Sao grandes as expectativas paraatãoesperada 'década de ouro'. Mas como sonhar tão alto com tantosproblemasnocaminho? Evitar umdesastreé obrigação paraumpaísque onquistouvaliosasoportunidadeseestá maimagememalta. Veja nesta ediçãocomo estamos nos , preparando paraos próximos
Dez perguntas parao turismo naciona
Os líderes do setor estarão reunidos por dois dias na oitava
edição do Fórum PANROTAS Ten dências do Turismo, dias 15 e 16, em São Paulo. Com certeza, muitas questões serão levantadas, debati das e gerarão ações futuras. Vamos fazer de tudo para que saiamos de lá com respostas e diretrizes para dez questões fundamentais para nosso setor:
1 A quem recorrer? Com a quan tidade de órgãos, entidades.
agências, associa ções e lideranças, será que consegui remos ter menos e mais poderosos interlocutores? Isso vale para a aviação, hotelaria, para a esfera federal do governo, para todo o turismo.
2 Quando não houver um órgão catalisador ou agregador de de cisões, será que conseguiremos que essa diversidade de decisores traba lhe unida e em prol de um mesmo objetivo, não obstante vaidades, di ferenças políticas ou pessoais?
3
Os emergentes, que chegaram agora à classe média estão dis postos a consumir viagens? De que tipo?
4 Mo último ano do Ministério do Turismo no governo Lula, qual o balanço que o setor faz da pasta?
O que tem de ter continuidade? O que precisa de melhorias?
5 Os problemas de infraestrutura aeroportuária serão resolvidos desde já ou teremos de esperar a Copa de 2014 para ver algo mais concreto?
6 As empresas aéreas só pensam em lucro e esqueceram os pas
sageiros, como afirmou o presidente da Abav, Carlos Alberto Ferreira, ou ainda há espaço para serviço, ino vações, atendimento eo prazer de voar?
70 Legislativo, o Executivo ea indústria estão falando a mesma língua, mesmo que com opiniões divergentes em alguns pontos? O turismo tem representatividade na Câmara e no Senado? 8Como poderemos tirar provei to da 'década de ouro', que vai incluir dois grandes megaveventos no Brasil, além de outros quase tão relevantes quanto a
Copa ea Olimpíada?
9 Como aInternet vai mudar otu rismo nos próximos dez anos? Nos últimos dez, já mudou bastante, mas o que vem por aí?
"1 /^Como seprepararparaas X v/mudanças que virão? Otu rismo brasileiro está mudando de mãos? Quebraremos a barreira dos cinco milhões de turistas estrangei ros? Teremos profissionais capa citados para receber um aumento brusco de visitantes? O Brasil será o quinto do mundo em turismo como se espera que seja em eco nomia?
Voos internacionais no Brasi
o Surfacedestasemanaédedicadoàmalhaaérea internacional de/parao Brasil. Asinformaçõesforam compiladas pelo departamento técnicoda PANROTAS, que produz tambémtodaaseção Horários de Voos ea parte técnica do Portal PANROTAS.
Total de voos
•O Brasil atingiu, em março, 896 voos semanais para o Exterior. A América Latina domina, com 464, seguida da América do Norte, com 204, cinco a mais que a Europa. Em capacidade, porém, a Europa tem 29,44% ea América do Norte 25,18%, pois a primeira recebe aviões maiores.
I! BANCO DE DADOS
América do Norte
• Dos 204 voos, 59 são da American Airiines, 53 da Tam. 28 da Delta e21 da Continental Airiines. As cidades com mais voos são Miami, com 73, Nova Vork, com 32 e Atlanta, com 21. •
Aeroportos brasileiros
• São Paulo tem 67,68% da capacidade dos voos internacionais e 64,62% do total de voos, com 579, seguido do Rio de Janeiro, com 155 voos e 17,03% da capacidade. Depois aparecem Porto Alegre (52 voos), Salvador (18), Belo Horizonte(13)eCuritiba (12). • íHllliiNNIhBANCO DE DADOS
* Obs.: Istambul entra como Europa. Já Dubai, Tel Aüiv (Oriente Médio),Tóquioe Beijing comoÁsia
América latina
•Dos 464 voos para a América Latina, Buenos Aires domina, com 148 operações. A Tam tem 126 na região, seguida pela Qol/Varig, com 115, Aerolíneas com 60, Lan com 46 e Pluna com 40. •
Europa
São 199 voos semanais. São servidas as cidades de Amsterdã, Frankfurt (14), Istambul, Lisboa (54), Londres (17), Madri (27), Milão,Munique,Paris (46), Porto, Roma e Zurique. •
Asia
•Pequim,Dubai,TelAviveTóquiosãoos destinos dos14voos semanais a partir do Brasil. Doha, no Qatar, será a novidade de junho deste ano, e há perspectivas de aumento de voos para essas locações já servidas. Dubai éo único destino com sete voos semanais.
editerrâneo egredos ultura
Europa. Ocenárioperfeitoparaoseucliente viver nnomentos inesquecíveis, a bordo dos navios mais modernos do mundo, com ofertas imperdíveis!
Itália - França - Espanha - Tunísia - Malta
www.msccruzeiros.com.br Consulte nossas promoções e outras opções de roteiro na Europa
• MSC Cruzeiros: SP (11) 5053-8500, interior de SPe litoral: 0800 770 8586 • MSC Cruzeiros: RJ (21) 2025-6672 • MSC Cruzeiros: BA (71) 3341-1065 • MK Turismo: PR (41) 3021-6100 e SC (47) 3035-4010 •Tambaú:AL(82) 3033-2854, PB (83) 2106-9696 e PE (81) 3092-7666 • International: RN (84) 3235-1000 •GDTurismo: MG (31) 3078-7474 • Personai: RS (51) 3224-5452 «Avitures: ES (27) 3235-9199 «TKA: DF / MT / MS (61) 3245-5590• Brazil Way Operadora Turística: GO eTO(62)3240-4444• Be HappyOperadorade Turismo: CE (85)3064-4000
assistance
A nossa Seleção Olímpica está ainda mais forte. A Travei Ace Assistance, líder na América Latina em assistência ao viajante, oferecerá todo o suporte necessário aos nossos atletas até os jogos OlímpicosdeLondres(Inglaterra)
em 2012. Essa tática vencedora e segura é resultado de uma parceria inédita entre a Travei Ace Assistance e oComitêOlímpicoBrasileiro (COB)
Afinal, nossos campeões devem se preocupar apenas em vencer!
Brasil
Fornecedor Oficial
ComitêOlímpico Brasileiro e do Time Brasil
Comitê Olímpico Brasileiro agradece^^^H—
Travei AceAssistance-zz
por seu apoio à valorização e ao desenvolvirrrento do A/lovImento Olímpico Brasileiro.
•V O Nordeste volta à vitrine do turismo nacional em 2010. E com des'taque. Depoisdeumaalta estação naqualvárias capitais bateram re cordes no número de turistas recebidos, o ano se desenha promissor. Nem mesmo as eleições e as mudanças que certamente acontecerão nas secretarias de Turismo conseguirão arrefecer os ânimos. Mas,afinal, por queoNordeste voltou a brilhar? Émodadenovo?Hánovidadesemseus principais polos turísticos?
O otimismo, vale salientar, vem respaldado pelo fato de a região ter qua tro das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014. Além de visibilidade, Sal vador, Recife, Natal e Fortaleza terão infraestrutura renovada e ampliada. E as obras estão começando. Com efeito multiplicador, ressalte-se. Os cinco Estados da região que não terão jogos da Copa também sairão ganhando com o megaevento, já que poderão hospedar delegações e turistas. E também foram contemplados com recursos para melhorias. Os casos mais ilustrativos são os de Maceió e João Pessoa, que ficam a menos de 200 quilômetros de Recife, pela BR-101, que até ofinal deste ano estará duplicada. No caso da capital paraibana, ela também está a menos de 200 quilômetros de outra sede da Copa do Mundo: Natal. Quanto a Aracaju, sua ligação maior é com a Bahia (360 quilômetros). Já Maranhão e Piauí, pelo menos no aspecto geográfico, poderão se be neficiar com a relativa proximidade com Fortaleza.
CJmfatoé inquestionável. O Nordeste recuperou mercado, apesar deo câm bio ainda favorecer as viagens internacionais. Com parque hoteleiro cons tantemente modernizado e ampliado, além de melhorias substanciais na infraestrutura, devido sobretudo à Copa do Mundo, a região tem tudo para avançar este ano. Resta apenas maior empenho por parte dos governantes nas políticas públicas de turismo. Maso caminho é, sem dúvida, evolutivo.
A capacitação dos profissionais é um dos lemas do turismo do Estado em 2010. O Programa de Qualifica ção dos Serviços Turísticos, desen volvido pela Secretaria de Turismo da Bahia, éo mais difundido entre todas as ações de capacitação. Por isso terá maior atenção este ano. O objetivo básico éa captação dos re cursos humanos envoívidos na ativi dade turística, incentivando a cultura do turismo nas regiões com poten cial de visitação.
As atividades realizadas buscam en fatizar a importância das ações ea contribuição da comunidade para tornar o destino mais competitivo, diferenciado e propulsor de desen volvimento econômico e social.
O programa é desenvolvido pormeio de duas fontes de financiamento: Programa de Desenvolvimento do Turismo/Fortalecimento das Zonas Turísticas/Prodetur Nordeste 2e Pro grama de Qualidade dos Serviços Turísticos/Qualificação Profissional e Empresarial, doMinistériodoTu-
DIAGNÓSTICO
A Pesquisa da Produção Associada ao Turismo é outra aposta do turismo da Bahia para 2010 no item capaci tação. Tem como objetivo principal realizar um diagnóstico da estrutura da oferta dos bens e serviços turísti cos e da produção local de 11 polos turísticos do Estado.
Esse diagnóstico será feito com o dimensionamento do número e das principais características dos equi pamentos e empreendimentos turís ticos existentes. Mo caso específico dos meios de hospedagem, será feito também um diagnóstico da estrutu rae dimensão do conjunto de Insumos e de outros meios de produção consumidos por essa atividade, com identificação da localidade dos seus fornecedores diretos.
Já o F^rojeto de Fomento à Criação de Arranjos Produtivos Locais, também a cargo da Secretaria de Turismo da Bahia, vai promover a articulação entre os aglomerados de agentes econômicos, políticos e sociais, lo calizados no mesmo território, mas que ainda não apresentam vínculos consistentes de articulação, intera ção, cooperação e aprendizagem.
INTERIORIZAÇÃO
A Bahia também começa a colocar em prática, neste ano, seu proje to de interiorização do turismo. A idéia é descentralizar, sair do cir cuito Salvador-Porto Seguro. Estas ações vêm acontecendo ao longo dos últimos anos, mas em 2010 serão priorizadas com amplo cronograma. São vários os projetos. No Eixo Es tratégico Inovação, por exemplo, a Secretaria de Turismo da Bahia e a Bahiatursa estão elaborando, em parceria com o Programa de Regio nalização doMTureo Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sulda Bahia (Ides), novos roteiros agroecoturisticos nos mu nicípios de Ituberá, Nilo Peçanha e Igraplúna, todos localizados na Cos ta do Dendê, na região do Baixo Sul da Bahia.
FESTAS
E como festas, na Bahia, também sig nificam turismo, o São João da Bahia e oEspichaVerão são osprogramasofi ciaisqueterãomaiorinvestimentoeste ano.As duas ações visaminseriraBahia como opção turística emperíodosde baixo fluxo, além de interiorizar a oferta. A consolidação doprojeto"BahiaMostra Bahia" é outra metade 2010. Éumaopor tunidade para as zonasturísticas apresen tarem e comercializarei seus produtos (artesanato, culináriaecultura)eserviços (hospedagem, passeios).A promoção é realizadaemparceriacomoSebrae.
Continua na página 08
Aposta em capacitação^
*COM A TECNOLOGIA ATUAL VOCÊ MESMO PODE VISITAR ONLINE UM HOTEL DE SUA ESCOLHA E FORMAR SUA PRÓPRIA OPINIÃO, SEM DEPENDER DE GUIAS OU DE PALPITES, MUITAS VEZES INCOMPLETOS OU FACCIOSOS. *PARA DECIDIRSUA RESERVA EM SÃO PAULO, NO 5-ESTRELAS DEMELHORCUSTO-BENEFÍCIO, EXAMINE COM ATENÇÃO OS SITES DOS HOTÉIS QUE QUISER E COMPARE COM OS FATOS COLHIDOS NO SITE DO MAKSOUD PLAZA: www.maksoud.com.br
OS FATOS SOBRE O MAKSOUD PLAZA INDICAM QUE:
* Mantém há 30 anos o atributo de ícone da indústria hoteleira de luxo no Brasil;
* Está situado na parte mais alta e nobre da cidade, junto àAv. Paulista, afastado de cursos d*água poluídos, livre de enchentes e de mosquitos; *Foi concebido para se destacar pela qualidade dos múltiplos serviços que oferece e pelo agradável e tranqüilo conforto térmico, acústico e de luminosidade;
* Se revela também pelo casamento multicolorido do concreto com as imensas artes estnjturais, com o meio ambiente, com a frondosa vegetação no majestoso Atrium, além das árvores daMata Atlântica no amplo terreno do Hotel;
* Todos os quartos, áreas de eventos, restaurantes, bares e lounges possuem o exclusivo WiFi/ Fast Track Intemet em Banda Larga; *Éo 5-Estrelas demaisdireto acesso aoAeroporto Intemacional;
* Seu terreno é limitado por 3 ruas, possui amplas plataformas frontal e lateral de acesso veicular e4 níveis de estacionamento com manobristas; Atrium Lobby * Sua maturidade econômica e grande capacidade instalada em eventos, hospedagem e gastronomia, permitem-lhe oferecer as menores tarifas com as melhores relações custo/benefício dentre todos os hotéis.
E MOSTRAM TAMBÉM QUE:
*Éummarcode hospitalidade, elegânciaesegurança, assegurados pela gestão direta dos próprios donos desde seu planejamento e construção;
* Seu Pavilhão de Eventos acolhe desde pequenos eventos a grandes convenções, com Teatro para espetáculos ou conferências;
* O Centro Gastronômico funciona 24h com 4 Restaurantes e5 Bares;
* O Centro de Fisioterapia e Reabilitação possui piscina aquecida, sauna, instalações completas de condicionamento físico, barbeiro e cabeleireiro;
* O Business Cells Center inclui Salas e Escritórios de Aluguel eo inovador Room OfRce com Wi-FI em todos quartos, apartamentos e suítes.
Toll Free: 0800.0.13.44.11
(55) (11) 3145-8000 NoSite, Acessos Especiais Exclusivos para Agências e Empresas.
SEMPRE BOMVOCÊ SABER
Vista Parcial do Majestoso
Continuação
SERGIPE
Correndo atrás do prejuízo
ao menos no papel, turismo ainda não é tão prioritário assim.
Sergipe ainda não emplacou noturis
mo.Até agora seus principais avanços no âmbito privado forama inaugura ção do Starfish Santa Luzia Resort e o projeto hoteleiro (já adiado diversas vezes) que envolve a QJP HotéiseResorts, de Guilherme Paulus. Ambos os projetos são em Aracaju. Maso Estado jádá indícios evidentes de que vai lutar por uma fatia maior do bolo do turis mo no Nordeste. Este ano promete ser decisivo. O órgão responsável pelas novas diretrizes tem nome extenso: Se cretaria de Estado de Desenvolvimento
Econômico, Ciênciae Tecnologia edo Turismo (Sedetec), o que mostra que,
República Tcheca
AcapitaldaRepública
Tcheca é, simplesmente, uma das cidades mais bonitas do mundo.
Considerada um museu a céu aberto, possui centenas de edifícios históricos, palácios, teatros, museus...
Entre suas principais atrações estão oCastelodePraga,amaior construção medieval do mundo, a Ponte Carlos, com suas trinta estátuas, eo deslumbrante RelógioAstronômico.Praga também tem uma intensa programação culturaleuma agitadavidanoturna, que garantem diversão a todo o instante.
O maior investimento em termos de política pública, segundo otitular da Se detec, Jorge Santana, promete ser nas praias ao sulde Sergipe, como Saco, Abais, Pontal, Terra Caída, Caueira e Ilhado Sossego, que integram a Costa das Dunas. Ele lembra que as mehorias serão feitas com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional).
Em setembro do ano passado, lem bra Santana, o Ministério do Turismo aprovoualiberaçãodeR$7milhões, em recursos doProdetur, para apavi mentação da rodovia Convento-Pontal, a SE-285, uma das estradas de maior interesse turístico do litoral sul-sergipano. A rodovia, de 8,5 km, leva a um estuário de paisagem exuberante, com acesso fácil á Praia do Saco e ao atracadouro natural de travessia para o povoado de Mangue Seco.
PRODETUR
Dos ÜS$ 100milhõessolicitadospor Sergipe ao Prodetur Nacional (antigo Prodetur 2), que poderão ser usados ao longo de cinco anos a partir da as sinatura do convênio, uma parcela será
aplic^a na divulgação do Estado. Do montante de recursos, 60% serão pro venientes doBID,36%do governo fe deral e4%do govemo do Estado. "Cima parte dos recursos vaiparaa divulgação, para que o govemo tenha condições dedivulgaro destino Sergi pe em todo o País e também no Exte rior. Outra parcela será destinada para o desenvolvimento institucionalequa lificação de mão-de-obra. Precisamos ter em Sergipe pessoas preparadas para atender bem o turista", salientou o governador Marcelo Déda.
BATISTÃO
As melhorias previstas para Sergipe neste ano incluematé mesmo oprin cipal estádio defuteboldeAracaju,o Batistão,que completou 40anosemju lho.Para tentar atrair alguma delegação esportiva naCopadoMundode 2014 (a sede mais próxima, Salvador, está a 350 quilômetros), o estádio terá investimen tosdeR$87 milhões, fruto deparceria do Govemo do Estado com o BNDES.
A capacidade de público vai dobrar: de 20mil pessoas, passará a acomodar 40 mil torcedores.
Também serão construídos no estádio
Batistão um mlnishopping com 5,3mil m^ e um estacionamento coberto de 3,8 mil m^. Segundo Jorge Santana, a idéia não é apenas investirna parte intema do estádio, mas também ao redor do mesmo. "O objetivo é transformar todo o complexo do Batistão no Centro de Esporte, Lazere Cultura Cidade de Aracaju," afirma.
AEROPORTO
o Aeroporto Santa Maria, que atende Aracaju, cuja malha aérea é uma das mais precárias do Nordeste, ganha rá brevemente um novo terminal de passageiros, com quatro pontes de embarque. O pátio das aeronaves será ampliado. Trata-se de um dos últimos aeroportos entre as capitais do Nordes tea passar por obras de modernização. O investimento será de R$ 250 miihões por parte daInfraero,eR$20milhões do governo estadual.
Planos e soluções inteligentes para todas as viagens
tros operacionais 300 escritórios de contratação ^" 3000 funcionários 530 linhas telefônicas 95.000 chamadas por hora
Global Travei • Assistance
incremento do fluxo turístico de Maceió em 2009 anima o poder pú blico, empresários já estabelecidos e investidores. O próprio desembarque de visitantes comprova o substancial Incremento. Segundo aInfraero,o acréscimo em relação a 2008 foi de 17,8%- Foram mais de 1,1 milhão de passageiros noano passado. "Cima marca histórica", comemora o secre táriode Turismo de Alagoas, Virgínio Loureiro, que aguarda novo incremen to em 2010. "Talvez 15%", comenta.
Já em se tratando de megainvestimentos, Alagoas enfrenta a mesma situação que toma conta doRio Gran dedo Norte. Ou seja: os empresários internacionais estão saindo de cena.
Se o cronograma de construção do maior projeto hoteleiro de Alagoas, em Passo do Camaragibe, tivesse sido mantido, o empreendimento de R$ 420 milhões entraria em opera ção em setembro deste ano, com dois resorts e 164 residências de alto padrão. Não custa lembrar: o megaprojeto geraria 600 empregos dire tos, durante a construção, e outros 800, quando concluído. Cabe salientar, porém, que a hotelaria de Maceió voltou a crescer nos últimos três anos, depois de amplo período de incertezas com a própria economia do Estado. Entre os novos hotéis, desta que para o Salinas Maceió eoRadisson, inaugurado recentemente.
DOMÉSTICO
O sucesso da alta temporada, que re velou novos mercados emissores, ga rantirá até mesmo novas operações no meio do ano. Foi a partir da di vulgação realizada pela Secretaria de Turismo de Alagoas, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABiH-AL),no mercado emissor do norte do Paraná, que aCVCda região vendeu com êxi to todas as saídas de Londrina para Maceió no verão pasado. O resultado garantiu novos charteres deLondri na para a capital alagoana em julho e agosto, além de outras freqüências para a temporada 2010/2011.
INTERNACIONAL
Se Maceió ainda não tem voos in ternacionais em sua malha aérea, aos poucos vai captando alguns charteres sazonais. Além de uma freqüência semanal de Santiago do Chile, que operou durante o verão, a capital alagoana anuncia dois fretamentos de Lisboa durante a Sema na Santa, que levarão cerca de 400 turistas portugueses para Alagoas. A operação reúne as empresas Mundo VipeAlto Astral. Os voos serão rea lizados em Airbus 310 da Hi-Fly.
Continua na página 10
INa Azul, os executivos têm espaços para pernas e laptops. E, com a tarifa Azul Flex Rus, ainda mais vantagens e facilidades exclusivas.
2 Voamos para 16 destinos no Brasil. E isso é só o começo.
Seriamos anova ponte aérea, que liga Campinas ao Rio (Santos Dumont) com 8 voos diários.
4 Mais de 100 voos diários. Isso significa freqüência e horários superconvenientes.
A Azul tem ônibus executivos " superconfortáveis, com Wi-Fi , eTV, ligando Viracopos a Sâo Paulo, Jundiaí, Piracicaba, Santa Bárbara D'Oeste e Sorocaba, e Navegantes a Blumenau. E, como são gratuitos, o dinheiro do táxi vira outras passagens.
Economia também na hora de voar. Quem compra passagens com mais de 30 dias de antecedência tem descontos de até 75%. Mais barato que ônibus interestadual.
;'.;e!isTudo Kíerri comprada ônus de 5% •rnt.L Acada R$50, i ufn voucherpara i vJo quiser. Sem Mhn nem enrolação. :r :-^.;dastrarno site.
8
Os jatos da Azul são os mais [Tiodernos e confortáveis do país.
9 10
A frota éa mais jovem e 100% brasileira.
A décima idéia? Em vez de deixar para depois, ligue agora: 3003-2985.
Para saber sobre todas as vantagens da tarifa Azul Flex PIus, consulte: vv voeazul
Tudo novo. Tudo Azul.
Azui
Linhas Aéreas Brasileiras
Com previsão de praticamente do brar o número de leitos até 2014, chegando a aproximadamente 21 mil, Recife éa capital do Nordeste que apresentou, no ano passado, as melliores taxas de ocupação na hotelaria. O grande número de even tos que sedia eo próprio turismo de negócios (os números do Porto de Suape são cada vez mais represen tativos) impulsionam até mesmo a economia pernambucana. As promoções voltadas para o públi co final, porém, não param. O fato mostra que a capital pernambucana não está acomodada com as boas estatísticas. E muito menos focada nos executivos que lotam sua hotela riade segunda a sexta-feira. O maior exemplo éa campanha "Recife te Quer", que prevê visita técnica a operadoras e agências de viagens de todo o Brasil. Tudo respaldado com personagens da cultura local, apre
sentação de vídeo e distribuição de material informativo e promocional. CJma novidade no item 'promoções para 2010', segundo o secretário de Turismo de Recife, Samuel Oliveira, será a sintonia com as mais moder nas ferramentas eletrônicas. A idéia é utilizar as mídias digitais para a promoção da cidade. "Estamos im plantando um portal de turismo do Recife, um mapa virtual e trabalhan do também com newsletters, torpe dos SMS, telemarketing e divulgação no Twitter", ressalta Oliveira.
PRODETUR
O Programa de Qualificação para o Turismo (Perquali) também tem grandes desafios para 2010. Com recursos do Prodetur, prevê a realiza ção de cursos para beneficiar 51.133 pessoas até 2012. O programa des tinaÜS$5 milhões para investimen tos em qualificação, com verba do
Antenado e uerendo
Interamericano de Desenvol vimento e Banco do Nordeste. O público-alvo é composto por em presários e profissionais do mercado formal de 16 municípios: Fernando de Noronha, Recife, Olinda, Paulista, Goiana, Itapissuma, Ilha de Itamaracá, Igarassu, Ipojuca, Rio Formoso, Sirinhaém, Cabo de Santo Agosti nho, Jaboatão dos Quararapes, Bar reiros, São José da Coroa Grande e Tamandaré.
O Prodetur prevê um investimento total de ÜS$ 125 milhões em Per nambuco, entre recursos provenien tes do BID, BNB, Governo do Estado e Ministério do Turismo.
GUIA DOS INVESTIDORES
O Cuia dos Investidores terá tiragem renovada em 2010. Trata-se de um
teatro em alto mar Vivo este momeRf
Aproveite o melhor da vida. Viva experièrKtas únicas que satisfaçam todos os sentidos. Aprecie cada detalhe dos lugares onde você estiver. Sua viagem será Inesquecível.
AOueensberryéa nova representante oficial da Cunard, quehá mais deumséculopossuia frota considerada"Osnaviosmais famosos domundo".Fielàtradição,estesnaviossãoosmais elegantes e sofisticados da atualidade. OQueen Victoria uneatradição britânica comoestilocontemporâneo.
QUEEN VICTORIANO BÁLT1CO -14 NOITES
Southampton, Copenhague, Estocolmo, Tailinn, São Petersburgo, Helsinque, Oslo, Kristiansand e Southampton
Saídas: Mai. 31*; Jul. 08;Ago.01 a partir de R$ 4.168* ou4xR$ 1.042* (cruzeiroemcabineinterna)
QUEEN VICTORIA NA NORUEGA -7 NOITES
Southampton, Bergen, Geiranger, Olden/Nordfjord, Stavanger e Southampton
Informe-se sobre outros destinos eformasdepagamentos. Ligue 11 3217 7200 ouacesseo site: www.queensberry.com.br
OUEENSBERRY
viagens
manual para mostrar a empresários, de qualquer lugar do mundo, as po tencialidades e as oportunidades oferecidas por Pernambuco. De pos sedo Guia dos Inuestidores, disponi bilizado nas versões inglês, espanhol e português, os executivos têm uma poderosa ferramenta para erguer no vos empreendimentos no Estado. A publicação apresenta a infraestrutura, os serviços, o cenário atual do turismo em Pernambuco, os empre
endimentos em fase de implantação, as oportunidades, além de destacar o perfildo turista, a legislação turística e as linhas de crédito para o setor. Tam bém são disponibilizados os contatos de quem promove o desenvolvimento do segmento e dos financiadores. O documento foca Pernambuco como um destino de múltiplas oportunida des e altamente desenvolvido, espe cialmente nos pólos médico, de tecno logiada informação e gastronômico.
NORONHA E TAMANDARÉ
Pernambuco receberáR$4,4milhõesdoMinistériodoTurismopara investimentos em obras de infraestrutura turística em 2010. O Projeto Paisagístico da Vila dos Remédios, em Fernando de Noronha, terá recursos deR$1,7milhão. Já a recuperação das viasde acesso às praias de Tamandaré, nolitoralsuldo Estado, teráum montante deR$ 2,7 milhões.;.
NO CEARA
Paulo IWentone, com mais de 20 anos de experiência em turismo nos segmentos de resorts, agências de viagens, operadoras e companhias aéreas, éonovo gerente comercial do Beach Park, localizado em Aquiraz (CE). Mentone chega para coordenar a comercialização nacional e internacional dos hotéis do complexo. Oprofissionalé bacharel em geografia, possui MBA pela Universidade de São Paulo, participou de projetos de pesquisa e também trabalhou como professor de turismo.
SOB NOVA DIREÇÃO
A nova diretoria do Sindicato das Empresas de Turismo do Maranhão (Sindetur-MA)foi empossada oficialmente na (terça-feira, 2), em evento para 200 participantes realizado na Assembléia Legislativa de São Luís. O novo presidente da entidade éo turismólogo Paulo Sérgio dos Santos, o "Paulo Montanha". O evento contou com a presença de autoridades como o ex-governador José Reinaldo Tavares: o prefeitode São Luis, João Castelo Ribeiro Gonçalves; Guilherme lUlarques e Hellete Lago, da Abave presidente da Fenactur, MIchelTuma Ness.
Banco
tiaám*
Continua na página 12
Em 2010aSAAé11.
11 VOOS semanais de São Paulo para Johannesburg a partir de junho de 2010.
A partir de2de junho de2010,aSAAinicia mais 4 frequencias semanais entre São Paulo e Johannesburg. Serão agora 11 voos por semana para a África do Sul e muito mais opções de conexão para outros pontos na África, Ásia e Austrália.
HORÁRIOS DOS VOOS ATUAIS: Partida
HORÁRIOS DOS VOOS ADICIONAIS A PARTIR DE JUNHO/2010; Para Voo Dias Partida Chegada JNB SA225 Seg, Ter, Qui &Sab 01:30 15:00 j y SAO j ^SA224 j ySeg, Qua, Sex &Dom j y18:00 j y 23:30
Em 2010 a SAA é 11.
JORNAL PANROTAS
Continuação da página W
paraíba
Rumo ao internacional
o principal Investimento da Paraíba em 2010 éo turismo internacional.
Mais especificamente o turista holan dês, que a partir de abril passará a chegar semanalmente à capital João Pessoa em voos charteres da opera dora Fly Brazil, que utiliza aeronave da empresa charteira Arke Fly, da própria Holanda.
A operação para o Nordeste a par tir de Amsterdã está no mercado há oito anos, porém atendia somente à cidade de Natal. Através de uma estratégia de sublocaçào do serviço de handling para o Aeroporto Castro Pinto, ao custo deR$1,5 milhão, o governo da Paraíba mudou o destino final do voo e conquistou o primei ro charter semanal internacional do Estado.
Já em relação a voos domésticos, o aeroporto da Grande João Pessoa (ficano município de Bayeux) conti
nua com malha aérea reduzida. Ea situação não deverá ser revertida em 2010. Muitos paraibanos e turistas costumam optar por ligações aére as que chegam ou saem deRecife, que ficaa 120 quilômetros de João Pessoa. Além de maior diversidade de horários e destinos, costumam ter preços mais em conta do que os voos que atendem diretamente a ca pital paraibana. De qualquer forma, os números ofi ciais mostram avanço. O movimen to de passageiros no Aeroporto In ternacional Presidente Castro Pinto registrou um aumento de 85,1% em fevereiro deste ano em relação ao mesmo período de 2009. Passaram pelo aeroporto, segundo a Infaero, 75.018 passageiros (embarques e desembarques) em fevereiro de 2010, contra 40.576 passageiros no ano passado.
PROJETOS
Os investimentos em mais de 160 projetos turísticos espalhados por 41 municípios da Paraíba giram em tor nodeR$200milhões,pormeiode contratos e repasses entre o governo da Paraíba e municípios. Os recursos devem ser investidos até o final de 2011. São vários projetos de peque no e médio portes. Entre osjá em execução, destaque para a construção do Museu Cidade de João Pessoa, na Praça da Independên cia;e para o í^ojeto Orla, em Cabedelo, onde será contemplado um quilômetro de urbanização, da Fortaleza de Santa Maceio/AL
Catarina até a Praia do Pescador. Já o marco pórtico do Jacaré (localdo concorrido pôr dosol ao som doBole ro de Ravet) está em fase de licitação.
Outros investimentos garantidos para este ano na Paraíba serão a revitaliza ção da Feira Central eo saneamen todo Parque do Povo, em Campina Grande, onde acontecem os festejos juninos.
CENTRO DE CONVENÇÕES
Para as obras do Centro de Conven ções da Paraíba, que no ano passa do chegaram a ser embargadas pelo Tribunal de Contas da (Jnião, serão
PAN NOTAS
NOVA APOSTA
liberados, este ano, R$17 milhões dosR$35milhões prometidos pelo governo federal, por intermédio da Caixa Econômica Federal. A primeira etapa do equipamento de verá estar pronta em julho, incluindo área de exposição, estacionamento para mais de dois mil veículos, parte paisagística com lagos, fontes e um relógio, mirante, restaurante e cerca de proteção. A área coberta do com plexo, quando concluída, terá 15 mil m2, onde poderão ser realizados qua tro eventos simultaneamente. Por enquanto, porém, não há previsão para a construção do auditório.
, ATam Viagens está investindoemnovos produtos para oNorte da Bahia. Para tanto, a operadora firmou parceria com seis novos empreendimentos da região: duas pousadas na Praia do Forte, um resort em Imbassaí, duas pousadas em Itacimirim e uma outra em Imbassaí.
23 PRODÜTOS
Com os novos acordos, a empresa, dirigida por Sylvio Ferraz Jr., passa a oferecer 23 produtos com23 hotéis diferentes, além se expandir para doisnovos destinos - Imbassaí eItacimirim.Entreosnovos produtos está a opção de quatro noites em Guarajuba, que inclui transporte aéreo -idaevolta, hospedagem ali inclusivenoVila Galé Marés, traslado aeroporto/hotel/aeroporto, bolsa de viagem e mil pontos no programa Tam Fidelidade. As saídas acontecem 1 de1a24demarço.
I FROTA MAIOR
I ATam recebeu na semana passada (dia 10) mais uma nova
I aeronave A319, vindadafábricada Airbus em Hamburgo, na i Alemanha. Comcapacidadeparatransportaraté 144 passageiros, Io novo A319 será utilizado pela companhia nos voos domésticos. I Afrota da empresa passa a contar com um total de 135 unidades, sendo 128 modelos da Airbus (24A319,81A320, cinco A321, I 16 A330 e dois A340) e sete da Boeing (quatro B777-300ER e três 8767-300).
ESPAÇO GARANTIDO
AAgênciaNacionaldeAviação Civil criouoSeloAnac,que, juntamente com a etiqueta Anac, será exibido nos sistemas de vendas de passagens ecolado nas aeronaves das companhias aéreas.O objetivodo lançamento éinformaros passageiros sobreafaixaque caracteriza o espaço útil em centímetros entreum assento eoutronas aeronaves. Paratanto,o espaço útil entreaspoltronas será divididoemcincofaixas:A(maisde73cm); B(de71cma73cm),C(de69cma71cm),D(de67cma69cm)e E (menos de 67 cm).
RIO GRANDE Àespera
Ó Rio Grande do Norte não tem muiíps projetos turísticos para 2010. Apeãgursr^fre es três destinos turísticos mais vendidos do Brasil - ao lado de Porto Seguro (BA)eFortalezahápoucosinves timentosporpartedopoderpúblico no setor deturísmo.Évoz corrente no Estadoqueosetor cresceu devidoà ação dainiciativaprivada,enãodo setorpúblico,comoemoutrascapitais do Nordeste.
Osprojetosde resorts internacionais, por sua vez, que surgiam aos montes naprimeira metade da década, su cumbiram com a crise mundial do ano passado. Quasetodasas pretensões de gmpos imobiliários internacionais em investir no turismo do Rio Grande do Norte tiveram um arrefecimento. Olitoralpotiguar, alvo de tantos em preendimentos, nãotemperspectiva de aumento substancial em seu par quehoteleiro este ano.Oshotéisjá estabelecidos, porém, não param de crescer e se modernizar. Os exemplos mais recentes são o Ocean Palace e o Parque da Costeira, ambos naVia Costeira.
