IT Management #04

Page 1

A REVISTA DE QUEM ADMINISTRA TECNOLOGIA. ANO

1

ÃO DIÇ

#4

E

CHRIS GUILLEBEAU

ELE QUER QUE VOCÊ VIVA, VIAJE E EMPREENDA SEM FRONTEIRAS

EXPERTISE E CERTIFICAÇÕES:

HERVALTECH COLECIONA CASES DE SUCESSO EM GRANDES PROJETOS

Divulgação/Stephanie D. Zito

CONVERGEDSYSTEM:

PORTFÓLIO CONVERGENTE DA HP DESCOMPLICA ESTRUTURA DE T.I. BIG DATA CONTRA ENCHENTES | SEGREDOS DE TÓQUIO | AS LIÇÕES DE BRANDING DOS ANOS 1910




INDEX

NESTA EDIÇÃO: EXPEDIENTE Presidente Grupo Herval: José Agnelo Seger Vice-presidente: Germano Grings Gestor geral HervalTech: Wagner Alledo Gerente de Marketing: Roberta Anacleto Coord. de Marketing: Flávia de Paula Pires Assistente de Marketing: Scheila Mendes Equipe consultiva e apoio editorial: Aury Fink Filho, Deivis Carobin, Denny Tovo, Diego Hoffmann, Eduardo Steffen, Eliane Vaszkievicz, Emerson Schmidt, Henrique Graeff, Henry Petersen, Lucas Camassola, Ricardo Specht, Reginaldo Webber e Sérgio Costa. Projeto editorial: Papa Branded Content Diretor de conteúdo: Douglas Backes Diretora executiva: Nathália Hartz Luvizon Jornalista responsável: Alvaro Bourscheidt Diretora de arte: Anelise van der Laan Diretor de criação: Rui Rehling Impressão: Gráfica Editora Pallotti Tiragem: 5.000 exemplares Circulação: novembro/2014 Leia a IT Management online: www.itmanagement.com.br HervalTech é uma empresa do Grupo Herval Rodovia BR-116, km 223,5 | Dois Irmãos/RS +55 51 3564 8300 | www.hervaltech.com.br IT Management é uma publicação trimestral distribuída gratuitamente. A reprodução de conteúdo é permitida mediante autorização por escrito. Artigos assinados expressam, exclusivamente, a opinião de seus autores. Todas as informações contidas na presente revista estão sujeitas a alteração sem prévio aviso. As únicas garantias para produtos e serviços da Hewlett-Packard e de outros fabricantes mencionados são as estabelecidas nos termos oficiais que os acompanham. Não obstante os cuidados para prover conteúdo atualizado e de alta qualidade, a Papa Branded Content, a HervalTech e seus parceiros não poderão ser responsabilizados por eventuais omissões ou imprecisões nesta publicação, dado seu caráter meramente informativo. Nomes ou símbolos de empresas contidos na revista, bem como de seus produtos e serviços, podem ser marcas registradas ou comerciais de seus respectivos detentores. Todas as imagens publicadas têm caráter estritamente ilustrativo.

06

INBOX

08

DROPS

10

INSIDE

14

BUSINESS UPGRADE

24

VIEWPOINT

25

OFFICE CHAT

Mensagem ao leitor

Novidades tecnológicas em doses homeopáticas

HervalTech: grandes projetos, perfeitas soluções

Ferramentas para turbinar sua carreira

Alessandro Faria conta as novidades da neurotecnologia

“O poder da Tecnologia da Informação”, por Mario Toews

32

POWERED BY HERVALTECH

44

X-RAY

46

IT MATTERS

47

FEED

48

IT GUIDE

50

FUN

Soluções inteligentes, cases de sucesso

Como funciona a Times Square?

Lucas Camassola: gestão de projetos na área de serviços de TI

Notícias em destaque

O guia de oportunidades da IT Management

Um olhar bem-humorado sobre a carreira de TI

4 HERVALTECH


©iStock.com/7maru

18

12

BEYOND THE CLOUDS

PERSONAL SYSTEMS

Os segredos de Tóquio: a tecnológica capital do Japão também explora seus recursos naturais e tradições milenares para encantar visitantes.

Ultrabooks com baterias que duram mais de um dia, um desktop compacto com desempenho de cinema e um all-in-one que descomplica a vida.

38 PING-PONG

Divulgação/HP

42

LIFESTYLE

SPOTLESS

Soluções para automatizar a vida, etiquetas com geolocalização, smartwatch feminino, facas gourmet e até uma geladeira para cervejas!

Lançamentos da HP para o mercado corporativo e o consórcio que está revolucionando a impressão a partir de dispositivos móveis.

28

Divulgação/HP

34

Divulgação/HP

Divulgação/Sigmo

Divulgação/Bret Hartman

Chris Guillebeau, um norte-americano que já visitou todos os países do mundo sem gastar muito, fala sobre sua “arte da não conformidade”.

ARCHITECTURE Soluções convergentes para descomplicar a infraestrutura de TI e o melhor de dois mundos com a nuvem híbrida Microsoft.

5 IT MANAGEMENT # 04


INBOX

C

ONHECIMENTO, TECNOLOGIA E ATITUDE. Nos dias de hoje, este trinômio vem se mostrando a fórmula mais eficaz para o sucesso de pessoas e organizações. Com o crescimento exponencial da informação disponível – o famoso Big

Data – e a profusão de novas ferramentas que surgem a todo instante, gestores e profissionais estão cada vez mais instrumentalizados para vencer os desafios do mercado e da inovação. Para tanto, contudo, é preciso coordenar planejamento,

“MAIS DO QUE FERRAMENTAS E INFORMAÇÃO, É PRECISO ÂNIMO E INICIATIVA PARA VENCER”

motivação e, evidentemente, a dose certa de ousadia. O entrevistado desta edição da IT Management, Chris Guillebeau, é um entusiasta do “vai lá e faz”. Para ele (que, entre outras façanhas, já visitou literalmente todos os países do mundo), as pessoas deixam de realizar coisas incríveis por medo do fracasso, quando o que deveriam temer, na realidade, é a falta de iniciativa, maior inimiga de qualquer projeto. Motivação, portanto, é fundamental, por isso trazemos nesta quarta edição também um artigo do escritor, professor e consultor de empresas Luiz Marins sobre esta característica indispensável no mundo dos negócios e na vida pessoal. Tomar as atitudes certas está em suas mãos. O desafio do conhecimento, por sua vez, conecta-se intimamente à Tecnologia da Informação, que tem hoje o poder de transformar dados estruturados ou não em informações cruciais para o negócio – como nosso convidado Mario Toews, CIO da Arauco, mostra nesta edição. E o que dizer dos avanços tecnológicos disponíveis atualmente para que as empresas automatizem processos e obtenham o melhor desempenho? Pois também apresentamos dezenas de exemplos, enquanto outro convidado – Alessandro Faria, pesquisador e sócio de uma empresa do ramo – nos conduz em incursão pelas possibilidades da neurociência, mostrando que as fronteiras do saber não têm mesmo limites. Se conhecimento, tecnologia e atitude são os pilares para uma carreira bem-sucedida, a revista IT Management não poupa esforços para ser sua melhor companhia nesta jornada. Boa leitura! Wagner Alledo, gestor geral itmanagement@hervaltech.com.br

6 HERVALTECH



DROPS

PAINEL DIGITAL

68%

domicílio porque três moradores desenvolveram e patentearam uma espécie de “algoritmo” (na verdade, um conjunto de instruções inicialmente escrito a caneta) que permite localizar qualquer habitação cadastrada em seu Assim nasceu, 2000, dos sistema. pesquisados disseram que oem número e-meetings aumentou ou se–manteve ade franquia Carteiro Amigo hoje igual nos últimos dois anos. entanto,de presente em quase umaNodezena o uso empresarial dessas ferramentas favelas brasileiras. Treinados ainda é nulo ou pouco frequente entre para interpretar sequências 62% das pessoas, restringindo-se a determinados tipos“muro, de reuniões. como pedra, galinheiro, comércio, casa, prédio, condomínio” (e reescrevê-las de imediato quando há alterações na topografia), os entregadores da empresa atendem milhares de dos assinantes do serviço, os quais colaboradores acreditam que o pagam umadepequena mensalidade número reuniões no trabalho está ou se mantendoum estável, paraaumentando que lhes seja atribuído em vez de diminuir. 67% dos com identificador único. APara integração profissionais pesquisados, porém, apenas o serviço postal oficial ocorre na sede metade dos encontros é realmente da companhia, a van dos Correios útil – ou seja,onde a ineficiência é regra. deixa todas as entregas dos moradores cadastrados. Dali para a frente, é com a ciência de dados da Carteiro Amigo e seu algoritmo “made in Rocinha”.

95%

CIÊNCIA DE DADOS

73%

tablet ou uma combinação desses itens em reuniões presenciais. Neste formato, mais da metade dos pesquisados revelou usar em suas apresentações, em vez de projetor multimídia, ferramentas de compartilhamento de tela.

PAINEL DIGITAL

Mesmo quem nasceu e cresceu na comunidade passa trabalho para se localizar, ainda mais que a paisagem está sempre mudando. Um muro aqui, um acesso ali, um prédio acolá. Quem vive na Rocinha só pode receber encomendas e correspondências em

91%

©iStock.com/neyro2008

©iStock.com/dislentev

ALGORITMOS EM VEZ DE ENDEREÇOS NA ROCINHA

Embora abrigue mais de 60 mil pessoas, a maior favela do Rio de EM RECENTE PESQUISA DA CONSULTORIA OVUM, QUASE QUATRO MIL Janeiro e da América Latina não tem PROFISSIONAIS DE 19 PAÍSES REVELARAM PARTICIPAR, EM MÉDIA, muitos endereços. A maioria das DE OITO REUNIÕES POR SEMANA. ENTRE EXECUTIVOS SENIORES DE foi construída em terras ÁREAS MAIS TECNOLÓGICAS E COLABORATIVAS, O NÚMEROresidências CHEGA A sem título 17. CONFIRA OUTROS DADOS COLHIDOS NO ESTUDO E QUE AJUDAM A de posse e, portanto, ENTENDER A ATUAL DINÂMICA DAS CORPORAÇÕES. permanece oficialmente ignorada. Nem o Google consegue mapear o complexo via satélite, pois muitas passagens são indistinguíveis de telhados, enquanto outras ficam escondidas dos profissionais reportaram falta de sob prédios. Na Rocinha, pontualidade como um problema becos e ruas surgem da recorrente. Para 33% deles, mais de um quarto das reuniões começa com atraso. Só necessidade e recebem 32% enfrentam o problema em no máximo nomes informais. Em um a cada vinte encontros – dentro do alguns casos, há duas ou limite aceito pela Ovum como “eficiente”. três alcunhas diferentes para a mesma via, que ainda pode começar “aqui” ou “lá” segundo o ponto de vista de cada um. dos funcionários utilizam laptop, smartphone,

EM RECENTE PESQUISA DA CONSULTORIA OVUM, QUASE QUATRO MIL PROFISSIONAIS DE 19 PAÍSES REVELARAM PARTICIPAR, EM MÉDIA, DE OITO REUNIÕES POR SEMANA. ENTRE EXECUTIVOS SENIORES DE ÁREAS MAIS TECNOLÓGICAS E COLABORATIVAS, O NÚMERO CHEGA A 17. CONFIRA OUTROS DADOS COLHIDOS NO ESTUDO E QUE AJUDAM A ENTENDER A ATUAL DINÂMICA DAS CORPORAÇÕES.

91%

dos colaboradores acreditam que o número de reuniões no trabalho está aumentando ou se mantendo estável, em vez de diminuir. Para 67% dos profissionais pesquisados, porém, apenas metade dos encontros é realmente útil – ou seja, a ineficiência é regra.

73%

dos funcionários utilizam laptop, smartphone, tablet ou uma combinação desses itens em reuniões presenciais. Neste formato, mais da metade dos pesquisados revelou usar em suas apresentações, em vez de projetor multimídia, ferramentas de compartilhamento de tela.

95%

dos pesquisados disseram que o número de e-meetings aumentou ou se manteve igual nos últimos dois anos. No entanto, o uso empresarial dessas ferramentas ainda é nulo ou pouco frequente entre 62% das pessoas, restringindo-se a determinados tipos de reuniões.

