


Página 06
Editorial - O incrível mundo (?) de Viagens e Turismo
Página 08
WTM Latin America 2023Produtos, novidades e fotos
Página 80
Portas Abertas Hero SegurosQuem é quem na insurtech
Página 86
Sindepat Summit 2023 - Panorama de Parques Temáticos e Atrações
PRESIDENTE
José Guillermo Condomí Alcorta
GESTÃO
José Guilherme Condomí Alcorta
TECNOLOGIA
Ricardo Jun Iti Tsugawa
EDITORIAL
Artur Luiz Andrade
Quer receber a revista PANROTAS pelo celular? Toque aqui ou use o QR Code acima.
CRUZEIRO DE 7 DIAS EM NORWEGIAN VIVA
Desfrute o paraíso a bordo do Norwegian Viva em um roteiro de ida e volta de San Juan em nosso navio mais novo e inovador. Em Dezembro de 2023 e Janeiro de 2024 - Para mais informações, consulte-nos.
ATENDIMENTO: SÃO PAULO (11) 3177 3131 - OUTRAS LOCALIDADES: 0800 773 7203 OU ACESSE O SITE: WWW.NCL.COM.BR
Duas brasileiras presas na Alemanha por tráfico de drogas. Malas cheias de drogas. Tolinhas. Acharam que não iam ser pegas?
As duas turistas, obviamente inocentes, foram vítimas de um golpe promovido pelo crime organizado, mas também são vítimas da ineficiência do GRU Airport e das empresas responsáveis pelo manuseio de bagagens e segurança no aeroporto. Foram várias irregularidades mostradas em vídeo, inclusive bagagens mudando do terminal doméstico para o internacional sem fiscalização, controle, barreira... nada. Caminho livre para o crime. Até agora ninguém se responsabilizou. Está todo mundo ajudando as autoridades, mas quem é responsável para que isso não ocorra mais? Em vez de drogas poderia haver armas ou bombas nas malas? Animais silvestres? Órgãos humanos? Joias?
Como fica a imagem do Brasil no Exterior e no mundo da aviação e das viagens internacionais. Vergonha absoluta, mas... virão retaliações?
Paralelamente a esse escândalo, vem o caso da Hurb, antiga Hotel Urbano, que, “vítima de circunstâncias macro-econômicas internacionais” ficou sem caixa para pagar hotéis em todo o Brasil. Em um dos cases mais esdrúxulos de assessoria de comunicação da história do Turismo, a empresa envia à PANROTAS uma resposta em áudio não editado, com o CEO da Hurb divagando sobre os mais diversos temas, entre eles a negociação com os hotéis. No dia seguinte, um vídeo, do mesmo CEO, que alguns classificaram como enigmático, outros como debochado, e a maioria não entendendo a genialidade por trás da mensagem.
Entre posts indignados de clientes e agentes de viagens nas redes sociais, as lideranças do Turismo, especialmente das associações e grupos de agentes, perderam uma grande oportunidade de se posicionar. O que o episódio traz para o setor? O que representa para os agentes de viagens? Por que nada nos surpreende mais?
Por fim, depois de uma feira, a WTM Latin America, tema desta edição, que mostra a importância do relacionamento no setor e da comunicação transparente, vemos lideranças da Abav, Abracorp e das grandes corporações do setor (entre os distribuidores) reclamando da falta de diálogo e transparência na chegada do NDC nas companhias aéreas no País. Se antes as mudanças, difíceis, foram construídas a várias mãos, agora foi uma decisão das aéreas, imposta ao setor e quem não se adaptar perderá mercado. Há quem ache que o tiro vai sair pela culatra e acabar ajudando os distribuidores, pois muitos estavam acomodados com as ferramentas “tradicionais” de reserva e vendas, e agora darão saltos qualitativos em tecnologia, para tristeza das aéreas. Bem-vindos ao pós-pandemia. Saudades de 2019? Não. Agora vai ser muito mais divertido – e melhor.
Artur Luiz Andrade Editor-chefe e Chief Communication Officer da PANROTAS artur@panrotas.com.brMais de 20,8 mil profissionais de Turismo se reuniram nos três dias de WTM Latin America 2023, no Expo Center Norte, em São Paulo. O volume representa 37% de alta na comparação com a edição de 2022, quando estiveram lá 15,2 mil profissionais. Os números passam uma mensagem importante, mas ainda mais relevante é o tom dos discursos dos participantes da feira.
"Pandemia" foi uma palavra pouco ouvida pelos corredores da WTM Latin America. Quando era mencionada, era em um tom de superação, de virada de página. A maior parte dos resultados apresentados neste abril de 2023 já demonstram alta em relação a 2019, o último ano antes da deflagração da crise sanitária. A mentalidade é outra, o caminho está livre para o crescimento, com desafios que ainda existem, mas com dimensão bem menor do que os dos últimos anos.
Foi uma feira sem máscaras, o que deixou ainda
mais nítidos os sorrisos nos rostos de quem anunciou contratações, crescimento, superação, investimentos e novos projetos, ao invés de pé no freio e contenção de crise, em "novo normal". No total, o evento recebeu 26,4 mil pessoas, aumento de 32% sobre 2022. Com relação às empresas expositoras, os números oficiais da WTM Latin America 2023 apontam 623 expositores de 40 países - cerca de um terço deles representando destinos nacionais, crescimento de 3,8% na comparação com 2022. Em área comercializada, o acréscimo foi de 8% em relação ao ano anterior, segundo a organização, embora a impressão tenha sido de dimunição no espaço, talvez pela feira ter usado apenas um dos pavilhões do Expo Center Norte (no primeiro dia, dividiu espaço com um evento da indústria de beleza).
Outro ponto celebrado pela organização foi o aumento no índice de agentes de viagens: de 2.706, em 2022, para 6.947 em 2023, crescimento de 157% e recorde absoluto entre as dez edições realizadas. O evento também registrou uma participação maior de compradores membros do WTM Buyers’ Club - de 1.473 para 2.362, um aumento de 60%.
Para o diretor da WTM Latin America, Daniel Zanetti, os números reforçam a relevância e reconhecimento do evento como principal ponto de encontro na região para a captação de novos negócios, networking e oferta de conhecimento que apoia o desenvolvimento da indústria latino-americana de Turismo.
“O ciclo já começou, nosso planejamento está em andamento. Nossa responsabilidade agora é ouvir, aprimorar e construir um evento ainda melhor no ano que vem", aponta.
Em 2024, a feira está marcada para o mesmo Expo Center Norte, de 2 a 4 de abril.
O Estande PANROTAS, que em 2023 contou com ativações de Brasileiros em Ushuaia, Disney Destinations, NCL, BWH Hotel Group e ViagensPromo, deve ser, novamente, um dos mais procurados no evento. Confira a seguir um resumo dos lançamentos e participações na WTM Latin America 2023.
Março de 2023 foi o melhor mês da história da Abreu no Brasil. E olha que a operadora está entre as mais antigas do País, com mais de 60 anos de atuação. O terceiro mês deste ano superou em 44% o mesmo período de 2019, antes da pandemia. E nem por isso as expectativas estão amenas. A campanha Viagens Preciosas está relançada e deve turbinar as vendas da companhia, segundo a diretora de Marketing da Abreu no Brasil, Adriana Boeckh.
A Accor anunciou que o segmento corporativo já atinge os mesmos patamares de 2019, o que foi uma grata surpresa, de acordo com os executivos da rede.
“Viemos de um 2022 muito bom, de fato a recuperação de business dos hotéis foi muito forte no ano passado e isso se consolida no primeiro trimestre de 2023”, comenta a head de Vendas Accor Americas – Premium, Midscale & Economy Brands, Gabriella Spinola.
Ela destaca o sucesso do All Meeting Planner, programa de fidelidade voltado a planejadores de eventos, que foi lançado no ano passado. “A adesão ao programa está forte no Brasil, mais do que em outros países do mundo”, conta.
O chief comercial officer Accor Americas – Premium, Midscale & Economy Brands, André Sena, conta que no ano passado a Accor cresceu 26% em Revpar na América do Sul, em relação a 2019.
A Affinity Seguro Viagem participou da WTM Latin America 2023 para divulgar sua participação na Abav Expo, em setembro, no Rio de Janeiro. Na mesma semana, a empresa também promoverá sua convenção anual.
