de imagens do alto, os multicópteros vêm ganhando cada vez mais aplicações pacíficas, com experiências bem-sucedidas na entrega de pizzas e pequenas encomendas, por exemplo. Nesse contexto, uma nova e nobre função parece emergir: salvar vidas. Bom exemplo é o projeto alemão Defikopter, um drone equipado com desfibrilador para agilizar o atendimento a vítimas de parada cardíaca (ocasião em que o tempo é uma variável decisiva). Ainda não disponível comercialmente, o Defikopter é chamado através de um app – e voa a até 70 km/h, seguindo coordenadas GPS num raio de 10 km. Outro postulante a herói voador é o Ambulance Drone (foto), criado pelo holandês Alec Momont. Projetado para cenários urbanos, o robô oferece kit de socorro customizável e sistema de comunicação para leigos receberem, sem necessidade de segurar um celular, orientações de uma equipe médica remota – que observa o atendimento através de vídeo em tempo real.

DRONES HERÓIS

Divulgação/Drones for good

Divulgação/NTU Singapore

Cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, desenvolveram um protótipo de janela que muda de tom através de um processo eletroquímico sem uso de energia externa. Na JANELA a “janela inteligente” cumpre também a função de bateria INTELIGENTE verdade, recarregável, podendo alimentar gadgets de baixo consumo. De acordo com o especialista em engenharia elétrica Sun Xiaowei (ao centro na foto), que liderou a pesquisa, sua tecnologia baseia-se numa solução eletrolítica entre dois painéis de vidro revestidos com óxido de índio-estanho, um material muito utilizado em telas de TV. O painel A é recoberto também pelo pigmento “azul da prússia”, enquanto o outro se liga a uma fina tira de alumínio. No momento em que o circuito entre as duas lâminas é aberto, inicia-se uma reação química que muda a tonalidade da janela-bateria, bloqueando cerca de 50% da penetração de luz ao atingir carga total. Quando o circuito elétrico é fechado, a cor clara original é retomada.

9 IT MANAGEMENT # 05


©iStock.com/ksevgi

©iStock.com/blackdovfx

INSIDE

HERVALTECH AGORA É

HT SOLUTIONS PORTFÓLIO COMPLETO, CONSULTORES ALTAMENTE CAPACITADOS, PARCERIAS ESTRATÉGICAS COM GIGANTES INTERNACIONAIS E FOCO TOTAL NAS NECESSIDADES DO CLIENTE: HERVALTECH PASSA A SE CHAMAR HT SOLUTIONS – UMA NOVA MARCA PARA UM MERCADO EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO

Q

uem não está preparado para mudar”, diz o provérbio, “não está preparado para viver”. E quando o assunto é Tecnologia da Informação, a mudança é uma realidade permanente, já que o setor virou um aliado estratégico de primeira grandeza no mundo dos negócios. Um ambiente de TI pronto para o futuro representa sinal verde para o crescimento de qualquer organização, enquanto estruturas defasadas, problemáticas ou sem a devida escalabilidade constituem um obstáculo à inovação e ao avanço da companhia. Diante desse cenário, todas as empresas de grande, médio ou pequeno porte necessitam de fornecedores capazes de entregar soluções totais – isto é, que compreendam suas demandas, desenvolvam projetos com o melhor custo-benefício e se encarreguem de toda a implantação. Parceiros que afastem eventuais dores de cabeça, em vez de se tornarem uma delas. É exatamente com essa percepção que a HT Solutions se mantém na vanguarda do mercado de tecnologia desde seu surgimento (há cerca de dez anos, sob o nome HervalTech). Com a parceria de fabricantes globais como HP, Microsoft, Intel, AMD, VMware, Landesk e Trend Micro, além de sólida política de qualificação constante, a empresa prima pela capacitação de sua equipe e expansão do portfólio, atingindo níveis de excelência reconhecidos em premiações nacionais e internacionais.

10 HT SOLUTIONS


INSIDE

Empresa tem negócios em todas as regiões do Brasil

NOVO NOME TRADUZ VOCAÇÃO DE SERVIÇOS A HT Solutions é parte do Grupo Herval, que reúne mais de uma dezena de marcas, atuando em diversos segmentos e empregando cerca de seis mil pessoas. Recentemente, a companhia tomou a decisão de realinhar suas divisões, inclusive com a mudança de denominações até então compartilhadas por diferentes unidades de negócios. Neste movimento, a HervalTech passa a se chamar HT Solutions – uma escolha que reflete, de forma ainda mais precisa, a abrangência do seu mix de produtos e serviços em Tecnologia da Informação. Muito além de software, hardware e projetos customizados para cada necessidade, a HT Solutions oferece uma área de serviços altamente especializada em virtualização de servidores, VDI, banco de dados, sistemas operacionais, redes, correio eletrônico, backup, firewall e consultoria em segurança. Com cinco escritórios e negócios em praticamente todos os estados brasileiros, a empresa coleciona cases de sucesso, contando com uma equipe certificada por grandes fornecedores mundiais.

Identidade visual recém-adotada exalta foco em soluções completas

11 IT MANAGEMENT # 05


PERSONAL SYSTEMS

YOU CAN TOUCH THIS

Intel Core i7, i5, i3 ou Celeron Até 16 GB 1600 MHz DDR3L SDRAM Até 1 TB SATA HD, 500 GB SATA SSHD ou 128 GB SSD

VERSÁTIL E FEITO PARA DURAR, O PROBOOK 440 G2 OFERECE TOUCHPAD COM SUPORTE A GESTOS E OPÇÃO DE TELA HD SENSÍVEL AO TOQUE

Como bom filho da linhagem HP ProBook, este laptop de 14” oferece vastas possibilidades de configuração, podendo incluir câmera 720p, teclado antirrespingos retroiluminado e tela de alta definição sensível ao toque. No quesito segurança, estão presentes recursos como o HP Client Security e o HP BIOS Protection, enquanto a conectividade é plena com wi-fi, bluetooth 4.0, USBs 2.0 e 3.0, leitor de cartões e saídas de vídeo VGA e HDMI. Só vendo – ou melhor, tocando – para crer!

DESEMPENHO, SEGURANÇA E ESTILO Confiança total. Assim é a relação com o ProOne 400 G1 All-in-One Business PC, que chama a atenção pela estética, mas se destaca mesmo pela performance e pela estabilidade. Oferecendo opções de armazenamento com criptografia, o equipamento da HP traz soluções proprietárias de segurança como BIOS Protection, BIOSphere e Trust Circles, além de garantia on-site de até três anos. Ideal para ambientes colaborativos, o ProOne 400 G1 pode atuar como hotspot wi-fi para até cinco dispositivos e, graças à tela de 19,5”, também é perfeito para videoconferências. São seis portas USB 2.0 e uma serial, que podem ganhar a companhia de opcionais como gravador de DVD/blu-ray, leitor de cartões e periféricos de entrada sem fio.

Intel Core i7, i5, i3 ou Pentium de 4ª geração

Até 1 TB (SATA HD/SSHD), 500 GB (SED) ou 256 GB (SE SSD)

12 HT SOLUTIONS

Divulgação/HP

Até 16 GB DDR3 SDRAM


PERSONAL SYSTEMS

MONSTRO EM PELE DE CORDEIRO O reduzido tamanho da workstation HP Z230 SFF esconde um equipamento poderoso, flexível e altamente confiável para impulsionar a produtividade da sua empresa. Com amplas possibilidades de configuração no que se refere a processador, memória e armazenamento, esta máquina projetada para cargas de trabalho intensas oferece suporte a até seis monitores (opcional) e muita capacidade de expansão, com quatro slots PCIe, DisplayPort e dez USBs externas nos padrões 2.0 e 3.0. É possível ainda escolher entre a boa relação custo-benefício do vídeo integrado ou poderosas placas gráficas 2D/3D.

Desde Intel Pentium G3240 até Intel Xeon E3-1281v3 Até 32 GB (ECC ou não) DDR3 SDRAM Até 6TB com dois drives simultâneos. Suporta RAID com HDs e/ou SSDs SATA/SE

JORNADA DUPLA Notebook completo ou supertablet de 12,5 polegadas? Com o HP Pro X2 612 G1 é possível obter o melhor dos dois mundos, bastando acoplar ou desacoplar o teclado disponível em três versões – full-size antirrespingos com/sem retroiluminação ou dotado de touchpad com suporte a gestos. Há duas câmeras de 1080p: uma frontal de 2 MP e uma traseira de 5 MP. Wi-fi, bluetooth e slot para cartão micro SIM garantem a conectividade, somando-se a uma porta USB 3.0 no tablet e outras duas (uma dedicada a carregamento de dispositivos) no teclado, que ainda agrega DisplayPort, conector RJ-45 e saída VGA. Para explorar o máximo do tablet, uma caneta Wacom de alta sensibilidade é excelente opcional.

Intel Core i3, i5 ou Intel Celeron 2961Y SDRAM on-board de até 8 GB DDR3L De 64 GB a 256 GB (SSD) ou 180 GB a 256 GB (SATA SE SSD)

13 IT MANAGEMENT # 05


©iStock.com/Aneurysm

BUSINESS UPGRADE

PÓS NO EXTERIOR PODE CUSTAR MENOS DO QUE NO BRASIL SAIBA MAIS Cursos na Alemanha: www.daad.de Cursos na Finlândia: studyinfinland.fi Cursos na Eslovênia: slovenia.si/study Bolsas de estudo na Austrália: bit.do/studyinaustralia Bolsas de estudo no Reino Unido: www.chevening.org IELTS: bit.do/takeielts Universidades em Portugal: bit.do/estudaremportugal

Não há dúvidas de que aprofundar os estudos fora do País é um excelente investimento – mas é justamente aí, no “investimento”, que o projeto pode se complicar. Obter um diploma de Harvard talvez seja o sonho de dez entre dez executivos, mas o alto custo da empreitada é um dos principais obstáculos para a grande maioria dos mortais. O que muita gente não sabe é que é possível cursar pós-graduações em prestigiadas instituições estrangeiras com um investimento semelhante (em alguns casos, até inferior) ao que se faria para frequentar uma boa universidade em solo pátrio. Isso porque, embora o custo de vida em outros países possa ser alto, há programas de mestrado e doutorado oferecidos a preços infinitamente mais baixos do que no Brasil – ou até mesmo de graça. Em lugares como Alemanha, Finlândia e Eslovênia, o acesso à educação é universalizado – o que significa cursos (muitos conduzidos em inglês) inteiramente subsidiados pelo governo ou, em casos específicos, ofertados a preços bem competitivos. Basta que os alunos, inclusive estrangeiros, sejam aceitos no programa desejado e tenham condições financeiras de se manter no país. Nesses destinos, a maioria dos cursos de mestrado tem duração de dois anos em regime full-time, mas existem também opções de um ano apenas, o que reduz drasticamente o investimento final da experiência. As universidades portuguesas também oferecem preços muito abaixo dos praticados no Brasil (e sem necessidade de proficiência em outro idioma), mas são raros por lá os programas com duração inferior a dois anos. Outra possibilidade, principalmente para quem encontra sua pós-graduação dos sonhos num destino onde ela não seja gratuita, é ter os estudos no exterior patrocinados por uma bolsa de estudos – que, em muitos casos, inclui até uma quantia livre mensal para uso do acadêmico. Nos programas Endeavour, do governo australiano, e Chevening, do Reino Unido, essa remuneração extra é suficiente para bancar aluguel, transporte, alimentação e pequenas despesas do dia a dia. Em ambos os casos, os candidatos são submetidos a uma rigorosa seleção, devendo provar sua qualidade acadêmica, demonstrar virtudes de liderança e ser admitidos por pelo menos uma de suas universidades-alvo. Para ingresso em qualquer programa de pós-graduação realizado em inglês é exigida uma determinada banda de pontuação em exames como o Academic IELTS (International English Language Testing System), um dos mais bem-aceitos do mundo.