Na verdade. Natal viveu um boom ho teleiro na última década. Atualmente, conta com 27mil leitos. O presidente da ABIH-RN, Enrico Fermi, enfatiza quenãohá apenas quantídade, F>orém qualidade. "Emqueoutro destino tu rístico do Brasil o turista tem hotel na praia?Nãosãoemfrenteàpraia.São na praia mesmo. Basta descer uma escada queo turista jáestánaareia".
EVENTOS
Um segmento quevemregistrando avançoemNataléodeeventos.Com um centro de convenções ampliado e,aospoucos,modernizado (chega a acomodar até 3,5 mil congressis tas),alémdeumtrabalhopontua!por partedoNatalConvention&Visitors Bureau,acapital potiguar vaireceber, em 2010, 23 eventos de portes médio e grande, üm delesé internacional, reconhecido pela Icca: o Congresso Iberolatino de Apicultura, que será re alizado em outubro.
COPADOMUNDO
Seas perspectivas mais otimistas, em termos de avanço e melhorias não apontam para 2010, o mesmo não se pode afirmar em relação a 2014, quando Natalseráumadas12 sedes daCopadoMundodeFutebol no Brasil. Além de obras de infraestruturae ações de capacitação (como em todo o Nordeste), a capital poti guarteráumnovoemodernoestádio de futebol e-o principal - uma área no entorno com flats e complexo gas tronômico e de lazer.
Continuaçãodapágina I3\
CEARA
Ampliação e reforma de rodovias, construção de novos aeroportos em cidades litorâneas (Aracati e Jericoacoara), um novo centro de eventos eo maior aquário da América Lati na, além da inauguração da primeira etapa de dois grandes complexos de resorts. Pelovisto, 2010 será próspe ro para o Ceará.
Entre outras metas para este ano, o secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, estuda a possibi lidade de uma segunda edição do Seguro Sol, entre 1°de julho e31 de dezembro, já que o retorno doin vestimento em 2009 foi muito bom, segundo ele. "Apesar das chuvas do ano passado, não houve nenhu ma reivindicação do seguro, já que, para isso, é preciso chover dois dias em um pacote de sete dias, e em ho rários que impossibilitem aproveitar a praia", lembra o secretário.
Bismarck informa ainda que, além de Fortaleza,as campanhas dedivulga ção em 2010 incluirão vários destinos turísticos do interior do Estado. "Para que o turismo seja forte no Ceará, é preciso que seja forte em Fortaleza e também no interior. A boa notícia é queos destinos dointerior acompa nharam os índices de crescimento da capita! em 2009", comenta.
CRESCIMENTOS
o Estado trabalha com base em nú meros e estatísticas. O crescimento no turismo em 2009, segundo infor mações oficiais, resultou na criação de 21,4 milnovos empregos formaisno setor de serviços do Estado, oquere presenta cerca de 37,8% dos 64,4 mil empregos formais gerados em todo o Ceará no ano passado. "Superamos as expectativas. Apre visão de crescimento era de 8% e chegou a 13,2%", lembra Bismarck Maia. Todos os indicadores da ati vidade registraram crescimento no comparativo com os resultados do ano anterior, alcançando R$ 720 mi lhões de receita e 288 mil turistas a mais, se comparado com 2008. A taxa de ocupação da rede hote leira cresceu sobretudo no segundo semestre de 2009, de acordo com o secretário, e atingiu picos de 80,1% e 77,9% em janeiro e julho de 2009, respectivamente. No acumulado do ano, a variação foi positiva em 9,7%.
São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Pernambuco lideraram a emissão de turistas para o Ceará no ano passado, com índices, res pectivamente, de 25,03%, 10,06%, 10,02% e 7,91%. Bismarck comemo ra também o crescimento de Minas
Gerais, "um mercado em potencial que até 2008 mandava menos de 3% dos turistas e em 2009 respondeu por 6,03%".
Itália, Portugal, França e Estados Uni dos foram os maiores emissores de turistas para o Ceará em 2009, com 26,47%, 15,93%, 6,73% e 5,55% de participação no total de visitantes in ternacionais, respectivamente. Segun do o secretário, em 2010 será traba lhado o potencial do mercado alemão, o maior emissor de turistas do mundo e atualmente responsável por apenas 2,82%dosturistasestrangeirosque visitam o Ceará. A captação de visitantes na Alema nha, segundo Bismarck. seráfeitapor
meiodeuma campanha depúblico final com aTap,naqual serão investi dos dois milhões de euros. Este traba lho,aindade acordo com o secretário, seráfocadonoturista,sempassarpor agentes de viagens ou operadores de turismo. A idéia équea companhia ofereça tarifas promocionais emvoos entre a Alemanha e Fortaleza.
INVESTIMENTOS
Já entre os investimentos privados previstos para este ano no Ceará, destaque para o Cumbuco Qolf Resort,do Grupo VilaGalé.A inaugura
ção está marcada para 21 de agosto, em evento que marcará a final do Rally dos Sertões. Os primeiros hós pedes, porém, começarão a chegar em5de outubro, segundo opresi dente daredeVilaGalé, Jorge Rebe lo de Almeida.
Outro equipamento com inaugura
ção de sua primeira etapa prevista para este ano éo Aquiraz Riviera, até agora o maior empreendimento de padrão internacional do Ceará, com valor total estimado em C1S$ 350 milhões.Localizadonapraia de Marambaia, em Aquiraz, a cerca de 25 kmde Fortaleza, o complexo tem uma área total de 285 hectares e está divido em área residencial, ho
PAN NOTAS
DE CASA NOVA
teleira ede proteção ambiental, com 58 hectares defaunaefloralocais, além de 1,8 mil metros de frente para o mar.
EQUIPAMENTOS
No segmento de políticas públicas, o Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, terá investimentos de R$ 270 milhões. O complexo poderá receber até 30 mil pessoas em um único evento. A conclusão das obras está prevista para ofinal deste ano.
O equipamento ocupará uma área total de 173 mil m^ (com urbaniza ção, estacionamento e edificação), dos quais 73 mil m^ são direciona dospara exposição e21mil m^ para jardins.
O centro terádois blocos, praça de convivência, espaços para confra ternizações, lazer e entretenimento e estacionamento com capacidade para 2,5 ml! veículos. O projeto ar quitetônico do Centro de Eventos do Ceará foi inspirado em aspectos típicos da paisagem edo artesanato cearense.
Já o maior aquário da América Lati na e do Hemisfério Sul também será entregue este ano. Está sendo cons truído na Praia de Iracema e custou aos cofres estaduais R$ 250 milhões.
I OSão Paulo Convention &Visitors Bureau contratou uma gerente ide Relacionamento Corporativo. Trata-se Veridiana Pacheco,cujo j principal objetivo nocargoé aproximar o SPCVB dasgrandesempresas I que realizam turismo de negócios em São Paulo, sejam nacionais ou ' multinacionais.
EVENTO
A secretária de Turismo de Minas Gerais, Érlca Drumond, lançou o Salão Mineiro de Turismo 2010, durante a 4® Reunião Ordinária do Conselho Estadual deTurismo.O evento será realizado entre os 16 e 18 de I abril, no Minascentro, em Belo Horizonte, para um público estimado em 15 ! mil pessoas. Este ano o encontro será focado no público final.
LEASINC CITROÉN NA
Comprando 17 dias
OtiMíQr ganho parao Wsnno hò !i ral piauiense em 2010 seráainaugu raçãodonovoaeroportodeParnaíba, previstaparaestesemestre.Otermi nai recebeu investimento federal de R$22milhõesparaa ampliação da pistadepousode 1,9 mil metros para 2.520 metros. Dessa forma, estará aptoa receber voos internacionais. AapostanoturismodoPiauínospró ximos três anos inclui ainda a constru çãodetrêsresortsno litoral eumhotel paraeventosemParnaíba,bemcomo aampliaçãodoportoparareceber transatlânticos ea construção de uma marina em Luís Correia, favorecendo o turismo náutico.
Para este ano,asprincipais obras pre vistasparaoturismodoEstadosãoa urt>anização eimplantaçãodeequipa mentos turísticos na área central de Co ronel José Dias;a construção de uma praçadeeventosnomesmo murücípio; aestruturação turística daavenida Oria doRio São Nicolau, em Santa Cruzdos Milagres; a implantação daPraçadePes cadores edo Terminal Turístico de Barra Grande; ea urbanização daoriadapraia de Mangue Seco,em Luís Correia. Oin vestimento do Ministério do Turismo nes sas seis obras soma R$ 4,14 milhões. Aotodo,há76projetosparaoPiauí,en tre obras de infraestmtura, sinalização tu rística, pesquisas,elaboraçãoeadequa çãodeplanosde desenvolvimento. O investimento édeR$ 128 milhões, com contrapartidadogovemoestadual.
ECOTURISMO
Além disso, há uma negociação com a Steamond Jouneys, operadora turís tica britânica interessada em investir no Estado. Dois diretores brasileiros da companhia, MárciodaSilvaeLarene Pereira, se reuniram nofinaldo ano passado comogovernador Wellington Dias, em Londres.
OgovernadoreosecretáriodoTu rismo, Sílvio Leite, expuseram o mo mento oportuno de investimentos tu rísticos no Piauí, com destaque para a regiãodo litoral eSerradaCapivara, em São Raimundo Nonato. "Praias tropicais e arqueologia são atrações muito procuradas porvia jantes britânicos", explicou Márcio da Silva,quejáconheciaofuncionamento daRotadas Emoções, queenglobao DeltadaParaníba(Piauí),osLençóis Maranhenses(Maranhão)eapraiade Jericoacoara (Ceará).
A British Bird \^^tch Association, as sociação britânica de observadores de aves, também foi contactada recente menteporautoridadespiauienses.Are voadadosguarás rx) DeltadoParanaíba podesetomarumgrande filão turístico.
Continuação da página 15
MARANHAO São Luís
prepara-se para os 400 anos
o Maranhão sonha alto. Este ano de 2010 pode marcar o lançamento do projeto do aeroporto de Barreirinhas, cidade que atende aos Lençóis Mara nhenses. A idéia équeos governos do Estado e federal construam um aeroporto com pista de pouso de até 1,95 mil metros, além de um centro de convenções para atrair o turismo de negócios.
Na capital São Luís, 2009 será mar cado pela repaginação e reurbanização do centro histórico. Serão Investi dos Ci$$ 40milhõesnaobra,segundo determinação da governadora Roseana Sarney. A mobilização para aco memoração dos 400 anos da cidade (2012), que é Patrimônio Mundialda Organização das Nações ünidas para a Educação, a Ciência ea Cultura (ünesco), começa neste ano.
PRODETUR o Maranhão, que ainda não foibe neficiado pelos empréstimos doProdetur, éo 19= Estado a se candidatar à linha de crédito de (JS$ 1 bilhão do
Banco Interamericano de Desenvolvi mento (BID) paraaplicaremprojetos de interesse turístico. A carta-consulta, porém, ainda não foi aprovada. O Estado, na verdade, andou à mar gem dos principais acontecimentos turísticos nacionais até alguns anos atrás, mas vem recuperando "terre no"ao participar das principais fei ras e debates do setor. No ano passado, em São Luís,foi realizado o 1°, Salão de Turismo do Maranhão, com apoio daAbav-MA, Sebrae e Senac. O evento, em sua primeira edição, não reuniu muitos participantes de outros Estados, mas
serviu como oportunidade para pen sar em estratégias para o turísmo do Maranhão, a partir do lançamento de novos polos. üm dos maiores avanços do turísmo em São Luís, que ainda não conta com um parque hoteleiro amplo e moderno, foia temporada de voos charteres procedentes deLisboa,no ano passado. Os turistas portugue ses, cuja grande maioría se hospe douno Pestana SãoLuís,elogiaram muitoos atrativos do Maranhão, que vãodahistóriaa recantos paradisía cos como Alcântara, a uma hora de barco de São Luís.
Ofertas, dica
e oportunidades
Durante a oitava edição do Fórum PANROTAS - Tendências do Turis mo 2010, aPANROTASvai reforçar juntoaotradesuanovapublicação, aVamosLáViagens,aprimeirado grupovoltadaaopúblicofinalecuja quintaedição começou acircularno último dia10."Até hoje só fizemos publicaçõesparaos profissionais de turismo. Mas o mercado, cada vez mais, tem mostrado interesse cres cente por falar diretamente com o cliente final",diz Quillermo Alcorta, presidenteda PArSROTAS. "Por meio de pesquisas, porém, detectamos que anunciar deforma efetiva ao consumidor não era possí velporqueocustoeramuitoalto.A maior parte das empresas de turismo éde médio e pequeno porte". Foiaí que, segundo ele,aeditorasaiuatrás de uma fórmula que permitisse aten der o mercado -a um custo baixo. "E chegamos no conceito daVamos Lá", conta Alcorta. Para isso, somaram-se algumas va riáveis. A distribuição da revista, por exemplo,éfeitapelaprópria PAN ROTAS, em 30 pontos estrategica mente selecionados na cidade de São Paulo. Já o conteúdo aproveita os35 anos de produção de material especializado e transforma a expertise da PANROTAS em dicas e ser viços que façam a diferença para o passageiro."NãoháumaRedação exclusiva para arevista",afirma. "Além disso, a Vamos LA tem nas ofertas e oportunidades anunciadas pelas empresas uma de suas partes essenciais, que se somam às dicas em um conteúdo prático e com boas opções para quem pretende via jar",dizAlcorta.Outrodiferencial da VimosLá,e que tem tudo a ver com seu estilo, é que os serviços e ofertas anunciados pelas empresas estão organizados pormeiodeum índice inédito, que permite aoleitor encontrar o pacote ou produto que mais atende suas necessidades - por destino, fornecedor ou preço. "Com essa fórmula, chegamos a um custo mais baixo para o anunciante queodas publicações tradicionais", destaca Alcorta, lembrando ainda que a publicação segue o mesmo padrão dequalidadejá reconhecido da editora. "É uma revista bonita, coloridae agradável deservista". Mensale com tiragem de20mil exemplares, aVamoslátemdistri buição gratuita para o consumidor final em pontos como os shoppings Eldorado eFrei Caneca, as lojas Ri HappydosShoppings Iguatemi, Vila Lobos e Higienópolis, a churrascaria Barbacoa, a Pizzaria Camelo, o res taurante Paris6, a padaria Bella Pau lista Casa de Pães, etc. A versão eletrônica, que oferece aindacliquediretoparaoportalou promoção dos anunciantes, também estádisponívelno www.vamosla. com.br, onde é possível encontrar todas as edições publicadas - desde a número zero.
Vamos Lá Viagens chega à quinta edição edestacatemascomooqueoagentede viagens pode fazer pelo cliente ou chances para economizar no Exterior
UNIDAS E CINEMARK: UMA PROMOÇÃO QUE É
SUCESSO DE BILHETERIA
Apromoção Cinemark ficou ainda melhor em 2010. Você pode ganhar até 15 pares de ingressos no período de 1/2/2010 a 30/6/2010. Para ganhar, é fácil. Basta fechar pelo menos 5 contratos de locação no mês vigente e exceder em 25%, 50% ou 70% a média de contratos realizados por mês no último semestre. Quanto mais contratos você fechar, mais ingressos ganhará.
Confira nas tabelas ao lado: Média semestral
INoroaigualaS
Média semestral
Menor que5 contratoe^
Para resenhas, acesseo portal: http://resenrascorporativas.unidas.com.br
Aproveite a promoção e divirta-se!
r I
Acapada quinta ediçãoda Vamos Lá. Cimbria, Búzios e dicasimportantesparaoleitor
o TURISMO NO INTERIOR
vera@ pan rotas.com .br
Preparando-se para o interior
DentrBde no máximo dois anos ope^pora deturismoFreeway aportar em duas cidades do interior de Sào Paulo: Cam pinas e São José do Rio Preto. A estratégia para que a operadora paulistana de ecoturismo se es-
DiretorcomercialRogérioBotassofalaaos agentes deviagensdaregiãoqueemdois anos aFreeway estará em duas cidades
tabeleça na região jáfoi iniciada com a contratação de uma execu tiva de contas em São José do Rio Preto. "Em Campinas ainda esta
mos procurando, pois o segmen to exige um profissional especial mente habilitado", explica Rogério Botasso {foto), diretor comercial da Freeway Brasil. Botasso recebeu 70 agentes de viagens da região em Campinas, para o lançamento da campanha
A DE LTA í*
Al R LIN ES
O MUNDO AO SEU ALCANCE
MAIS DESTINOS DO QUE QUALQUER OUTRA COMPANHIA AÉREA
Voedo Brasil paraseu destino favoritonosEstadosUnidosepara outros lugaresdomundopartindode Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, FortalezaeManaus.
de vendas Beija flor 2010, que distribuirá 170 prêmios para os profissionais, entre março e junho de 2010. "Em 2009 esta campa nha que distribuiu 110 prêmios —fez tanto sucesso que num ano atípico e de recessão como o que vivemos, a operadora ampliou o faturamento em 32%, em relação a 2008", destaca.
TURISMO E
FUTEBOL
E atenção são-paulinos do interior: o São Paulo Futebol Clube, em parceria com a Freeway Sports, braço da operadora Freeway, lançou, no estádio do Morumbi, a Passaporte FC, agência de turismo especializada em tours para torcedores do tricolor paulista.
De acordo com Rogério Bo tasso, a unidade proporcionará aos torcedores do clube via gens para acompanhar os jogos, além do Morumbi Tour, um passeio pelo estádio do clube, na capital paulista, on de as pessoas terão acesso desde o vestiário até o ca- i marote da presidência. "Temos produtos para todas as classes sociais. O Morumbi Tour, por exemplo, custa R$25[inteira].Porém,nós também temos um produto onde o torcedor se hospeda no mesmo hotel dos jogadores, acompanha o ônibus do time em uma van eé restrito para um grupo de dez pessoas", explicou o executivo. Até agosto, a empresa espera oito mil visitantes no estádio. No entanto, a expectativa é que 400 pessoas façam o Morumbi Tour diariamente, em um prazo de um ano e meio.
A Passaporte FCficano Estádio do Morumbi, na praça Roberto Gomes Pedrosa, no Morumbi Concept Hall (Portão 2) e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O site da empresa éwww. passaportefc.com.
O ano do conhecimento
Ainterneiea globalização dos negócios têmnostiradoda cadei ra 0 nos feito repensar a cada dia as nossas estratégias.Asrápidas mudanças, principalmentenas agências deviagens,fazemcom queelasestejamsempre se prepa randoemuitasvezes,semotempo necessário e adequado.
Mesmo estando ciente dessas mu danças,háquemdigaqueosdes tinos sempre foramos mesmos, e então,paraque saber mais?Mas, mudamosserviços,mudamos formatosdosprodutos, alteram-se as formasdepagamento, são in troduzidas promoçõesrelâmpagos comopçõesde sen/iços, lançados pacotes promocionais com descon tosimpossíveisdeimaginareos próprios destinos também mudam. Semesquecer, ainda, a tecnologia de apresentação doque se está comprando. Pela Internet,háapos sibilidade dese conhecer porden tro:umavião,umcarro,umhotel, umiate,um restaurante, umcafé,
uma loja, umacidade.Oboméque vivenciar é só mesmo estando lá.En tão: salve o turista!
Mascomooagentedeviagenspode conhecer tudoisso? Impossível. Alémdasmilharesdepossibilidades dedestinos,produtoseserviços, mudam-se freqüentemente as suas características, impossibilitando qual quer ser humano de saber tudo. Con sequentemente, tem-se que estudar muito.E,forao conhecimento técnico presencial,háque se conhecer etrei nar:a gestão denegócios,a gestão de pessoas, atecnologiadainforma ção.astécnicasde comercialização e financiamento, o marketing, aco municaçãoeanegociação. Para oturismo,a Internet levouaris caumconceitodemarketingquediz; 'lodo produtor quer irdiretoaocon sumidor". Istoé, todo fornecedor ou produtor deserviços turísticos quer irdireto ao consumidor,ouaoclien te,ouaopassageiro,ouaohóspede. Bastavermosacomunicaçãodireta que há para o cliente final.
Vejaumexemplosimplesdainterme diação versus aInternet:umcliente outuristabrasileiroprecisadeum traslado em Paris. Qual o caminho queeste fázia equeesperamosque continuefazendo?Oclientepede otransferparauma agência devia gens,que este pede paraum opera dor brasileiro, quepedeparaumope radorfrancês,quepedeparauma empresa de transporte. Todosna cadeia 'produtiva' ganham, enomíni mo 10% em cada etapa. Umtransfer de80euros,podesairparaocliente final, nomínimopor 110 euros. AInterneteaglobalizaçãomudaram este cenário. O cliente final vai direto aoprodutordoserviço,enemprecisa íazer opagamentoantecipado.Basta comprovar o cartão de crédito. Istoé a desintermediação.
Ecomofazerparavaleraintermedia ção?Comofazervaleroagentede viagens?Háváriasrespostas.A pri meiraéaagênciadeviagensparar depensarcomoagênciadeviagens. Ele precisa pensar eagircomouma
tendências em GESTÃO PARTICIPATIVA
empresa. Usando técnicas de admi nistração, cujonegócioéoagenciamentodeviagens.A segunda res posta é pensar em receitas vindas também do cliente e não mais achar queaagênciadeviagens depende sódofornecedorparaobterrecei tas. Dentro dacadeiade negócios, já sabemos oque acontece com as aéreas,oshotéiseasoperadoras turísticas emrelaçãoàsagênciasde viagens. Tarifa neta é tendência mun dial. A terceira, enãoa última respos ta,épensarem capacitação, capaci tação e capacitação daequipe. 'Ou melhoro e treino minha equipeou vou ficar para trás". Éissoaí.Paraser competitivo e conquistar o cliente -que équemtemodinheiro, se nãotreinar aequipeemdestinos,produtos,servi ços, comportamentalmente, ou técnico específico aonosso negócio, nãoven ceráesta acirrada competitividade. Esteanoprometeser muito proveito soparao turismo. Issoquerdizerque será tambémótimoparaoturista.Só queoturistadehojevem exigindo
PAN NOTAS
NA TIVOLI
Júlio Verna, diretor da Qualitas Travei Partner
E-mail: jverna® qualitastp.com.br
a entrega doserviçoprometidoe quandonãorecebe,vaiaosórgãos competentes. Lembrandoqueo nossonegócioé prestação deser viçosequemfazissosãopessoas. E estas pessoas precisam, neces sitam,têmde estar treinadas, reci cladas,capacitadasparaentregaro serviço vendido. As empresas que pensarem em pessoas, na gestão de pessoas, e nodesenvolvimentode pessoas, estarão nafrente.Aoslíderes,re comendoumacoisa:dediquem o mesmo tempo dado aos clientes tambémàs pessoas dasuaempre sa.Valeapena.Aossépticosreco mendoumantigopoema:"eu prefiro ser essa metamorfose ambulante doqueteraquelavelhaopiniãofor mada sobre tudo..."
Natálía Pessoa,que trabalhava como executiva de Operações ; e Vendas no escritório brasileiro daThe Leading Hotéis ofthe World, ; mudoudeempresa.Desdeo início domês,Natáliaestácomo gerente de Contas da Tivoíi Hotéis & Resorts. Ela atua no Tivoli São Paulo Mofarrej. E-mail:natalia.pessoa@tivolihotels.com.
NOVA ENTIDADE
o turismo acabadeganhar mais uma entidade. Trata-se da Associação Brasileira deViagens Corporativas (Abracorp), querepresentaafusãodo Favecccoma TMC Brasil. Aassociaçãopassaapresididapor Francisco LemedaSilva(JetStreamepresidentedo Favecc). A vice-presidência ficarácomEioiD'AviiadeOiiveira {Flytour). OsconselheirosserãoEdmar Buii (Copastur), André Carvaihai (CWT), AntônioFernando Slomp (Avipam), José lUlarques Lima (Kontik) eAmauríCaideira (Sobratur). A ; cerimônia de posse será em6deabril, mas olocaleohorário ainda não : foram definidos. O Conselho Fiscal daassociaçãoé integrado porRonaldo Waltrick (Maiorca), presidente, epelostitulares Antonio Luiz Cubas {Maringá Turismo) eConstantinoKaracostas (ClassTour). Ossuplentes sãoJorgeBeiuco (Magic Tour), EduardoVasconceios (Kontik) e Adaicy AugustodosSantos (Rio Travei). No Conselho Consultivo da Abracorp está GoiaciAives Guimarães (Rextur).
CANAL DE VlDEO
I ATaplançouumcanal oficial no You Tube, amaior plataforma i de vídeos do mundo. Neste canal, já estão disponíveis vários I filmes sobre destinos, serviços (como o check-in on-line, reservas on-lineeassistênciapersonalizada,entreoutros)ouos flash mobs realizados em aeroportos dePortugaledoBrasil. Para odiretorde MarketingdaTap,LuísMonteiro,acriaçãodocanal oficial daempresano You Tube "integra-se emumaestratégiadepresença oficial daaéreanasredessociaisque, devido àrápidaeelevada adesão de pessoas eàinteratividadequepermitem, se revelam canaiscadavezmais essenciais paraacomunicaçãodas marcasedosprodutos".O endereço docanaldaTapé vww.youtube.com/tap.
Eurail Global Pass a partir de € 336,00 Eurail Select Pass a
Diretório 2010
Além delançara publicação, a Trend Operadora mostra, pela primeiravezemum evento,osnovoslogo e portal; mudanças integram projeto Trend Rumo 2015
índ Operadora começou a laratc* de lançamento do Diretó rio 20l3Bia empresa no último dia 4-eque segue até esta quinta-fei ra(dia18)por diversas cidades do País. O evento ocorreu no hotel Inter continental São Paulo e contou com a presença de mais de 500 agentes de viagens, além de toda a diretoria e vários colaboradores da empresa. Na publicação, que soma maisde 700 páginas, os agentes encontram 634 hotéis de redes e independentes de 87 cidades nas cinco regiões do País, Hotelaria Internacional, Central doCarro, Receptivo Nacional, Lazer Nacional, Eventos Nacionais, Feiras Internacionais e Seguro de Viagem Internacional.
O diretor de Vendas da Trend, César Nunes, depois de lançar o diretório, feza primeira apresentação em pú blico da nova logomarca edo novo portaldaTrend Operadora. Anova marca manteve as cores azul e ama relae ganhou também uma assinatu ra-"Viagemé com agente". "Issoé mais uma forma de demonstrar nos so compromisso com vocês, agentes de viagens", destaca Nunes. Émais uma mudança que integra o projeto Trend Rumo 2015.
A nova versão do portal (www.trendoperadora.com.br), assim como a logomarca reformulada, entrou no ar em 1® de março. Mais dinâmi coe com design moderno, o portal traz todos os telefones de contato da empresa, vídeos, fotos, opção para assinar newsletter, artigos corpora tivos, câmbio, calendário Trend e links para as redes sociais esitesde relacionamento (Twitter,You Tube, Flickr, Linkedin, Orkut e Issuu), entre outras novidades.
PAN NOTAS
LOS ANGELES
A Marrlott International, por meio da marca de luxo JW Marriott, inaugurou no mês ; passado ohotelJWMarrlott
I Hotel Los Angeles, que fica na I área de desenvolvimento L.A. ' Líve, que mescla habitações, esportes, restaurantes, bares e I entretenimentonacidadedeLos Angeles,nosEstadosUnidos. No mesmo edifício,cujoprojeto arquitetônico éarrojado,foi inauguradoohotel Ritz-Cariton iLos Angeles, com123 quartos, e oThe Ritz-Cariton Residences.
JoséCarlosAnjose
Washington PretiJúnior,do
ConselhodeAdministraçãoda empresa, exibem o diretório, comanovalogomarcaatrás
^ ?a\)lo Florianópolis
Salvador
?ori-o Alegre ?ori-o Seguro
SanI-iago
Monfevideo e Purrf-a
' Asunción
A partir de14 de março, ofereceremos mais freqüências , melhores conexões e melhor serviço.
Mais de 140 freqüências semanais em vôos regionais: Asunción 14. Montevideo 38. Salvador 2. Porto Alegre 7.Rio de Janeiro 21. São Paulo 25. Santiago do Chile 35. *
Este novoHub Internacional permitirá maximizar as conexões dos 33 destinos domésticos com os 3 países do MERCOSUL eChile desde/para o Aeroparque Metropolitano "Jorge Newbery", favorecendo o desenvolvimento do turismo.
*Punta dei Leste,Porto Seguro eFlorianópolis são rotas abertas emalta temporada.
Viaje bem. Vóe com Aerolineas,
AeroDor
2 de Março -Dia Nacional do Turismo
Dia2foioDia Nacional do Turismo.EaCNCnão poderia esquecer esta data: équea Confederação Nacional doComérciodeBens,Serviçose Turismo tem como um de seus objetivos promover o desenvolvimento do turismo.Eé reforçando ocompromissocomocrescimentodo setor quea CNC comemora esta data. Afinal, quandooturismocresce,o Brasil crescejunto.
Sistema CNC • SESC • SENAC www.portaldocomercio.org.br
Gestão dos aeroportos: um tema que o País precisa discutir
Longas filas e atrasos se repetem em um filme sem graça e monótono, trazendo prejuízos para as pessoas e para o País
Os proMemas enfrentados pe.l/os passãgeiros nos aeroportos %msUelros, queantes aconteciam emperíodosdealtatemporadae datas com grande movimenta ção, atualmente deixaramdeser sazonais e passaram a fazer parte do cotidiano de quem chega nos aeroportosdoPaís.A chamada "crise do setor aéreo" agora é permanente e prejudica milhares de pessoas diariamente, colocan doem dúvida a capacidade do Brasil de atender uma demanda em alta, devido, principalmente, à retomada do crescimento eco nômico.
A Polícia ea Receita Federal e demais órgãos de âmbito nacio nal envolvidos na questão, além dosgovernos estaduais emuni cipais, nãoresolvema situação de desconforto e caos a que são expostosos passageiros todas as manhãs nos aeroportos inter nacionais de cidades como São Paulo edoRio de Janeiro. Lon gas filase atrasos serepetemem um filme sem graça e monótono, trazendo prejuízos para as pesso as e para o País.
Agoraumdecretoaser assinado pelo presidente Lula estabelece padrões mínimosde qualidade nos atendimentos dos aeropor tos. O texto do documento de termina tempo máximo para o check-in, o desembaraço de ba
PAN NOTAS
MAIS VOOS
A Continental Airlines aumentará os voos entre o seu centro de conexões em NovaYork, localizado no Aeroporto Internacional Newark Liberty,e Londres/Heathrow. A companhia irá adicionar o quarto serviço diário à sua rota este mês eo quintovoodiárioemoutubro, totalizando sete voos diários parao destino, incluindo asduas freqüênciasdiáriasquepartem de Houston. Além disso, apartir dodia 1® dejunho, todos os : aviõesda empresa comdestino i a Heathrow estarão equipados : com os assentos da Business ; First, que reclinam 180 graus. ! "ArotaNovaYork-Heathrow éum dos carros-chefes da Continental Airlines. Como I companhia aérea líder em Nova York, estamos muitoempolgados com essas freqüênciasadicionais i e melhorias nos produtos para q nossos passageiros da rota Nova ^ York-Londres", disse o CEO e presidente da companhia, Jef( Smísek.
gagensealiberaçãodaPolícia
Federal no embarque e desem barque dosvoos internacionais.
Ê uma medida que pode ajudar, mas é insuficiente a fixação de metas de qualidade na prestação de serviços para que o Galeão ou Guarulhos passem a funcionar como deveriam. É necessário ressaltar a neces-
sidade deque outras medidas de maior alcance sejam tomadas como,porexemplo,a privatização dos aeroportos. Essa solução tem sido uma tendência mundial, apre sentando resultados promissores. Em 1987, a privatização daBritish AirportsAuthority (BAA) serviu demodeloparaque hoje maisde cem aeroportos aoredordo mun
dosejamtotal,ou parcialmente, privados. Fora do Brasil, maisde 90% dos principais aeroportos na América Latina, ao menos em par te,Jáforam privatizados. Um setor que afeta a maior parte da população, direta ou indireta mente, interessa a todos. A socie dade precisa ter essa discussão da privatização colocada nocen
é presidente da ABIH Nacional
troda questão sobre a melhoria dos serviços aeroportuários. CJm debate a partir de laudos téc nicos, estatísticas e estudo de outros casos mostrariam qual melhor caminho a seguir e que medidas deverão ser tomadas para atingir o que parece consen so:é preciso mudar a gestão dos aeroportos brasileiros.
DESCONTO compras de pacotes com 120 dias
ÀQUIA DIVERSÃO
É GARANTIDA O ANO TODO.
Praia do Cerrado: soleclimadeverão Resort: o melhor doBrasil Hot Parit: o maior parque aquático da América do Sul
Melhor preço para famílias. Compare e confira!
Você de carro zero noRio Quente Resorts! Faça sua inscrição no www.rioquenteresorts.com.br/vocedecarrozero
Atendimento às agências - conectado a todo o Brasil. Para mais informações:-
Belo Horizonte: 3113515-5600
Campinas: 19 13512-9898
Goiânia: 6213412-1515
Ribeirão Preto: 16 I 3514-0400 Rio de Janeiro: 211 3512-0909 Rio Quente: 641 3512-9999
Santos: 13 1351-3-9709
SãoJ.doRio Preto: 17I 3512-0500
SãoJ.dosCampos: 12 I 3512-9809
São Paulo: 11 13512-4890
Uberaba; 3413325-9602
Uberlândia: 3413221-7017
Acesse www.rioquenterasorts.com.br ou o PortaLd.e Reservas Online www.rioquent9facil.com.br '
•Promoção v.i,da sornente para CO.P.. CO. a«,20 dias dean.eced.nclapa.pa^^
SAÍDAS DE belo HORIZONTE.
JORNAL PANROTAS
Álvaro Bezerra de Mello
PANROTAS,com,br
^TRÊS UNIDADES
AFourSeasonsquer administrar trêshotéisnoPaís.O diretor de Desenvolvimento paraa América Latina eoCaribeda rede canadense de luxo, Alínio Azevedo (foto), disseem 10/3 queos alvos são Rio de Janeiro, São Paulo eum outro destino depraia.
FESTANORIO
A ABIH-RJ promoveuem 9/3,no Sofitel Copacabana, um coquetelespecialparao trade fluminense eparaa prefeitura doRioparacomemorar osresultadosdatemporada de verão
COQUETEL ARGENTINO
Em9/3,aAerolíneas realizouemSãoPauloum evento de apresentação donovoportãode
entradana Argentina: o Aeroparque, em Buenos Aires
PRODUTOS BAIANOS
Em 9/3,a Tam Viagens anunciou parceriacomseisnovos empreendimentos do
Nunca foi tão fácil alugar um carro novinho, sem complicações. Liguepra genle e conheça uma locacior;í de aufomovBs dilerentc Alugar um carro conosco é descomplícado. rápido e acessível.
A conssnliHaHnra AH' A consolidadora Advance, comsedeemSão Paulo e filiais em dez cidades, chegou a Vitória (ES) em 10/3. Éo primeiro home-office da empresa dirigidapor Marcelo Sanovicz.