Em 2022, a empresa conseguiu ultrapassar os resultados de 2019, registrando 42% de crescimento nas vendas. Segundo os executivos, um dos objetivos principais deste ano é investir em novas tecnologias, para simplificar a venda de seguro-viagem.
A Aqua, associação que congrega os destinos e empresas da região das Águas Quentes, em Goiás, lançou nova campanha para celebrar os 300 anos da descoberta das águas quentes de Goiás nas cidades de Caldas Novas e Rio Quente, e promoverá dois fóruns de sustentabilidade e esforços de conscientização para a manutenção e preservação dos aquíferos da região.
Saiba mais
O passageiro que viaja na classe executiva da Air Europa, no B787 Dreamliner, se encanta e volta. Toda confiança é do diretor da companhia aérea no Brasil, Gonzalo Romero. A aeronave voa entre São Paulo e Madri diariamente e os esforços de Romero e equipe estão justamente em promover o produto da business para fidelizar mais passageiros.
Saiba mais
Alagoas recebeu, de dezembro do ano passado a março deste ano, mais de 600 mil visitantes, o que injetou na economia do Estado mais de R$ 1,2 bilhão, de acordo com a secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga. “Na alta temporada praticamente dobramos a nossa malha aérea. Tínhamos 30 voos semanais, incrementamos mais 29 e já estamos contando com alguns voos extras. Recebemos um voo extra do Uruguai (um fretamento da Hiper Viajes), que era muito esperado, porque há mais de dois anos não tínhamos um voo do Uruguai pra Alagoas”, conta Bárbara.
Saiba mais
O Turismo da Argentina realizou na primeira noite de WTM Latin America um jantar na Residência Oficial Argentina para reunir as delegações do país presentes na feira. A recepção foi feita pelo cônsul geral e diretor do Centro de Promoção da República Argentina em São Paulo, Luis María Kreckler.
Entre as ações anunciadas, o destino deu destaque especial às tarifas da Aerolíneas Argentinas para fomentar a ida de turistas ao destino em sua baixa temporada, entre os meses de abril e junho.
“A prioridade da Aerolíneas no momento é contribuir para o Turismo receptivo, para o desenvolvimento do setor como um todo. Por isso, uma das nossas propostas foi a criação de tarifas promocionais muito atraentes para a Argentina, válidas a partir de 10 de abril até 30 de junho”, contou o vice-presidente de Gestão de Receitas da aérea, Leandro Serino.
Segunda melhor praia do mundo e a melhor do Caribe, de acordo com o TripAdvisor; longe da rota de furacões, com tempo bom praticamente o ano inteiro; destino seguro e com infraestrutura crescente. É assim que Aruba se posiciona no Brasil para continuar em alta com o nosso público. Por isso a ilha trouxe à WTM o diretor regional do Turismo de Aruba para América Latina, Jordan Schlipken, que rodou a feira ao lado de Carlos Barbosa, da Vitrine Global, representante de Aruba no País, além de um jantar que realizaram para o trade em um dos dias.
A Aviva, administradora do parque aquático Hot Park e dos destinos Rio Quente Resorts (GO) e Costa do Sauípe (BA), reforçou a proximidade com os agentes de viagens e destacou o entretenimento total dos empreendimentos.
Toda a nossa estrutura é permeada pelo entretenimento e estamos aqui reforçando esse pilar. Recentemente fechamos uma parceria com a Oquei Entretenimento e traremos shows do Bell Marques para Sauípe", comenta a gerente de Experiência Vendas no segmento de Lazer da Aviva, Vanessa Esteves. A companhia também aproveitou a realização da feira para promover um brunch com alguns dos principais parceiros, em São Paulo.
Saiba mais
Azul e Azul Viagens aproveitaram a WTM para reforçar o aumento de malha internacional e mais oportunidades de negócios com voos para Paris e Curaçao, além de destacarem maior operação em Congonhas (SP).
"São oportunidades de negócios e a possibilidade da criação de produtos exclusivos para a nossa operadora de Turismo, a Azul Viagens. Com isso, em breve teremos pacotes completos com passagens aéreas, hospedagem, passeios e muito mais em nosso portfólio, contribuindo com o nosso crescimento internacional”, destaca o diretor de Marketing e Negócios da Azul, Daniel Bicudo.
Saiba mais
Uma comitiva de Barbados veio à feira com o intuito de manter e estabelecer relacionamentos, além de buscar novas oportunidades para gerar negócios para a ilha. O viajante brasileiro pode chegar ao destino por meio de voos da Copa Airlines, operados duas vezes por semana, com conexão no Panamá, chegando em Barbados em cerca de três horas.
“O mercado latino-americano tem grande potencial para nós. Temos uma relação com o Brasil desde quando estabelecemos relações diplomáticas em 1971. Pensando nisso, criamos um escritório no Panamá com a estratégia de continuar nosso alcance no mercado da América Latina e para aumentar nosso market share”, explica o novo ministro do Turismo e Transportes Internacionais, Ian Gooding-Edghill.
Saiba mais
Bariloche promoveu um encontro com parceiros durante a feira para divulgar as novidades e atrativos da temporada de neve 2023. Com expectativa de receber 40 mil brasileiros na temporada deste ano, o destino tem apostado em um investimento ambicioso de US$ 2 milhões no Cerro Catedral, com novas pistas e neve artificial para que os visitantes possam aproveitar a atração durante 100 dias no ano.
Saiba mais
A BestBuy Travel anunciou o lançamento da BestBuy Corp, unidade de negócios focada no atendimento exclusivo a agências de viagens corporativas.
“O departamento corporativo surgiu de uma demanda de nossos clientes de lazer, que pediram para atendermos também o corporativo. Estruturamos algumas mudanças internas para esse departamento, que conta com sistema próprio para atender as agências. Com a BestBuy Corp oferecemos às TMCs a mesma qualidade já reconhecida em produtos de lazer", comenta o fundador e CEO da BestBuy Travel, Victor van Oorschot.
O Brasil está entre os cinco principais mercados internacionais para os Estados Unidos, de acordo com a VP de Mercados Globais do Brand USA, Jackie Ennis.
“A recuperação do Turismo de brasileiros no destino está muito forte e estar entre os cinco principais mercados mostra o quão importante o Brasil é para nós”, destaca Jackie. Em 2019 os Estados Unidos receberam 2,1 milhões de visitantes brasileiros e a meta para este ano é chegar a 1,2 milhão. “Temos muito trabalho a fazer”, destaca Jackie.
Buenos Aires espera, para este ano, 450 mil visitantes brasileiros. A informação foi divulgada pelo presidente do Buenos Aires City Tourism Board, Lucas Delfino.
“Em 2019 Buenos Aires recebia 700 mil brasileiros e voltar a este patamar dependerá de uma boa conectividade aérea entre os dois países. Ainda faltam voos e não só por parte da malha aérea argentina, já que algumas companhias ainda não retomaram seus voos, mas também voos provenientes do Brasil. Estamos aguardando, por exemplo, o retorno do voo da Azul, que ligava Belo Horizonte a Buenos Aires”, afirma Delfino.
A BWT Operadora está celebrando crescimento de 68% no primeiro trimestre de 2023 comparado ao mesmo período do ano passado. Com os resultados positivos, a operadora de Curitiba está realizando uma expansão pelo Brasil, com a inauguração de escritório no Rio de Janeiro e novos executivos comerciais em Brasília, Belo Horizonte, Ribeirão Preto (SP), Belém e Porto Velho.
Saiba mais
O Cana Brava All Inclusive Resort participou da WTM com nova identidade visual. A nova logo e o novo conceito gráfico do resort baiano trazem, segundo a empresa, "modernidade e leveza, que refletem no momento do empreendimento". Além disso, ampliação na infraestrutura também faz parte do pacote de anúncios do resort no evento.
Saiba mais
A DMC italiana Carrani Tours anunciou uma parceria com a empresa de tecnologia Infotravel, que passa a oferecer os circuitos Fantasia da Carrani aos operadores e agentes de viagens brasileiros de forma mais fácil e eficiente. A integração dos produtos da Carrani com a Infotravel ocorre em um momento de aumento de procura pelos destinos italianos.