14 HT SOLUTIONS


©iStock.com/enotmaks

BUSINESS UPGRADE

CURSOS ONLINE: QUATRO SITES REALMENTE EFICAZES PARA TURBINAR SUAS COMPETÊNCIAS A revolução já aconteceu. Hoje, tudo que alguém precisa para aprofundar conhecimentos no seu campo de atuação ou enfronhar-se em outras áreas de interesse é uma singela conexão à web. Com o crescimento dos chamados MOOCs (massive open online courses – ou cursos abertos via internet), ficou muito mais fácil turbinar competências e agregar valor ao currículo. Por meio de plataformas que combinam exposições em vídeo, download de materiais, realização de provas objetivas e discussões em fóruns, sites como o Coursera (coursera.org) e o Veduca (veduca.com.br) oferecem inúmeros cursos de extensão em diversas áreas do conhecimento, contando com a parceria de estabelecimentos nacionais e internacionais.

©iStock.com/FotoMaximum

Para quem domina o inglês, outra excelente opção é o Future Learn (futurelearn.com), que mantém alianças

estratégicas com universidades de primeira linha, principalmente no Reino Unido. Neste portal (assim como em alguns cursos dos outros dois), é possível obter até mesmo certificados das instituições promotoras, mediante pagamento de uma taxa. Quem está em busca de conteúdo apenas em português também encontra ótimas capacitações desenvolvidas especificamente para brasileiros. No próprio Veduca é possível acessar uma boa seleção de cursos à distância com a assinatura de universidades do quilate de PUC e FGV, enquanto a plataforma FazInova (fazinova.com.br) é o ponto de partida para quem se interessa pelo mundo do empreendedorismo. No portal capitaneado pela “Menina do Vale” Bel Pesce, há quase uma dezena de cursos gratuitos que ensinam o caminho das pedras para quem deseja começar seu próprio negócio ou triunfar na carreira executiva.

ACERVOS DIGITAIS OFERECEM LIVROS GRATUITAMENTE Sejam clássicos da literatura, obras técnicas ou lançamentos independentes, o certo é que a internet está repleta de bons e-books distribuídos gratuita e legalmente. Diversas bibliotecas virtuais oferecem arquivos PDF ou ePub (formato para leitores eletrônicos), embora nem sempre a navegação nesses sites seja intuitiva. Os maiores projetos do gênero são a Open Library (openlibrary.org), que oferece mais de um milhão de títulos; e o Project Gutenberg (gutenberg.org), com quase 50.000 e-books para download. No Brasil, o portal Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br) cataloga obras livres, que podem ser encontradas por palavra-chave e filtros. Entre os destaques estão a obra completa de Machado de Assis (que ganhou até um site próprio – machado.mec.gov.br) e poemas do português Fernando Pessoa. Já o portal eBooks Brasil (ebooksbrasil.org), apesar da interface menos amigável, mantém um bom acervo de títulos nacionais e estrangeiros. Por fim, as bibliotecas virtuais dos e-readers Kindle (bit.do/lojakindle) e Kobo (bit.do/kobobooks) também ofertam grande número de livros a custo zero – e quem não possui os gadgets da Amazon e da Livraria Cultura, respectivamente, pode optar pelos apps gratuitos encontrados em ambos os sites.

15 IT MANAGEMENT # 05


Divulgação/Best Business

BUSINESS UPGRADE Em “Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos” (Best Business, R$ 65,00), o professor da Universidade de Massachusetts e ensaísta libanês O DOCE SABOR Nassim Taleb proclama a incerteza como presente, desejável e necessária DA INCERTEZA à evolução. O autor propõe que tornemos nossas empresas, nações e até nossas carreiras mais resistentes ao imponderável, estabelecendo o conceito do antifrágil. Com muitas informações e uma visão sempre original e iconoclasta do assunto, Taleb conduz a reflexão e investiga uma série de questões: por que as cidades-estado são melhores que os estados-nação? Por que o débito é ruim para você? Por que o que chamamos de “eficiência” não é eficiente? Por que as respostas e políticas sociais do governo protegem os fortes e ferem os fracos? Por que você deve escrever sua carta de demissão antes mesmo de começar no emprego? Como o desastre do Titanic salvou vidas? Essas e outras perguntas são respondidas no livro, que engloba análises sobre inovações e melhorias feitas a partir de tentativa e erro, decisões que podem mudar uma vida inteira para melhor, a política, o planejamento urbano, as finanças pessoais, os sistemas econômicos e até a medicina.

Divulgação/Objetiva

Cofundador do PayPal e investidor de startups como o Facebook, Peter Thiel garante: o próximo Gates não criará um sistema operacional; o próximo Page ou Brin não desenvolverá um mecanismo de busca; e o próximo Zuckerberg não criará uma rede social. Quem copia NÃO DISPUTE uma pessoa não aprende com ela. É mais fácil replicar um modelo TERRITÓRIO do que criar algo novo, mas o progresso vem do monopólio, não da competição. Se você faz o que nunca foi feito e consegue fazer melhor do que qualquer um, tem um monopólio — e qualquer negócio só é bem-sucedido na medida em que é um monopólio. Mas quanto mais você compete, mais se torna parecido com todo o resto. A competição destrói os lucros dos indivíduos, das empresas e da sociedade como um todo. ”De zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício” (Objetiva, R$ 29,90) não oferece fórmula para o sucesso, posto que ela não existe. O que o autor faz é aconselhar sobre como construir empresas que criem coisas novas, apresentando uma visão otimista do futuro e uma maneira original de pensar sobre inovação. Em suma, Thiel ensina a fazer perguntas que levem a encontrar valor em lugares inesperados.

Divulgação/Hunter Books

INDICAÇÃO DO GESTOR A indicação do gestor desta edição vem do coordenador de TI da América Latina Educacional, Vinicius Colombo Sonda, que recentemente leu o box “O Essencial da Estratégia”, composto dos livros “A arte da guerra”, de Sun Tzu, “O príncipe”, de Nicolau Maquiavel, e “O livro dos cinco anéis”, de Miyamoto Musashi. O primeiro deles, composto de 13 capítulos sobre estratégias de guerra, foi escrito no século IV a.C., mas continua surpreendentemente atual quando analisado sob a óptica da competição nos negócios. “O príncipe”, por sua vez, data de 1513 e é considerado um dos tratados políticos mais fundamentais já elaborados, com papel crucial na construção do conceito de Estado como o conhecemos. Por fim, “O livro dos cinco anéis” foi escrito em 1645 como um guia de Kenjutsu (técnica da espada) e artes marciais em geral, mas logo virou referência para os homens de negócio japoneses. Publicado também no Ocidente desde os anos 1980, é considerado um dos melhores guias psicológicos de estratégia, indicado para profissionais que precisam impor sua marca por meio de campanhas e táticas de vendas no competitivo mercado atual.

16 HT SOLUTIONS


©iStock.com/RomoloTavani

BUSINESS UPGRADE

QUAL É O SEU MOTIVO PARA MUDAR? M uitas vezes a expressão “mudança de hábito” gera desconforto e até mesmo resistência em algumas pessoas. Mas quem olha por essas lentes acaba perdendo a chance de gerar uma grande mudança por meio de novas atitudes que podem ser bem simples.

Para mim, mudar de hábito é questão de encontrar gatilhos, ou seja, razões que mostram que você trará vantagens para a sua vida ao realizar determinada mudança. Por exemplo, eu sempre me alimentei mal e fui meio sedentária. Gatilhos como ter um corpo mais esbelto ou até mesmo ser mais saudável não me chamavam tanto a atenção, pois não eram gatilhos: eu estava bem daquela maneira. Até que encontrei um outro gatilho: o da produtividade. Eu percebi que quanto mais eu praticava exercícios e me alimentava de modo saudável, a minha produtividade aumentava absurdamente no trabalho. O gatilho é o motivo que faz você realmente mudar. No meu caso, descobrir que os exercícios físicos me deixam ainda mais produtiva fez com que este novo hábito fosse facilmente absorvido pela minha rotina de modo permanente. De forma resumida: eu achei um gatilho que fazia sentido, experimentei

os benefícios de realizar algumas mudanças pontuais e os resultados positivos me mostraram que esse gatilho era mesmo uma motivação para tornar essas pequenas mudanças algo para sempre. Todos nós carregamos hábitos que, se mudados, podem trazer resultados diferentes na nossa vida. Acordar mais cedo, ler mais, assistir menos televisão, dedicar mais tempo à família, trabalhar até mais tarde em determinados projetos, responder mais e-mails do que o costume – é simplesmente questão de achar motivos para fazer pequenas mudanças e sentir os resultados para ver se faz sentido mudar mesmo. Se você achar que está difícil mudar um hábito, encontre um gatilho que faça você querer mudar. É fundamental encontrar um motivo certo para sustentar essa mudança de hábito. Às vezes, a mudança é positiva. Às vezes, nem tanto. Mas você só saberá ao realizar pequenas mudanças que dependem desses gatilhos. O que não pode é não tentar mudar. Bel Pesce Empreendedora e Fundadora da FazINOVA bel@fazinova.com.br

17 IT MANAGEMENT # 05


BEYOND THE CLOUDS

SETE DESTINOS PARA (VI)VER A AURORA BOREAL CAPRICHOSAMENTE RESERVADO A ALGUMAS ZONAS DO HEMISFÉRIO NORTE, ESTE ESPETÁCULO LUMINESCENTE É UM DOS FENÔMENOS MAIS ARREBATADORES QUE SE PODE PRESENCIAR. O BAILADO DAS CORTINAS DE LUZ PODE SER DIFÍCIL DE PREVER, MAS BRINDA SEUS ESPECTADORES COM UM SHOW DE INCOMPARÁVEL BELEZA 18 HT SOLUTIONS


©iStock.com/Meinzahn

BEYOND THE CLOUDS

19 IT MANAGEMENT # 05


BEYOND THE CLOUDS

A DANÇA DAS LUZES Você pode rever o clássico “Alta Frequência”, estrelado por Dennis Quaid no começo da década passada, ou assistir a vídeos fantásticos da aurora boreal no Youtube (bit.do/auroraboreal), mas isso só aguçará ainda mais sua curiosidade pela experiência real. As “luzes do norte” não são um fenômeno para se olhar de longe, afinal, mas uma aventura a ser vivida – um daqueles itens para o checklist de coisas a fazer antes de morrer. Com suas aparições de máximo esplendor circunscritas a determinadas regiões do planeta onde a latitude é de pelo menos 60 graus, o famoso bailado de cores na atmosfera é formado por partículas eletricamente carregadas que emanam do sol. Elas movem-se em alta velocidade pelo campo magnético da Terra, concentrando-se em volta dos polos para formar o chamado Cinturão de Aurora. Ali, a reação com diferentes gases gera sua variedade de cores.