68%

dos profissionais reportaram falta de pontualidade como um problema recorrente. Para 33% deles, mais de um quarto das reuniões começa com atraso. Só 32% enfrentam o problema em no máximo um a cada vinte encontros – dentro do limite aceito pela Ovum como “eficiente”.

8 HERVALTECH


Como prever com alto grau de certeza a ocorrência de enchentes e deslizamentos de terra numa determinada região? BIG DATA A melhor resposta pode ser “big data”. Inicialmente CONTRA empregado para estudar as consequências do fenômeno El ENCHENTES Niño nos Andes, um novo método desenvolvido pelo Potsdam Institute for Climate Impact Research (PIK), da Alemanha, permite antever desastres a partir de complexas redes de análise de dados. No experimento inaugural, os pesquisadores analisaram cerca de 50 mil imagens meteorológicas de alta resolução obtidas ao longo dos últimos 15 anos pelas agências espaciais japonesa e estadunidense. Eles descobriram que gigantescas nuvens de chuva se formam em torno de Buenos Aires, na Argentina, antes de se deslocarem em direção aos Andes – onde, dois dias depois, ocasionam episódios de chuva extrema. Com o método desenvolvido, é possível prever corretamente 90% desses eventos decorrentes do El Niño (quando as inundações costumam ser mais frequentes na região) e cerca de 60% dos episódios ocorridos sob outras circunstâncias.

©iStock.com/Johann Lourens Photography

DROPS

Aproximadamente 80% do caminho que toda a comida do mundo percorre até o prato é feito no país de destino – e a maior parte do trajeto é realizada em caminhões a diesel. ALIMENTOS Depois de pesquisar a logística dos alimentos na região SEM PEGADA onde opera, a startup Foodlogica (foodlogica.com), de Amsterdã, encontrou uma alternativa sustentável para boa parte do problema: aproveitando que quase todos os insumos são transportados a partir de um único distribuidor local, a companhia oferece um serviço de entregas com triciclos elétricos alimentados por painéis solares. De acordo com os autores da iniciativa, os quase cinco mil cafés, bares, lojas e restaurantes da cidade recebem, em média, 6,5 entregas de comida por semana. Ao reduzir (e um dia – quem sabe? – até substituir completamente) esses quase 120 mil fretes mensais realizados por veículos poluentes, os triciclos reduzem a pegada de carbono da comida e, de quebra, contribuem para melhores taxas de “livability” na capital holandesa.

Divulgação Foodlogica

Reprodução/MIT

Em desenvolvimento no Massachusetts Institute of Technology (MIT), o FingerReader é um dispositivo vestível (wearable) que ajuda na leitura ANEL RECITA de texto impresso, fazendo com que portadores de deficiência visual PARA CEGOS possam acessar conteúdo de obras não transcritas em braile. Com o gadget acoplado, o usuário só precisa deslizar o dedo indicador ao longo de uma linha de texto para que as palavras sejam reproduzidas em áudio. A navegação pelo texto escrito é facilitada por um sistema de feedback tátil que identifica e reporta inícios e fins de linha, entre outras informações do gênero. O algoritmo do FingerReader também detecta e alerta quando o usuário se desvia do fluxo do texto, contribuindo para uma varredura constante em linha reta. Por enquanto em fase de protótipo, o dispositivo oferece uma experiência de leitura “palavra a palavra” ainda distante da ideal, mas a iniciativa vem sendo saudada pelo avanço que suas tecnologias embarcadas e portabilidade representam para essa área de pesquisa.

9 IT MANAGEMENT # 04


INSIDE

GRANDES PROJETOS, PERFEITAS SOLUÇÕES NAS DEMANDAS CORPORATIVAS DE ALTA COMPLEXIDADE, A EXPERIÊNCIA E O CONHECIMENTO TÉCNICO SÃO DECISIVOS PARA ENCONTRAR A SOLUÇÃO IDEAL E PROTEGER O INVESTIMENTO. COM A EQUIPE DE ELITE DA HERVALTECH, QUE COLECIONA CERTIFICAÇÕES E CASES DE SUCESSO, A GARANTIA É TOTAL.

10 HERVALTECH


INSIDE

N

ÃO SE PODE, SIMPLESMENTE, ESCOLHER ENTRE TEORIA E PRÁTICA. O domínio técnico de uma determinada atividade, capaz de orientar às melhores soluções, só se materializa em excelência quando associado à capacidade de execução. Essas duas competências são complementares e, mais do que isso, interdependentes. Na área de Tecnologia da Informação, a sintonia entre conhecimento e experiência faz toda a diferença nos resultados – sobretudo quando se está diante de um desafio complexo, que demanda investimentos significativos e impacta nas decisões estratégicas da empresa. Com a experiência de inúmeros cases bem-sucedidos e o talento de uma equipe que reúne muitas certificações técnicas da HP e de outros fornecedores, a HervalTech orgulha-se de prover soluções cuidadosamente alinhadas ao negócio de seus clientes, contribuindo de maneira efetiva para seus resultados de curto, médio e longo prazo. Muito além de diagnosticar as necessidades a fim de oferecer os melhores equipamentos para cada situação, o time de especialistas da HervalTech emprega todo seu conhecimento e expertise na implantação de soluções inteligentes, buscando desempenho, robustez e proteção do investimento. Trata-se de uma equipe altamente treinada para desenvolver projetos de grande porte e entregar resultados de classe internacional. CERTIFICAÇÕES – Certificados pela HP e por outros fabricantes globais, os profissionais da HervalTech estão preparados para os crescentes desafios do mercado, com conhecimentos técnicos e de negócios para planejar, implantar, dar suporte e transformar estruturas de TI em ambientes de negócios tecnológicos de missão crítica. Entre as certificações HP obtidas pela equipe, a ASE Server Solutions Architect V8, por exemplo, assegura a capacidade

de desenhar e desenvolver projetos enterprise class baseados em HP Integrity ou Proliant Gen8, habilitando o profissional a eleger o melhor servidor para cada caso, a partir de uma visão holística sobre tecnologias, conectividade, alta disponibilidade, integração e gerenciamento. No que tange às soluções de armazenamento, uma certificação que diferencia o time da HervalTech é a HP Master ASE – Storage Solutions Architect V1, que capacita a interpretar os requerimentos de negócio para grandes projetos com multi-site storage solutions, contemplando ambientes físicos, virtuais e cloud ou ITaaS. Além disso, os profissionais com esta certificação são capazes de desenvolver projetos complexos para proteção de dados críticos, BURA (backup, recovery and archiving) e desduplicação. Outra certificação que chancela o alto nível da equipe HervalTech é a HP Master ASE – Network Infrastructure 2011, que licencia ao desenho e implementação de soluções de network classe empresarial. O profissional com tal habilitação está preparado para estabelecer core backbones L2 e L3 e trabalhar com tecnologias MPLS e BGP4, bem como migrar protocolos proprietários para protocolos openstandard com estratégias de redução de risco e downtime. Ávidos por conhecimento que permita desenvolver soluções de vanguarda tecnológica, os especialistas da HervalTech possuem certificações consideradas raras no mercado brasileiro, como a SNIA Certified Storage Engineer, conferida pela Storage Networking Industry Association. A SNIA é uma organização formada por mais de 400 empresas e profissionais, abarcando todo o setor de armazenamento de dados, empenhada em fornecer padrões, educação e serviços para impulsionar soluções abertas de storage networking num mercado mais amplo.

11 IT MANAGEMENT # 04


PERSONAL SYSTEMS PERSONAL SYSTEMS

A SERVIÇO DE SUA MAJESTADE ELITEDESK 705 SFF, DA HP, ENCARA QUALQUER DESAFIO SEM PERDER A ELEGÂNCIA

Ele leva o código 705, mas poderia muito bem se chamar 007. Assim como o agente secreto do cinema, este elegante HP EliteDesk tem desempenho matador e nasceu, definitivamente, para impressionar e proteger. A eficiência pode reinar tranquila, guarnecida por um portfólio completo de segurança que inclui as soluções HP BIOSphere e HP Client Security. No que diz respeito à performance, o EliteDesk 705 SFF dá show, oferecendo configurações com as mais recentes APUs AMD Série A, dotadas de arquitetura HSA que prioriza tarefas entre CPU e GPU de forma mais inteligente. Para ficar ainda melhor, há opção de drive híbrido solidstate, habilitando acesso rápido a dados e aplicativos. Mas o charme deste nobre integrante da família HP não para por aí: os gráficos também são espantosos, podendo-se escolher placas mais “parrudas” – como a AMD Radeon R7 240 com 2 GB de memória – ou explorar a própria AMD Radeon HD integrada ao processador, que atende sem sobressaltos à maior parte das demandas corporativas. As dimensões do HP 705 SFF são 33,8 x 37,9 x 10 cm.

Não importa se é no finalzinho de uma desgastante jornada jo orn naada de trabalho; no meio de uma viagem, a milhares de de casa; ou durante uma apresentação na d quilômetros quilô quilô ô própria O fato é que ninguém merece ser deixado próp pr priia empresa. em m na na mão, m principalmente em momentos críticos. Com o EliteBook ElliteB Bookk Folio 9480m, da HP, sua parceria está garantida: B a autonomia supera 13 horas de atividade – podendo aau u aguentar aguenta ag guen nta até mais de um dia inteiro (29 horas, nos testes da com uma bateria de longa duração vendida d fabricante) fabric fa abric ricc separadamente. E o arsenal de opcionais ainda inclui sep se ep wireless w relesss WAN de banda larga 4G (ideal para trabalhar “on wi the quando não se tem sinal de wi-fi por perto) e thee move” mo mo unidades un nid daadees de armazenamento SSD para maior proteção dos dados. a confiabilidade, este ultrabook oferece a daadoss. Coroando da Co o tecnologia tecnologi te ecno olo loggii HP Sure Start, que garante inicialização segura, detectando eventual corrupção do BIOS, reparando-o dete det d te automaticamente e, em caso de falha, reiniciando o au au sistema do ponto em que parou. As configurações incluem ssis si ist stem stema t ma d processadores Intel Core i5 ou i7 e até 16 GB de RAM, com process p pr roccess sss capacidade ccapacida ap pacida pa i a de sobra num corpo ultrafino que não chega a dois de espessura total. Projetado para ir com dois o s centímetros cent ce c t você a qualquer lugar, o chassis 100% metálico é sinônimo de elegância, durabilidade e resistência.

12 HERVALTECH

Fotos: Divulgação/HP

PARCEIRO DE TODAS AS HORAS


PERSONAL SYSTEMS

NO RITMO DO TRABALHO Fino e leve para ser levado a qualquer parte, o HP EliteBook 740 G1 também é versátil sobre a mesa do escritório, oferecendo conexões VGA e DiplayPort para uso de monitores externos, ampla conectividade via USBs, leitor SmartCard e até porta Ethernet. Os componentes-chave são acessíveis através de um painel co EasyAccess, e a autonomia é incomparável – suportando E até 33 horas de atividade mediante uso de bateria auxiliar de longa duração (opcional). Recursos como HP Sure Start, que garante a inicialização adequada, e HP BIOSphere, que mantém o sistema protegido com segurança personalizável, também estão presentes no EliteBook 740 G1. Mirando a máxima produtividade para E o dia a dia de trabalho, a máquina vem com gráficos Intel HD H 4400, sistema operacional Windows 8.1 (ou Windows 7, via direitos de downgrade) e pode ser configurada com c processador Intel Core i3 ou i5 de 4ª geração. Outra característica que chama a atenção é a opção de tela HD+ sensível ao toque, que sublima a experiência com o Windows 8.1.

SEM COMPLICAÇÃO Extremamente prático, cheio de estilo e acessível. Assim é o HP 205 All-in-One PC, que oferece tela HD antirreflexo de 18,5 polegadas com inclinação ajustável para posicionamento ideal. A capacidade computacional foi criteriosamente planejada para obter excelente desempenho nas tarefas diárias sem comprometer o orçamento. O usuário pode escolher entre dois processadores AMD Série E Dual-Core, que trazem vídeo integrado Radeon HD 8240 com DirectX 11 para intensificarr as apresentações gráficas. A memória DDR3 pode ser configurada com 4 GB ou 8 GB. O design minimalista da máquina, perfeito para ambientes voltados ao cliente, combina com sua simplicidade de uso: basicamente, é só tirar da caixa, plugar à tomada e começar a trabalhar. Além de um leitor multimídia 7 em 1, o HP 205 All-in-Onee PC conta com unidade de DVD SuperMulti, som estéreo integrado e webcam HD 720p para baixa luminosidade com om m microfone. A conectividade completa-se com entrada dee rede RJ-45 e seis portas USB, sendo duas laterais no padrão rão ã 3.0 e as demais traseiras, padrão 2.0. A conexão wi-fi é possível através da miniplaca HP 802.11 PCIe oferecida como opcional.