Saiba mais
Cátia Frias agora é agente de viagens. Após quase 30 anos na American Airlines, onde seu último cargo foi de direção de Contas Especiais e Operadoras, a profissional acaba de abrir a Race Tour & Travel. Essa virada de página foi divulgada na WTM Latin America.
Representada por Tatiana Boni e Leonardo Zago, a Civitatis participou da feira para reforçar suas parcerias com as agências brasileiras — que registraram um aumento de 924% no canal B2B — e anunciar o plano de quadruplicar as vendas no País em todos os setores da empresa. Os executivos também divulgaram a plataforma on-line, direcionada para os profissionais do trade.
A Copa Airlines tem nova experiência de voo para passageiros corporativos e de luxo a partir de São Paulo/Guarulhos. Isso porque a aérea opera os cinco voos diários entre o Aeroporto de Guarulhos e o Aeroporto de Tocumen, na Cidade do Panamá, com o Boeing 737 Max 9, que conta com 16 assentos-cama em classe executiva.
A Coris recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo GPTW (Great Place To Work) e é a única detentora no ramo de seguros e assistência ao viajante. O selo certifica as “Melhores Empresas Para Trabalhar”. A empresa de seguro viagem comemorou a marca na WTM, onde levou o surfista Lucas Chumbo, embaixador da marca, para prestigiar o evento em seu estande.
Saiba mais
Com um estande na décima edição da WTM Latin America, a Costa Cruzeiros levou como principal novidade aos agentes de viagens o Pacote Emirados 2024, que inclui cruzeiro de sete noites a bordo do Costa Toscana, passagens aéreas com a Qatar Airways, hotel e transfers, em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito. “Esta opção é para o mesmo roteiro que fizemos recentemente nossa Convenção Internacional. Teremos tarifas com três datas com bloqueios, oferecendo um preço final de venda. Além disso, também estamos comissionando o aéreo para as agências de viagens”, disse o diretor comercial da companhia, Ruy Ribeiro.
Saiba mais
Cuba participou da WTM Latin America para ressaltar que está preparado para receber todos os perfis de visitantes, incluindo estudantes e viajantes de luxo. Entre as apostas para atrair o mercado, Cuba apresentou o lançamento de seis hotéis na capital Havana: Royalton Paseo del Prado, Iberostar Grand Packard, Mystique Regis, Armadores de Santander, Grand Aston e Marques de Montehermoso.
Saiba mais
Está mais fácil do que nunca chegar a Curaçao a partir do Brasil e se o destino caribenho já era presença frequente em feiras de Turismo no País, agora reforça ainda mais sua visibilidade para nosso mercado.
A Azul vai começar a voar diretamente de Belo Horizonte para a ilha em junho; a Avianca também tem novas frequências da capital mineira e de Manaus a Bogotá, de onde voa para Curaçao, isso sem contar a panamenha Copa Airlines e seu alcance em diversas cidades brasileiras.
Treinamentos em grande escala estão sendo feitos pela representante de Curaçao no Brasil, Janaina Araújo, e seu time. Ela conta que, com a Azul e a Azul Viagens, tem feitos visitas e capacitações em grande escala, e os resultados estão vindo.
O time de produtos da CVC Corp anunciou o Mês dos Resorts, com descontos de até 40% em mais de 180 resorts do Brasil e do Caribe, sendo 38 opções all inclusive. A operadora espera que, em abril, sejam vendidos mais de 22 mil quartos com essa campanha, atendendo mais de 65 mil clientes.
No Brasil, participam da promoção resorts em destinos de praia, campo, urbano e montanha, incluindo opções com benefícios como cortesia para hospedagem de crianças. Já no internacional, há diárias em sistema all inclusive no Caribe. A ação com os resorts faz parte de uma campanha maior que ficará disponível durante todo o mês de abril, especialmente com opções para as férias de julho.
Também nas viagens internacionais, outro destaque são os voos exclusivos e bloqueios aéreos para Argentina, em parceria com a Aerolíneas Argentinas e com a Latam, para a temporada de inverno em Bariloche. A CVC oferece pacote para Bariloche, saindo de São Paulo, com voos diretos.
Apesar do atraso na meta inicial, a Decolar garante que terá lojas físicas no Brasil. A maior agência de viagens on-line do País (e melhor, segundo os fornecedores que votaram no Melhores do Turismo 2023), prometeu inaugurar sua primeira unidade ainda em 2022, mas o plano foi adiado pelo fato de a empresa ter resolvido "fazer diferente". É o que diz a diretora de Produtos Aéreos da empresa, Daniela Araujo.
"Estamos trabalhando nisso. Quando decidimos entrar no mundo das lojas físicas, tínhamos de assegurar que era para sermos diferentes. Não queremos ser mais uma, ter uma loja como as outras. Nosso DNA é de inovação, de tecnologia, e pede algo nessa linha. Entendemos, então que era melhor esperar para inaugurar espaços inovadores", afirma ela
Entre as novidades da Disney Destinations, os destaques são a celebração dos 100 anos de The Walt Disney Company, que começou na Califórnia, mas terá o renovado Epcot como principal sede das comemorações; e a inauguração de Tron Lightcycle/Run, no Magic Kingdom.
Além das novidades, a empresa reforça seu investimento nos agentes de viagens com capacitações e o Agent Program, que tem acontecido pelo menos duas vezes por mês, com parceiros da Disney que levam entre 30 e 40 agentes de viagens para passar entre três e quatro noites em Orlando.
"Neste programa, recebemos os agentes em Orlando e tentamos proporcionar a mesma experiência que um hóspede tem dentro dos parques, oferecendo uma visita técnica em cada categoria de hotelaria e mostrando diferentes experiências gastronômicas, para que este agente possa explicar ao seu cliente todas as particularidades da Disney", afirmaram Luiz Araújo Júnior e Deborah Baldin, da Disney Destinations.
Saiba mais
A Europamundo divulgou um catálogo complementar de roteiros pela Península Arábica para 2023 e 2024. "São 82 circuitos que envolvem toda a região da Arábia Saudita ou tours mais longos com destinos combinados, como Emirados Árabes e Arábia Saudita; Emirados Árabes, Arábia Saudita e Qatar; também temos opção para a Jordânia e ligações desses novos destinos com o Egito, em roteiros com mais tempo de duração", destaca a consultora comercial da Europamundo para a região Sul do Brasil, Gerusa Pastuch.
Após trocar de endereço em São Paulo, em função do crescimento e expansão, a Europlus anunciou, durante a WTM Latin America, um investimento massivo em sua central de locações durante todo o ano de 2023.
“Neste ano estamos investindo na contratação de equipe, em novos acordos com parceiros e no desenvolvimento e aprimoramento do nosso sistema. Estamos também trazendo novas parcerias comerciais com locadoras, pois vemos muita oportunidade neste produto”, explicou o gerente de Locações da operadora, Lucas Meurer.
Fernando de Noronha foi à WTM desfazer fake news: aeroporto está aberto. O diretor da Atalaia Turismo e membro do Conselho de Turismo de Fernando de Noronha, Hayrton Almeida, e a presidente da Associação de Pousadas de Fernando de Noronha, Lúcia Smith Costa, do Grupo Noronhar Pousadas, passaram toda feira respondendo o trade sobre o tema.
E a resposta é: ele nunca fechou. O Aeroporto está aberto e recebendo voos diários de Recife da Azul (com os ATR com 70 lugares) e VoePass, em codeshare com a Gol Linhas Aéreas e a Latam Airlines. São 35 voos por semana da Azul e 14 da VoePass. O que houve, e afeta até hoje a imagem do destino, foi a proibição pela Anac, por causa de problemas de infraestrutura, de voos em jatos, como o Boeing 737, que era usado pela Gol, ou o A320 e o Embraer 195, que estão na frota da Azul. A Latam ganhou permissão de operar na ilha, mas não chegou a inaugurar seus voos. As obras ainda nem começaram na pista do aeroporto para resolver o problema e liberar a volta dos jatos, então a previsão é da continuação dos aviões menores durante todo o ano.