âFECHADO
Após 25 anos de parceria com a Accor Hospitality, o grupo empre sarial potiguar Haroldo /Azevedo Construções Ltda, proprietário do Novotel Natal Ladeira do Sol (RN), anunciou em 4/3 o encerramento das atividades hoteleiras da unidade.
Em 10/3, a Infraero anunciou à Superintendência Regional para o Rio de Janeiro que está sob o comando de Willer Urry Furtado e res ponde pelos aeroportos do Galeão, do Santos Dumont, de Jacarepaguá. Campos e Macaé.
FAMTOUR
Em 9/3, representantes de nove operadoras brasileiras viajaram para Barbados, a convite do governo daquele país, para uma viagem de conhecimento.
AWoridhotels anunciou em 5/3 que a Central de Reservas no País, em São Paulo, será transferida para o Centro de Operações Regionais nos Estados Unidosapartirdeabril.
-SEMANA EM NÚM3R0S-
Tam recebe novo Airbus A319; frota soma hoje 135 jatos -em 10/3
Arubarecebemaisde 10 mil brasileiros em2009-em9/3
Marhott traz40hotéisparaeventonoRioeemSP-em9/3
10 NOTAS MAIS UDAS 1
De 4/3 a 10/3
I Tam lança megapromoção com até 90% de desconto -em 5/3
f Veja o que muda para solicitar visto norte-americano - em 8/3
• CVC Turismo inaugura ônibus próprio na Europa - em 7/3
' Veja fotos da festa do Workshop Mundo Agaxtur- em 4/3
' Executivos da CVC visitam Fátima e Lisboa: veja - em 8^
' Webjet, Azul e NHT estreiam em Congonhas em abril -em 8/3
' Veja fotos do lançamento do diretório da Trend (SP) -em 5/3
'São Paulo FC e Freeway lançam agência de viagens -em 8/3
Veja fotos da inauguração do ônibus da CVC (Portugal) -em 8/3
Tia Augusta contrata meninos colírios para levar grupos -em 8/3
Tudo isso e muito mais
Divida sua opinião com a gente
traf jtodas as opiniões. Dar a-^pdas as vozes. Even^'tos comõ"b Fórum PANROTAS, veículos como o Jornal PANRO TASeo espaço para comentários no Portal PANROTAS são apenas algumas das provas de que a PANROTAS Editora acredita na diversidade, na pluralidade e na inteligência de seus leitores e parceiros para distinguir as boas das nem tão boas idéias. Con cordando ou discordando delas, saber o que todas as cabeças pensantes do turismo acham, descobrem, avaliam, analisam, odeiam ou amam pode servir de referencial no nosso dia a dia. Om espaço bastante democráti co e atual, para se expor, ler e comentar.
"Os Blogs PANROTAS, que estre amos no Portal PANROTAS, são apenas uma extensão de nossa missão de mostrar a diversidade do turismo e de trocarmos expe riências e opiniões não apenas com esses blogueiros, mas com todo o trade", diz o editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andra de, ele mesmo um dos bloguei ros que estreiam a nova seção. Além de Andrade, essa primei ra seleção de blogueiros ou co lunistas inclui Viviânne Martins, presidente da ABQev, Luís Fer nando Vabo, diretor da Solid Viagens, do Rio, Paulo Salvador, consultor de Turismo, Jeanine Pires, presidente da Embratur e colunista do Jornal PANROTAS, Ricardo Amaral, presidente da Abremar, Martin Jensen, diretor da Queensberry, Maurício Werner, professor da üniverCidade, do Rio, e Cássio Oliveira, diretor comercial da Rextur. "Além des ses, temos o blog PANROTAS em Viagem, que nossos jornalistas atualizam durante suas viagens pelo Brasil e pelo mundo, e tam bém o Intercambiando, que o re pórter Renê Castro vai atualizar diariamente a partir do final de março, em sua experiência como estudante na Inglaterra, mas que já tem post desde já", explica Artur Andrade.
Acesse o www.panrotas.com.br e confira a lista dos Blogs PANRO TAS. "E não esqueça: sem sua opinião e participação, eles não cumprirão seu objetivo", conclui o editor da PANROTAS.
Blogs PANROTAS são novidade no Portal PANROTAS a partir úo dia 15. Para começar, são 11 espaçospara você interagir
Verão na Disney - Julho 2010 grupos exclusivos de menores desacompanhados saídas exclusivas
Artur Luiz Andrade
Cássío Oliveira
Luís Fernando Vabo Jeanine Pires iVIaurícioWerner
Martin Jensen Paulo Salvador Ricardo Amaral Renê Castro Viviânne Martins
Empresa do Grupo
•^TWitterlé urniTdãs grandes mí^8 do século 21. Pelo menos éoque í^afirmam os especialistas noassunto. Essaespéciede microblog surgiu há tão pouco tempo, mas mostra asoli dezde uma rede de relacionamentos consagrada. O sucesso elajácon quistou, falta saber se esse momen to estrelado não passa deum come ta.Parecequenão.Teoriasàparte, ofatoéquetodomundojáagregou •liiillillftwnrniuiiriijiii U
Jornal PANROTAS \/ascu\ha oTwitter e elabora lista com alguns profissionais e empresas do trade
tar".Pessoastwitamnotrabalho, em casa, em viagem, no trânsito... valetudo.Pensouemalgumacoisa?
Poste noTwittere divida com seus amigos.Paraoturismo,aregraéa mesma. Hoje, empresas usam oes paço para se promover, dar avisos, presentear clientes... e você, como utilizaoseuTwitter?Vejaabaixo umalistade contatos quepodemu dar o modo como você se relaciona com o mercado.
Desde 2005, a G|P trem como objetivo a sati^^ção.máximá de seus cTléntès. Por:Mso,: trdbálhá para ofefecèf não só serviços de alta qualidade, mas sim verdadeiras experiênci^. Firar hospedadb enaiUm df peSorte aá;G}P é garantia de bons momentòs. ' •; •Serwno Resort (Gramado-RS) .Hotel Aljienhau$ {Gramado - RS) •Hotel Sete Coqueiros fh&cèió -AL)
*Víllage Praia^ itesort (Maceió: AL) Costa HrasUts Resort (Puno Seguro - BA) «^uassu Resort {foz do Iguaçu • PR) Yak Hotel Niatal,(Natal - RN). Hotef Márüpfara (Porto de Galinhas' PK).
C«ittral de reservas toll-hiee: 0800 6(10 8088
Horário de atendimento: de 2"a6«,das 7h30 às 23h, Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. - S..
-íi traslados de chegada e saída; 11 noites de hospedagem no Wdvi^ AH Star com café da manhã; •k ingressos e traslados para: Epcot
Magic Kingdom Park
Disney's Animal Kingdom
Universal Studios Florida Islands of Adventure
SeaWorld
Busch Gardens
Blizzard Beach
Aquatica
1 tour de compras; i jantar no Planet Holiywood com visita aDowntown Disney; jantar no Vittorio's; i visitas a Citywaik eHard Rock (logoapósas atrações); assistência de viagem Travei Ace; guia desde o Brasil; coordenação 24hd e tesouraria. ' pessoa em a
PORTAS Quem é quem na Odyssey (SP)
TnJZ f ^ ^Pnrt^eira vista, investir em países sul-americanos pode ser encarado como uma atitude arriscada, muito por conta da oferta disponível em outras regiões do globo Asacada porém
rf T ® ®passeios tradicionais sofrerão queda de procura em ' rZtPnH^ / w fu ° consumidor esta mais exigente eàprocura de novidades. Éneste momento que a empresa Prende expiodin Hoje temos apenas 5% da fatia do bolo, mas esse cenário vai mudar muito em breve", acredita Popovs AOd yssey tem acordos governamentais com a Promperú eaProExport Coiombia, oque credencia aempresa arealizar capacitações profissionais. Sem contar as viagens de incentivo, outra área bastante explorada pelos executivos. Saiba mais sobre a Odyssey a seguir, em mais uma seção Portas Abertas.
NOME DA EMPRESA: Odyssey South América
TIPO: operadoradeviagens
ENDEREÇO: Largo do Arouche, 63- Centro - São Paulo
DONOS:Rodrigo Fernandes Vieira
FUNDAÇÃO: 2003
FUNCIONÁRIOS: sete
SITE: www.odysseysouthamerica.com.br
PRODUTOS QUE MAIS VENDE: Perue Colômbia
PERFIL DE CLIENTES: clientes da classe Aacostumados com viagens. "Lembrando que vendemos somente via agente de viagens. Éum lema que levamos muito a sério", ressalta Rodrigo Vieira, complementando que recentemente assinou uma parceria com as Empresas Schultz, para a utilização da tecnologia do grupo emseusite.eque uma das condições era exatamente essa (intermediação do agente de viagens).
FERRAMENTA DE TRABALHO INDISPENSÁVEL: e-mall marketing e redes sociais (Twitter e Orkut, principalmente). "Atuamos fortemente com essas comunidades. Sãoas ferramentas do futuro"
PROMOTORES DE QUE GOSTA DE RECEBER: Diego Castagne (Taca) eLana Paganini (Gol)
EMPRESA DE QUE GOSTARIA DE RECEBER VISITA: redes hoteleiras internacionais
EVENTO DOTRADE QUE NÃO PERDE: "vamos em todos"
NICHO QUE ESTÁ CRESCENDO: América do Sul. "O destino Bolívia, agregado ao Peru ou não, também estáse destacando", revela o marketing advisor da empresa, Mauro Popovs
SEGMENTO QUE ESTÁ EM BAIXA: Argentina, "muito por conta da banalização da oferta", considera Popovs
Design. Ergonômico com movimentocontínuo, que permite umperfeito ajuste da posição desejada.
Para você que aprecia o\ melhores momentos da vida, conheça a ciasse Business Plus. criada para quem considera o serviço e a qualidade um diferencial.
Monitor. Toque individual de 10,4 polegadas. 26 canais de vídeo e 15 de áudio à disposição. Conexão para seu notebook.
MERCADO QUE QUER DESCOBRIR: Venezuela
DESAFIOS DE UM OPERADOR DE VIAGENS: "seguir normas e procedimentos paramanteraqualidadedo atendimento. Falta definição de foco para muitas empresas", opina Mauro Popovs
VIAGEM QUE RECOMENDA NO BRASIL: Tocantins
NO EXTERIOR: norte do Peru e costa do Equador
O LADO RUIM DO TURISMO: falta de especialização do setor. O profissional conhece pouco do produto, do cliente, do fornecedor...
O BOM DO SETOR: o mercado se renova a todo o momento. Reinventamos a roda constantemente
CURIOSIDADES: um dos principais mercados da empresa está em Londrina (PR). "Optamos por não atacar o mercado paulistano, que já está saturado. No Paraná conseguimos realizar a equação Mercado Virgem mais Bons Vendedores igual a Sucesso. Os próximos passos programados sãoo interior paulista eo restante dosul",adiantaPopovs
HISTÓRIA INESQUECÍVEL: "Estava com um grupo de turistas em Machu Picchu (Peru) que estava muito receoso com as lhamas da região. Paralelamente a isso, avistei uma menina arrastando o animal por uma corda. Pensei: 'o bicho é manso, vou mostrar para eles'. Quando fui passar a mão na cabeça da tal da lhama, ela medeu uma cabeçadae ainda por cima cuspiu em mim. Além de herdar um galo na cabeça, fui obrigado a jogar minha jaqueta fora. A cusparada não saia por nada", conta Popovs.
Quer ver sua empresa nesta coluna? Envie um e-maHpara Gabriel Guirão no gabriel@panrotas.com.br
Equipe da Odyssey reunida em frente à fachada da loja. no centro da cidade
Ana Lucia cuida do administrativo da
VISITFLORIDA
Seção especial com atrações, eventos e novidades do Estado norte-americano
Com promoções para bolsos de todos os tamanhos, Hotel Fontalnebleau reúne, em MIaml, tranqüilidade e badalação
^Sinônimo de boa .escolha
B/m in Miami Beach. Esta canção (famosa entre os amantes de música fttrònica) pode soar na cabeça quando se pensa no Hotel Fontalnebleau. ^ivinha onde ele está localizado? Em Miami, de frente para o mar, claro. As batidas da música ficam ainda mais presentes quando se olha para as fotos. A riqueza de detalhes e uma variedade imensa de serviços fazem com que qualquer hóspede fique de boca aberta. Especialmente quando descobrem as promoções queo empreendimento preparou. Por exemplo, o hotel está oferecendo a quarta noite grátis para hóspedes que reservam três noites; re feições gratuitas para as crianças menores de 11 anos; e desconto na reserva do segundo quarto. Além disso, as reservas efetuadas antes de 31 de março ganharão um upgrade para um quarto com vista para o mar. Para comple mentar, entre 5de abril e27de maio, o cliente ganha um crédito de ÜS$ 100 para gastar durante sua estada. Porém, o que torna o hotel ainda mais espe cial são suas atrações.
Restaurantes para todos 08 gostos
A oferta gastronômica do Fontainebleau Miami Beach é impressionante. São 11 tipos diferentes de restaurantes e/ou lounges. O resort apresenta conceitos culinários quesão desenvolvidos, criadosepreparadosdiaria mente no local.
GOTHAWI
STEAK HOUSE
Os pratos do Gotham
Steak House são assina dos pelo renomado chef
Alfred Portale, queépro prietário do Gotham Bar and Grill, em Mova York. Elefoi eleito pela James Beard Foundation, em 2006, o chef do ano.
SCARPETTA
o restaurante Scarpetta, queédirigidopor Scott Conant, chef que também ganhou o prêmio The Ja mes Beard, conta com um cardápio regional italiano, combinando a simplicidade rústica da Itália com os sa bores da culinária refinada.
HAKKASAN
o Hakkasan é reconhe cido como o estabeleci mento que mudou a cara da cozinha chinesa no Reino CJnido. E adivinha onde ele tem uma filial?
O Fontainebleau possui uma unidade que enche os olhos dos turistas. Nele, os clientes podem ter au tênticos jantares intimistas.
LA CÔTE
Comandado por Sean O' Connell, o restaurante La Cote oferece uma atmos fera bastante animada, que foiinspiradanaCôted'Azúr, região litorânea nosul da França, no mar Mediterrâ neo. O estabelecimento ser ve coquetéis, tapas e maris co frescos, além de saladas e sobremesas.
Vida noturna
BADALAÇÃO OU
SUSHI BAR?
Qualé seu objetivo em uma viagem? Para os baladeiros de plantão ficaa dica de uma casa noturna no Fontainebleau Miami Beach: a boate LIV ofere ce uma mistura eclética de entretenimento, em um ambiente superelegante. Considerada uma das boates mais quentes deMiami atualmente, a LIV oferece 18 mil metros quadrados de pura energia. Porlá, celebridades eDJsformamumclimaidealpara ter uma noite inteira de muita curtição. Mo salão principal tocam músi cas para todos os ouvidos, desde o hip hop até a eletrônica.
Noentanto,paraosclientesquepre ferem um tratamento extremamen te vip, a casa noturna oferece seis camarotes com minibar e espaço para guardar bolsas. Comum design inspiradonovoyerismo,oclubeper miteàs pessoas enxergarem tudo o que acontece na casa noturna. Para "esquentar" ainda mais o clima da
casa, dançarinos se encarregam de fazer performances paraopúblico.É preciso pagar para entrar na boate. Alémdisso,existeuma fila especial para os hóspedes que funciona das 23h às 23h30, que separa as pessoas hospedadas eo público. Vale lem brar que o LIV pode estar fechado aopú blico, devido a even tos especiais ou festas privadas. Como em todas as grandes bala das do mundo -issojá
ÁGUA ÉSEGREDO DE TERAPIAS DO LÁPIS SPA
Está estressado? Vá para o Lápis Spa. Aproveitando as qualida des naturais da água, ospa cria uma experiência que pode ser consideradatantoreparadoracomo renovadora. Aágua mineral é utilizada emsuas30salasde tratamento, bem como na piscina dehidromassagemesaladeestar.MesclandotécnicasdaIdade Antiga comnovas tecnologias, o Lápis proporciona aos clien tes,comumdesigncontemporâneo,tratamentosanti-estresse, anti-envelhecimento eserviçosdebemestar. Considerado um santuário,ospaproporciona momentos íntimosdentrodeum coletivo.
acontece em São Paulo, por exemplo -a gerência da casa noturna se dá ao direito de recusar a entra dade qualquer pessoa, que éfeitopor um critério exclusivo da casa.
E PARA COMPLETAR
ABALADA... o sushibar Blade, queé vizinho à casa noturna, é um lugar bem Interessan te para reunir os amigos para um coquetel. Além destas op ções de lazer noturno, o hotel conta também como Bleau Bar,no lobby, eo Qlow, um sofisticado pool bar.
Se você éotipode cliente que deixa de viajar porque seus filhos são pequenos, o Fontaine bleaugarantetodoentretenimentodascrianças noFB Kids. Oclube explora a criatividade dos pequenos através da aventura. As criançasentre quatro e 12 anos - fazem atividades diá riasfocandoemseusinteressespróprios,como jogos, trabalho em grupo, gincanas, habilida des esportivas, teatro,arte,música,entreou tras oportunidades. Osdias começam assim: ascriançasmontamsuasbarracasdeacampa mentoedepoisdiscutemcomos"guias aven^^ tureiros" como desvendarão otemado diae Porém, estesnãosãoos únicos serviços. Àt' sextas-feiras e aos sábados, o Fontainebleai^c conta com o programa Nlght Out Kids, onde criançasassistema filmes, auxiliadospor nitores, enquantoseuspaispodemapreciar iezpiscinas,oginásioeospadohotel, além cair* na noite de Miami.
NOTURNA LIV
OFERTA PARA A SEMANA SANTA
RESERVE COM ASUA OPERADORA DE PREFERÊNCIA O MÍNIMO DE3 NOITES NO FONTAINEBLEAU MIAMI BEACH
PARA RECEBER:
4° NOITE GRÁTIS
COM UM ADULTO PAGANTE, CRIANÇA ATÉ 11 ANOS TEM REFEIÇÃO GRÁTIS (DO CARDAPIO DE CRIANÇAS).
COM UM ADULTO PAGANTE, CRIANÇAS ENTRE 11 E 15 ANOS PAGAM 50%DO VALOR DA REFEIÇÃO (DO CARDAPIO DE CRIANÇAS).
DESCONTO DE 25% NAS RESERVAS DO T QUARTO.
RESERVANDO ANTES DO DIA 31 DE MARÇO. RECEBERÁ UM UP-GRADE PARA A CATEGORIA OCEAN VIEW.
CRÉDITO DE US$100.00 DE 4 DE ABRIL ATÉ 27 DE MAIO (SUJEITO A DISPONIBILIDADE).
DESTINOS Miamí
Anatureza abençoou o destino com ar puro, água limpa e terra produtiva. Agora, nosso trabalho é preservá-lo. Veja o que os hotéis estão fazendo para manter verde a região de Miami, na Flórida
profundamente verde
Porumlongoperíodo,Grande A^líami eRegião,noEstadonorteamericano da Flórida, comemorou o fato deser verde, famaqueteve início com a criação de exuberantes áreas sub-tropicais. Hoje, graçasà diversidade de práticas favoráveisao meio ambiente, o destino também pode comemorar o crescimento no númerodehotéis,resorts,restauran teseatividadesverdes,daspraiasao Everglades.
Trata-se deum esforço de empresas locais,queseorgulhamdabelezana turaldaGrande Miam! equegaran temoaumentoda felicidade dequem passeia pelas praias de areia branca, üma destas empresas éa Mikki Beach,localizadana badalada SouthBeach.OclubedepraiaBeach Clean CJp, por sua vez, traz voluntários que vasculham as areias de South Beach para o recolhimento de lixo.
Emoutroesforço,aColigaçãoAm bientaldeMiamiBeacheda cidade de Miami Beach realizam o Big Sweep, evento anual que reúne centenas de voluntários paraa limpeza daspraias. Osque recolhem maiorquantidade delixo são premiados com o troféu You Are Awesome.
Em2009,a coligação participou do MiaGreen Expo& Conference, onde tratoudaimportânciadaspraiasda GrandeMiami,dasbaías,dossiste mas fluviais edosprojetosderes tauração de habitat. Em referência à preocupação comastartarugas marinhasqueretornamàspraias para desovar, a comissão de sustentabilidade deMiami Beach levou seu recado para o MiaGreen. Foi uma mensagem educativa aos resorts lo calizados à beira-mar, pedindo que eles reduzam a luminosidade para, assim, proteger os filhotes no mo mento em que eles sedirigemao oceano.
HOTÉIS E RESORTS
Os hotéis e resorts da Grande Mia mi estão avançando cada vez mais
no intento de transformar a área em um paraíso tropical cada vez mais verdeelimpo.Grandepartedosem preendimentos foi certificada com o Florida Green Lodging Program,do Departamento deProteçãoAmbien taldaFlórida,que estabelece asba ses ecológicas da Indústria hoteleira do Estado. O certificado trata das melhorespráticasparaareduçãodo desperdício deáguae energia epara melhorar a qualidade doar interno. OHyatt Regency foi o primeiro hotel deCoral Gables a receber o Green Lodgingporter implementado uma variedade de práticas verdes. Entre elas,um programa de reutilização deroupas, eficiência na utilização de energiacomusodoaparelhoEnergy Staredetermostatosprogramáveis. O Sonesta BayfrontHotel Coconut Grove também recebeu a certifica
ção. A direção da unidade obteve sucesso ao implementar ações ver desqueoutroshotéisSonestajáes tavamcolocandoemprática.Aequi peestásatisfeita, particularmente, comonovo sistema de reciclagem que utiliza umagentededesinfecção naáguadastorneirasqueeliminaa necessidadedousodeprodutosquí micos. "O sistema ElectroCide nos permitesubstituirtodososprodu tosquímicosqueusávamosparaa limpeza", conta odiretordeVendas e Marketing dohotel, Frank Couzo. "Nós tambémtemosum programa dereutilizaçãoderoupas,chuveiros debaixofluxo, tíquetes de estaciona mento gratuitos para carros híbridos e programas de reciclagem. Esta mosfelizesem saber que estamos inspirando o Sonesta a fazer cada vez mais", complementa.
LUXO
ORIENTAL
O Four Seasons HotelMiamifoi mais um dos empreendimentos cer tificados. Além deestarquitecom alistade requerimentos doGreen Lodging, ohotelusaprodutosde limpeza ambientalmente seguros e estimula os hóspedes a reciclar aslatasegarrafasdosfrigobares.
O questionário GreenHotelHotline pede que os convidados deem su gestões sobre práticas favoráveis ao meio ambiente.
O Acqua, restaurante do Four Se asons, também pensa verde na horade escolher osvinhos tintos e brancos. Dos mais de 200 rótulos trabalhadospelo restaurante, 28 são"vinhosverdes",produzidosem vinícolas biodinãmicas, orgânicas ou sustentáveis. "Os clientes estão cada vez mais interessados em adegas que utilizam técnicas sustentá veis", conta o diretor de Alimentos e Bebidas do hotel, Peter Tischmann.
O Mandarin Oriental Miami trabalha com uma grande variedade deprá ticas ecológicas. O hotel olha além
de seus limites territoriais ao se juntar ao Everglades Mational Park. Aos hóspedes, o Mandarin oferece a possibilidadedevisitasaoEvergla des,queéum patrimônio mundial da Ünesco eohabitatdeespécies raras de animais, como o crocodilo americano.Osclientespodempar ticipar deum programa "voluntário" dohotelou simplesmente visitaro sitedo parque para apreciar suas belezas.
O spa do Mandarin Oriental tam bém contribui como Everglades: cadavezqueumhóspedeagenda uma sessão do ritual Herbal Tahi Compress, sãoplantadasnopar quemudasdepinheiros,carvalho, entre outras espécies. O hotel tam bém montou um "time verde" com integrantes detodosos departa mentos. Ümavez por mês, eles se encontram para rever programas e desenvolver novas iniciativas ver des. O Setai Resort, em Miami Be ach, também criou um time verde para ser o mais ambientalmente correto possível.
EVERGLADES PARK ÉBENEFICIADO COM AÇÕES VERDES DO HOTEL MANDARIM
De cara nova
Loews Miami Beach Hotel, na Flórida, passa por uma renovação orçadaem US$50milhões Vista do apartamento Rotunda, umdosmaisluxuososdohotel
Beach Hotel, locana ^ade de Miami, passou por içáo orçada em ÜS$ 50 miIbiões, cujo objetivo foi elevar a experi ênciade hospedagem emSouthBeach a um novo patamar. Foram reformados osapartamentos,banheiroseo lobby, alémdeoutrosespaços.
"OLoewsMiami BeachHotelmarcouos standardspara Miami quando foi inau gurado, hádezanos.e desde então tem sidoum ponto dereferênciade South Beach", afimiou o chairman eCEOda Loews Hotéis, Jonathan Tisch."Sen timosqueesta renovação engenhosa reinventará, maisuma vez, a experiên-
EU SOU
Eu sou South Beacíi hospitalidade diferenciada
Eu estou revigorado, renovado, f evitalizado
Eu estou convidando seus clientespara experimentar o que está cada vez melhor.
ciade hospedagem deSouthBeach, bem como manteráaLoews Hotéis em evidência em umdosdestinosmaisdi nâmicosdomundo", completou. Arenovaçãofoidesenvolvidaemtrês partes; a "experiência da chegada", comolobbyeoportecochèrerefor mados,alémdeumapequenacatarata quedesceporumdosladosda parede; a "experiência dohóspede",comuma nova sorveteria e área de descanso; e o"espaçode estar", ouseja,os novos apartamentos, banheiros e corredores.
APARTAMENTOS
Asrenovaçõesnas790unidadeshabi tacionais atendem tanto aos hóspedes quantoaosgrupos.A decoração art decodoempreendimentofoifeitacom um "sabor" deSouth Beach. fazen dousodecores frias esuaves-como "marrom chocolate", "verde lima", "cin zacogumelo"etonsdebranco.Metais cromados emadeirasemtonsclaros foram utilizados para dar um aspecto clean e moderno nos apartamentos. Já a renovação dos banheiros faz comque os espaços representem uma extensão do conceito das acomodações. Mas su ítes, porexemplo, os toaletes ganharam umaatualizaçãodeamenities,incluindo a instalação de televisores de tela plana embutidosnosespelhos. Os apartamentos passaram tamistan por atualizações tecnológicas, comoa implantaçãodecampainhasforadas unidades habitacionais, oque permite às camareiras saberemquandoos hóspedes optampelaarrumaçãodosquartosou quarvdo r\ão querem ser incomodados. Além disso, um detector móveí sinaliza ao colaborador sealguémestánoapar tamento.Osapartamentospossuem aindaumdispositivodecontroleclimá ticoativado nomomentoqueohóspede fez check-in, garantindo queaacomo daçãoseja resfriada atéo cliente chegar. Complementam as novidades dosquar tos a implantação de business centers "próprios", pelosquaisosexecutivos podemligarseuslaptops, Ipods eoutros aparelhos. Há também uma tela de te levisor quepodeserusadapara assistir DVDseouvirMP3,alémdefuncionar ccwno monitor de computador.
LOBBY
Paraarenovaçãodo lobby, Tisch teve uma idéia especifica: fazercomqueo espaço tivesse um apelo visualmaior, convidando os hóspedes a ficar nolo cale transcendendo o conceito típico de lobby. Paratanto,os designers expandi rama área com a remoção de uma es cada espiral, queseparavaoespaçoem duas partes. Comisso,o acesso esaída doshóspedesforam melhorados, bem comoa circulação dentrodo lobby. Parafundirolobbycomaáreadedes canso,Tischsugeriuacriaçãodeum aquário com20pésde altura e57pei xesde 13 espéciesdiferentes, incluindo o tubarão Bamboo. Todosos animais foramachadosnaregiãoeserãomo nitorados diariamente poruma bióloga maririha da Living ColorEnterprises. Porfim, Tisch sintetiza o novo conceito dohotel."Coma conclusão das renova ções,passamosaoferecerumaexperi ênciadehospedagemmaisabrangente einstigantedoque qualquer outrohotel em South Beach", conclui. Site: www.loewshotels.com/miami
AREA EXTERNA DO ROTUNDA
Diversão e expansão
Disney focaematrações noturnasparaa próxima temporadade julho; Magic Kingdom será ampliado
O Walt Disney World Resort jádi vulga sua nova programação para o próximo verão americano (inverno brasileiro). "Quando osol se por,os parques doWaltDisneyWorldse rão acesos à noite com o 'Summer Nightastic'", anunciou a presidente doWalt Disney World Resort, Meg Crofton.
Entre as atrações do "Summer ISightastic"estáoretornodaMainStreet Electrical Parade, que volta para oferecer mais diversão aos visitantes.
Com novos carros alegóricos ilumi nados, apróxima edição da parada contará também com a participação dos personagens Pinóquioe Branca de Neve. A estreia da atração, que será liderada pelafada Sininho, está previstaparaoiníciodejunhono MagicKingdom.
O parque ainda oferecerá aos visi tantes a possibilidade de ver uma queima de fogos especial para ove rão. Com a novidade, o céu notur no será decorado com cores vivas e efeitos visuais, além de uma música específica para a ocasião.
Alèn disso, a Torre do Terror, no Disney's Holiywood Studios, também vem com novidades para surpreen der os visitantes. Foram implantados efeitos de luz, que, somados a nova seqüência de queda livre, prometem mais sustos àqueles que entrarem na atração.
Por fim,foi anunciado o retorno da série de concertos Sounds Like Sum mer para o Epcot ea mudança do horário do Disney's Animal King dom, que será estendido por mais vezes na semana.
Além das atrações de verão, foi anunciada a expansão do Magic Kingdom. üm dos locais ampliados será a Fantasyland, que permitirá aos visitantes "andar" por seus contos de fadas favoritos. Para tanto, todas as princesas das histórias da Disney te rão seu próprio vilarejo, cercado pela floresta da Fantasyland.
ILHAENAVIOS
Outra inovação foi anunciada para a ilha privativa Castaway Cay, locali zada nas Bahamas, e que atende os passageiros dos navios da Disney Cruise LIne. Ela ganhará uma nova plataforma aquática flutuante com dois escorregadores em espiral, duas áreas de água doce para rela xamento, um espaço para crianças e 20 novas cabanas privativas para locação. As novas atrações devem estar disponíveis no verão deste de 2010.
Neste ano, o navio Disney Magicirá ao Velho Mundo para uma tempora dade cinco meses no norte europeu e no mediterrâneo. Também serão visitados destinos no norte daÁfrica, como a ilha de Marta e Ajaccio, em Córsega. Ainda em 2010, o cruzeiro
visitará Nassau e Castaway Cay. Já no verão de 2011, o navio Disney Wonder navegará pela primeira vez ao Alasca.
AWalt Disney Company informou também sobre a expansão de sua linha de cruzeiros com dois novos navios: o Disney Dream eo Disney Fantasy, que passam a ser operados em 2011 e 2012, respectivamente.
Com dois deques maiores que os dos navios já operados - Disney Ma giceDisneyWonder cada umdos cruzeiros terá 1.250 cabines, ou seja, maisdoqueodobroda capacidade da linha de cruzeiros da Disney.
Há também o relançamento do ESPN Wide World of Sports, projeto en volvendo a ESPN eo complexo de esportes da Disney dedicado aos amantes de esporte. Nele, os visi tantes descobrirão um novo centro digital,no qual vídeos de esportes capturados por câmeras de alta de finição serão exibidos em 40 telas. Por fim, a nova versão em 3-D da atração Star Tours será lançada em 2011, no Disney's Hollywood Studios. Com isso, os visitantes poderão se divertir com os novos elementos que remetem à galáxia de Star Wars.
Atada Sininho comanda aMain Street Electrical Parade,que retorna com novidades
r [ RESERVAS ]
ATE O DIA 27 DE MARÇO DE 2010 [ ESTADIAS ] ATÉ 27 DE MARÇO DE 2010 E DE 1 1 DE ABRIL A 14 DE AGOSTO DE 2010
Às vez^es receber é tão bom quanto dar.
Receba um Cartão de Compras Disney no valor de US$750 GRÁTIS ao hospedar-se em um Hotel Disney de luxo
Seus clientes receberão um Cartão de Compras Disneyno valor de US$750** grátis ao comprar um Pacote Mog/o dsuaManeirade5 noites ou mais emumHotelDisneyde Luxo*, comingressosaos Parques Temáticos do Walt Dísney VVor/d. Ao aproveitar esta oferta terão fériasinesquecíveis envolvidos namagiadaDisney.
Faça uma reserva em um Hotel Disney Econômico e receba: um Cartão de Compras Disney no valor de US$300
Faça uma reserva em um Hotel Disney Moderado e receba: um Cartão de Compras Disney no valor de US$500
EVENTOS Pela primeira vez a entidade do Estado norte-americano estará presente no Encontro Comercial Braztoa, dentro do estande da Doubleem Representações e Promoções
Visit Florida na Braztoa
Paj^úmeira vez o Visit Florida vai irticipar de um Encontro Comercial Braztoa. A estreia se dará no 33® encontro da associação, nos dias 25 e 26 deste mês, dentro do estande da Doubleem Representações e Promo
ções, empresa de Marina Barros que é associada à Braztoa. Há vários anos, oVisit Florida orga niza anualmente missões para o des tino com diversos hotéis, atrações turísticas e shoppings centers, assim como outros Conventions e Visitors Bureaux da Flórida para promover o destino no mercado brasileiro. Este ano, após os workshops ese minários em Ribeirão Preto (SP), em 22 de fevereiro, e Porto Alegre (RS),
Existe outra vida e eta está esperando por você na Flórida.Voea galáxias desconhecidas eviva novas bventuras. Aterrize em um paraíso exótico e reviva um romance sob palmeiras tropicais. Não espere. Descubra a sua vida na Flórida hoje mesmo em
no dia seguinte, em parceria com a American Airlines, o Visit Florida ea delegação prestigiarão a Braztoa. A entidade, representada por Denise Arencibia, diretora para América Latina e Espanha, e Marina Barros,
representante no Brasil,
também atua como representante do Qreater Miami
& Visitors Bureau, vai levar à Braztoa os seguintes profissionais: Hernando Harb - Fort Lauderdale CVB; Alejandro Herrera- Dollar RentaCar; Concepción Perdomo - Charles Qroup Hotéis; Mariana Inkier - Dezer Hotéis; Rosá rio Ramirez - Hampton
o Brasil sempre se manteve como o segundo maior mercado intemacional para a Rórida. "E, apesar da crise, os números registrados de visitantes (498 mil) cresceram
Novinho aos 25 anos
o Harbor Beach Marriott Resort&Spa, localizado em South Florida, celebra JubileudePratacom uma renovação de US$ 50 milhões
ano é muito especial para o iarbor Beach Marriott Resort & Spa, raa rede Marriott International. Motivos:a propriedade de luxo está celebrando 25 anos de fun cionamento e finalizou uma renova ção cujo investimento total alcançou ÜS$50 milhões. Tudo está novinho: desde os apartamentos eas suites, até o fitness center, que dobrou de tamanho, ea criação do restaurante Sea Levei e do Ocean Bar, entre ou tras novidades.
