Jornal PANROTAS - Edição 908 - Abril/2010

Page 1


CRUZEIROS

Encartado nesta edição, o Guia de Referência PANROTAS, que traz os navios eas novidades para a temporada 2010/2011 no Brasil ena Annérica do Sul, é importante ferramenta para o,profissional de viagens

E HOTÉIS

Apreocupação do setor em relação à oferta de leitos para a Copa do Mundo de 2014 a polêmica proposta para a nova classificação fioteleira no País; ea renovada estrutura co da TrendDbeiadora

COPACABANA PALACE

artur@panrotas.com.br

México com visto americano

ACoordenação de Regulamentação Migratória do México apro vou uma norma que facilita a entrada no país de turistas de qualquer nacionalidade com passaporte com visto dos Estados Unidos. O comunicado éassinado pelo coordenador Tonatiuh Garcia Castillo.

A partir de 1^ de maio, não será mais necessário àquele viajante que tem um visto dos Estados Unidos tirar também visto para o México, desdequeo americano esteja válido e vigente.

Segundo Castillo, a medida vem "em cumprimento à instrução presidencial de adotar medidas adicionais que facilitem a che gada de viajantes internacionais ao México".

Tibau

•O trade dePipa(RN) está comemorando. ACVC anunciou queincluirá, definitivamente, a cidade de Tibau doSul em seus fretamentos para oRio Grande do Norte. Para firmar o acordo, o diretor comercial da operadora, CleytonArmelin, esteve reunidocomodiretorexecutivoda ABIH-RN, Murillo Feilinto, comoprefeitodeTibaudoSul,EdmilsonInáciodaSilva, com a secretária de Turismo da Cidade, Cristina Grahn, eo representante daLuck Receptivo, George Costa. A nova parceria prevê a contratação de 200 apartamentos em Pipa,já disponíveis para vendas na operadora. "Esse éumpleitodemuitos anos dos empresários da Pipa/Tibau doSule que agora se concretiza graças auma ação conjunta do poder públicoeda iniciativaprivada",afirmouodiretor executivo da ABlH-RN. •

42 Marriotts no Brasil

•Nosdias28e29, quarta e quinta-feira, a Marriott promove, em São PauloenoRiode Janeiro - respectivamente -, oGlobalPursuitsBrasil.Nesta edição, quecontacomapoiodaTamedaHertz,o evento trará42hotéis r participantes, ouseja,omaior número járegistradopelaredenoPaís. Estarão presentes gerentes gerais e vice-presidentes regionais de destinos como Nova York, Miami, Paris e Beriim, entre outros. Cima oportunidade ^ única para conhecer, negociar, descobrir oportunidades e aumentar seu know-how na hotelaria Marriott, uma das maiores redes do mundo. Em São Paulo o evento ocorre dia28, quarta-feira, das 8h30 às 12h30, no Renaissance. NoRio,no JW Marriott,dia29, quinta-feira, das 19h às 21h. Confirmações pelo gsobrazil@marriott.com ou (11) 3069-3059/(11) 3069-3059

Eventos

A Abav-RJ eo Sindetur-RJ comemoraram com antecedência (em 19/4) o dia do agente de viagens. A festa, como em anos anteriores, foino Pão de Açúcar. O presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Ferreira, prestigiou a confraternização.

Opresidenteda AbavNacional, Carlos Alberto AmorimFerreira,e Tânia Cesonis, da Abav-RJ

Isabela Mattos, do bondinho do Pãode Açúcar, eLuiz Strauss, presidenteda Abav-RJ Nyivando Oliveira, presidente doSkal-RJ, Maurício Werner. diretor da Planet Workeda UniverCidade,Luiz Strauss (Abav-RJ)e odeputadofederal

Otávio Leite

Comemoração dupla

•O governo federal comemora recordede receitas deturistas estrangeiros emmarço (CJSS 578milhões)enoano (CJS$ 1,7bilhão).Masosdestinos escolhidospelosbrasileirosparasuasfériasnoExterior também estãorindo de orelha a orelha: o Banco Central revela que também é recorde o gasto dosbrasileirosnoExterior— impressionantes ÜS$ 1,1 bilhãoemmarçoe ÜS$3,3bilhõesdejaneiroa março. OdéficitdacontaviagensdoPaísjáéde ÜS$ 1,7bilhãonoano.Noanopassado,o déficit foi dequase ÜS$ 6bilhões. EnquantoogastodeestrangeirosnoPaíscresceentre 10% e20%,ogastode brasileiros no Exterior quase chega a 100% de crescimento. O Banco Central não revela mais detalhes, mas com certeza as famosas compras de viagens, especialmente eletrônicos e roupas, fazemadiferença.Os estrangeiros que vêmaoPaís costumam comprar apenas suvenires típicos - ninguém vemao Brasil adquirir laptop e máquina fotográfica. •

Crescimento responsável

"Consideramos cada contato com o cliente uma experiência única, compreendendo exatamente sua necessidade, entregando a solução na medida certa" diz Fernando Cavalheiro, diretor comercial da CEP Transportes. "Apesar de obtermos índices de aprovação na casa de85%, buscamos entender quais pontos deixaram 15%de nossos clientes abaixo da faixa de satisfação", complementa.

A grande preocupação em oferecer ummix completo de serviços fez com que, segundo Cavalheiro, a empresa experimentasse forte crescimento no primeiro trimestre de 2010. "A abertura da unidade Campinas e ações realizadas em todo Brasil quadruplicaram nosso número de reservas. Mas o que permitiu este crescimento foioforte investimento em pessoas, pósvendas e no atendimento dedicado a nossos clientes", explica Cavalheiro. I

Blogs PANROTAS

• Confira os posts da semana nos Blogs PANROTAS. Apesar do feriado, os dias foram agitados. Cima das novidades foi a estreia de Heloísa Prass, diretora de Marketing da PANROTAS, no time de blogueiros. Além da Cama éo nome do blog e ela vai falar, claro, de hotelaria. Mas não apenas a venda da hospedagem (cama). Por falar em hotelaria, o blog Sem Reserva (blog.panrotas.com.br/ semreserva) deu em primeira mão a volta de Chieko Aoki {foto)à presidência executiva da Blue Tree Hotéis, substituindo J^lário Lúcio Oliveira. Jorge Nishimura também regressou à presidência do conselho da rede. Confira ainda os apuros de Ricardo Amaral (do biog.panrotas.com.br/ navegando) na Europa, Viviânne JVlartlns ea eleição da ABGev (no blog. panrotas.com.br/viagenscorporativas), Cássio Oliveira {foto) comemorando 30 anos de turismo (blog.panrotas.com. br/consolidando) e os demais blogs do Portal PANROTAS. m

•A próxima novela das 7 da Rede Globo, Ti-ti-ti, fechou com o Windsor Barra para que todas as cenas de piscina sejam feitas no hotel, que tem uma bela piscina com vista em sua cobertura.

Ponto a ponto

Inspirado no Windsor Barra, o grupo carioca, aliás, promete uma piscina com borda infinita no topo de seu mais novo hotel em Copacabana, o antigo prédio do Le Méridíen, que está em reforma.

IVIaria Elisa,DoraPinheiro, Inês Fabres, Karla Phimenise Letícia Fullop, doGrupo High Light/AiT

Por que comemorar?

Uma das atividades que mais passaram por mudanças nos

Últimos anos mas não foia única, diga-se, sendo que algumas até desapa receram do mapa—o agenciamento de viagens tem sempre estado emxeque, principalmente porque évisto como um custo poralguns fornecedores, em espe cial as empresas aéreas. E cortar custos éa nova lei nas grandes corporações.

Essas mesmas empresas, porém, ainda não descobriram um modelo em que fjossam vender 100% diretamente, até porque sempre haverá quem necessite deum especialista parafazerosmais diversos serviços. Em todas as áreas.

Essas mesmas empresas enchem as agências de promoções, incentivos, prêmios,viagens,mimoseagrados. Não são tão caros e dispensáveis então, não é mesmo?

CJm dos grandes problemas foia queda da autoestima dos agentes de viagens depois do bombardeio da queda das comissões e com afalta de regulamen tação de sua atividade, o que causa pro blemas de definição de papéis, inclusive com conseqüências najustiça(atalres ponsabilidadesolidária).

Asimplificaçãooureduçãododebate somente ao tema do comissionamento também demonstrou despreparo por parte das agências, das entidades que as representam e mesmo do governo, para entender como funciona a cadeia do turismo (veja os problemas que os agentes vêm tendo com aAnace suas portarias).

A remuneração é importante sim, mas aprofissionalização,a relação com o F>assageiro. o aparato jurídico,a capa citação dos funcionários, o investimento em novos produtos, o engajamento po lítico,a adesão às mudanças positivas, a união do setor (até para negociar com fomecedores), a participação em even tos selecionados, o marketing, as novéis técnicas de vendas, a atualização tecno lógica, novas formas de remuneração, a fidelização com fomecedores, entre tan tos outros, são também itens importan tesna definição dofuturo das agências de viagens.

O exemplo veiode entidadesmenores, como a Braztoa ea Abracorp, que aca baram "roubando" espaço que seria da Abav,a chamada entidade-mãe, que andou sendo tratada como uma mãe distante,quemora em outropaís.Cla roque cada entidade temdelutarpor seus associados epelodireito deles eo bom íúncionamento de suas relações com o mercado, mas é necessário ter uma entidade maior,um guarda-chuva quemostreauniãoeapujançadosetor. Assim,opróprio agente de viagens terá cada vezmais oportunidades ereconhe cimento.E estará, napolítica, integrado aos demais setores, como jáoéna prática.

Todooturismo passa pelas agências de viagens,umverdadeiroagregador,inte grador, facilitador eespecialistadenossa indústria.Nãotodo agente deviagens, claro,poisoprofissional preguiçoso e nãoatualizadoexiste em qualquer seg mento -ounão teríamos operadoras fa lindo, empresas aéreas quebrando,ho téis indo à bancarrota. Ckiem não muda nahoracerta,quemnãoestá antenado com sua época, saidojogo.

O presidente da Abav, Carios Alber to Amorim Ferrei ra, com o apoio de líderes como José Eduardo Barbosa (Braztoa), Francis co Leme da Silva (Abracorp), Ricardo Amaral (Abremar) e agora Salvador Saladino (Bito), tem demonstrado que a união do setor eo fortalecimento do canal de distribuição agência de viagens são realidade. Hoje,o agente sabe que não pode ser o único ca nalde distribuição (e nunca foi,aliás), sabe que precisa de outras armas para negociar com fomecedores (e vendas, mercado, clientes são as maiores de las), sabe que ébrigade gente grande

eele também tem de ser grande. NãoqueaAbav precise voltar aos tem pos das turras, das brigas homéricas com as companhias aéreas, da época emquese achava adonado pedaço. Longedisso. Desde a moda da expres são "interdependência", lançada, se nãomeengano,porQoiaciGuimarães, quando á frentedaAbav,o caminho é o diálogo. Às vezes mais duro. Às vezes pazeamor.Mas sempre franco. Kaká tem tentado. As demais entidades também. As empresas aéreas também seprofissionalizaram(eo business tem de ser bom para todos) eo setor cor porativo (com destaque para Favecc e TMCBrasil, agora Abracorp, eABGev eTMG, além de outros grupos mais

informais)ajudoumuito para queain dústria saísse da quase informalidade, da camaradagem, do tapinha nas cos tas,paraalgomaissérioe cor«istente. Uma indústria que gera riquezas e que é fundamental para o mundo -ovulcão islandês de nome impronunciável queo diga. Ganhou o setor também com a criação deumministériopróprioenosaldofi nal, para quem apostou no crescimento enaprofissionalização, nas alianças e nafidelização,na tecnologia ena mu dança, vivemos um momento muito bomparatodaaindústria.Mesmoado receptivo internacional,que reclama da falta de mais turistas, mas que tem pela frente chances únicas.

O agente deviagens,comosímbolo de integração dessa indústria,temsim muito o que comemorar. E também sabe que não pode mais "relaxar" como em décadas passadas. Confiar em acertos "nofiodo bigode". As mudanças hoje são muitorápidas. Ser respeitado e importante depende de muitos fatores, principalmente dele mesmo, o agente de viagens. Aunião, 'startada' pelaAbave demais entidades, é fundamental paraqueda quiaumano,odiado agente devia gens ter^a aindamaismotivos para comemorar. Felicidades a todos os agentes devia gens doPais.Oturismo passa por vocês e essa indústria faz crescer o Brasil. O

FERMANDQ CHIROTTO EGABRIEL GUIRÃQ H CamposdoJordão,SP

o TURISMO NO INTERIOR

vera@panrotas.com.br

Com objetivo de oferecer mais qualidade nos estandes, a Aviestur muda de casa em sua 33- edição, que aconteceu em Campos doJordão (SP), cidade que deverá receber o evento até 2012; paralelamente, a Aviesp aproveita para promover o destino o ano todo, e não apenas na já consolidada temporada de inverno

Por um evento melhor

Casa nova -e maior porém o mesmo foco. Partindo desta

I, a 33® Aviestur, que acon teceu em 16 e 17 de abril, no Cam pos do Jordão Conventlon Center, cresceu em área, número de estan tes, expositores e público. "Neste ano, tivemos três mil metros de área ocupados por estandes, ou seja, um crescimento de 30%, além de 126 estandes com cerca de mil exposi tores, o que representa um incre mento de 25% em relação a 2009", afirmou o presidente da Aviesp, William Périco. "Aguardamos cinco

mil participantes entre profissio nais do trade, mídia e expositores", projetou antes do início do evento, ressaltando também a qualidade do público presente. "No último ano, 63% dos inscritos correspondiam a gerentes, diretores e proprietários de agências, o que comprova opú blico com alto poder de decisão que recebemos".

Contudo, Périco garantiu que o foco foi mantido: fazer negócios. "Não se trata de um local no qual os ex positores vão apenas para entregar papéis, mas sim para encontrar os

Barretto (MTur) ePérico (Aviesp) posamcomoguiadoViajaMaisMelhorIdade

clientes", afirmou. Além disso, o presidente garantiu que a associação optou por uma feira mais qualitativa do que quan titativa. "Poderíamos ter realizado a feira com mais estandes, visto que 40 empresas acabaram ficando na lista de espera de expositores. Op-

tamos por um número de estandes que permitisse a construção de es paços maiores - que variam de 12 m^ a 62 m^ -e mais incrementados, o que agrega mais valor e qualidade ao evento",

oANO inteiro

Além do glamour e elegância da ci dade, a mudança da Aviestur para Campos do Jordão teve também um objetivo estratégico: promover o destino. "Junto ao CVB,a prefei tura eo empresariado do destino, a Aviesp quer conscientizar os agentes que Campos do Jordão oferece uma infraestrutura completa para o turis mo, o que contempla uma oferta ho teleira superior a seis mil apartamen tos, opções de passeios, turismo de aventura e uma ótima gastronomia, além das belezas naturais", afirmou Périco. "Precisa apenas de pequenos ajustes para ser usada pelos turistas

365 dias no ano", completou ele. Para ressaltar ainda mais o potencial do destino, Périco fez uma compa ração com Gramado, no Rio Grande doSul. "Campos do Jordão é super parecido com Gramado e, hoje, Gra mado é um case de sucesso e deve ser implantado aqui", acrescentou. Quem ficoufeliz com a declaração foia prefeita da cidade Ana Claudia Machado César. "Precisávamos deste ponta pé iniciale, com a realização da feiraaqui, creio que vamos atingir este objetivo. Queremos que os agentes de viagens nos conheça. Temos uma oferta hoteleira e gastronômica de ní vel internacional", observou. "Campos do Jordão não é só glamour. A cida de pode receber todo tipode turista", completou Périco, ressaltando que a feira será realizada na cidade por mais três anos.

Norwegian Epic terá sua estréia em Julho de 2010. Uma nova e inovadora forma de navegar, São 17 opções de restaurantes e atrações exclusivas a bordo: Show do Blue Man Group. Jantar e Show Cirque Dreams & Dinner eo único Ice Bar em alto mar. Adicione as modernas cabines New Wave ea liberdade do Freestyíe Cruising e Surpreenda-se. ^ Caribe Leste e Oeste SAINDO TODOS OS SÁBADOS DE MIAMI

A sua consolidadora do interior de São Paulo.