O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) realizou, no Expo Center Norte, paralelamente à WTM, sua 18ª Reunião Extraordinária. Nela, um dos destaques foi a assinatura do Termo de Parceria do Programa Voar Mais pelo presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz. "Trabalharemos para a ampliação da demanda por viagens aéreas, principalmente da forma que acreditemos ser mais correta, criando programas de divulgação a partir do que os destinos acham mais adequado”, destacou Sanovicz. De acordo com ele, o Fohb, a Resorts Brasil e a Unedestinos também se uniram ao programa.
Também durante a reunião do Fornatur, a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, falou sobre os principais desafios e objetivos da agência. O maior obstácilo desse momento, segundo ela, é compor a fonte financiadora da Embratur, pois desde que ganhou status de serviço autônomo e se desvinculou do orçamento da União, a agência perdeu a fonte financiadora. “Hoje vivemos de uma reserva que foi feita no momento de transição do modelo jurídico, em 2020, e estamos trabalhando com várias possibilidades de fontes financiadoras”, conta.
Saiba mais
Saiba mais
O prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Lacerda, foi à feira e apontou que em 2022 a cidade já chegou a 80% do volume de turistas recebidos em 2019.
“Percebemos uma evolução e a tendência é chegar ao fim de 2023 atingindo os níveis de 2019", destaca Lacerda. De acordo com ele, a gestão integrada entre o setor público e a iniciativa privada, que já gerou investimentos da ordem de R$ 3 bilhões ao destino.
A diretora de Promoção, Marketing e Eventos da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Andressa Szekut, destaca a realização de eventos na cidade. "Somos o terceiro destino de eventos do País, recebemos eventos internacionais e nossos hotéis estão preparados para isso. Também temos um convention que trabalha na captação de eventos e estamos com ações junto à Embratur para favorecer essa questão", conta Andressa.
O Grupo GEA será épico no Brasil. É com essa confiança que Marcelo Capdevilla, diretor para América Latina do grupo para agências de viagens independentes participou da WTM Latin America, ao lado da diretora para o Brasil, Danielle Roman, da Interamerican Network. Após seis meses desde a chegada dos espanhóis, cerca de 100 CNPJs brasileiros já fazem parte do grupo, que foi criado para fortalecer pequenas e médias agências de viagens. A meta é chegar a mais de 1 mil em cinco anos. Entre os fornecedores, já há aproximadamente 20 empresas nacionais que confiam e topam fazer negociações diferenciadas com o GEA, entre operadoras, consolidadoras, distribuidora de trens na Europa, locadoras e companhias de seguro viagem.
Lemontech e Wooba são as novas parceiras da HotelDO. A intenção é distribuir o inventário de mais de 700 mil hotéis para as agências de viagens clientes dessas duas empresas de tecnologia. "A Wooba atende agências de viagens com esse foco no corporativo, que são as que pretendemos alcançar. Essas agências vão tirar proveito de todo inventário da HotelDO, incluindo as casas de aluguel para temporada, da Stays, que vêm sendo procuradas pelos viajantes a trabalho também", afirma o diretor comercial da HotelDO, Márcio Nogueira. "Já a Lemontech é ainda mais corporativa, e é outra empresa com sistema de selfbooking muito importante nesse processo de ampliação dos negócios."
Saiba mais
O Iberostar Heritage Grand Amazon oferecerá aos agentes de viagens pontos em dobro para vendas por meio do programa Star Agents, até o dia 30 deste mês.
Outra novidade é que cerca de US$ 20 milhões estão sendo investidos para que mais de 2,6 mil quartos sejam remodelados, bem como áreas comuns renovadas, como piscinas, bares e restaurantes e as áreas do Star Camp nos hotéis da República Dominicana, México e Jamaica.
Saiba mais
A Interep Viagens anunciou seu novo departamento de roteiros, que será comandado pela diretora de Marketing da operadora, Didi Krepinsky. “O departamento de roteiros é umas das nossas grandes apostas para 2023 e criamos também uma página exclusiva no portal, onde reunimos roteiros prontos com a nossa curadoria. Também investimos no destino África, capacitando um setor específico para prestar consultoria e esclarecer qualquer dúvida dos agentes. Além disso, oferecemos novas formas de pagamento e outros recursos no portal, para otimizar o dia a dia do agente”, explica a diretora geral da Interep, Cynthia Rodrigues. Outra novidade é que o time comercial da operadora segue em expansão e está com vagas abertas para São Paulo, Natal, Maceió, Vitória e Porto Velho.
Saiba mais
A Resorts Brasil ganhou um novo associado durante a WTM Latin America. Trata-se do Jurema Águas Quentes, complexo hoteleiro localizado em Iretama (PR). O empreendimento é considerado o maior destino de águas termais do Sul do Brasil. Com 3,4 milhões de metros quadrados, reúne dois resorts, o Jardins de Jurema Convention & Termas Resort e o Lagos de Jurema Termas Resort.
O Brasil se tornou o mercado internacional líder no Kennedy Space Center Visitor Complex, no Cabo Canaveral, próximo a Orlando, na Flórida, Estados Unidos. Para continuar na ponta, o Kennedy Space Center aumentará a frequência dos lançamentos de foguetes, o atrativo mais procurado por nossos visitantes. "Estamos com uma média de um lançamento por semana, e a ideia é que nos próximos três anos tenhamos lançamento diário", aponta o diretor da TM Americas, representante comercial do Kennedy Space Center, Victor Manjarres, que comemora e agradece o trade brasileiro.
O Turismo do Maranhão está promovendo a festa de São João no Estado, que será realizada durante os meses de junho e julho com manifestações culturais e artistas maranhenses. Além disso, Socorro Araújo, secretária de Turismo do Maranhão, demonstrou animação com negociações para a Vila Galé inaugurar uma unidade no centro histórico de São Luís.
A Meliá Hotels está comemorando os resultados prévios do primeiro trimestre de 2023, no qual teve um "avanço muito grande" nas reservas e receita. "Ainda não temos os números certinhos, mas, pelo que acompanhamos, conseguimos um crescimento importante, muito devido ao mês de março em São Paulo, que contou com densa agenda de shows e eventos. Nossa alta diária média também ajudou a trazer esse resultado positivo", explicou Fernando Gagliardi, diretor da rede para a América Latina.
Segundo o executivo, o momento positivo também é resultado do "trabalho permanente de melhorias e retrofits nos hotéis de São Paulo. Rebatizamos cinco hotéis em São Paulo, sendo que dois agora são da marca Innside e três passaram de Tryp para Affiliated by Meliá". Atualmente, unidades da rede na capital paulista como Meliá Jardim Europa, Meliá Paulista, São Paulo Nações Unidas Affiliated by Meliá e São Paulo Higienópolis Affiliated by Meliá estão passando por renovações.
A nova diretora de Vendas do Greater Miami Convention and Visitors Bureau (GMCVB), Carolyn Corrigan, veio à WTM para divulgar novidades e retomar os laços que o órgão tinha com o trade brasileiro antes da pandemia. "Sempre há muito a se mostrar. A mensagem é abordar Miami como um destino que vai muito além de praias e compras. Temos arte, cultura, gastronomia e vários eventos musicais e esportivos", afirma a executiva. "Em 7 de maio teremos o Grande Prêmio de Fórmula 1 em Miami, em dezembro teremos a edição da Art Basel na cidade e somos uma das anfitriãs da Copa do Mundo Fifa em 2026. Mas esses são apenas os megaeventos, tem muita coisa acontecendo na Grande Miami e em nossas praias", completa Carolyn Corrigan.
A Hotelmize agora pode ser chamada apenas de Mize. A mudança reflete a ampliação de atuação da empresa que começou focada em serviços de otimização de renda para hotéis, e agora é um "hub de produtos fintechs" para o Turismo. A Mize registrou crescimento de 800% em 2022, comparado a 2021, e altera a marca para refletir o novo momento da empresa. "Hotelmize era uma marca consolidada no mercado latino, e inaugurou suas operações fora da Europa no Brasil em 2019. Nossa tecnologia cresceu de uma empresa que estava focada em otimização de renda para hotéis para um hub de produtos fintechs. Então, agora, depois de cinco anos trabalhando com empresas turísticas, a nossa oferta de produtos é muito mais ampla. Portanto, o rebranding complementa o crescimento da empresa", explicou Patricia Alonso, CMO da Mize.