PACOTE ESPECIAL
Em comemoração ao aniversário do resort, a direção da unidade oferece o pacote SilverAnniversary.Oshós pedes vão receber um upgrade para o apartamento defrente para o mar « um crédito diáriode CJS$ 50, que podt ser usado no The Spa at Harbor Beach, no The Surf Club para crian ças ou em um dos restaurantes do hotel. A tarifa está disponível até o final do ano, e os pacotes começam em ÜS$ 309.
QUATRO DIAMANTES
Aberto em 1984, o resort, que tem quatro diamantes na classificação da American Automobile Association (AAA), está localizado na exclusiva região residencial de Harbor Beach. O hotel ocupa uma área de16 acres, com palmeiras ea maior praia pri vada de South Florida, e fica a ape nas dez minutos desde Fort Lauderdale edo Aeroporto International Hollywood.
A região de Fort Lauderdale é uma das melhores dos Estados Unidos para a prática demergulho.OHar bor Beach Marriott Resort & Spa oferece barco para mergulhadores experientes, bem como snorkel para todos os niveis de habilidade.
SITE
O site do hotel (www.marriottharbourbeach.com) é bastante comple to e oferece diversas informações. Interessante, por exemplo, é assistir aum tour completo das instalações e dos serviços ao clicar na barra da esquerda, o "See thehotel".
SERVIÇO
Para reservas e mais informações no Brasil, a Marriott International atende no telefone (11)
3069-2807 na Grande São Paulo
e no toll free 0800-703-1512 nas outras localidades. Site: www. marriottbrasil.com.
Comemore o nosso Aniversário de Prata nas luxuosas hospedagens na agradável areia da Flórida. Somente a40 minutos de Miami, o Harbor Beach Marriott® Resort &Spa oferece mais formas de relax e satisfação. Spa com serviço completo. Extraordinários novos restaurantes. Praia particular. Euma conveniente localização no Ft. Lauderdale pertode restaurantes, entretenimento ecompras sofisticadas no Las Olas ou no Sawgrass Milis Outiet Mall e Galleria Mall Aproveite a nossa oferta especial de aniversário (qualquer dia da semana e todos os dias deste ano) e os seus clientes se darão o prazer de desfrutar de umas férias que recordarão para sempre.
• Crédito deUSD50 diários no spa/resort •AstarifassãoapartirdeUSD309pornoite
Parareservasoumaioresinformaçõeschameanossacentraldereservas: São Paulo 011.3069.2807, resto do Brasil 0800.703.1512, ouacesse MarriottBrasil.com.
hotelaria
Doral Golf Resort &Spa investe pesado para a comemoração doseu 50® aniversário
1012, umdos mais conheresorts de golfe da Flórida nada mais, nada meque 50 anos. E para celebrar adata,nadamelhorquearrumar a casa. Oumelhor,renovar. Esse éoobjetivodoDoralGolfResort & Spa, empreendimento daMarriott,ao anunciar um investimento deÜS$16milhões.Averbaserá utilizadaparaumasériedecons truções,comoumnovocampode golfe, modernização dospa;de senvolvimento de novo lobby bare churrascaria, entre outros.
Aexpectativaéqueasnovas instalações valorizemaindamaisa experiência dos hóspedes. "Esta mos constantemente procurando maneiras de proporcionar como didadeseserviçosparaosnossos clientes," afirmou o gerente geral da unidade, Mark Jeffrey. "Temos umahistóriailustreequedeve,a cadaano,superaras expectativas dosviajantes.Esseéonossocom promisso." A iniciativa faz partede um projeto que já envolveu cerca de ÜS$ 100 milhões,destinadosa obras realizadas nosúltimoscinco anos. Veja aseguiras principais novidades do resort.
THEJIMMCLEAN
SIGNATURE COURSE
Operando desde novembro, o novo circuito de golfe possui cercade6,5 mil metros (ou 7,1 mil jardas) de paisagem trabalhada, incluindouma série de lagos, característica que di ferenciaoespaçodosoutroscam posdoresort."OMcLean",comoé chamado,ganhadestaquetambém pela distância entreostrês primeiros buracos-umpar-4se aproximando das500jardas-ou457metros.A novidadedispõe também deuma dramática "back nine"nocenário "Triângulo das Bermudas", trecho desafiadorinstaladoaoredordeum lagodegrandesdimensões. CJm dos momentos de maior tensão está no
Jubileiídourado
buraco 14, localizado em uma pe quena ilha.
Acomodando todos os niveis de jogo, oTheJim McLean SignatureCourse possui um conjunto único, noqualos jogadores podem acertar 15dos18 buracos semterque ultrapassar ban cosdeareia (chamados de bunker), sinônimo de complicação paraa grande maioriados praticantes.
THE SPA AT DORAL E PRITIKIN LONGEVITY CENTER
OrenomadoTheSpaat Doral oficiali zou uma parceria com o Pritikin LongevityCenter, atuante desde 1975e considerado o mais bem sucedido programa residencial de saúde dos Estados Unidos.
O hóspede que procurar poreste serviçoseráestimuladoamudarseu estilodevida, principalmente coma inclusão deexercíciosdiáriosede umplanode alimentação baseado em alimentos naturais, como frutas, legumes, grãos integrais, frutos do mar, carne magra etc.
TheSpaatDoralestáatualmente dandoos últimos retoquesnarefor ma, orçada em ÜS$ 5 milhões. Ao final daobra,oespaçoterá fitness center, ioga privada e uma série de novas programações.
NOVO LOBBY BAR LATINO E
RESTAURANTE
Desde dezembro, osamantesdaboa comidatêmàdisposiçãoumnovo
restaurante. Inspirado na cultura lati na,a "steakhouse" se diferencia pelo cenário contemporâneo e vista para o campo degolfe Blue Monster. üma sala privativa foi criadaparaacomo darpequenosgrupos,reuniõesou convidados especiais. Oespaçoé ideal para falar de negócios enquanto se aprecia ummenurepletodeboas escolhas. Oresponsávelpelacozinhaéorecém-nomeadochef Michael Lottermoser. Graduado na Culinary Institute of América, o profissional éconhecido porseutoquecontemporâneoempra tosclássicos,bemaoestilodoDoral. Jáo lobby bar foi inspirado nabos sanova,ritmomaisquebrasileiro.A casa conta com música latina ao vivo euma decoração repletadecoresvi brantes, como o Rio de Janeiro, prin cipal inspiração dos designers respon sáveis pelo projeto. Lá, a palavra de ordem é "animação".
BLUE MONSTER ENTRA PARA OPGATOUR
Entre os cinco camposde golfe
com18 buracos do resort está o BlueMonster, palco de inúmeros eventos promovidos pela PQATour, entidademáximadoesporte. E foi justamenteessa contribuição ã modalidade que credenciou o percurso a entrar na lista do TPC PGA Tour's Network. Comaentra da,o campo passa aser conhecido agora como o Blue Monster at Do ral TPC. A novidade faz comqueo espaço participe do circuito World GolfChampionships-CAChampionship.
GREAT WHITE E GOLO COURSES RENOVADOS Nofimdoano passado, tantooThe GreatWhitecomoo Gold Courses passaram por uma restauração to tal.comainstalaçãodo Tif Eagie, consideradoomais rápido tipode grama para a prática de golfe. A tecnologia já está sendo utilizada no Blue Monster e também no Jim McLeanSignatureCourses.Maisin formações nositewww.doralresort. com.
MIAMI. DESCUBRA ESTA
EXEPERIÊNCIA.
As tarifas ea localização fantástica do Marriott tornam este destino internacional ainda melhor. Miami é uma cidade de praias deslumbrantes, local ideal para golfe e pesca e com divertimento tropical garantido. Ela também oferece aos visitantes um mundo de atividades culturais, gastronomia cosmopolita, vida noturna animada e incríveis opções para compras. Aproveite as ótimas tarifas para 2010 e deixe queosjá reconhecidos serviços eo estilo do Marriott completem a sua inesquecível experiência em iVliami.
Eden Roc Renaissance
Miami Beach
Diáriasapartir de US $189,00, incluindo café da manhã para duas pessoas.
Doral Goif Resort & Spa
A Marriott Resort
Diáriasapartir de US $129,00, incluindo café da manhã para duas pessoas.
South Beach Marriott
Diáriasapartir de US $229,00, incluindo café da manhã para duas pessoas.
Miami Marriott
Biscayne Bay
Diáriasapartir de US$115,00-$135,00, incluindo café da manhã para duas pessoas.
Miami Airport Marriott
Diáriasapartirde
US $139,00, incluindo café da manhã para duas pessoas, Courtyard
Miami Airport South Diárias a partir de US $125,00, incluindo café da manhã para duas pessoas.
Residence Inn
Miami Airport South
Diárias a partir deUS $124,00, incluindo café da manhã.
Tarifas incríveis para 2010! Para reservas, ligue parao Escritório deVendasdo IVIarriott Brasil, nonúmero 0800.703-1512 (ligaçãogratuita)oufaçaasuareserva através dositewww.marriott.com.breutilizeo código da promoção: LAC. Para grupos, ligue para 011 3069-3054. Oferta válida até 31 de dezembro de 2010. As tarifas são por quarto, por noite e não incluem impostos ou taxas. Em
Cara acara com as compras
1
Conforto, comodidade, amenidades exclusivas... eo maior shopping outiet dos Estados Unidos bem na frente. Conheça o Crowne Plaza at Sawgrass Milis
Venha. Visite. Desfrute. Com37 quilômetros de belíssimas praias, hotéis de luxo,lojas outiet, gastronomia única, esportes, casinos...um paraíso lhe espera noSul da Flórida. Para mais detalhes, visite sunny.org
ímpios de compras mais dos Estados Unidos e íferidos dos brasileiros, sem dúvidas, éo Sawgrass Mills, em Fort Lauderdale. Por seu tamaniio, variedade e ofertas, merece dois dias inteiros de visita. Além de todas as marcas e de lojas âncora de depar tamento, o Sawgrass agrada por ter áreas bem definidas (háuma parte aberta com grifes mais luxuosas, área de entretenimento para crianças e adolescentes, restaurantes dequa lidade para quem quer sentar erela xarna hora da refeição, cinemas...) e por estar estar perto de Mlami -a apenas 40 minutos.
O que os brasileiros mais descolados já descobriram, porém, é que Fort Lauderdale é um destino final dos mais sofisticados e interessantes e que em vez de ficar indo e voltando para Miami, melhor éficar três, qua troou sete noites na cidade. Repleta debons restaurantes, praias limpas, seguras e certificadas, resorts de al tíssimo nível, museus, teatros com shows da Broadway e atrações úni cas como o calçadão de Las Olas, o distrito cultural eos canais que cortam a Veneza americana, Fort Lauderdale jáé uma das cidades preferidas dos brasileiros na Flóri da. Aliando compras, cruzeiros ma rítimos e os spas, o destino, então, torna-se imbativel.
COMPRAS ERELAX
Para quem vai com foco naS com pras a dica éa hospedagem noCro wne Plaza Fort Lauderdale at Saw grass Mills.Ohotel tem o conforto e a qualidade da marca Crowne Plaza, do IHQ, e ainda oferece multas facili dades. A principal delas, para quem vai para comprar, é estar em frente ao Sawgrass Millsea poucos metros delojas como aBestBuy.Ohotel oferece van gratuita para levar e pe gar o hóspede no Sawgrass e nas lo jas da região até as 23h. Além do transfer gratuito para as compras, o hotel, que tem tarifas e promoções especiais para operado ras brasileiras, oferece piscina ex terna, jacuzzi, fitness center, internet sem fio grauita no lobby e com taxa nos apartamentos, 236 quartos e14 suítes com as famosas camas da rede Crowne Plaza, salas para even tos diversos, restaurante e serviços especiais, como okit para dormir.
SERVIÇO
Mais informações
• Robin A. Orrell, diretora de Vendas e Marketing E-mail: rorrell@portfoliohotels. com Site: www.sawgrasshotel.com
de turbulência
Quanto custa uma Copa do Mundo de Futebol? Para a Infraero, o preço é R$ 4,6 bilhões. Mas não é gasto, e sim investimento; afinal, melhorar o transporte aéreo não é um daqueles casos em que se escolhe. É preciso melhorar o serviço prestado, e para já. As 12 cidades contempladas parasediaro torneio, marcado para junho e julho de 2014, têmo dever demostrarao mundo comoéaterra de gênios como Pelé, Garrincha, Zico, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho, Romário e tantos outros que fizeram ou ainda fazem história no esporte. São obras que não acabam mais: transporte público, entretenimento, estradas, estádios, aeroportos... esse último tema, aliás, merece especial atenção. Será por meio de 16 deles que os amantes da bola chegarão para ver grandes clássicos do futebol. Serão cerca de 500 mil fanáticos, fora os milhares de brasileiros, que prometem lotar os principais palcos do torneio. Ao todo, serão cerca de 160 milhões embarques e desembarques apenas nesses aeroportos. A expectativa é grande. A cobrança também. A pouco mais de quatro anosda Copa, o mercado vive o drama dosatrasos em obras. Pior, o crescimento do fluxo de viajantes continua e nossos terminais, pistase controles de tráfego játêm problemas sérios hoje. Medidas acurto prazo precisam colocaro bloco na rua. Quem responde poressa estratégia? Quem garante a eficiência de um setortão crucial para nosso desenvolvimento?
A luta do país do futebol nesta nova década vai além de fortes marcações, adversários desleais, grandes golei ros ou juizes com ações duvidosas. Somos o próximo palco do mundial daFifa,em2014(aÁfricadoSulnos passa oficialmente o bastão em 11 de julho). Escrito assim, até parece que é simples, fácil, mas não é. Correr para arrumar a casa é obrigação de todo anfitrião. Enquanto os Estados correm atrás de dinheiro para mo dernizar áreas turísticas, melhorar o sistema de transporte e os serviços aos visitantes, o governo abre os bra ços ediz: "estamos prontos. Temos pessoas comprometidas, determina das, eo melhor; acolhedoras". Sem dúvida. Nada como o povo brasileiro.
A indústria do turismo agradece adi vulgação, afinal, vive também dessa promoção.
A palavra que melhor define esse momento é "êxtase".
A segunda é "insatisfação", prin cipalmente se o tema for aviação e infraestrutura.
São os profissionais que vendem esse sonho chamado Brasil. São eles também que torcem para o pesadelo não atrapalhar esse momento tão es pecial. Vilões para estragar a história estão por todos os lados. São atrasos de voos, extravio de bagagens, filas quilométricas até o check-in, banhei ros em más condições, funcionários despreparados e mal informados, en fim,a lista é grande.
INFRAERO XSNEA
A Empresa Brasileira de Infraestrutu ra Aeroportuária (Infraero) reconhe ce que a situação não é das melho res, mas, antes mesmo de o Brasil ser escolhido para receber a Copa, elaborou um projeto a longo prazo para melhorar os equipamentos que administra.
A estatal só não esperava que o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) utilizasse esses projetos para mostrar que as obras previstas não atenderão às necessi dades dos passageiros. Para refor-
llNFRAERO
MURILOMARQUES BARBOZA, DAINFRAERO
çar a posição, a entidade convocou o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Enge nharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/ÜFRJ) para traçar um panorama geral da situa ção dos 16 aeroportos situados nas 12 cidades-sede envolvidas com a competição.
O estudo contou com a participa ção da Airport Council International, uma das maiores associações de aeroportos do mundo. O reca do é claro, efoi dado pelo diretor técnico do Snea, Ronaldo Jenkins
(com experiências no antigo DACe na Varig). "Ao analisarmos a atual situação da infraestrutura do trans porte aéreo, chegamos à seguinte conclusão: as obras para a Copa do Mundo no Brasil, quando forem finalizadas (a previsão de entrega da maioria das obras é para 2013 e 2014, neste caso poucos dias an tes da competição), já não servirão para a atual demanda do merca do. O projeto da Infraero mostra claramente que estamos correndo atrás do prejuízo, e não sendo próativos."
OUTRO LADO
Do lado da Infraero, tranqüilidade e confiança no trabalho. O presidente Murilo Marques Barh)Oza prefere des tacar algumas conquistas da empresa, como a liberação para início das obras no Terminal 3do Aeroporto de QuaruIhos (SP), antes paradas por conta de um processo de licitação. O dirigente afirma que a saída para atender ao au mento defluxo dos passageiros, que em janeiro, por exemplo, cresceu 22%, em relação ao mesmo período do ano passado, éa utilização de sistemas moduiares, instalações que, segundo ele, deram resultado em Santa Catarina e deverão ser estendidas a outros equi pamentos. "As obras previstas para os aeroportos brasileiros seguem o cronograma previsto e não representam nenhum tipo de risco para a realização do Mundial", garante ele. Leia a seguir detalhes do estudo que esquentou, definitivamente o debate sobre o tema.
JORNAL PANROTAS
Continuação da página 41
DEPUTADOS PREOCUPADOS COM A SITUAÇAO
O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), ex-presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos De putados, está organizando uma audiência pública, que deve acontecer ainda este mês. com afinalida de de debater os investimentos e as obras que ainda não foram efetivadas para os preparativos da Copa do Mundo de Futebol de 2014.
O deputado deseja ter a presença do ministro doTu rismo, Luiz Barretto, do Esporte, Orlando Silva, do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo Silva, das Cidades, Márcio Fortes, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e dirigentes dos clubes de futebol das cidades-sede da Copa. O Ministério da Defesa e um representante da Federação Internacional de Futebol (Fifa) também foram convidados para participar do debate.
GUARULHOS
Em Quarulhos, maior aeroporto bra sileiro, que no ano passado recebeu 21,6 milhões de passageiros, a Infraero resolveu a processo de licita
ção para a construção do Terminal 3. Enquanto a ampliação não fica pronta, a empresa utilizará um siste ma modular para o atendimento dos
De acordo com o parlamentar, aFifajá cobrou doCo mitê Organizador doMundialde 2014 medidas mais duras para combater o atraso nas obras dos12es tádios e nos projetos de infraestrutura das cidadessede.
Colunista do Jornal PANROTAS, o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) é outro preocupado com o atual ce nário. Em texto publicado na edição n° 901, o deputa do alerta para os prazos das obras, ao mesmo tempo em que lamenta a demora na execução. "Acredite, 2014 está mais próximo do que você imagina. Por isso preocupa, emuito,a situação das obras para a Copa do Mundo de Futebol em 2014 no Brasil. Não apenas aquelas nos estádios, mas também asde infraestrutura nas cidades-sede. Valedizer que em 2013 haverá Copa
rações, quando tudo deverá estar pronto e funcionando.
passageiros. Cerca de um milhão de pessoas serão beneficiadas com a instalação. A expectativa é que, em 2014, o equipamento seja respon sável pela movimentação de quase 30 milhões de pessoas (só em julho, período dos jogos finaisda Copa, o movimento de turistas no aeroporto pode chegar a 2,8 milhões de pas sageiros).
PROBLEMAS DOAEROPORTO
• Capacidade da pista éde 49 mo vimentos/hora, mas atualmente está restrita a 45 movimentos/hora até março
Os terminais de passageiros estão interligados somente por meio de uma pista de taxiamento, o que difi culta o tráfego das aeronaves
Venha lazer negócios com asprincipais empresas dotradeturísticodo Estado do Rio deJaneiro, que apresentamprodutose promoções paraa próxima temporada.
•O equipamento possui, em um dos lados da pista, duas saídas rápldas;no entanto, o mesmo não acontece no outro extremo, obrigan do as aeronaves a liberarem o espa ço após o pouso
PRINCIPAIS MEDIDAS RECOMENDADASPELOSNEA
Terminal de passageiros: constru ção do terceiro terminal (T3)
Pátio de aeronaves: ampliação do espaço, com a construção de mais posições remotas para estaciona mento de aeronaves
• Pista de táxi: prolongamento da
AÇÕES DE CURTO PRAZO (2010/2011) DEFINIDAS PELA INFRAERO
• Gerenciamento da oferta de voos nos horários operacionais
• Implantações de módulos opera cionais (em operação até agosto)
• Adequações no layout do terminal de passageiros (finalizado até de zembro)
Investimentos previstos até 2014: R$ 1.4 bilhão
TOTAL DE INVESTIMENTOS EMAEROPORTOSPOR ANO
2009-R$197,67 milhões
2010-R$ 693,95 milhões
2011 -R$ 988,82 milhões
2012-R$2.3 bilhões
2013-R$ 1,4 bilhão
Total: R$ 5,5 bilhões*
*Segundoa Infraero, serãoinvestidosR$ 4,6bilhões
MOVIMENTO DE PASSAGEIROS (EMBARQUES E DESEMBARQUES) NOS 16 AEROPORTOS DA COPA
2010-120 milhões
2011 -130 milhões
2012- 140 milhões
2013- 150 milhões
2014- 160 milhões
De16as19:30h mm
das Confede
Ministério do Turismo
taxiway "A" até a cabeceira 27ea construção de, pelo menos, duas saídas rápidas
O CONGONHAS
AEROPORTO DE SÃO PAULO/CONGONHAS
Depoisde passar porumlongopro cesso envolvendo a distribuição de horários de pousos e decolagens (slots), que incluiu ação judicial da Pantanal, recentemente adquirida pela Tam, o Aeroporto de Congo nhas, na capital paulista, está ope rando a todo o vapor. A partir de abril, o equipamento contará com mais três companhias aéreas (MHT, Webjet eAzul), ampliando a oferta de voos.
Por outro lado, o Snea considera a situação do aeroporto complicada.
Segundo o estudo, há uma série de obras que necessitam sairdo papel, para que o passageiro esqueça uma cena hoje freqüente, dominada por filas, demora nas esteiras de baga gens, falta de lugares nas salas de embarque, entre outros transtornos.
Para um aeroporto que tem aesti mativa de movimentar cerca de 15 milhões de pessoas em 2014 (só em julho devem circular 1,5 milhão), o sindicato das empresas aéreas reco menda algumas medidas.
PROBLEMAS DO AEROPORTO
• Saguão de passageiros é extrema mente limitado
•As atuais 23 posições de esta cionamento para a aviação regular atendem a uma operação ideal de 28 movimentos/hora
Algumas posições de estaciona mento não atendem às aeronaves que operam no aeròdromo
PRINCIPAIS MEDIDAS
RECOMENDADAS PELOSNEA
Pátio de aeronaves: aumentar o nú mero de posições de estacionamento com a utilização de área ociosa
• Termina] de passageiros: são neces sárias obras de ampliação do terminal
AÇÕES DE CURTO PRAZO (2010/2011) DEFINIDAS PELA INFRAERO
Gerenciamento da oferta de voos ao longo dos horários operacio nais do aeroporto Qá realizado pela Anac)
• Investimentos previstos até 2014: R$ 284.32 milhões
PAIM NOTAS
desembarques
INTERNACIONAIS
Dados da Infraero mostram que os desembarques internacionais no Brasil em janeiro cresceram 12,23% em relação ao mesmo período do ano passado, passando de 654 mil pessoas para 734 mil.
I Do mesmo modo, a entrada d e divisas por meio dos < turistas estrangeiros
I também aumentou - 14,2%.
' Tambémtiveram crescimento os i vooscharters (15,1%) e os regulares (12,05%).
Entende-se por desembarques internacionais brasileiros retornando ao Brasil em suas i viagens ao Exterior e turistas
1 estrangeiros visitando o País.
[ i
Tenha a mais completa
Solução B2C de Viagens
Reservas e vendas online de: CMS- publlcador de conteúdo (htnfil, CSS, URL's amigáveis, vídeos, Imagens, widgets, etc.)
• Passagens aéreas nacionais e internacionais (-i-de 750 Cias Aéreas) * Plug-ins de SEO/SEM
• Hotéis online no Brasil eno exterior (+ de 100.000 opções)
• Locação de carros (+ de 3.500 destinos)
• Pacotes dinâmicos (3 combos combinando voos, hotéis e carros)
Emissões de E-Tickets e Vouchers automáticos
• Backoffice integrado com SuperPNR
Análise de risco (manual ou automática! Pagamentos com cartões de crédito Mais de 50 sistemas integrados:
JORNAL PANROTAS
Continuação da página 43
VIRACOPOS
AEROPORTO INTERNACIONAL DE VIRACOPOS/CAMPINAS (SP)
Um dos aeroportos que mais cres ceram nos últimos anos, Viracopos, localizado em Campinas, no interior paulista, vive ainda um momento de evolução. Com a chegada da caçula Azul,o equipamento vem registran
do aumentos mensais no fluxo de passageiros, ea tendência para os próximos anos é que esses números continuem em uma ascendente, até porque a portuguesa Tap já anun ciou sua chegada e as líderes Tam e
Qol não deixam a Azul crescer sozi nha no mercado do interior. Porém, Viracopos sofre com aine xistência de fingers, sem contar a falta de espaço no pátio para aor ganização das aeronaves que não estão em operação. Para solucionar o problema, a Infraero montou um plano de expansão que prevê are forma do terminal de passageiros existente, a construção de um novo espaço para os usuários e mais um pátio. Atéo momento, o atual termi nal será revitalizado após o plane jamento para a contratação do pro jeto executivo; jáa nova área para os viajantes ea construção do pátio
BRASÍLIA
AEROPORTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA-
PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK
No Distrito Federal encontra-se uma das piores situações do País. OAe roporto Juscelino Kubitschek, que opera muito acima de sua capacida de (o loca! comporta dez milhões de paxs/ano, mas recebe 12,2 milhões), necessita ampliar a região sul do ter minal de passageiros, mas o projeto encontra-se em elaboração, segun do informações colhidas pelo Snea. Com ou sem obras, a estimativa da Airports Council International (ACl) é que o local receba, em 2014, cerca de 19,9 milhões de pessoas.
PROBLEMAS DO AEROPORTO
•A capacidade de pista é de 50 mo
vimentos/hora, considerada satisfa tória para a demanda; no entanto, há deficiência de uma via alternativa para a pista de táxi, o que limita oflu xo de aeronaves que estão taxiando e reduz a capacidade do aeroporto
• Falta pista de taxiamento
•O pátio existente atende às neces sidades, porém necessita de mais posições de estacionamento para atender o volume de aeronaves pre visto pela capacidade de pista
• As salas de embarque têm espaço fisico extremamente limitado, com poucos assentos para os usuários; e sinalização dos portões e para pas sageiros em conexão é deficiente
•Háinsuficiênciadefingerse posições de estacionamento de aeronaves rK> pátio
•A posição dos ônibus nas salas re motas são inadequadas para embar que simultâneo
Constantes goteiras no saguão mo lhando e danificando equipamentos
Falta de vestiários e banheiros para os funcionários que trabalham no pátio e demais áreas restritas
• Passageiros no saguão enfrentam filas na área de check-in que se es tendem até a calçada
PRINCIPAIS MEDIDAS
RECOMENDADAS PELOSNEA
aguardam licenciamento ambiental para a contratação do projeto.
PROBLEMASDOAEROPORTO
• Posições de check-in limitadas
• Número insuficiente de portões de embarque
Sinalização deficiente nos conecto res de embarque/desembarque
• Capacidade do pátio de estaciona mento de aeronaves não atende ao número de operações
PRINCIPAIS MEDIDAS
RECOMENDADAS PELOSNEA
• Pista de pouso e decolagem: cons trução da segunda pista de pouso
• Pista de táxi: construção de saídas rápidas
• Pátio de aeronaves: construção de mais posições para estacionamento de aeronaves e alargamento da saída para a pista de táxi
• Terminal de passageiros: amplia ção do terminal de passageiros com a instalação de fingers
AÇÕES DE CURTO PRAZO (2010/2011) DEFINIDAS PELA INFRAERO
Gerenciamento da oferta de voos
• Implantação de módulos opera cionais (em operação até agosto)
Adequações de layout do terminal de passageiros (finalização até de zembro)
• Investimentos previstos até 2014: R$ 936,8 milhões
FAZER NEGÓCIOS
ESTÁ MAIS
CHARMOSO
E MUITO MAIS FÁCIL!
Acesse agora www.aviesp.org.br/aviestur2010, inscreva-se na 33* Aviestur 2010, em Campos do Jordão e garanta a sua participação.
No site você saberá das novidades da Feira, as saídas das caravanas, condições especiais de hospedagem, entre outros.
Não hà este beneficio. As reservas deverão ser feitas diretamente nos hotéisdesuapreferência em CamposdoJordão.
atendimento ao passageiro (checkine lojas de venda de passagens)
• Ampliação das instalações de apoio operacional
• Expansão e ampliação das salas de embarque remoto
Ampliação do terminal de passa geiros, agregando novas salas de embarque e desembarque
• Climatização do saguão do aeroporto
Modernização e ampliação does tacionamento
AÇÕES DE CURTO PRAZO (2010/2011) DEFINIDAS PELA INFRAERO
• Gerenciamento da oferta de voos
• Implantação de módulo operacio nal (até junho)
Adequação de layout do terminal de passageiros (até dezembro)
Possibilidade de uso operacional de terminal de aviação geral
Investimentos previstos até 2014: R$ 524,2 milhões
SANTOS DUMONT
AEROPORTO SANTOS DUMONT RIODE JANEIRO
Pouco mais de 900 mil passageiros passarão no aeroporto Santos Dumont durante julho de 2014, período em que serão realizados os jogos de cisivos do mundial. Para esta opera ção acontecer sem transtornos para os visitantes, o equipamento precisa mais do que climatizadores, instala dos nofimdo mês passado no termi nal de desembarque. Para o Snea, a situação não é grave, mas necessita atenção.
PROBLEMAS DO AEROPORTO
Instalações de atendimento ao pas sageiro necessitam ampliação
• Fluxo de informações aos usuários
deficiente Processo de inspeção de passagei ros não é satisfatório
• Falta de ônibus e pessoal para as sistência no setor
PRINCIPAIS MEDIDAS RECOMENDADAS
PELO SNEA
Pátio de aeronaves: obras para recuperação de parte do pátio, que está cedendo
• Pistas de táxi: complementar as pistas e construir saídas rápidas
Investimentos previstos pela In fraero até 2014: R$ 76,41 milhões
6 GALEÃO
AEROPORTO INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO/GALEÃOANTONIO CARLOS JOBIM
F^rindpa! portãode entrada paratu ristas noRiode Janeiro, o Aeroporto
Internacional Antonio Carlos JobimQaleão inaugurou uma nova área de embarque internacionaL O espaço, 35% maior do que o atual, será ocu pado pelos passageiros de Aeroiineas Argentinas, Continental Airlines, Air France, Copa Airlines,LaneTaag.
Localizado no Terminal 1, que conti nua ainda com 50%do espaço ocio so, o novo ambiente possui máquinas
CONFINS
deraio-xelojas, além de uma área defree shop no segundo andar,onde devem ser inaugurados, em breve, outros atrativos comerciais. A expec tativa é que o equipamento receba 20 milhões de passageiros em 2014.
PROBLEMASDOAEROPORTO
• Falta de iluminação das áreas de triagem de bagagens
Esteiras de bagagem no embar que e desembarque necessitam ser
AEROPORTO INTERNACIONAL TANCREDO NEVES/CONFINS
Reforma e modernização do terminal de passageiros e reestruturação e ampliação das pistas de pouso e de taxiamento. Essas são as obras pre vistas para o aeroporto de Confins, em A^inas Gerais. O equipamento, que recebeu 2,6 milhões de passa geiros no ano passado, e que prevê, só em julho de 2014, movimentar 984 mil pessoas, aguarda a elabo ração dos projetos. Quando as obras forem concluídas (2013), Confins continuará operando muito próximo da sua capacidade.
PROBLEMASDO AEROPORTO
• Posições de check-ln limitado
• Faltam posições para estaciona mento de aeronaves
• Falta pista detáxi para saída rápida de aviões
Falta área para estacionamento e pelo menos mais uma saída rápida
PRINCIPAIS MEDIDAS RECOMENDADAS PELOSNEA
Ampliação das áreas de check-in e
substituídas
• Sistema de abertura dos portões de embarque não são automatizados
• Sala remota para embarque preci sa de elevadores e escada rolante
• Pistas de pouso e táxi necessitam de revitalização
PRINCIPAIS MEDIDAS
RECOMENDADAS PELOSNEA
Terminal de passageiros: reforma geral do Terminal 2
salas de embarque
Criação de novas pontes de acesso às aeronaves (fingers)
• Ampliação das áreas operacionais de apoio aos serviços prestados em terra às aeronaves, aos passageiros eà carga
• Modernização e ampliação do esta cionamento
• Investimentos previstos pela Infraero até 2014: R$ 392,16 milhões
• Pista de pouso e de táxi: recupe ração e revitalização das pistas de pouso e de táxi
Pátio de aeronaves: construção de posições para estacionamento de
PAMPULHA
AEROPORTO DE BELO HORIZONTE/ PAMPULHA-CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Utilizado unicamente para o mercado doméstico, Pampulha faz parte dos 16 aero portos da Copa, mas atuará basicamente como apoiador, desafogando o movimento em Confins. O equipamento será útil para pequenas ligações, operadas principalmente porAirMinas, PassaredoeTrip, especializadas no transporte regional. O estudo do Snea não relata as necessidades do equipamento, mas a Infraero promete, para outubro de 2013, a ampliação do pátio de aeronaves e adequação do estacionamento de veículos.
• Investimentos previstos pela Infraero até 2014: R$ 5,08 milhões Continua na página 46
National, a melhor opção para as viagens de negócios.
A National sabe que tempo é dinheiro, por isso com o Emerald Club® o cliente corporativo:
• Evite ter que se dirigir aobalcãode atendimento.
• Escoliier ocarrodepreferênciana área exclusivaEmerald Aisle""^.
• Escolha entrediasgrátisde aluguel ou milhas/pontos em programas de fidelidade deempresasaéreas. Então...o que você esta esper rtisdo para oferecer a National? Começe pela inscrição gratuita no Emerald Cháb.
Rio de Janeiro 21 2517 4800 - São Paulo 11 2625 3860 -
Tarifa NAT5 Inclui: LDW, SLI, RSP e todas as taxas e impostos
Conímuação da página 45
AEROPORTO INTERNACIONAL MARECHAL RONDON - CUIABÁ
OrçadaempoucomaisdeR$193 milhões, a ampliação do terminal de passageiros do aeroporto de Cuiabá está prevista para começar nofim de 2011, com término em janeiro de 2014. A área éo ponto crítico do sítio, que no ano passado recebeu 2,2 milhões de passageiros, número muito próximo ao seu limite de capa cidade. Com a nova estrutura, pronta para atender até cinco mil viajantes.
Cuiabá atenderá, segundo o estudo, um universo de 3,5 milhões de pes soas, 500 mila mais que a estimati va da Infraero.
PROBLEMASDOAEROPORTO
Sala de embarque extremamente limitada, com apenas quatro portões de embarque, sendo que no período das 10h30 até 12h são realizados 12 embarques, gerando grande descon
SALGADO FILHO
forto aos usuários
• Sala de desembarque também ex tremamente limitada, com apenas duas esteiras
•O aeroporto não disponibiliza ôni bus,postomédico, ambulância, far mácia, sendo que quando há emer gência é requisitada a presença do Corpo de Bombeiros
Constantes quedas de energia pre judicam as operações
AEROPORTO INTERNACIONAL SALGADO FILHO - PORTO
PRINCIPAIS MEDIDAS RECOMENDADAS PELOSNEA
Pista: ampliação de 2,3 mil metros
X 45 metros para 2,7 mil metros X 45 metros
• Pistas de táxi: estender até a ca beceira da Pista 17 e construir saí
ALEGRE
PROBLEMASDOAEROPORTO
das rápidas
• Terminal: ampliação é imprescin dível, inclusive com a previsão de fingers
Investimentos previstos pela In fraero até 2014: R$ 85,26 milhões
Situação grave vive o aeroporto de Porto Alegre. Com previsão de rece ber 8,8 milhões de passageiros em 2014, o equipamento necessita, se
gundo o Snea, ampliar sua pista, as sim como o espaço para o taxiamento das aeronaves, mas fará somente reformas no terminal de passageiros.