Na abertura do evento, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, também des tacou o potencial da cidade. "Campos do Jordão é um destino que oferece, além do tradicional turismo de alto luxo, opções como o ecoturismo eo turismo de aventura", afirmou. Barretto adiantou ainda a ação con junta doMTur com a prefeitura da cidade, que implicará na criação de novos projetos. "Em parceria com a prefeita (Ana Cristina Machado Cé sar), criaremos uma escola de gasContinua na página 06

Oministro Luiz Barretto, odeputado federal Marcelo Ortiz, AnaCristinaMachado César (Prefeitura de Campos do Jordão) e William Périco (Aviesp) nocorteda faixa

Redecard. A mais amiga do lojista.

JORNAL

Continuação da página 04

tronomia no destino, entre outras ações", projetou.

Além disso, Périco explicou que, para a cidade se tornar atrativa du rante todo o ano, o empresariado lo cal deve estar engajado."0 destino tem potencial para atender as clas ses de AaE, mas, para isso, precisa de tarifas compatíveis. Para tanto, estamos conscientizando o empre sariado local para que os preços sejam justos nos períodos de baixa temporada, o que atrairia públicos diferentes", afirmou.

FICOUPARADEPOIS

Outro fato que marcaria a abertura do evento foio acordo entre a Aviesp eo Ministério do Turismo, que seria assinado no dia 16, para viabilizar capacitações aos agentes de viagens do interior de São Paulo. No entanto, o programa não ficou pronto a tem po. O ministro Luiz Barretto assegu rou que o acordo será firmado ainda no primeiro semestre deste ano eim plantado no segundo. "A Aviesp es tava comprometida com muitos pro jetos e este deve ser bem pensado e

trabalhado", observou Barretto. "Estamos formatando o modelo para caber no nosso orçamento", disse o presidente da Aviesp, William Périco, sem dar detalhes de qual foio valor liberado pelo MTur.O projeto será diferenciado. Em vez de palestras, segundo ele, o programa de treina mento será baseado em diversas capacitações, nas quais o agente de viagens entrará sexta-feira em um hotel, por exemplo, e só sairá nodo mingo, com bagagem sobre técnicas de vendas, entre outros assuntos. "Neste período, ele poderá receber o máximo de informação de diferentes produtos", acrescentou.

De acordo com o ministro do Turis mo, este projeto faz parte de uma seqüência da parceria entre MTure Aviesp. "Começamos o ano passa do com o'Viaje com Agente', que percorreu diversas cidades. Este ano queremos promover algo mais dire cionado", completou. "Todas estas capacitações e obras do ministério tem como foco a realização da Copa do Mundo de 2014", concluiu.

O PRIMEIRO DIA o local diferente fez com que afei ra acontecesse em dois andares, o que desagradou alguns expositores - principalmente os que montaram seus estandes no piso inferior, que, além de tudo, era muito quente. Po rém, o maior espaço dos corredores facilitou a locomoção dos agentes, que compareceram em maior núme

TOP AVIESP 2009

ro no primeiro dia de evento. Após visitarem os expositores, os agen tes participaram da festa de abertura do evento, promovida pela CVCe p>ela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte."0 evento é muito importante para a consolidação do trabalho con junto daCVCedo destino, principal mente por causa dosfi^etamentosque vamos operar para Natal", afirmou o

Antesda abertura oficial dafeira,a Aviesp promoveuumcoquetelparacercade 300expositores,ocasiãoemque aproveitou para divulgar osganhadoresdo Top Aviesp 2009,entreelesa PANROTAS.

COMPANHIAS AÉREAS

Hotelaria: Trend SUPORTE A VIAGENS SISTEMA DEBACK OFFICE

Internacional: Tam (nota 9,1- ouro)

Vistos consulares: Schultz Monde (nota 8,3 - prata) (nota 8,4 - prata)

Especialidade: Ambiental (nota 8,9 prata)

Nacional: Azul (nota 9- ouro) (nota 8,6 - prata)

Cartões de assistência: GTA MÍDIA ESPECIALIZADA

Regional: Trip (nota 8,5 - prata) (nota 9,7 - ouro)

HOTELARIA

presidente do Conselho Administrativo da operadora. Guilherme Paulus. O secretário de Turismo do Rio Gran de do Norte, Múcio Sá, destacou também a relevância da parceria. "É muitoimportanteparanóspro mover este evento com a CVC, uma das principais empresas que atuam no crescimento do turismo interno", afirmou ele.

ENCERRAMENTO

A festa de encerramento da Aviestur 2010 foi marcada pelo sorteio de um carro. A agente de viagens Silvia Cristina Pimentel, da Gloritur Via gens e Turismo, de Campinas (SP), ganhou o concurso cultural respon dendo a pergunta "O que é ser um agente de viagens".

PANROTAS (nota 8,6 - prata)

CONSOLIDADORAS Internacional: Accor LOCADORAS DE PERSONALIDADEDOANO

Ancoradouro (nota 9 - ouro) (nota 8,3 - prata) AUTOMÓVEIS NO TURISMO

Nacional: Blue Tree Nacional: Localiza

OPERADORAS (nota 8,7 - prata) (nota 8,4 - prata)

América do Norte/ Caribe: Resort: Iberostar

Internacional: Hertz

Nascimento (nota 8,2 - prata) (nota 9- ouro) (nota 8,3 - prata)

América do Sul: Calços

Juarez Cintra Filho, da

Ancoradouro e Abav Nacional

ESTANDES

Decoração: Calços (ouro); CVC (nota 8,2 - prata) DESTINOS CRUZEIROS

Europa: CVC (nota 9,3 - ouro)

Estado: Rio Grande do Norte MSC

(prata) e Setur-Santos (bronze)

Condição comercial: CVC (ouro); Ásia/África/Oceania: Designer (nota 9,3 - ouro) (nota 8,6 - prata)

Cidade: Natal

Tours (nota 9,1- ouro)

Calços (prata) eVisual (bronze)

Material de divulgação: Calços

Brasil: CVC (nota 8,8 - prata) (nota 9,1- ouro) GDS (ouro); CVC (prata) e Azul (bronze)

Receptivo nacional: Luck País: França

Amadeus

Atendimento: Calços (ouro); CVC (nota 8,5 - prata) (nota 8,6 - prata) (nota 8- prata) (prata) e Ancoradouro (bronze)

A festa foi patrocinada por Porto Se guro (BA)e pelo Ministério do Turis mo, com apoio da cerveja Devassa, da Schincariol. "O interior de São Paulo éo nosso primeiro mercado. Nós recebemos um milhão de turistas por ano ejá sentimos um crescimen to de 30% no réveillon de 2009 e car naval deste ano. Esperamos manter este índice", disse o secretário de Tu rismo de Porto Seguro, Quto Jones. Vejaa frase vencedora: "Ser um agente de viagens exige percepção, paciência e uma grande dose de hu mor. Afinal, temos que prestar assessoria ao cliente, fazendo com que o mesmo sinta confiança e segurança para que em seu retorno ele nos diga: 'Adorei! Vamos marcar a próxima'".

Illl BANCO DE DADOS

BALANÇO AVIESTÜR 2010

• 2.817 agentes participantes de 1.092 agências e 202 cidades

(em 2009, a feira recebeu 2.664 profissionais)

• 126 estandes distribuídos em 3mil de exposição e 6 mil de área construída 600 pessoas envolvidas na montagem/elaboração

1,4 mil expositores • 15 caravanas (13 roteiros) com 415 agentes de 50 cidades do interior de São Paulo e Sul de Minas Gerais

•7mil exemplares da Reuista Aviesp editadas para o evento •8mil pernoites gerados na cidade • 1.715 agentes responderam corretamente ao concurso cultural que deu um carro

zero a uma agente •4 mil bolsas/mochilas distribuídas

Fonte: Aviesp

Juarez Cintra: foco empresarial

o Jornal PANROTAS entrevistou o vice-presidente da Abav Nacional e presidente do Grupo Ancoradouro, Juarez Cintra Filho, durante o segundo dia da Aviestur 2010. Veja abaixo como o executivo recebeu o prêmio Top Aviesp, como andam os negócios da empresa ea resposta sobre sua possível candidatura à presidência da Abav Nacional.

I \/i lí

JORtiAL PAriROTAS -

Como

foi receber o prêmio Top Auiesp como personalidade do ano e como melhor consolidadora?

M JÜARE2 CINTRA FILHO -|Sinceramente, eu não esperava. Te nhouma ligação muitoforte com a Aviespporque,naprimeirafeira,em São José do Rio Preto, eu até pintei parede para realizaro evento. Euvi a Aviestur nascer. Acho que esse

ano o amor que eu tenho pela feira foi correspondido. Participei de todas as edições e, receber o prêmio como melhor consolidadora, é resultado da parceria que temos com os agentes de viagens. Sempre fomos leais e nunca vendi para público final. Esse foiore conhecimento do nosso trabalho.

H </P - Este ano começou aquecido para o turismo. Como andam os ne gócios da empresa?

I CINTRA FILHO - No primeiro trimestre deste ano a Ancoradouro registrou um crescimento de50% na consolidadora e de 100% na ope radora. Realmente o mercado está aquecido. Espero fechar este ano com um crescimento de 35% na con solidadora e cerca de 50% a 60% na operadora. Seo mercado continuar assim, será um excelente ano.

H JP - Você concorda com a pos tura do presidente da Abav, Carlos

Alberto Amorim Ferreira, o Kaká, de que os agentes deuem sair da lata e só emitir com consolidadoras?

• CINTRA FILHO - Eu não quero me beneficiar com esta atitude e pre cisamos deixar isso muito claro. A postura do Kaká é para dar um aviso á lata e ajudar a melhorar as condi ções de trabalho do agente de via gens. Os profissionais devem pensar muito bem o que vão fazer.

JP Diante deste cenário oocê ainda pretende ser o próximo presi dente da Abav?

• CINTRA FILHO - Não. O Kaká se dedica diariamente para a Abav e tem gente que não acredita no traba lho dele. Ele é um idealizador. Minha candidatura estava pronta, mas eu não vou ser o próximo presidente. Já comuniquei por escrito e preciso cui dar dos meus negócios também. E difícil fazer um trabalho em prol dos agentes e não ser reconhecido.

Aviestur 2010

AGAXTUR

A vice-presidente da Agaxtur, An dréa Leone, lançou campanha para os agentes deviagens."A cada ÜS$ 50 mil em vendas para Bariloche, o agente ganha uma viagem com di reito a acompanhante para o destino. Ela é cumulativa, ou seja, os agentes podem ganhar mais de uma viagem para o destino", explicou.

A executiva aproveitou para reve lar o balanço positivo do primeiro

trimestre. "Crescemos 42% no pe ríodo. Nossa meta para o ano é de 22%, mas precisamos esperar os próximos meses para saber se va mos estabelecer novas metas ou as mesmas", acrescentou.

EMPETUR A Empresa de Turismo dePer nambuco (Empetur) anunciou seus

Continua na página 08

LEONE, DA AGAXTUR

Pacotes

Furcbol: sò cic imporm. Épor isso que dEmirates cuida de absoluíamcnre

I myi I Cl ITA rodo Oríísro; Ovoo, a reserva dos horéts, a compra dos ingressos f Otraslado para ^ülJd (Jü IYIUri(JÜ iodos os jogos. Simplesmente não há jeito melhor de viver essa experiência.

Imperclivel paraquem é fanarico por futebol. Viva o inesquecível coma Emirates. inir.nís.((nn/bí

MATIAS CARRERE,DACTSTURISMO,ENTRE ELISANGELA RIBEIRO. RENATA NQVAIS EANDRÉA

Continuação da página OT] novos presidente e vice-presidente. Gilberto Pimentel e Luciana Carva lho assumem, respectivamente, os cargos para dar continuidade à divul gação do Estado. Os executivos as sumiram seus postos em 22 de abril. Gilberto era vice-presidente na outra administração e Luciana vem doTu rismo de Fernando de Noronha.

FIRSTAR

De acordo com a diretora da Firstar, Esteia Farina, o navio Epic, da NCL, será inaugurado em 10 julho. No en tanto, o batizado da embarcação será em 2 de julho, dois dias antes doDia da Independência dos Estados Uni dos, o que significa muita festa. Esta foia grande novidade apresentada para os agentes de viagens que visi taram a Aviestur 2010.

A executiva falou também sobre o crescimento do volume de vendas no primeiro trimestre do ano. "Estes três meses superaram minhas ex pectativas. Nós aumentamos entre 25% e 30% nossas vendas", disse. Além disso, Esteia revelou que a Firstar vai continuar apostando nos cruzeiros fluviais. "Já temos cerca de 500 a 600 bloqueios", concluiu.

GTA

AGTA aproveitou a Aviesp 2010 para apresentar a terceira edição da campanha Seguro Premiado. Para participar, basta o agente de viagens vender, segundo o diretor da empre sa, Celso Guelfi. Cada produto tem um valor e, conforme o acumulado, o profissional poderá trocar de in gressos para cinema até uma moto. "Temos dois objetivos com esta campanha; fidelizar os clientes que já nos conhecem e conseguir que novos agentes de viagens possam vender nossos produtos", disse. A expectativa da empresa é fechar o ano de 2010 com um incremento de 48% no número de vendas. A campanha será lançada oficial mente em 22 de abril e começa a vigorar em 1 ® de maio. O executivo aposta em treinamen tos para atingir estes índices. "Nossa meta é capacitar 3,8 mil agências de viagens até ofinal do ano. Até hoje já realizamos 840 treinamentos", revelou. Além disso, Guelfi acres centou que a empresa possui 61 executivos de contas em São Paulo. "Eles fazem 480 visitas diariamente, o que resulta em aproximadamente oito mil visitas no mês", pontuou. Já no interior de São Paulo, são nove executivos. Eles realizam cerca de 80 visitas diárias, que resulta em 1,7 mil visitas por mês.

JVS

A JVS Operadora lançou na Avies tur 2010 a sua nova plataforma para vendas on-line para agências de viagens. Agora, o profissional pode entrar no site da operadora e vender toda a base de produtos da empresa, com a logomarga da agência. "O agente de viagens contará com fornecedores como GTA, Tourico, Transhotel, Restei, Jacob, Hotelbeds, Qualitours, entre outros", explicou o diretor da empresa, Manuel Nogueira. "Na próxima semana, eles já poderão vender produtos da Speclal Tour to talmente on-line", acrescentou. Em 2009, a empresa fechou o ano com crescimento de 14% em vendas e estima que em 2010 o incremento possa ser de 20% a 25%.

OPÇÃO

HeioisaPrass, Marianna AicortaeEmerson deSouza:agachados: Gabriei Guirão,AdrianoPaiolae Fernando Chirotto. Aolado,ofotógrafoEmersondeSouza

MMTGAPNET

A campanha Eureka Copa, da ope radora de turismo MMTGapnet, ga nhou exposição durante a Aviestur 2010. No site www.eurekapremios. com.br o agente de viagens pode rá encontrar mais novidades sobre a campanha. Os profissionais serão premiados com prêmios que vão desde televisores, até um carro. "Nossas vendas estão 30% maiores e vamos manter esta meta até ofi nal do ano", disse Marcos Gottlieb, da MMTGapnet. Além disso, o exe cutivo disse que a empresa estuda a possibilidade de abrir filiais em Uberlândia (MG)e Goiânia, ainda este ano.

NASCIMENTO

A Nascimento Turismo contou com um dos estandes mais animados da Aviestur 2010. A operadora apro veitou a ocasião para anunciar os 12mil bloqueios com confirmação imediata, até dezembro deste ano, para Punta Cana, na República Do minicana, Cancun, no México, e Or lando, nos EUA. De acordo com o diretor da empresa, Cleiton Feijó, o interior de São Paulo representa 30% do market share da operadora. "Es peramos um crescimento de 35%

Claudia Dei Valle, daCosta Cruzeiros, entre Aroldo Schultz eRicardo Pontiiho, das Empresas Schultz

para este ano na região", disse o executivo. Ele lembrou também que a Nascimento Turismo vai promover treinamentos em cidades do inte rior de São Paulo. "Os produtos que mais se compra são cruzeiros, Cari be e Estados Unidos", acrescentou.