A carta é diversa quando se pensa nos melhores destinos para (vi)ver a aurora boreal, com excelentes pontos em locais como Islândia, Suécia, Finlândia, Noruega e Canadá, assim como no estado norte-americano do Alasca e na Groenlândia. Como não dá para saber exatamente quando as luzes do norte darão as caras, é impossível fazer um “bate-e-volta” a esses lugares apenas para conferir o espetáculo. Deste modo, o ideal é levar em conta também as outras opções de lazer e turismo do destino escolhido. Existem operadoras internacionais especializadas em excursões para ver a aurora boreal, oferecendo pacotes que englobam uma série de atrações e experiências na região-alvo.

©iStock.com/ArildHeitmann

Ciência à parte, a verdade é que a aurora boreal desperta amplo interesse, animando um número gigantesco de pessoas a enfrentar temperaturas muitos graus abaixo de zero na esperança de vivenciar o fenômeno. As ocorrências são difíceis de prever com exatidão, embora a época mais propícia seja do final de setembro até o começo de abril (com os períodos de outubro a novembro e fevereiro a março como os de maior probabilidade). Quanto mais escuro o local e mais limpo o céu, maiores as chances de avistamento das luzes, sendo especialmente recomendados os horários entre 21h e 2h.

20 HT SOLUTIONS


©iStock.com/surangaw

BEYOND THE CLOUDS

CAMAROTES DA AURORA ISLÂNDIA – Destino primoroso para testemunhar a aurora boreal, especialmente no inverno, quando a luz do dia se mantém por apenas quatro horas. Gêiseres, cachoeiras, observação de baleias, cavalgadas e até erupções vulcânicas estão entre os atrativos do país. Na capital, Reykjavík, companhias oferecem até passeios de barco, afastando-se da costa para que o show seja presenciado em seu melhor. SUÉCIA – A Lapônia sueca inscreve-se entre os melhores lugares do mundo para ver as luzes do norte, com destaque para o Parque Nacional de Abisko e a estação de esqui homônima. O espetacular Icehotel (um hotel de gelo, como o nome indica) é uma das atrações mais populares, bem como passeios de snowmobile ou em trenós puxados por huskies. NORUEGA – Do extraordinário cenário montanhoso das Ilhas Lofoten à peculiar cidade cultural de Tromso e ao próprio Cabo Norte, a porção setentrional da Noruega é uma terra de amplos espaços abertos e pouca poluição, ofertando oportunidades incríveis para os “caçadores” da aurora boreal. As opções na região incluem cruzeiros com vistas deslumbrantes e outros passeios a recantos naturais. FINLÂNDIA – Cabanas rústicas entre a neve e os pinheirais da Lapônia finlandesa criam um cenário de sonhos para ver as

luzes do norte. Aconchegar-se nessas habitações tradicionais é parte da experiência – que também pode incluir atividades que vão desde observação da vida selvagem em Ranua até safáris de renas ou prática de esqui. CANADÁ – Algumas províncias do norte localizam-se nos limites do Cinturão de Aurora, ofertando bons pontos de observação – como a fascinante cidade de Whitehorse (Yukon) e Fort McMurray, nas montanhas rochosas de Alberta, onde existe até um centro de observação noturna do céu. As paisagens e a fauna, com seus alces e renas, já valem a viagem. ALASCA – O lugar mais gelado nos EUA é destino perfeito para uma boa aventura de inverno. Resorts recebem com conforto, em alguns casos incluindo excursões noturnas em busca da aurora boreal. Atividades baseadas em neve ou um passeio de trem na lendária Alaska Railroad são excelentes programas. GROENLÂNDIA – Embora menos acessível durante o inverno do Hemisfério Norte do que os destinos concorrentes, a experiência groenlandesa é absolutamente única. A melhor pedida é embarcar num cruzeiro de aventura, margeando a costa leste da ilha e o Scoresby Sund – maior fiorde do planeta, com extensão superior a 350 km.

21 IT MANAGEMENT # 05


VIEWPOINT

BACKUP: FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA APOIAR OS NEGÓCIOS Edson Silva*

Infelizmente, o potencial desses “metadados operacionais” é subutilizado. É desejável que as soluções para o backup evoluam a fim de que o processo possa se aproveitar dessas informações. Alternativas disponíveis hoje no mercado podem analisar as informações que estão capturando, prever os resultados do backup e alterar dinamicamente o processo para priorizar suas tarefas mais críticas. Com isso, o backup pode ser automatizado, convertendo-se num processo autorregenerativo. A capacidade de priorizar sessões de backup permite uma melhor utilização dos recursos e maior proteção dos dados críticos. Usualmente, as sessões são tratadas em ordem de chegada, dependendo dos recursos disponíveis, e todos os dados começam a fluir ao mesmo tempo, podendo haver gargalos nos sistemas de armazenamento, servidores e redes utilizadas pelo backup. A priorização torna possível assegurar disponibilidade de recursos às sessões mais críticas, pois o aplicativo aprende quais conjuntos de dados devem ter preferência de envio. As janelas de backup não podem ultrapassar os prazos disponíveis e, diante do crescimento dos dados, pode haver problemas, já que os servidores compartilham a mesma infraestrutura alocada para o backup. Em geral, essas falhas na janela de backup são identificadas apenas quando as sessões não são concluídas com sucesso – mas corrigir o problema após sua ocorrência requer reagendar ou redirecionar as sessões de backup. Nesse caso, a compra de infraestrutura adicional (normalmente superdimensionada) é uma solução típica. Quando o ambiente cresce e os volumes dos dados escalam até os tamanhos para os quais a infraestrutura foi planejada, todavia, voltamos ao

mesmo ponto, percebendo que a janela para backup é novamente pequena para concluir todas as tarefas agendadas. A compra de infraestrutura, portanto, apenas adia o inevitável. A boa notícia é que uma solução de backup adaptável pode monitorar o ambiente e fornecer avisos para seu administrador quando uma falha está a caminho, pois o aplicativo fornece recomendações com base em habilidades preditivas e melhores práticas. Essas recomendações devem levar em conta o crescimento histórico dos dados, a utilização da infraestrutura e a existência de Acordos de Nível de Serviço. Com isso, é possível tomar decisões para manter o processo de backup e cumprir o ANS. Quando as capacidades de predição mostram que a janela de backup não será adequada, o software pode sugerir alterações, visando à melhoria das operações. Se a empresa deseja reduzir uma janela de backup de seis para quatro horas, por exemplo, a aplicação deve ser capaz de fornecer sugestões para alcançar esse objetivo, como a reconfiguração das tarefas de backup ou até mesmo a compra de hardware adicional. A análise e as recomendações de um aplicativo de backup são extremamente valiosas, mas, ao final, é desejável que o software se ajuste automaticamente, considerando as mudanças. O aplicativo pode seguir prioridades definidas pelo administrador e adotar medidas durante o processo para que elas sejam mantidas. Se uma determinada aplicação é prioritária, o software deve ter capacidade para se certificar de que aplicativo será protegido e recuperado dentro do prazo exigido, mesmo que se necessite mover a sessão de backup para outro dispositivo ou pausar outras sessões. O ritmo das mudanças, o crescimento dos dados de missão crítica, a explosão global dos dados e a adoção massiva de dispositivos móveis oprimem as equipes envolvidas com o backup e os executivos preocupados com a conformidade e a continuidade do negócio. Empresas que se alavancam no estudo de dados analíticos têm vantagem significativa em suas habilidades para criar aplicativos que podem realizar predições e informar as equipes envolvidas com o backup sobre possíveis problemas, adaptando-se para superar os desafios para proteção de dados. Edson Silva é especialista em software, Big Data Solutions e Information Governance na HP Brasil

©iStock.com/LisLud

O

backup é um componente fundamental na estratégia de proteção de informações, proporcionando a captura, guarda e posterior recuperação dos dados. As mudanças que ocorrem nos ambientes de TI e as expectativas cada vez maiores dos usuários impactam esse processo – que constitui uma fonte de informações abrangentes sobre o ambiente, além de oferecer análises do tempo necessário para transferência dos dados e do desempenho dos dispositivos que os recebem.

22 HT SOLUTIONS


OFFICE CHAT

OS DESAFIOS DA T.I. NO AMBIENTE EDUCACIONAL A

s rápidas mudanças que ocorrem no universo da Tecnologia da Informação precisam ser absorvidas e traduzidas pelos CIOs na mesma velocidade. Com a tecnologia desempenhando um papel cada vez mais importante em todos os aspectos da organização, as equipes de TI precisam mudar seu foco de uma perspectiva de back office para um posicionamento de inovação e propulsão de negócios.

smartphones, a criação de aplicações que promovem essa interação se tornou essencial, pois oportunizam permanente conexão nos ambientes virtuais de aprendizagem. Outro desafio da TI no meio acadêmico está na inserção de projetos de Big Data, pois a obtenção de informações a partir da captação de dados não estruturados (posteriormente cruzados e interpretados) poderá permitir que as instituições e professores saibam muito mais sobre os seus alunos. Isso permitirá, por exemplo, que o estudo seja direcionado aos pontos fortes e fracos de cada estudante, melhorando seu nível de aprendizado. Além disso, a exploração destas informações pode ser transformada em ferramentas de planejamento e possibilitar a construção de estratégias de negócios e direcionamento de campanhas de marketing. É nesse novo contexto educacional que se insere o desafio da TI. Cabe aos CIOs e suas equipes o papel de provedor e gestor do ambiente necessário para o desenvolvimento e expansão do negócio, promovendo a inovação e diferencial frente aos demais. Vinícius Colombo Sonda é coordenador de TI da rede América Latina Educacional e Especialista em Comunicação Digital ©iStock.com/shugarWarrior

No ambiente educacional esse cenário não é diferente. A tecnologia como ferramenta pedagógica está cada dia mais presente. O uso de ambientes virtuais de aprendizagem, AVAs, vem crescendo em todos os contextos educacionais como forma de ampliação dos espaços pedagógicos e facilitador do acesso a informação e a comunicação. As metodologias de ensino como blended learning, que mescla atividades presenciais com atividades a distância, oportunizando o desenvolvimento da aprendizagem colaborativa através de ambientes virtuais; e flipped classroom, que inverte a lógica da sala de aula, disponibilizando o conteúdo aos alunos antes da aula presencial através de vídeos, games e recursos virtuais; são alicerçadas por essa tecnologia. Somado a isso, com expansão da conectividade e a popularização dos