AFONSO PENA
O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, assinou no mês passado um Termo de Cooperação Técnica com o Governo do Paraná e com a Prefeitura de São José dos Pinhais para a realização de estu dos, planos, projetos e empreendi mentos visando a implantação de uma nova pista de pousos e deco lagens no equipamento. A boa notí cia, porém, é apenas uma pequena ação dentre as multas que ainda devem ser realizadas no equipa mento. A principal delas éo apro veitamento das posições remotas pela aviação regular de passagei ros, localizadas no pátio antigo do aeroporto. O local ocasiona gran des transtornos para as aeronaves de porte médio durante o embarque e desembarque, muito por conta da obrigatoriedade de distribuição no
estacionamento entre as seis posi ções de finger. Segundo o Snea, é comum, durante a operação, uma determinada aeronave permanecer em taxiway, aguardando a libera ção da posição.
PROBLEMAS DO AEROPORTO
• As esteiras de bagagens do em barque e desembarque são antigas e obsoletas, freqüentemente cau sam danos às bagagens e funcio nários
•Há apenas três ônibus para supor tar as operações em área remota
Estacionamento necessita de am pliação e modernização
Limitação na concessão de novos es paços de áreas de apoio à operação
Serviços prestados em terra às aeronaves, passageiros e carga são insuficientes
AIRLINE áy
A obra, prevista para iniciar em abril (e terminar em junho de 2013), está com o projeto em fase de revisão. A demanda de usuários já está 1,6 mi lhão acima da capacidade do aero porto, segundo estudo do sindicato. "Se considerarmos que as empresas responsáveis pelas obras (as que já estão determinadas, pois muitos projetos não têm ainda uma respon sável) contam com 23 meses para a elaboração do projeto, lembrando ainda que necessitam encerrar os processos de licenciamento ambien tal, resolver trâmites jurídicos e exe cutar as obras, é Improvável que es sas melhorias aconteçam a tempo", conclui o diretor técnico do Snea, Ronaldo Jenkins.
Espaço limitado nas salas de em barque doméstica e internacional
• Esteira de bagagem no check-in ineficiente e de baixa confiabilidade
• Falta de esteiras de bagagem no desembarque
• Limitação no acesso à sala de em barque
• Falta de espaço no pátio para esta cionamento de aeronaves Falta de local adequado para estacionamento e manutenção dos equipamentos de apoio à ae ronave
• Falta de local adequado para ma nutenção de aeronaves
• Falta de local adequado para equi pes que trabalham na rampa
PRINCIPAIS MEDIDAS RECOMENDADASPELOSNEA
• Pátk) de aeronaves: apresenta rachaduras no pavimento. É necessária a constru ção de mais posições para pernoite
• Pista de pouso: ampliar apista para 3,2 mil metros X 45 metros e construir saídas rápidas nas pistas 29e 11 Pista de táxi: construir pista de táxi para a cabeceira daPista29
AÇÕES DE CURTO PRAZO (2010/2011) DEFINIDAS PELA INFRAERO
• Gerenciamento da oferta de voos
• Possibilidade de uso operacional do Terminal 2 • Investimentos previstos até 2014: R$ 495,16 milhões
PAN NOTAS
DOHA-SAO PAULO
A Qatar Ainvays, empresa de bandeira do Catar, país dogolfo Pérsico, começa a voar apartir de junho para oBrasil.A aérea terá uma voo diário e direto entre a capital Doha e São Paulo (GRU), com extensão a Buenos Aires.
PRINCIPAIS MEDIDAS
RECOMENDADAS PELOSNEA
• Pista de pouso: a pista (hoje com 2,215 mil metros X 45 metros) ne cessita ampliação para três mil me tros X 60 metros, além da constru ção de saídas rápidas
Pátio de aeronaves: mais posições de estacionamento
• Terminal de passageiros: amplia ção do terminal
• Estacionamento: ampliação do es tacionamento de automóveis
• Investimentos previstos pela In fraero até 2014: R$ 70,1 milhões
O anúncio oficial foi feito no último dia 10 pelo vice-presidente deMarketing da companhia, Taco Nieuwenhuljsen, ao ministro do Turismo, Luiz IBarretto,e à presidente da Embratur, Janlne Pires, na feira ITB, em Berlim, na Alemanha. A nova rota será operada com o Boeing 777-200, com capacidade para 250 passageiros.
Criando estratégias de distribuição bem sucedidas -oúnico Congresso Anual dedicado a explorar os desafios associados à combinação de gestão de canais de distribuição, gestão de receita pagamentos.
Não perca estes palestrantes:
Constantino de Oliveira Jr., Presidente, GOL
Alex de Gunten, Diretor Executivo, ALTA
Alice Curry, Diretora de Estratégia de Distribuição, American Airlines
Eric Harte, Vice-Presidente, Indústria de Transportes, HP Enterprise Services
Guillermo Roche, Sistemas Comericlals e Gerente de Distribuição, PLUNA
Jaime Pocasangre, VIce-Presidente de TI, Aeroméxico
Michael Schmeltzer, Diretor de Gestão de Vendas ao PassageinD, US Airways
12 SALVADOR
AEROPORTO INTERNACIONAL DE SALVADOR - DEPUTADO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES
Aeroporto de maior movimento da região Nordeste e grande pontode conexão, o aeroporto de Salvador é outro exemplo de equipamento que necessita passar por ampliações e melhorias. Torre de controle, refor mado terminal de passageiros e ampliação do pátio são as principais obras previstas pela Infraero, porém, segundo levantamento do Snea, as ações ainda estavam passando por trâmites burocráticos. A previsão ini cialédequeo aeroporto fiquepron to em março de 2013.
O grande problema de Salvador, que no carnaval recebe centenas de voos extras, éo aumento freqüente da demanda de passageiros. No ano
passado, esse crescimento chegou a6,8 milhões de passageiros e,em 2014, deve alcançar a casa dos 10,4 milhões.O terminal de passageiros, hoje com capacidade para receber 10,5 milhões de pessoas porano, não será ampliado, ou seja, as obras terão deser revistas novamente logo após o Mundial.
PROBLEMASDOAEROPORTO
• Esteiras geram danificação nas ba gagens constantemente
Insuficiência de longarinas {fileiras de assentos) nas salas de embarque remoto
• Sistema de som na sala de embar que ineficiente
• Passageiros portadores de necessi dades especiais encontram dificulda des para circular
PRINCIPAISMEDIDAS
RECOMENDADASPELOSNEA
Pista de táxi: construção de duas pistas para saídas rápidas
• Pátio de aeronaves: construir posições de estacionamento para pernoite da aviação regular e ae ronaves cargueiras
• Terminal de passageiros: amplia ção do terminal de passageiros
Investimentos previstos pela Infraero até 2014: R$ 44.29 mi lhões
RECIFE/GUARARAPES - GILBERTO FREYRE
EmRecife,a situação, aparentemente, está sob contro le.Relativamentecalmo(anãoserem datas festivas, como o carnaval), com operações diárias dentro da ca pacidade, o aeroporto precisa, basicamente, melhorar as instalações doterminalde passageiros, obraquedeve ser entregue no meio do ano. Segundo o estudo, não foi constatada deficiênciana disponibilidade depátio para estacionamento das aeronaves. Em 2014, a capital do frevoseráinvadidapor7,3 milhões de pessoas, 700mil sóno período dafasefinaldaCopa,emjulho.
PROBLEMAS DO AEROPORTO
•Distâncialateralentreapistadepousoeataxiwayé inferiorao mínimo recomendado pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), o que impede a operação simultânea entre aeronaves de enverga
4
FORTALEZA
AEROPORTO INTERNACIONAL PINTO MARTINS
FORTALEZA
Segundoo estudo, que utiliza dados da Infraero,o aeroporto de Fortaleza tem capacidade para receber três milhões de passageiros porano, mas já opera com um movimento de quatro mi lhões. A ampliação do terminal, mais que necessária, já está na pauta, mas o projeto encontra-se em elaboração.
A previsão é que a obra tenha inicio em junho de 2012 efique pronta em um ano. Para o Snea, a complicação está nofatode que a ampliação já não servirá mais para as necessidades do
mercado em 2014. A primeira fase do projeto possibilitará o fluxo de seis mi lhões de turistas porano, número que já será alcançado no periodo. Ou seja, o equipamento continuará operando com sua capacidade máxima e so frendo com os picos de movimentos.
PROBLEMASDO AEROPORTO
• Instalações de check-in, em deter minados períodos de operação, são limitadas
• Não há esteiras de desembarque
suficientes
• Portões de embarque e posições para estacionamento de aeronaves não atendem às necessidades dos equipamentos
•Hojesó existem duas saídas para bagagens do check-in para a área de triagem
• Acesso às salas de embarque do méstico e internacional são separadas por divisores de fluxo
• Praça de alimentação não contém estabelecimentos que funcionem 24h
dura superior a 52 metros
• Pequeno número de aparelhos deraio-X, nas alas de trânsito doméstico e internacional
PRINCIPAIS MEDIDAS
RECOMENDADAS PELOSNEA
•Terminalde passageiros: complementaçâo do terminal depassageiros,permitindoaoperaçãodemaisquatro pontes de embarque (fingers). As áreas de check-in eas salas de embarque devem ser ampliadas
•Pistadetáxi(saídarápida): adequação (alargamento) dapistadesaídarápidadaPista18paraa operação de aeronaves de grande porte
Investimentos previstos pela Infraero até 2014: R$ 33 milhões
PRINCIPAIS MEDIDAS
RECOMENDADAS PELOSNEA
Pátio de aeronaves: faltam f>osiçôes de estacionamento de aeronaves, mas vale lembrar que há obras em anda mento para a recuperação do espaço
• Terminal de passageiros: amplia
ção é necessária
• Pista de pouso: precisa ampliar de 2,3mil metros X 45 metros para três mil metros X 60 metros
Investimentos previstos pela In fraero até 2014: R$ 214,99 milhões Continua na página 46
o PRIMEIRO GERADOR DE CONTEÚDO DE LOCADORAS DE VEÍCULOS ONLINE DO BRASIL
RDCdr 9
Consulte Tarifas Disponibilidade de Veículos Confirmação de Reservas. Tudo Online.
Geroóor de Conteúdo
Cadastro da Frota Controle Total das Informações Maior Visibilidade do Seu Negócio Tudo Via Web,
AEROPORTO INTERMACIONAL AUGUSTO SEVERO- NATAL
O aeroporto de Parnamirim, em Natal, vive uma situação curiosa. O governo do Estado manifestou inte resse em voltar a investir no sítio de São Qonçalo do Amarante, distante 32 kmda capital potiguar, o que di vidiria o movimento de passageiros entre os dois equipamentos. Ofatoé queopossívelnovo aeroporto ainda não possui pista e pátio, e, até o mo mento, não foi divulgada nenhuma pretensão dese construir um termi naide passageiros. Caso o aeroporto saía do papel, é preciso pensar no acesso, hojefeitopor estradas deter ra. O local não tem fornecimento de água ouenergia. Enquanto novidades
sobre o tema não surgem, a situação de Parnamirim, o aeroporto existente e usado hoje, éa seguinte:
PROBLEMASDOAEROPORTO
• Terminal tem tamanho incompatí vel com a demanda
Deficiência no sistema de ar-condicionado
• Freqüentemente algum fínger está em manutenção, o que prejudica a operação
Verificação da leitura dos bilhetes éfeita apenas por um funcionário, causando filas e atrasos nos voos
• Quando há embarques ínternacio-
Escolha
nais coincidentes com voos domésti cos, o raio-X acumula grande quan tidade de passageiros, prejudicando o embarque
PRINCIPAIS MEDIDAS
RECOMENDADASPELOSNEA
• Terminal de passageiros: amplia ção do terminal de passageiros ea instalação de fingers
• Pátio de aeronaves: necessita am pliação
MANAUS
AEROPORTO INTERNACIONAL EDUARDO GOMES - MANAUS
As ações no Amazonas para receber os cerca de 500 mil turistas (entre ju nhoejulho)da Copa de 2014 foram centralizadas no terminal de passa geiros, que deve dobrar de tamanho até o Mundial, segundo projeto da
a companhia aérea eleita ''Líder Mundial para a América
Latina".
TAP. Mais deóO voos saindo semanalmente de 8 capitais brasileiras para 44 destinos europeus e 11 africanos.
Saídas Brasil: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal,Recife,Rio de Janeiro, Salvador eSãoPaulo. Destinos Europa: Alemanha (Franicfurt, HamburgoeMunique),Bélgica (Bruxelas), Croácia (Zagreb), Dinamarca (Copenhagen), Espanha (Madri, Barcelona, Málaga, Bilbao. La Coruna, Pamplona, Sevitha e Valência), Finlândia (Helsinque), França (Paris, Lyon, Marselha, Nice eToulouse),Holanda (Amsterdã), Hungria (Budapeste), Itália (Roma, Milão, Veneza e Bolonha), Luxemburgo (Luxemburgo), Noruega (Oslo), Polônia (Varsóvía), Portugal (Lisboa, Porto, Faro. Funchal,PortoSanto.Horta, Terceira, PicoePonta Delgada), Reino Unido (Londres), República Tcheca (Praga), Rússia (Moscou), Suécia (Estocolmo) e Suíça (Genebra e Zurique).
Infraero. A preocupação do sindica to, porém, é mesma com relação aos outros aeroportos: as obras ficarão prontas em 2014 (neste caso), ou próximo ã data,eoprojeto elabo rado atende a uma necessidade que não condiz com a média de cresci mento da demanda e com os proble mas enfrentados hoje. O terminal de Manaus é um dos que somam mais problemas.
PROBLEMASDOAEROPORTO
•Limitaçãodasinstalaçõesdecheck-in
• Limitação na concessão de novos es paços de áreas deapoio ã operação
• Espaço físico (saguão) inadequado para atendimento dos passageiros Restrição de uso das pontes de embarque devido à proximidade
• Sala de desembarque internacional insuficiente para atendimento das operações
Esteiras não comportam grande volume de bagagens
• Falta de estrutura física e de recur sos humanos na imigração
• Falta de estrutura física nos canais de acesso às salas de embarque
• Limitação das áreas de apoio às operações em área restrita
Constantes quedas de energia que prejudicam as operações, sendo que, segundo o Snea, o gerador éinsufi ciente para comportar a demanda de usuários do aeroporto
PRINCIPAIS MEDIDAS RECOMENDADASPELOSNEA
• Pátio de aeronaves: necessita de ampliação
• Pistas de táxi: pista paralela deve ser complementada para ser utili zada em emergência. Fora Isso,é necessária a construção de saídas rápidas
• Pista: ampliação para três milme tros (hoje éde 2,7 mil metros)
• Terminal: local opera acima da ca pacidade.Énecessáriaampliação
• Investimentos previstos pela Infrae ro até 2014: R$ 238,53 milhões
LÜCRO NoÚltimo quarto trimestre de 2009, aGol registrou lucro líquido de R$ 397,8 milhões, com margem líquida de 24,6%, em comparação ao prejuízo líquidodeR$ 541,6 milhões no mesmo período de 2008 e ao lucrolíquido de R$ 77,9 milhões apurado no terceiro trimestre de 2009.0 resultado operacional foi positivo pelo sexto trimestre consecutivo, atingindo R$ 119,2 milhões.
Worid^s Leading AlrllneT» South América
As promoções Smiles de alta temporada estão ainda melhores. Você tem até março para emitir seu bilhete.
Bilhetes
Smiles & Money
Até 24/3/2010. o Participante Smiles emite Bilhetes Smiles & Money e viaja até 31/3/2010 para todos os trechos operados pela Gol ou Varig no Brasil. América doSule Caribe. Programe sua viagem com no mínimo 7 dias de antecedência e embarque com 2.000 milhas por trecho mais 20% de desconto sobre a Tarifa Programada disponível.
Agora, Milhas
Reduzidas valem para todo o Brasil
Agora, você tem até o dia 31/3/2010 para emitir Bilhetes Milhas Reduzidas e viajar até 31/3/2010 para qualquer lugar do Brasil, nos voos operados pela Gol ou pela Varig, com apenas Ô.OOO milhas por trecho. Prepare-se e programe sua viagem.
Confidence
Travei Card Rand.
Patrocinador oficial dos saques e das compras seguras na África do Sul.
CONFIDENCE
Sóa maior empresa de câmbio dopaís pode fazer umajogadaassim:oprimeiroConfidenceTraveiCard na moeda Rand. com a exclusividade e vantagens daConfidenceCâmbioquevocê conhece econfia.
•Realiza saques e compras de forma fácile segura.
• Oferece controle total sobre as despesas.
• Aceito em mais de 170 países, em qualquer pontoondefor aceita a bandeira Visa.
• Usando na África do Sul. não haverá conversão de valores utilizados através de débito ou saque em caixa eletrônico.
•Nãohá incidência de juros sobre valores sacados em caixas eletrônicos.
Deixe o mundo sob controle para seu cliente. Com o Confidence Travei Card Rand. ele vai vibrar com tanta facilidade. E você. com bons negócios
Acesse confidencecambio.com.br e saiba mais desta grande novidade.
moeda quenunca se desvaloriza.
Alta gastronomia a vácuo
O Noah Festas, braço do Grupo Chieko Aoki que atende a demanda de festas e eventos externos, fatura R$ 2 milhões em seu primeiro anode operação com uma tecnologia inovadora; meta para 2010 échegara R$ 3,3 milhões em receita
serem fundadas, muitas emim por um período de matura^to nomercado,oquenem sempre é traduzido em lucros a curto prazo. Porém, o Noah Festas, braço ftjndado em 2009 para atender a de manda do setor de festas e eventos ex ternos, comprovou a visão de negócios doGmpoChiekoAokiefaturouR$2 milhões em seu primeiro ano de opera ção. Para 2010, as projeções são ainda mais otimistas. "A previsão é que 6% dos R$ 55 milhões de receita total do Noah Gastronomia seja corresponden teaoNoah Festas, ouseja,R$3,3mi lhões", projetou o presidente do Noah Gastronomia, Jorge Nishimura. O executivo explicou também que a projeção otimista é justificada pelo leque de serviços oferecidos pela em presa, que atende a eventos corpora tivos ou sociais jantares, coquetéis, almoços, cafés da manhã ou um sim ples coffee break —, em formatos que variam de 30 a seis mil convidados, nos mais diferentes lugares. Alguns exemplos de locais em que a empresa já atuou sâo o Campo deMarte,Museu de Arte Moderna do Ibirapuera, Bienal do Ibirapuera, Transamérica Expo, Es paço Imigrantes, Credicard Hall, Fecomércio (com o Fórum PANROTAS),
Senac, Congresso de Pediatria Nestlé (realizado no Expo Transamérica Center), Anhembi, LaLunae Espaço Brooklin, entre outros.
Quando perguntado sobre os diferen ciais gastronômicos oferecidos, Nishi mura destaca os cardápios temáticos.
"Temos opções como Botequim Villa Noah; e os cardápios Brasileiro; Feijo ada; Japonês e Tailandês. Os menus fazem bastantes sucesso", afirmou ele.
SOB VÁCUO
Além das diferentes opções de car dápio, a Noah Festas tem como dife rencial uma tecnologia inovadora na preparação de alimentos: a sous uide - sob vácuo, em tradução do francês. "Trata-se de um sistema de cocção perfeita, o qual permite a obtenção do aroma ea maciez Ideal para cada um dos alimentos, além de uma segurança extrema, visto que os produtos sâo co locados em uma embalagem especial que evita a contaminação. Com esta tecnologia, levamos os alimentos 90% prontos aos locais dos eventos, onde fazemos apenas a finalização - aque cimento e montagem dos pratos", ex plicou Nishimura. "Além de garantir o sabor, a tecnologia otimiza o espaço, o tempo, o custo e os equipamentos dos
eventos", complementou.
Nishimura explicou também que a prá tica jáé bem difundida no Exterior, in clusive pelos chefs três estrelas do Guia Michelin. "Basicamente, procurávamos uma forma de ter uma alta gastrono mia com um padrão que pudesse ser mantido em diversas operações. Com o sous uide istoé F>ossivel, já que os alimentos são concebidos e produzidos de acordo com os padrões definidos por um grupo de chefs e nutricionis tas", completou.
O Noah Festas conta ainda com em presas parceiras para ofercer todos ositensque comprem uma festaou evento.
III BANCO DE DADOS
DENTRO DA COZINHA
Para atender a toda sua demanda de eventos, o Noah Gastronomia possui uma cozinha central, que:
• possui 2mil metros quadrados de área;
• tem uma equipe de 50 colaboradores
• produz 50 toneladas de alimentos por mês
Aproveite jáastarifas promocionais de lançamento dos novos voos da Webjet, a 3^ maior companhia aéreado Brasil. Sâo20 aeronaves e 116 voos por dia para as principais cidades brasileiras.
De Curitiba para: Brasília 2 X por dia
De Salvador para: Belo Horizonte (ConHns) 1 X por dia
A partir de 3XR$ 48 00' A partir de 3XR$ 48 00'
De Porto Alegre para: Sâo Paulo (Guarulhos) 5X por diade segunda a sexta
De Natal para: Fortaleza 1 X por dia
3 X pordiaaos sábados 2 X por diaaos domingos A partir de 2XR$ 39 90'
A partir de 2XR$ 63 50'
Consulte mais opções de voos paraoutras localidades, horários e tarifas no site webjet.com.br ou com seu agente de viagens preferido.
UMA DAS OPÇÕES DE PRATOS MONTADOS DONOAH FESTAS
JORNAL
de empregos, desenvolvi)l e sustentável, aumento js para oPaís, ordenamento dosetor, integração dapolítica pública com os anseios do setor privado, co operação comoutras pastas embus ca de soluções para questões como infraestmtura eos problemas daavia ção, entrosamento com oLesgislativo, trocade experiências mundiais...O Ministério do Turismo foi instituído, em 2003, com esses e tantos outros obje tivos. Começou com Walfrido dos Ma res Quia, que entrousou-se com otrade e deixou saudades ao ir para outra pasta, seguiu com MartaSuplicy, que teve passagem rápida, mas deixando sua marca ao menos no programa ViajaMaisMelhorIdade,e chegou a sua última etapa no governo Lula sob a liderança deLuiz Barretto. Ominis tro Ban-etto, um dos palestrantes do Fórum PAMROTAS 2010, iniciou este mês uma série de reuniões com as li deranças empresariais e políticas do turismo, para ouvir o que pensam eo que esperam doMTur este ano e nos quevirão.A meta édeixartudo enca minhadoparaseusucessor,sejaqual foronovo presidente da República.
O último ano desta primeira fase do MTur coincide com um momento po sitivona imagem doPaíse em nossa economia. A expectativa do empre sariado do turismo, que compartilha do bom momento da economia, é de 14,6% de crescimento de faturamento em 2010, segundo pesquisa doMTur.
Fim da fase
Ministério do Turismo inicia o término de uma era. Em dezembro de 2010, completará oito anos de atividades e são visíveis suas conquistas, assim como a certeza de que o novo governo, não importa de que partido, terá de continuar o trabalho, fazer os ajustes e preparar o País para a Copa, a Olimpíada e novos tempos dedesenvolvimento
O investimento do Ministério do Tu rismo em pesquisas, estatísticas ena construção deum banco de dados efi ciente e com histórico confiável, aliás, foi um dos destaques da pasta desde o primeiroano.Odiretor José Francisco de Salles tem capitaneado essa área. com pesquisas tanto do mercado inter no quanto doreceptivo internacional. Outros destaques doMTur,que estarão no balanço queoministro Barretto fará no Fórum PANROTAS 2010, prece dendo um diálogo com lideranças do trade, foram: a mudança do papel da Embraturem 2010, o orçamento do órgão para marketingserádeR$140milhões. (Jm acréscimo de quase 50% sobre os valo res de 2005: R$ 91,4 milhões; o programa de regionalização, que se materializou nas quatro edições do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil; o aumento dos Investimentos (di retos, via orçamento, evia emendas parlamentares)deR$400milhõesem
EIAS VERDES
i João ou "Seu" João - Um garimpeiro na Chapada j EATRANSFORMAÇÃO CAUSADA PELO ECOTURISMO
2003paraR$3bilhõesem2009; R$ 1,5 bilhão de investimentos em infraestrutura turistica em 2009 eR$6 bilhões em sete anos (com investimen tos próprios ou em parcerias, como o F^etur);
os programas de qualificação eca pacitação; ospreparativoseasoportunidades paraaCopadoMundode 2014 ea Olimpíadade 2016 ea mudança de imagem doPaís; as promoções e campanhas doturis mo interno (até o meio do ano quatro campanhas,orçadasemR$35mi lhões)ganharãoasruas,incluindoado 5° Salão do Turismo, que ocorre em maio,eadoViajaMaisMelhorIdade, em abril; o aumento das linhas de crédito para o setor; a despeito dos problemas deinfraes trutura, que também são preocupações do ministro, o número de passageiros das empresas de aviação evoluiua
passos largos.Os desembarques do méstico de janeiro de 2010 são novo recorde da série histórica, superando em 9,08% o marco anterior, que era de 673.490 passageiros, verificadoem janeirode2005.Noacumuladode12 meses, de fevereiro de 2009 a janeiro de 2010, o total de desembarques do
mésticos foi superior a57milhões. Oministro promete, ainda, em sua apresentação noFórum PANROTAS, se demorar mais na análise e explica ção do Plano Aquarela, agora com me tas até 2020. Fará comparações com mercados semelhantes e dará boas no tíciasno receptivo internacional.
Edgar Werbiowsky é diretor da Immaginare, o Guia de Experiências e da Tablet Hotéis. -É Freeway Brasil e membro do TOl - Tour Operators Initiative for Sustainable Tourism Devetopmem UNESCO-UNWTO( edgar@freeway.tur.br)
à visitação. Eem 1991, o dire tor do parque, Dr.Adílio, criou a Associação de Condutores de Visitantes da Chapada dos Veadeiros (ACVCV). E contratou um especialista para dar noções de ecoturismo e preservação. As coisas começaram a dar certo. As quase 1,8 mil pessoas que em um feriado entravam em um dia no parque, hoje não podem passar de 500.
fDo
ecoturismo
João Carlos de Araújo, ga rimpeiro, de Goiás. Vindo de Cristalina para São Jorge, na Chapada dos Veadeiros, para garimpar cristal. Vida sofrida a desses garimpeiros, que fica vam fora por 15. 20 dias. Para comer, farinha com açúcar. Dormindo ao relento, com tem po bom, 0 debaixo da palha, na chuva.
Acabados os mantimentos, eles voltavam para São Jorge com o produto, que muitas vezes nem pagava as despesas, sobre o lombo do cavalo ou das costas. De São Jorge, com seus 100 garimpeiros, até a cidade de Alto Paraíso, a 30 km, ia-se de tudo: carro de boi, cavalo ou a pé.Pois ônibus não tinha ali.
^ Vem oturismo
Aí veio o turismo. Primeiro, os estrangeiros. Depois o Ibama, em 1986. São Jorge foi modelo, pois na época era difícil crer que um garimpeiro pudesse se tor nar um protetor da natureza. João e os outros foram demar car os limites do parque, cons truindo cercas.
O fluxo turístico aumentava. Os carros desciam para a beira do rio.e deixavam todo olixo. Cor tavam madeiras, faziam fogueira, depredavam, poluíam. Em 1988 o parque foi fechado
A falta de limite de pessoas, e de preparo dos guias, que chega vam a levar 20 pessoas cada um, é passado. Hoje carros não en tram, turistas só com guia, que não leva mais que dez pessoas. Seu João também foi mudando de posição. De garimpeiro, cons trutor de cercas, a condutor de visitantes. Freqüentando os cur sos levados a São Jorge, da Cruz Vermelha, da RTI, da Medicina da Universidade de Brasília, Seu João foi se diplomando. Passou de gula a formador de guias. E daí a instrutor eco ordenador de busca e salva mento.
tPousadeiro-guia...
feliz
Com a mulher, foi adaptando sua casinha para receber turistas. Construiu oito apartamentos, to
dos com banheiro privativo. Efoi fazer o que mais gostava, levar seus hóspedes para as trilhas.
Se a vida da comunidade mel horou? Diz Seu João: "no começo quase ninguém deu valor, acha vam uma bobagem fazermos esse tal de ecoturismo, trabalhar com visitação e preservação.
Olhando agora, a vida das pes soas aqui melhorou 100%.
Hoje trabalhamos por conta própria e não mais como escra vos. Agora sonho em transfor mar minha hospedaria em uma pousada três estrelas".
W Céu mil estrelas
EleSÓ se esqueceu de dizer que em São Jorge aluz das ruas, de terra, fica apagada por desejo de moradores e turistas. Que ainda preferem contemplar o céu mil estrelas que a Chapada dos Veadeiros teima em mostrar.
Seu João é um dos inúmeros Joãos deste País em busca de uma nova oportunidade. Ascir cunstâncias fizeram Seu João reinventar sua vida na própria região natal.
Tivesse ele vindo a uma grande cidade, provavelmente não seria mais Seu João. Tão somente um João. Talvez, um João-ninguém.
Quem está fazendo a IÍÇ30 de casa?
^ Aeroportos Argentinos 2000, que construirá onovo aero portoecológico nas IlhasGalápagos. Segundo seu presi dente, ele será um modelo de aeroporto sustentável para o mundo. O edifício será um Green Building, com certifica ção, qualidade e desenho bioambiental. Usando energias renováveis, solar, abusando da ventilação eluz natural, e evitando o uso de combustível convencional.
A falta de visão e humani dade de alguns hoteleiros, es pecialmente no Nordeste, que ainda insistem em receber turis tas europeus masculinos em busca de diversão sexual fácil com crianças. Alémde"ajuda rem a vender" nossas crianças brasileiras, com isso acabando com suas vidas, ainda deteri oramoprodutoturístico,man chando a reputação do destino.
ACNC também é membro da Organi zação Mundialdo Turismo (OMT) que, de acordo com Cruz,naprática,signi fica que "a entidade éo condutor das políticase assuntos de interesse geral discutidos naOMT, podendo disseminálos por todo o território nacional, via seus canais síndicas". "Com nossa força e organização podemos expressar junto aos membros afiliados de todo o mundo o pensamento empresarial do setor no Brasil, dando sufx>rte e aprimorando a representatividade dos demais mem bros do Brasil na OMT, em razão das características empresariais que nos permitem agir desta forma", afirmou. Ainda de acordo com Eraldo Alves, a Assessoria do Poder Legislativo da CNC, em Brasília, promove o acompa nhamento de todos os projetos delei da área de turismo e do comércio de bens
e serviços. "São muitososprojetos que vêm obtendo aF>oio político pelo traba lho desenvolvido pela CNC. Pode-se afirmar que são inúmeros os diferen ciais de representação empresarial do sistema, sempre buscando representar o comércio de bens serviços e turismo", afirmaodirigente,ressaltandoaimpor tância políticada entidade.
Alistade reivindicações do setor é am plae abrangente e muitas delas cons tam no trabalho que aCNC desenvolve em proldo turismo. "Podemos elencar as principais, que já são também de amplo conhecimento, como aflexibi lizaçãodosvistos para grandes países emissores, questão que vem avançan doe que mereceu daCNC, por meio de seu Conselho deTurismo,a publicação de um trabalho técnico parapermitiràs autoridades massa críticae informações para decisões sobre o tema. Esse do cumento jáfoi entregue ao ministro do Turismo ea todos os deputados e sena dores de nosso País", disse.
MAIS POR FAZER
Outras prioridades de atuação daCNC no âmbito político, segundo Cruz, são: a questão que envolve a infraestrutura dos portos, aeroportos e principais portões de entrada de turistas para o Pais, seguido da melhoria da capa citação e formação de mão de obra qualificada. "São muitas as reivindica ções, que vão desde pleitos diretos de cada setor aos comuns a todos", ex plicou. Na opinião do dirigente, ainda há muito que fazer para que o Brasil possa se tornar um país profissional e competitivo, "principalmente quando estamos com macroeventos progra mados, como a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016". "Énecessárioampliar linhas de finan ciamentos para reestruturar a oferta turística nacional; rever os impostos incidentes para o setor que inibem a atuação e ampliação do parque pro dutivo do turismo em todas as suas etapas; estabelecer uma legislação que considere o turismo como fator de exportação, motivando e incen tivando a vinda de mais turistas ao Brasil; criar um fundo para promover a inclusão social da pequena e média empresa ainda atuante na informali dade; e, principalmente, o despertar da sociedade organizada para aim portância de promover o treinamento e aperfeiçoamento da classe produto ra", elencou
REPRESENTATIVIDADE
O Sistema Sesc-Senac-CNC integra 34 federações - sendo 27 estadu ais e sete nacionais, que agrupam 925 sindicatos filiados em todo o território brasileiro. "A CNC exerce um papel importantíssimo para os seus associados, a partir da asser tiva de que o desenvolvimento do País se dá por meio do empreendedorismo", explicou Eraldo Alves. "O sistema é, sem dúvida, a mais expressiva representação empresa rial do nosso País. A razão de ser da CNCéo de assegurar às empre sas do comércio de bens, serviços e turismo as condições necessárias para alcançar resultados de ex celência, com sustentabílidade e
Atuação doSistema Sesc-Senac-CNC no turismo passa dacapacitação profissionalà Inclusãosocial,até apolítica
crescimento, movimentando a economia e contribuindo com a sociedade por meio de obri gações fiscais, investimento em tecnologias limpas e ações socialmente responsáveis", concluiu.
Gerenciamento dinâmico de tarifas e revitalização do Smiles estimularam viagens pela companhia, tanto por parte da nova classe média quanto dos clientescomaltopoder aquisitivo
Fevereiro foi um mês de crescimen toparaacompanhiaaérea Qol em diferentes aspectos. Na comparação com mesmo período do ano passa do,amalhaaérea aumentou 46,9% 47,9% no doméstico e 40,3% noin ternacional —, desempenho justificado
pelocrescimentoeconômicono Brasil ena América Laünae pela ampliação das vantagens competitivasdaGol, como estrutura de custos, qualidade de serviços, dinamismo no gerencia mento de tarifas e revitalização do pro gramade fidelidade, oSmiles.
Com frota renovada e demanda aque cida,a taxa deutilização das aerona ves ultrapassou 12,5horaspordiano período, 11 horaspordiaamaisdo queem fevereiro de2009.Taisfato rescontribuíramparaa ampliação da vantagemdecustosoferecidas pe\as
companhia.