PORTO SEGURO

o executivo Guto Jones assumiu a Secretaria de Turismo de Porto Se guro em 16deabril. Guto já atuava na secretaria como diretor de Capa citação e recebeu a notícia durante o primeiro dia da Aviestur 2010. O contato do executivo é guto.turismo@portoseguro.ba.gov.br.

RIO GRANDE DO NORTE

O Estado está irradiante por ter ga nhado dois Top Aviesp - um para Natal e outro para o Estado. De acordo com o diretor presidente da Emprotur, Gustavo Henrique Pessoa Porpino, a capital paulista ainda éo mercado principal do destino, mas o

Interior do Estado já está ocupando o segundo lugar, seguido doRio de Ja neiro, Pernambuco e Minas Gerais. De acordo com Porpino, a divulgação do Estado nestes mercados é que tem dado este resultado. "Participamos de muitas feiras para mostrar ao trade nosso potencial, mas também fizemos ações para o público final em um shop ping de São Paulo. Vamos repetir estas ações novamente este ano, agora em quatro shoppings", revelou, sem dizer os nomes dos empreendimentos. Em 2009, o destino recebeu 2,35 milhões de turistas em 2009. "Espe ramos aumentar em 10% este ano", afirmou. Eo executivo está confian te para alcançar esta meta. "Natal vai ganhar dois novos voos da Azul este ano. Em julho, teremos 17 voos charteres da CVC. Além disso, tere mos um voo fretado de Madri para Natal, com o Grupo Orizona, que conseguimos devido à uma parceria público privada (PRP),a partir de ju lho", revelou o executivo.

Eí T ow DEviageíI - ^f"/V
Equipe da PANROTAS na 33^ Aviestur-Empé; Tais Ballestero, Sandra Gonçalves, Priscilia Ponce, Mônica Tsugawa,
GELSON POPAZOGLO, CELSO GUELFI E AGENOR BERTONI,DAGTA

SAA

A South African Airways (SAA) apresentou durante a Aviestur 2010 quatro novas freqüências, a partir do aeroporto de Quarulhos (SP), que começam em2dejunho.Com estes voos, a companhia passará de sete para 11 freqüências se manais. "A idéia é consolidar cada vez mais o mercado de São Paulo e, talvez, em 2012, começamos a voar para oRiode Janeiro", disse Altamiro Médici, gerente de Ven das. O executivo ressaltou também que a ocupação dos voos entre ja neiro e fevereiro foi de 85%.

O interior de São Paulo é importan te? "Ele está notop5. Em primeiro aparece SãoPaulocapital,seguido do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e,em quarto lugar,ointeriorde São Paulo", pontuou. auío puiituuu.

Na feira, os executivos da compa nhia sortearam 24 bolas de futebol para promover ainda mais os seus voos para a Copa doMundoda África do Sul.

SCHULTZECOSTA

As Empresas Schultz anunciaram, durante a Aviestur 2010, uma par ceria com a Costa Cruzeiros para viagens na Europa, durante abaixa temporada de cruzeiros noBrasil.De acordo com o diretor Aroldo Schultz, os roteiros incluem aéreo, terrestre e oprópriocruzeiro."O produto que estamos apresentando aquinafeira é para Portugal. A viagem dura cerca de 24 dias, mas, no nosso site temos roteiros para toda a Europa easvia gens podem durar mais ou menos dias", disse. A expectativa é levar entre 500 emil passageiros para es-

tes roteiros. Schultz também lembra quea comissão valepara aéreo, ter restre eo cruzeiro, além do produto poder ser parcelado emdezvezes. "Nós também aceitamos bloqueios", acrescentou. A venda é 100% on line,viaBy Travei.

WEBJETECVC

AWebjetterádoisvoos semanais, às quintas-feiras e aos domingos, a par tirdejulho, saindo do Aeroporto de Viracopos,em Campinas para Bue nos Aires. Além deste voo, segundo ogerentecomercialedeVendasda Continua na

CVC para aAméricadoSul, João Paulo Stropaissi, desde 19deabril está disponível no sistema um voo de Campinas paraBariloche.Vale lembrar que estes voos são apenas para a temporada dejulho. Para Bariloche, aCVC disponibili zará 15 aviões semanalmente, que representam 2,5 mil pessoas por semana e mais de 15 mil na tempo rada. "Quatro mil pacotes já foram vendidos e55% dos pacotes já foram reservados", finalizou.

70

O Sonesta São Paulo Ibirapuera localiza-se no elegante bairro de Moema, zona Sul deSão Paulo, região famosa por seus excelentes restaurantes, baes, casas noturnas, além do Shopping ibirapuera, um dos mais completos da cidade. Seus apartamentos são modemos e oferecem controle individual de ar-condicionado, TV a cabo, acesso à intemet banda larga gratuita, mini-bar, telefone com linha direta, voice mail. cofre eletrônico, room service 24hs, entre outros.

SONESTA HOTEL BRASÍLIA

Localizado aapenas 15 minutos do Aeroporto, ao lado do Centro de Negócios, Esplanada dos Ministérios e Praça dos Três Poderes, o Sonesta Brasília éo hotel ideal para quem busca conforto, praticidade e sofisticação. Além disso, o hotel possuí serviços diferenciados, como: TV acabo com programação em5 idiomas, cofre eletrônico, chave eletrônica, frigobar, ferro etábuade passar, conexãopara intemet bandalarga gratuita ear-condicionado digitai.

o MOVIMENTO DOS AGENTES NO PRIMEIRO DIA
ALTAMIRO MÉDICI E FLAVIA ROMANI. DA SOUTH AFRICAN AIRWAYS
página
JoãoPauloStropaissi,gerente comercial deVendasda CVC paraa América doSul
Se um h

Continuação da página 09

Mareio Nascimento,doMinistériodoTurismo,comMarisae William Périco,daAviesp, PatríciaMartins,doPortoSeguro CVB, eGuto Jones, secretáriodeTurismodePorto Seguro

O ministro Luiz Barretto entre Marianna Alcorta eHeloisa Prass, doMarketingda PANROTAS

William Périco,daAviesp,comaganhadora do carro SiiviaCristina Pimentel, daGloritur ViagenseTurismo

VISTOS

A abertura oficial da Aviestur 2010 ainda não tinha acontecido, mas, na manhã do primeiro dia da feira, a Aviesp promoveu uma apresentação no Hotel Serra da Estrela sobre o Destino Orlando e sobre os novos pro cedimentos para pedido e concessão de vistos americanos. Representan tes do Orlando CVB, Walt Disney, Sea World Parks and Entertainment e Universal Orlando mostraram atrações e novidades. Além deles, o chefe do setor consular do Consulado Americano de São Paulo, David Meron, esclareceu todas as dúvidas sobre o novo procedimento de vistos norteamericanos que entra em vigor a partir de 19 de abril. Veja abaixo o passo a passo indicado pelo executivo para que os agentes de viagens aumentem suas vendas e seus clientes não tenham dores de cabeça.

-O novo formulário para qualquer tipo de visto {trabalho, lazer) éoDS 160. Mão serão mais aceitos os DS 156, 157 e 158

- Será proibida a entrada de qualquer aparelho eletrônico no Consulado. São mais de 1,5 mil atendimentos diários e, para evitar gargalos, não haverá guarda-volumes. A expectativa é atender até duas mil pessoas diariamente até junho

-O Consulado está trabalhando com o Citibank para implantar o sistema de pagamento eletrônico e com o Sedex para fazer entrega dos passa portes, após a entrevista

-O formulário está em inglês, mas passando o mouse por cima do texto é possível ver a tradução para o português

- Depois de clicar em "Start Aplication" e seguir as primeiras coordena das, deve ser incluída afotodo solicitante não pode ser uma "foto turísti ca", ela deve manter os padrões de fotos para documentos -Não deixe nenhum item em branco ou seu requerimento não será va lidado.

- Se houver inatividade do processo por 15 minutos, o sistema trava. Portanto, não pare durante o procedimento de requerimento

- Cuidado para não solicitar o agendamento de sua entrevista para o Consulado errado. Se o solicitante estiver em São Paulo e enviar dados para Brasília, sua entrevista não será atendida

-Seovistofoi negado uma vez, não quer dizer que ele será novamente. Atualmente, 95% dos vistos requeridos são liberados

-O sistema deixa o agente imprimir o formulário. Portanto, deixe uma cópia com o cliente e outra com a agência para evitar problemas futuros. Esta também é uma forma de garantir que o preenchimento foifeito corretamente

-Seovistofoifeitopor terceiros, no caso o agente de viagens, esta in formação também deve ser indicada no sistema on-Jine

- Imprima a confirmação do seu requerimento porque o cliente deverá apresentar este documento no horário de sua entrevista

- Leve no dia de sua entrevista, também, uma foto -A confirmação do requerimento vem com um código de barras, que deve estar completamente legível para validação de todo o processo.

Para quem tiver dúvidas sobre o processo e quiser mais infor mações, David Meron reforçou que o Consulado está total mente disposto a falar. Veja os contatos abaixo para mais in formações.

PAN NOTAS

EQÜÍVOCO

Nunca foi taofacit alugar umcarro novinho, sem complicações. Ligue pra gente e conheca uma locadora cie automóveis diferente Alugar um carro conosco e descomplicado, rápido e acessível.

SERVIÇO

Iwww.embaixadaamericana.org.br Iwww.visto-eua.com.br Ivisasaopaulo@state.gov Icontato@visto-eua.com.br

Na matéria "Vendendo para Voar", publicada na edição 907, o Jornal ; PANROTAS publicou como Junía Lobo o nome da proprietária da I Fazenda Boa Esperança, emMinasGerais.O sobrenome de Junia, na iverdade,éPaiva.

i LOJAS HERTZ

I A locadora de veículos Hertz abriu duas unidades neste mês: uma z jem Alphaville (Barueri-SP)eoutraemRecife.O objetivo, segundo aj empresa, é facilitar e agilizar o atendimento, além de expandir a carteiraI de clientes. Agora, a Hertz possui 115 lojas em 63 cidades brasileiras. Zj

PASSES DE TRENS NO MUNDO

Hotel da Bahia é da

Empresa pretende renovar todoo hotel jáparaa temporadadeverão. Rede de Guilherme Pauius pagou R$ 31 milhões pelo prédio

Hotéis, de Guilherme Faulus.^a nova dona do Hotel da lahia (B^Tropical), atualmente fechado. A empresa arrematou o empreendimento no leilão noúl timo dia 15, pelo valor mínimo de R$31 milhões. Segundo o diretor da QJP, Baltazar Saldanha, esse foi um dos passos dentro do plano de expansão da rede, que ainda busca hotéis no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Pouco antes do leilão, a Justiça havia dado liminar para o Grupo Tropical/Instituto Aerus, dono do imóvel, suspendendo a venda, a pedido do Conselho Baiano de Turismo (CBTur), que temia que o imóvel não fosse usado para fins hoteleiros pelo novo dono. Mas o leilão ocorreu mesmo assim. Sa bendo que a GJP foia arrematan te, o presidente doCBTur, Silvio Pessoa, junto com o secretário de Turismo eo gabinete do governa dor da Bahia, solicitaram na mes ma hora que o Ministério Público cancelasse a ação que impedia o leilão. "O próprio Guilherme Pauius me ligou garantindo que vai manter a atividade hoteleira do hotel e ainda preservará as características do imóvel", disse Pessoa. "Mas agora que o Pauius passará de consumidor para for necedor, ampliando a concorrên cia local, ele deverá direcionar mais verbas para a divulgação de Salvador e não vender apenas o hotel dele", acrescentou.

SETEMBRO

Baltazar Saldanha, diretor da GJP Hotéis disse, por sua vez, que con sidera oportuna a atitude do Con selho de Turismo da Bahia (CBTur) de solicitar ao Ministério Público que cancelasse a liminar para o Grupo Tropical/Instituto Aerus e que deseja contribuir efetivamen te para o crescimento do destino Salvador. "Isso é importante para que fique tudo muito claro e acer tado na negociação", afirmou. Segundo Saldanha, a previsão de abertura do hotel é para setembro e só até o início da operação do hotel deverão ser contratados 270 funcionários. "Vamos fazer um esforço concentrado para aber tura do empreendimento a partir da alta temporada, oferecendo a mesma qualidade de serviços que são característicos dos hotéis da GJP", disse.

O executivo disse que a empresa pretende investir entre R$8mi lhões eR$9 milhões para a revita lização do Hotel da Bahia, embora os levantamentos ainda estejam sendo finalizados. A GJP recebe a escritura definitiva do imóvel em até 45 dias ejá pretende iniciar as obras para a reabertura. A refor ma terá início ainda este mês, e o hotel deverá atuar dentro de um padrão luxo, de acordo com Sal danha, com a renovação total de

todo o mobiliário e decoração.

"O hotel manterá o padrão arqui tetônico, com 352 apartamentos.

Terá perfil voltado para atender os mercado corporativo e de la zer eo ponto de atração serão as obras de arte e afrescos, como os do artista Caribé, que já fa zem parte do imóvel", afirmou. O dirigente ressalta que o nome continuará o mesmo, pois trata-

se de um ícone. A compra do hotel compreende duas parcelas, uma fixa no valor deR$ 4.294.870, correspondente ao valor da dívida total do ex-locatário do imóvel, incluindo alu gueis vencidos, impostos e encar gos, objeto de cobrança na justiça e uma parcela no valor mínimo de R$ 27,33 milhões correspondente ao valor do imóvel.

HOTELARIA

Nova classificação, queestásendocoordenada pelo IVlinistério do Turismo, divide opiniões e entidadesdo setor

Queda de braço hoteleira

AFAVOR

locráti® louvável e eficiente". :áría, dijBoríal e engessada".

A n^^cU^mcação hoteleira do Brasil, criada pelo Ministério doTu rismo (MTur) em parceria com o Inmetro ea Sociedade Brasileira de Metrologia, vem dividindo opiniões e entidades do setor. De um lado, o MTure parte das seccionais da ABIH, como a de São Paulo, favoráveis ao sistema. Do outro, o Fohb e outra ala da ABIH, representada principalmen te por Pernambuco eRio de Janeiro, críticos ferrenhos. No centro, a ABIH Nacional, que já se posicionou afa vor mas que agora não está nem lá e nem cá, bem no estilo tucano (em governo petista).

A nova classificação, na avaliação do Ministério do Turismo, é impor tante para que o mercado tenha um referencial de padronização em relação aos meios de hospedagem. O argumento, no entanto, é dura

mente combatido pelos opositores. "Como padronizar um país conti nental como o Brasil? Não existe isso. Se disserem que um quarto de hotel terá de ter uma cama de ta manho tal, nós estaremos entrando em uma ditadura, em um autorita rismo", opina o presidente da ABIHPE, José Otávio de Meira Lins, ocri tico mais ácido do sistema.