A Movida participou de mais uma edição da WTM Latin America com um estande onde os visitantes puderam conhecer o conceito de World Trip e os benefícios de viajar com um carro alugado. Outro destaque foi a exposição de um BYD Tan EV, SUV totalmente elétrico que compõe a frota de carros eletrificados da Movida, na entrada do evento.
“Além das vantagens como autonomia e praticidade, viajar com um carro alugado também oferece a oportunidade de experimentar diferentes tipos e modelos de veículos. Os serviços da Movida, como Web Check-in, tag Sem Parar e Diária 27 Horas, que tornam o aluguel menos burocrático, facilitam ainda mais essa experiência. Na feira, mostramos ao público que a Movida está preparada para atender todos os interesses e necessidades”, reforçou o vice-presidente executivo de RAC da companhia, Jamyl Jarrus.
A Norwegian Cruise Line (NCL) promoveu seu novo navio – o Norwegian Viva, irmão do Norwegian Prima, inaugurado ano passado –, suas viagens extraordinárias, novos destinos na Ásia, roteiros na Europa e a próxima temporada na América do Sul, que, segundo a diretora geral da armadora para o Brasil, Estela Farina, vem com duas embarcações. “A próxima temporada será muito especial com o Norwegian Star e o Norwegian Sun. Um deles fará a Patagônia, com roteiros ligando o Chile e a Argentina, saindo de Santiago, com destino a Buenos Aires. E o outro fará uma temporada de dois meses pela Antártida. Este roteiro deu super certo e volta como uma das nossas apostas para o próximo ano, acredito que com mais gente interessada, pois o boca a boca funciona muito”, disse Estela. A executiva contou ainda que o Norwegian Viva, com estreia para agosto deste ano, terá roteiros bem adequados para o mercado brasileiro, navegando pelo Sul do Caribe, com saída de San Juan, em Porto Rico.
mais
Durante sua participação na WTM Latin America, a operadora Orinter Tour & Travel apresentou novidades de vários segmentos. Na América do Sul, os destaques são a temporada de neve e esqui em julho para Chapelco, Bariloche, Ushuaia e Santiago. Em exóticos, África, Ásia, Oriente Médio, Índico e Oceania, em parceria com empresas nestes destinos, além de mais de 60 contratos com hotéis diretos, são as fortalezas da Orinter. A empresa ainda destaca o bom desempenho dos departamentos de Casamentos e Cruzeiros.
Saiba mais
O Visit Orlando está reforçando as novidades do destino e as suas estratégias para o mercado brasileiro, que incluem campanha de marketing e treinamentos para agentes de viagens. Entre as principais novidades do destino promovidas na feira estão o trem Brightline, que conectará Miami e Orlando em julho; a nova montanha-russa com temática de surfe no Sea World; e a atração de Tron no Magic Kingdom.
"Temos muita expectativas também em treinamentos e capacitações com o Orlando Travel Academy e uma nova campanha de marketing com veiculação na televisão e redes sociais chamada 'Inacreditavelmente Real', que promove a mistura única de fantasia e autenticidade de Orlando", explicou o gerente de Relações Públicas do Visit Orlando para a América Latina, Leo Salazar.
O Porto de Galinhas CVB anunciou, na WTM Latin America, seu roadshow para 2023. Intitulado Porto de Galinhas na Estrada, o evento itinerante terá início em maio, na cidade de Goiânia, e seguirá até agosto.
O evento passará, ainda, pelas cidades de Belo Horizonte e Uberlândia (MG), Ciudad del Este (Paraguai), Presidente Prudente (SP), Londrina e Maringá (PR), São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Campinas (SP), finalizando em Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires e Córdoba (Argentina) e Assunção (Paraguai).
Quito participou da WTM Latin America 2023 com o objetivo de atrair mais brasileiros para o destino.
“Recebemos pouca visitação de brasileiros em Quito e por isso estamos na feira. Em 2019 tínhamos um voo direto da Gol que ligava a capital do Equador a São Paulo, mas com a pandemia a operação do voo foi descontinuada. Hoje há três companhias aéreas por meio das quais é possível ligar o Brasil a Quito via conexão, sendo elas: a Latam (via Lima), a Avianca (via Bogotá) e a Copa (via Panamá)", comenta a coordenadora de Operações do Turismo de Quito, Paulina Gordillo.
Na WTM Latin America, Ricardo Amaral participou de uma primeira grande feira após anunciar ao mercado que a R11 Travel venderá cruzeiros de fora do grupo Royal Caribbean, desde que sejam viagens de cabotagem na América do Sul. Embora ainda não tenha divulgado as novas marcas, o CEO da empresa, Ricardo Amaral, diz que o sistema já está pronto, e que também venderá fluviais.
"Estamos avançando negociação com as empresas que operam no Brasil. Tudo isso está sendo demandado por grandes grupos, principalmente de Mice e eventos, que eram meus clientes na época de operador. Tudo será concentrado no mesmo sistema, que está pronto. Estaremos com tudo a tempo hábil para a temporada de verão", garante Amaral. "Esse novo portfólio deve dobrar o faturamento da R11", completa.
A primeira participação da RCD Hotels na WTM foi protagonizada pela alta procura no Hard Rock Hotel & Casino Punta Cana. Acaba de ser entregue a reforma completa do resort all-inclusive da República Dominicana. Todos seus mais de 1,8 mil apartamentos foram renovados, tal como a decoração, espaços de entretenimento, novo kids club e restaurantes. Aliás, dois novos espaços gastronômicos foram inaugurados no hotel: um vegano e uma hamburgueria, totalizando dez.
"O hotel está lindo e tem tudo o que o brasileiro gosta, e está sendo muito mais buscado após a obrigatoriedade de visto para entrar no México. Lua de mel, spa, gastronomia, família, diversão e experiência nas lindas praias caribenhas estão incluídos", afirma a diretora da empresa no Brasil, Carla Cecchele.
Para aproximar resorts brasileiros de todas as regiões e agências com alto índice de vendas desses empreendimentos, a Resorts Brasil realizou um brunch de relacionamento, com associados.
A associação levou para o encontro 14 empreendimentos, que convidaram, cada um, cinco agências selecionadas.
O evento foi nomeado pela associação como Connect-Agente e deve ter sua realização repetida no Rio de Janeiro, no segundo semestre, aproveitando o fluxo de mercado da Abav Expo - assim como foi feito agora em relação à WTM Latin America.
Participaram do encontro as seguintes marcas:
Bourbon Hotéis & Resorts
Cana Brava All Inclusive
Casa Grande Resort
Clara Resorts
Fasano
Grand Palladium
Hotel Jequitimar
Malai Manso
Nannai
Summerville
Tauá
Tivoli
Transamérica Comandatuba
Vale Suíço
Salta e Jujuy apresentam mais uma vez sua oferta turística na WTM Latin America, com o objetivo de se firmar como um dos destinos argentinos preferidos do turista brasileiro.
Influenciado pela rota direta da Aerolíneas Argentinas, que conecta São Paulo a Salta, o destino anunciou que 16% dos turistas estrangeiros são brasileiros, tornando o país líder do ranking de chegadas em 2022. Com 11 meses de alta temporada, Jujuy também vem sentindo números melhores no Turismo, principalmente no aumento de 900 mil para 1,5 milhão de turistas por ano e de duas para três noites médias de pernoites.
Saiba mais
O CEO da Enjoy Hotéis e Resorts, Alexandre Zubaran, falou sobre a boa repercussão que o São Pedro Thermas Resort, no interior paulista, está tendo depois de sua estreia.
“O início da distribuição do São Pedro Thermas Resort começou em ritmo aceleradíssimo e já temos uma boa resposta, com um volume de vendas muito bacana. O lançamento foi bem feito e teve uma repercussão muito boa. Isso está agitando bastante o nosso estande aqui na WTM e estamos participando dessa e de outras feiras para marcar o momento de expansão na nossa companhia, cujo primeiro ciclo durará até 2025”, conta Zubaran.
Saiba mais
Após inaugurar no Busch Gardens Tampa a Serengeti Flyer, balanço mais rápido e alto do mundo, o Sea World Parks & Entertainment se prepara para o seu próximo lançamento - a Pipeline: The Surf Coaster, que deve estar aberta até as férias de verão dos Estados Unidos, no meio deste ano.