O gerenciamento dinâmico de tarifas, queestimulouaparticipaçãodanova classe média brasileira, principalmen te para os que reservaram passagens com antecedência, também merece destaque.Emfunçãoda revitaliza çãodoSmiles.osclientesqueviajam atrabalhoeos passageiros comalto poder aquisitivo também intensifica rampresençanosvoosdaQol.Com mais de 6,6 milhões de participantes e160 parceiros comerciais, o progra mademilhageméomaiordogênero
O NOVO PORTAL REXTUR!
na América Latina. Na comparação entre fevereiroe janeiro deste ano,a demanda diminuiu 11,9% devido à sazonalidade daalta temporada do verão,quetempiconoprimeiromês doano.Ofatode janeiro termaisdias corridos doquefevereiro,31 contra 28, também deveserlevadoemcon sideração—nestecaso,amédiadiá riacaiuem menor proporção: 6,6%—, assim como o carnaval, que, embora registre grande movimento, temocu paçãomaisaltanocomeçoeno fim doperíododoferiadoemenorprocura em dois dias: 13 e17 de fevereiro.
VANTAGENS SMILES
Osportadoresdoscartõesdecrédito SmilesemitidosporBancodoBrasile Bradesco, com a bandeira Mastercard, podemparcelarovalordas passagens compradas viasite (www.voegol.com. br),em benefício válido paraasmoda lidades International, Qold e Platinum. Outra vantagem équeosclientespo demparcelarosbilhetesematéduas parcelas amaisdoqueas opções disponibilizadasparaoutros cartões decrédito,com parcelas mínimasde R$ 45. Ou seja, seos outros cartões oferecem possibilidade de pagamento em até seis vezes, o cartão de crédito Smiles oferece parcelamento ematé oitovezes.A promoção éválidaaté 31 de dezembro.
"Esta é uma forma de beneficiar o nossocliente,quealémde acumular milhas automaticamente cada vez que usa um desses cartões, também tem prazomaiorejurozeronacomprade bilhetes da Gol", destaca o diretor de MarketingeCartõesdacompanhia, Murilo Barbosa.
Iniciada nofinaldo ano passado, a parceriadaGolcomoBancodo Brasil e com o Bradesco permite que os par ticipantesdoSmiles emitam cartões de crédito Mastercard com a melhor taxa de conversão em milhas do mer cado. Entre os benefícios do acordo, osportadoresdocartãoco-branded podemacumularatéduasmilhasa cada dólarouo equivalente emreal gasto. Vale lembrarquenãoéneces sário ser correntista dos bancos para adquiriro cartão decréditoSmiles
PAN NOTAS
AEREA SAUDITA
Com apenas três anos de operações, acompanhia aérea saudita de baixo custo NasAir, que temum diretor de Planejamento brasileiro, André Caldas (ex-Varig), teve crescimento de 73% no número de passageiros transportados em 2009 na comparação com 2008 - de 899 mil para 1,5 milhão.O aumento de receita foi de 160%. Segundo Caldas, aNasAir pretende Inaugurarvoos,apartir da Arábia Saudita, para índia, Paquistão e Sudão este ano, o que somaria 30 destinos no Oriente Médio, África eÁsia.
equipe gerentes organiza roteiros de víagen como a sua empr mas tem um pa^ de produtos e
serviços imper para o turismo
O Itaú possuium amplo portfólio de serviçose soluções dimensionais parao turismo empresarial. Sâo ferramentas eletrônicas de controle e gestão paravocêtermaioreficiêncianos recebimentos e pagamentos, mesmoem operações internacionais. Alémdisso,oItaú disponibiliza uma equipe altamente especializada para prestar a consultoria bancária que asua empresa precisa.Eéoúnico banco que oferece agilidade e conveniência para fecfnar câmbio financeiro pela internet Itaú. Patrocinador do Fórum Panrotas 2010.
feitoparasua empresa
Vamos para a Disney?
A PANROTAS. a Trade Tours ea American Airlines firmaram parce ria para levar um agente de viagens, com direito a acompanliante, para uma das unidades do Walt Disney World Resort, na Flórida (Estados Unidos). Se você quer participar
Promoção levará um agente de viagens, com direito a acompanhante, para celebrar o que quiser no Wait Disney World Resort; campanha aceita inscrições a partir de 17 de março
desta promoção, fique atento. A partir de 17 de março, os profissio nais podem se inscrever no hotsite www.panrotas.com.br/celebrando.
Para participar basta enviar uma mensagem dizendo o que você quer celebrar nesta viagem, e com
quem. Fácil, não é mesmo? Porém, para ganhar, o agente deverá ser bastante criativo, já que um júri, formado pelas três empresas idealizadoras do projeto, analisará os mínimos detalhes. As histórias po dem ser enviadas até 30 de abril. O
vencedor será anunciado em maio. O prêmio inclui duas passagens aéreas da American Airlines para Orlando (saindo das cidades com voos da American no Brasil), em classe econômica, mais quatro noi tes de hospedagem em um Hotel
Vilia Noah Embratel Espaço de Eventos
O VilIa Noah Embratel - Espaço de Eventos, trata-se de um complexo de eventos com uma áreade7 mil m^ e ambientes quese adaptam perfeitamente ao tipo de evento e criatividade de cada cliente.
Com uma gastronomia de qualidade internacional supervisionada por renomados chefs, o VilIa Noah Embratel representa uma experiência única e inesquecível.
Infra-estrutura, serviços e ambientes perfeitos para eventos de todos os tamanhos e formatos. Com capacidade para até2.400pessoas,o espaço possui cinco salões de 130 a 750 m^ e espaço especial arborizado com iluminação natural e torno a lenha. Duas salasde apoio, sala vip, camarim, business center e terraço completam o empreendimento.
o sucesso do seu evento não acontece por acaso. Conte com a gente.
OVilIaNoahEmbrateléo espaçoparaa realização de eventos que revela, emcada detalhe a excelência, o primor e o bom gosto do Grupo Chieko Aoki. Um lugar único, com brilho próprio. Um lugar onde tudo acontece.
Total infra-estrutura e flexibilidade dos espaços, para todosostiposde eventos; Cardápios especiais, contemporâneos, temáticos ou tradicionais; Estacionamento para até600 carros; Internet rápida esem fio (Wireless); Gerador de emergência; Espaço Gastronômico arborizado, com iluminação natural e forno a lenha;
Total segurança paraoseu evento; Acústica adequada para diversos tiposde eventos; Controle independente de iluminação, ar-condicionado e telefone digital; Cozinha projetada para atender até 10 mil refeições/dia; Espaço com concerto Home Feeling, baseado em feng shui.
Oespaço ainda conta com três acessos independentes, facilidades de locomoção (transfer) e acordos especiais para hospedagem em hotéis da região. Localizado nazonasuldeSão Paulo, o Villa Noah Embratel tem fácil acessopela Marginal Pinheiros eparatodasas regiões da cidade.
O Noah Gastronomia também atende o seu evento no lugar escolhido por você!
O Noah Festas é mais um serviço do Noah Gastronomia com o objetivo de atender o cliente onde quer queele esteja. Nossa equipe operacional realiza uma visita no local do evento para analisar e formatar todaa operação, customizando de acordo com as necessidades de cada cliente.
CoffeeBreaks
Almoços
Jantares
Coquetéis
Serviço de Stand
Aniversários
NOAH fesLas
Maiores informações: (11) 2179 3400 - eventos@noah.com.br Rua Castro Verde, 266 - Chácara Santo Antônio São Paulo - SP www.villanoah.com.br
Resort Disney, ingressos Magia à sua Maneira com opção Park Hopper para duas pessoas (válidos por cinco dias), para todos os par ques de Walt Disney World Resort, um carro da Alamo para se des locar no destino, mais um prêmio surpresa que será divulgado no dia do sorteio, além de um brinde ex clusivo da Trade Tours. Quaisquer despesas fora dos prê mios listados são por conta do ven cedor. Ele deverá ser responsável, ainda, pelo seu visto norte-ameri cano, pagamento de taxas dos bi lhetes e refeições durante a esta da. Caso o vencedor seja de uma cidade em que a American Airlines não opere, ele mesmo terá de arcar com o custo do deslocamento até o portão de saída da AAno Brasil. Agora, se você é uma pessoa cheia de idéias, cuidado. A promoção permite que seja enviada apenas uma frase por pessoa. Vale lembrar que esta promoção não está ligada à compra de quaisquer produtos de seus patrocinadores, e não será permitida a participação de funcio nários das empresas organizadoras do concurso.
PAIM NOTAS
CERTIFICADA
O Centro Tecnológico da Tam, unidade de MRO (Maintenance, Repair and Overhaul), foi certificado pela Administración Nacional de Aviación Civil (Anac), a autoridade aeronáutica da Argentina, para prestar serviços de manutenção em aeronaves Airbus A318, A319 e A320, com matrícula naquele país, e seus componentes. Com essa homologação, a empresa reforça a estratégia de consolidar a unidade de MRO como um efetivo prestador de serviços a terceiros. ATamjá está certificada pelas autoridades aeronáuticas dos Estados Unidos (Federal Aviation Administration -FAA), da Europa (European Aviation Safety Agency - EASA), do Brasil (Anac) e de diversos países da América doSul, para realizar todas as grandes manutenções programadas (checks CeD) em aeronaves Airbus A318/319/A320/A321/ A330 e Boeing 767, tanto da própria frota como de outros clientes, além de aviões Fokker-100.
Focando no turismo
Sebrae tem 180 projetos em andamento e investirá, esteano,em capacitações paraas sucursais das 12 cidades-sede daCopado iVIundo de 2014
indo no turismo, o Serviço Irasile^ deApoio às MicroePeiuenas«npresas (Sebrae Nacional) possui, atualmente, 180 projetos da área operados pelas sucursais esta duais. Além dessas ações, a institui ção conta com acordos cooperativos com as principais entidades e órgãos da indústria: Ministério do Turismo, Abav, ABIH, Abrasel, Abeta, entre outras. "Dessa maneira consegui mos nos aproximar dos empresá rios e fortalecer o turismo como um todo", disse o coordenador nacional da Carteira de Turismo do Sebrae, Dival Schmidt.
Uma das parcerias mais recentes do Sebrae foi com a Associação Brasi leira dos Operadores de Trens Tu rísticos (ABOTTC). "Atualmente, o Brasil possui aproximadamente 30 trens turísticos. Com certeza, essa nossa parceria vai ajudar os micros e pequenos empresários a serem mais competitivos onde estes equipamen tos turísticos estão localizados. Estas ações fortalecem o turismo como um todo", explicou.
Além disso, o Sebrae auxilia desti nos em suas roteirizações para for mar redes integradas e aposta em viagens nacionais e internacionais de benchmarking, segundo Schmidt. "Estudar a expertise de outros paí ses nos dá respaldo para implemen tar novas tecnologias e inovações", comentou.
COPADOMUNDO
De acordo com Schmidt, a Copa do Mundo de 2014 não é um evento com foco do Sebrae, mas dará opor tunidades para identificar segmentos de atuação. "Este ano, por exemplo, já estamos em curso com projetos conjuntos com os 12 Sebraes das cl-
PAN NOTAS
CRaZEIROS
o MSC Magnífica, 11® navio da frota MSC Cruzeiros, foi inaugurado em 6demarço, noportode Hamburgo, na : Alemanha. A celebração contou com as presenças da atriz Sophia Loren edo cantor Eros Ramazzotti, que participaram da comemoração com direito a Carnaval de Veneza, shows de entretenimento, fogos de artificio e estouros de champagne. "O MSC Magnífica tem Veneza em sua alma e Hamburgo éa Veneza da Alemanha. O navio é Ideal para aqueles que apreciam a combinação de elegância, conforto e hospitalidade italiana", disse o CEO da companhia, Pierfrancesco Vago.
dades-sede", pontuou. Para finalizar ele ressaltou que o grande desafio do turismo brasileiro èa qualificação de mão de obra. "Teremos dois eventos grandiosos em um prazo de 24 me ses. Eles nos darão oportunidade de capacitar o mercado", disse, referin do-se à Copa doMundoe aos Jogos Olímpicos.
O Sebrae Nacional, em parceria com o Ministério do Turismo eo Banco Santander, realizam, no próximo mês, um seminário sobre a certificação dos meios de hospedagem ea gestão de sustentabilidade, cujo case de sucesso abordado será a Costa Rica. Em 5deabril,o evento acontece em São Paulo, edia7, em Brasília.Doisdias depois (dia9),a capacitação será em Salvador.Paramais informações doevento,queégratuito, acesse seminarioturismosustentavel.blogspot.com. Porlá, os interessados encontrarão a programação, agenda eos dados dos palestrantes. %
ores ias lAIS.
Tudo vai ficar mais simples, ágil e eficiente, para você eparaseus clientes.
i prática, para reservas e aquisições de serviços de locação de automóveis no Brasil e no Exterior, você vai falar com uma única equipe comercial, e que já administra a Central de Reservas Nacionais e Internacionais da marca Avis.
Se você játrabalhacoma Avis, vejaque novidade importante:
30% DE DESCONTO nas tarifas atuais
Nas locações para os EUA e Canadá que você comercializa hoje, poderá conceder uma desconto promocional de 30% (válido para locações que iniciem até 30/06/2010 com tarifas H8, SC, 1W, 4M, F2 para os EUA, e tarifas EOI, 7EI para Canadá). Inserir o Código de Desconto (AWD) # H586500 na reserva. Aplica-se somente para residentes no Brasil. Verifique com a AVIS as Condições Gerais para a loacação de veículos.
Se sua empresa ainda não trabalha com a Avis, não perca esta oportunidade, entre em contato e cadastre-se.
Voando Tap. 1 noite em Lisboa, 1 noite em Fátima, 2 noites em Porto, 2 noites em Santiago de Compostela, 1 noite em Leiria, 2 noites em Lisboa com café da manhã. Passeios: Lisboa, Porto, Santiago de Compostela, Estoril, Cascais e Sintra. Refeições: café da manhã diário e4 refeições. Assistência de viagem internacional. Base € 2.388, preço para saída 7/maio.
Brasileiros na Grécia
9noites
Apartir de R$ 6.702,
Voando Ibéria. 3 noites em Atenas com café da manhã, 2 noites em Mykonos com café da manhã, 2 noites de Cruzeiro pelas Ilhas Gregas com pensão completa (bebidas não incluídas) e2noitesem Santorini comcaféda manhã. Passeios: Atenas e Cruzeiro de meio diaem Santorini. Assistência de viagem. Base € 2.568, preço para saída 16/maio.
BrasileirosnoLeste Europeu
10 noites
Apartir de R$ 6.859,
Voando Lufthansa. 2 noites em Viena, 3 noites em Budapeste, 3 noites em Praga e2 noites em Berlim. Passeios Viena, Budapeste, cruzeiro no Rio Danúbio em Budapeste, Praga, Dresden e Berlim. Refeições: café da manhã diário. Assistência de viagem. Base € 2.628, preço para saídas 21/maio e 11/junho.
Brasileiros na Escandinávia
11 noites.
Apartir de R$ 8.738, Voando Lufthansa. 2 noites em Copenhagen, 1 noite no Ferry boat, 1 noite em Lofthus, 1 noite em Bergen, 1 noite em Balestrand, 2 noites em Oslo e3 noites em Estocolmo. Passeios: Copenhagen, Oslo, Bergen e Estocolmo. Refeições: café da manha diário e4 refeições. Assistência de viagem. Base € 3.348, preço para saída IVjulho. Consultar extensão à Rússia.
Brasileiros na Inglaterra e Escócia
12 noites ...A partir de R$ 8.086, Voando TAM. 4 noites em Londres, 1 noite em Stratford, 2 noites em Liverpool, 2 noites em Glasgow, 2 noites em Edinburg e1 noite em York. Passeios: Stratford, Chester, Liverpool (com Museu dos Beatles), Glascow, Edinburgh, York, Cambridge e Londres. Refeições: café da manha diário e4 refeições. Assistência de viagem. Base € 3.098, preço para saída 18/julho.
Brasileiros na Itália
11 noites
Apartir de R$8.242, Voando Alitalia emclasse econômica. 2noitesem Milão comcaféda manhã, 2noites em Veneza com caféda manhã, 1 noite em Pisa com caféda manhã, 3 noites em Florença com café da manhã e3 noites em Roma com café da manhã. Passeios: Milão, Verona, Veneza, Pádua, Bologna, Pisa, Florença, Siena, San Gimignano, Assis e Roma. Assistência de viagem internacional. Base € 3.158, preço para saída 14/maio. Consultar extensão a Paris.
Brasileiros em Lisboa, Madri eParis
11 noites
Apartir de R$ 6.859, Saídas de São Paulo voando TAP. Traslados de chegada e saída. 3 noites em Lisboa, 3 em Madri, 1 em San Sebastian, 1 no Vale do Loire e3 em Paris. Passeios: Lisboa, Fátima, Madri, Toledo, San Sebastian, Castelo de Chenonceau, Palácio e Jardins de Versalhes. Refeições: café da manhã tipo buffet diário e5 refeições. Assistência de viagem internacional Travei Ace. Base € 2.628, preço para saídas 24/março; 14/abril: 5e 19/malo: 2e 16/junho; 21 e 28/julho.
Brasileiros no Triângulo Europeu
11 noites
Apartir de R$ 6.963,
Saídas deSão Paulo voando TAM. Traslados dechegada e saída. 3 noites em Paris, 3 em Londres, 1 em Bmges, 1 em Bruxelas, 2 em Amsterdã e1 em Frankfurt. Passeios: Paris, Palácio e Jardins de Versalhes, Londres, Oxford, Windsor, Amsterdã, Mari(en e Volendam. Refeições: café da manhã tipo buffet diário e6 refeições. Base € 2.668, preço para saídas 18/março: 8e 15/abril; 13 e 27/maio: lO/junho; 29/julho; 19/agosto; 23/setembro; 7e 14/oütubro; 11/novembro.
Brasileiros em Madri, Paris e Londres - LANÇAMENTO 11 noites
Apartir de R$ 7.042, Saídas de São Paulo voando TAM. Traslados de chegada e saída. 3 noites em Madri, 1 em San Sebastian, 1 no Vale do Loire, 3 em Paris e3 em Londres. Passeios: Paris Iluminada, Palácio e Jardins de Versalhes, Oxford e Windsor. Refeições: café da manhã tipo buffet diário e6 refeições. Base € 2.698, preço para saídas 27/março: 17/abril; 8e 22/maio: 5/junho: 24e 31/julho: 25/setembro; 9e 16/oütubro: 13/novembro.
Brasileiros nas Capitais Européias
11 noites
Apartir de R$ 7.538,
Saídas deSão Paulo voando Alitalia. Traslados de chegada e saída. 3 noites em Roma, 1 em Milão, 1 em Lucerna, 3 em Paris e3 em Londres. Passeios: Roma, Museus Vaticanos, Suíça Alpina, Paris, Palácio e Jardins de Versalhes, Oxford e Windsor. Refeições: café da manhã tipo buffet diário e5 refeições. Base € 2.888, preço para saídas 13/maio: lO/junho; 22/julho; 7/outubro.
Brasileiros naItália, Alpes eParis
11 noites
Apartir de R$ 7.720, Saídas de São Paulo voando Alitalia. Traslados de chegada e saída. 3 noites em Roma, 1 em Florença: 2 em Veneza (Mestre): 1 em Milão: 1 em Lucerna e3 em Paris. Passeios: Roma, Museus Vaticanos, Florença, Pisa, Pádua, Passeio de Gõndola em Veneza, Suíça Alpina, Palácio e Jardins de Versalhes. Refeições: café da manhã tipo buffet diário e 6 refeições. Base € 2.958, preço para saídas 18/março: 15/abril: 13 e 20/maio: 10/junho: 22e 29/julho: 7 e 14/outubro: 4/novembro: 2/dezembro.
Veja aqui o que torna o Mundo para Brasileiros tão
• Roteiros exclusivos com melhor aproveitamento de cada destino;
• Guia brasileiro acompanhando desde o Brasil;
• Sala VIP nos aeroportos de Guarulhos e Galeão;
• Grupos entre 20 e 44 passageiros; •Ônibus confortáveis com ar-condicionado;
• Maleteiros nos hotéis;
Brasileiros na Europa latina - LANÇAMENTO
13 noites •••••••«••«••a
Apartir de R$ 7.564, Saídas de São Paulo voando TAP. Traslados de chegada e saída. 3 noites em Lisboa, 3 em Madri, 2 em Barcelona, 2 em Nice e3 em Roma. Passeios: Lisboa, Fátima, Óbidos, Madri, Toledo, Barcelona, Mônaco, Montecarlo, Roma e Museus Vaticanos. Refeições: café da manhã tipo buffet diário e6 refeições. Base € 2.898, preço para saídas 16 e 23/maio: 6el3/junho:25/julho.
Brasileiros em Portugal e Espanha - LANÇAMENTO
14 noites
Apartir de RS 7.642,
Saídas de São Paulo voando TAR Traslados de chegada e saída. 2 noites em Porto, 3 em Lisboa. 2em Sevilha, 2emGranada,3em Madri e2em Barcelona. Passeios:Costa de Lisboa, Porto, Fátima, Óbidos, Lisboa, Sevilha, Granada, Madri, Toledo e Barcelona. Refeições: café da manhã tipo buffet diário e7 refeições. Base € 2.928, preço para saídas 16/março; 27/abril: 18/maio; 15/junho: 20/julho.
Brasileiros na Europa Continental - LANÇAMENTO
14 noites apartir de R$ 8.477,
Saídas de São Paulo voando TAM. Traslados de chegada e saída. 3 noites em Paris; 1 em Bruges; 1em Bruxelas; 1em Frankfurt; 1em Munique; 2em Innsbruck; 2em Viena; 2 em Veneza(Mestre) e1 em Milão. Passeios: Paris Iluminada, Palácio e Jardins de Versalhes, passeio de barco em Gante, Castelo do Rei Loco, Lago Achensee e Palácio de Schombrunn. Refeições: café da manhã tipo buffet diário e10 refeições. Base € 3.248, preço para saídas 16/maio; 13/junho; 18/julho; S/agosto; 19/setembro: 3e 10/outubro.
Brasileiros nos Clássicos Europeus 20 noites Apartir de R$ 10.435, Saídas deSão Paulo voando TAR Traslados de chegada e saída. 3 noites em Lisboa; 3 noites em Madri; 2 em Barcelona; 2 em Nice; 3 em Roma; 1em Florença; 1 em Veneza (Mestre); 1 em Milão; 1 em Lucema e3 em Paris. Passeios: Lisboa, Fátima, Óbidos, Madri, Toledo, Barcelona, Mônaco, Montecarlo, Roma, Museus Vaticanos, Florença, Passeio de Gôndola em Veneza, Palácio e Jardins de Versalhes. Refeições: café da manhã tipo buffet e10 refeições. Base € 3.998, preço para saídas 7/março; 11 e 25/abril; 16e 23/maio; 6e 13/junho; 25/julho.
• Hotéis de categorias turística superior e primeira, bem localizados;
• Café da manhã tipo buffet e refeições de acordo com o itinerário;
• Passeios incluídos;
• Assistência de viagem internacional;
• Traslados de chegada e saída.
Lagos Andinos
12 noites apartir de R$ 4.051, Voando LAN. Hospedagem em hotéis de categoria turística com caféda manhã. Inclui passagem aérea,3 noites em Santiago, 2 noites em Puerto Montt ou Puerto Varas, 1 noite em Peulia com jantar, 3 noites em Bariloche e3 noites em Buenos Aires, traslados emtodasas cidades. Passeios em Santiago, Puerto Varas, Puerto Montt, Bariloche e Buenos Aires. Passeioà Cordilheira dos Andes (dejunho a setembro: de outubro a maio, o passeio é para Viria dei Mar e Valparaíso). Travessia dos Lagos Andinos. Acompanhamento de guia brasileiro saindo do Brasil com guias locais emcadacidadeeassistênciade viagem internacional. Base US$ 2.238, preço para saídas todos os domingos de maio.
Brasileiros na África doSul
8noites
Apartir de R$ 6.150,
Voando South African Airways. Roteiro com 2 noites em Cape Town, 1 noite em Durban, 1 noite em Kwazuiu Natal, 1 noite em Swaziland, 2 noites em Mpumalanga e1 noite em Johannesburg. Visitando: Cape Town, Cabo da Boa Esperança, dois safáris emjipe 4x4, aldeia zulu e tribo local em Swaziland. Assistência de viagem. Base US$ 3.398, preço para saídas 13/março, lO/abril e 14/agosto.
Brasileiros no Egito com Extensão a Roma
11 noites
Apartir de R$ 8.499, Voando Alitalia em classe econômica. Roteiro com 3 noites no Cairo, cruzeiro de4 noites pelo Rio Nilo, 1 noite no Cairo e3 noites em Roma. Café da manhã tipo buffet diário nos hotéis e pensão completa durante o cruzeiro pelo Nilo. Passeios: Cairo, pirâmides em Giza, Memphis e Sakkara, Kom Ombo, Edfu, Luxor e Roma com Basílica deSãoPedroe Museu do Vaticano. Base US$ 4.698, preço para a saída 9/abril.
Brasileiros na China com Dubai
13 noites
Apartir de RS 11.580, Sensacional roteiro, com guia acompanhante desdeo Brasil. Voando Emirates Airline e passando por Pequim, Xian, Xangai, Hong Kong e Dubai. Toda a tradição milenar chinesa e suas atrações imperdíveis como a Grande Muralha eos Soldados de Terracota, a modemidade de Hong Kong easobras futurísticas de Dubai, ondea CVC éa única operadora atero atendimento de uma equipe brasileira exclusiva. Hotéis de primeira categoria, com café da manhã. Muitos passeios e shows inclusos, além de 5 almoços e4 jantares. Embarque em salas VIP dos aeroportos de Guarulhos e Galeão. 1 visto deentradanos Emirados Árabes. Base US$ 6.398, preço para saída em 2/junho.
DESTINOS
TENDÊNCIAS DO TURISMO
Patrocinadores 2010
Sào Paulo - 15 1S de
São Paulo Convention & Visitors Bureau divulga ações previstaspara 2010; treinamentos, segurança e aproximação ao mercado corporativo sãoosfocos
Versão 2010
o São _^ulo Convention & Visi^tors Bur^ii (SPCVB) tem uma premfedd pára 2010: prosseguir com o trabalho realizado nos últimos anos.
"Nesta cidade precisamos dar conti nuidade às coisas bem implantadas, estimulando as pessoas a visitarem
o destino. São Paulo é como uma bicicleta, não pode parar", definiu o diretor superintendente doSPCVB, Toni Sando. Porém, cumprir esta tarefa não é tão simples, visto que "continuar com trabalho" implica em uma sé
rie de ações relacionadas a treina mentos, apoio e captação a eventos e parcerias, como o próprio Sando detalha em entrevista ao Jornal PAmOTAS.
"No último dia 10 iniciamos, no Caesar Business Paulista, o programa
'Influência sem autoridade', ação direcionada para recepcionistas de hotéis, ministrada pelo professor de Marketing e Criatividade da ESPM e consultor da SSJ, Paulo Campos. O objetivo é dar subsídio para os pro fissionais da área de atendimento,
O Sebrae reconhece a importância do setor de turismo e de quem o faz acontecer.
Por isso, tem um site feito para ajudar você e seus negócios.
Lá, você encontra informações, soluções e apoio para chegar cada vez mais longe.
Acesse e faça do conhecimento seu parceiro de viagem.
sobre como lidar com adversidades, Incentivando-os a procurar sempre a melhor forma de resolver os pro blemas", explicou Sando. "Mais do que isso,a atividade estimula as pessoas a resolver problemas com atitude própria, e não apenas com instruções delegadas. Trata-se de mais contribuição nossa para que as equipes de atendimento tenham sempre o espírito do bem receber", completou ele.
ÁRABES
Uma das estratégias da entidade é capacitar os profissionais para o atendimento a públicos específicos. "Outro programa de treinamento, que será iniciado em abril, será so bre a comunidade árabe. Em par ceria com a Câmara de Comércio ÁrabeBrasileira,vamos apresentar tradições e culturas dos 22 países do destino, podendo assim melho rar o atendimento a estes turistas", disse Sando. O executivo destacou também a importância destas iniciativas. "Se de um lado o SPCVB é focado em captar eventos, ele tem como coresponsabilidade participar da ca pacitação das pessoas, garantindo que os visitantes sejam bem recebi dos", avaliou.
SEGURANÇA
Outro ponto importante para garan tir uma boa estada ao turista - bem como seu retorno ao destino -éa segurança, assunto de grande im portância em megaiópoles como São Paulo. Para tanto, na última semana o SPCVB fechou uma par ceria com a Delegacia Especial de Apoio ao Turista (Deatur) que prevê a criação do programa Prevenção e Segurança, cujo objetivo é apro ximar os hotéis da polícia para di minuir as ocorrências que envolvam os turistas da cidade. "O papel do SPCVB é facilitar e apoiar qualquer ação que bene ficie o visitante", afirmou Sando. "Em cidades grandes como a nos sa, sempre há casos de furtos ou riscos de assaltos. Por causa deste problema firmamos esta parceria para melhor orientar as equipes de atendimento e aproximar o turista dos hotéis. Com isso, no caso de alguma ocorrência, eles serão auxitiados por autoridades especializa das, que também prestarão atendi mento em outras línguas", explicou o executivo. "O programa ainda está em desenvolvimento e deve ser iniciado em abril. Para tanto, todos os empreendimentos asso ciados serão convocados na hora certa, de acordo com a região em que estão localizados, visto que as áreas da cidade possuem diferentes necessidades no que diz respeito ã segurança pública", concluiu.
Anuncie no maior e mais influente jornal do Brasil. Além de credibilidade e qualidade editorial, a Folha possui há U anos a maior circulação do país'. Dos seus 2.447.000 leitores. 1.170.000 lêem seção de turismo e 1.114.000 afirmam que gostariam de viajar e conhecer lugares exóticos".
Para mais informações ligue; 11 3224-3537 / 3129 ou acesse www.publicidade.folha.com.br
OPERADORAS
CLÁUDIO SCHAPOCHNIKn
Logomarca na Europa
CVC Turismo inaugura primeiro ônibus próprio na Europa, em parceria com a Condor Vacaciones, da Espanha; "Hoje é um dia liistórico para nós", diz o presidente da operadora, Vaiter Patriani, durante cerimônia em Vila Nova de Gaia, emPortugal
VISITA A FÁTIMA EUSBOA
O ÔNIBUS "EMBRULHADO" E
m dia histórico para a me deixa muito feliz e emocionado. Ter um ônibus como esse é um orgulho para nós e pas sa uma sensação aos nossos passa geiros brasileiros de se sentirem em casa." Essa análise do presidente da CVC Turismo, Vaiter Patriani, resu miu a importância da inauguração do primeiro veiculo próprio da em presa na Europa. A operadora inau gurou o ônibus na manhã doúltimo dia 7 em Vila Mova da Gaia - cidade localizada a 310 quilômetros ao nor te de Lisboa, em Portugal. O veículo é fruto de uma parceria com a operadora espanhola Condor Vacaciones, que pertence à Orizonia Corporación, grupo espanhol que,
assim como aCVC,é de proprieda dedo Grupo Carlyle, dos Estados ünidos. "Mas nossa parceria com a Orizonia vem de anos atrás", explica Patriani.
O ônibus, de placa espanhola, é pintado nas cores daCVC(azule amarelo), tem capacidade para 54 passageiros, tem dois televisores, poltrona para o guia e os assentos são reclináveis. O veículo foi produ zidona Espanha aum custo de 250 mil euros. "Até o final do ano, tere mos mais cinco ônibus pintados com a logomaca eas cores da operadora aqui na Europa", assegura o diretor comercial e de Vendas Internacionais da operadora, Michael Barkoczy. Participaram da cerimônia em Vila Nova de Gaia, além de Patriani e Barkoczy, o gerente de Circuitos Europeus daCVC, Gustavo Hahn,o diretor geral da Tap no Brasil, Mário Carvalho, o diretor de Contratação da Condor Vacaciones, Carios Flo rido, o conselheiro da Orizonia Cor poración, Eduardo Millán Enciso, eo vereador da cidade portuguesa, Má rio Fontemanha.
A cerimônia de entrega do ônibus foi em uma avenida à beira do emble mático rio Douro. O veículo estava "embrulhado" com um laço nas co res amarela e azul. Debaixo de uma garoa finaa uma temperatura de 10® C, Patriani e os demais executivos "desembrulharam" o Ônibus e brin daram com um espumante.
MUNDO PARA BRASILEIROSJTEIVI262
O programa Mundo para Brasileiros foi criado há quatro anos, quando transpor tou mil passageiros no total. Segundo a empresa, a meta para este ano é ievar ao todo 12 mil turistas nesse programa em 262 excursões ao longo de 2010 - em 2009 foram realizadas 100. O programa oferece ao todo 36 roteiros na América do Sul, nos Estados ünidos, na Europa, na África e na Ásia. Em relação ao programa na Europa, atu almente a CVC trabalha com 15 roteiros. No entanto, duas novas estão "no forno" e serão lançadas emmaio."São duas opções para quem jáfez mais deumroteiropeloVelhoMundo:Paris, Castelos eLondreseumcircuitoportrês países banhados pelo Mediterrâneo", afirma o gerente deCircuitos Europeus da CVC, Gustavo Hahn.
Mo roteiro Paris, Castelos e Londres, explicou o diretor de Contratação da Condor Vacaciones, Carlos Florido,o turista conhecerá os castelos doValedoLoireea região da Normandia, onde ficaoMont Saint Michel. Terá duração de12 noites/14 dias. No roteiro pela Itália, França e Mônaco, disse Florido,o passageiro conhecerá, entre outros destinos, Portofino, Nicee Monte Cario. Terá duração de dez noites/12 dias. "Haverá nove saídas dessas excursões entre maio e outubro", assegura Hahn. Entre os principais roteiros, destaque para: "Brasileiros nas Capitais Européias", "Brasileiros na África do Sul", "BrasileirosnoLeste Europeu", "Brasileiros na Inglaterra e Escócia", "Brasileirosna Escandinávia", "Brasileirosna Escandinávia e Rússia", "Brasileiros na Grécia" , "Brasileiros no Egito", "Brasileiros naChina com Dubai", "Brasi leiros em Orlando -Reino da Magia"e "Brasileiros nos Lagos Andinos", entre outros.
Logo após a inauguração, todos os executivos embarcaram no ônibus com destino a Fátima e Lisboa. Em Fátima, o grupo conheceu o comple xo religioso relacionado às aparições de Nossa Senhora aos três pastores Lúcia de Jesus, Francisco e Jacinta Marto, em 1917: a Capela das Apa rições ea Basílica de Nossa Senhora de Fátima. Antes, o grupo almoçou no Restaurante Tia Alice (www.tiaalice.com), ícone gastronômico local, e se encontrou com o diretor do Turis mo de Leiria Fátima (www.rt-leiriafatima.pt), David Catarino. Já em Lisboa, o grupo se hospedou no Sana Lisboa Park Hotel (www.sanahotels.com), próximo à praça do Marquês de Pombal, e logo depois foi jantar no Páteo de Alfama (www.pateodealfama.com), no famoso bairro da Alfama.