13 IT MANAGEMENT # 04


©iStock.com/kukhunthod

CARTA AO LEITOR BUSINESS UPGRADE

OS SEGREDOS DAS MANHÃS DE QUEM ALIA PRODUTIVIDADE E BEM-ESTAR

O

ALARME ESTRIDENTE DO DESPERTADOR anuncia um novo dia de trabalho, interrompendo seu sono de forma abrupta. “Só mais cinco minutos”, você pensa, enquanto aciona mecanicamente a função soneca pela primeira de duas ou três vezes. Depois, quase queimando a largada, salta da cama em mau humor, já conferindo as notificações no smartphone. Faz tudo a jato e só no escritório lembrase de ingerir alguma coisa – café, a fim de se manter alerta enquanto realiza as atividades mais banais do dia. Mesmo sem perceber, você acaba de preparar as fundações para uma jornada medíocre e infeliz. A boa notícia, porém, é que tudo poderá ser diferente a partir de amanhã, com as dicas que a IT Management selecionou. Aproveite!

mais moderno (capaz de monitorar seu ritmo circadiano e acordá-lo na fase certa do sono) é um ótimo começo. Se você não tem o hábito de acordar tão cedo, adaptar-se a isso pode fazer diferença: segundo pesquisas, altos executivos de diversas companhias de ponta levantam-se por volta das 6h. E tem mais: aconteça o que acontecer, não use a função soneca, pois reiniciar seu ciclo de sono faz com que você se sinta grogue por mais tempo. Não se estressar nos primeiros instantes da manhã é fundamental para evitar que seu cérebro entre em modo de crise, que dificulta o raciocínio, então procure começar o dia com um bom alongamento, ainda na cama, antes de levantar-se calmamente, e tente criar uma rotina para essa primeira etapa do dia.

NA VÉSPERA – Especialistas afirmam que uma rotina inteligente pela manhã pode melhorar a produtividade e, principalmente, a sensação de bem-estar ao longo de todo o dia. Para tanto, o melhor é preparar algumas coisas ainda na noite anterior, como as roupas para o dia seguinte, um lanche e o programa da cafeteira, se você tiver um modelo automático. Cumprir esse tranquilo ritual antes de dormir também ajuda a condicionar o cérebro para uma boa noite de sono. Aliás, uma prática essencial é “desconectar-se” pelo menos uma hora e meia antes de ir para a cama, desligando todos os dispositivos eletrônicos ao seu redor – inclusive para garantir escuridão total no quarto, pois até um mísero LED de stand-by do televisor pode estimular o estado de vigília.

INICIALIZANDO – Meia hora antes de ingerir qualquer outra coisa, beba um copo d’água morna com um limão espremido na hora: é uma receita para inicializar seu metabolismo e assim garantir mais energia. Também evite TV, e-mails e redes sociais pelo menos nos primeiros quinze minutos da manhã. Aproveite para definir duas ou três metas viáveis para seu dia – coisas como não pular o treino na academia ou resolver aquela pendência que vinha sendo negligenciada. Música e “quality time” com a família no café da manhã também são sempre bem-vindos.

PEQUENOS HÁBITOS, GRANDES RESULTADOS

AO ACORDAR – Substituir o despertador tradicional por um

NO ESCRITÓRIO – Coisas importantes primeiro! Evite tarefas banais, mantendo as manhãs disponíveis para desafios que exijam mais criatividade e energia. Em vez de desperdiçar o primeiro turno do dia com atividades sem sentido, faça dele a base de seu sucesso!

14 HERVALTECH


© iStock.com/Narokzaad

INSIGHT

BUSINESS UPGRADE

“Com foco na concorrência, você precisa esperar até que um concorrente faça alguma coisa. Com foco no cliente, você pode ser pioneiro.” Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon

MR. SELFRIDGE E AS LIÇÕES DE BRANDING DOS ANOS 1910 Em tempos de “branding” como os que vivemos hoje, toda empresa busca criar valor para sua marca com um posicionamento diferenciado, experiências únicas e mensagens convergentes nos mais diversos pontos de contato com o público. É assim que se trabalha a “identidade” da marca para conquistar um espaço próprio no imaginário dos consumidores, ensinam os gurus contemporâneos. A verdade, porém, é que sempre existiram empreendedores visionários, capazes de arrojadas práticas de marketing e branding – até mesmo muitos anos antes do surgimento desses conceitos.

Divulgação/ITV

Um bom exemplo foi o norte-americano Harry Gordon Selfridge, que fundou a loja de departamentos Selfridge’s, revolucionando o varejo londrino e mundial. Verdadeiro fora-de-série, o líder de hábitos extravagantes construiu um império nos anos 1910, assumindo riscos impensáveis e subvertendo ideias preconcebidas para dar vazão a seu espírito aventureiro. A deliciosa história virou um bem-produzido seriado na TV britânica – que, aqui no Brasil, pode ser conferido na Netflix. Com Jeremy Piven (ganhador de três prêmios Emmy pela série “Entourage”) no papel principal, “Mr. Selfridge” conta a história do homem audaz, persuasivo, sedutor e carismático a quem se atribui a célebre frase “o cliente sempre tem razão”.

PLANEJANDO O SEU FUTURO? CONSIDERE NÃO SE APOSENTAR Autor de diversos livros voltados à educação financeira, entre os quais “Dinheiro: os segredos de quem tem” e o best-seller “Casais inteligentes enriquecem juntos”, Gustavo Cerbasi é quem diz: a aposentadoria como a conhecemos está com os dias mais do que contados. Para ele, já se foi o tempo em que a lógica simples de poupar agora para usufruir mais tarde conseguia suprir as necessidades de um profissional ao final de sua carreira. Hoje, a expectativa, a qualidade e o custo de vida estão mais altos, então a renda de uma aposentadoria – seja pública ou privada – acaba sendo insuficiente. A alternativa defendida por Cerbasi baseia-se no princípio de não se aposentar. Mas – calma! – isso não significa permanecer indefinidamente no mesmo tipo de trabalho. O que ele propõe é que os profissionais moldem suas carreiras de forma que possam seguir ativos até 80 anos de idade ou mais – e, a partir da aposentadoria “formal”, passem a fazer dinheiro com algo que os apaixone para valer. Na visão de Cerbasi, que recentemente lançou um livro sobre o assunto, a aposentadoria pode ser o início da melhor fase financeira da pessoa, contanto que ela se planeje para isso.

15 IT MANAGEMENT # 04


Divulgação/Atlas

BUSINESS UPGRADE

Frente ao bombardeio de informações da “Era Digital”, urge cada vez mais a formação de uma visão crítica da realidade, com capacidade de discernir INFORMAÇÃO: a relevância e a legitimidade dos discursos. Desenvolver o senso crítico, COMO LIDAR porém, é um desafio que implica mudança na forma como pensamos e discutimos desde a infância. O raciocínio analítico permite a profissionais e estudantes triar as informações recebidas, identificando o que realmente importa e fundamentando uma verdadeira postura crítica. Em “Raciocínio analítico – Construindo e entendendo a argumentação” (Atlas, R$ 43,00), as autoras Jane Mendes Ferreira, Simone Cristina Ramos e Maria Luiza Trevizan Scherner oferecem, além da base teórica, exercícios para complementar a habilidade de produzir, interpretar e analisar textos. Tais capacidades são relevantes tanto para estudantes das mais diversas áreas, que precisam desenvolver maior competência na análise e construção de textos e argumentos, quanto para profissionais que desejam aprimorar sua capacidade de argumentação e que veem no desenvolvimento do senso crítico uma oportunidade de crescimento profissional.

Divulgação/Virgin

Divulgação/Valentina

Muitas startups já foram sucesso num dia e desastre noutro. Quantas conseguiram sobreviver ao primeiro ano? E como não cometer os mesmos erros? Compendiando os mais instigantes artigos, aulas O QUE VIRÁ e palestras do escritor Jack London, “Adeus, Facebook – O mundo DEPOIS? pós-digital” (Valentina, R$ 29,90) reflete sobre o futuro das redes sociais e sua influência em nossas vidas, abordando como o Brasil lida com a nova realidade e como empresas podem usar tudo isso a seu favor. O livro também lança um olhar intrigante sobre o futuro: o que nos espera quando todo esse sistema entrar em crise? Afinal, a natureza volátil das redes sociais permite que tudo mude de um dia para o outro: empresas como o Google e o próprio Facebook surgiram do nada e hoje são gigantes, enquanto outras, consideradas quase infalíveis, tiveram de se readaptar para não morrer. A verdade é que as marcas nunca estiveram tão conectadas com seus públicos (e a criatividade não tem limites). Barreiras linguísticas e geográficas estão perdendo importância, e o aspirante a empreendedor precisa saber que seu público pode estar do outro lado do mundo... assim como seu concorrente direto!

Há 40 anos construindo o império Virgin, Richard Branson nunca se esquivou de desafios aparentemente bizarros que os outros – incluindo seus próprios O JEITO BRANSON colegas, em diversas ocasiões – consideravam loucura. Ele se dispôs a enfrentar gigantes como a British Airways (e ganhou!) e monstros como DE LIDERAR a Coca-Cola (e perdeu). Em “The Virgin Way – Everything I know about leadership” (Virgin Books, ainda sem edição em português), o excêntrico empreendedor oferta um olhar exclusivo sobre seu jeito aventureiro de administrar. Ele mostra como diversão, família, paixão e a cada vez mais rara arte de escutar são componentes essenciais do seu peculiar estilo de liderança. Ver pelos olhos de Richard Branson – um homem disléxico que abandonou a escola aos dezesseis anos, mas nunca trabalhou para ninguém além de si mesmo – é uma oportunidade imperdível. Celebrado como um pensador “fora da caixa”, o todo-poderoso da Virgin é quem diz: “você nunca terá que pensar fora da caixa se não deixar que construam uma em torno de você”. Um livro ímpar sobre liderança, escrito por alguém que se orgulha de nunca ter lido um livro sobre liderança. Espere o inesperado!

16 HERVALTECH


BUSINESS UPGRADE

AFINAL, O QUE É MOTIVAÇÃO? E m quase todas as reuniões de empresa de que participo, os dirigentes falam que seus funcionários precisam de “motivação”. Muitos me pedem “programas de motivação” para seus empregados.

Afinal, o que é motivação? Como conseguir empregados motivados? Serão salários altos? Serão programas de incentivo? O que fazer? A primeira coisa que precisamos deixar bem claro é que ninguém “motiva” ninguém. É a própria pessoa que se automotiva. Motivar é ter “motivos”. Ter motivos para trabalhar, para se dedicar, para se comprometer, para querer vencer, para querer aprender, para se dedicar àquilo que faz. O que a empresa deve e pode fazer é criar as contingências necessárias à motivação. Isto quer dizer criar um “clima” em que as pessoas sintam-se motivadas a empreender e fazer o que seja necessário. Nas pesquisas que temos feito com várias empresas temos visto que o salário e um bom pacote de remuneração é importante – sem isso, como fator básico, é muito difícil conseguir-se empregados motivados. Mas o salário e benefícios pecuniários e que tais, não são suficientes. Conheço lugares em que as pessoas ganham muito e não são totalmente comprometidas com o sucesso da empresa, de seus clientes, de seus mercados, de suas marcas.

AUTONOMIA E INICIATIVA. A empresa deve ser capaz de oferecer a seus funcionários a autonomia necessária para que possam exercer sua criatividade e tomar decisões e até, como temos dito, errar. Sem autonomia, as pessoas sentem-se numa rotina massacrante que embota a criatividade e faz com que elas não se comprometam com o que fazem. Dê o nome que quiser: empowerment ou delegação. Mas promova a autonomia em sua empresa. Deixe as pessoas tentarem, experimentarem, fazerem.