OMTur, por sua vez, contra-argumenta com a tese de que a elabo ração de matrizes "enxutas", sem a complexidade de outras já criadas, é capaz de resolver a questão. "Esta critica poderia ser entendida se não houvesse segmentação, se fosse algo como a matriz anterior. Desde que não sejam colocados requisitos que não possam ser cumpridos por con ta da peculiaridade de cada hotel, há condições de termos pelo menos um padrão mínimo para cada catego ria", afirma diretor do Departamento

ABIHNACIONAL EMCIMADO MURO

Em meio ao fogo cruza do,o presidente da ABIH Nacional,ÁlvaroBezerra de Mello{foto), chegou a manifestar apoio à classificação hoteleira. Mas, diante da postura combativa dos colegas de entidade, recuou. Ele pediu uma reunião com o ministro do Turismo, Luiz Barretto, em que levaria quatro ou cinco presidentes, favoráveis e contrários, para discutir o tema e tentar chegar a um consenso. "Na minha posição eu tenho de ser multo flexível e ouvir a todos. Não tem como ti rar uma conclusão agora. Estou no melo do furacão, tentando fazer todos felizes", apazigua o presidente da ABIH Nacional. Nofinaldemaio, durante o Salão de Turismo, oMTurfaráa apresentação de todo o processo com a expectativa de que, jáno segundo semestre, a nova classificação possa ser implementada. Há quem aposte em mais umtiro n'água. Há quem garanta que "agora vai".

de Estruturação, Articulação e Orde namento Turístico do A^inistérío do Turismo, Ricardo Moesch. Para o presidente da ABIH-SP, Maurício Bernardino, a nova clas sificação hoteleira é democrática e louvável, por organizar o setor e acabar com eventuais "mentiras" disponibilizadas por diversos meios de hospedagens nos respectivos si tes. Bernardino acredita que a nova classificação esbarra nos Interesses das operadoras e das grandes mar cas e critica a postura do colega pernambucano. "O Meira Lins não representa os interesses de Pernam buco, e sim os dele e os do hotel dele. O Interesse pessoal não pode prevalecer sobre o da coletividade", dispara o executivo paulista. Contra Pernambuco também está o fato de sua hotelaria, especialmente na ca pital. não ser das mais atualizadas e padronizadas. O parque hoteleiro local é antigo e carece de reformas e Investimentos.

DEBATES

Atualmente, oMTur está percorren do o País com o objetivo de discutir as matrizes de cada um dos oito seg mentos dos meios de hospedagem hotel urbano, histórico, de selva, fazenda, resort, flat, cama e café, e pousada. Destes encontros partici pam governo, trade, representantes

PAN NOTAS

PAGANDO CARO

Segundo levantamento feito pela USTravei Association, os voos cancelados por causa do I incidente com o vulcão da Islândia I custaram US$ 650 milhões para a economia norte-americanaj gasto que eqüivale ao sustento de seis mil empregos no país. De acordo com o presidente e CEO da USTravei, Reger Dow,a perda média diária de US$ 130 milhões ocasionada pelo vulcão ilustra como o mundo depende da indústria do turismo, demonstrando também a importância das autoridades agirem e assumirem sua parcela de responsabilidade durantes as crises.

CONTRA

de sindicatos, associações e univer sidades, que avaliam os requisitos mínimos de classificação nas áreas de sustentabilidade, infraestrutura e serviços.As reuniões resultam em propostas de matrizes, que, em seguida, são publicadas no site do MTur (www.turismo.gov.br), onde permanecem por tempo determina do para contribuições de quem ti ver Interesse. Até o momento foram discutidas as matrizes para hotel ur bano, resort, hotel fazenda, cama e café e hotel histórico.

CUSTOS

No front de batalha também está o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lo pes, com a opinião de que a classi ficação deve ser feita pelo cliente e pelo mercado.Tanto ele quanto Meira Lins evidenciam também a questão financeira, pois, segundo os presi dentes, a nova classificação vai ge rar mais um custo para a hotelaria. "Depois Ide Implantado novo siste ma] será necessário manter, e para isso é necessário pagar. Ninguém vai fazer uma aferição gratuitamente, isso custa dinheiro", afirma Lopes. "Eles querem criar um aparato de fiscalização para terem renda ere ceita", complementa o presidente da ABIH-RJ.

Na outra ponta da discussão, o presi dente da ABIH-SP afirma que a pre-

EXPANSAO NO VALE

ACVCdoValedo Paraíba, que representa São José dos Campos e região (SP), anunciou a abertura de uma nova sede ea ampliação da equipe. Um dos motivos para os investimentos éo crescimento anual médio que a região tem obtido, que figura em 25%. Para a expansão da equipe, Fleury recrutou 20 executivos, como Luiz Ishimura, que possui 13 anos de experiência do trade. Já com a nova sede de atendimento, que possui 300 m^ e será comandada pela gerente de Vendas Elenita Gonçalves, afilial ampliará em 40% capacidade de atendimento.

ocupação dos colegas de entidade está fora de foco. "O argumento de que o governo quer controlar ere ceber Impostos é multo antiquado. É necessário organizar a hotelaría, classificar, esefor necessário pagar imposto, vamos pagar".

OPCIONAL

A adesão ao novo sistema será op cional. Existe, contudo, a possibili dade de ficarem fora de processos licitatórios do governo os meios de hospedagens que não fizerem parte da classificação, que poderá ser uti lizada como critério técnico. "Mas isso não depende do MTur", destaca Moesch, para quem a adesão às ma trizes dependerá da compreensão de que elas podem ser um elemento de competitividade. "Os operadores terão uma referência para escolher determinado hotel, pois saberão que o empreendimento possui pa drões e estruturas mínimas", afirma o diretor. Tentativas passadas, com este mesmo governo ea ABIH não tiveram sucesso. Paralelamente, o Guia Quatro Rodas, por exemplo, continua sendo uma das iniciativas do setor privado e que classifica claramente os estabelecimentos. Por que o dedo do governo, é algo que muitos querem saber. A ten dência, segundo os opositores, é exatamente o contrário.

SAI DE ITACARE

E

Daniel Karrer deixará agerência geral do Itacaré I Eco Resort (BA) até ofinalz destemês,sendo substituído ^ por Cícero FurlanI, seu I atual assistente. Contudo, oz profissional continuará próximoao empreendimento, visto I que passará a ser consultor z doresort,alémdeassumir ^ a gerência geral do Insólito Z Boutique Hotel, em Búzios. z Além da mudança na gerência ^ geral, oresortcontacomum z| novo gerente comercial: Rubens ^ Sampaio, que já atuou no cargo = anteriormente. zi

RICARDO MOESCH, MTUR MAURÍCIO BERNARDINO, ABAV-SP
ALFREDO LOPES, ABAV-RJ JOSÉ OTÁVIO DE MEIRA LINS, ABAV-

Momento especial para o Rio de Janeiro ea hotelaria fluminense

Projetoscomoas UPP's, oPorto Maravilha, anovalinhademetrôentreazona sul eaBarrada Tijuca, além deprogramascomoo Choque de Ordem, entreoutros,mostram-nosqueosavançossão claros. O resultado éofortalecimentodoRiocomoprincipal destino turísticobrasileiro

^uísta doRiodeJaneiropara liar (M maiores eventos esportivos ^mundiai^nos próximos anos repre senta uma conjunção que dificilmente se repetirá nas próximas décadas. A partir dos Jogos Mundiais Militares de 2011, que teráinícioem Julho, oRio incorporará definitivamente seu papel de principal anfitrião mundial, protagonismo que se estenderá até 2016, quando receberá os Jogos Olímpicos. Êprecisolembraraindaqueentreestas duas competições, a cidade também viverá um período muito especial, com a celebração de seus 450 anos de fun dação em 2015.

O impacto previsto no pais-sede destes grandes eventos é extremamente posi tivo em diversas áreas. Estimativas do MinistériodoTurismo(MTur) projetam a criação de 170 mil empregos só para aCopado Mundo, além da visitade 500 mil turistas ea movimentação de US$ 3,5 bilhões. Temos cor^sciéncia de que a principal missão doRio, incluin do o setor de turismo, não está apenas em lucrar antes e durante as competi ções.Êprecisotransformaro destino! Embora ainda exista muita coisa a ser feita,é grande a mobilização por parte dos principais atores socioeconômicos do Estado. A pouco mais de um ano para a realização do primeiro destes trés grandes encontros, a prepara ção do Rio se encontra a pleno vapor. Questões relaciormdeis à segurança, saúde e infraestrutura vêm sendo pou coa pouco equacionadas pelas três esferas governamentais, em parceria com a iniciativa privada em algur\s casos, numa sintonia que oRiode Ja neiro não vivenciava há anos. Projetos como as ÜPP's (Unidades de Polícia Pacificadora), o Porto Maravilha, a nova linha de metro entre a zona Sul e a Barra daTijuca, além de programas como o Choque de Ordem, entre ou tros, mostram-nos que os avanços são claros. O resultado éo fortalecimento doRio como principal destino turístico brasileiro.

Como não poderia ser diferente, a hote laria fluminer^se também vem fazendo sua parte.Êevidentenossapreocupa ção e empenho para aumentar, defor ma sustentável, aofertade quartos na cidade. Para os Jogos Olímpicos, por exemplo, o Comitê Olímpico Internacio nal (COI) exige 40 mil apartamentos. Hoje, oferecemos aproximadamente 28 mil unidades. Esse déficit será vencido com a reforma, ampliação e construção de novos hotéis - há diversos projetos em execução e planejamento espalha dos por toda a cidade atualmente. Capitaneados por grandes grupos bra sileiros e internacionais, muitos empre endimentos serão finalizados a curto prazo. Só a rede Windsor deve ampliar em aproximadamente 1,6 mil sua ofer ta de quartos até 2012, número próxi moao que a francesa Accor pretende construir.O setor também aguarda com grande expectativa a reabertura do tradicior^al Hotel Glória,do Grupo EBX,do empresário Eike Batista, que

deve entrar em operação até o final de 2011, e do Hotel Nacional, fechado há 16 anos.

Um grande estímulo nos foi concedi do pelo governo federal. Emfevereiro, o Ministério do Turismo fMTur;, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), lançou o ProCopa Turismo,

PRAIA,

programa que destinará uma linha decréditodeR$1bilhão para osetor, disponibilizando taxeis de juros dife renciadas e prazos de pagamento que variam de oito a 18 anos.

Ainda assim, reitero que precisamos crescer independentemente destes grandes eventos. A ocupação média nos hotéis cariocas aumenta a cada

ano. No réveillon passado, por exem plo, atingimos 100% de ocupação em muitos empreendimentos, enquan to, no carnaval, a média da capital atingiu 93,96 %, com destaque para a volta maciça dos estrangeiros. Vivemos, portanto, um grande de safio. Mais do que aumentar de ma neira sustentável o número total de

para atender as exigências

também

COI,o

xerga nas competições uma grande oportunidade para se renovar. Pre cisamos agarrar essa chance para consolidar de vez o destino e, com isso, gerar mais divisas para o Esta do,

P/\NR0'1AS

PANROTASt CO m« br

Em 19/4, anunciamos que o mercado de viagens corpora tivas ganha mais uma agência de viagens especializada, a Globalis, idealizada pelo executivo Reginaldo Albuquerque {ex-Tour House) e por sócios investi dores. A promessa da empresa é "trazer um modelo de negócio desenvolvido para que gestores de viagens corporativas ganhem inteligência nas solicitações, proporcionando liberdade de compra ao usuário com gestão centralizada."

conheça

Depois de ter trazido ao Brasil o conceito de redes de agências de viagens, por meio da Airmet Brasil, em junho passado, o diretor geral da empresa, Miguel Quintas, anun ciou, em 20/4, desligamento do grupo alegando motivos pessoais. No lugar dele assume Sérgio Bran co, que já vinha desempenhando a função há algum tempo

No dia 19/4 divulgamos que o Grupo Pestana realizouem Londres sua 16- Reunião Anual, que premiou o Pestana Angra na categoria Produtividade Pestana ea divisão Hotelaria Pestana Brasil na Melhor Unidade de Negócios.

República Tcheca

Pilsen Ea Cerveja

Foina cidade de Pilsen, na República Tcheca, que se inventou acerveja"loira"com tom amarelado ede paladar delicioso. A criação foi um sucesso tão grande que até hoje este tipodecervejaé conhecida como"cerveja Pilsen", em homenagem àcidadenatal. Afábrica onde surgiuaprimeira cervejaloirado mundo ainda está depé,em funcionamento, e pode servisitada.Pilsen também abrigaum centro histórico muito bonito, com direito aumbairro judeu bem conservado.

Defato,cervejaéum assunto muitosérionaRepública Tcheca. E também muito divertido,já que se pode visitar Inúmeras fábricas artesanais decerveja em todo opaís, muitas com rótulos exclusivos, que sóse encontram ali. Qual éa melhor? Cabe a você decidir!

AVia Landauto atingiu um faturamento de R$ 31 milhões no ano passado, o que repre senta um crescimento de 9%. Além disso, no primeiro trimestre deste ano, a empresa já cresceu 54% comparado com o mesmo período de 2009. Saiba mais na notícia veiculada em 19/4.

DORA AZUO

AAzul Viagens, operadora recém-criada pelaAzul Unhas Aéreas, iniciou, em 19/4 o cadastramento das agências de viagens interessadas em comercializar pacotes, que poderão ser vendidos pela Internet ou nas próprias agências.

AS 10 NOTASMAISLIDAS

De 15 a 17/04

Presidente da Abav declara guerra à lata e pede que agências se desfiliem , pois lata "é intransigente com os agentes" - em 15/4

Azul terá operadora de turismo própria: Azul Viagens - em 15/4

Terminou a Aviestur 2010; clique para ver fotos - em 17/4

Portal da Azul Viagens entra no ar em 24h - em 15/4

Brasília celebra 50 anos com a Parada Disney - em 19/4

Veja fotos da abertura da 33® Aviestur - em 16/4

Webjet terá voos para Buenos Aires e Bariloche - em 16/4

Turista com visto dos EUA pode entrar no México - em 19/4

Veja fotos do segundo dia da Aviestur 2010 - em 17/4

IConfira mais fotos dos expositores da 33® Aviestur - em 17/4

32% dos turistas de aventura preferem o Nordeste, região seguida por Sudeste (25%), Centro-Oeste (13%) e Sul e Norte - empatados com 9%. Saiba mais sobre pesquisa da Abeta no Portal PANROTAS (19/4).

Q PARCERIA ^ NO MAR

A operadora de turismo Queensberry Viagens comemorou 24 anos de parceria com a Windstar Cruises, empresa de cruzeiros que a operadora representa no Brasil com exclusividade. Atualmente, o Brasil éo quarto país que mais vende produtos da Windstar, atrás de Estados Unidos, Canadá e Inglaterra (19/4).

^SERVIÇOS

ATX Consultoria, de Walter Tei xeira {foto), desenvolveu uma nova área de negócios. Trata-se da TX Serviços, cuja atuação é focada em terceirizar back offices de agências corporativas, sendo responsável pelo recebimento de faturas de hotéis, por exemplo. Saiba mais no Portal PANROTAS, em notícia de 19/4.

CzechTourísm Escritóriode lürismo daRepúblicaTcheca RuaAraújo, 165 -cj30- 01220-020 -SãoPaulo-SP Tel.: (11) 3256.8288 -E-mail:info-br@CzechTourism.com

Em 20/4 os aeroportos europeus começaram a reabrir. No feriado do dia 21a situação já estava melhor, mas com voos e aeropor tos lotados. O temor do mercado é que as pessoas desistam de viajar para a Europa com medo de novos possíveis problemas com o vulcão islandês. Já há diversas oportunidades e promoções lan çadas pelos fornecedores para incentivar as viagens.

AgradecemosaosparticipantesdoQuizA.Gente

O grande vencedor serádivulgadonodia04/05. Acompaniie o ranl<ing através do site: www.panrotas.com.br/quizaccor

DESTINOS

ALEX SOUZA EGABRIEL GUIRÃOn

Visit USA desembarcou emSãoPaulopara confirmar bom momento do mercado brasileiro

Depois de levar 800 profissio nais ao Rio Othon Palace, no Rio de Janeiro, o Visit CISA desembar

cou em Sâo Paulo com o status de único evento de turismo oficial da Embaixada norte-americana no Brasil. A edição 2010 esteve foca da no segmento mice (meetings, incentive, congress and events) e confirmou o bom momento do mercado brasileiro, mesmo diante de uma série de entraves regis trados no ano passado em todo o mundo.

"Em 2009, o número de brasileiros nos E(JA cresceu 16% e atingiu a marca de 900 mil visitantes, en quanto os 20 maiores países emis sores tiveram queda. Somente em janeiro deste ano, o crescimento registrado foi de 30%", revelou a organizadora do Visit ÜSA, Jussa ra Haddad, do Escritório Comer cial dos Estados Unidos no Brasil. Segundo ela, as empresas de turis mo da terra do Tio Sam estão cada vez mais interessadas no Brasil e

Visitando os Estados Unidos

SOPITBL BUBMOS AIRU AtWOYO SOFITEL LA RBSBRVA CAROAUS

Encantadora e original, Buenos Aires nAo se destaca

APENAS pelas OPÇOES CULTURAIS E excitante vida NOTURNA, MASTAMBÉMPELOSCAMPOS

TRANQÜILOS OE NATUREZA

EXUBERANTE.