RECEPÇÃO AOS
PASSAGEIROS
O Ônibus estreou a operação com a recepção, no aeroporto de Lisboa, do primeiro grupo da temporada do Mundo para Brasileiros. Esse programa rodoviário tem um guia brasileiro que acompanha o grupo desde a saída do Brasil até o retorno ao País. Além disso, os passageiros do programa podem utilizara Sala VipCVC, localizada nos aeroportos de Guarulhos e do Galeão. O roteiro da viagem, chamada Brasileiros nos
NOVA GERÊNCIA
A direção comercial e de Vendas Internacionais da CVC Turismo, liderada por Michael Barkoczy, criou três novas gerên cias, passando de nove para 12. "Dessa forma, fortalecemos ainda mais o segmento na opera dora, e contamos com o total apoio do Vaiter Patriani e do Guilherme Paulus", afirma Barko czy. Rodrigo Tobias Ferrei ra,quejáhavia trabalhado naCVCe teve passagens pelas operadoras Queensberry eNew Une, retornou ã empresa como gerente de Produtos ÁsiaeOceania."Ferreirajá desempenhou cargos de assistência degerên ciano Internacional e agora retornou com mais experiência", dizo diretor. O profissional entrou no lugar de Paulo Silveira, que assumiu a gerência de Produtos On-Llne Nacionais e Internacionais. "Ele cuida agora de re servas hoteleiras nacionais e internacionais on-line para as lojas CVCeas agências de viagens emgeral",explicaBarkoczy,que completou dizendo que Silveirase reporta aeleaao diretor comercial edeVendas Nacionais, Cleyton Armelin. E,porfim,a gerência de Estados ünidos edo Canadá foi desmembrada em duas áreas. João Torisco, que liderava o segmento, agora cuida de Flórida eNovaYork."E para todos os demais destinos nosdois países trouxemos a Mariana Pádua, que assume nesta semana", revela Barkoczy. Mariana trabalhava em um hotel da rede Hyatt em Dubai, nos Emirados Árabes ünidos. "ElaqueriavoltaraoBrasil,temmuitobom conhecimento de Estados ünidos e Canadá eé boa em vendas, então a trouxemos para o nosso time", finaliza o diretor.
Enciso (Orizonia), Hahn (CVC). Patriani, Carvalho (Tap), Barkoczy (CVC) e Florido (Condor Vacaciones) posam coma Basílica de Nossa Senhora de Fátima
Carvalho (Tap) e Patriani (CVC) recebem ocasal Marisa eJoão Girotto, de Cassilândia (M
Clássicos Europeus, inclui Portugal (Lisboa, Fátima, SIntra e Cascais), Espanha, Itália, Suíça e França e dura 22 dias e 20 noites.
"Quem fazum circuito do programa Mundo para Brasileiros só precisa se preocupar em se divertir e apro veitar, pois no restante os nossos competentes guias vão auxiliar os turistas; fora que pode ser pago em até dez vezes sem juros", destaca Patriani, que, assim como os demais executivos, recebeu pessoalmente os 24 turistas eo guia Tonyno ae roporto lisboeta. O vice-presidente, executivo da Tap, Luiz da Gama Mor, também esteve presente.
Para marcar a estreia do primeiro ônibus e da chegada do primeiro grupo, aCVC entregou a cada um dos 24 turistas um certificado.
O Jornal PANROTAS oiãjou a conoite da CVCeTap
PAN NOTAS
BENCHMARKING
OProgramaBenchmarkingem
Turismo, executado pela Abav : Nacional em parceria como Sebrae eoMinistériodoTurismo, !estácomasinscriçõesabertas ; para empresas apartir da segurKda i quinzena deste mês. Os requisitos para participar são: cadastro no z Ministério doTurismo; terao menos ^ ; doisanosde atividades; teratuaçãoz ; no segmento do tema da viagem; e, preferencialmente, atuação/ Z : operação vinculada aumou mais z destino-indutor, identificados pelo ^ MinistériodoTurismo.O programa se divide em duas versões: uma nacional (Vivências Brasil)e outra internacional (Excelência noTurismo).
BOAS PRÁTICAS
"Na Feira das Américas, evento ; que reúne omaior número ; de agentes de viagens, serão realizados seminários para apresentação das boas práticas dos segmentos", disse o presidente da Abav Nacional, I Carlos Alberto Amorim Ferreira. "Quem atua na ponta da cadela produtiva são as microe pequenas empresas, que representam cerca de 95% do setor turístico", acrescentou o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae Nacional, Ricardo Guedes.
FÓRUM PANROTAS
TENDÊNCIAS DO TURISMO
Patrocinadores 2010
PAHÜkRÍA MAIS FARTE
Estamos negociando coma CVC umanovafasedenossa parceria, eposso garantir queserámais forte e ampla' assegura o vice-presidente executivodaTap,LuizdaGama Mór. "Estamos vendoosdetalhespara atender passageiros daCVC em toda a Europa", completa Mór. Segundoovicepresidente executivo, aTaptemvoosparadiversosdestinoseuropeusondechegameoupartemo: gruposdeBrasileirosparaoMundoeoutras excursões daoperadora. "E atendemos aindaaEscandinávia,o Lest« Europeuealgunspaísesárabes",destaca Mór. "E,noBrasil,hoje,temosvoosdiretosparaLisboaeouPorto saindc deoito cidades - São Paulo,Riode Janeiro, Salvador,Recife,Natal, Fortaleza, BrasíliaeBeloHorizonte.' No Brasil o diretor geral da Tap, Mário Carvalho, disse que o movimento da empresa neste primei ro trimestre vai muito bem, obrigado. "Posso gaantir que até ofim desse período vamos crescer 30% em vendas em relação ao mesmo período de 2009", previu o diretor. Carvalho eMór disseram ainda que a Tap man;ém uma expectativa muito positiva em relação aoInício dos voos no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Será o nono destino a ser atendi do pela aérea noPaís.A aérea iniciaa operação 3m julho, três vezes por semana. JP
No Amazônia Golf Resort by Nobile, seus clientes vão conhecer uma das maiores biodiversidades do planeta em um resort de luxo no meio da Amazônia.
Os seis executivos fazem o brinde comemorativo
LA AGENCIA DE VIAIES
asua assistência emviagem a sua assistência emviagem
LOCADORAS DE VEÍCULOS
ARGKINÍTINA
Posicionamento firme da Localiza
Graças à qualidade dos serviços eaos múltiplos benefícios que oferece aos clientes,alocadoraocupaumlugardedestaquenomercadoargentinoetem como meta o crescimento contínuo
ativi
ie 19^^ quando iniciamos a ide nestfcaís, temos moldariado luM cultura de aluguel imbém de profissiona lizar o mercado. Isso nos permite afirmar que há 'um antes e um de pois' da Localiza na Argentina".
Com essa afirmação categórica, Lucien Newton, gerente de Franchising Internacional da locadora, deixa claro o lugar que ocupa a empresa no mercado local, onde conta com 30 pontos de venda nos principais destinos e aeroportos do território.
Em entrevista para oLa Agen cia de Viajes, Newton, que estava acompanhado por Ricardo Nadini, presidente na Argentina, e Carol Ventureira, gerente nacional de Operações, se mostra orgulhoso pelo posicionamento alcançado
pela companhia nos últimos anos.
"Nosso crescimento e nossa con solidação se baseiam na qualidade dos serviços que prestamos e nos numerosos benefícios que recebem nossos clientes. Com o passar do tempo, esses dois fatores desperta ram uma confiança que nos levou a trabalhar ininterruptamente, sem pre com o objetivo de oferecer um produto imbativel".
Nesse contexto, o entrevistado afir mou: "somos a única empresa de aluguel de carros com programa de fidelidade próprio, que tem hoje mais de dois milhões de clientes na América do Sul. Por meio da soma de pontos, o usuário obtém bônus de uma diária grátis de carro da categoria econômica, com quilo metragem livre, proteções e taxas incluídas para utilizar em qualquer
país da América Latina".
Durante a entrevista com o Ladevi, Newton apresentou oficialmente Carol Ventureira, que, depois de seis anos na Localiza no Brasil, começou suas funções como gerente nacio nal de Operações em Buenos Aires. Carol se mostrou mais que otimista quanto ao futuro: "contamos com um produto muito reconhecido, que tem uma excelente resposta e cum pre com todas as exigências que impõem a atualidade. Isso nos aju da a poder desenvolver e melhorar a cada dia."
A esse respeito, Nadini completa: "as expectativas são muito boas, já que a demanda está sendo mui to alta. O mercado está favorável, é um excelente momento para apro veitar uma maior consolidação e um aumento da nossa atividade."
o GERENTE DE FRANCHISING INTERNACIONAL, LUCIEN NEWTON, EO PRESIDENTE DA LOCALIZA NA ARGENTINA, RICARDO NADINI
Assim mesmo, os executivos da Lo caliza se referiram a duas iniciativas realizadas recentemente. Cima foi a convenção que a empresa organizou de 2a5 de fevereiro no hotel Bour bon, em Atibaía (SP), onde partici param mais de 700 executivos de toda a América Latina. Também es tiveram presentes o vice-presidente e presidente da empresa, Eugênio e Salim Mattar, respectivamente.
La Cantera: experiências com cinco sentidos
La Cantera Lodge é muito mais Ique uma propriedade para sehosÉumaportaabertapara vivenciar experiências: sentir os sabores autóctones de uma gas tronomia com selo de autor, des frutar da vida ao ar livre por meio de atividades e esportes, relaxar-se em cenários naturais únicos ou ir a uma aventura no meio da mata.
Todas essas propostas podem se
realizar graças à localização privi legiada do estabelecimento, naRe serva Iryapu -a dez minutos das Cataratas do Iguaçu (PR)ea cinco minutos de Puerto Iguazú ou ain da a 15 minutos do aeroporto -e completamente integrado ao entor no natural.
"Trata-se de um produto diferente dos clássicos hotéis que se encon tram em Puerto Iguazú ou Foz de
Hotel fica a dez minutos das Cataratas do Iguaçu (PR) eacincodePuerto Iguazú, nomeiodafloresta
Iguaçu. Aquié possível desfrutar do destino desde uma diferente pers pectiva. Nesse sentido, nós dize mos que uma vez que estamos na reserva, não há que esquecer de visitar as cataratas", disse o diretor Arturo Navarro.
O estabelecimento conta com res taurante e churrasqueira (parríHa), sala de leitura com um televisor de plasma de 50 polegadas, piscina
E SERVIÇOS NO com iluminação e salão para even tos. Para quem gosta de relax, a pro priedade dispõe de um gazebo ro deado de verde onde o hóspede pode fazer massagens.
O hotel possui 24 habitações divi didas em duas categorias, uma das quais se encontra na planta alta e
Na oportunidade foi apresentado o desempenho dos negócios em 2009, foi divulgado a orientação estratégica para 2010, realizou-se uma jornada de treinamento e se promoveu a integração entre os participantes. Durante o evento fo ram entregues os prêmios Excelên cia, Performance e Revelação de 2009 aos franqueados nacionais e internacionais que se destacaram.
a outra na planta baixa. Mas todas asseguram plena privacidade, vista da selva e balcões próprios. Todas estão equipadas com pisos de ma deira, banhos integrados ao quarto com jacuzzi, acesso à internet wifi, cofre, plasma de 32 polegadas e frigobar. Mais informações no site www.hotellacantera.com.
CONFORTO
MEIO DA NATUREZA
Rede GJP investe pesado em novas unidades e na ampliação dasjá existentes
Bonança em 2010
2010 promete ser deboa GJP Hotéis e Resorts. Resort,emGramado(RS), está com o calendário de eventos re cheado, acimado normal, nacompa ração com outros anos -a média anual deeventosdemédioegrandeportes éde25, este ano serão mais de 33. O setor é responsável por42%dofatura mento da unidade.
Em 31 de outubro, a rede hoteleira faráainauguraçãosimultânea,em sofl opening, dedoishotéis:oViverone, em BentoGonçalves (RS), eo Meridiano, em Maceió(AL), com investimento de R$ 18 milhões e R$ 30 milhões, respec tivamente. O Viverone terá foco maior no corporativo, com a expectativa de sediar40eventosdeatémil pessoas porano.OMeridianopretendeexplorar tanto o corporativo quanto olazer. EmFozdoIguaçu(PR),o Iguassu Re sort receberá investimentos deR$13 milhõesparaa remodelação desua áreaeampliaçãodonúmerodeapar tamentos, quevaidosatuais75para 120. As obras terão início em abrilese estenderão pelos próximos 18 meses. SegundoMarceloMesquita,diretorde Marketinge Vendas daGJP,a unida dedeFozdoIguaçuéumaapostada redeemfunçãodo grande interesse internacional pelo destino. A GJP tam bémestá montando um departamento especializado em receptivo interna cional para estreitar o relacionamen to com os operadores que atuam no mercado.
MARÇO
Recentemente, a GJP encomendou uma pesquisa que mostrou que cada vez mais pessoas estão tirando férias em março para fugirdo movimento da alta temporada. São casais com filhos adultos, autônomos, casais da terceira idade ecasaissem filhos, principal mente. Pensando nisso, a rede crioua prc>moção Gm DiaaMais, válida até 31 demarço,quegaranteuma diária gra tuitaparacadatrêsdiasdehospeda gem.Aofertaabrangetodasasunida desdarede(Gramado. Maceió, Natal, FozdoIguaçu,PortoSeguroePortode Galinhas) eé válida paracompras fei tas pela Internet (www.ldiaamais.com. br)."Estaéumadasdez campanhas
NOTAS
PROMOÇÃO
Atéapróxima quinta-feira (dia 18), a operadora CVC ea companhia aérea Ibéria permanecem com a promoção iniciadanoúltimodia8,que garante descontos de até 30% em pacotes para a Europa. A ação envolve 65 destinos e 08 descontos são válidos para viagens realizadas entre 8 de março e16 de junho e entre 19 de setembro e8de dezembro, com permanência mínima de cincodias.Os pacotes podem ser parcelados em até oito vezes.
voltadas aopúblicofinala serem fei tasaolongodospróximosanos, com linguagemacessívelpelaweb",conta Mesquita, acrescentandoqueaação fazpartedeumaparceriaentreGJP, PMweb e GP7.
2009 AGJPnão escapou àsfortescrisesde 2009 e registrciu queda dereceitaem alguns meses doano passado. Areto madadosbons negócios deu-seapar tir de outubro, e nos meses de novem
bro,dezembroejaneiroosresultados atingidos superaram as metas, com a ocupação média batendo nos 90%. Ma avaliação do diretor de Marketing e Vendas,os motivos foram basicamente dois. üm deles foifatodeoBrasil ter saídorapidamentedacrise.Oprinci pal, entretanto, foia inclusão no mer cado consumidor da tão falada classe C."Aaberturadecréditoquepermitiu a entrada da classe C na indústria de viagensfoiagrandeviradaparaoturis monacional",acreditaMesquita.
Páscoa encantada no Royal Paim Plaza, Diversão, entretenimento e descanso com a magia de um conto de fadas.
Aproveite a Páscoa para viver momentos únicos em um cenário especial e desfrutedetodaa sofisticação do Hotel de Luxo do Ano. Além da completa estrutura de lazer do resort ede uma programação exclusiva, você e sua família vão se divertir com os personagens encantados deA Bela ea Fera emumlindoe exclusivo musical ao vivo ecom efeitos em 3D, pela primeira veznoBrasil.
IVaIt Disney World Resort na Flórida RANKdmS, "Frade Tc^ e Âmerican Airlines
querem que você celebre suas conquistas no lugar ideal: Wait Disney World Resort, em Orlando, na Flórida.
Escreva para a gente dizendo o que e com quem você quer cefebrar em WaIt Disney World Resort e concorra a uma viagem com acompanhante.
PRÊMIO
2 passagens aéreas da Âmerican Airlines para Orlando (saindo das cidades comvoosda Âmerican no Brasil), em classe econômica
Quatronoitesde hospedagem em um Hotel Resort Disney Ingressos Magiaà sua Maneira com opção Park Hopper para duas pessoas para todos os parques de Wait Disney World Resort
Carro da (Aiamtí] durante a estada
1 prêmio surpresa que1brinde + divulgaremos no dia do exclusivo anúncio do vencedor
TradeTours
Confirao regulamento no Portal PANROTAS (www.panrotas.com.br) e participe. Você tematé 30 de abril para enviar sua história e ter a chance de celebrar suas vitórias em WaIt Disney World Resort. E melhor: com quem você escolher.
Essa promoção tem caráter cultural enão está ligada àcompra TRAD^TOURS^E K da melhor ritório nacional. Evedada a participação de funcionários (ou seus classe econômica da Âmerican Airlines (em baixa frase, escoifiida por júri composto por integrantes das empresas Kv World cinco dias de ingressos para os parques de Wait Disney World Resort temporada, sujeito à disponibilidade dos voos). quatro noites raro da Alamo durante a estada e um superprêmio surpresa a ser divulgado com (oferecidos peiaTrade Tours, Operadora Selecionada Disney no BrasH nos Estados Unidos, pagamento de oanúncio do vencedor. Quaisquer custos fora desses prêmios wnriri Rpsort Oembaraue deverá ser feito em qualquer cidade servida pela Âmerican Airlines no taxas de emissão do bilhete e extras e refeições durante sua esteda em narticioante ooderá enviar apenas uma fase, em que explicará oque quer celebrar em de abril eo vencedor será anunciado durante o mês de maio.
Sabre reforçado
Acordo de conteúdo total com a Tam, crescimento no País e comemoração de25anosna América Latina animam GDS lídernomercado brasileiro
O presil||nte mundialdoSabre, Creg Web0 esteve no Brasil, na 8®mana j^ssada, paradarinícioá celebração dos 25 anos do GDS na América Latina (no Brasil são 19 anos). E para reunir-se com funcio nários e os maiores clientes do Sa bre, como a Flytour, Gapnet, CVCe Alatur. Webb comemora a lideran ça do Sabre no mercado brasilei ro, que tem o maior crescimento da América Latina e 25% de share, à frente do México, com 18%.
"Fomos o primeiro GDS a chegar ao Brasil", afirma ele, que também celebra o acordo de conteúdo total já assinado com a Tam, que deve ser Implementado no começo do segundo trimestre deste ano.
"O Brasil éo país mais difícil do mundo para a distribuição", diz Greg Webb, comentando sobre a diversi dade de sistemas (portais, GDSs, integradores) criados nos últimos anos pelas aéreas brasileiras. Ago ra, com a volta do conteúdo da Tam ao sistema eo acordo que existe com a Gol, que garante acesso total nas ferramentas corporativas do Sa bre (para as demais tarifas ainda há restrições), ele acredita que avida dos agentes de viagens brasileiros irá melhorar.
"Chegaum estágio das companhias, mesn^ as tow cost, em que elas têm de apostar em multicanais. Conti nuam vendendo direto no site, mas sabem que precisam estar em todos os canais, inclusive nas agências. Mo mercado da aviação, se uma empre sa não cresce, está fora do merca do.Eparacrescer,elas precisam de todos os canais de venda", disse ele em entrevista ao Jornal PANROTAS. Sobre a questão do custo dosGDSs, muito criticados pelas empresas bra sileiras na época de lançarem seus portais, ele disse que houve, sim, adaptações à nova demanda, mas que não considera que os custos de um sistema de distribuição sejam caros. "As empresas aéreas somente nos pagam quanto o agente de via gens efetua uma venda. Na pesqui sa, consultas e outros serviços, elas nada nos pagam". "OGooglecobra por consulta, para que as empresas apareçam... Nós não", disse o líder do Sabre.
FORÇA DAS AGÊNCIAS
Webb acredita que nos Estados Cinidos a venda via agências de viagens estabilizou-se e entre agências off-Hne e as on-line a venda de passagens aéreas por esses canais pode chegar a 60%. O vice-presidente para a América Latina do Sabre, Jay Jones, afir mou que quem previu o fim das agências de viagens errou, e que sempre haverá pessoas fazendo reservas de formas diferentes. As agências também evoluíram e mu daram ehoje estão on-line oujá nasceram nesse novo formato. "O cliente quer ter o poder de esco lher. Comparar. Saber o que está
acontecendo em todos os canais e decidir qual o melhor", disse Jones.
BRASIL
"OBrasilviveum grande momen to econômico, éo que mais cresce para o Sabre e está atraindo muitos negócios doExterior. Essas empre sas querem que suas transações em viagens tenham os mesmos padrão eparâmetros.Éoqueoferecemos.
Com a Tam na Star Alllance, a aliança da Gol com a American Airlines, as empresas brasileiras alcançam novos patamares e os GDSs trazem muitos benefícios para elas", conclui Greg Webb.
JayJones,GregWebb. Karina FioranelieLuiz Âmbar
Parana
Rextur coloca novo portal no ar
O Rexíácil promete agilizar e facilitar o dia a dia dos clientes
A novidade Rexfácil,portal da consolidadora da consolidadora deSãoPaulo
A consolidadora Rextur, presidida v.por Goiaci Alves Guimarães,está lançandoseunovoportal,o Rexfácil. Entre as novidades, além da agilida de e do ambiente amigável, o novo portaldaRexturagora também permitedividir reservas ereemitir bilhetes. "Lançamos o Rexfácil pri meiramente para 20 clientes, que por um mês nos reportaram suges tões e melhorias. O novo portal é mais ágile dinâmico e também tem mais opções defiltros para busca. Agoraaagênciapodeterumhis-
tórico de reservas e emissões no próprioportal",dizodiretordeMa rketing, Luciano Guimarães, que se envolveu pessoalmente comode senvolvimento do Rexfácil. "A Rextur tem como prioridade en tender as necessidades dos clientes
paradesenharuma Unha deserviços queatendamsuademanda",conti nua ele. "Em 2009 vimos a explo são da classe C viajando. ARextur atende desde agências com público das classes CeD até as especializa das em alto luxo. Nosso diferencial é
Network
fomentando
25anosde Liderança na América Latina eno Caribe
O Sabre Travei Network\ líder mundial em fornecimento de soluções de alta performance paraa indústria de viagens, temo orgulho de comemorar 25 anos de liderança naAméricaLatinaenoCaribe.
Nosso compromisso é oferecer as melhores soluções de viagens para auxiliar as agências corporativas e de lazer a otimizarem suas operações, obterem mais receita e prestarem um excelente atendimento aos clientes. Agradecemos nossos clientes pela confiança depositada. Prometemos ^ continuar sendo defensor e parceiro comercial de todas as agências
Sabre Connected^'^\
^sabretrave! network.com
LUCIANO GUIMARÃES
adequar nossos serviços para aten der diferentes necessidades do dia a dia dos agentes".
A consolidadora também lançou facilidades para o atendimento aos passageiros. Aagênciadeviagens quequeiraestaron-linepodetero portaldaRexturemseusiteeaten der a seu cliente, com sua marca, e sem custo (apenas para as agências clientes da Rextur).
Informe-se com seu promotor de vendas ou no vkfwv^/.rextur.com.br.
PAN NOTAS
ACESSO LIVRE 3
Em comunicado oficial, a Lan ^ informou quetodasas operaçõesdevoosnacionais-dentrodo ^ território chileno -e internacionais ^ estão normalizadas, bem como a venda de passagens para todos os destinos, que podem ser adquiridaspor agências deviagensoupelositeda companhia.
VIAGENS CORPORATIVAS
ACarlsonWagonlitTravei promoveu um treinamento ^ dos principais produtos que z; compõem oCWT Program Management Center. ferramenta ^ global destinada àgestãodoz: programa deviagensdeseus clientes."Émuitoimportante r alinharmos o conhecimento sobreos nossos produtosglobaisna— CWTemtodoomundo,alémde r prover aosnossosgerentesde ^ relacionamento recursos para ^ transformar isso em resultados z: relevantes aos nossos clientes", j disse a especialista do produto ^ í eresponsávelpelosuportedos zi usuários internos da CWT em todo o mundo, Ewa Raurowicz. ^
FERRAMENTAS 3
Foram apresentadas aos ^ agentes quatroferramentas: zi CWT Diagnostic (identifica com ^ exatidão o perfil da empresa eo ^ nível de maturidade no programa z •de viagens), CWT Policy Builder (auxilia na revisão ou criação rj de uma política de viagens 3 com base nas informações ^ ' obtidas junto ao cliente), CWT a Policy Messenger(sistemade z mensagens desenvolvido para i i reforçar o cumprimento da política •deviagenspelo viajante) eCWT iProgram Review (ferramentaque analisa o desempenho eotimizao ; programadeviagens).
Blogs PANROTAS
DE QUEM TEM ODIlliaO
Para VOCÊ que gosta de analisar várias opiniões
Artur Luiz Andrade Cássio Oliveira Luís Fernando Vabo Jeanine Pires Maurício Werner
Martin Jensen Paulo Salvador Ricardo Amaral
Renê Castro Viviânne Martins
Feito para ^
turismo
Cada vez mais próximo do setor tu rísticoe investindo ativamente no cha mado "nicho turismo", seja por meio denovosprodutos,bemcomodetec nologia, recursosoumesmogarantias, o Itaú seguesendoumaespéciede "avalista", digamos assim,do quanto o turismo é uma atividade crescente, promissora equesegue evoluindo a passos largos. Afinal, ninguém tem dúvidada capacidade deumdos maioresgigantesdosetornomundo em avaliar os bons investimentos. Aindamaisagora,comasperspecti vasqueseabremparaoturismopor conta deo Brasil ser o país que em breve sedia dois dos principais even tosmundiais-aCopadoMundoda Fifade 2014 eaOlimpíadade2016.E o Itaú, quejáéo primeiro patrocinador oficialda Copa noBrasil,já apresenta
feitoparasua empresa
umalinhadecrédito com oBNDES destinada, exclusivamente, a meios de hospedagem quequeiramsereequipar, reformar, expandirouentrar emoperação visando a realização do maior evento dofutebol mundial. E, no caso doRiode Janeiro, também a equipamentos hoteleiros comvistasà Olimpíadade2016.
O valor do financiamento fica entre R$3eR$10milhõesporum período de até 12 anos ou,no caso deequi pamentos pré-existentes, podechegar a até 18 anos. "Nos projetos que te nham, comprovadamente, compro metimento com a sustentabilidade, é possivel ampliar isso pordezanosadi cionais",dizadiretoradeProdutosde Pessoa Jurídica do banco, Sandra Boteguim, que ressalta, alémda garantia que significa o risco de crédito serdo Itaú, ofatodeoalinhaserbarata,isto é,comjurosbaixos,edelongoprazo. AoladodeÂngeloFernandes,osu perintendente de Produtos de Pessoa Jurídica, Sandra explica que o proce dimentoparasecandidataràlinhade crédito éo mesmo de todos os produ tosItaú:deve-seprocurarogerentede pessoa jurídica daagênciaondeaem presatemcontaou,nocasodosnãocorrentistas, dirigir-seauma agência Itaú em busca do mesmo profissional
paraseaprofundarsobreotemaese candidatar.
SUPORTE E CÂIWBIO
"Temosumagrandeequipedandosu porte a nossos gerentes paraque eles possam oferecer um atendimento de qualidade e dirímir quaisquer dúvidas dos potenciais usuários", conta Fer nandes. "Eles,inclusive, podem anali sarseesteé mesmo omais adequado para aquela empresa ouse pode ser casado com outra linhade crédito ou produto", continua o executivo, que lembraaindaqueháoutraslinhasdo turismo voltadas a equipamentos em geral-nãorestritaà hotelaria enema grandeseventosesportivos.
Sandra destaca também o câmbio fi nanceiro, uma exclusividade Itaú, que permite facilidades como fazer to dasasoperaçõespelaInternet-até mesmo do celular - com os mesmos diferenciais de quem opera o câm biode exportação/importação. "De dezembro para cá, este produto teve um crescimento da ordem de30%", diz. "Isso mostra o quanto oBrasil está atraente para investimentos em turismo,porcontadesuaboaima gemno Exterior edofatodereceber aCopaeaOlimpíada".
Alémdo câmbio, o superintendente
Gladstone Campos/
Gigante do setor financeiro anuncia linha de crédito para a hotelaria visandoa 2014 eseguedando amostras de que o setor turístico é umótimonegócio
de Produtos Ativos, Caríos Macariello, ressalta as facilidades para as ope radoras e agências de viagens, que trabalham em seu diaadia,o tem po todo, com cheques pré-datados e parcelamentos viacartãode crédito. "Temos vários produtos e muitas ga rantias,oquepermiteàsagências oferecerem a seus clientes taxas de jurosmais baixas, alémde antecipar areceitadopagamento,comoseele tivessesidofeitoavista".Outrafacili dadeéacomprade traveller checks, uma boa orientação que agências po dem dar a seus clientes. Eles podem comprarpelaInternetetê-losentre guesemcasaem24horas.
MOEDA ESTRANGEIRA
Paraseterumaidéia,a base de clientes de turismo do banco cresceu aproximadamente 20% no último ano.A participação dosetor turísti
co nos ativos também registrou in cremento semelhante. Nãoà toa, o parceiro oficial dalatano Brasil, que em dezembro lançou linhade crédito deatéR$50mil para aquisição de viagens por pessoa física, aposta em maisprodutospara facUitar odiaa diade agências e operadoras detu rismo.
Éo caso da CCME (Conta-corrente em Moeda Estrangeira), criada para protegerasempresasdasvariações cambiais. Trata-se de uma conta aberta noBrasil que opera nas prin cipaismoedas disponíveis e permite queseescolhaomelhormomento de converter a moeda. Eo que é melhor,permitemovimentaçãovia internet. "A CCME Online Turismo veio para facilitar ainda mais a vida de quem trabalha com câmbio", afir maÂngeloFernandes. Veja maisem www.itau.com.br.
PATROCINADORES DO FÓRUM Travei Ace Iberostar
Mesmo diante das diversas crises mundiais, a Travei Ace fechou 2009 com balanço positivo deações.A principal delas foi aparceriacomo ComitêOlímpicoBrasileiro (COB), quegaran te assistência oficiala toda delegação e atletas da entidade. Para 2010, ano em que a empresa comemora três décadas devida, algumas novi dadessão:produtosdeassistênciaespecíficos paragestantes,tarifasespeciaisparaaniversa riantes, segurocontra fraude decartãodecré ditoeplanocomtarifas econômicas.
Nofinalde fevereiro, o site da Travei Ace foi lançado naversãomobile,tendoemvis taque grande parte dos viajantes acessam ainternetpelocelular.Noiníciodomês,a empresa renovou a parceria coma CIS Travei Association, responsável pela promoção do
turismo nosEUAepela organização doPow Wow, e continua a oferecer aos participantes latino-americanos assistência durante o en contro deste ano.
MY ASSISTANCE
Eo plano de assistência de viagens My Assistence,da Travei Ace,estácomemorandoum ano de existência com mais de50mil clientes assegurados.Para2010,a expectativa daem presaé crescer 30%coma presença emnovas praçase campanhas promocionais. O My Assistanceoferececoberturaparasegu ropor morte acidental, gastoscom assistência odontológicadeurgência,medicamentos,as sistência para localização debagagem,trasla doporenfermidadeouacidente.
Novo passaporte
AGlobal Team, empresa especializada em receptivoerepresentaçãodepassageirosem aeroportos,anunciousuaexpansãointerna cional.Oprimeirodestinoestrangeiroacon tarcomos serviços da empresa é Oriando, nos Estados Unidos,que desde oúltimodia 8jáofereceoreceptivoGlobalTeamemseu aeroporto."Damesmaformaquenossaope raçãonoBrasil,oferecemosumatendimento bemvipemOrlando.Para tanto, contamos comumaequipeexperiente,que conhece o aeroporto e ajudará o passageiro emqual
quer necessidade, como atendimento node sembarque, acompanhamento para transfers e conexões, checagem antecipada dareser va- garantindo preferências específicas de assentosajudadocheck-in-nahorado preenchimento de formulário, por exemplo -, entre outros serviços", afirmou a gerente ope racionaldaempresa, Liliane Navarro. "Em breve, também lançaremos o serviço de transfer,com opções de carros executivos ouvans. Otransportelevaráosclientesaosprincipais hotéis do destino", completou ela.
Desde 2003, quando arede espanhola Iberostar decidiu operar no Brasü com o navio de luxo Ibe rostar Qrand Amazon (AM), nãoparoude investir e crescer. Hoje, apósseteanos,jácontacom outros dois hotéis na Bahia, dentro do complexo Praia do Forte, que integra ainda um campo de golfe, spa e um condomínio com unidades residenciais, o Iberostate. A Iberostar seguecomseuplanodeconso lidação no País, com projeto para a construção de umterceirohoteleo início deoperaçõeshoteleiras em adminisü-ação ouem sociedade comgmpos de investidores.
Deacordocomodiretorcomercialede Marketing da Iberostar Brasil, Orlando Gíglio, no decon^r dos anos a rede aprendeu a trabalhar com o mercado brasileiro e agora, mais seguros e consolidados, dão seguimento aos investimentos planejados no
orçamento inicial, de ÜS$ 250 milhões, incluindo aíoterceiro hotel. "Muitas vezes,o investidor inter nacionalnãotemumavisãomuitoclaradecomo são as operações no País. Agora a nossa análise é de que o Brasil tem um mercado interno cada vez mais poderoso, com poder de compra, equeos brasileiros são grandes clientes", avalia Giglio.
CONVENÇÕES
Opróximo investimento da rede será a expansão de centro de convenções do complexo Praia do Forte, hoje com cinco salões. Até junho, segundo o dire tor Orlando Giglio, será inaugurado um novo salão (climatizado e equipado como osdemais) com 1,5 mil m^ ampliando a capacidade deeventospara maisdeduas mil pessoas. Osdoisresortsdo complexosomam1.168 apartamentos.
GTA
Crescimento de23%no número de turis tas atendidos e de 18%no faturamento. Estes foram o resultados da GTAno con turbado ano de 2009, na comparação com 2008. Segundo os dirigentes da empresa, os bons resultados devem-se ao forte in vestimento em capacitação dos agentes de viagens-noanopassado,quasequatro mil profissionais foram treinados. E2010 começou no mesmo ritmo: entre março, abrile maio, a empresa levará 78 agentes de viagens paulistas paraum treinamento
na Costa de Sauípe, na Bahia. üm dos principais produtos da GTA atual menteéoGlobal,quemantém ÜS$ 100mil decoberturapara assistência médicaeaci dentes etem validade de12 meses. Trata-se do produto com maior nível de cobertura da GTA. Recentemente, devido aos problemas ocorridos noChile,a empresa disponibilizou aprorrogaçãodacoberturasem ônus para osclientesque ficaram impossibilitados de retornar aopaís quando os problemas aero portuários ainda ocorriam.
Ângelo Fernandes e Sandra Boteguimj
Patrocinadores .20^0
16a22demarçode2010
numero
Terceiramaior consolidadora do IPaís, a Esferatur, com sede em São Paulo, promete abrirmaisumauni dade este ano.OdiretorCarios Vazquez (foto) mantém segredo, masjá está em negociações adiantadas. A empresa tem filiais em Blumenau (SC), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis, Joinville (SC), Lon drina(PR)eRiode Janeiro eteve movimento de ÜSS 151 milhões em 2009, contando apenas as vendas de passagens aéreas em empresas es trangeirasqueoperamnoBrasil(ou seja,semTame Gol eodoméstico).
"Este ano vamos consolidar nosso
PAN NOTAS
EMBRAER NO
GOLFO
A Embraer entregoudoisjatos Embraer 170àGulf Air, a companhia aérea estatal do Reino do Bahrein, localizado no golfo Pérsico,na sede daempresa •am SãoJosédosCampos(SP). As aeronaves sâo objeto deum •contraiodeleasingfirmadoentre a fabricante eaaérea logo após oShowAéreoInternacionaldo Bahrein, em janeiro passado.