“A Pipeline será uma montanha russa diferente de todas as outras em nossos parques. Com inspiração no surfe, as pessoas vão de pé em uma prancha. Esta atração é para aqueles que são corajosos e gostam de adrenalina", afirmou a diretora de Vendas e Marketing internacional do grupo, Lisha Duarte.
Saiba mais
O destino participou da décima edição da feira para anunciar os 30 dias de festejos juninos e promover o Programa Sergipano de Desenvolvimento Social e Econômico, idealizado para contemplar ações de infraestrutura e facilitar a logística para o melhor fluxo de visitantes no destino.
Segundo o governador Fábio Mitidieri, autoridades e entidades de Sergipe estão negociando novas rotas aéreas para tornar o destino mais competitivo.
A Skål Internacional promoveu o evento Bem-Receber com skålegas, autoridades e convidados para degustação de pratos típicos da culinária latino-americana, e prestou justa homenagem a Eduardo Sanovicz, presidente da Abear e ex-presidente da Embratur.
No discurso de agradecimento, Sanovicz arrancou aplausos de todos os presentes ao afirmar que "nessa altura da vida me permito falar de forma muito sincera: eu só acredito no Turismo como forma de reduzir a miséria desse País. Tendo isso claro, a qualidade de entrega pode fazer o nosso trabalho muito melhor. Para crescermos [como país], precisamos que os cidadãos brasileiros tenham café, almoço, jantar, casa, saúde e educação. Na minha cabeça é para isso que a gente funciona. O segundo grande sentido é, que quando o Turismo é exercido em sua plenitude, o mundo fica melhor”.
O Brasil está entre os top 3 mercados para o South Beach Group Hotels, grupo hoteleiro independente de Miami Beach, na Flórida. Com um total de 17 hotéis boutique localizados em Miami Beach e um em Fort Lauderdale – totalizando mais de 1,6 mil leitos –, a empresa aposta no País como um dos grandes emissores dos hóspedes destas propriedades, principalmente na baixa temporada, entre maio e agosto.
De acordo com a diretora de Receita do grupo, Indira Gonzalez, presente da WTM Latin America, cada hotel tem um estilo único e são várias as possibilidades para diferentes tipos de hóspedes: apartamentos inteiros para famílias, quartos mais completos para quem quer ficar por mais tempo (staycation), hotel 4 estrelas para o viajante mais alto padrão, opções para quem viaja a trabalho, entre outras.
Saiba mais
TAP
A Tap Air Portugal está celebrando a volta dos bons resultados financeiros da empresa. A companhia aérea apresentou lucro líquido de 65,6 milhões de euros e 3,5 bilhões de euros em vendas, valor nunca alcançado em 77 anos de empresa.
"Os números positivos de 2022 são resultado de uma grande reestruturação da empresa, com redução de custos e maior eficiência de operação. Este era o resultado que estávamos esperando em 2025. Além disso, a demanda foi muito forte depois da pandemia. No primeiro trimestre de 2022 foi um pouco fraco devido à variante ômicron, mas depois vimos forte demanda, principalmente nos Estados Unidos e Brasil", afirmou o diretor de Vendas e Distribuição global da aérea, Frederic Gossot. O executivo também afirmou estar "muito esperançoso com 2023, porque as reservas dos primeiros meses do ano indicam um panorama muito positivo e de crescimento".
Saiba mais
Durante participação na feira a TBO.com premiou duas vencedoras da campanha de vendas "Reserve e Ganhe Prêmios", destinada a agentes do Brasil, Colômbia e México. A campanha segue até o dia 30 de abril e é válida para viagens com check-out até 31 de maio.
Até o final do mês, os profissionais serão premiados com iPhones, iPads, iMacs, televisores, vouchers de compras e ainda podem concorrer a um Jeep Renegade.
Giselle Pina é a nova gerente de Produtos de Conectividade da Teresa Perez Tours. A empresa de viagens de luxo conta com a experiência de mais de 15 anos da executiva para desenvolver toda a parte de interação entre sua prateleira e suas plataformas tecnológicas. Com passagens por Logitravel, Interep e, mais recentemente, na área de Viagens do Banco Inter, Giselle afirma que o projeto de aplicativo da Teresa Perez foi fator decisivo para ela aceitar o convite.
O aeroporto de Rivera, no Uruguai, vai ser transformado em um aeroporto binacional, de acordo com o diretor de Turismo do Uruguai, Roque Baudean. "O Uruguai está trabalhando para fortalecer os destinos binacionais na fronteira com o Brasil em parceria com o MTur. O principal exemplo é Rivera (Uruguai) e Sant'Ana do Livramento (Brasil), que já compartilham eventos e turistas."
"O aeroporto binacional de Rivera é uma grande oportunidade para as cidades do Rio Grande do Sul e as cidades ao norte do Uruguai. Tanto as companhias aéreas brasileiras quanto as uruguaias estarão operando em um aeroporto doméstico. O objetivo é aumentar a conectividade e a oferta aérea. Já existem companhias aéreas interessadas no tema e essa oferta aérea será importante para o desenvolvimento turístico da região", afirmou Baudean.
Uma das principais novidades da Velle na WTM Latin America foi acréscimo do Explora Journeys, da MSC Cruzeiros, que passou a ser representada pela empresa de Ricardo Alves. A marca terá sua estreia com o Explora I, que tem inauguração prevista para julho deste ano. Pouco antes do Explora, a Velle também anunciou a representação da Atlas Ocean Voyages, uma companhia portuguesa com a oferta de viagens íntimas em iates. Atualmente, sua frota é composta por duas embarcações, o World Navigator e World Traveller.
Saiba mais
O novo site da ViagensPromo para agentes de viagens está no ar. A operadora garante um portal reformulado, todo conectado com seu portfólio e com muito mais conteúdo sobre destinos e fornecedores. Neste novo site, o agente parceiro da ViagensPromo já compra diretamente com seu login uma gama de produtos superior ao que a operadora vendia até então.
No entanto, junto com a nova plataforma, uma novidade enche a operadora de expectativas: a nova investida no setor de Cruzeiros. Cláudia Gonçalves foi contratada como a nova gerente do Departamento Marítimo da ViagensPromo. Com mais de 20 anos de Turismo e passagens por operadoras tradicionais, a executiva vê boas oportunidades em sua nova casa.
Saiba mais
Um dos materiais distribuídos no estande foi o suplemento do Visit Florida
O Visit Florida reuniu cinco destinos em um brunch para apresentar suas novidades e fazer networking. Estiveram presentes Leo Salazar, do Visit Orlando; Melina Martinez, do Greater Miami CVB; Gabriela Godoi, do Visit Tampa Bay; Tracy Vaughan, do Visit Lauderdale; e Andrea Gabel, do Visit St. Pete/Clearwater.
A novidade mais citada durante o evento foi o trem Brightline, que passará a conectar Miami a Orlando a partir de 4 de julho. "O Brightline será um divisor de água para nós. É uma grande oportunidade de combinar Miami e Orlando em uma única viagem", explicou Melina Martinez, do Greater Miami CVB. Tracy Vaughan, do Visit Lauderdale, também demonstrou animação por Fort Lauderdale estar no caminho entre as grandes cidades, podendo se tornar uma opção para viajantes.
A Voetur está investindo em uma marca própria de seguro viagens. O produto voltado para o B2C, que pode ser encontrado em totalassist.com.br, conta com dois diferenciais, segundo o diretor comercial da TMC, Humberto Cançado: mais cobertura e o menor valor do mercado. “Hoje, comparado com os concorrentes, temos o produto mais completo e com o melhor preço”, afirmou, na WTM Latin America.
Cançado reforçou ainda que a empresa está fazendo investimentos em pessoas neste ano. No pós-pandemia, a agência de viagens corporativas vem recuperando seu quadro de colaboradores e agora traz profissionais de nível estratégico, contratando pessoas C-Level.
O Grupo Wish Hotels aproveitou a WTM Latin America e, no centro de São Paulo, fez um evento a 150 metros para comemorar um primeiro trimestre de resultados… nas alturas.
A antiga rede GJP e Grupo Leceres convidou parceiros ao Sampa Sky para anunciar uma receita de R$ 74,7 milhões de janeiro a março de 2023, 35% a mais do que no primeiro trimestre de 2022 e 8% acima da meta.