Vinícius Colombo Sonda*

23 IT MANAGEMENT # 05




©iStock.com/cifotart

ARCHITECTURE

SDN: SOLUÇÃO DE PONTA A PONTA E UM MUNDO DE POSSIBILIDADES ÚLTIMA PALAVRA EM AUTOMAÇÃO, AS REDES DEFINIDAS POR SOFTWARE GANHARAM NOVOS HORIZONTES COM A ABORDAGEM DE ECOSSISTEMA DA HP

Automatizar de ponta a ponta a rede corporativa, desde o data center até as filiais, é uma tarefa para a já conhecida solução SDN (SoftwareDefined Networking – ou “rede definida por software”) da HP. Mas o grande salto evolutivo da tecnologia aconteceu quando a fabricante criou o chamado “Ecossistema SDN”, que dá a programadores – quer sejam grandes empresas de software ou um solitário empreendedor na garagem de casa – toda a estrutura necessária para desenvolver aplicações voltadas à plataforma SDN. O kit inclui APIs RESTful, exemplos de código, laboratório virtual e recursos para testes, além de uma comunidade virtual com fórum, knowledge base e, claro, o suporte e a expertise da própria HP. Para completar, os aplicativos

testados e aprovados podem ser comercializados através da HP SDN App Store, que assim oferece aos clientes da solução um manancial virtualmente inesgotável de inovação e recursos para expandir capacidades. O ecossistema HP SDN é simples (estendendo a simplicidade de programação pela rede a partir de dispositivos compatíveis com OpenFlow), aberta (aumentando o valor de SDN com o ambiente fornecido pelo kit de desenvolvimento de software) e pronta para clientes empresariais (promovendo inovações com o primeiro mercado – “app store” – do setor para aplicativos de SDN). Com isso, um novo mundo de possibilidades descortina-se para desenvolvedores e, principalmente, usuários da solução HP SDN.

26 HT SOLUTIONS


ARCHITECTURE

©iStock.com/bobaa22

NAVEGANDO NO BACKUP

DADOS PROTEGIDOS COM O HP DATA PROTECTOR É POSSÍVEL GERENCIAR O BACKUP DE FORMA CENTRALIZADA E PROTEGER DADOS CRÍTICOS DISPERSOS EM LOCAIS REMOTOS As crescentes exigências no âmbito do data center têm levado empresas de todos os tamanhos a reavaliar seus processos, estratégias e infraestrutura de backup e recuperação de dados. Alguns dos gatilhos para esta nova postura são a necessidade de lidar com volumes de informação cada vez maiores e mais complexos; a carência de melhor integração com nuvem e plataformas virtualizadas; e a oportunidade de aproveitar novos modelos de negócio, como ITaaS (IT-as-a-service) e BYOD (Bring Your Own Device). Antecipando essas e outras realidades, a HP mantémse um passo à frente com a solução Data Protector – um software que oferece abordagem realmente inteligente para

gerenciar e proteger dados corporativos. Com o HP Data Protector, o ambiente de TI ganha mais transparência, previsibilidade e resiliência, contando com tecnologias como desduplicação federada HP StoreOnce, backup em nuvem integrado, EADR (Enhanced Automated Disaster Recovery), Zero Downtime Backup, Instant Recovery, proteção avançada de servidor virtual e restauração de aplicações críticas até o exato segundo desejado. Para completar, o módulo adicional Backup Navigator (saiba mais na matéria à parte) possibilita a criação de um painel para monitoramento e geração de relatórios sobre os processos de backup/restores.

VANTAGENS DA SOLUÇÃO Análises avançadas para backup e restore mais inteligentes: preveja necessidades e atenda proativamente questões correntes e futuras no ambiente de backup; Desduplicação federada HP StoreOnce: beneficie-se da tecnologia HP patenteada, habilitando replicação e armazenamento eficiente de seus dados; Backup em nuvem integrado: de forma simples

e segura, utilize data centers globais da HP que gerenciam 50 petabytes de informações em todo o mundo; EADR – Enhanced Automated Disaster Recovery: inicie o processo de recuperação de desastres com um único clique, reconstruindo automaticamente todo o sistema; Proteção de aplicativos avançada: em segundos, recupere aplicativos e dados

até o exato ponto desejado; Suporte de virtualização abrangente: faça frente às mais exigentes aplicações virtualizadas, valendo-se da compatibilidade do HP Data Protector com todos os hipervisores; Gerencimento centralizado: administre num único console a proteção de dados para servidores físicos e virtuais em infraestruturas locais, híbridas e de nuvem.

A incomparável experiência do HP Data Protector fica ainda mais interessante com o módulo adicional Backup Navigator – um aplicativo capaz de prover análises de operações em tempo real de forma extremamente intuitiva. Baseada em dashboards inteligentes, a ferramenta da HP disponibiliza insights valiosos sobre os principais indicadores do processo de backup e restauração – tudo altamente interativo e customizável. Já a análise preditiva em tempo real é um recurso visual que apresenta estimativas sobre o processo com base no uso diário, além de algoritmos que ajudam a prever lacunas e requisitos de desempenho e capacidade. Outra característica inteligente do Backup Navigator é a capacidade de detectar e resolver potenciais conflitos e outras questões de sistema, prevenindo interrupções e perda de dados. Além disso, o módulo é otimizado para a colaboração, com suporte a diferentes sistemas, e permite a criação de relatórios totalmente customizados conforme as necessidades da empresa, cliente ou utilizador. Por fim, a funcionalidade de análise de cenários “What-if” proporciona insights inteligentes sobre as operações correntes de backup e recuperação, antes que novos conjuntos de dados sejam incluídos no processo. Assim, é possível identificar, entre outras coisas, os impactos à infraestrutura de backup e as melhores formas de equilibrar as demandas. Recentemente, a HP lançou a licença Single Cell Manager, uma versão de entrada que permite explorar as capacidades do Backup Navigator para gerenciar até 10 TB de dados numa única “célula” (que abrange um ambiente de rede, seus clientes e dispositivos de backup).

27 IT MANAGEMENT # 05


ARCHITECTURE

É UM PÁSSARO? É UM AVIÃO? NÃO! É O SUPERDOME X

TODO-PODEROSO SERVIDOR

Divulgação/HP

Aplicativos cruciais para o negócio rodando num oneroso mainframe ou sistema proprietário? Preocupações sobre a confiabilidade e disponibilidade da estrutura x86? Falta de escalabilidade, desempenho ou uptime para realizar workloads importantes? Quem perde o sono com esse tipo de ameaça precisa conhecer o Integrity Superdome X – um poderoso servidor da HP que redefine padrões, combinando capacidades do x86 e inovações projetadas para ambientes de missão crítica. Com isso, ele entrega níveis inéditos de disponibilidade, escalabilidade e desempenho, tornando-se ideal para cargas de trabalho críticas em Linux.

©iStock.com/jesadaphorn

MAXIMIZAR O UPTIME DE APLICATIVOS LINUX, REDUZIR CUSTOS, PADRONIZAR, CONSOLIDAR... COM OS SUPERPODERES DESTE REVOLUCIONÁRIO SERVIDOR HP, UM MUNDO (MUITO) MELHOR É POSSÍVEL EM AMBIENTES DE MISSÃO CRÍTICA

Até 16 soquetes para processadores da família Intel Xeon E7 v2

Incomparavelmente expansível, o Superdome X aceita até 16 soquetes e 12 TB de memória, oferecendo ainda a tecnologia de particionamento físico HP nPar, que assegura patamares de confiabilidade até 20 vezes maiores que as plataformas dotadas apenas de partições lógicas. Mais eficiente, o revolucionário servidor da Hewlett-Packard permite reduzir a complexidade e os custos. Cada enclosure HP BladeSystem Superdome com suporte a partições físicas pode receber até 12 fontes de energia e quatro módulos Crossbar Fabric (XFMs), permitindo configurações escaláveis de uma até oito lâminas (blades) x86 para missões críticas.

Até 12 TB de memória DDR3

Com o HP Integrity Superdome X é possível zerar o downtime com manutenção e atualizações realizadas online com o Serviceguard para Linux; reduzir até 95% as interrupções de memória com a arquitetura Firmware First; e ainda contar com uma característica única em ambientes x86: Error Analysis Engine integrado para diagnóstico e solução automática de problemas. No box à parte, confira alguns dos benefícios encontrados no Superdome X.

DVD-ROM integrado

Até 8 blades e múltiplas partições físicas (HP nPar) num único enclosure 16 slots FlexLOM (dois por blade) 24 slots PCIe Gen3 tipo mezanino (três por blade)

Error Analysis Engine integrado Suporte a Windows Server 2012

28 HT SOLUTIONS


©iStock.com/ismagilov

ARCHITECTURE

CINCO RAZÕES PARA ADOTAR O MS SYSTEM CENTER 2012 R2 SOLUÇÃO AJUDA A PROVISIONAR E MONITORAR A INFRAESTRUTURA, ACOMPANHAR O DESEMPENHO DE APLICATIVOS E ADMINISTRAR SERVIÇOS DE FORMA SIMPLIFICADA Implantar o Microsoft System Center 2012 R2 significa contar com um amplo leque de recursos para gerenciar, unificadamente, ambientes de TI locais, de provedores de serviços e do Microsoft Azure, habilitando o Microsoft Cloud OS. O produto oferece recursos de provisionamento e monitoramento da infraestrutura, monitoramento de desempenho de aplicativos, automação/autoatendimento e gerenciamento de serviços de TI, além de permitir portabilidade de workloads entre o Windows Server e o Azure. As funcionalidades do System Center aprofundam o conhecimento sobre infraestrutura, políticas, processos e práticas recomendadas, permitindo que a equipe de TI construa sistemas gerenciáveis e automatize operações. Isso ajuda a reduzir custos, aumentar a disponibilidade e melhorar a entrega de serviço aos clientes, pois o foco de atenção se desloca para a oferta de novos

valores de negócio. Com gerenciamento detalhado de ambientes físicos e virtuais, eleva-se o nível de controle e eficiência. A seguir, confira cinco motivos para ter a versão mais recente do Microsoft System Center em sua empresa. Funcionalidades aprimoradas: Abarcando vasto conjunto de soluções, o MS System Center 2012 R2 facilita tarefas de migração, atualização e desenvolvimento, permitindo automatizar o data center e gerenciar os sistemas em conformidade com os pilares Social Enterprise, Cloud, Mobility e Big Data. Ampla integração: Pronto para integração com plataformas multivendor, o System Center é ideal para administrar todos os sistemas da companhia. Suas soluções podem também ser ajustadas para simplificar o gerenciamento de aplicações implantadas previamente, como servidores SQL ou Exchange.