O segundo é a iniciativa. A iniciativa é uma decorrência direta da autonomia. Há que se valorizar funcionários que tenham iniciativa. Um grande empresário me disse: “Prefiro empregados que tenho que ‘segurar’ do que empregados que tenho que ‘empurrar’.” Numa empresa em que a iniciativa é punida ou desencorajada não pode haver motivação. O ser humano precisa de desafios. Quer ser desafiado. Quer poder fazer, tentar, experimentar e só assim sentirá orgulho de si próprio. Esse “orgulho” é que o fará um ser “motivado”. Nesta semana, pense nisso. Dê autonomia e iniciativa a seu pessoal e você verá a diferença e conhecerá uma empresa em que as pessoas são “motivadas”.O TOEWS É CIO DA

ARAUCO DO BRASIL Luiz Marins é antropólogo, professor e consultor de empresas no Brasil e no exterior. Tem 13 livros e mais de 300 vídeos e DVDs publicados ©iStock.com/alexir

Temos visto que os principais fatores de motivação hoje são

Luiz Marins*

17 IT MANAGEMENT # 04


PLANETA: TERRA. CIDADE:

TÓQUIO

©iStock.com/holgs

A METRÓPOLE QUE FOI PANO DE FUNDO PARA O MEMORÁVEL SERIADO “SPECTREMAN” – CRIADO NOS ANOS 1970 E EXIBIDO NA TV BRASILEIRA AO LONGO DAS DUAS DÉCADAS SEGUINTES – TEM INFINITOS ATRATIVOS. LAR DE UM POVO QUASE SEMPRE QUIETO E ORGANIZADO, A CAPITAL DO JAPÃO É MUITO LEMBRADA COMO UM PARAÍSO TECNOLÓGICO, MAS TAMBÉM CONSERVA ASPECTOS E ESPAÇOS QUE PARECEM CONGELADOS NO TEMPO, REFLETINDO A CULTURA MILENAR DO PAÍS.

18 HERVALTECH


19 IT MANAGEMENT # 04


MULTIDÃO ORGANIZADA SPOILER ALERT! Diferentemente do que o narrador dizia na abertura de cada episódio da famosa série japonesa, Tóquio não é, tecnicamente, uma cidade. Com aproximadamente dez milhões de habitantes (quase 10% de todo o contingente do país), a capital japonesa – oficialmente denominada “Metrópole de Tóquio” – é uma das 47 províncias que formam o território nipônico. Sua parte central, constituída por 23 distritos autônomos, é o que se convencionou chamar de “Cidade de Tóquio”. A região metropolitana da capital, por sua vez, abriga nada menos que 37 milhões de pessoas, constituindo a área mais populosa do planeta Terra. Tóquio é mesmo repleta de gente por todos os lados. E também de bicicletas, o meio de transporte mais típico do lugar. Estacionamentos exclusivos para elas são comuns na metrópole – que, em virtude de sua densidade populacional, é pródiga em soluções criativas para acomodar pessoas e veículos. A expansão na capital japonesa é essencialmente vertical, sendo comum ver carros guardados uns sobre os outros em estacionamentos mecanizados (mesmo em residências) ou precisar de elevador para entrar num restaurante. Apesar dessa aparente agitação, entretanto, Tóquio é extremamente organizada e funcional. Mesmo na estação de trem Shinjuku, a mais movimentada do mundo, o clima é de tranquilidade, sem empurraempurra nem tumulto. Os japoneses são quietos e respeitosos, zelando por regras de conduta que incluem não falar ao telefone dentro dos trens, onde muitos passageiros aproveitam para dormir, já que a carga horária de trabalho costuma ser pesada.

©iStock.com/7maru

CIDADE VIBRA DIA E NOITE

As estações de trem em Tóquio parecem de brinquedo. Além de funcionarem como um relógio, seus alertas sonoros para informar quando um trem está chegando são muito simpáticos – variando de um singelo gorjeio de passarinhos a pequenas trilhas que lembram videogames. O estilo inocente, aliás, é uma característica marcante da cidade, com direito a carinhas,

20 HERVALTECH


Ao contrário do que acontece na maioria das metrópoles turísticas, em Tóquio ainda é muito comum que os locais não se comuniquem suficientemente bem em inglês. Para compensar a falta de traquejo com o “idioma padrão” do circuito internacional, os japoneses esbanjam gentileza. Sempre receptivos, eles não deixam de se dirigir aos visitantes na língua oficial do país, mesmo sabendo que não serão entendidos, nem dispensam o milenar gesto de inclinar o torso em sinal de reverência. Ao entrar em qualquer loja, o turista é recebido com essa cortesia, acompanhada de uma expressão que corresponde a “seja bem-vindo”. Na saída, os anfitriões repetem a reverência diversas vezes, agradecendo pela visita do cliente.

TERRA DE CONTRASTES Principal centro político, financeiro, comercial, educacional e cultural do Japão, Tóquio ostenta a maior concentração de sedes empresariais, instituições de ensino superior, teatros e outros estabelecimentos comerciais e culturais do país. Por conta disso, a população da metrópole experimenta um aumento de 2,5 milhões de pessoas durante o dia, quando moradores de regiões vizinhas vão para lá a fim

iStock.com/SeanPavonePhoto

©iStock.com/AOT_weerawit

bonequinhos de mangá e outras meiguices espalhadas por todo lado.

TRADIÇÕES ANCESTRAIS E TECNOLOGIA

de cumprir seus compromissos estudantis e profissionais. Para receber tanta gente sem entrar em colapso, o sistema local de transporte público é altamente desenvolvido, com numerosas linhas de trens, metrô e ônibus, além de um grande aeroporto internacional.

Deslocar-se pelo centro de Tóquio, por entre os onipresentes luminosos, é como passear no futuro. Máquinas de autosserviço espalhadas pela capital permitem comprar bebidas, cigarros, snacks e até coisas bem menos óbvias – como lingerie, sorvetes ou refeições. Neste último caso, a vending machine operacionaliza a transação financeira, e o cliente retira sua comida no balcão do restaurante ao lado. Os contrastes entre novo e antigo, porém, são recorrentes na capital do Japão. Enquanto a automação e a eficiência certamente dão o tom na área central da província, outros lugares parecem congelados no tempo, especialmente em bairros residenciais. Em meio a essa dualidade, alguns fatos chamam atenção pelo caráter curioso – como no caso dos banheiros públicos: ainda que quase todos disponham de vasos sanitários ultramodernos e tecnológicos, em alguns ainda resistem os inconvenientes modelos “turcos”, em que não se pode sentar! As heranças milenares do Japão, todavia, ofertam

21 IT MANAGEMENT # 04


Por falar em Brasil, quem procura um gostinho da pátria verde-amarela em Tóquio não fica na mão: não é raro ouvir composições daqui como música ambiente, e produtos típicos podem ser encontrados tanto em mercados quanto em feiras livres. Para completar, os caixas eletrônicos possuem uma opção de idioma português.

ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS Há mesmo muito para se ver e fazer em Tóquio. Um passeio pelo bairro de Asakusa é praticamente obrigatório, mas a capital e seus arredores oferecem uma miríade de opções para todos os gostos, como o museu de arte contemporânea Mori ou o distrito de Harajuku, ponto de encontro de adolescentes ligados em moda.

Especial/Anelise van der Laan

Uma experiência com a cara futurística da cidade

©iStock.com/Electra V.K.

pode ser vivida no Robot Restaurant, no distrito de Shinjuku. Inaugurada em 2012, a casa já conquistou seu lugar no mapa turístico da região, oferecendo shows (foto abaixo) que combinam dançarinas e robôs de todo tipo e tamanho. As performances duram 90 minutos, e o lugar é repleto de luzes e telões literalmente por todos os lados. O distrito de Akihabara, por sua vez, é a meca dos eletrônicos e um centro cultural para amantes de anime e mangá. Trata-se do endereço número um da cidade para comprar esses itens, assim como videogames e computadores (foto maior). Quem prefere uma experiência ao ar livre não pode sair de Tóquio antes de alugar uma bicicleta no parque Yoyogi (foto ao lado), que é o maior da província. Na primavera, milhares de pessoas visitam o lugar para apreciar a florada das cerejeiras. A estrutura conta ainda com áreas de piquenique, trilhas para caminhada e quadras esportivas. Outro destino natural impagável é a cidadezinha de Hakone, situada a aproximadamente uma hora e meia de trem de Tóquio. Além do estonteante monte Fuji, os atrativos incluem águas termais e excelentes spas.

©iStock.com/Sean Pavone Photography

igualmente maravilhas como os belíssimos templos de Asakusa, centro histórico da província. Este bairro, aliás, é também conhecido por manter tradições do Carnaval brasileiro, possuindo até uma associação de escolas de samba.

22 HERVALTECH


IT MANAGEMENT # 04


©iStock.com/Pitju

VIEWPOINT

NEUROTECNOLOGIA: A FORÇA DA MENTE POSTA EM PRÁTICA

N

Alessandro Faria*

EUROTECNOLOGIA É UM TERMO ASSOCIADO A TÉCNICAS COMPUTACIONAIS QUE AUXILIAM NA COMPREENSÃO DO CÉREBRO e outros aspectos da consciência, do pensamento e das demais atividades cerebrais de alto nível. A tecnologia desse campo de estudo permite o desenvolvimento de soluções que exploram a interpretação das atividades cerebrais. Isso significa que podemos “transformar os pensamentos em ações”, como no protótipo que elaborei para trocar de canal, ligar e desligar um televisor apenas com a mente (http://goo.gl/3jtoUS).

durante uma convulsão, por exemplo, além de seu médico conseguir analisar todas as atividades cerebrais em tempo real, o responsável poderá receber via SMS os dados de latitude e longitude do paciente em estado de crise epiléptica.

Também podemos mover uma cadeira de rodas com o pensamento. Ou analisar atividades cerebrais para o estudo de doenças mentais irreversíveis ou incuráveis. Na virada do século XVIII, cientistas italianos mostraram que os músculos se contraem quando os nervos são estimulados eletricamente, e que “o cérebro em si é capaz de gerar eletricidade”. As ondas cerebrais podem ser então medidas e interpretadas por softwares, com uso de sensores externos – equipamentos estrategicamente posicionados no couro cabeludo. Com algoritmos instalados em computadores ou celulares, podemos interpretar tudo em tempo real, detectando as atividades expressivas, cognitivas e emotivas. A aplicabilidade, portanto, se estende para o infinito.

As aplicações comerciais da neurotecnologia também são inúmeras. Podemos detectar o estado sonolento de um motorista (recurso muito relevante para empresas que possuem frotas de caminhões), bem como identificar se um consumidor encontra-se em estado de engajamento (pronto para consumir) ou de relaxamento (apenas passando tempo dentro de determinado estabelecimento).

Acredito que a medicina avançará muito no estudo de doenças degenerativas e não degenerativas, pois estou pesquisando um projeto desta natureza, nas poucas horas vagas, junto a muitos outros programadores em todo o mundo que visam o bem da humanidade. O objetivo é capturar informações online e armazenálas em nuvem para interpretação em tempo real ou não (estudo posterior). Se um portador de epilepsia utilizar esse equipamento

O emprego/análise de um padrão de atividade elétrica do cérebro (denominado P300) permite confrontar um usuário, por exemplo, com a arma utilizada num crime, e saber se ele a conhece ou não. No futuro, portanto, talvez assassinos em série não sejam soltos, evitando-se novos crimes.

Na evolução deste segmento, alguns casos impressionam – como o da artista que produziu música a partir de ondas cerebrais, explorando a análise dos impulsos eletroquímicos, ou a façanha de um grupo de cientistas que estabeleceu comunicação entre dois cérebros humanos, sem palavras nem imagens, a oito mil quilômetros de distância. Nesse experimento, um usuário controlou o movimento da mão direita do outro, que vestia um capacete de estimulação magnética transcranial e, como resultado, moveu o dedo indicador de forma involuntária. O que tudo isso sinaliza é que cada vez mais equipamentos e tecnologias surgirão nesta área. Temos muito a evoluir, e o futuro é promissor... Alessandro Faria é sócio-fundador da Neti Tecnologia

24 HERVALTECH


OFFICE CHAT

O PODER DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO N Mario Toews*

unca na história da humanidade se falou tanto sobre informação. O assunto aparece na pauta de todos os eventos de Tecnologia da Informação (aliás, a palavra já está no DNA da área) pelo mundo afora, com discussões que abordam desde a transformação de dados em informações úteis até o poder do uso destas para seus devidos fins. Atualmente, fala-se muito de bases de dados, big data e metadados. Estas fontes de dados (estruturados ou não) devem ser vistas pela TI como uma grande oportunidade de inovação. Em outras palavras, o profissional da área deve atuar como transformador dessa aparente “confusão” em informações de qualidade, dando suporte ao negócio.

ponta. Agora o verdadeiro diferencial reside na capacidade que as empresas têm para utilizar de forma inteligente as enormes massas de dados existentes para alavancar seu negócio. E quem está surfando nesta onda e pode fazer diferença? Exatamente! Os profissionais de TI. Somos nós que podemos transformar nossas empresas, aplicando a tecnologia (preferencialmente, com custo baixo) e desenhando soluções inovadoras.