Com mais de R$ 28 milhões em vendas, março foi recorde histórico da rede, 20% acima de novembro do ano passado, mês da black friday. Wish Natal, Marupiara e Prodigy SDU foram os top 3 em desempenho da rede de dez hotéis.
“Vem mais por aí. Esse é um ano que promete. É bem provável que nós anunciaremos expansão em número de empreendimentos e no atendimento. Isso significa mais trabalho, justamente o que nós queremos”, afirma o diretor comercial da Wish, Rodrigo Vaz.
O verão deste ano foi histórico para o Wyndham Olímpia, no interior de São Paulo, de acordo com a diretora comercial do hotel, Michele Tavares.
“Nós vínhamos de uma temporada de férias recorde em 2022, mas o melhor verão da história acabou sendo o deste ano, pois nós conseguimos fechar o primeiro trimestre com alta de 32% no faturamento, com destaque para a diária média, que aumentou 15%”, conta Michele.
“No que se refere ao nosso budget de 2023, estamos com um resultado 17% acima do planejamento, o que nos dá ânimo para programar o primeiro semestre. Acredito que este será um ano histórico, com recordes”, complementa.
A Yalago, bedbanks do Grupo Emirates, com foco na hotelaria da Ásia e Oriente Médio e também com forte presença nos Estados Unidos, acaba de chegar ao Brasil e montar sua equipe.
O vice-presidente de Vendas para as Américas, Mikael Hellstrom, está na WTM Latin America, apresentando a empresa e seu time no Brasil: Andrea Pompilio, ex-Hotelbeds, e Flavia Oliveira, ambas como gerentes de Novos Negócios para América Latina.
O Estado mexicano de Yucatán esteve na última edição da WTM Latin America e reforçou sua oferta turística voltada para um setor com mais responsabilidade ambiental e experiências que valorizam as comunidades locais. Por meio da conectividade via Cancún e Cidade do México, o destino relembrou as campanhas "365 dias em Yucatán" e "365 sabores em Yucatán", para promover as atrações e a diversidade gastronômica disponíveis durante todo o ano.
É no moderno escritório localizado na rua Wisard, na Vila Madalena (SP), que Raphael Swierczynski e Guilherme Wroclawski, sócios-fundadores da Hero Seguros, falam sobre cifras vultosas e metas ambiciosas para 2023.
Quem ouve os dois falando de números de faturamento tão expressivos pode pensar, em um primeiro momento, que se trata de uma empresa com bastante tempo de mercado. Mas a Hero, fundada em novembro de 2021, é uma recém-chegada que já alcança patamares financeiros de veteranos.
Em março de 2022, quando iniciou suas operações, a insurtech (termo dado para a junção das palavras insurance [seguro] e technology [tecnologia]) vendeu 133 seguros. Em abril, esse número chegou a 6,3 mil.
Em maio, foram vendidos 20,6 mil seguros.
Em junho, 31 mil e, em julho, 36,3 mil. No total, 232 mil seguros foram vendidos em 2022, movimentando R$ 54 milhões. Para este ano a meta é ainda mais ambiciosa: vender de 800 mil a um milhão de seguros, o que equivale a R$ 200 milhões.
Entre a centena e o milhão, muita coisa aconteceu. A Hero conquistou não só as contas do Banco BTG e da Ciclic (Banco do Brasil), como também a conta da 123Milhas, disputada com outros oito players.
“Fomos colocados na mesma prateleira de empresas tradicionais do setor e nos so-
bressaímos. Isso mostra que a nossa estratégia está fazendo sentido para o mercado”, comenta Guilherme.
O seguro da Hero também foi escolhido pela CI Intercâmbio e, recentemente, selecionado para o pool de viagens da BeFly, Agaxtur e Diversa na temporada de inverno argentino. “Não atendíamos nenhuma dessas operadoras e ganhamos a concorrência até mesmo de empresas que são atuais parceiras delas”, conta Raphael.
Em menos de um ano de operação, a Hero já havia conquistado 6% do mercado e ultrapassado a marca de 300 mil clientes. Mas o que está por trás dessa sequência de resultados positivos?
Embora tenha pouco tempo de existência, a Hero é comandada por dois cérebros que somam décadas de expertise no mercado: Raphael Swierczynski soma 22 anos de experiência na área de seguro viagem e trabalhou como CEO da QBE e em outras empresas do ramo; e Guilherme Wroclawski, fundador e ex-CEO das startups SaveMe e Modait, expert na área digital. Ambos trabalharam juntos na Ciclic, o ponto de partida para a criação da Hero, que “não nasceu de uma ideia, mas sim a partir de dores e demandas do mercado”, como conta Guilherme. “Percebemos que a flexi-
bilização e a customização do produto para cada tipo de cliente eram necessárias. O seguro é muitas vezes colocado em uma prateleira, é igual para todo mundo, e não deveria ser”, pondera ele. “As pessoas são diferentes, por que o produto tem que ser o mesmo para todos?”, endossa Raphael. “E isso vale para qualquer tipo de seguro. Começamos pelo seguro-viagem porque trabalhávamos diretamente com o produto. E aí mapeamos dores muito claras, que muitas vezes nem as empresas do mercado sabiam que existiam”, complementa.
“As grandes empresas do segmento têm muito legado, muita burocracia, e por conta disso não conseguem precificar os riscos de forma rápida e nem flexibilizar os produtos”, explica Guilherme. Nesse contexto, a Hero chega para “desengessar” os processos. “As pessoas costumam pensar que, quando precisarem de atendimento de sinistro, terão muita dificuldade. Elas já chegam com uma expectativa negativa e veem o seguro como vilão da história. Daí nasce o nome Hero, porque os seguros são os heróis e existem para ajudar as pessoas nos momentos em que elas estão pas-
sando por dificuldades”, comenta Raphael. “A Hero é uma empresa de seguros com a qual é fácil fazer negócios. Sempre que vamos fazer alguma coisa, pensamos se estamos facilitando os negócios e melhorando a experiência do parceiro e do cliente”, complementa. Com esse objetivo em mente, a Hero tem a proposta de simplificar o trabalho dos agentes de viagens. E quem faz isso é Xavier. Um executivo? Um diretor?
Nada disso. Xavier é um sistema de emissão e distribuição que permite incorporar a marca do canal parceiro e fazer white label. Segundo os sócios, isso acontece em uma velocidade muito rápida, dando ao agente de viagens uma propriedade para a venda de seguros (não só o produto de risco, mas também a plataforma para vender).
Além disso, o agente tem à sua disposição uma régua de comissão, podendo escolher se quer vender a preço net (zero de comissão) ou com até 65% de comissão.
O nome do sistema é inspirado no Professor Xavier, do X-Men, que é o professor dos heróis. “Estamos construindo heróis no mercado e esse sistema é o professor, é ele que vai fazer a coisa acontecer com o agente de viagens”, comenta Guilherme.
Além da customização, flexibilização do produto, agilidade na hora de precificar risco e do sistema de distribuição, a qualidade no atendimento ao cliente final é outro diferencial citado pelos sócios-fundadores da empresa. “Não adianta ser muito rápido, customizar o produto, precificar e distribui-lo de forma ágil se, lá na frente, o consumidor tiver uma má experiência. Por isso, temos um grande foco na qualidade do atendimento ao cliente final", comenta Guilherme.
A Hero oferece a telemedicina do Hospital Albert Einstein para todos os segurados e com isso passou a atingir o patamar de excelência da metodologia NPS, que mede a satisfação daqueles que passam por um sinistro atendido pela empresa.
“Não queremos ser uma empresa grande, mas sim uma grande empresa”, comenta Guilherme. Ele quer dizer que o objetivo da empresa não é ser volumosa em número de pessoas, porque a tecnologia ajuda na gestão de contas.
O CTO da Hero, Vinicio Santos, conta que a insurtech preza pela segurança e velocidade dos sistemas utilizados. “Levantamos todos os requisitos para facilitar as integrações com novos parceiros, a velocidade de precificação e a entrega, fazendo as adaptações necessárias e considerando que o mercado muda muito. Quando surgiu a covid-19, por exemplo, foi muito simples para criarmos uma
nova cobertura, precificar e entregar isso para os parceiros de forma rápida. Empresas mais engessadas teriam dificuldade nesse processo, mas aqui na Hero, com apenas alguns botões, já conseguimos dar conta da questão.”