WWW.SOFITEL.COM

Segundo o ministro conselheiro para assuntos comerciais do Con sulado Americano, Danny de Vito, o presidente Barack Obama está apostando em mercados emer gentes como os de Brasil, China e índia."Elequer duplicar onúme ro destes visitantes nos próximos anos", conta Devito. Diariamente, o consulado norte-americano no Brasil recebe 1,5 mil pessoas para o pedido de visto.

GEÓRGIA

Patrocinador do evento pelo quin to ano consecutivo, o Estado da Geórgia avalia que a presença no Visit ÜSA tem acelerado a ida de brasileiros ao destino, motivo pelo qual a parceria continua firme e forte.

üm dos objetivos da participação da Geórgia este ano foi dar maior visibilidade a Atlanta, capital do Estado. O aeroporto da cidade um dos mais ativos do mundo, ponto de partida para brasileiros tanto rumo a destinos norte-ame ricanos quanto para outros países "A idéia é usar o que Atlanta tem

VIAG^

Luxo

A Europa éum luxo... Isso

a gente já sabe. Eé sem pre uma boa idéia, ainda mais depois que as cinzas do vulcão islandês, que complica ram a vida de empresas aéreas, operadores, agências e turistas em direção ao Velho Continen te, se dissiparam.

Aproveitando a chegada do verão europeu -e da alta temporada de férias - a Comissão Européia de Turismo está promovendo o turis mo de luxo em diversos destinos. Veja algumas boas dicas do ór gão:

LUXURY PLEASE NaÁustriaboaopçãoparaos

SOFITEL kv Ak>av rsb» o mercado brasileiro continuará aquecido. A expectativa para 2010 é bater o recorde registrado em 1998, quando 960 mil brasileiros estiveram nos Estados CJnidos.

que gostam de luxo éo Hotel Im perial (www.hotelimperialvienna. com), que foi construído em 1836 e já abrigou chefes de Estado. Visitas às ruas Kãrtnerstrasse e Kohlmarkt eà feira Luxury Please (www.luxuryplease.com), que

para oferecer ao turista durante as seis ou oito horas que ele perma nece lá", explica Fábio Yamada, representante da Geórgia. A dica são passeios curtos que envolvem visita ao Mundo da Coca-Cola, à emissora de TV CMN e ao maior aquário do mundo, tudo em uma mesma área, a cinco minutos de distância um do outro. "São pas seios relativamente baratos, que o turista vai gastar cerca de ÜS$ 100 entre ingressos, transportes e alimentação", complementa Ya mada.

ORLANDO

NYE

Durante o lançamento do Visit ÜSA 2010 São Paulo, o Orlando CVB e a NYC & Company aproveitaram para falar sobre a importância do mercado brasileiro para ambos os destinos e sobre o segmento cor porativo. De acordo com a direto rade Marketing do Orlando CVB, Danielle Saba Courtenay, o centro de convenções de Orlando pode acomodar 100 mil pessoas duran te um evento. "Estamos investindo muito no seg mento de mice porque atualmente o mercado de lazer representa 70% dos turistas que nos visitam e ape nas 30% é voltado para business", disse. O CVB iniciará uma nova

campanha de marketing nas pró ximas semanas para divulgar ain da mais Orlando no Brasil. O valor total não foi divulgado, mas será de aproximadamente ÜS$ 750 mil.

Além disso, a executiva ressaltou que, no ano passado, foram inves tidos CIS$ 2 bilhões em melhorias do parque hoteleiro do destino.

Segundo o vice-presidente de De senvolvimento Turístico da NYC & Company, Diarmaid O' Sullivan, o brasileiro quando viaja para Nova York fica, em média, 9,4 noites

no destino e gasta (JS$ 277 por dia. "Recebemos cerca de 354 mii brasileiros em 2009 e acreditamos que este número possa aumentar em 3,9% este ano, o que resulta em 367 mil turistas", disse, acres centando que 68% viajam a lazer e32% são corporativo. "Hoje o mercado business é menor por que, com a crise financeira do ano passado, abriu espaço para lazer, mas estamos retomando o inves timento para este setor", comple tou.

fabiola@paflrotas.com.br

ocorre em novembro, garantem compras cheias de grifes.

CONVERSÍVEL

CORTESIA

Entre os cinco estrelas mais ba dalados da Espanha estão os hotéis Rltz, Vllla Magna, Urban, El Eurostars Madrid Tower, Orfila, Santo Mauro, entre outros, todos localizados em Madri. Em Barcelona, a Casa Fuster é um edifício modernista que foi refor mado recentemente e cujas su ítes mais luxuosas contam com vista para o Passeo de Grada. Ainda na terra de Gaudí, o hotel Omm conta com minipiscina na cobertura, terraços e banheiras de hidromassagem. Construído para as Olimpíadas de 1992, o hotel Arts éo preferido das top models e dos magnatas. Já o Majestic oferece mimos como menu de travesseiros, serviço de mordomo 24h e até um con

versível como cortesia.

TASTE OF SICILY

A última moda em passeios lu xuosos na Itália éo chamado A taste of Sicily by Yacht and Ferrarium passeio de quatro dias que se revezam entre a explora ção da costa da Ilha de Sicília a bordo de um luxuoso iate e do in terior da ilha pilotando uma Ferrari. Além da experiência única, o turista ainda aproveita a comi da e os vinhos típicos da região, repousando em hotéis luxuosos e acordando sempre diante de uma Ferrar! que é lavada e tem seu tanque cheio após cada uso umluxo para poucos.

CASTELOS PRIVADOS

Na Irlanda, é possível desfrutar de acomodações em castelos privados reservados especial mente ou casas e vilas conser

vadas como se ainda se vivesse na Idade Média. Tudo acompa nhado de uma decoração incrí vel. Para quem prefere um ar mais moderno, há ainda hotéis butique do mais alto luxo.

SPAS A República Tcheca é, segundo a CET, uma superpotência europeía em tratamentos de spa e bem-estar. A tradição é tão grande que existe, inclusive o Triângulo do Spa, uma região formada pelas cidades Karlovy Vary, Marianske Lazne e Frantiskovne Lazne, que concentra os melhores estabelecimentos do ramo no país.

SERVIÇO

Para mais informações sobre a Europa ea Comissão Européia de Turismo

• Site: www.etc-corporate.org ou www.visiteurope.com

NAÁUSTRIA HOTEL IMPERIAL
DAVID MERON, QUE COMANDA AÁREA DE VISTOS, JUSSARA HADDAD E SCOTT SHAW, 00 CONSULADO DOS EUA EM SÃO PAULO
HOSPEDAGEM EM CASTELOS
EXCLUSIVOS NA HOLANDA

EIAS VERDES

Hotel na Dinamarca inova eenvolve hóspedes na sustentabilidade

Uma idéia para, literalmente, juntar a fome coma vontade (e necessidade) de fazer algo pelo planeta. Eo melhor équea notícia vemdosetor hoteleiro, normalmentemais associado aoconservadorismo. Penseem design escandinavo. Junte comida gourmet nórdica. E adicione umstaffinternacional.Sirvatudoemuma baixela deinteligentes soluções climáticas.Oresultadovaitedarumaidéiade uma experiência hoteleira inovadora.Inédita.Elavemdeum país muito associado com sustentabilidade,aDinamarca.Onde Copenhague jáéumacidadebem conhecidaporsua consciência ambiental epeloseuapreçoa bikes. Quem dáaletraéoCrowne PlazaTowers de Copenhague, dogrupo Intercontinental. Eleinova, envolve elidera.

f Hóspedes pedalam

egeram energia

Apartir deste mês o hóspede vai poder gerar eletricidade para o hotel. Melhor. Transfor

mar energia humana em energia elétrica. E ainda fazer exercício físico. Como? Pedalando as no vas bicicletas ergométricas do hotel. E tem mais. Ele ainda ga

tj

nhará uma refeição por isso. As bikes são equipadas com iPhones, que medem a energia produzida com as pedaladas. A cada dez minutos produzemse em média dez watts e, com isso o hóspede já ganha uma refeição....e das boas, já que a comida do Crowne Plaza é de primeira....

O modelo desse ganha-ganhaganha deve ser um marco para o engajamento prático da so ciedade nas questões do clima e do meio ambiente. O hotel economiza, o hóspede ganha, o planeta é poupado, e todos saem ganhando.

Com certeza o Crowne Plaza deu um passo vencedor com esta açáo-piloto e ela deverá ser replicada pelos demais ho téis da rede. De qualquer ma neira, a idéia de associar exer cício físico com economia de energia e ganhos para todos é tão formidável que poderá ser uma semente para gerar outras idéias semelhantes.

A partir de junho estará valen do uma competição entre os ciclistas e os painéis solares do hotel de 366 apartamentos, para ver quem produz mais eletricidade.

f Fachada solar é maior da Dinamarca

Inaugurado há cinco meses, o Crowne éo hotel mais eco-friendly da Dinamarca.

Elejá possui a certificação Green Building pelas várias ações e medidas implantadas desde sua construção.

Projetado peloescritórioDissing+Weitling,comtrêstorresde 25 andares, foi planejado para ser sustentável desde o inicio. Entre as ações, orientou-se damelhor forma os prédios em relação ao sol, para aproveitar melhor sua energia. Outras medidas incluem a extração eutilizaçãode água do subsolo, a 100 metros abaixo da superfície, um sistema inovador, economizando até 90% da ener gia necessária para aquecimento e resfriamento. Os dois mil m^ de painéis solares nas fachadas, a maior fachada geradora de ener gia solar na Dinamarca, geram 170 milkWh por ano, equivalente ao consumo de 55 famílias. Como resultado o Crowne Plaza está estabelecendo novos e mais al tos padrões para osfuturos hotéis sustentáveis, e isso sem compro meter o serviço eoluxo espera do pelos hóspedes. Onovohotel éum quatro estrelas, que busca

oferecer uma quinta estrela, aex periência verde, sem cobrar mai$ porisso.Comtudoissoo Crowní deixa de ser simplesmente umho tel para se tornaruma estação de hospedagem modelo.UmaEHM Quem sabe, ditando uma revolu çãona arte dehospedar.

Quem está fazendo a HçàO de casa?

^ ANature Air, companhia de aviação da Costa Rica,a primeirado setor aneutralizar todas as suas emissões de dióxido de carbono {C02). Através da conservação de 200 hectares de matas nativas na Península de Osa.

O projetado PortoSulem Ilhéus, em meio a mais impor tante e intocada mancha de mata atlântica da Bahia e do Nordeste, ejunto aos paraísos ecoturísticos de Itacaré, Maraú e Sen^ Grande.

Airíines e

Lauderdaíe.

Tarifas inacreditáveis com American Airlines

US$30 a $50 de desconto nas locações Hertz de 5a7 diárias em toda frota^

• Milhas AAdvantaqe® em dobro com o aluguel da Hertz^

Mais descontos em hotéis, restaurantes e atrações emMiamieFort Lauderdaíe

Visite www.RecordacoesFLA.com para mais detalhes.

Para reservas aéreas, visite www.aa.com.br

Para reservas de carros, reserve pelo GDS ou pelo www.hertz.com.br/agente e ganhe até US$3 em incentivos Hertz #1 Partners'' por locação.2 Ouse preferir, ligue para a American Airlines ou para a Hertz.

Central de Reservas American Airlines 21 4502 5005 (Rio de Janeiro)

11 4502 4000 (São Paulo) 0300 789 7778 (Outras localidades) Reservas da Hertz 11 3524 7525 (Sâo Paulo e capital) 0800 602 7525 (Demais localidades)

Edgar Werbiowsky é diretor da Imtnayinare. TabiPí Holois e Froeway Btasil e membro da TOl

EVENTOS

CLÁUDIO SCHAPQCHNIK H

BELO HORIZONTE. MG

I: üm iMlanço da gestão da secretáIria deTurismodeMinasGerais,Érica )rumoitó, eo anúncio de verbas e de projetos para Belo Horizonte e várias cidades e regiões do Estado marca ram a abertura do 3® Salão Mineiro de Turismo, que ocorreu entre os dias 16 e 18 passados no Minascentro, na capital mineira, üm clima de alta autoestima esteve presente no evento que, bem organizado, mos trou a diversidade do Estado sobre tudo por meio dos circuitos turísticos fomentados pela Setur-MQ.

O evento recebeu um total de 16 mil pessoas, ea maior parte era de belo -horizontinos que buscavam opções de viagens nos meses de junho e julho. Nas edições de 2007 e 2008, respectivamente, o salão recebeu 5 mil e 10 mil visitantes, respectivamente.

Várias autoridades governamentais e do trade estiveram presentes na abertura, como o governador de Minas Gerais. Antônio Anastasia, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, eo secretário executivo do Ministério do Turismo (MTur), Mário Moisés, que representou o minis tro Luiz Barretto - que estava na abertura da Aviestur, em Campos do Jordão (SP). (Parênteses para reforçar a necessidade de um calen

Autoestima em alta

No 3-Salão Mineiro deTurismo,querecebeu 16 mil pessoas, aSecretariadeTurismodeMinasGerais mostra que setor estáemaltaequetemapoiodosmunicípioseda União, pormeiodo MTur

dário mais econômico e nacional de eventos no trade.)

Emseudiscurso,a secretária Éri ca destacou alguns pontos da sua gestão, que começou há cerca de três anos em meio. "Diversificamos a oferta, a gestão é profissional, a governança dos recursos é trans parente e,a partir daí, o turismo de Minas Gerais evoluiu muito", disse a dirigente. "Hoje temos dezenas de regiões e circuitos turísticos, mais de 100 empresas de receptivo e ela boramos um plano de marketing, enfim, entramos na era da compe tição", emendou ela, salientando diversas parcerias, com a iniciativa privada, o Sebrae eoMTur.

"Todas as regiões mineiras foram re presentadas por meio da participa ção das 46 Associações de Circuitos Turísticos. O público foi convidado a passear pelo Estado. Houve mostras culturais, gastronômicas e artísticas, além da integração entre o mercado, parceiros e os profissionais do turismo mineiro, O evento movimentou toda a cadeia produtiva nesses três dias de realização", analisou a secretária.

Todos os circuitos estão agrupados na Federação dos Circuitos Turís ticos do Estado de Minas Gerais (Fecitur). Mais informações no site www.fecitur.org.br.

Governador

prefeito LacerdaeMárioMoisés (MTur) inauguramosalão vai entrar com uma contra partida de ÜS$ 12 milhões. Ou seja, quando aprovado, Minas Gerais terá uma ver ba de ÜS$ 30 milhões para investir no setor.

Em relação a recursos, Erica afir mou ao público que o Estado en trou com pedido de uma verba deÜS$18 milhões junto ao BID, dentro do Prodetur Nacional, para aplicá-los em diversas ações. E, em seu discurso, Mário Moisés, do MTur, disse que o governo federal O Jornal PANROTAS uiajou a conuile da Selur-MG e Gol

CONHEÇA OS PROJETOS PARA iVlINAS

GERAiS EBELO HORIZONTE

Nos seus discursos, na abertura do salão, o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, eo prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, revelaram projetos na área do turismo.

O governador Anastasia disse que quer o jogo inaugural da Copa do Mundo de 2014 em Belo Horizonte. "Posso afirmar com toda a certeza que, após a reforma, o Mineirão será o mais belo estádio do Brasil e estará pronto para receber o jogo de abertura da Copa", assegurou o governa dor que, dessa forma, deixou claro que vai disputar com São Paulo o mando do primei ro jogo do mundial da Fifa. "E depois da Copa, Minas Gerais terá como legado uma arena que também poderá receber shows e outras mani festações artísticas e espor tivas", emendou Anastasia.

Ele ainda revelou que vai trabalhar, em parceria com o trade turistico ea iniciativa privada, para que as sele ções de 2014 escolham cidades mineiras para fazer as preparações no Brasil.