©iStock.com/RamCreativ

Para isso acontecer, é necessário que os profissionais de TI conheçam muito bem os processos de negócios da empresa. E eu tenho observado uma tendência INOVAR É muito saudável neste sentido, que é a migração de POSSÍVEL profissionais de outras áreas para a de informática. Gostaria de chamar a atenção para um ponto Já se tornou bastante comum que usuários-chave dos interessante: os mais antigos devem se lembrar projetos de implementação de ERPs sejam transferidos da dificuldade que existia no Brasil para aquisição de para a TI – na qual, mesmo sem conhecer uma linha equipamentos de informática e softwares, em virtude das de programação, desempenham papéis importantes para a leis de reserva de mercado, que impediam sua importação integração das equipes tradicionais e para o desenvolvimento no intuito de desenvolver a indústria local. De lá para cá, de novos projetos. Em resumo, a fórmula de sucesso é ter entretanto, o panorama mudou muito. Hoje temos acesso a profissionais que entendam o momento que estamos passando qualquer tipo e tamanho de hardware, bem como à instalação na revolução tecnológica e que, com a atitude correta, das últimas versões dos principais softwares do mercado. aproveitem esta oportunidade de crescimento.rio Toews é Os países considerados desenvolvidos não têm mais a CIO Arauco do do Brasil vantagem competitiva do acesso exclusivo à tecnologia de Marioda Toews é CIO da Arauco Brasil

25 IT MANAGEMENT # 04




ARCHITECTURE

ONEVIEW: ADEUS, COMPLEXIDADE!

SIMPLES ASSIM

Na condição de plataforma compartilhada, o OneView ajuda as equipes de TI a descobrir as melhores práticas, processos e configurações, transferindo o foco da gestão para “como as pessoas trabalham” em vez de concentrar a atenção nos dispositivos. Como um hub de automação inteligente, o software oferece integração “out-of-the-box” com ferramentas HP, VMware, Microsoft e Red Hat, além de possibilidades de personalização para outros produtos de gerenciamento. Inovador, o OneView

reduz despesas operacionais e pode ajudar na transição de seu data center atual para um modelo de TI como um serviço. O painel do HP OneView fornece um resumo/status fácil de entender dos servidores, storage pools e enclosures, com ícones codificados por cores que informam quais sistemas estão funcionando corretamente e quais precisam de atenção – não importando se você gerencia cinco ou quinhentos deles. A função Smart Search, por sua vez, encontra instantaneamente o que você procura, dispensando longas e complicadas pesquisas através de tree views. Já o 3-D Power/Thermal Mapping é uma funcionalidade que provê gestão de energia intuitiva. Juntos, o HP OneView e o VMware vCenter Operations Manager simplificam a previsão de capacidade de toda a infraestrutura virtualizada comVMware, incluindo os volumes de armazenamento.

©iStock.com/denphumi

AUTOMATIZAR TAREFAS DE ADMINISTRAÇÃO E MANUTENÇÃO DO DATA CENTER, SUBSTITUINDO MÚLTIPLAS FERRAMENTAS, É A MISSÃO DO HP ONEVIEW – UMA INTERFACE ÚNICA PARA GERENCIAR TODA SUA INFRAESTRUTURA DE TI

Reduzir a complexidade da infraestrutura de TI e simplificar a administração do data center com uma única ferramenta é um sonho possível com o HP OneView, uma poderosa solução de gestão convergente. Sua abordagem “software-defined” revoluciona o gerenciamento de servidor, storage e recursos de rede, tanto no ambiente físico quanto no virtual.

GERENCIAMENTO CONVERGENTE:

Administre todos os recursos de computação, armazenamento e rede, reduzindo pela metade o número de ferramentas que sua equipe necessita aprender, gerenciar, implantar e integrar.

CONTROLE DEFINIDO POR SOFTWARE: Descubra facilmente as melhores práticas e transforme-as em templates para garantir que a infraestrutura seja sempre programada e gerenciada da maneira correta.

AMBIENTE AUTOMATIZADO:

Use APIs REST para implantar um cluster VMware vSphere com apenas cinco passos simples, fazendo do OneView o hub de automação da sua infraestrutura.

28 HERVALTECH


ARCHITECTURE

TUBARÕES NO DATA CENTER DESENVOLVIDOS PARA FINS ESPECÍFICOS, OS CHAMADOS “SHARKS” CONFEREM RAPIDEZ E EFICIÊNCIA AO PORTFÓLIO CONVERGENTE DA HP

Somando a infraestrutura convergente HP, líder de mercado, com décadas de experiência em design de soluções, o ConvergedSystem oferece uma experiência otimizada para o desempenho que simplifica drasticamente sua TI. Com rápida implantação, gerenciamento automatizado e suporte em nível de sistema, seu time de tecnologia ganha mais tempo para dedicar à inovação. Com o ConvergedSystem, você não precisa montar seus próprios sistemas, pois a HP faz toda a pré-engenharia, validações e testes de antemão, economizando uma quantidade considerável de tempo do seu administrador de TI. Além disso, os componentes são projetados desde o início para a convergência e a gestão integrada, juntando-se a uma otimização de workload baseada em décadas de expertise.

CONHEÇA A FAMÍLIA HP CONVERGEDSYSTEM FOR VIRTUALIZATION Incluindo tudo que se precisa para uma solução completa de virtualização, os sistemas HP ConvergedSystem são desenvolvidos especificamente para essa finalidade, com automação de tarefas rotineiras para reduzir despesas operacionais e melhorar a agilidade. São duas as opções oferecidas: a primeira é o HP ConvergedSystem 300, que permite configuração simples e padronizada para negócios de médio porte, entregando o dobro da performance por um custo menor em comparação com soluções concorrentes. Já o HP ConvergedSystem 700/700x é a resposta ideal para data centers que exigem alto desempenho, provendo configurações padronizadas e flexíveis. SEGUINDO O MAPA - Quem explora o universo ConvergedSystem encontra uma série de boas surpresas pelo caminho. Entre elas estão os HP App Maps – projetos 100% testados, específicos para determinado workload/aplicação, que são oferecidos de graça no site da HP (confira em bit.do/appmaps). De acordo com a fabricante, esses “mapas” empregam as melhores práticas de ISV e infraestrutura HP para guiar a instalação e a configuração dos sistemas, ajudando a reduzir riscos e custos de projeto, bem como o tempo de implantação.

Divulgação/HP

Elevando a simplicidade e a eficiência da TI a novos patamares, o HP ConvergedSystem é um portfólio de sistemas integrados e otimizados para workloads críticos como virtualização, cloud e big data. Chamados de “sharks”, esses verdadeiros blocos de montar são desenvolvidos para fins específicos, com foco em rapidez e eficiência (daí o apelido, numa alusão à “perfeita engenharia” do tubarão para cumprir uma missão específica – no caso dele, caçar outros peixes como se não houvesse amanhã). Cada shark da HP inclui todos os servidores, armazenamento, rede, gerenciamento e eventuais softwares de terceiros que você precisa num sistema que é simples de adquirir, administrar e dar suporte.

HP ConvergedSystem 300 for Virtualization Servidores suportados

De 3 a 8 servidores HP ProLiant DL380p Gen8

Opções de storage

HP StoreVirtual VSA

Rede

HP Networking 2920-48G ou Switch 5900AF-48G

Software de gestão integrada

HP OneView

Outras informações

Número de máquinas virtuais conforme workload (50-300)

HP ConvergedSystem 700x Servidores suportados

De 4 a 64 blades BL460C Gen8

Opções de storage

HP 3PAR StoreServe 7200 2 nós HP 3PAR StoreServe 7400 2 nós HP 3PAR StoreServe 7400 4 nós HP 3PAR StoreServe 10400 2 nós HP 3PAR StoreServe 10800 4 nós HP 3PAR StoreServe 10800 6 nós

Rede

HP Virtual Connect Flex Fabric ou switch ToR série HP 5900

Software de gestão integrada

HP OneView

Outras informações

Hipervisores compatíveis: VMware vSphere com Operations Management 5.5 update, VMware vCenter Operations Manager 5.5 update

29 IT MANAGEMENT # 04


ARCHITECTURE

HP FLEXFABRIC: UMA ARQUITETURA QUE ACOMPANHA O RITMO DOS NEGÓCIOS COM SERVIÇOS DE REDE DEFINIDOS POR SOFTWARE, SOLUÇÃO INAUGURA UMA ERA DE SIMPLICIDADE, ESCALABILIDADE E AUTOMAÇÃO NO DATA CENTER

O

O termo “network fabric” denomina um tipo de topologia no qual os dispositivos transmitem dados uns para os outros através de switches interconectáveis. A escolha desse nome faz bastante sentido nos dias atuais, quando os serviços de rede formam, de fato, o grande “tecido” do mundo dos negócios. São eles que conectam colaboradores, clientes e parceiros aos aplicativos de que necessitam para trabalhar, competir e vencer. A questão é que os data centers tradicionais chegaram ao limite, e as companhias precisam de uma nova solução para atender a demandas de nuvem, big data e virtualização. Com isso em mente, a HP desenvolveu o FlexFabric, que reúne uma série de inovações para oferecer completos serviços de rede definidos por software no data center.

Divulgação/HP

A arquitetura ímpar do HP FlexFabric proporciona três benefícios básicos: simplificação, reduzindo em até 75% a complexidade operacional da rede; escalabilidade, dobrando a capacidade da “network fabric” existente no data center; e automação, diminuindo de meses para minutos o tempo de provisionamento da rede.

Os serviços de rede definidos por software (SDN, na sigla em inglês) representam um ponto de inflexão no segmento, prometendo eliminar os intermediários legados e humanos para alcançar níveis sem precedentes de automação. Apoiandose no já mencionado tripé de vantagens do HP FlexFabric, as empresas podem então construir redes altamente flexíveis e escaláveis, que acompanham as necessidades dos seus negócios. Para proporcionar esta nova realidade, a Hewlett-Packard desenvolveu todo um mix de soluções, que consiste de switches SDN, novos roteadores e software. Saiba mais sobre cada parte: HP FlexFabric Virtual Switch 5900v: software que opera em conjunto ao switch físico HP FlexFabric 5900 para unificar os “tecidos” virtual e físico, melhorando a produtividade da TI por meio de funcionalidades avançadas de rede. HP Virtualized Services Router: roteador que elimina hardware desnecessário e reduz a pegada do data center ao permitir que serviços sejam entregues numa máquina virtual. HP FlexFabric 12900: linha de “core switches” que provê suporte aprimorado para aplicações com alto consumo de dados, movendo até três vezes mais dados por porta 40 GbE que os competidores mais próximos, segundo a HP. HP FlexFabric 11908: switch de agregação que entrega conectividade 10/40 GbE para servidores tipo lâmina (blades), permitindo implantação flexível e econômica para data centers,além de aprimorar o desempenho de aplicações virtualizadas. HP Virtual Connect FlexFabric-20/40 F8: módulo que conecta servidores blade virtualizados à rede de armazenamento e dados, reduzindo até 95% da proliferação de rede na borda do servidor. Converge todo o tráfego no interior dos compartimentos e se conecta diretamente a LANs e SANs. HP HSR 6800: linha de roteadores que consolida serviços de roteamento, firewall, switching e segurança num único dispositivo capaz de suportar milhares de usuários e simplificar o serviço de entrega da rede. HP IMC Virtual Application Network Resource Automation: templates que automatizam as configurações de rede para aplicações de edge para core, melhorando o desempenho dos serviços. HP IMC SDN Manager: software para configuração, monitoramento e gestão de políticas que simplifica o gerenciamento de infraestruturas SDN e tradicionais.

