Me chamo Pâmela, sou estudante do oitavo semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo na UFRRJUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro e meu propósito, no qual almejo alcançar nesta nova etapa, é aprender o processo de trabalhar em um escritório, realizando etapas necessárias para que o projeto se concretize, além de aprender com o que a empresa possa oferecer e o trabalho em equipe com o intuito de buscar a melhor solução dos problemas.

PESSOAIS
PÂMELA DE SOUZA SILVA
Estudante de Arquitetura e Urbanismo no 8º semestre.
Idade: 22 anos
Nacionalidade: Brasileira INFORMAÇÕES
pamelasouza@ufrrj.br
+55 (21) 991709708
FORMAÇÕES: Ensino médio completo
2017-2019
Ciep 449 Governador Leonel de Moura Brizola- Ensino
Médio Intercultural BrasilFrança
Charitas- Niterói/ Rio de Janeiro
Ensino Superior
Cursando- Formação: 2025
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
semestre atual: 8º
QUALIFICAÇÕES:
Desempenho no âmbito da Arquitetura e Urbanismo, possuindo habilidades em elaboração de projetos arquitetônicos, paisagísticos e urbanísticos.
Conhecimento na elaboração de plantas, cortes e fachadas, levantamento de medidas, além de possuir habilidade com 3d e render.
INDIOMAS: Português (Nativa)
Inglês Francês
CARACTERÍSTICAS: Comunicação
Criatividade Produtividade
SOFTWARES: Sketchup AutoCAD
Enscape

CASA




FICHA TÉCNICA:
Ano: 2022
Autor: Pâmela de Souza e Mariana Moraes Área de Ocupação: 107,90 m²
Localização: Rua UAW, Seropédica- RJ, dentro do Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Descrição: Neste projeto foi realizado o piso elevado para proteção contra a umidade excessiva no solo, além de criar uma permeabilidade aos ventos. Possui grandes janelas além do uso de cobogós e pé direito duplo para auxiliar a retirada térmica e controle de umidade, ademais, a Tinyhouse apresenta grandes beirais para proteção solar e chuvas, por fim, o projeto também possui uma cobertura com boa inclinação.
Softwares utilizados: AutoCad, Sketchup e Enscape.













FICHA TÉCNICA:
Ano: 2023
Autor: PâmeladeSouzaeMariaCristina Área total: 83,52m²
Endereço: Rua Laércio Xavier de Mendonça 461, casa 149,SãoGonçalo,RiodeJaneiro.
Descrição: O exercício proposto envolve a concepção de um projeto de interiores para uma residência já existente, visando a sua reformulação com o propósito de otimizar a funcionalidade e a estética. A habitação em questão é uma propriedade própria, classificada como seminova e apresentando condições construtivas precárias, distribuídos em sete ambientes: sala, cozinha, um banheiro, área de serviço etrêsquartos.



Ao casal, recentemente casado e sem planos imediato de filhos, compartilha o espaço com um animal de estimação. A residência permite a acomodação de até duas pessoas para pernoite e a visita de até quatro pessoas sem permanência. Destaca-se que um dos membros do casal realiza trabalho em home office, permanecendo a maior parte do tempo em casa. As preferências do casal incluem a integração de espaç internos com o uso de vegetação e luz natural, refletindo seus interesses em jardinagem e culinári conjunta. A escolha de materiais, como madeira e pedras, bem como a preferência por tonalidades neutras e olivas, direciona as diretrizes estéticas projeto.
Softwares utilizados: AutoCad, Sketchup e Enscape.



HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL PÂMELA DE SOUZA




910,326m²
Rua Silva Jardim com a Rua Pedro segundo e
O Conceito pensado para este projeto tem como objetivo trazer a sociabilização e também a integração do entorno a partir dos espaços livres introduzindo equipamentos de uso comum para a população. A partir da ideia de integração, a volumetria da edificação foi projetada para conciliar harmoniosamente os blocos de forma que existam intervalos e espaços livres no térreo para aumentar a socialização dos moradores aumentando a circulação e diminuir o isolamento do interior em relação ao seu entorno, o que traz ao projeto uma integração abrangendo todo o bairro, além do comércio presente caracterizandoespaçospúblicos.
A edificação possui habitações de 2 quartos (para até 4 pessoas cada), comportando um total de 240 moradores, devido aos seus 60 apartamentos divididos entre o térreo e os outros 5 pavimentos onde é possível comportar possuindonototalde240moradores.
CORTE AA' CORTE BB''A Implantação foi pensada para ter um melhor aproveitamento do terreno, estimulando uma circulação entre os edifícios no pátio térreo. Foram idealizadas áreas de convívio harmonioso para os moradores com intuito de melhorar a qualidade de vida com áreas verdes e bancos para a contemplação. Já no térreo do projeto, foram pensadas para comportar 4 lojas comerciais com uma área de 23,52 m² para o uso, além de um espaço destinado para festas possuindo 49,19 m² para o seu uso, localizada no Bloco 1, além disso, a recepção localiza-se no Bloco 2, com a portaria do prédio voltada para o elevador, o local conta ainda com espaços de lazer, playgrounds.
A utilização de cobogós nas áreas de serviço protegem a fachada e permitem uma boa ventilação na edificação e os brises verticais foram adotados para combater a incidência solar direta nas fachadas Oeste e Leste
Softwares utilizados: AutoCad, Sketchup e Revit.






PLANTA BAIXA TÉRREO
PAVIEMENTO TIPO DO 1º,2º E 3º

PLANTA BAIXA DO 4º PAVIMENTO
PAVIMENTO RuaSilvaJardim
PLANTA BAIXA DO 5º (ÚLTIMO)








FICHA TÉCNICA:
Ano: 2023
Autor: Pâmela de Souza, Rafaela Marino, Maria Cristina Fonseca, Mariana Polastri, Maria Eduarda Silva e Danilo deOliveira.
Área do Terreno: 8088,02m²
Área do Terreno: 3872m²
Localização: Avenida Engenheiro Octacilio Negrão de Lima e a Rua Piza e Almeida em Vila Isabel no Rio de Janeiro.
Descrição: O projeto paisagístico, foi voltado para integrar o local da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) já construída, com o intuito de criar um espaço harmonioso e relaxante para os moradores locais e os visitantes, pacientes do hospital. A praça foi divida em setores no qual são voltados para diferentes atividades como por exemplo: setor comer onde está implantado uma lanchonete, além do setor de brincar, onde encontra-se o playgrounds, além disso, no setor de relaxar, foi pensado um espaço em formato de espiral, para ser um jardim sensorial. Já dentro da edificação, foi proposto canteiros com hortas e árvores frutíferas como por exemplo: a amoreira e a jabuticabeira, ademais, foi posto neste projeto um meliponário com o intuito de ocorrer oficinas de manuseio e extração do mel para os pacientes. CORTE AA'



PERSPECTIVA RENDERIZADA

PERSPECTIVA RENDERIZADA

PERSPECTIVA RENDERIZADA

PERSPECTIVA RENDERIZADA

PERSPECTIVA RENDERIZADA


REVITALIZAÇÃO DAS ÁREAS DE CONVÍVIO DA UFRRJ
PÂMELA DE SOUZA

CORTE AA'


AMPLIAÇÃO DO CRUZAMENTO
FICHA TÉCNICA:
Ano: 2023
Autor: Pâmela de Souza, Maria Cristina C. Fonseca e Chairen Motta.
Localização: Rua UO, Rua UAD e Caminho Raissa Fuchs, dentro da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica- RJ
Descrição: A intervenção na área do campus da Rural foi pensada para questão da acessibilidade prevista na norma NBR9050 onde foram implementadas rampas de acessibilidade além do piso tátil pensadas para garantir a segurança dos deficientes visuais, além disso foi pensado em uma ciclovia de mão dupla com o intuito de incentivar a maior circulação com o uso da bicicleta. Já no quesito sinalização, constatase total ausência no campus, diante dessa situação, foram implementadas sinalizações verticais e horizontais, também regularizando os leito carroçável por finalidade a garantir a segurança dos transitantes. O projeto de revitalização na Universidade Federal do Rio de Janeiro, busca integrar a comunidade trazendo um espaço de lazer através de praças locais.






pamelasouza@ufrrj.br
+55 (021) 991709708
instagram.com/pamelasouzsilv
facebook.com/pamelasouza
PORTIFÓLIO ACADÊMICO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Pâmela de Souza Silva