Maior produtividade: As ferramentas do System Center fornecem mais dados para fazer mais em menos tempo. Com suporte abrangente e informações de diagnóstico para Windows Server e SOs, serviços do Active Directory e Microsoft Office, tarefas complexas podem ser executadas com rapidez. Virtualização descomplicada A consolidação através da virtualização básica de servidor é um dos benefícios mais acessíveis do System Center 2012 R2. Com suporte ao Live Migration, a solução reduz tempo, esforço e downtime no upgrade do Windows Server 2012 para o Windows Server 2012 R2. Perfeito com Windows Azure Migrar máquinas virtuais do Hyper-V on-premises direto para MVs do Azure é simples com o App Controller. O System Center 2012 R2 é a solução ideal para provisionar e gerenciar nuvem privada e ambientes no Azure, portando o workflow sem necessidade de converter formatos.

29 IT MANAGEMENT # 05


Divulgação/Artecola

POWERED BY HT SOLUTIONS

EMPRESAS ARTECOLA: CRESCIMENTO APOIADO NA INFRAESTRUTURA DE T.I. LISTADA ENTRE AS 25 EMPRESAS BRASILEIRAS COM MAIOR PRESENÇA GLOBAL, COMPANHIA CONTA COM A EXPERTISE DA HT SOLUTIONS PARA ADOTAR SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS CAPAZES DE SUSTENTAR SUA EXPANSÃO

C

OMO OS FÃS DO HOMEM-ARANHA SABEM DE COR, GRANDES PODERES TRAZEM GRANDES RESPONSABILIDADES – e essa máxima vale também no mundo dos negócios, repleto de desafios que precisam ser atendidos à medida que a empresa conquista novos mercados. Uma dessas vultosas responsabilidades diz respeito à infraestrutura de TI, que deve se manter pronta para o futuro, dando suporte ao crescimento. Com isso em mente, as Empresas Artecola realizam investimentos estratégicos em tecnologia, contando com os especialistas da HT Solutions para desenhar, fornecer e implantar soluções. Há mais de 65 anos no mercado, a

indústria química com matriz em Campo Bom/RS responde por aproximadamente uma dezena de marcas, organizando-se atualmente em três divisões: adesivos e laminados, com a Artecola Química; plásticos de engenharia, com a MVC; e equipamentos de proteção individual, com a Arteflex. Presente em sete países e ocupando o nono lugar no ranking das multinacionais brasileiras organizado pela Fundação Dom Cabral, a corporação foi apontada pela revista América Economia como uma das 25 empresas brasileiras de maior presença internacional. Administrada com olhos no futuro, em 2000 a companhia foi pioneira no Rio Grande do Sul a implantar o sistema de gestão SAP, tendo hoje 500 usuários na plataforma. Em 2006, o armazenamento de dados foi confiado a um storage EVA 4100 e servidores de rack da HP, seguindo-se diversos upgrades e atualizações de tecnologia para apoiar a expansão da empresa ao longo dos anos. Já antevendo novas e desafiadoras demandas, em 2014 a companhia decidiu buscar uma alternativa de armazenamento com ainda mais capacidade e desempenho. Como a

renovação da garantia do storage torna-se progressivamente onerosa para equipamentos em uso há mais tempo, a HT Solutions apresentou um estudo desses custos em comparação com a aquisição de novo hardware, considerando um horizonte de três anos. De posse das informações, o cliente decidiu migrar para um moderno storage HP 3PAR 7200 com 32 discos de 900 GB, totalizando 28,8 TB brutos de espaço para armazenamento de dados. Segundo Jeferson Lampert e Aury Fink Filho, da HT Solutions, o storage 3PAR permitiu grande evolução por conta de características como a eficiência do thin provisioning e o suporte completo ao VAAI (vStorage APIs for Array Integration) do VMware, permitindo dobrar o número de máquinas virtuais apenas com a troca do storage. Já o coordenador de TI das Empresas Artecola, Anderson Ferreira, destaca a robustez e o excelente custobenefício da solução, além de ganhos significativos na gestão do ambiente. “A nova estrutura nos possibilita boa escalabilidade e aumento da disponibilidade dos serviços e aplicações de TI”, acrescenta Ferreira.

30 HT SOLUTIONS


POWERED BY HT SOLUTIONS

A ALTA TECNOLOGIA POR TRÁS DOS MÓVEIS DE DESIGN DA SACCARO FABRICANTE SEDIADA NA SERRA GAÚCHA É DESTINO CERTO PARA QUEM PROCURA AMBIENTES SOFISTICADOS – INCLUSIVE O DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO! COM SUPORTE DA HT SOLUTIONS, EMPRESA SIMPLIFICOU O GERENCIAMENTO, APRIMOROU A SEGURANÇA E REVOLUCIONOU O DESEMPENHO DE SEUS ATIVOS DE T.I.

Com o tempo e o consequente crescimento da empresa, novas soluções tecnológicas acabam se impondo – e assim foi com a Saccaro, que encontrou na HT Solutions a parceria ideal para sua atualização de ambiente. Instabilidade do ERP, servidores sem garantia e gerenciamento descentralizado eram alguns dos desafios a serem superados. Diante desse cenário, o arquiteto de soluções Vando Dal Bello e o gerente de contas corporativas Mauricio Dall’ Onder Deluche desenvolveram um projeto de virtualização para entregar alta performance e disponibilidade a usuários internos e escritórios remotos. A implantação incluiu um pool de dois servidores DL360p Gen8 virtualizados com VMware e solução de armazenamento HP 3PAR StoreServ 7200 iSCSI 10GB (interligada a dois switches A5800 com IRF) para centralização dos dados com alto desempenho e fácil administração. Já o backup – gerenciado via HP Data Protector com duas licenças Online Backup – ganhou maior confiabilidade e flexibilidade, possibilitando a cópia de máquinas virtuais sem interrupção de serviços. Por fim, foi adotada também uma unidade de backup robotizada MSL2024 LTO5 SAS, garantindo maior segurança dos dados em caso de desastre. Na opinião do analista de suporte Tiago Bianchi, da Saccaro, o projeto foi “um sucesso em todos os aspectos”. Segundo ele, além do evidente ganho no gerenciamento dos servidores, o desempenho apresentou melhora de até 50% em alguns casos, e o backup é rápido e confiável. “Todo ambiente é redundante a falhas”, salienta Bianchi, comemorando o tempo disponível agora para o desenvolvimento de outros projetos.

Divulgação/Saccaro

COM LOJAS EXCLUSIVAS OU NO MODELO “STORE IN STORE”, MARCA ESTÁ PRESENTE NAS PRINCIPAIS CIDADES DO BRASIL

T

alento e inspiração estão na base de toda grande criação humana, mas outros elementos bem mais tangíveis são igualmente necessários para transformar ideias em realidade. No caso específico da Saccaro, companhia moveleira fundada em Caxias do Sul/RS e que hoje fabrica cerca de 700 produtos diferentes, atendendo mais de duas dezenas de países, a estrutura inclui um parque fabril de 100 mil m2, sendo 20 mil m2 de área construída, onde trabalham diariamente trezentas pessoas. Some-se a isso uma rede de lojas exclusivas e “store in store” nas principais cidades do País, além de clientes corporativos, sobretudo redes hoteleiras de alto padrão. E, para costurar todos esses elementos, uma grande infraestrutura de TI, é claro.

31 IT MANAGEMENT # 05


Divulgação/Trunkster

LIFESTYLE

VIAJANTE HI-TECH Ela é a mala dos sonhos de qualquer viajante. Tornada real através da maior campanha de financiamento coletivo da história, captando quase 1,4 milhão de dólares no Kickstarter, a Trunkster reúne características que justificam todo seu sucesso, resolvendo diversos problemas de uma só vez

Em primeiro lugar, a segurança: em vez do tradicional sistema de fechamento por zíper, a Trunkster oferece uma prática porta corrediça com trava de combinação numérica aprovada pela TSA – a autoridade norte-americana de segurança em transportes. Some-se a isso um sistema de GPS integrado que permite localizar sua bagagem com facilidade a partir de qualquer dispositivo conectado à web e voilà: eis a mala mais segura do planeta. O conjunto de funcionalidades da Trunkster completase com balança digital embutida (para nunca mais ter surpresas ao pesar suas coisas no VEJA MAIS guichê da companhia aérea), alça escamoteável super-resistente e bateria removível com capacidade para recarregar um smartphone até nove vezes. Preços a partir de US$ 300.00 no site trunkster.co.

32 HT SOLUTIONS


Divulgação/Smappee

LIFESTYLE

DE OLHO NO CONSUMO

CARIDADE NO SUOR

Divulgação/Charity Miles

Quer saber quais equipamentos estão consumindo mais energia em sua casa? A proposta do Smappee (smappee.com) é ajudar, após configuração inicial, a gerenciar gastos residenciais de forma bem simples. Instalado junto à caixa de disjuntores, o aparelhinho “lê” em tempo real a potência consumida, associando suas alterações a diferentes fontes. Com o aplicativo próprio no smartphone ou tablet, o usuário pode navegar por uma interface minimalista que mostra os níveis de consumo da casa inteira, de cada cômodo e até de cada aparelho. Acessórios vendidos separadamente permitem ainda ligar e desligar equipamentos remotamente.

Dar sentido social ao ato de exercitar-se é a função do app Charity Miles (charitymiles.org), que transforma corridas e pedaladas em dinheiro para caridade. Ativado no smartphone, ele mede a distância percorrida pelo utilizador, que depois é convertida em doação de um patrocinador para a entidade selecionada. Ciclistas conquistam 10 centavos de dólar a cada milha (cerca de 1,6 km) percorrida, enquanto running e caminhadas valem 25¢ por milha. Ao final do percurso, basta conferir o valor levantado e compartilhar a ação nas redes sociais.

A experiência de ouvir música ganha outra dimensão com os efeitos visuais da caixa de alta fidelidade JBL Pulse, da Harman. Equipada com 64 leds, ela dá vida ao som enviado via bluetooth por celulares, tablets ou mesmo notebooks. Com potência total de 12W RMS e bateria lithium-ion, a JBL Pulse é superportátil e roda até dez horas de música (ou cinco horas de música e efeitos luminosos) sem precisar recarregar. O produto oferece ainda pareamento por NFC e um conector auxiliar para fontes de áudio sem suporte a bluetooth. À venda em HP Stores selecionadas (bit.do/hpstore).

Divulgação/JBL

Música para ver

33 IT MANAGEMENT # 05


Divulgação/AMPY

LIFESTYLE

©iStock.com/human

ENERGIA CINÉTICA

Que tal usar a força de seus próprios movimentos para carregar celular, mp3 player ou dispositivos vestíveis? Esta é ideia do Ampy, um pequeno gadget cinético que armazena energia produzida em atividades do dia a dia e permite transferi-la via USB/micro-USB. Quanto mais você se mexe, mais carregado ele fica – podendo garantir, diariamente, até cinco horas extras de bateria para um smartphone em standby (ou um dia inteiro de energia para wearables em geral). A invenção também funciona como um power bank tradicional, bastando uma carga em tomada ou porta USB comum para obter até 18h de bateria extra no smartphone. Como um bônus, o aplicativo do Ampy ainda calcula as calorias queimadas enquanto você se exercita. Em pré-venda a partir de US$ 95.00 no site getampy.com.