30 HERVALTECH


©iStock.com/dr911

ARCHITECTURE

NUVEM HÍBRIDA: MICROSOFT OFERECE O MELHOR DE DOIS MUNDOS AGILIDADE, SEGURANÇA DOS DADOS E FLEXIBILIDADE PARA CRESCER COM A DEMANDA SÃO ALGUMAS VANTAGENS DA TECNOLOGIA QUE COMBINA NUVENS PRIVADA E PÚBLICA

N

inguém precisa escolher entre seu data center e a nuvem. Com uma solução híbrida inteligente, é possível usufruir o melhor de ambas as opções, assegurando uma infraestrutura flexível que acompanha o avanço das demandas. Com uma nuvem privada no data center, a empresa consegue ser ágil e gerenciar recursos de maneira extremamente efetiva. A nuvem pública, por sua vez, confere outro nível de proteção contra prejuízos decorrentes de paradas inesperadas ou desastres, o que pode ser crucial para os negócios. Ao estender o data center para atingir a nuvem pública, portanto, a companhia pode dispor dos benefícios de ambas as alternativas, estabelecendo um modelo híbrido. Algumas empresas possuem 100% dos seus recursos tecnológicos “dentro de casa”, com ambientes redundantes igualmente locais ou ainda próximos à sede. Numa situação de desastre, o negócio pode ser paralisado, com consequências nefastas à imagem e à saúde financeira da organização. Com a tecnologia híbrida, no entanto, é possível ampliar as opções sem adicionar complexidade, ganhando-se agilidade e segurança. Com a solução da Microsoft, que integra o Azure, o Windows Server e o Microsoft System Center, é fácil mover workloads do data center para o Microsoft Azure e criar aplicativos híbridos que aproveitem recursos no local e na nuvem, ao mesmo tempo em que se usufrui das opções de armazenamento, backup e recuperação com eficiência e custo reduzido.

31 IT MANAGEMENT # 04


POWERED BY HERVALTECH

BANRISUL PRONTO PARA O FUTURO INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS, QUE CONSIDERAM O QUE VEM PELA FRENTE, SÃO MESMO UMA ESPECIALIDADE DO BANCO GAÚCHO. APÓS CONCORRÊNCIA VENCIDA PELA HERVALTECH, A ESTATAL MODERNIZOU SEUS SISTEMAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA GARANTIR PLENO ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS VINDOURAS

C

rédito pessoal, empresarial, rural e imobiliário, cartões de crédito e débito, linhas de financiamento, seguros, consórcios e previdência privada, entre outros. Presente no mercado desde o final dos anos 1920, quando atendia pela sigla BRGS, o Banco do Estado do Rio Grande do Sul é hoje uma instituição múltipla, oferecendo ampla variedade de produtos e serviços financeiros para os mais diversos públicos – do homem do campo à indústria de alta tecnologia. Com mais de 3.000 pontos de atendimento, entre agências, postos e correspondentes bancários, um dos desafios da companhia é manter seus recursos de TI em sintonia com o negócio, assegurando aos clientes segurança e agilidade nas transações. Além disso, os serviços que o Banrisul provê a seus clientes e parceiros precisam estar online 24 horas por dia, sete dias por semana, e os sistemas internos devem permanecer disponíveis, simultaneamente, para os mais de doze mil colaboradores. Mesmo com o ambiente mainframe sendo utilizado para o “core business” do banco, o Banrisul decidiu inovar e se antecipar às demandas futuras, realocando a plataforma de processamento de banco de dados Oracle para a plataforma Intel, em busca de uma solução que oferecesse menor complexidade e melhor custo-benefício. Com o acompanhamento do gerente executivo de suporte da estatal, José Luis Andrade, coube à HervalTech, vencedora do edital, fornecer e participar da implantação dos novos sistemas, que incluíram 70 servidores tipo lâmina da HP. Foram 14 blades BL460c Gen 8 com dois processadores e 512 GB RAM e 56 blades BL660c Gen8 com quatro processadores e 1 TB de RAM, além de seis enclosures HP C7000 Platinum para acondicionamento das lâminas, com interconectores de rede HP Flex-10 e HP Virtual Connect FC para virtualização. Por fim, o HP Onboard Administrator foi escolhido para a gestão completa e simplificada da solução, que permite rápida expansão em caso de necessidade. De acordo com o gerente de serviços da HervalTech, Lucas Camassola, os equipamentos foram igualmente distribuídos em dois data centers do Banrisul, operando em regime de redundância. “O ambiente tecnológico de um banco desse porte é altamente crítico, e a solução da HP certamente faz frente a essa criticidade”, afirma o especialista, lembrando que a linha de blades da empresa é líder em seu segmento, conforme apurado pela consultoria Gartner.

©iStock.com/Ridofranz

Canais eletrônicos de atendimento aO cliente estão entre as demandas em crescimento

32 HERVALTECH


©iStock.com/Dmitry Naumov

POWERED BY HERVALTECH

CÍRCULO OPERÁRIO ADOTA INFRAESTRUTURA CONVERGENTE

De acordo com o gerente de contas da HervalTech, Diego Hoffmann, foi então apresentada uma solução de infraestrutura convergente HP,

abarcando todos os recursos para criar um ambiente de altíssima disponibilidade e fácil gerenciamento. Dos storages 3PAR e servidores blade aos softwares de virtualização (VMware) e análise de rede (IMC), tudo foi estrategicamente selecionado para equipar dois data centers redundantes e com alta capacidade de processamento. Geograficamente separadas por sete quilômetros, as estruturas usam links de fibra óptica para replicação de storage a 8 GB/s, enquanto links também redundantes de 10 Gb/s interligam a comunicação de rede. Com a solução adquirida, a Círculo prepara-se também para a nuvem privada, já possuindo todos os componentes básicos para mais este avanço tecnológico. Divulgação/Luís Henrique Bisol Ramon

Responsável por um dos principais hospitais da Serra Gaúcha, um plano de saúde com mais de 25 mil vidas e uma rede de farmácias na região de Caxias do Sul/RS, a Círculo Operadora Integrada de Saúde é mais uma empresa que encontrou na HervalTech a parceria ideal para implantar seu novo ambiente de TI. A infraestrutura preexistente não reunia mais condições de atender a empresa (também conhecida como “Círculo Operário Caxiense”), e uma alternativa robusta era necessária para atender às demandas atuais e futuras.

MÁQUINAS PARA PROJETAR MÁQUINAS NA AGRALE Empresa brasileira cada vez mais internacionalizada, a Agrale é carro-chefe do Grupo Stedile, que engloba outras cinco companhias. Com o suporte de suas subsidiárias, ela produz tratores, caminhões, chassis para ônibus, utilitários 4x4, motores e grupos geradores. Uma das unidades situa-se na Argentina, e outras três funcionam em Caxias do Sul/ RS, onde a Agrale mantém sua equipe de engenharia. No setor, a capacidade computacional requerida é proporcional aos exaustivos ciclos de processamento

de vídeo inerentes ao desenvolvimento de produto. Após enfrentar problemas de superaquecimento e ver a taxa de retrabalho crescer devido ao travamento dos equipamentos anteriores, a empresa recorreu à HervalTech para projetar e implantar uma solução à altura de suas necessidades. A resposta foi imediata: workstations HP da família Z230 afastaram as paradas indesejadas e a ociosidade, beneficiando-se de processadores Intel Xeon (que dispensam

descanso) e memórias ECC, que detectam e corrigem os tipos mais comuns de corrupção interna de dados. As estações de trabalho foram equipadas com placas de vídeo Nvidia Quadro, ideais para aplicações pesadas como a renderização de modelos 3D. “Hoje a Agrale possui 850 usuários de TI, sendo 100% atendidos com produtos HP, entre desktops, notebooks e workstations”, conta Sérgio Costa, gerente de contas da HervalTech, destacando ainda a garantia on site da fabricante.

33 IT MANAGEMENT # 04


LIFESTYLE

COM RESOLUÇÃO FULL-HD, ACESSÓRIO DA BELKIN PERMITE EXIBIR EM TELEVISORES O CONTEÚDO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS DOTADOS DA TECNOLOGIA MIRACAST

Divulgação/Belkin

TELA GRANDE, ATIVAR Navegar pela web no laptop, assistir a um filme no tablet, jogar no smartphone. Todas essas tarefas que já se tornaram rotineiras ganham uma nova dimensão quando entra em cena o adaptador de vídeo sem fio Miracast, que permite “clonar” no televisor – para reprodução em 1080p – a tela de um dispositivo móvel. Compatível com uma extensa gama de aparelhos Android e Windows 8.1, o dongle da Belkin também foi projetado para integração com o Microsoft Surface, descortinando infinitas possibilidades de aplicação em aulas, palestras e apresentações de qualquer natureza.

©iStock.com/Nastco

©iStock.com/GlabStock

Totalmente plug & play, o adaptador conecta-se diretamente à porta HDMI do televisor, enquanto um cabo USB serve à alimentação, podendo ser ligado a uma porta da própria TV quando disponível. Uma lista de dispositivos compatíveis com a tecnologia Miracast pode ser conferida no site da Belkin. Saiba mais em bit.do/belkin

34 HERVALTECH


Reprodução/Hammacher Schlemmer

LIFESTYLE

DE OLHO EM TUDO A Withings Home é uma elegante câmera HD para monitorar sua casa através da web ou de um aplicativo proprietário para smartphones. Altamente configurável, ela tira fotos e grava vídeos curtos quando há algum evento incomum, criando uma espécie de diário virtual, e – graças à compatibilidade com o IFTTT (leia abaixo) – também pode desencadear inúmeras outras ações. Além de servir como babá eletrônica e dispositivo de segurança, a Home possui sensores de temperatura, umidade e qualidade do ar, podendo disparar alertas quando alguma dessas métricas ultrapassa limites predefinidos. bit.do/smartcam

RECEITAS DIGITAIS

©iStock.com/Syda Productions

Que tal “ensinar” a internet a trabalhar para você? Com o IFTTT (pronuncia-se “ift” mesmo), é possível automatizar uma gigantesca porção da sua vida digital de maneira extremamente simples. Acessível diretamente pelo browser ou através de um aplicativo para smartphones, o IFTTT (ifttt.com) opera como uma instrução lógica “se isto, então aquilo” (if this then that), mas toda a programação é absurdamente intuitiva, sem exigir conhecimentos específicos. Compatível com quase 150 serviços (Facebook, Gmail, OneDrive, etc.) e dispositivos (como o Nest ou o Withings Home, apresentado aí em cima), o sistema permite criar o que os desenvolvedores apelidaram de “receitas”. Em cada uma, o IFTTT usa eventos – por exemplo, a publicação de uma foto em que você foi marcado no Facebook ou a detecção de fumaça na sua sala de estar – como um “gatilho” para determinada ação, que pode incluir o envio de e-mail para alguém, uma notificação no celular ou o armazenamento de um arquivo na nuvem, entre outras centenas de opções. As receitas podem ser ligadas ou desligadas a qualquer tempo, e os usuários também podem compartilhar suas fórmulas com a comunidade IFTTT.

35 IT MANAGEMENT # 04


Divulgação/iRobot

LIFESTYLE

ASPIRADOR ESPERTO

Divulgação/Consul

Aspiradores de pó autônomos já deixaram de ser novidade, mas agora a coisa ficou séria mesmo. Topo de linha da fabricante de robôs iRobot, o Roomba 880 combina três tecnologias para oferecer desempenho sem igual: extratores de resíduos à prova de emaranhamento (evitando que o aparelho tranque em fios de equipamentos ou franjas de tapetes), acelerador de fluxo de ar (que cria um canal vedado para sugar mais resíduos) e vácuo de alta eficácia (que oferece cinco vezes mais

Divulgação/TB Groupe

O desenho contemporâneo das facas Furtif Evercut já seria suficiente para qualquer chef desejá-las na sua DESIGN cozinha, mas os atrativos desta linha AFIADO desenvolvida pela francesa TB Groupe vão além das aparências: recobertas por carboneto de titânio, as lâminas só precisam ser afiadas a cada – acredite! – 25 anos. Preços a partir de US$ 78 nos EUA. bit.do/furtif

Nem quente, nem congelada: no ponto! Esta cervejeira da Consul (preço sugerido de R$ 2.199,00) CERVEJA NO PONTO possui cinco níveis de temperatura, chegando a -4°C, e capacidade para até 75 latinhas. Graças às prateleiras ajustáveis, dá para gelar também garrafas e até os famosos barrizinhos. Coroando a praticidade, o equipamento é do tipo frost free. bit.do/cerveja

36

força que versões anteriores do produto). A navegação pelo ambiente é mediada pela tecnologia iAdapt, que emprega 40 comportamentos robóticos e toma mais de 60 decisões por segundo para garantir a limpeza completa, com múltiplas passadas em cada área. Obstáculos e escadas são detectados para evitar acidentes, e o Roomba 880 ainda pode ser programado para aspirar pó em dias e horários específicos, retornando sozinho para a estação de recarga ao final do trabalho. bit.do/roomba

HERVALTECH


A famosa rede Tor, que permite navegação WEB SEM anônima e criptografada na web para proteger a identidade do usuário, está RASTROS prestes a se tornar amigável para o usuário comum. A novidade é o Invizbox, um gadget que pode virar realidade através do crowdfunding. A promessa é clara: plugue-o num modem/roteador para criar um hotspot protegido, conectar seu PC ou dispositivo móvel e navegar com mais privacidade. Confira o projeto em bit.do/invizbox.