O governador anunciou a intenção de construir um novo centro de convenções "que não ficará devendo nada aos maiores e melhores do Brasil edo mundo". Segundo ele, o centro "será muito, muito grande" e deve ser ergui dona área metropolitana de Belo Horizonte. "O projeto já está concebido e em um momento oportuno vamos apresentá-lo à sociedade". Já o prefeito anunciou projeto de um novo centro de con venções, um plano estratégico visando a Copa doMun do de 2014 e um incentivo para a construção e reforma de meios de hospedagens. Márcio Lacerda afirmou que antes do final deste mês vai apresentar um plano estraté gico para a Copa de 2014, realizado em parceria com a

EricacomogovernadorAnastasiaeo prefeitoLacerda; anúncios decentrode convençõeseobrasparaaCopade 2014

Fundação Dom Cabral e que terá apoio do governo estadual. "Há seis grupos temáticos e 54 ações e projetos previs tos", disse ele, sem revelar detalhes. Ele também comunicou ao público o programa, já aprovado pela Câmara Municipal da cidade, que dá incentivos para a construção e reforma de hotéis, en tre outros tipos de estabelecimentos comerciais. "Na prefeitura. Inclusive, já recebemos alguns projetos de hotéis. Tudo Isso, entre outras iniciativas, vai fazer com que tenhamos uma cidade mais bem preparada para receber a Copa."

Lacerda disse ainda que, até o meio do ano, a prefei tura lançará um edital para a construção de um novo centro de convenções na cidade, que deve ficar na avenida Cristiano Machado. "O projeto tem como ins piração o World Trade Center de São Paulo e será uma obra do município com a iniciativa privada", adiantou ele. Se seguir o exemplo paulistano, o complexo terá também hotel, edifício de escritórios e infraestrutura de restaurantes e bares.

Anastasia, secretária Érica.

NOVIDADES

Air Alinas -A Air Minas solicitou à AgênciaNacionaldeAviaçãoCivil (Anac) novos voos. Os serviços são de Araxá (MG)a Guarulhos (SP);en tre Uberlândia (MG)eBrasília;ede Clberlândia a überada (MG)eaAra xá. Marcela Braga Fen-o destacou as ligações para a estância hidrotermal famosa em todo o Pais. "Caso a Anac venha a aprová-las, teremos ligações para Araxáde importantes mercados como o paulista eodeBrasília",afir mou a gerente. No caso de Guarulhos, haverá voosde segunda a sexta-feira. "Só depois doOKda agência é que vamos falar com os hotéis, as agên ciasdeviagenseas operadoras." Site www.airminas.com.br.

Center Convention Clberlândia -O Center Convention überiândia, lo calizadojuntoao Plaza Shopping Hotele ao Center Shopping, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, vai triplicarde tamanho. Nodia 26foi inaugurada a ampliação do Center Convention, de seis mil m^, alémda ampliação do shopping. Dessa forma, o espaço terá um totaldenovemil m^. "Éuminves timentoprópriode R$ 160 milhões do Grupo Arcom, proprietário de todo o complexo", disse a execu tiva de Contas Mariana Costa. Site www.centerconvention.com.br.

Circuito Turistico Caminhos do Indaiá- Segundo a diretora deMa rketing Lorena PualineIJi, o roteiro é "puramente mineiro, tem paisa gens do Cerrado, turismo rurale religioso". E-mall: caminhosdoindaiai^gmall.com.

Circuito Turístico da Canastra -O circuito lançou uma revista e um DVD para os agentes de viagens. Site: www.circultodacansatra.tur.br.

Circuito Turístico Serras de Minas - Sérgio Vitarelli contou que, no Parque Estadual da Serra doBriga deiro, no município de Araponga, é possível vero macaco muriqui. Há ainda pousadas charmosas, cavai-

PAI\I NOTAS

INTERIOR

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, passou por três cidades do noroeste paulista, na qual inaugurou obras e anunciou novos investimentos. São elas Votuporanga, que ganhará um centro de convenções, Araçatuba, que revitalizaráum complexo turístico, e Jaies, naqualfoi inaugurado umportal de entrada para a cidade. O ministério repassou a sete municípios da região cerca de R$10 milhões em um ano. "Com essas obras, além de fomentar o turismo, o ministério está também proporcionando opções delazer e oportunidade de trabalho para as populações locais",afirmou Luiz Barretto.

gada e fazendas de café com degusta ção. E-mail: gestora@serrasdeminas. org.br.

Circuito Turístico do Sul de MinasSegundo o presidente docircuito, Cleber Marinho daCruz,o destaque vai para o clima ameno eo relevo mon tanhoso. São 11 cidades integrantes, que oferecem artesanato típico, turis mo rural e outras facilidades. E-mail: camlnhosdosuldeminas@yahoo.com. br.

Circuito Turístico Veredas do Paraopeba - FYóximo deBeloHorizonte,o roteiro tem como carro-chefe o Insti tuto Inhotim, que reúne arte contem

porânea e paisagismo, localizado em Brumadinho. Segundo a gestora do circuito,Érica Natália deSousa,há agências que comercializam pacotes. E-mail: ericansousa@yahoo.com.br.

Srasiele Bustamante MarcelaBraga Ferro(AirMinas)

Localizado no bairro de Lourdes, a Atlantíca Hotéis tem o prazer de apresentar seumais novo hotel em Belo Horizonte.

Horizonte |MG- Brasil

Bernardo Guimarães , 2032 | Lourdes

(55 31) 3290-0933 reservas.clbh@atlanticahotels.com.br

Sérgio Vitarelli, Patríciavieirae João Mattos (Circuito Turístico Serrasde Minas)

Trade unido

Eleição de Salvador Saladino (também diretorda Abav) paraapresidênciada Bito émaisum passo naconcretizaçãodauniãodotrade,oqueserá evidenciado na Feira das Américas 2010

O renasJBnento da Brazilian Incoiing •j^el Organization (Bito), me operadoras de receptivo internacional e empresas ligadas ao setor, e que elegeu nova dire toria no último dia 16, no Rio de Janeiro, coincide com um momen to de união do trade, projeto capi taneado pela Abav e que já con ta com a adesão da Braztoa e da Abremar. O italiano Salvador Sala dino, da Brazilian Summer Incenti ve& Travei, que também é diretor financeiro da Abav Nacional, assu me a presidência da Bito no lugar de Roberto Dultra e já anunciou, com respaldo de sua assembleia, que o Destination Brazil Showca-

se (DBS), evento anual organizado pela Bito, mas que não ocorreu em 2009, será realizado dentro da Fei ra das Américas no Rio de Janeiro.

A costura foi feita com a presiden te da Embratur, Jeanine Pires, du rante o Fórum PANROTAS 2010. A Embratur, portanto, apoia a inicia tiva de junção. Mesmo sem dar detalhes de como será o evento, Saladino garante que a proposta de realizar o DBS junto com a Feira da Abav "visa dar maior expressão a toda a cadeia do turismo no País". "Decidimos, de comum acordo, realizar o Des tination Brazil Showcase (DBS) na Feira das Américas. Entendemos

que fazer o receptivo presente no evento será de grande importância para os associados e clientes, além de consolidar a união da classe. Teremos uma caravana no perío do pré-feira e levaremos agências de viagens do Exterior para se fa miliarizar com os produtos de re ceptivo do Brasil", adiantou Sala dino. Ele destaca também o apoio da entidade ao BNTM 2010, que acontece entre 28 de abril e2 de maio, em Porto de Galinhas (PE). O esforço para fazer da Feira da Abav um espaço realmente multissetorial e representativo da pu jança da indústria inclui também a realização do Encontro Comer cial Braztoa do segundo semestre dentro da feira dos agentes (talvez

apenas em 2011) ea tematização de uma área pela Abremar, de cruzeiros marítimos. Com o even to de receptivo internacional, que traz compradores de todo o mun do, a Feira das Américas, que já éa mais importante do turismo brasileiro (e a maior do continen te, como gosta de frisar o diretor Leonel Rossi), significará um salto de qualidade e prestigio para o en contro ea própria Abav, envolvida em disputas e negociações sérias com fornecedores.

Qlobai-Travel

A missão de Saladino será buscar OTa nova forma de gestão para a associação, baseada na premissa jde geração de custo-benefício pára o associado. Salvador Saladino faz questão defrisar que, para atingir esse objetivo, todos os associados devem trabalhar juntos. "A Bito será administrada como uma empresa ea gestão feita com o trabalho e contribuição de todos, não apenas da diretoria ou do presidente. Queremos que cada associado coopere para que possamos atingir os propósitos da entidade", disse.

O dirigente afirma que o segmento receptivo - um dos mais atingidos pela crise econômica mundialainda sofre principalmente com o elevado custo do destino Brasil para os estrangeiros. "O dólar baixo eo alto custo doBrasil para quem vem defora nos colocam em desvantagem competitiva. Somos preteridos em relação a outros destinos. Sem falar da malha aérea que não atende às necessidades dos setor", disse. Saladino evitou se antecipar sobre o desempenho do setor em 2010. "Como economista não costumo fazer a arte da previsão, mas a tendência dizqueo setor receptivo estará emum patamar médio de crescimento".

O ex-presidente daBito,RobertoDultra,jáhaviaditoque2009aindaseria de retração para osetor, mas que já houve um movimento de retomada dos negócios a partir do segundo trimestre doano passado. Já comolíderdaentidade,Saladinoenviouuma correspondência aos54 associados, para saber asprincipaisqueixas apresentadas eoque esperam da Bito. "Queremos objetivar os propósitos, uniros esforços de todos esolidificar aBitocomoumaassociaçãoquerepresente,defato,nossa atividade. Ess^ demandasvãogerarumplanodeaçãoquedelinearáosrumosdaBito",expÍicoiM-' NaassembléiaqueelegeuSaladino,outroscargosforam definidos: Qeorgdl Pouzada, daLatitude 30*^, éonovo secretário geral,eManuelVieira, di Rentamar, o diretor financeiro. Vera Joppert, da Turismo Clássico, continua como vice-presidente da entidade. Luiz Strauss de Campos, ManuelVieira e Georges Pouzada passam a integrar o quadro de conselheiros, que contg. também com a participação de Sávio Neves, Tatiana Costa, Raffael Ricci ^ ainda Vera Joppert.

RICARDO AMARAL DAABREMAR, COMCARLOSALBERTO FERREIRA,EJUAREZCINTRAFILHO.DA ABAV
EDUARDO BARBOSA, DABRAZTOA

Conheça toda programação da

â Roma, Florença, | Veneza.... arte, jÍ cultura, gastronomia, bons vinhos, moda, requinte e... com a Nortravel a Itália é | "Dolce Farniente" ' e muito mais...

MAAKTING Goole: Marianna C. Alcorta (malcorta@panratas.com.br)

Anltisntot: Samanta Calefi, Erica Vwturtm e Monlca Naoml Tsugawa

Mirtwling DiglUI: Sandra Gonçalves

PRODUÇÃO

CooldeniCio:AliceI.Rezende (allce0panrotas.com.br)

fisrantt dt Proituçío; Mewton dos Santos {newton@panrotas.com.br)

Oisgtimaçio: JuarezEstevanePenhaCampregher

Tntamantoda imagam: RudneySoareseWagner Fellp

Pré-lmpras$ao: EduardoA.Oliveira

PnilatoBriHco: Graph-ln Comunicações

COMERCIAL

Gennta AdmlnlttraMva da VandtK Karina Kamogawa (karma@panrotas.com.br)

Eiawtivis: Camila Santos (camila@panroCas.com.br) MarcosArruda (marcos0panrotas.cocn.br)

PrlscDla Ponce (priscilla®panrotas.com.br) Ricardo SIdaras (rsidaras@panrot8s.com.br)

Rogírio dosSantos (rogerio@pancotas.com.br)

TaisBallesterodeMoura (tai5@panrot4s.com.br)

Pammella Alavaski(pamela@panrotas.co(n.br)

IHatháliaFalcio (anunciosOpanrotas.com.br]

E)(ECUnVOSÕIIORDERP

Antonio JorgeFilho(jorge0panrotas.com.br)

nOE CONOSCO Matriz:Avenida Jabaquara, 1761 -Saúde

SioPaulo-Cep: 04045-901

Tel.; (U) 2764-4800 (TroncoChave)

Fax:(ll)

gabrlel@panrotas.coni.br

AGENDA

abril de 2010

27 a 29 AIrlIne Distribution 2010

Local: Rio de Janeiro

Informações: www.flightglobalevents.com/dlstributionlO

28 Workshop Kangaroo Tours sobre Pacífico Sul

Local: Mercure São Paulo Jardins, São Paulo

Informações: (11) 3066-0266

28 Treinamento Raídho sobreíndia

Local: JW Marriott Rio de Janeiro, Rio de Janeiro Só para convidados

28 a 30 China Outbound Travei & Tourism Market (COTTM 2009)

Local: Pequim, China

Informações: www.cottm.com

28 e 29 Marriott Global Pursuits

Local: Renaissance São Paulo (28/4); e JW Marriott Rio de Janeiro (29/4)

Informações: (11) 3069-3049 ou gsobrazil@marriott.

28 a 02 BNTM2010 demaio Locai: Enotel Porto de Galinhas, Porto de Galinhas (PE)

Informações: www.bntm.com.br

30 17^ Prêmio Catavento

Local: Hotel Pestana São Paulo, São Paulo

Informações: www.adlbra.com.br ou (11) 3392-2312 maio de 2010

2a 07 36-Congresso Latino-Americano do Skal)

Local: Guaiaquil e Quito, Equador Informações: www.skal.org

4a 07 Arabian Travei Market

Local:Dubai,EmiradosÁrabes

Informações: www.arabiantravelmarket.comm

Mudao Comando de Vendas internacionais Avis

Io Grupo Dallas, que opera a marca Avis no Brasil, uma dastrês maiores locadoras de automóveis do país, passa acuidartambémdasvendas de locações de automóveis para TODOS 08 DESTINOS INTERNACIONAIS.

Tudo vai ficar mais simples, ágil e eficiente, para você eparaseus clientes.

Na prática, para reservas e aquisições de serviços de locação de automóveis no Brasil e no Exterior, você vai falar com uma única equipe comercial, e que já administra a Central de Reservas Nacionais e Internacionais da marca Avis.

Sevocêjá trabalha coma Avis, veja que novidade importante:

30% DE DESCONTO nas tarifas atuais

Nas locações para os EUA e Canadá que você comercializa hoje, poderá conceder uma desconto promocional de 30% (válido para locações que iniciem até 30/06/2010 com tarifas H8. SC, 1W, 4IVI, F2 para os EUA, e tarifas EOI, 7EI para Canadá). Inserir o Código de Desconto (AWD) # H586500 na reserva. Aplica-se somente para residentes no Brasil. Verifique com aAVIS as Condições Gerais paraa loacação deveículos.

Se sua empresa ainda não trabalha com a Avis, não perca esta oportunidade, entre em contato e cadastre-se.

Paraquaisquerinformaçõesouorientações,faleconosco: Centralde Reservas Emissão de Voucíiers EmSão Paulo- 2155-2847 11 3594-4130 De outras localidades - 0800 725 2847

a sua assistência emviagem

LA AGENCIA DE VIAIES

MERCADO

Nova campanha internaciona

"Humildemente aspiramos que seja uma campanha revolucionária, pelo menos para a Argentina", disse anima do o secretário executivo do Instituto de Promoção Turística (inprotur), Leo nardo Boto,ao detalhar alguns pontos do lançamento da nova campanha pu blicitária internacional do país.

Após quatro meses de trabalho, ano vidade jáfoi aprovada pela diretoria do Inproture deve ser lançada em agosto. Os detalhes operacionais ea mensa gem estão guardados a sete chaves.

Boto explicou onde está a transcen dência do projeto: "a presença em feiras,afolheteria,as campanhas cooperadas, a publicidade têm de estar abaixo de uma mesma lógica comunicativa. Isso, que nos últimos

anos era bastante anárquico, éo que estamos pleiteando: queremos criar uma marca na comunicação turística da Argentina". Ou seja, toda imagem e mensagem que projetem o país estarão abaixo do guarda-chuva definido nesta cam panha, que terá uma vigência de pelo menos três anos.