NUVENS SOB CONTROLE OneDrive, Dropbox, Copy, Google Drive... Quem usa diferentes serviços de armazenamento em nuvem sabe o trabalho que dá para gerenciar tantas contas – e frequentemente acaba “espalhando” seus arquivos devido aos limites de espaço em cada uma delas. Com o objetivo de pôr ordem na casa, diversas soluções pagas têm surgido no mercado, mas boas opções gratuitas também já estão disponíveis. São os casos do MultCloud (multcloud.com) e do Odrive (odrive.com), que possibilitam gerenciar todas as contas num único painel, com interface tão intuitiva quanto a do Windows Explorer. O primeiro pode ser acessado diretamente no browser, sem necessidade de instalação, e permite criar pastas ou mover arquivos entre diferentes nuvens, bem como outras funções. Já o Odrive é um aplicativo que roda no próprio computador e oferta recursos mais avançados – como a possibilidade de definir a sincronização ou não de um arquivo de maneira individual.

34 HT SOLUTIONS


LIFESTYLE

Esqueça as chaves físicas! Com a fechadura inteligente Okidokeys, você pode destrancar a porta de casa usando o celular, além de nunca mais gastar dinheiro com cópias. O sistema permite fornecer chaves digitais para terceiros (inclusive com prazo de validade, que é uma excelente conveniência para quem costuma emprestar o imóvel a amigos ou alugá-lo em plataformas como o Airbnb). Saiba mais sobre o produto em okidokeys.com.

Divulgação/HP

Divulgação/Okidokeys

FECHADURA DO FUTURO

SCANNER PORTÁTIL Capaz de digitalizar um documento em três segundos com resolução padrão, o Sunfire Travelscan TS1 é um scanner portátil ideal para as emergências do dia a dia. Alimentado por duas pilhas AA (inclusive recarregáveis), o gadget suporta micro SD de até 32 GB, com espaço de sobra para salvar os arquivos antes de

transferi-los para o PC via leitor de cartões ou cabo USB. Recomendado para documentos no formato A4, o Sunfire TS1 permite capturas em resoluções de até 900 dpi e vem com software OCR para converter imagens em textos editáveis. Em HP Stores selecionadas (bit.do/hpstore), ao preço sugerido de R$ 299,00.

35 IT MANAGEMENT # 05


Divulgação/Arthur Fujii

PING-PONG

NATHALIE TRUTMANN AUTORA DE “MANUAL PARA SONHADORES” E “O MISTERIOSO SIGNIFICADO DO DINHEIRO”, NATHALIE É UMA DAS VOZES MAIS INSPIRADORAS DA ATUALIDADE EM MATÉRIA DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO. “CHIEF MAGIC OFFICER” DA FACULDADE DE TECNOLOGIA FIAP, A GUATEMALTECA RADICADA EM SÃO PAULO COMPARTILHA NESTA ENTREVISTA SEUS INSIGHTS SOBRE A VIDA E A CARREIRA 36 HT SOLUTIONS


PING-PONG

VOCÊ SAIU DA GUATEMALA, VIVEU EM OUTROS PAÍSES E ACABOU SE RADICANDO NO BRASIL. COMO FORAM OS PRIMEIROS ANOS DE SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Nasci em El Salvador, mas meus pais se mudaram para a Guatemala quando eu tinha dois anos – então fica mais fácil dizer que sou de lá. Os primeiros anos da minha carreira profissional foram de muita descoberta – não só no sentido positivo da palavra, como também no sentido negativo. A faculdade (e eu mesma) não tinha me preparado para as alegrias e frustrações do mundo real. Sempre tive um norte muito forte que era querer viajar pelo mundo e, para minha alegria, muito cedo conquistei trabalhos que me permitiram preencher este sonho. Mas também descobri a frustração de como me sentia por trabalhar em coisas que não estavam alinhadas às minhas motivações internas e como lidar com essa nova experiência.

QUAL O SEGREDO PARA SE REINVENTAR INÚMERAS VEZES EM BUSCA DA REALIZAÇÃO PROFISSIONAL? Não ter medo de largar tudo e recomeçar de zero. Desenvolver essa competência e confiança interna de que você pode perder tudo, mas não a sua capacidade de recomeçar do zero.

COMO “CHIEF MAGIC OFFICER” DA FIAP, VOCÊ OCUPA UMA POSIÇÃO CERTAMENTE INOVADORA. COMO É O DIA A DIA NO CARGO? Diferente e fantástico a cada dia, pois tenho a incrível oportunidade de conhecer pessoas novas e aprender coisas novas. Posso estar num evento como palestrante ou público, local ou internacional, posso ter uma reunião com o presidente de uma grande

empresa ou com um trainee começando sua carreira. Posso estar “mentorando” (orientando; do inglês mentoring) alguém ou escrevendo um artigo; posso estar almoçando com alguém que parece não ter nada a ver com meu trabalho. Na verdade, hoje minha vida e meu trabalho são uma coisa só.

“É PRECISO DESENVOLVER ESSA COMPETÊNCIA E CONFIANÇA INTERNA DE QUE VOCÊ PODE PERDER TUDO, MAS NÃO A SUA CAPACIDADE DE RECOMEÇAR DO ZERO” APOIADA NUMA METODOLOGIA DIFERENTE, A FIAP É REFERÊNCIA NACIONAL NO ENSINO DE GESTÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. QUE PRÁTICAS SÃO ESSAS E QUE MARCAS A INSTITUIÇÃO BUSCA IMPRIMIR EM SEUS ALUNOS? Nosso trabalho está focado em quatro pilares-chave: Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Fazer o bem. O objetivo é que todo nosso conteúdo seja ensinado através de experiências reais, num formato de desafios e cases reais – por isso temos muitas iniciativas como as Challenge Cups e o Startup One. As competições (Challenge Cups) consistem no desenvolvimento de projetos reais pelos

alunos, relacionados com objetivos, habilidades e competências que se pretende desenvolver nos estudantes, sob orientação de professores. Aprender através de projetos reais desperta a motivação nos alunos, que utilizam as informações disponíveis na rede de computadores, bem como laboratórios, softwares, ferramentas de gestão e outros recursos que possam ser aplicados ao desenvolvimento do projeto, gerando aprendizagem mais efetiva, que pode ser transportada posteriormente para o ambiente profissional ou mesmo para a vida pessoal. Os projetos devem beneficiar a sociedade, transformando ideias e sonhos em realidade, aproveitando a energia e os recursos aplicados na educação para criação de um mundo melhor. Já no Startup One, os alunos são estimulados a criar suas próprias startups de tecnologia como projeto de conclusão de curso. A ideia é que transcendam o modelo tradicional de monografia e entreguem algo que possa contribuir não só para sua carreira, mas também para a sociedade.

COMO FOI A PARCERIA COM A SINGULARITY UNIVERSITY E QUE OUTROS PROJETOS ESTÃO SENDO GESTADOS? Enxergamos uma grande oportunidade de trazer conteúdo de ponta para o Brasil sobre tecnologias exponenciais e procuramos a parceria com a Singularity University (SU) em 2009. O foco é oportunizar aos alunos um contato com o conteúdo e a metodologia de uma das mais inovadoras instituições americanas. Foi a primeira parceria internacional da SU em todo o mundo. Como fruto do acordo, as duas instituições já realizaram diversas ações em conjunto. Logo no início (em 2010), a FIAP lançou um concurso Call to Innovation para selecionar um representante brasileiro

37 IT MANAGEMENT # 05


PING-PONG

“GRANDE PARTE DE NOSSA VIDA É IR EXPERIMENTANDO E ACHANDO O QUE NÃO NOS FAZ BEM PARA PODER ACHAR O QUE FAZ SENTIDO PARA NÓS”

para participar, com todas as despesas pagas, do Graduate Studies Program (GPS), o programa de verão da SU, com duração de 10 semanas. A repercussão desse concurso da FIAP foi tão boa que a Singularity decidiu replicá-lo em mais de 25 países em todo o planeta. O Call to Innovation já está em sua 6ª edição e neste ano, o desafio é “como ajudar a resolver a crise da água no planeta utilizando a tecnologia”. Fomos a primeira instituição a realizar o Executive Program fora dos EUA, com professores que o ministram na Singularity University em seu campus na Nasa Ames Research.

O QUE VOCÊ OBSERVA NO CENÁRIO TECNOLÓGICO DO BRASIL E O QUE PREVÊ PARA O FUTURO?

FALE-NOS DO HYPER ISLAND. QUE PROJETOS ESTÃO NA PAUTA PARA O BRASIL? Hyper Island é uma escola muito Divulgação/Arthur Fujii

O cenário tecnológico no Brasil vem avançando a passos largos, graças aos investimentos massivos em educação.

Por exemplo, a Fundação Lemann tem apoiado fortemente a educação com foco em inovação e gestão – em especial com programas para aproximar a tecnologia do cotidiano dos jovens e crianças no Brasil, com material gratuito para ensinar linguagem de programação. Outro exemplo bacana foi o anúncio da Prefeitura de São Paulo para implantação de 12 Fab Labs – que são espaços totalmente gratuitos com computadores dotados de acesso à internet e impressoras 3D, além de professores orientadores. Tudo isso faz parte de um cenário de mudanças muito positivas no Brasil, que promete uma espiral de crescimento tecnológico positivo.

38 HT SOLUTIONS


inovadora de origem sueca, que está focada em preparar profissionais e empresas para liderar a mudança e o futuro. Eles têm hubs em Estocolmo, Nova Iorque, Singapura, Manchester e agora em São Paulo. A Hyper trabalha com três tipos de produtos: educação para jovens (que seria o equivalente a programas de graduação e pós-graduação), educação executiva e consultoria para empresas. Com uma metodologia muito única, a Hyper Island é uma referência no “ensino através do fazer” e em fomentar mudanças de comportamento transformadoras. Afinal de contas, toda empresa é feita por pessoas, e os maiores obstáculos à inovação são as próprias pessoas. Por isso é que esse trabalho comportamental que a Hyper Island sabe fazer tão bem é muito valioso e poderoso. A mudança causa ansiedade em qualquer pessoa ou organização – a Hyper equipa os profissionais e os líderes com as competências-chave para liderar essas mudanças e poder aproveitar melhor as oportunidades.