Divulgação/Mellow

Divulgação/Omate

LIFESTYLE

ORDEM NO CAOS

Divulgação/Chipolo

Diferente de outros smartwatches, o Lutetia, da Omate, é uma peça GADGET elegantemente projetada para o público PARA ELAS feminino, com mostrador de LCD e vidro revestido por safira. Pareado a um smartphone, ele exibe notificações e oferta pedômetro, previsão do tempo, cronômetro e controles de música, além de aceitar comandos de voz. O corpo de aço inoxidável – disponível nas cores prata, ouro e rosé, sempre com pulseira de contas no mesmo tom – mede 40 mm x 12 mm. À venda por US$ 169 no site www.omate.com.

Se você é uma daquelas pessoas que vivem perdendo objetos como chaves, carteira, guarda-chuva ou até o telefone, o Chipolo (chipolo.net) tem tudo para virar seu melhor amigo. Desenvolvido na Eslovênia após uma bem-sucedida campanha no Kickstarter, o produto é oferecido na forma de pastilhas coloridas que podem ser rastreadas com ajuda de um aplicativo proprietário (disponível para Android e iOS, com versão beta também para Windows Phone). Presa a um objeto qualquer, a etiqueta inteligente fornece sua localização através de Bluetooth 4.0. A fabricante promete alcance de até 60 metros (e autonomia de até seis meses para as baterias, que podem ser substituídas), fazendo do Chipolo uma boa opção tanto para usos internos quanto externos. Quando um dos objetos monitorados sai da área de cobertura, o usuário recebe um alerta no smartphone, que também guarda sua última localização GPS. O mais bacana é que a tecnologia funciona também no sentido inverso: em caso de perda do próprio celular, basta sacudir uma das pastilhas coloridas para fazê-lo tocar.

37 IT MANAGEMENT # 04


Divulgação/Stephanie D. Zito

PING-PONG

CHRIS GUILLEBEAU 38 HERVALTECH


AO DESEMBARCAR NA NORUEGA EM ABRIL DE 2013, ESTE HOMEM COMPLETOU UMA CURIOSA MISSÃO: COLOCAR SEUS PÉS EM TODOS (SIM, TODOS!) OS PAÍSES DO PLANETA – UM FEITO QUE SE TORNA AINDA MAIS SURPREENDENTE POR TER SIDO VIABILIZADO PRATICAMENTE SÓ COM PROGRAMAS DE MILHAGEM. AS FAÇANHAS DO NORTEAMERICANO, PORÉM, NÃO PARAM POR AÍ. ELE É AUTOR DE DIVERSOS LIVROS, ENTRE OS QUAIS O BEST-SELLER “A ARTE DA NÃO CONFORMIDADE”, E MANTÉM UM BEM-VISITADO BLOG SOBRE VIAGENS, EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL. ENTRE UM COMPROMISSO E OUTRO, POR E-MAIL, CHRIS GUILLEBEAU CONCEDEU ENTREVISTA EXCLUSIVA À IT MANAGEMENT. CONFIRA! Seu primeiro livro foi “A arte da não conformidade”. Do que se trata esse conceito, que serve também de mote para seu blog e parece pontuar todo seu trabalho? Não conformidade é pensar diferente. Trata-se de perguntar muito o porquê das coisas. Por que você faz as coisas que faz? O que importa? Como você pode fazer algo de que gosta e que também possa fazer a diferença no mundo? Fundamentalmente, meu trabalho é

Divulgação/Sara Collaton

PING-PONG

ajudar as pessoas a, primeiro, pensar de forma diferente; e, segundo, tomar ações sobre os objetivos e os valores que são importantes para elas.

Na sua opinião, levar uma vida não convencional pode ser a chave para a autorrealização? Eu acredito que viver deliberadamente é a chave para a autorrealização. Quando tomamos decisões por nós mesmos, em vez de aceitar um caminho prescrito que alguém impôs a nós, temos a tendência a nos sentir muito mais felizes e autoconfiantes.

Fale-nos também da obra “A felicidade de perseguir seus sonhos”. Ao longo dos últimos dez anos, visitei todos os países do mundo. Eu queria escrever um livro que contasse a história global das buscas e aventuras – não apenas a minha, mas as de muitas outras pessoas também. E não era

“QUANDO DECIDIMOS NÃO ACEITAR UM CAMINHO PRESCRITO QUE ALGUÉM IMPÔS A NÓS, TEMOS TENDÊNCIA A NOS SENTIR MUITO MAIS FELIZES E AUTOCONFIANTES” uma questão de simplesmente contar histórias; eu queria desafiar os leitores a abraçar o valor da aventura de suas vidas. O objetivo do livro é dizer: “Ei, olhe só todas essas pessoas interessantes fazendo coisas notáveis. O que você está esperando?”

39 IT MANAGEMENT # 04


Divulgação/Stephanie D. Zito

PING-PONG

É verdade! Você visitou, literalmente, todos os países do mundo, tornando-se uma referência do chamado “travel hacking”. Explique esse conceito e conte-nos como surgiu a ideia de perseguir tal objetivo. Eu não tinha um montão de dinheiro para alcançar meu objetivo, então precisava encarar o projeto de forma mais inteligente. Quando eu aprendi sobre “travel hacking” (em essência, viajar e hospedar-se praticamente de graça através de programas de milhagem e outras estratégias), percebi que essa poderia ser a chave para ir a qualquer lugar!

“EU NÃO TINHA DINHEIRO PARA VIAJAR O MUNDO. QUANDO APRENDI SOBRE ‘TRAVEL HACKING’, PERCEBI QUE ESSA PODERIA SER A CHAVE PARA IR A QUALQUER LUGAR”

E quais desses lugares acabaram se tornando seus favoritos? Tenho tantos favoritos! Alguns deles são o Brasil (é claro), Austrália, Macedônia, Gana, Libéria, Hong Kong e Laos.

Você foi voluntário da ONG Mercy Ships, na África, de 2002 a 2006. Como decidiu fazer isso e o que essa experiência agregou a sua vida? Após os ataques de 11 de setembro, eu queria contribuir para algo significativo. Queria ser parte de algum tipo de solução para a paz global, mesmo que fosse simplesmente ajudando um grupo específico de pessoas. Escolher realizar

40 HERVALTECH


PING-PONG

Qual o principal conceito abordado no seu livro “A startup de $100”? No mundo inteiro, pessoas exatamente como você estão começando pequenas empresas com base em algo que gostariam de fazer. Elas estão começando essas empresas sem se endividar e sem pedir dinheiro a bancos. O livro mostra como você pode fazer isso também.

As pessoas tendem a se preocupar demais com a possibilidade do insucesso. Dá para não sentir medo do fracasso no mundo dos negócios? Temos medo do fracasso porque achamos que começar um negócio é arriscado. Mas não precisa ser! Se você não se endividar e não desperdiçar anos para descobrir se sua ideia vai funcionar ou não, há muito pouco risco. Eu acho que as pessoas deveriam ter medo de não começar – isto é, de ter uma ideia, nunca fazer nada sobre isso e continuar confiando sua segurança a uma grande empresa ou organização. Isso soa mais perigoso do que qualquer outra coisa!

“híbridos” – que passam parte do tempo no emprego e parte trabalhando por conta própria. É um admirável mundo novo, e o melhor ainda está por vir.

Se pudesse dar um único conselho a um empreendedor, o que você diria? Concentre-se sempre naquilo em que você é bom e que outras pessoas valorizam o suficiente para pagar.

Eu chamo essa intersecção de “convergência” – e é tremendamente importante descobri-la. Às vezes leva tempo, mas faz parte, apenas não o deixe de fazer.

Qual o seu principal objetivo de vida? Viver com gratidão e ajudar as pessoas a abraçar uma vida não convencional a partir de suas próprias escolhas.

“TEMEMOS O FRACASSO PORQUE ACHAMOS QUE COMEÇAR UM NEGÓCIO É ARRISCADO. MAS DEVERÍAMOS TER MEDO É DE NÃO COMEÇAR” Divulgação/Armosa Studios

essa missão foi a melhor decisão que já tomei. Ela me fez uma pessoa melhor de muitas formas. Eu continuei viajando por oito anos depois que o compromisso terminou, mas nada é como a África Ocidental.

Quando você pensa no futuro dos negócios, o que você prevê? Mais e mais pessoas estão trabalhando de forma independente. Nem todo mundo será um empreendedor de tempo integral ou um dono de pequenos negócios, mas há uma onda crescente de freelancers, consultores e profissionais

41 IT MANAGEMENT # 04


SPOTLESS

O FUTURO (E O PRESENTE) DO MOBILE PRINTING DO SMARTPHONE OU TABLET DIRETO PARA QUALQUER IMPRESSORA, SEM INSTALAÇÃO DE DRIVERS OU COMPLICADAS CONFIGURAÇÕES. ESTE É O OBJETIVO DO CONSÓRCIO MOPRIA, ENCABEÇADO POR FABRICANTES DO PORTE DA HP A caminho de uma importante reunião, você percebe ter deixado no escritório aquele contrato que não pode mais esperar para ser assinado. Stress? Nada disso! Se está na nuvem, está no smartphone – e, se está no smartphone, vai direto para qualquer impressora, sem complicação. Este é o futuro (e o presente, em muitos casos) da impressão a partir de dispositivos móveis, graças a um novo padrão criado pela Mopria Alliance, que reúne gigantes do porte da Hewlett-Packard.

©iStock.com/Minerva Studio

A proposta do consórcio é estabelecer um padrão de sistema wireless para imprimir a partir de smartphones, tablets e outros dispositivos congêneres de forma simplificada, dispensando quaisquer procedimentos de configuração. Para tanto, as especificações técnicas da certificação Mopria baseiam-se em padrões da indústria, explorando a tecnologia wi-fi. Assim, impressoras conectadas com ou sem fios a sistemas de distribuição podem ser encontradas e acessadas pelos dispositivos móveis certificados, enquanto equipamentos dotados de Wi-Fi Direct permitem ligação peerto-peer, sem necessidade de conexão à rede tradicional. A abordagem Mopria estabelece um formato de arquivo padrão para transferência da imagem de impressão à impressora, sem necessidade de driver específico, eliminando tarefas de configuração ou instalação de programas para cada impressora. Diversos lançamentos das empresas consorciadas já estão chegando com o padrão Mopria nativo, mas também é possível usufruir a novidade em modelos anteriores de impressoras e dispositivos móveis incluídos na lista de produtos certificados (bit.do/mopria). Projetado para funcionar com qualquer sistema operacional, o recurso foi inicialmente incorporado ao Android 4.4 (KitKat) e permite controlar definições de impressão como tipo e orientação do papel, cores e quantidade de cópias.

42 HERVALTECH


SPOTLESS PENSANDO GRANDE Com capacidade para até 3.100 folhas de papel e boas opções de acabamento, a HP LaserJet Enterprise MFP M630h (J7X28A) é uma multifuncional monocromática pronta para trabalhos grandes. Entre os recursos de destaque figuram o alimentador automático de documentos para 100 páginas com digitalização frente e verso de passagem única; a tela touch de 8” com prévisualização do trabalho; e o HD de 320 GB criptografado, que protege seus dados confidenciais. Além disso, o equipamento é compatível com HP ePrint para acesso móvel simples e eficiente. A velocidade chega a 60 páginas por minuto, e o suprimento HP 81X (CF281AX) proporciona até 25.000 páginas. O hardware tem processador de 800 MHz, memória de 1,5 GB e conectividade Gigabit Ethernet. No modo scanner, a versatilidade dá as cartas, com opções de digitalizar para e-mail, pasta na rede, USB ou FTP.