PARTICULARIDADES

A campanha vaiterum componen te artístico e estético muito forte nas peças, que apelarão às sensações e experiências. A publicidade estará centrada nos produtos turísticos que o país oferece evai cobrir os diferentes meios de comunicação - radiofônicos, impressos e televisivos.

Objetivo doInprotur é unificar debaixo de umamesmalógica comunicativaaimagem emfeiras,folheteria, campanhas cooperadas etc; está elaborada em22 idiomas, vai apelarpara o emocional, com um novo adjetivo damarca Argentina, etrabalhará por produtos

A marca Argentina estará redesenha da com uma nova mensagem. "A adjetivação é parte da surpresa da campanha", explicou Boto para, ele gantemente, descartar a possibilidade de adiantar algum detalhe. Aindaque para acalmar a ansiedade, ele disse que todo o trabalho será contastado em ^us groups locais e intemacionais para analisar o grau de aceitação dentro eforada Argentina. As mensagens já foram adaptadas para 22 idiomas e validadas em cada uma.

Continental em novas mãos

A companhia dos Estados Unidos oficializa a nomeação de Júlio Banfi como o principal responsável para as operações no território argentino, cargo que assumiuem 1-de março

Durante um almoço oferecido a um seleto grupo de agentes de viagens e imprensa especializada no hotel Park Hyatt Buenos Aires,a Continental Airünes apresentou Júlio Banfi como o novo country manager para a Argentina. O executivo tem lum longocurrículode trabalhos notrade. Já foi responsável pelo departamento deVendase Ope rações da agência Friendly VisitTours, posicionada entre as cinco maiores es pecialistas em viagens de incentivos e tannbém foi sócio fundador de M South América, onde foi gerente deVendase

Operações atésua chegada à Continen tal, em 1®de março passado. Júlio Banfié graduado em turismo pela Universal dei Salvador e fez um mestra do em administração de negócios de aviação na (Jniversidad de Concordia, em Montreal, no Canadá. O encontro contou com a presença de Cristiane Franck, diretoraregional para o Cone Sul; Guilherme Dal Secco, ge rente de Desenvolvimento de Vendas e Receitas para Argentina eBrasil;e toda a equipe deVendasde companhia aé rea com base em Buenos Aires.

Nodiálogo com oLa Agencia de Viajes, Cristiane destacou "aalta ocupação e a boa rentabilidade de nosso voo diário e sem escalas entre Ezeiza e Houston", assim como também a intenção de "poder operar uma aeronave de maior capacidade na rota". Entretanto, reco nheceu o problema dafaltade aviões: "Necessitamos incrementar a frota, mas preferimos esperar até final de 2011, quando começam a chegar as 25 uni dades do Boeing 787 que compramos, o que nos permitirão alcançar altos ní veis de eficiência". Cristiane destacou

ARGENTINA E BRASIL DE MÃOS DADAS EM DESTINOS DISTANTES

OsecretáriodeTurismodaArgentinaepresidentedo inprotur, Enrique Meyer, recebeu a presidente daEmbratur, Jeanine Pires,paradefiniros últimosdetalhesdoPlanodePromoção 2010-2011 deaçõesconjuntasnos destinos distantes de ambos os países.

Oprograma inclui aparticipaçãoconjuntaem feiras, arealizaçãode seminárioseworkshops,viagensde operadores e jornalistas eeventos dirigidos para o público final, assim como o oferecimento deum circuito integrado de ambas as nações. Oplano contempla iniciativas combinadas nosmercadosdosseguintespaíses: índia. China,Cingapura.Emirados Árabes CJnidos, Catare Israel.

1

GUILHERME DALSECCO,CRISTIANE FRANCK E JÚLIO BANFI

aindaquea"Continentalfoia primera companhia dos Estados CJnidos a apos tar no B-787".

Emoutro momento, adiretoraregional destacou que a empresa já começou a instalar "assentos-cama de última ge ração nas cabines da BusinessFirst -a executiva daCOiniciativa que inclui rá toda afrota internacional dos Boeing

777/200ER, Boeing767séries 200 e 400 eosBoeing 757/200".

A Continental éaquinta maior empresa aérea do mundo, presente em 133 des tinos dos Estados ünidos e 135 cida des no mundo. Com hubs em Newark (Nova Jersey), Houston, Cleveland e Guam, transporta anualmente cerca de 63milhõesde passageiros.

El Ouerandi

Dede 1920. En el Cono Histórico este Caserón, Memória Viva de Ia Ciudad. Restaurante de cocina Internacional a Ia Carta

Una Cerenionia enel Tango. Un encuentro intimo con Buenos Aires.

JEANINE PIRES E ENRIQUE MEYER

lídiíç-ão 22-27 dc abrila3dc maio dc 2010

HOTELARIA

DE ACORDO COM

ESTUDO DO FOHB,

ALGUMAS DAS 12

CIDADES-SEDE

DA COPA DE 2104

PODEM APRESENTAR

DÉFICIT NAOFERTA

HOTELEIRA PARA OS

TURISTAS QUE VIRÃO

AOPAÍS DURANTE

A COMPETIÇÃO: EM CONTRAPARTIDA, UM

BOOM NA OFERTA

DE LEITOS PODE

FAZER COM OUE A OCUPAÇÃO ATINJA

ÍNDICESBAIXOSEM

ALGUNS DESTES

DESTINOS PRÉ E

PÓS-EVENTO

Fernando Chirotto e Artur Luiz Andrade

Fora do campo

Aexpectativa para aCopa do Mundo de 2014 é grande para todoo País. No caso dos torcedores, o evento pode represen tar um acontecimento inédito: a conquista do heptacampeonato mundial(isto se a seleção de Dunga ganharohexanesteano,na África do Sul) por uma seleção e em uma Copa sediada em seu próprio país. Ea expectativa positiva se estende ao trade turístico, que em seus di versos segmentos projeta boas oportunidades de negócios em vista do evento. A Copa pode, ainda, em conjunto coma Olimpíada de 2016, deixar ao Brasilum legado de infraestrutura e produtos, frutodo que alguns já chamam de "década de ouro".

Porém, se não forem planejadas e trabalhadas de forma adequada, as perspectivas otimistas podem se transformar em problemas para algu mas da cidades-sede, principalmente àquelas que não possuem ainda uma infraestrutura hoteleira adequada. Pelo menos éo que aponta o estudo "Oferta Hoteleira nas Cidades-sede", realizado recentemente pelo Fórum de Opera dores Hoteleiros do Brasil (Fohb), cujo objetivo é traçar o panorama do atual mercado hoteleiro nas 12 sedes da Copa e as projeções para a realização do evento.

Para tanto, a pesquisa foi dividida em quatro etapas interligadas: levantamento da oferta atual e futura; estimativa da oferta recomendada para

o evento; identificação das cidades que podem servir de apoio; e as projeções de ocupação para dois cenários - sem e com a ampliação da oferta hoteleira local.

OFERTA Naprimeira etapa, foi levantada aofértahoteleira - em unidades habitacionais (UHs)eleitos- das 12 cidades-sede. Alémdisso,aprimeira tabela da página seguinte mostraaofertafuturados des tinos, cálculo que levaem consideração apenas os empreendimentos que já estão em fase dede senvolvimento, bem como o dimensionamento da oferta, para oqualfoi considerado oíndicede dupla ocupação de 1,75 hóspede por apartamento.

Manaus (à esq.) e Cuiabá (acima) são as cidades com maiores problemas na oferta hoteleira

o Riode Janeiro ganhará 2.311 quartos até 2014

TABELA 2: OFERTA RECOMENDADA (LEITOS)

A tabela ao lado mostra que a cidade do Rio de Janeiro é a que ganhará mais unidades habitacionais -2.311 seguida por Manaus (2.225), Cuiabá (1.393) e Belo Horizonte (1.106).

Já a segunda etapa da pesquisa mostra a estimativa da oferta necessária de cada cidade para a Copa, índice baseado na recomendação da Fifa (tabela 2),a qual aponta que a oferta de leitos necessária deve representar 30% da capacidade do estádio da cidade-sede.

Apenas com as duas tabelas, já fica nítido que, apesar de ser a cidade que terá o maior número de unidades habitacionais construídas, oRio de Janeiro superará a meta estipulada pela Fifa, enquanto Cuiabá e Manaus - que também receberão uma grande quantidade de UHs - ficarão ainda muito abaixo dos índices de oferta recomendados pela entidade. O que fazer nesse caso? Construir ou estimular a construção de hotéis ou buscar alternativas?

JEITINHO BRASILEIRO?

A terceira etapa da análise identificou cidades que podem em um raio de 150 km de distância das cidades-sede. O servir de apoio para as sedes que não atingirão a oferta estudou apontou ainda cidades alternativas -fora do raio de necessária com o incremento de seu parque hoteleiro. Para 150 km - que foram escolhidas por oferecerem uma oferta tanto, foram levados em consideração municípios que estejam hoteleira representativa ou ter fácil acesso.

TABELA3- POTENCIAIS CIDADES APOIO

Cidades Até 150 km de distância

Belo Horizonte

Brasília

Betim; Brumadinho; Caeté; Congonhas:Conselheiro Lafaiete; Contagem; Itabira; LagoaSanta;Mariana;Moeda;NovaLima; OuroPreto;Santa Luzia; SeteLagoas.

Anápolis:CidadesdaGrande DistritoFederal:Pirenópolis.

Cuiabá Barão de Melgaço; Chapadados Guimarães; Jaciara; Nobre; Poconé.

Curitiba Cidades da Grande Curitiba: Ponta Grossa.

Cidades Alternativas

ipatinga; Juizde Fora; Sãojoão Dei Rey; Tiradentes; Vitória (ES); Vila Velha (ES).

Caldas Novas;Goiânia;Rio Quente.

Cáceres; Nova Mutum; Primavera do Leste; Rondonópolis; Tangará da Serra; Campo Grande (MS).

Fortaleza Aquiraz; Beberibe; Cumbuco; Guaramiranga; Trairi. 'f;!—São Luís (MA).

Manaus Novo Airão; Presidente Figueiredo; Hotéis deSelva.

Natal

PortoAlegre

Genipabu; Praiada Pipa; W São Miguel do Gostoso; Tibau do Sul.

Bento Gonçalves: Canela; Caxias do Sul; Farroupilha; Garibaldi; Gramado;Gravataí; Imbé; Lajeado;NovaPetrópolis;Novo Hamburgo;São Leopoldo; Tramandaí.

Recife CabodeSanto Agostinho: Caruaru; Gravatá; Olinda; Portode Galinhas; Tamandaré; Maragogi (AL)

Salvador CostadoSauípe;PraiadoForte

Hotéis de Selva (mais distantes).

1 -í' : " ® João Pessoa (PB),

TABELA 4: SALDO FINAL DE LEITOS NECESSÁRIO NAS CIDADES-SEDE

Já a tabela acima calcula o saldo de leitos estimado para cada sede, índice que leva em consideração as UHs que cada uma ganhará e também os apartamentos disponíveis das potenciais cidade de apoio. O cálculo aponta que, mesmo com a ajuda de cidades de apoio, duas sedes ficarão com déficits na oferta: Cuiabá, com 4.096 a menos que o recomendado, e Manaus, na qual faltarão 3.773 apartamentos. Uma solução seria expandir a ampliação prevista para o parque hoteleiro de ambas as cidades. Porém, um boom de oferta poderia implicar em uma queda de ocupação nestes locais,vistoque, após a

TABELA 5; TAXA DE OCUPAÇAO PROJETADA PARA 2014

Copa, o número de turistas diminuiria consideravelmente. Mesmo antes do evento seria impossível atingir boa ocupação nesses hotéis adicionais.

Para projetar os índices futuros de ocupação dos locais, a etapa quatro do estudo analisou o as cidades de formas distintas, divididas nos cenários AeB (tabela 5).No primeiro, foifeitaa projeção da ocupação sem considerar a ampliação da oferta em cada cidade, a qual seria complementada pelo uso de cidades de apoio. Já o cenário B leva em consideração a ampliação de cada parque, que seria feito de acordo com a recomendação de leitos estipulada pela Fifa.

O cenário B aponta índices preocupantes de ocupação em Cuiabá e Manaus, com 14 %e 22%, respectivamente. Além disso, outras cidades poderão ser prejudicadas por um aumento excessivo da oferta, como Brasília, que teria uma ocupação de (37%), Recife (36%) e Porto Alegre (33%).

Já o cenário A, por sua vez, demonstra que a ajuda das cidades de apoio poderia atender à demanda da Copa sem fazer com que as cidades-sedes sofressem com quedas na ocupação. Por fim, o estudo aponta que o equilíbrio da oferta nas cidades-sedes exige uma organização logística adequada, que seria combinada com soluções criativas para os casos de Manaus e Cuiabá.

Entr6VÍSt3 Ana Maria Biselli, diretora executiva do Fohb

Para verificar as propostas e pos síveis soluções aos problemas, o Jornal PANROTAS con\/ersou com a diretora executiva do Fohb, Ana Maria Biselli.

JORNAL PANROTAS -O Fohb. com esse estudo, não está sendo muito conseruador, não apostando no crescimento mais consistente do turismo doméstico e ainda no recep tivo internacional?

ANA MARIA BISELLI - Para es timar a taxa de crescimento médio da demanda (4% ao ano) utilizamos como base a expectativa de cresci mento econômico do Pais para os próximos anos, já que a atividade hoteleira está extremamente atrela da ao desenvolvimento econômico.

Também levamos em consideração que importantes questões de infra-

estrutura precisam ser solucionadas para suportar um acentuado desen volvimento do turismo, como as questões dos aeroportos e da mobi lidade urbana.

JP-üma solução seria a retirada de Manaus e Cuiabá como cidadessedes?

ANA MARIA - Não necessa riamente. Em Copas do Mundo é comum algumas cidades serem utilizadas apenas na primeira fase da competição, momento em que a demanda não está tão concentrada. A partir das fases seguintes, a com petição passa a acontecer somente nas cidades-sede mais importantes e com infraestrutura mais adequada à recepção de uma Copa. Essa defini ção só acontecerá mais adiante. Po rém, podemos pensar que este pode

ser um caminho para estas cidades (Manaus e Cuiabá). Além disso, a oferta delas poderá ser complemen tada com meios de hospedagens al ternativos e tempKírárlos, como cru zeiros marítimos e casas de famílias. No entanto, estas soluções precisam ser bem trabalhadas e planejadas com certa antecedência.

JP - Usar cidades distantes 150 km ou casas de família não pode denegrir a imagem da indústria ho teleira nacional?

ANA MARIA - Em outras Co pas, estas altematlvas foram con templadas e aparentemente bem aceitas pelos turistas. Neste ano, na África doSul,assoluçõesemprega das para suprir a carência de hotéis serão as home-stay (termo utilizado para designar as casas de família),

cruzeiros marítimos em cidades lito râneas, como Cidade do Cabo e Durban, ea oferta de outros seis países com hotéis credenciados (Namíbia, Lesoto, Ilhas Maurício, Suazilãndia, Moçambique e Botsuana) pela Fifa para atender à demanda da Copa do Mundo de 2010. Acreditamos ser possível trabalhar estas opções aqui no Brasil também, desde que sejam bem planejadas, organizadas eim plantadas de maneira profissional. Vale mencionar também que apu blicação "Cidade-Base", divulgada recentemente pelo Comitê Executivo Paulista da Copa do Mundo 2014, aponta como p>otencíais cidades para receber delegações estrangei ras municípios como, por exemplo, Presidente Prudente e Ribeirão Preto, distantes respectivamente 319 e 563 km da cidade-sede São Paulo.

