O motor do Turismo

Page 1

08 Política

>> Brunna Castro, Henrique Santiago, Karina Cedeño e Rodrigo Vieira

O motor do

David Barioni, presidente da SP Turis, órgão responsável pelo Turismo da capital paulista

NEM SÓ DE EMBRATUR E MINISTÉRIO DO TURISMO VIVEM OS DESTINOS BRASILEIROS.

Alexandra Caprioli, diretora de Turismo de Campinas (SP)

Turismo

Marcelo Alves, presidente da Riotur

Leonardo Krohling, secretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória

SUDESTE SÃO PAULO

Ex-Tam, Gol e Apex, David Barioni é a expectativa de ares novos ao Turismo da metrópole, principalmente pelo seu passado ligado ao trade e ao empreendedorismo. “Aceitei o desafio por entender que essa megacidade tem um grande potencial e que a atividade turística ainda pode se desenvolver muito na capital paulista, impactando positivamente na economia do município.” Barioni conta com um time de sete empresários para reforçar o Turismo da cidade: Chieko Aoki, Claudia Sender, Marcos Arbaitman, Guillermo Alcorta, Paulo Kakinoff, Abram Szajman e Caio Luiz de Carvalho formam o Conselho Municipal de Turismo. A principal promessa do prefeito João Doria desde sua campanha era a privatização do complexo do Anhembi e do Autódromo de Interlagos, o que traria mais eventos para a principal cidade do Turismo corporativo do País. “Faremos de tudo para que essas desestatizações saiam esse ano”, projetou o prefeito, durante a primeira reunião

do conselho. Retomar o Jockey Club e repassar a concessão dos parques públicos da cidade à iniciativa privada também é destaque na pauta do prefeito para alavancar o destino brasileiro recordista no número de visitantes.

Aluizer Malab, presidente da Belotur

Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba

RIO DE JANEIRO

A Secretaria de Turismo da cidade foi extinta, e o novo prefeito, Marcelo Crivella, optou por entregar a gestão do setor à Riotur, que também realiza a promoção da Cidade Maravilhosa no Brasil e no Exterior. Quem assume o órgão é Marcelo Alves, presidente da empresa de eventos e marketing promocional Marcelo Alves Entertainment Rio. Tal como em São Paulo, um conselho foi criado para conduzir o Turismo carioca. Alves já se reuniu com o trade e entre as primeiras ações estiveram um plano de segurança para áreas turísticas e criação de uma diretoria focada no atendimento ao visitante.

CAMPINAS (SP)

Com a reeleição do prefeito Jonas Donizete, a cidade paulista manteve Alexandra Caprioli na diretoria de Turismo. Como principal legado de seus últimos quatro anos, Alexandra menciona captação de eventos e a recepção das seleções de Portugal e Nigéria durante a Copa do Mundo. Para os próximos quatro anos, a aposta da diretora é a criação de uma ciclovia de padrão europeu, inspirada na Eurovelo, onde os cliclistas cruzam vários países do velho continente sobre duas rodas. A ideia é sinalizar e aprimorar as várias trilhas que saem da cidade e vão até municípios vizinhos, como Amparo, Jaguariúna e Pedreiras.

VITÓRIA

Mantido no cargo após a reeleição do prefeito Luciano Rezende, o secretário de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, segue com a missão de fazer de Vitória uma concorrente na atração de turistas do Sudeste do País. Divulgação/Instituto Municipal de Turismo de Curitiba

Atribuir todas as tarefas às secretarias estaduais também é deixar questões pontuais – e cruciais – de lado. No ano passado, o Brasil recebeu 6,6 milhões de visitantes estrangeiros e, se o País realmente pretende dar o salto pelo qual vem sendo questionado pelo trade e pela sociedade, os municípios também precisam dar as caras. E isso envolve uma série de fatores para além dos atrativos turísticos: segurança turística, infraestrutura, limpeza, organização, mobilidade e educação, para citar algumas. O Turismo é tudo isso, afinal, visitante nenhum sonha em passar as férias em meio a um desarranjo. Esse ano marca a renovação das gestões municipais em todo o Brasil. Aliás, renovações em algumas cidades e continuidade em outras, no caso dos reeleitos. Promessas enérgicas não faltaram. Captação de eventos, privatização de equipamentos públicos, limpeza, segurança e maior divulgação no Brasil e no Exterior foram algumas delas. Vale ficar de olho. O noticiário político está gerando no brasileiro um sentimento de maior confiança no combate à corrupção e a respeito da seriedade do poder público. Se não estamos deixando barato em outras esferas, no Turismo não pode ser diferente, afinal, nosso setor é visto como um dos de maior potencial para engordar os cofres públicos de maneira sustentável. Copa do Mundo e, principalmente Rio 2016, vieram para mostrar que sim, é possível. A seguir confira um panorama das secretarias municipais dos principais destinos brasileiros:

JP 008 a 011.indd 8

25 a 31 de janeiro de 2017 JORNAL PANROTAS

Lourenço Kurten, secretário interino de Turismo de Foz do Iguaçu (PR)

19/01/2017 20:25:56


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.