CAIU NA REDE A nova LaserJet Pro M201dw (CF456A) é a evolução de um dos modelos consagrados da HP. Além de impressão frente e verso automática e capacidade para entregar até 26 páginas por minuto, esta laser monocromática agora oferece conectividade wi-fi 802.11 b/g/n. E o que é melhor: com a tecnologia HP Auto Wireless Connect, a integração à rede ocorre automaticamente, sem que o usuário precise informar SSID ou senha. Completando a série de recursos wireless, a M201dw é 100% compatível com as tecnologias HP ePrint e Wireless Direct – esta, com certificação da Mopria Alliance – para imprimir a partir de smartphones, tablets ou laptops.

Assim como sua “prima” M201dw (leia acima), a LaserJet Pro MFP M225dw (CF485A) chega com um pacote completo de conectividade sem fio, sendo a primeira multifuncional com certificação Mopria HP – o novo e revolucionário padrão para impressão a partir de dispositivos móveis. Nota dez no quesito conectividade, a M225dw consegue imprimir diretamente de (ou digitalizar documentos para) qualquer mídia conectada à sua porta USB. Arquivos escaneados com ou sem ajuda do alimentador automático para 35 folhas também podem ser enviados sem escalas para nuvem, e-mail ou pastas de rede. No que se refere à impressão, o desempenho chega a 25 ppm, e há opção de duplex (frente e verso) automático. A autonomia do suprimento HP 83X (CF283X) é calculada em 2.200 páginas.

FOTOS: Divulgação/HP

PRONTA PARA O AMANHÃ

43 IT MANAGEMENT # 04


44 HERVALTECH


45 IT MANAGEMENT # 04


IT MATTERS

A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA ÁREA DE SERVIÇOS DE TI

N

o mundo globalizado e dinâmico em que vivemos, a tecnologia da informação tem se apresentado fundamental para o desenvolvimento das empresas, gerando impactos imediatos em seu business. Dada a importância praticamente indiscutível e, também, por exigir investimentos significativos, é necessário assegurar o sucesso desse tipo de implantação. Por isso, a aplicação de metodologias e best practices já difundidas em diversos projetos, como as que podemos ver no guia PMBOK – Project Management Body of Knowledge*, é de fundamental importância para sua gestão.

Evidencia-se, claramente, a necessidade de gerenciar esses projetos. E tal gerenciamento nada mais é que a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para sua execução de forma eficaz, permitindo conciliar os resultados dos projetos com os objetivos do negócio. Por este motivo, muitas empresas vêm entendendo a importância dessa técnica para o sucesso dos seus negócios – a chamada competência estratégica nas organizações. Prova disso são os estudos que mostram problemas nas empresas em que a utilização das práticas de gerenciamento de projetos não foram corretamente aplicadas: 24% dos projetos falham e não são concluídos ou entregues; 44% passam por crises antes da sua conclusão; e apenas 32% obtêm sucesso. Por essas e outras razões, a importância de se utilizar o conjunto de processos e técnicas do gerenciamento de projetos vem crescendo, visando a atingir objetivos dentro dos prazos

estipulados e com os custos prometidos, evitando desperdício de tempo e dinheiro. Na área de Tecnologia da Informação, a aplicação dessa prática é bastante utilizada no desenvolvimento de projetos de todos os portes, com forte referência no PMI – Project Management Institute**, que utiliza as melhores práticas de gerenciamento de projetos. O PMI vem se tornando um grande diferencial competitivo para as empresas que almejam sucesso nos serviços de TI – prestados num mercado cada vez mais exigente. E você? Gerencia projetos de TI da sua empresa? O que está esperando?! Lucas Camassola é gerente de serviços da HervalTech *O Guia PMBOK identifica um subconjunto do conjunto de conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, que é amplamente reconhecido como boa prática, sendo em razão disso, utilizado como base pelo Project Management Institute (PMI). **O Project Management Institute (PMI) é uma instituição internacional sem fins lucrativos que associa profissionais de gestão de projetos. No início de 2011 já era considerada a maior associação do gênero no mundo, integrando mais de 260.000 membros em 170 países. ©iStock.com/jauhari1

Feita esta introdução, descemos um tanto mais, olhando para dentro de nossas empresas. Em pleno século XXI, somos pressionados por pelo menos um destes três fatores: inovação, informação e indefinição. A primeira está inteiramente associada ao conceito de projeto, ou seja, implica a concepção de um produto ou serviço exclusivo. Já o volume de informações disponíveis é algo que tem crescimento exponencial, tornando sua gestão complicada e

imprescindível. A indefinição, por sua vez, acontece quando não há planejamento e representa a cobrança pela tomada de decisão tempestiva num ambiente globalizado, volátil e diversificado.

Lucas Camassola*

46 HERVALTECH


FEED

HERVALTECH AMPLIA ESTRUTURA DE TELEVENDAS E INVESTE EM PESSOAL

Focada em desenvolver e entregar as melhores soluções para cada cliente, a HervalTech investe no aprimoramento contínuo do seu serviço de televendas, que tem equipes altamente treinadas e com grande expertise, além de um vasto estoque a pronta entrega para oferecer atendimento ágil e completo. Cobrindo todo o território nacional via web e telefone (com expediente de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h), o setor está fisicamente estruturado no Paraná, em Santa Catarina (núcleo recentemente implantado) e no Rio Grande do Sul. A base gaúcha, aliás, acaba de receber pesados investimentos, qualificando sua equipe e se instalando em novo endereço. Antes localizada em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, a equipe de televendas em solo riograndense agora está no coração da capital, mais precisamente no elegante

complexo Praia de Belas Prime Offices. A mudança vem na esteira de uma reformulação estratégica da equipe, que recentemente agregou sete profissionais do mercado a fim de qualificar ainda mais o atendimento, aliando conhecimentos técnicos e competências humanas para oferecer consultoria de primeira classe aos clientes remotos. Com 16 anos de atuação na área comercial e passagem por duas multinacionais, Eliane Vaszkievicz assumiu a gerência de televendas da HervalTech no Rio Grande do Sul. Sob sua liderança trabalham consultores de vendas com sólidos currículos e extremamente preparados para compreender as necessidades dos clientes, desenvolvendo projetos compatíveis com as demandas e entregando soluções com excelente relação custo-benefício.

ATENDIMENTO PREMIUM Independentemente do tamanho da empresa ou de suas demandas de TI, ela só tem a ganhar com o atendimento premium que a HervalTech oferece também através do televendas. Equipes altamente capacitadas garantem agilidade nas negociações e consultoria especializada para projetos de maior porte. O portfólio de soluções é completo, englobando desde notebooks, desktops, impressoras, periféricos e softwares até servidores, storages e serviços. Todas as linhas de PPS (Printing and Personal Systems) e EG (Enterprise Group) da HP estão disponíveis, assim como care packs (extensões de garantia para maior proteção do investimento), renovações e licenciamento de softwares Microsoft.

©iStock.com/Sumos

EQUIPE DE TELEATENDIMENTO NO RIO GRANDE DO SUL ESTÁ CRESCENDO E GANHANDO NOVO ENDEREÇO NO CORAÇÃO DE PORTO ALEGRE

SANTA CATARINA TAMBÉM GANHA PONTO DE CONTATO A recente ampliação do setor de televendas da HervalTech não se restringiu ao núcleo do serviço no Rio Grande do Sul. Se a base gaúcha está de casa nova e agregou profissionais à equipe, em Santa Catarina foi implantado um novo ponto de contato com o cliente, aumentando para três os núcleos de atendimento remoto da empresa. Confira a lista atualizada dos canais de televendas, que atendem empresas de todo o Brasil. NÚCLEOS DE TELEVENDAS HERVALTECH: RIO GRANDE DO SUL Telefone: (51) 3037 9900 evendas@hervaltech.com.br SANTA CATARINA Telefone: (48) 3343 0085 evendasc@hervaltech.com.br PARANÁ Telefone: (41) 3027 4158 evendaspr@hervaltech.com.br CHAT ONLINE www.hervaltech.com.br

47 IT MANAGEMENT # 04


IT GUIDE

ANUNCIE NO GUIA DE OPORTUNIDADES DA IT MANAGEMENT O IT Guide é um espaço concebido para fornecedores de diferentes segmentos divulgarem produtos e serviços de qualidade para o mercado corporativo. Se sua companhia também se enquadra nessa descrição, consulte-nos sobre possibilidades de participação nas próximas edições:

itmanagement@hervaltech.com

48 HERVALTECH


IT GUIDE

49 IT MANAGEMENT # 04


FUN

50 HERVALTECH


A HP

recom

en

LTECH HERVA

EV A R

DE ISTA

M QUE

LANÇAM

ENTO

A

NIS DMI

TEC

TRA

OGI

NOL

A.

AN

O

EDIÇÃO

#1 ÃO IÇ ED

A CH ALTE V R HE BLET

DO TA

NT NAGEME IT MA

para (51

) 303

LIO RTFÓ O PO ATIVAS TENS R CE EXES CORPO E R E OF OLUÇÕ DE S

7.990

1

A R EV

#2

HP Pro Nova desk 600 G S Wind eração de FF o Intel ws® 8 Pro Processad H ores Intel® 4 GB D Graphic d s Core™ 500 G e memóri 4600 i5 a B de HD

nsult e noss

ores. OGIA CNOL DE DA TE UTIVIDA LHORAR A PROEDMPRESA E M O RBIN SUA nded

REFL ENA ATRA CHIL

3 | 201 | Nº 1 ANO 1

RIFE E

OM G SOS C

CUR

TRA

AÇA

DE GR

Photos

HP L NSHOT DA INIDERA INO E POD : FRAE STRUVAÇÃO NO TURA Â DE TI MBITO

iStock/ ThinkSt ock

MATOIARESTANDVOÉS DA WEB

? |

INIS

MOO

| Nº 2 | 201 4

IN: ARRA ERA L ÔNIA S RIV A PATAG

X ONE

M A DM

ANO 1

TU DA PARA LUCROS E OS

U XBO

QUE

TEC

COMO NUM VIVER (E MUN DO 10O QUE ES P 0% C ONECERAR) TADO

os ve

PS4 O IA | NOLOG E TEC HOW D S M U GAS: LAS VE

DE

INT DAS ECRNET OISA S

0 e co

Intel, o Comp logotipo Int an Unido y, L.P. To el, Intel Ins do s e/ou em ou s os direit ide, Intel Co os res tros pa ervado re, Ultrab íses. s. Imag ook e ens ilu Core Ins ide strati vas. Mi são ma ITM_C rca croso apa_ ft, Wi s da Intel Edica ndow o02_ v6_FA s e Wi Corporati .indd on ndow 1 s 8 sã nos EUA o ma rcas rege em outro s pa istrad as e co íses. © 20 merci ais da 14 Hewlett Micro -P soft Co ackard De rporati ve on no lopment s Estad os

DO DAN uARÚNCIO AN

ISTA

IT MA NAGEME NT

HP Eli tebo ok 84 Nova 0 G Wind eração de o 8GB d ws® 8 Pro Processad ores e Intel® IDOR: 500G memória B de VCo HD O SER re™ i7

Ligue

HERVA LTECH

da o Wind Prod ows 8 . utivi dade 4ª ge extre ração m de pr ocess a da HP c o ador es In m a tel ® C ore ™

REALI

DADE

SOLU

VIRTU

AL NA

CES 2

014

| TEC NO

LOGIA

HER ÇÕES IN TE ESPEVALTECH CIALIZ ESTR GRADA S: ADA E UTURA Á M SE RVIÇOREA S

A FAVO

R DO

ESPOR

TE | CARR EIRA

S DO F

UTURO

13/03

/14

7:47

PM

A REVISTA DE QUEM ADMINISTRA TECNOLOGIA.

RECEBA GRÁTIS

EM CASA OU NO ESCRITÓRIO!

www.hervaltech.com.br/assine

Leia também online! www.itmanagement.com.br

NOL

OGI

A.



Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.