NO SEU PRIMEIRO LIVRO, VOCÊ FALA SOBRE O FORMATO TRADICIONAL DAS ESCOLAS E COMO ELE PODE REDUZIR A CRIATIVIDADE. FALE SOBRE ISSO. No primeiro livro, meu foco foi mais direcionado às influências externas (tanto educação, como família e sociedade) que determinam e limitam nossas escolhas. Uma das coisas mais importantes, na minha visão, é permitir o espaço para os jovens experimentarem e vivenciarem diferentes coisas. Afinal, grande parte de nossa vida é ir experimentando e achando o que não nos faz bem para poder achar o que faz sentido para nós. Só que nossos sistemas educacionais (latinoamericanos) não dão muito espaço para estes experimentos – aqui no Brasil, por

exemplo, o jovem com 16-17 anos já tem que estar decidindo sua carreira para poder entrar na faculdade que quer. O que não seria tão ruim se o “mudar de opinião” não fosse catalogado como um erro. É normal que um jovem mude de ideia – aliás, isso é saudável – só que, num sistema tão restrito, as opções e as motivações para fazê-lo são muito limitadas e este tipo de ação é punida pela sociedade e pelo sistema. Mas já começamos a ver iniciativas copiadas de fora como o famoso “gap year”, que permite que os jovens façam um intervalo um ano antes da faculdade para desenvolver competências valiosas para qualquer caminho na vida – como, por exemplo, a importância da marca pessoal, saber arrecadar fundos e montar um plano de negócios, saber comunicar e apresentar ideias para potenciais investidores. Acredito que mais iniciativas como essas são necessárias para ter essa janela entre o colégio e a faculdade. Há países, como a Nova Zelândia, que fomentam que os jovens viajem ao redor do mundo por um par de anos e logo coloquem isso no seu currículo como experiência internacional – aqui uma opção assim ainda não é bem-vista.

Divulgação/Arthur Fujii

PING-PONG

VOCÊ ACREDITA TER ENCONTRADO O TRABALHO DA SUA VIDA E, NO LIVRO, INCENTIVA OS JOVENS A BUSCAR SEUS SONHOS. COMO PERCEBEU QUAL ERA SEU “DREAM JOB” E QUE CONSELHOS DÁ A QUEM ESTÁ INSATISFEITO COM A CARREIRA? O livro é uma parte do meu trabalho dos sonhos. Certamente, poder exercer minha escrita, colocar meus pensamentos no papel e ver que eles ressoam tanto com jovens quanto com adultos é muito gratificante. Ser um agente de transformação para a FIAP e ver como se pode mudar uma cultura e as

39 IT MANAGEMENT # 05


PING-PONG

repercussões deste trabalho também é muito gratificante – e não tenho palavras suficientes para agradecer à FIAP por ter me acolhido tão generosamente num mundo que eu desconhecia e me dado tantas oportunidades. Assim como também é muito gratificante exercer meu trabalho com a Hyper Island, onde tenho a oportunidade de empreender e voltar a transitar pelo mundo corporativo, observando como uma oferta educacional muito bemdesenhada para adultos é capaz de abrir mentes e corações. No final, meu trabalho dos sonhos é estar dentro do setor de educação, trazendo ofertas e formatos inovadores que agreguem valor e sonho nas vidas das pessoas.

estava recolhendo e que me permitiram chegar aonde estou hoje. Curtam mais a vida!

Conselho para quem está insatisfeito: 1. Enxergue cada trabalho, cada experiência, como uma aula sobre um tema. Assim, mesmo se você estiver numa situação de que não goste, tente entender que de qualquer jeito existe muito aprendizado a ser aproveitado. Aliás, provavelmente são nesses momentos de grande frustração que descobrimos e aprendemos coisas sobre nós mesmos que nem imaginávamos. E, com cada experiência, se prestarmos atenção e escolhermos enxergá-la como aula, vamos recolhendo valiosas competências e conhecimentos dentro da nossa mala pessoal. As coisas que você menos imagina viram valiosas no momento que você menos espera. 2. Seja seu melhor amigo e se perdoe diariamente – a razão que me levou a escrever meu livro foi que eu queria de alguma forma ajudar aos jovens a curtir mais suas jornadas, pois eu certamente gostaria de ter curtido mais a minha. Em vez disso, me cobrei muito pelo que achei que eram erros desastrosos quando, na verdade, eram só experiências que eu

Logo fui procurar livros relacionados ao tema e percebi que existe muito conteúdo a respeito das nossas emoções e do dinheiro. Descobri que o tema me fascina. Depois de tantos anos me chamando de desapegada, fui encontrar uma paixão no dinheiro porque, se você para pra pensar, ele é a coisa mais poderosa e mal-entendida na nossa sociedade, mas ao mesmo tempo a força que mais influencia e determina nossas ações – e isso é fascinante. O dinheiro é o grande motor por trás das nossas motivações e pensamentos, e entender sobre ele e nossa relação com ele é muito importante. Assim, como no primeiro livro, compartilhei um pouco da minha jornada para que os leitores pudessem se identificar com algumas das minhas vivências e tirar suas próprias conclusões. No final, nossas vidas não são tão diferentes assim, e o dinheiro é um tabu universal. O livro vai ser relançado em breve pela editora Leya, e terei uma nova versão logo, logo.

COMO SE “DESAPEGAR” DO DINHEIRO NUMA ECONOMIA CAPITALISTA?

MAIS RECENTEMENTE, VOCÊ TAMBÉM LANÇOU UM LIVRO SOBRE DINHEIRO. COMO DECIDIU ESCREVER SOBRE O TEMA E O QUE PENSA DA NOSSA RELAÇÃO GERAL COM ELE? Na mesma linha do primeiro, iniciei com minhas reflexões pessoais sobre por que esse dinheiro tinha sido algo tão misterioso na minha vida. Comecei essa exploração de um jeito muito orgânico e pessoal, tentando achar na minha história momentos marcantes e decisórios do meu relacionamento com o dinheiro – e descobri que, de fato, o dinheiro é um enorme tabu, e é muito difícil falar honestamente sobre ele.

Não acho que a questão seja se desapegar do dinheiro. Trata-se de usálo para afirmar os valores das nossas almas. O dinheiro e a abundância dele não devem ser catalogados como ruins ou malvados; muito pelo contrário, devem ser vistos como grandes reservatórios de energia que podem ser usados para manifestar o que faz as nossas almas felizes. O problema é que, em vez de usar o dinheiro para manifestar nossas almas, a maioria de nós tem aprendido a usá-lo para manter uma concorrência de quem tem mais e para avaliar as pessoas. Neste cenário, ninguém, por mais rico que seja, tem o suficiente. Sempre terá alguém com uma casa maior, uma vida mais glamorosa. Quando o dinheiro é usado desta forma, o buraco não tem fundo.

40 HT SOLUTIONS


Divulgação/Arthur Fujii

PING-PONG

“MANUAL PARA SONHADORES” E “O MISTERIOSO SIGNIFICADO DO DINHEIRO” SUGEREM, RESPECTIVAMENTE, A BUSCA INCANSÁVEL PELOS SONHOS E UMA MELHOR RELAÇÃO COM O DINHEIRO. QUE DICAS VOCÊ DÁ PARA CONCILIAR AS DUAS COISAS? O dinheiro é a conexão entre nossas almas e o mundo físico; ele possibilita a realização dos nossos sonhos e deveria ser usado para expressar o mais divino que existe dentro de nós – não para manter a conta de quem tem mais ou menos. O maior obstáculo para alcançar os nossos sonhos somos nós mesmos. Então tire esse vilão da frente e permita-se sonhar tão grande quanto sua imaginação queira. Como diz a famosa frase: “quanto mais alto você sonha, mesmo se você não chegar lá no topo, mais alto você chega”. E por que vale a pena? Não pelo objetivo

final – com certeza, não – mas pelo aprendizado que você colhe pelo caminho.

NA SUA OPINIÃO, O QUE É SER RICO? Aprender a ter o suficiente.

ENTRE SEUS LIVROS DE CABECEIRA, QUAL CONSIDERA QUE MAIS IMPACTOU SUA VIDA? O mais recente, “The soul of money” de Lynne Twist; e o mais velho, que li quando tinha 11 anos, “Living, loving and learning”, de Leo Buscaglia.

ESTAMOS VIVENDO UMA SITUAÇÃO DE ECONOMIA INSTÁVEL NO PAÍS. QUE CONSELHO VOCÊ DÁ AOS EMPREENDEDORES PARA ESTE ANO? Cautela e cuidado nas despesas e investimentos porque, frequentemente, as coisas demoram mais a acontecer

do que prevemos. E investir nas outras fontes de energia, como suas amizades e conexões, saúde e criatividade – que, assim como o dinheiro, são os que nos mantêm firmes e fortes nesta maratona de ser empreendedor.

QUAL SUA MAIOR PREOCUPAÇÃO E QUAL SUA MAIOR ESPERANÇA EM RELAÇÃO AO FUTURO? A maior preocupação: a rapidez de tudo que não nos deixa digerir com calma as coisas que vamos vivendo. Se a vida já passava rápido, agora passa e nem vemos que passou. A maior esperança: o poder que a tecnologia tem para que possamos nos expressar e unir forças, independentemente de fronteiras e barreiras, e o fato de que, independente de todos os nossos avanços tecnológicos, o que segue movendo e encantando o mundo são as histórias – elas nunca vão morrer – só, talvez, mudar de formato.

41 IT MANAGEMENT # 05


SPOTLESS

HP UPD: O CANIVETE SUÍÇO DOS DRIVERS DE IMPRESSÃO SOLUÇÃO UNIFICADA TORNA MUITO MAIS FÁCIL E RÁPIDO CONECTAR-SE A NOVAS IMPRESSORAS – SEJAM ELAS DE TERCEIROS OU DA SUA PRÓPRIA EMPRESA

Com uma infinidade de dispositivos suportados, a solução desenvolvida pela HP permite descobrir impressoras de forma automática e utilizá-las sem esforço, a partir de um único driver “universal”. Instalado no laptop, o UPD

comunica-se com os equipamentos compatíveis para determinar as capacidades de cada um (impressão duplex, cores e acabamento, por exemplo). Com ele, é fácil encontrar uma ou mais impressoras na rede, seja a de sua própria empresa (simplificando a infraestrutura e reduzindo chamadas de suporte) ou de um local de trabalho remoto. Rápido, direto e sem baixar um novo driver para cada dispositivo. O UPD combina um driver de propósito geral (UNIDRV ou PSCRIPT) e extensões proprietárias da Hewlett-Packard, suportando amplo leque de impressoras e multifuncionais. Disponível para sistemas Windows de 32 ou 64 bits, a solução configura-se automaticamente com base no idioma do host.

©iStock.com/frikota

Não importa se você está visitando um cliente e precisa imprimir um documento ou se deseja apenas habilitar uma impressora recém-adicionada à rede de sua própria empresa: o fato é que se conectar a um novo periférico desse tipo exigiria, tradicionalmente, a instalação do driver apropriado – pelo menos enquanto o consórcio Mopria (abordado na edição anterior de IT Management) não se torna o padrão definitivo do mercado. E é para preencher esta lacuna que nasceu o Universal Print Driver (UPD).

LASER PARA SUPERVOLUMES A impressora monocromática LaserJet Enterprise M806x+ (CZ245A) é o modelo da HP com capacidade para os maiores volumes: são até 300 mil páginas/mês, com ciclo recomendado de até 50 mil. O equipamento incorpora duas bandejas de entrada para 500 folhas, uma bandeja multipropósito para 100 folhas e uma bandeja de alta capacidade para até 3.500 folhas A4. A variedade de formatos de papel suportada é vasta, e as funcionalidades incluem impressão duplex (frente e verso), além de opcionais como dispositivo para criação de livretos e grampeador/empilhador de 2 bandejas com ou sem furador 2/3. Por padrão, o hardware traz 1 GB de memória e HD protegido de alto desempenho com 320 GB de capacidade, além de uma tela de 4,3” sensível ao toque.