OPERADORAS

TREND OPERADORA

REESTRUTURA SETOR

DE VENDAS, COMA

CRIAÇÃO DE NOVOS

POSTOS, PARA ESTAR

MAIS PERTO DA

EOUlPE EM TODO O

PAÍS; E, SEGUNDOO

DIRETOR DA ÁREA,

CÉSAR NUNES,

PROFISSIONAIS

GANHAM MAIS

PRODUTIVIDADE COM

O SISTEMA DE GESTÃO

DE VENDAS TREND

SALES FORCE

Cláudio Schapochnik

Próximo das bases

ATrend Operadora deu mais

um passo no Projeto Trend Rumo 2015, que tem como objetivo levar a empresa àlide rança de mercado. Desta vez as mudanças ocorreram na área de Vendas, liderada pelo diretor César Nunes. Com a aprovação do presidente Luis Paulo Luppa, Nunes promoveu uma reestrutu ração no setor, com a promoção de uma "prata da casa", Esequiel Santos, e contratou quatro novos executivos - Alexandre Camargo, Ricardo Gouveia, André Castro e Mônica Queiroz que não têm experiência com operadoras de gem e

turismo, mas grande vivência na área comercial. Ele apresentou ainda um produto que classifica como "revolucionário", desenvolvido pela área de TI da em presa, dirigidapor Marcos Cumagaí. O Trend Sales Force é, segundo ele, um aplicativo para smartphone "inigualávelno mercado" (leiabox). Essas novidades foram apresenta das ao Jornal PANROTAS, durante entrevista realizada na semana passada, na sede da empresa, no centro de São Paulo.

Em relação aos principais executi vos da área de Vendas, César Nu nes promoveu Esequiel Santos, que

tem 12 anos de casa, para gerente de Vendas - Contas Especiais. "Ele vai cuidar das 125 maiores contas da Trendemnívelnacional",expli cou Nunes. "O Esequiel temoperfil que desenhamos para a função: conhece muito bem a Trend , os processos e as rotinas, e domina geograficamente o mercado", jus tificouo executivo pela escolha. "Em torno de 25% do faturamento da empresa vem agora dessa ge rência." O e-mail dele é esantos® trendoperadora.com.br.

'Sistema e smartphone

Em paralelo ao anúncio dos cinco novos gerentes dentro da diretoria de Vendas, César Nunes apresentou em primeira mão ao Jornal PANROTAS o Trend Sales Force. A soma de um software desenvolvido pela diretoria de TI da empresa edeum smartphone.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Na outra parte do processo de re estruturação, César Nunes contou com a ajuda de uma empresa de recrutamento e seleção. 'Também estive participando e analisamos o currículo de 760 profissionais de todo o País. Desses, selecionamos dez em São Paulo, Recife, Belo Ho rizonte e Curitiba", afirmou o diretor. "Foi um trabalho árduo e desses dez escolhi um para uma determinada região", emendou ele. Os quatro novos profissionais da Trend têm o mesmo cargo. São

todos gerentes de Desenvolvi mento Regional. O que muda é só a abrangência geográfica. Nunes contratou Alexandre Camargo para cuidar do Estado de São Paulo, ba seado na capital; Ricardo Gouveia, para a região Sul, com base em Curitiba: André Castro, para as re giões Sudeste (exceto São Paulo) e Centro-Oeste, ficando em Belo Horizonte; e Mônica Queiróz, res ponsável pelas regiões Nordeste e Norte, com base em Recife. "Os quatro novos gerentes tiveram

uma verdadeira imersão na cultura da Trend, somando 168 horas de capacitação e treinamento na ma triz", destacou o diretor de Vendas. 'Tudo isso,a promoção do Esequiel ea contratação dos gerentes, faz parte ainda do processo de pro fissionalização pelo qual passa a Trend", concluiu ele, deixando uma mensagem. "Preparem-se porque mais novidades estão a caminho; somente o que não muda éo compromisso com o nosso maior parceiro: o agente de viagens."

Quem são os quatro novos gerentes

ALEXANDRE CAMARGO

Tem 19 anos de atuação no Turis mo, 100% na indústria aérea: 13 anos de Grupo Varig, um ano de Vasp e cinco anos de Copa Airlines. "A Trend me surpreendeu pela infraestrutura e profissionalismo. Tudo aqui éfeitoe pensado para os agentes de viagens", afirmou Camargo. E-mail: acamargo® trendoperadora.com.br.

ANDRÉ CASTRO Trabalha há 19 anos na área

comercial. Teve atuações em em presas como Xerox. Tok& Stok e Accor. "Desse temno, acumulo ex

"Dessa forma, temos, sem dúvida, um sistema de gestão de comer cialização de produtos, de forma on-line, que vai revolucionar o mercado", enfatizou Nunes.

"Foram três meses de trabalho na concepção da ferramenta, que já foi bem testada, Inclusive pelos cinco novos gerentes, que já en sinaram suas equipes a usá-la", explicou Nunes. ATrend comprou 150 smartphones. "O grande trunfo dessa solução é ser on-line e dar informações detalhadas do histórico das empresas da carteira de um executivo", destacou Cuma gaí."O agente de viagens vai se surpreender com o que ele verá em termos de tecnologia."

completou ela. E-mail: mqueiroz® trendoperadora.com.br.

RICARDO GOUVEIA

periência de 11 anos de marketing e me permite andar a 300 km/h". de Relacionamento e entro em um momento ímpar da Trend, que se prepara para multiplicar de tama nho", disse ele. E-mail: acastro® trendoperadora.com.br.

MÔNICA QUEIRÓZ

A profissional faz sua estreia no Turismo. Trabalhou em empresas como Bom Preço. Tim e nos ban cos HSBC e PNB. "Trabalhei no atendimento a Pessoas Físicas e Jurídicas e conheço bem as regiões Norte e Nordeste", disse ela. "Houve uma grande empatia com a Trend, que já me deixa bem a vontade

Possui 18 anos de trabalho como hoteleiro. Começou no Renaissance São Paulo e depois foi para o Grand Hyatt São Paulo, sempre na área de Vendas. Mudou para a área operacional quando iniciou carreira na Sol Meliá e depois na Pestana. "A Trend tem um siste ma impressionante de administra ção, e estou muito feliz em entrar nesse time." E-mail: rgouveia® trendoneradora com.br.

Segundo Nunes e Cumagai, o Trend Sales Force vai repercutir no melhor gerenciamento e em um maior faturamento da Trend.

tiu uma grande soma de dinheiro e tempo nessa solução, que tam bém vai garantir um crescimento sustentável á empresa", disse o diretor de Vendas. Dessa forma, acreditam os dire tores, os executivos podem fo mentar junto aos agentes a com pra de outros produtos e serviços, "Além do carro-chefe da hotelaria, a Trend tem excelentes fornece dores na área de aluguel de car ros, transfers e seguro de viagens e muitas vezes o agente ou não sabe ou não é motivado a vendêlos; queremos que ele os venda, pois vai receber mais comissão", finalizou César Nunes.

;; Os quatro novos gerentes: Ricardo Gouveia, Alexandre iç Camargo, Mônica Queiróz eAndré Castro
lagem e com ag
Cásar Nunes eo recóm-promovido Esequiel Santos
.RAOOftA
Marcos Cumagai e César Nunes com un dos smartphones em destaque: aplicativc que auxiliam trabalho dos promotores

Mais dois anos

A Associação Brasileira de

Gestores de Viagens Cor porativas (ABGev) reelegeu adiretoria para obiênio 2010-2012, tendo à frente Viviánne Martins e Patrícia Thomas, respectivamente, presidente evice -presidente. Na Assembleia Geral Ordinária, realiza dana semana passada (dia20)no hotel Slaviero Executive Jardins, em São Paulo, além da eleição, Vivián ne e Patrícia salientaram a entrada de "sangue novo"na associação, comaeleiçãodenovosconselhei ros,eoinício de um projeto com a National Business Travei Association (NBTA) que, se aprovado, irá mudar radicalmente a entidade brasileira que completa sete anos nesta semana (dia29). Poderá vir aí a NBTA Latin América.

A nova diretoria deve tomar posse no dia 31 de maio, mas a data ainda será confirmada. Além dos eleitos, foram nomeados pela pre sidente, de acordo com o estatuto da entidade, os conselheiros Pau lo Daniel da Silva, do Grupo Fiat, nogrupode gestores, eWalter Teixeira, da TX Consultoria, no grupo de fornecedores.

Antesda votação, a gerente geral da ABGev, Aline Bueno, exibiu aos associados a prestação de contas, ívie foram aprovadas, eo resumo das awidades da associação no biênio passado (2008-2010).Entre outros pontos, foram destacadas as realizações do4°e 5" Uctte, em parceria com a NBTA; do1 ° SmecLA, feito com a MPI; do envio da delegação brasileira, em umtotal de 136 pessoas, nas duas conven ções da NBTA nos Estados Unidos;

VIVIÁNNE MARTINS, PATRÍCIA THOMAS

E DIRETORIA DA

ABGEV ELEITOS NA

SEMANA PASSADA

PARAO PRÓXIMO

BIÊNIO, PREPARAM

MUDANÇA RADICAL

NA ENTIDADE: META É

ESTREITAR RELAÇÃO

COM NBTA E ESTAR EM

MAISESTADOSDOPAÍS

Cláudio Schapochnik

da criação de três novos comitês (AgênciasCorporativas,Hotelariae Meios de Pagamento); e da criação da newsletter O Gestor. "Hoje temos 417 associados, sendo 28% de gestores", destacou Viviánne.

MOVIMENTAÇÃO À FRENTE

Em relação à NBTA, entidade irmã da ABGev nos Estados Unidos, Patrícia e Viviánne disseram aos associados que umnovotipodere lacionamento coma associação está

em estudo. 'Temos um namoro bem feliz com aNBTA há cinco anos, ea nossa intenção é alinhavar a parceria para nos fortalecer, ir para outros Estados do Brasil e trazer mais recursos", adiantou Patrícia. "Dessa forma, se aprovado, aí teremos uma grande viradanaABGevena nossa indústria", emendou Viviánne.

A presidente reeleitadaABGev disse ainda que vai tratar desse assunto a partir dessa semana, quando man terá negociações com executivos da NBTA nos Estados Unidos.

MRETORIA 'iviânne Martins - presidente eleita

itrícla Thomas - vice-presidente eleita

ÍONSELHO DIRETOR - GESTORES

:duardo Murad (IBM) eleito

iliane Taunay (Pepsico) eleita

mio Daniel da Silva (Grupo Fiat)- nomeado

lonnie Motta (Cadbury) - eleito

juliana Costa (Carrefour) - eleita

lONSELHO DIRETOR - FORNECEDORES

iustavo Syllos (Slaviero Hotéis) - eleito

.uís Fernando Vabo (Reserve) - eleito

/jalter Teixeira (TX Consultoria) - nomeado

Viviánne Martins e Patrícia Thomas adiantaram alguns eventos que serão realizados no segundo semestre pela ABGev. A entidade irá participar, com uma delegação brasileira, de mais uma convenção da NBTA. que será em Houston, no Texas; vai realizar, com aMPI.a segunda edição do Smec-LA, talvez no mês de outubro: eo 8 Encontro de Comitês.

•^ParaAménca Latina
Parte da nova diretoria eleita: Luís Fernando Vabo, Paulo Daniel da Silva. Patrícia Thomas, Viviánne Martins. Eliane Taunay, fíonnie Mottã eWalter Teixei^
Patrícia Thomas e viviànne Martins celebram mais um mandato
Fonte: ABCtev
Calendário
A assembléia que elegeu a nova diretoria da

Don de vista corporativo

TRAVEL MANAGERS QROUP (TMG)

Com acrise mundial, sentida

fortemente no Brasil no últi mo quadrimestre de 2008, as organizações começaram a repensar a aplicação de seus recur sos e eis que surge como premissa: I"vamos cortaras viagens corporati vas". Fonte de despesa, ocupando Iumadascinco primeiras posições idegastosde uma companhia, as ' viagens corporativas são parte de

On-line booking tool - ter ou não ter? Eis a questão!

propagação e fortalecimento dos negócios empresariais e não po dem simplesmente ser eliminadas; elas precisam ser geridas. Nesse momento, a gestão de viagens torna-se uma função estratégica e nesse contexto reorganizado forçadamente pela crise mundial, nós gestores buscamos para nossas empresas alternativas para manu tenção sustentável desse processo.

Primeiramente temos de balancear as viagens de nossos empregados com os objetivos da empresa. Neste rearranjo temos várias vertentes para obter resultados para nossas organizações, tais como utilização de meios eletrônicos de comunica ção e conferências, renegociação de tarifas, reforçar as políticas, implementação de ferramentas de controle e gestão, a exemplo das

ferramentas de on-line booking, dentre muitos outros. A viagem, como apenas um adendo das demais outras tantas atividades que um colaborador tem de desem penhar e vivenciar, não pode ser ummartírio.De maneira simples e prática, as ferramentas de on-line bookingtrazemdeformaamigável o planejamento e organização da viagem corporativa. A ferramenta

desmistifica a viagem e passa a ser apenas um momento de plane jamento enãodeirritaçãoou perda detempo, como oantigo conceito adotado pelos colaboradores que não têm viagem como seu escopo de trabalho. Da forma como estas ferramentas atualmente são de senvolvidas, acabam aguçando a curiosidade de nossos passagei ros e facilitando demasiadamente a vida dos que necessitam fazer suas viagens. Esta característica instiga a utilização desse meio, deixando de ser menos desafiador aos olhos de quem não conhece a proposta. Viagens são sinônimo de mobilidadee,porisso, não podem ser engessadas.

Ofereça aosseus clientes a experiência inesquecível deum cruzeiro Disney.Seja aproveitando as atividades em família ou dando uma escapada para lugares exclusivos aos adultos, enquanto as crianças se divertem criando suas próprias aventuras.

Cabines amplas, entretenimento de primeira classeeum destino exótico, Castaway Cay*, a ilha privativa da Disney, completam a magia defériascomaDisneyCruise Une.

E aproveite para estender a diversão passando uns dias noWaltDisneyWorld Resort!

Contate hoje mesmo o seu agente de viagens:

Agaxtur: (11) 3067-0900 - www.agaxtur.com.br

Rca Turismo: (11) 3017-8700 - www.rcaturismo.com.br

Trade Tours: (11) 3257-9788 - www.tradetours.com.br

Escolha o seu destino:

•3e4 noites para as Bahamas

7 noites no Caribe

10 e 11 noites no Mediterrâneo

•12 noites pelas capitais do norte da Europa

•7 noites no Alaska (2011)

•Todos os cruzeiros paraasBahamasepara oCaribeparamna Caitaway Cay.

Aspraticidades apresentadas pe lasplataformasdeon-linebooking refletem diretamente na gestão dos dados deviagens,vistoqueas parametrizações são moldadas de acordo com as políticas e conceitos adotados pelas companhias e neste ponto já começa a gestão. Sob a ótica mais aprofundada da gestão fica mais ágilefácil,visto que es\e gerenciamento começa quando o empregado inicia sua solicitação de viagem, onde todos os dados ficam centralizados, e temos uma única massa de dados para extrair eelaborarmétricas.Porém,com | a utilização de todas essas con-i junções, ainda há pontos a serem j desenvolvidos nessas ferramentas i para aprimorar e agregar a gestão j de viagens. Nas solicitações de viagens internacionais, em que obi lhete não é round trip simples (como uma GRU-MIA-GRU) isto é, com mais trechos, faz-se necessário eé recomendado o acompanhamento integral porum consultor, assim | como em reservas de hotéis, pois | os mesmos aindasão manejados | no módulo off-line.Também hápro blemas de falhas das companhias aéreas que são intermitentes dentro do sistema, pois a plataforma é toda web. Mesmo assim, esta ferramenta permite ao colaborador uma inde pendência, onde o mais importante é não perdermos a gestão. Ointe ressante einovadoréqueoviajantej assume um papel participativo na pesquisa, pois do mesmo jeito que ele busca a disponibilidade de voos para suas viagens de lazer, ele fará o mesmo em sua viagem corpo rativa. Sem contar os relatórios e estudos que são bem mais práticos de elaborar e analisar, facilitando no acompanhamento e revisão dos acordos, pois, afinal, estamos nal eradoconhecimentoeda gestão | das informações. j

Thaís Moraes de Oliveira Viagens corporativas i » ArcelorMíttal e membro TMG

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.