Ser uma empresa de seguro-viagem é só um dos objetivos da Hero. Planos mais abrangentes – e ambiciosos – já estão sendo colocados em prática.
“Começamos a pensar em como podemos fazer a empresa crescer gerando mais valor para os agentes de viagens e o consumidor. Desde o começo deste ano, estamos criando um ecossistema de proteção que oferecerá, além do seguro-viagem, outros tipos de assistência para o viajante, o que aumentará também a monetização para o vendedor, em uma relação ganha-ganha”, conta Guilherme.
Além dessa novidade, a Hero está prestes a anunciar uma parceria com uma grande operadora global especializada em chips internacionais, agregando o produto à venda do seguro.
“Nossa empresa está se movimentando para ofertar aos parceiros um arsenal de vendas com tecnologia de ponta e alta capacidade de comissão. Entendemos que o agente de viagens vê a Hero como uma ferramenta, um parceiro que o ajuda a ganhar mais dinheiro com cada vez menos esforço”, complementa.
Guilherme conta que o crescimento exponencial da Hero resultou em uma demanda orgânica por parte dos agentes de viagens. “Hoje eles nos procuram, perguntando como podem vender nosso produto”.
"A Hero construiu sua primeira fase em contas grandes e, agora, está atendendo agências mais pulverizadas", diz Raphael. De acordo com ele, hoje a empresa conta com uma base de 500 agências ativas, número que deve crescer para 1,5 mil em um mês.
A contratação de bons profissionais é uma das apostas da Hero para ampliar seus bons resultados. Recentemente, Raphael e Guilherme anunciaram a contratação de Ricardo Alexandre como novo COO da empresa.
Com 30 anos de experiência no mercado de seguros, Ricardo iniciou sua trajetória na Mondial Assistance (que hoje é Allianz Partners), onde atuou como diretor de Operações por 16 anos.
Em seguida, Ricardo trabalhou na Minuto Seguros, atuando nas áreas de Operação e Vendas por cinco anos e, depois, foi para a Europa Assistance, onde ficou sete anos como head de Operações.
Há algumas semanas, ele e os sócios-fundadores da Hero Seguros, Guilherme Wroclawski e Raphael Swierczynski, iniciaram conversas relacionadas a consultoria e viram que havia uma sinergia entre os objetivos de todos.
Ana Carolina Castelo Branco também chegou recentemente ao time para ser a nova head comercial de Trade. Profissional com mais de 20 anos de experiência no Turismo e passagens por Grupo Flytour e Omint, ela é graduada em Turismo, com MBA Internacional em Marketing e MBA em gestão empresarial. Atuou por nove anos na gestão de produtos no Grupo Flytour, com foco em distribuição, estratégia e negociação, e teve sua mais recente passagem pela seguradora Omint, como head de Seguro Via-
gem, à frente da área comercial e estratégica do Produto. Em sua nova função na Hero, a executiva será responsável por liderar a equipe de Vendas e desenvolver estratégias comerciais para impulsionar o crescimento da empresa no canal de agências de viagens.
Ela também trabalhará em estreita colaboração com outras áreas da empresa, incluindo Marketing, Atendimento ao Cliente e Operações.
A Hero também anunciou Saulo Boccanera como embaixador da
marca. O profissional está há 28 anos no Turismo e atua como treinador comportamental e mentor em empresas do setor, com o objetivo de ajudar diretores e empresários a aumentarem suas vendas em tempo recorde.
Saulo já treinou mais de 100 donos de agências de viagens e empresários do Turismo e na Hero ficará por seis meses, período em que ajudará os funcionários a desenvolverem seus potenciais pessoais e profissionais.
Hoje a Hero conta com 50 funcionários e os bons resultados obtidos se devem principalmente à equipe, de acordo com Guilherme e Raphael. O escritório na Vila Madalena tem ambiente moderno e disruptivo, traduzindo a cultura da empresa.
Nas paredes coloridas, é possível ler frases como “Os seguros são os heróis silenciosos da vida” (que foi escrita pelo chat GPT), e há área de convivência com mesas de ping-pong e sinuca. O escritório é petfriendly e não é difícil ver a cachorrinha Julie circulando por ali com seu ossinho. “Além disso, não temos formalidade na vestimenta, é um ambiente jovem e despojado. Quando a empresa dá esse tipo de liberdade aos colaboradores, a performance deles aumenta. Entendemos, ao longo de nossa carreira, que se a pessoa se sente bem no ambiente, ela produz muito mais”, comenta Guilherme.
Por meio da parceria da Hero com a startup Pólen, parte do dinheiro arrecadado com a venda de seguros será doado a ONGs escolhidas pelos clientes.
“E tudo será feito de forma digital. O cliente receberá uma mensagem, clicará em um link, escolherá a ONG de sua preferência e doará o valor a ela”, explica Raphael. n
O Sindepat e a Adibra lançaram oficialmente, no mês passado, durante o Sindepat Summit 2023, o estudo Panorama Setorial e Novos Investimentos – Parques, atrações turísticas e entretenimento no Brasil, realizado pela empresa Noctua.
O estudo mapeou 500 empreendimentos do setor e desses 281 participaram da pesquisa para levantamento de dados.
Confira a seguir os principais números e 10 insights retirados da publicação.
89
18% de visitantes/ano de expectativa de aumento de visitantes em 2023
R$ 7,1 de faturamento BILHÕES
R$ 9,6
BILHÕES
em investimentos em 63 novos projetos
R$ 3,7
BILHÕES + R$ 13
em reinvestimentos nos próximos 3 anos
BILHÕES
em investimentos somando os dois itens anteriores
+ DE 35 MIL + DE 500
empregos diretos e projeção de 11 mil novos postos de trabalho
+ DE 130 MIL empregos indiretos
empreendimentos identificados
PÚBLICO-ALVO nas classes
e em famílias com crianças de até 10 anos B C
Fonte: Panorama Setorial Sindepat, Adibra, Noctua
1
O público-alvo dos parques e atrações são as famílias com crianças até dez anos. No entanto, na pesquisa com os 63 novos empreendimentos identificados para os próximos anos, já se nota uma expectativa maior para atrair adultos e ainda jovens até 29 anos, que já são a segunda força do público.
2 3
As classes B e C são o foco dos empreendimentos atuais. Mas nos novos projetos já se identifica uma preocupação maior em atrair a classe A.
7 8
De 2019 a 2022 os parques e atrações no Brasil cresceram 20% em número de visitantes. O real desvalorizado frente ao dólar e a força do Turismo doméstico explicam em parte esse sucesso.
O setor espera para 2023 18% mais visitantes em relação a 2022. Também há expectativa no aumento dos custos (9%), funcionários (12%) e tíquete médio (15%). Há confiança no potencial e crescimento do setor no País, mas alguns gargalos podem atrapalhar, especialmente a economia e a falta de mão de obra qualificada. Também preocupam, mas em menor escala, a infraestrutura de acesso e o poder de consumo dos visitantes.
O tíquete médio foi de R$ 123 em parques e atrações no Brasil. Incluindo ingresso (R$ 73), alimentação (R$ 34) e outros gastos (R$ 16) por pessoa.
Há 63 projetos novos para os próximos anos, em quase R$ 10 bilhões de investimentos, ou R$ 152 milhões por projeto, o que mostra empreendimentos maiores e com mais capacidade de visitação. Serão 18 novos parques aquáticos, 13 temáticos/diversão, 20 atrações e 9 parques naturais concessionados.
O EBITDA do setor é positivo, mostrando força na geração de caixa, mas, segundo o estudo, ainda abaixo do potencial dessa indústria.
4 9 10 5 6
99,3% dos entrevistados já têm investimentos aprovados internamente. A inovação e os investimentos constantes estão no DNA do setor. O montante s ser investido nos próximos 3 anos é cerca de 7% do faturamento das empresas.
40% dos novos projetos estão acoplados a meios de hospedagem, time sharing ou multipropriedade (índice maior que o de empreendimentos existentes, que fica em menos de 25%). E 70% são ligados a grupos já existentes. Para o estudo, há um boom de investimentos em parques e atrações no País. n
O estudo completo está disponível em www.sindepat.com.br.