I EXPANSÃO = : PORTENHA = Duranteeventorealizado r i naúltima semana, em Sâo = Paulo, a Aerolíneas Argentinas; anunciou queaguarda aprovação governamental para começar ja operar sua quinta freqüência i diáriaentreGuarulhose Buenos Aires,cominícioprevisto para julho. "Como ovoo ainda estásujeitoàaprovaçãodo governo, não temos horários definidos", explicou ogerentede VendasInternacionais, Fabfán Lombardo.
portal como a melhor ferramenta hojenomercado.Somos pioneiros no desenvolvimento daempresa Wooba,quehojeatendea70%dos 15 maiores consolidadores doPaís. Oqueprovaqueéamelhorferra menta",dizCarlos Vazquez. Mais metasdaEsferaturem 2010, segundo o diretor: Investimentosnaoperadora,com
IBEROSTAR Grand Amazon
fretamentos para destinos do Caribe; Continuar mantendo a melhor equipe em todas as praças onde a Esferatur está presente; Agregarprodutosdequalidadea suas agências clientes no mercado corporativo; Intensificar os treinamento os agentes de viagens.
Saiba mais: (11) 3568-4300
Você merece conforto e requinte.
Convide-se a navegar pela Amazônia a bordo do exclusivo navio Iberostar Grand Amazon.
Sistema Ali Inclusive que oferece show, passeios, trekkings, palestras sobre fauna eflora, focagem de jacarés ea mais bela das paisagens do mundo, a selva Amazônica!
Opçõo inesquecível: 7 noites com *upgrade garantido
Validade desta promoção: saídas de 18l03l2010 a 08f04f20W
Reservas e informações (21) 2546 3150 ou (92) 2126 9900 | reservas.manaus(@iberostar.com.br
Somente será permitido o embarque de crianças a partir de 12 anos.
Upgrade para deck superior ao reservado/pago (suíte royal nâo incluída na promoção) | ^Saídas todas quintas e domingos do Porto Internacional de fVIanaus. | ^Taxas nâo incluídas. as
COM OTÉRMINO
DO CARNAVAL, RECIFE SE MOVIMENTA
PARA AS FESTIVIDADES
DA SEMANA SANTA
Passada aressaca dos fes
tejosdeMomo,Recife se prepara agora para uma outra grande celebração, desta vez de cunho religioso:a Paixão de Cristo, na Semana Santa. Entre 31 demarçoe4deabril,otradicional
Marco Zero da cidade receberá nove palcos, que trarão um pouco da magia de Jerusalém para a terra do mangue. Sob a direção de José Pimentel, que pelo 33- ano conse cutivo encarna o papel de Jesus, a 14^ edição da encenação é compos tapor 1CX) atores e 300 figurantes e se apresenta como mais um período favorável ao turismo na capital per nambucana.
As expectativas do trade local são positivas:a Associação da Indústria de Hotéis de Pernambuco (ABIHPE) acredita em ocupação de 87%.
A permanência média dos turistas, segundo a entidade, deve variar entre quatroecincodias."Hátrês anos os hotéis ficam cheios", conta o presidente da ABIH-PE, José Otá vio Meira Lins.A Abav-PE, por sua vez, espera incremento de 30% nas vendas de pacotes para oRecifeno período. Para a Associação Brasilei ra das Locadoras de Automóveis de Pernambuco (AbIa-PE),a ocupação média dafrotano período, que che goua60%no ano passado, deve
PANROTAS, destino
Edição 21 -16a22de março de 2010
DO PROFANO AO SAGRADO
bater nos 75%.
Além da encenação da Paixão de Cristo, Recife tem uma extensa pro gramação de missas, celebrações, vigíliase procissões. Na Sexta-Feira Santa (2 de abril), as paróquias ce lebram a Paixão do Senhor Jesus e seguem em procissões pelas ruas da cidade. No sábado, são realiza das a Missa daVigíliaeo Sábado de Aleluia,e,no domingo, a Missa da Ressurreição. Naquinta-feira(8 deabril), as igrejas celebram amis sa do Lava Pés. "Maso visitante poderá aproveitar também para conhecer a beleza ea história das diversas igrejasebasíli cas da cidade", sugere o secretário de Turismodomunicípio, Samuel Oliveira.E, realmente, um tour pelas igrejas históricas doRecife pode ser uma boa pedida. Veja detalhes sobre algumas delas.
BASÍLICA DE NOSSA
SENHORA DO CARMO
OATOREDIRETOR JOSE PIMENTEL NOPAPEL DE JESUS CRISTO
As datas são controversas, mas estima-se que a construção daba sílica tenha começado entre 1665 e 1667 -o término deu-se em 1767. Com arquitetura emestiloRococó, o templo possui uma imagem em tamanho real de Nossa Senhora do Carmo, padroeira doRecife.No altar destacam-se coroas de ouro e pedras preciosas. Endereço: Largo Nossa Senhora do Carmo.
CAPELA DOURADA
Abalada porumincêndiona década de 1970, aigreja foi construída no século 18e possui pinturas sacras, mobiliárioem jacarandá e uma ima gemdo Senhor doBom Jesus dos Passos. Noaltar, destaque para o oratório com a imagem do padroei ro da paróquia. Endereço: ruaMa dre de Deus, s/n, bairro doRecife.
CONCATEDRAL DE SÃO PEDRO
Construída entre 1696 e 1724, a ca pela foi ricamente decorada em es tilo barroco. Seu nome diz respeito a quantidade de ouro utilizada nas paredes, altares eteto.Aolongo de mais de 150 anos, a deco ração da capela contou coma participação de inúmeros artis tas regionais, que trabalharam emItens como arcos, painéis, altares emobiliário. Endereço: ruado Imperador, s/n,bairro Santo Antônio.
As obras tiveram início em 1728.
Um ano depois ficaram prontos o consistório, a capela-mór ea sacristia - 30 anos mais tarde foram inaugurados o corpo da igrejaea fachada central. Oal tar de Nossa Senhora da Sole dade ficou pronto em 1781, ano que muitos historiadores credi tam como o da construção da concatedral. No teto estão enta lhadas as armas de São Pedro e as imagens dos 12 apóstolos. Endereço: Pátio de São Pedro, s/n, São José.
IGREJA NOSSA SENHORA DA PENHA
ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO 00 RECIFE
IGREJA MADRE DE DEUS
As obras foram feitas entre 1656 e 1882. Em um dos altares está otú mulo de DomVital, cujos objetos pessoais estão dispostos na sacris tia. Endereço: Praça Dom Vital, s/n, Bairro São José.
Então, você decide que vai viajar.
Começa a imaginar lugares inusitados, com praia, moda, gastronomia, passeios incríveis, muita diversão cultura e elementos que despertem o seu espírito aventureiro.
Seja qual for a sua motivação, esse lugar que você tanto procura existe. Esse lugar cheio de ritmo e alegria, dia e noite, éo Recife. Vem, o Recife te quer.
EXPERIMENTAMOS
O
iLHA DA MADEIRA resdrt, empreendimento dentro DA Ri VIERA DE SÃO LOURENÇO, NO LITORAL PAULISTA
I ha dâ-Rivrera
) demuitosturistas,aRivierade snço, nomunicípiode Bertiofsul paulista, está emconstant"õlução. Desde 1979, quando foram fixados os primeiros alicerces iniciais e asfaltadososmetrosderuas,só cresce onúmerodepessoasinteressadasem ter propriedades em alguns doscerca denovemilhõesdemetrosquadrados deáreadolocal.Hoje.31anos depois, observa-se queo projeto, encabeçado pela Sobloco Construtora, está apenas começando. Isso porquea Riviera possuiaindametadedoseuespaço disponível paraconstruçõesparaas maisvariadasfinalidades,respeitando sempre uma política de preservação do verde que envolve o megacomplexo. Sãocomo263camposdefutebolde pura e intocada Mata Atlântica. Para oturista,a sensação éde imersão em um universo paralelo, repletodebelas paisagens, crianças correndo pelas ruas e famílias aproveitando osolparades frutardaexclusivapraiadaregião.Na alamedadoRemoestálocalizadoo Ilha daMadeiraResort,umdosprincipais
ACOMODAÇÕES
Dos183 apartamentos doIlha da Madeira, apenas31estãodis poníveisparareservas.Elessão divididosemtrêstorres{A,BeC) eseguemomesmopadrão,com salade estar ejantar,cozinha com pleta, TV a cabo, telefone com linha direta,dois banheiros edois quartos (casale filhos), essesdois últimos ficando acritériodo cliente pedirou não. Uma boa surpresa para quem visitaaunidadepelaprimeiravezé o tamanho da varanda, com espaço pararedede descanso, cadeiras e uma mesa pequena. Algumas aco modaçõestêmvistaparcialparaa praia,sempretranqüila.
LAZER E ENTRETENIMENTO
atrativos paraquem visita o balneário. Defachada imponente, oempreendi mentodivideamacomoutrosprédios, todoscomfoco residencial. O'Ilha', comoéchamado,éummeiodehos pedagem di ferenciado, a começar pela administra ção, dividida entre o Grupo Riema (res ponsávelpelo pool deloca ção) e Qescom (condo mínios). Para o visitante, essadivisãoéimperceptível,afinal, hóspedese proprietários de apartamen tosdividemas mesmas regalias, como serviços de praia, camareira, manobrista,entre outros. Falando em regalias, a reportagem doJornal PANROTAS passou um fim de semana no Ilha da Madeiraetrazuma avaliação completa da estrutura da hospedaria.
A BALA DO APARTAMENTO E EQUIPADA COMTV,SOFÁEMESA DE REFEIÇÕES TODAS AS ACOMODAÇÕES POSSUEM
Duas piscinas uma delas cllmatlzada fitness center, sala de leitura, salao de jogos para adultos e crianças, saunas seca ea vapor, quadras de tênis, poliesportiva e de areia. Essas são as opções (e não são poucas, diga-se de passagem) disponíveis no Ilha da Madeira. As piscinas, claro, são as mais concorridas, por isso contam com um minibar de drinques e sorvetes da marca norte-americana Hâagen Dazs. Amanutenção nestas áreas é constante, ou seja, é chegar e desfrutar, üma novidade-, até o fim deste mês, os aficlonados por tênis terão um bar exclusivo, üm espaço gourmet também está por vir. As obras já estão na reta final.
^ ÍÜb^ p!» MApnR^
ALIMENTAÇÃO
o responsável por conquistar os paladares dos clientes do resort e o restaurante e pizzaria Funchal. De decoração clássica e munido de boas opções gastronômicas, o espaço (terceirizado) está aberto praticamente o dia todo. Encontra-se as portas fechadas apenas em pequenos intervalos entre as refeições, geralmente para reorganização das mesas e elaboração do cardápio. Para os hóspedes, a reserva inclui apenas o café da manhã, servido das 7h30 às 10h30. Vale lembrar que há outras opções na riviera. mas quem não provar a pizza do Funchal não pode falar que utilizou o serviço. Bom apetite!
ATENDIMENTO
Talvez oquesito de menos expressão no resort. Uüliza-se apalavra "talvez" porque quando se fala em atendimento na hotelaria, oque vale éaopinião de cada um. Mo caso da reportagem do Jornal PANROTAS. atendentes desmotivados e com déficit de atenção aos pedidos foi uma constante, com exceção feita as cama reiras, bastante carismáticas e eficientes na arrumação dos quartos. Ogerente geral da unidade, Tiago Bulgarelli, na função desde julho do ano passado, revelou que por conta do mau tempo, a ocupação sofreu uma queda considerável. A expectativa até omeio da semana era de resort lotado, mas São Pedro resolveu atrapalhar os planos do dirigente, já conformado com orevés. Essa pode ter sido a resposta para a falha no atendimento. Na baixa temporada, oIlha da Madeira conta com 45 funcionários; já na alta estação, esse número sobe para 75.
DESTINO. NADA DE PERQUNTAR ONDE FICA O UDCAL. DURANTE n PERCURSO,DE CERCA DE 1 6QKM, NADA DE CONVERSA. AS DUAS MÃOS AO VOLANTE, OLHOS ATENTOS E RESPEITO AOS LIMITES DE VELOCIDADE. pEQUE UMA BALA E REFRESQUE A GARGANTA EN QUANTO ISSD. UMA CARTA DEIXADA NO BANCO É DO DIRETOR COMERCIAL DA EMPRESA, ALEXANDRE Pinto, informando o tempo do traslado, su gerindo QUE DESFRUTE DA PAISAGEM DO LITORAL E DESEJANDO, AOFINAL,UMABOAVIAGEM. AO CHEBAR NO DESTINO FINAL, O CONDUTOR SUGJERE QUE O PASSAGEIRO VÀ FAZER O CHECK-IN EN" ' lUANTO ELE RETIRA AS MALAS EAS ENTREGA AO
RENÊ CASTRO. BERTIOGA (SP)
Conheça toda a programação
Éa m^iis ciualificada ea maior oferta de viagens com guia em portuguGs.
Eittor-chsfe; Artur Luiz Andrade {artur@panrolas-com.br)
Reportigeits: Cláudio Schapochnik, Renê Affonso de Castro, Alex Souza, Gabriel Guiráo, Fernando Chirotto eFelipe Niemeyer (RJ)
^otágralos; EmersondeSouzae
^Mrluce Balbino
Colabvadores: Noniesli- Antonio Roberto Rocha (arrocha®sarnnet-Com,br)
Informações: www.fenixtur.com.br/ hotsite/fenixday.html ou 0800 770-4900
24 Encontro Comercial I Canadá para Operadoras de Turismo
Local: Hotel Tivoli, São Paulo
Informações: sheila@vertebratta.com.brr
*— 24
Treinamento Machu Picchuda Pisa Trekkíng
j Local: Pisa Trekking, São Paulo
Informações: (11) 5052-4085 ou pisa@pisa.tur.br
f— 24a27FeiradeTurismoMuito Especial de Pernambuco i Local:Chevrolet Hall, Olinda(PE) Informações: www.feiraturismope2010.org.br ' ou www.muitoespecial.com.br
24 a 26 13- Encontro Nacional dos Sindiocs
Local: Salvador
Informações: (71) 3450-4218 ou sindlocba@sindlocba.com.br
Nos últimos anos, cerca de23 milhões de pessoas passaram afazerparteda chamada faixa intennediária,ou classe média. Atenta a essa tendência, aBraztoa desenvolve seu jí" Fncontro Conierci.il, com foconasexpectativas desse público, cadavez mais interessadoemturismo.
ALIANÇA INSTITUCIONAL ^
oFórum PANROTAS está emsua oitava edição. Novamente reunimos as lideranças de nosso setor para compartilhar conhecimento e buscar novos caminhos.
Agradecemosaos participantes quenos acompanham nessa jornada em favor do turismo brasileiro.
Eum especial MUITO OBRIGADO aos nossos parceiros, apoladorese patrocinadores.
FÓRUM PANROTAS
feitoparasua empresa
3* Workshop Mgoour
Encarte especial - Jornal PANROTAS 902- março de 2010
Produto e informação
Evento da operadora recebe mais de 1,4 mil pessoas, grande parte agentes de viagens ávidos por fazer negócios e aprender. A Agaxtur não perdeu tempo e providenciou tudo isso
AFAMÍLIA LEONE: MARCELO, OLGA, ALDO EANDRÉA, À DIREITA. A EQUIPE DECOLABORADORES
té 2008, a operadora de turismo Agaxtur reunia boa parte do trade em um evento anual para lançar a temporada de Bariloche (Argentina), um deseus principais carros-chefe. No ano passado, a operadora da família Leone resolveu inovar e criou o Workshop Mundo Agaxtur. uma feira recheada de treinamentos e informações relacionadas aos produtos desenvolvidos pela empresa. Asegunda edição do evento ocorreu no último dia 3, levou mais de 1,4 mil pessoas ao Expo Barra Funda, na capital paulista, e foi considerada um sucesso pelos organizadores.
Em relação ao número de estandes, a feira cresceu 30%. passando de 50 para 82. Na avaliação do presidente da Agaxtur, Aldo Leone Filho, a principal mudança do segundo workshop em relação ao primeiro foi a capacitação -a quantidade de treinamentos cresceu 300%. subindo de quatro para 16. "Este foi um pedido dos agentes de viagens. Eo que eu percebi é que [na segunda edição] eles vieram para receber informação, você os vê pelo evento conversando sobre trabalho, discutindo. Eles estão ávidos por treinamento", destacou Leone. Erealmente estavam: as sessões de capacitação ficaram todas lotadas.
Na festa de encerramento do evento, La Noche Blanca, confraternização característica dos cruzeiros da Ibero, a banda Espírito Cigano animou o público com muita salsa e merengue. Leone Filho e Andréa
ÀLeone, vice-presidente da operadora, aproveitaram o momento para agradecer a colaboração dos quase 200 funcionários, o empenho dos agentes de viagens nas vendas dos pacotes e para sortear diversos prêmios.
CRESCIMENTO
No ano passado, a Agaxtur investiu R$ 1 milhão em tecnologia e cresceu 12% em relação a 2008 -a expectativa para 2010 é de um aumento de 22% e investimento em tecnologia também da ordem de R$ 1milhão. Ainda em 2009, a operadora embarcou 64 mil passageiros, 60% deles para Caribe, Disney e Argentina, ostrês principais produtos da empresa.
PRINCIPAIS ATRAÇÕES
Agaxtur Esportes nasce para trabalhar os grandes eventos esportivos mundiais
Após um ano, Agaxtur Exclusive recebe estande próprio e apresenta novos produtos
Operadora levará 180 crianças para torneio de futebol da Disney, a Disney Cup
Portal do Agente éo novo canal direto com os agentes de viagens J
Produtos nacionais ganham espaço nas prateleiras da Agaxtur
Empresa abre filial voltada exclusivamente para agentes de viagens em Campinas (SP)
Operadora oficial da Disney, Agaxtur terá 20 saídas para o destino norte-americano em julhoi
Sorteios deprêmiose brindes tambémmarcamoevento
Treinamentos crescem 300% em relação à primeira edição
Estande de Buenos Aires trouxe representantes de 20 empresas e entidades
ESPORTES
Um dos príncipais lançamentos do workshop foio Agaxtur Esportes, que o presidente da operadora, Aldo Leone Filho, chamou de "nossa menina dos olhos".Trata-se de um conceito, não de um produto, que tem focoem clientes que viajam ao Exterior para praticar esportes ou assistir grandes eventos esportivos. Entre os produtos em evidência estão jogos da Taça Libertadores da América, pacotes para a Copa do Mundo, Jogos Olímpicos de Londres 2012, Maratona da Disneye Disney Cup, torneio defutebol para crianças com idade entre 11 e 15 anos, em Orlando. "A idéia é divulgar estes produtos e servi ços para o mercado. Em eventos como a Disney Cup, o Brasil é multo bem-vindo, pois todos os países querem jogar con tra equipes brasileiras", conta Mariana Ribeiro, da Agaxtur. O site do Agaxtur Esportes éwww. agaxtur.com.br/esportes.
EXCLUSIVE
Lançado no Workshop Agaxtur do ano passado, o conceito Agaxtur Exclusive,voltadoa clientes vips, ganhou estande própriona edição 2010 do evento. Entre as novidades destacam-se três produtos, todos na Turquia: Turquia Exclusiva, Lua de Mel (ambos os pacotes de quatro noites em IstambuletrêsemCapadócia-oclientepodeoptarpormaistrêsnoitesemÉfesoe Bodrum) eo tremda índia, MaharajasExpress, produto lançadono workshop. "Ostrêspacotespossuemservi ços exclusivos que começam jáno desembarque, onde o viajante é esperado na porta do avião. O conceito é 'sinta-se o sultão na Turquia'", destaca Ange la Barros, diretora da Top DMC, parceira da Agaxtur no desenvolvimento dos pacotes Agaxtur Exclusive, juntamente com aAvant Garde, Hip Hotéis, ea Leading. Outras informações sobre o conceito Exclusive podem ser obtidas no www.agaxtur. com.br/exclusive.
TREINAMENTO
No treinamento "Eventos Esportivos noMundo",o presidente da opera dora, Aldo Leone Filho, evidenciou a Agaxtur Esportes e deu dicas sobre como vender os produtos oferecidos pelonovoconceito.ÀDisneyCup, a Agaxtur levará 180 meninos para uma viagem de duas semanas; uma focada no campeonato, ea outra, nos parques. Segundo Leone, trata-se de um produto que não deve ser vendido individualmente. "Você deve Ir ao clu be que freqüenta, à academia, e su gerir que eles montem equipes para disputar a Disney Cup. Nós, agentes, ganhamos porque afamíliavai junto para assistir aos jogos", explicou o presidente da Agaxtur.
SORTEIOS
Os sorteios deprêmiosebrindestambémforam destaque no 2® Workshop MundoAgaxtur.Emtodasas sessões de capacitação, os agentes deviagens concorreram a uma cabine do navio Grand Voyager. da Ibero Cruzeiros, e em algumas delas, a brindes da Salomon Motos. No início da La Noche Blanca foram sorteados finaisde semana noshotéisBourbonAtibaia(SP)eBour bon Cataratas (PR). Yatch Golf Club (Paraguai),VilaGalé(CE),ParkHyatt Mendoza (Argentina),umaviagemparao Canadá eoutra para Buenos Aires (Argentina), além de duas motos modelo Scooter.
EUROPA
A segunda edição do workshop teve participação mais intensa dos parceiros europeus da Agaxtur. Operadoras de circuitos europeus, como Nortravel, Lusanova e Satto, distribuíram tarifários para a baixa e alta temporada. As empresas francesas KTSeVAP apresentaram roteiros e serviços exclusivos na França. A Arartur. por sua vez. trouxe o que há de melhor em um destino cada vez mais procurado pelos brasileiros: a Turquia. As locadoras de veículos Hertz eAvis disponibilizaram os produtos e serviços operados tanto na Europa quanto no resto do mundo.
PORTAL
Com a presença de companhias de seis países, o setor aéreo esteve bem representado no workshop. Air Canada, American Airlines. Delta Air Unes. Aerolineas Argentinas, Tam, Emirates e Aeromexico trouxeram suas principais novidades em produtos e serviços para o conhecimento dos agentes de viagens brasileiros. O Portal do Agente da Agaxtur foi mais um lançamento ocorrido o workshop. A partir de agora, acessando o www.agaxtur.com.br, osagentesde viagens ^ ^ cadastrados têm aces-
COMPANHIAS AÉREAS
so a informações diver sas, como as tarifas agentes, o andamento das reservas efetuadas e os eventos que a operadora participa. O Portal do Agente foi lançado no Trailer Office.
MENDOZA
Os profissionais que passaram pelo estande de Mendoza puderam degustar alguns dos famosos vinhos produzidos no destino argentino. O turismo enológico, aliás, éo principal chamariz de Mendoza. "Nós procuramos combinar pacotes que tenham vinho e gastronomia com spa, golfee passeios às cordilheiras", explica Manuel Martín, sócio gerente da Aymará Turismo, empresa de receptivo da Agax tur. Segundo ele, os brasileiros estão mudando a cultura. "Muitos adeptos da cerveja estão passando para ovinho", garante. No ano passado, 30 mil brasileiros visitaram o destino.
LUISA PIRES E RENATA AMORIM
ALDO LEONE FILHO
ANGELA BARROS E ARMANDO MARTINS, DA TOP DMC
CONRAD
OresorturuguaioConrad Punta dei Estetrouxeumpoucodeseu cassino para o Workshop Agaxtur.Na verdade, o empreendimento promoveu uma açãodiferenciada:um especialista emjogos ensinou osprofissionaispre sentes a jogar Black Jack (VinteeUm), uma das modalidades oferecidas no cassino do Conrad. O principal produto trabalhado pelo resort no evento foi aCrazy Rouletie, "emqueocliente paga o mesmo preçodopacote, ganha US$50parajogarno cassino eparticipa gratuitamente deumtorneiode roleta com prêmio de US$50mil", explica o coordenador de Vendas do Conrad, FIávio Gomes. No ano passado, os brasileiros foram responsáveis por 70% da ocupação do Conrad.
DISNEY
Operadora Selecionada DIsney Destinations noBrasil (Select Tour Operator), a Agaxtur mon touum estande especial com as novidades para o destino, que é um dos principais produtos traba lhados pela empresa. Entre elas, diárias com descontos nos hotéis do complexo eo gift card com valores entre US$ 300 e US$ 700, dependendo da categoria de hotel escolhido pelo cliente. Para a alta temporada de julho, a Agaxtur terá mais de 20 saídas com pacotes de nove a 12 noites. Àdisposiçãoestãopacotessó de Orlando, Orlando-Miami e Orlando-Nova York. "Por sermos operadora oficial, nossos contratos são feitos diretamente com aDisney,um atestado de qualidade", evidencia Mariana Ribeiro,daAgaxtur.
PARQUES
AoihV,
No estande de Orlando, um dos principais des taques foia divulgação do Universal Orlando Resort, que está lançando o "The Wizarding World of Harry Potter", espaço temático relacionado ao bruxo mais famoso do cinema e da literatura atuais. No estande, os profissionais também tiveram à disposição uma série de informações e materiais dos parques operados pela Sea World Parks & Entertalnment. No guia de férias "Orlando é só Alegria", os agentes de viagens encontram mapas, fotosea descrição de boa parte das atividades de entretenimento oferecidas em Orlando. O site em português é wwv^/.visitorlando.com/portugues.
BARILOCHE
As sessões detreinamento ganharam destaque no 2® WorkshopMundoAgaxtur: nototalforam 16. Entreelas,"NovidadesBariloche2010",emqueo gerente do escritório da Agaxtur em Bariloche. Pablo Chiavon, forneceu uma série de dicas sobre os pacotes trabalhados paraoprincipal destino de esqui daAméricaLatina. "É muito importante dizer aos passageiros queelesnão precisam levar muitas malas,pois eles sóvão usar roupas próprias ànoite",foiuma das sugestões do gerente, lembrando que,nos pacotes, estão inclusas as roupas denevequeos viajantes usam em boa parte dos dias.
Tambémnoworkshop.aAgaxturlançoua campanha de vendas antecipadas para Bariloche:a cada US$50milem vendas, o agente ganha uma viagem com acompanhante para o destino argentino. A promoção éválida para vendas feitas até30abril para as saídas emjunho(dia26),julho(3,10,17,24e31)e agosto (7,14 6 21).
travel ace
MÉXICO
O estande doMéxicono 2® Workshop Mundo Agaxtur promoveu uma exposição fotográ fica com 15 fotos de sítios arqueológicos mexicanos, considerados Patrimônios da Humanidade pela Unesco. No total, o México possui 28 sítios tombados, o maior número na América Latina. Segundo Francisco Mendez, do Conselho de Promoção Turísticado México, a idéia é estimular o turismo cultural nopaís. saindo um pouco dosolepraia."Mas também é possível combinar pacotes de sol e praia com o turismo cultural", conta Mendez. De acordo com ele, o sítio de Chichen Itza, nas proximidades de Cancun, éum dos maisprocuradospelos brasileiros. "Éuma visita obrigatória para quem vaia Cancun", afirma Mendez.
LILIAN ZANON E FRANCISCO MENDEZ. DO CONSELHO DE PROMOÇÃO TURÍSTICA DO MÉXICO
AGAXTUR EM CAMPINAS
A Agaxtur anunciou no workshop a abertura de uma filial em Campinas, a maior cidade dointerior paulista. Trata-se de uma unidade voltada exclusivamente aos agentes de viagens. "Não é loja". garantiu o diretor comercial da operadora. Jarbas Corrêa Júnior. A nova unidade será inaugurada em abrile está loca lizada no bairro do Cambuí, um dos mais nobres de Campinas.
Os produtos nacionais vêm ganhando cada vez mais destaque nas prateleiras daAgaxtur. Prova disso foio estande Espaço Brasil, um dos principais do evento, onde ficaram instalados sete hotéis parceiros da operadora: Club Med. Costa do Sauípe. Marina Park, Meliá Angra. Paradise Resort. Summerville e Transamérica Comandaluba. As redes Bourbon, Pestana, Marriott, Superciubs eVila Galé estavam presentes com estandes próprios, assim como a empresas de receptivo da Agaxtur na Serra Gaúcha eno Nordeste - Brocker Turismo e Grupo Luck. respectivamente.
AGENTE DE VIAGENS APRENDENDO A JOGAR BLACK JACK
SIMONE AULICINO E MAURÍCIO ALEXANDRE. DO SEA WORLD PARKS & ENTERTAINMENT
MARIANA RIBEIRO. LIKA NOBRE E JANAÍNA NASCIMENTO. DAAGAXTUR
FLASHES AUNDOS^ISOnilR
CRUZEIROS
Com vistas à comercialização de pacotes para cruzeiros internacionais, operados há décadas pela Agaxtur,e para a temporada 2010-2011 decru zeiros marítimos noBrasil,a operadora realizouo treinamento "Cruzeiros MarítimosAgaxtur", prestigiado porum grande número de profissionais. Como mesmo objetivo,a Agaxtur montou um estande próprio focado nos cruzeiros internacionais. Além dos navios das empresas Costa Cruzeiros, MSC,Ibero Cruzeiros e Royal Caribbean, que operam na costa brasileira, a Agaxtur também trabalha com diversas empresas especializadas em cruzeiros de luxo pelo mundo eem cruzeiros fluviais pela Europa, Ásiaepelo Brasil. Outras duas parceiras da operadora são aFirstarea Cruceros Australis, de cruzeiros de expedição.
ÔNIBUS
Para facilitar a vinda de agentes de viagens doin terior e litoral de São Paulo, a empresa de ônibus Ipojucatur. parceira da Agaxtur, trouxe ao evento e levou de voltaà origem profissionais de sete cidades: Santos. Taubaté, Ribeirão Preto. Campinas. Jundiaí, São José dos Campos e Sorocaba.
BUENOS AIRES
Comumtotalde20 empresas e entidades, o estande deBuenosAires,capital daArgentina,foium dos maiores doworkshop.Coma presença cada vezmaior de brasileiros no destino, os parceiros porteüos da Agaxturnão poderiam mesmo ficardefora. São eles:AgaxturArgentina,Waldorf,Unique,TangoPorteno,Sturla, Sheraton Libertador, Sheraton Buenos Aires ParkTowers, Sefior Tango, Regai Pacific. Pestana Hotéis & Resorts, NHHoteles, Meliá Buenos Aires,Hotel Emperador, FreeshopBuenosAires,Faena,EsquinaCarlosGardel,GovernodeBuenosAires, El Conquistador, 525 HoteleAyres.
PROGRAMA FÓRUM PANROTAS
TENDENCIAS DO TURISMO 2010
São Paulo - 15 e 16 de
'E um reconhecimento ao nosso trabalho poderreunirtantas lideranças que fizeram efazema história do nosso turismo.Eéumaalegria compartilhar do conhecimento de todos e, principalmente, colocar em pauta esta nova visão e momento do turismo brasileiro".
março
J. Guillermo C. Alcorta Presidente da PANROTAS
Ao celebrar oito anos de sucesso do Fórum PANROTAS, Guillermo Alcorta fala de novidades como a revista VamosLá, primeiro veículo da PANRO TAS para o consumidor
Terceiro a ocupar o cargo de ministro do Turismo do País, Luiz Barretto, cer tamente, abordará dois temas quentes da atualidade -a Copa de 2014 ea Olimpíada de 2016
Depoisde desmarcar sua participação no ano passado, Meirelies promete apontar as perspectivas para 2010
Oquemudounestemercado?Gomoisso impacta o seu negócio? Informações como essas sairão desta palestra
15 de março Segunda-feira
Como veem o setor os recém-empossados presidentes das duas comissões parlamentares ligadas ao turismo? Eo que isso pode significar?
14h35-15h50
PAINEL DE INTEGRAÇÃO E DIÁLOGO COM O MERCADO: OS PLANOS EO IMPACTO DAS ATIVIDADES DA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E DA COMISSÃO DE TURISMO E DESPORTO
Raquel Teixeira, presidente da Comissão de Turismo da Câmara
Debatedores:
BernardoCabral, conselheiro da Presidência da Confederação Nacional do Comércio deBens, Serviços eTurismo(CNC)
Carlos Alberto Amorim Ferreira, presidente daAbavNacional
Ricardo Amaral, presidente da Abremar
Rafael Guaspari, presidente doFohb
José Mario Caprioli, presidente do Snea
Moderação: EduardoBallarin, diretor do Ministério da Cultura
A presidente da Anac já mostrou que não se intimida e não tem qualquer constrangimento em defender seus pontos de vista Oficialmente, Líbano Barroso e Júlio Perottifalam pela primeira vez ao trade emgeral como presidentes. Questões polêmicas devem marcar diálogo entre as seis maiores empresas ea Anac
16h20-17h45
DEBATE: COMPETITIVIDADE DA AVIAÇÃO BRASILEIRA:
OS ENTRAVES E NECESSIDADES DO MERCADO
Perguntadores:
Líbano Barroso, presidente da Iam Linhas Aéreas
Pedro Janot, presidenteda Azul LinhasAéreas
Jose MárioCaprioli,presidente daTrip LinhasAéreas
Constantino de Oliveira Jr., presidente daGolUnhas Aéreas
José Efromovich, presidente da OceanAir
Júlio Rudge Perotti,presidente da Webjet
Comentarista: Fernando Soares, diretordo Departamento dePolíticade
Aviação daSecretariade Aviação Civil do Ministério daDefesa
16 de março Terça-feira
1,2 mil inscritos
A década deouro para o País será tão douradaassim?Como tirar proveito desse momento, que inclui aCopa2014 ea Olimpíada de2016? Giambiagi pro mete dar alguns caminhos
Surtees foi um dos primeiros empreen dedores aidentificaropotencialdainternet eo impacto que ela teria em nos sas empresas e vidas
O que significavoltara estar em alta entre os emissores de turistas para os EUA?
Oquea competição dos destinos norteamericanos pelos turistas brasileiros pode gerar para o nosso mercado? Dadoseestatísticasapontarãooquede fato se passa na cabeça do consumidor de viagens do Brasil e do Exterior
Os direitos do consumidor devem esquen tarosânimos, principalmente porconta da responsabilidade solidária doagente
Como oempresário construiu um impé rio queocupoutanto espaço ecujocon trole acionário foi vendido recentemente por R$ 700 milhões
597 presidentes e diretores de empresas 19 horas de palestras, painéis e debates com12 temas em2dias
São Paulo - 15 e 16 de março
Patrocinadores, apoiadores e parceiros
Presidente: Antonio Oliveira Santos
Presidente do Conselho de Turismo:
Oswaido Trigueiros Jr.
Presidente da Câmara de Turismo:
Norton Lenhart
CNC
Vice-presidente Conselho de Turismo:
Eraldo Alves da Cruz
Linhas aéreas inteligentes
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Presidente: Paulo Okamoto
Presidente: Constantino de Oliveira Jr.
Diretor comercial:
Eduardo Bernardes
Ministério
Q| ^ j|i do Turismo pais de todo
GOVERNO FEDERAL
Ministro: Luiz Barretto
Secretário executivo: Mário IVIoysés
Secretário Nac. de Políticas de Turismo: Carlos Alberto da Silva
Secretário Nac. de Programas de Des.doTurismo: Frederico Silva da Costa
Presidente da Embratur: Jeanine Pires ^
Diretora de Produtos de Pessoa Jurídica: Sandra Boteguim
Superintendente de Produtos para Pessoas Jurídicas: Ângelo Fernandes