Até 1200 x 1200 dpi Até 56 ppm De envelopes (DL, C5, B5) até folhas A3 e tamanhos personalizados

Divulgação/HP

Ethernet 10/100/1000T (wi-fi opcional); interface externa; 2 hosts e uma porta USB 2.0 de alta velocidade; 2 hosts USB internas

42 HT SOLUTIONS


SPOTLESS

DESIGN INTELIGENTE Reduzir os custos de impressão em até 30% é apenas um dos benefícios da HP Designjet PostScript T920 ePrinter (CR355A), que reúne um estratégico conjunto de recursos. Com design compacto de 36” (139,9 x 69,3 x 95 cm), esta plotter conta com alimentação de rolo frontal, tampa transparente para visualizar as impressões e bandeja de saída para manter organizados os trabalhos, além de superfície plana para revisão rápida de plantas. A memória virtual de 32 GB faz par com o HD de 320 GB para processar facilmente arquivos complexos. Para completar, um painel touchscreen oferece controle total, e o HP Designjet ePrint & Share permite imprimir de praticamente qualquer lugar a partir de um smartphone ou tablet, bem como salvar cópias de projetos automaticamente na nuvem ou acessá-los “on the move”.

Até 2.400 x 1.200 dpi otimizados com entrada de 1.200 x 1.200 dpi 21 s/página em A1/D, 120 impressões em A1/D por hora Folhas de 210 a 914 mm (8,3 a 36 pol.) de largura; rolos de 279 a 914 mm (11 a 36 pol.) Gigabit Ethernet (1000Base-T) e conector para unidade externa USB 2.0

Hardware até 600 x 600 dpi; óptica até 600 ppp Até 60 ppm/120 imagens por minuto, inclusive em frente e verso Até 216 x 864 mm com alimentador automático ou 215.9 x 355.6 mm (base plana) Ethernet 10/100/1000 (wi-fi 802.11g opcional); 2 hosts e uma porta USB de alta velocidade

Digitalizar até 5.000 documentos por dia é tarefa para a estação de captura HP Digital Sender Flow 8500 fn1 (L2719A), que possui alimentador automático para até 100 folhas, disco rígido criptografado de alto desempenho, recursos OCR integrados, painel touchscreen de 8” colorido e teclado extensível. As funções avançadas abarcam a tecnologia HP EveryPage, incluindo detecção ultrassônica de alimentação múltipla; opções de remoção de página em branco, remoção específica de cor, orientação automática, corte automático, correção de distorção automática e limiar automático; suporte para página longa; e plano de fundo preto e branco comutável. Também é possível enviar as digitalizações para pasta, FTP, e-mail, fax de rede, impressão, unidade flash USB e Sharepoint, entre outros destinos.

FOTOS: Divulgação/HP

SCANNER PROFISSIONAL

43 IT MANAGEMENT # 05


X-RAY

CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO “HÁ MAIS COISAS ENTRE O CÉU E A TERRA” QUANDO O ASSUNTO É MANTER AVIÕES, TRIPULAÇÃO E PASSAGEIROS EM SEGURANÇA. VEJA COMO SE ORGANIZA O TRÂNSITO NO AR

1 PLANO DE VOO

Elaborado pelo piloto antes mesmo do embarque, o plano de voo reúne informações sobre a aeronave, os locais e horários previstos de partida e chegada, rota, altitude, velocidade e afins. Em seguida, o documento é analisado pela central de controle de tráfego aéreo, responsável por eventuais ajustes.

2 CONTROLE DE CLEARANCE

Após o embarque, já com o plano de voo aprovado pela central de controle, o piloto faz contato com a torre do aeroporto, onde um controlador de clearance checa todos os detalhes. É neste momento que são comunicadas quaisquer alterações realizadas no plano de voo e informado o “código de transponder” que identifica o avião no espaço aéreo.

3 CONTROLE DE SOLO

O controlador de solo é responsável por observar a pista do aeroporto, mantendo contato com o piloto para autorizar o “pushback” (rebocamento com trator que coloca o avião na direção da pista).

44 HT SOLUTIONS


X-RAY

4 PERMISSÃO PARA DECOLAR

5 LONGE DO NINHO Enquanto se encontram no solo, as aeronaves reportam-se diretamente à torre, com a qual mantêm contato a até 10 km de distância do aeroporto. A partir de então, o acompanhamento passa a ser feito pelo radar do APP (“Approach Control” ou Controle de Aproximação). Por padrão, cada APP cobre um raio de 40 milhas náuticas, o equivalente a quase 75 km, trocando informações com os pilotos e enviando-lhes recomendações para assegurar uma distância mínima entre os aviões.

©iStock.com/Taras79

Com a aeronave posicionada na cabeceira da pista, o comandante comunica-se novamente com a torre, solicitando autorização para decolar. Antes de concedê-la, o controlador de voo precisa observar um tempo mínimo de segurança - cerca de dois minutos - após cada pouso ou decolagem.

ACOMPANHAMENTO FULL-TIME

6 VAI E VOLTA

Quando sai da área do APP, a aeronave entra no espaço do ACC (“Area Control Center” ou Centro de Controle de Área). No Brasil, esse trabalho é dos chamados Cindactas (Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo). Cada um possui vários radares para que os controladores verifiquem se os aviões estão seguindo o plano de voo. Quando a aeronave se aproxima do destino, o controle passa ao respectivo APP - e, em seguida, à torre do aeroporto.

Seja pela torre do aeroporto ou pelos centros de controle de aproximação e área, todo avião ou helicóptero é acompanhado desde antes do embarque até depois da aterrissagem, fazendo com que um controlador de tráfego aéreo chegue a ter até sete aeronaves sob sua responsabilidade ao mesmo tempo. Para dar suporte a esses profissionais, entra em cena a tecnologia: sistemas de meteorologia e telecomunicação, radares e computadores. As transmissões são realizadas de forma redundante, no intuito de cobrir eventuais falhas causadas por condições adversas.

45 IT MANAGEMENT # 05


Especial/Flávia Pires

FEED

Divulgação/Instituto Cada Vez Melhor

“DIA DE CHEF” REUNIU CLIENTES E PROFISSIONAIS DA HT SOLUTIONS COM CLIMA DESCONTRAÍDO, EVENTO GASTRONÔMICO TEVE EDIÇÕES EM PORTO ALEGRE E CAXIAS DO SUL

Especial/Flávia Pires

Momentos de aprendizado e confraternização marcaram as duas primeiras edições do “Dia de Chef”, evento promovido pela HT Solutions em Caxias do Sul/RS (foto abaixo) e Porto Alegre (foto acima) no final do ano passado. Em clima de descontração, a iniciativa congregou clientes e profissionais da então denominada HervalTech para miniaulas com chefs de cozinha, franqueando aos participantes a oportunidade de, literalmente, “pôr a mão na massa”. A lição de culinária foi sucedida de jantar, quando os convidados puderam confirmar a qualidade das receitas aprendidas.

QUALIFICAÇÃO - Priorizando a formação continuada do seu time de profissionais, a HT Solutions realizou, no último mês de dezembro, um encontro de capacitação com foco em liderança e competências técnicas. Ao longo de dois dias, cerca de setenta pessoas participaram de treinamentos com especialistas da HP – abarcando novidades e informações sobre produtos – e com o consultor Daniel Müller, que enfocou temas como liderança, negociação, coaching, feedback, comunicação eficaz, relações humanas e inteligência emocional. O evento marcou também a apresentação da marca HT Solutions à equipe de trabalho, que pôde assim conhecer em primeira mão a nova identidade adotada pela divisão de tecnologia do Grupo Herval.

46 HT SOLUTIONS


47 IT MANAGEMENT # 05


IT MATTERS

IMPRIMIR CUSTA CARO?

Denny Tovo*

Q

uando se fala em impressão, quase que de imediato há uma associação a altos custos. Dá para se dizer que virou um sinônimo – e não é para menos. Normalmente os cartuchos de reposição têm um valor alto para o pouco de insumo que contêm. Precisamos analisar esta questão, entretanto, com um pouco mais de cuidado. Será que, na verdade, não estamos utilizando o equipamento errado? Um carro esportivo pode ser empregado para entregar pizzas, mas não é o veículo mais apropriado para isso. Da mesma forma, uma impressora de uso doméstico pode até ser usada para imprimir documentos numa empresa, mas não se trata da máquina ideal. Para se ter uma ideia, o custo para imprimir uma página em preto padrão num equipamento doméstico, com 5% de cobertura, é de aproximadamente R$ 0,28. Para quem imprime algumas poucas páginas num mês, isso não chega a ter impacto significativo no orçamento. Mas, se multiplicarmos esse número por 500, o montante começa a incomodar. Se imprimirmos a mesma página em preto num equipamento também jato de tinta, porém voltado para o mercado corporativo, o custo de impressão cairá para cerca de R$ 0,03! Mesmo 1.000 páginas custariam meros R$ 30,00 (não computado aqui, para fins didáticos, o custo de aquisição do equipamento, que no resultado final não impacta significativamente o custo).

©iStock.com/block37

Por que esta diferença absurda? Normalmente, nos equipamentos para uso doméstico, o suprimento é dimensionado para um número reduzido de folhas impressas – mas, assim mesmo, a tecnologia embarcada no cartucho é grande: circuito impresso, bocais de impressão com furos minúsculos e resistentes à alta temperatura e pressão... E isso tem um custo elevado. Num cartucho de tinta para impressoras corporativas, é empregada a mesma tecnologia, porém a quantidade de tinta é bem maior – derrubando, significativamente, o custo de impressão. A mesma lógica pode ser aplicada à impressão laser. Os equipamentos de entrada têm custo de aquisição menor, mas custos de impressão maiores. Os valores flutuam entre R$ 0,13 por página (nos modelos domésticos) e cerca de R$ 0,05 nos modelos corporativos. Em resumo, imprimir tem um custo – que pode ou não ser elevado, dependendo da escolha do hardware apropriado. Às vezes, um equipamento barato pode custar bem caro. Denny Tovo é pré-vendas PPS/Impressão na HT Solutions

48 HT SOLUTIONS


IT GUIDE

ANUNCIE NO GUIA DE OPORTUNIDADES DA IT MANAGEMENT O IT Guide é um espaço concebido para fornecedores de diferentes segmentos divulgarem produtos e serviços de qualidade para o mercado corporativo. Se sua companhia também se enquadra nessa descrição, consulte-nos sobre possibilidades de participação nas próximas edições: itmanagement@htSOLUTIONS.com.BR

49 IT MANAGEMENT # 05


FUN

50 HT SOLUTIONS


RECEBA GRÁTIS EM CASA OU NO ESCRITÓRIO!

www.htsolutions.com.br/assine

Leia também online! www.itmanagement.com.br



Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.