Edição #12 do Jornal Palumbo Notícias (especial 1º ano)

Page 1

Palumbo NATAL | MARÇO de 2018 | ano 2 | N0 12

notícias

www.palumbonoticias.com.br | palumbonoticias@gmail.com fb.com/palumbonoticias | @palumbonoticias

ano

ÉPOCA DE RENOVAÇÃO DA VIDA


2 | NATAL, MARÇO DE 2018 | WWW.PALUMBONOTICIAS.COM.BR

bilidade. A hipótese que cerca tal necessidade é a exposição pública: quanto mais conhecido o ator, mais prestigiado poderá vir a ser. Ocorre que na maquinação imagética ocorrem desvios fulcrais.

ABRO A COLUNA COM UMA HISTORINHA DE MOSSORÓ, CONTADA PELO AMIGO CARLOS SANTOS, COM QUEM ME ENCONTREI. JUMENTO, BURRO E O VOTO Candidato a vereador em Mossoró (2004), "Ricardo de Dodoca" assusta-se à porta de uma eleitora na periferia da cidade. Olhos arregalados, oxigênio quase faltando, ele depara-se com um cartaz do adversário Flávio Tácito à parede de "comadre Maria". Ela, teoricamente sua eleitora fiel. Com sinceridade angelical, própria das crianças, uma menina reforça a informação visual: – Mamãe não vai votar no senhor! – Por quê? – balbucia Ricardo. – Porque o "padre" (como é conhecido Flávio) deu um jumento para ela. – Ih... Ih... E o burro sou eu, que levou esse coice – constata o candidato com gagueira acentuada. (Livro Só Rindo 2) IDENTIDADE A coluna abre mais uma vez espaço para lembrar dois conceitos centrais do marketing político: identidade e imagem. O termo identidade, derivado do latim idem (igual, semelhante), corresponde à verdade de uma pessoa. Verdade que abriga sua história, tradição, valores que defende, enfi m, seu pensamento. É a coluna vertebral de um perfil. Seja ele empresário, político, profissional liberal, etc. IMAGEM Já a imagem é a projeção da identidade, a percepção que o figurante transmite à sociedade. Tal percepção tem sido muito burilada nesses nossos tempos de Estado-Espetáculo, que obriga particularmente os agentes políticos a se transformarem em atores para desfilar no palco da visi-

DÂNDI Um dos erros, por exemplo, é tentar esticar a imagem do protagonista para além dos limites de sua identidade. Imaginemos a ideia de mapa e território. O território Brasil deve estar contido todinho em seu mapa. Não pode ser menos ou mais do que os limites traçados pelo mapa. Quando isso deixa de ocorrer, rompe-se a identidade. Daí surge a figura do dândi. Baudelaire dizia: "o dândi tem o prazer de espantar". Para aparecer na TV em horário eleitoral, os dândis procuram adereços de figurantes espalhafatosos, ancorando-se em gestos extravagantes e linguagens obtusas a título de chamar a atenção. Fazem tudo o que os "alquimistas" lhes recomendam. O SUPER-HOMEM Lembro exemplos. O ex-senador Eduardo Suplicy apreciava gestos extravagantes. Certo momento, atendendo a um pedido da animadora televisiva Sabrina Sato, vestiu por cima da roupa o traje de super-homem. E isso aconteceu nos solenes corredores do Senado. Ficou ridículo. Aquela sunga vermelha por cima da calça chamava a atenção, sim. Mas derrubava sua imagem de seriedade. Suplicy apenas corroborou a impressão de que satisfaz aos apelos e pedidos espetaculosos para aparecer na mídia. Um erro querer aparecer a qualquer custo. A ZEBRA Aqui em São Paulo, o presidente da poderosa Federação das Indústrias, Paulo Skaf, apareceu vestido de zebra como candidato a governador pelo então PMDB, em seu programa eleitoral, nos idos de 2014. A estrambótica imagem certamente garantiu atenção, mas descambou para o perigoso terreno da galhofa. Deve ter sido conselho do marqueteiro. Vestir-se de zebra para dar ideia de que poderia ser a "zebra" da campanha é forçar a barra. Uma apelação. Pior: uma humilhação.

GAUDÊNCIO TORQUATO

TIRIRICA Já o palhaço Tiririca se apresentava todo ornado de penduricalhos com seu chapéu de palhaço. No caso dele, a imagem correspondia à identidade. É um palhaço. Aparecer como palhaço abria o sorriso. Não chegava a agredir. Idem – semelhante, igual. O SOL DO MEIO-DIA Costumo pinçar a imagem do sol do meio-dia. Uma pessoa sob esse sol tem os raios incidindo sobre o centro da cabeça. A sombra criada por seu corpo não aparece. Estaria abaixo dos pés. À medida que o sol vai declinando no horizonte, os raios sobre o corpo vão formando uma sombra que se projeta na lateral. Sob o sol se pondo, a sombra se projeta ao longo do corpo, esgarçando seu formato. Deforma a pessoa. Pois bem, a imagem de um político deve corresponder em cheio à imagem projet ada pelo sol do meio-dia. E não a imagem deformada e mentirosa que se vê ao sol no poente. As imagens artificiais de candidatos equivalem a essas sombras deformadas. ALGUNS TOQUES Candidatos, atentem para alguns toques: 1. Procurem expressar a característica mais importante de sua identidade – o foco. 2. Não esqueçam que o eleitor deseja travar conhecimento com o personagem. Circular no meio da massa é importante. 3. Façam grande esforço para multiplicar presença em vários locais – a onipresença é um valor insuperável. Planejar eventos rápidos em lugares e cidades diferentes em um mesmo dia. MACARRÃO Calcanhar de Aquiles dos candidatos: evitar serem flagrados em dissonância. E isso ocorre geralmente quando um candidato é instado a mudar de identidade. O eleitor percebe quando a pessoa torna-se artificial, um mero produto de marketing. E candidato não pode ser trabalhado como se trabalha um sabonete, um pacote de macarrão.

http://www.migalhas.com.br/Porandubas

FLÁVIO ROCHA Este consultor teve oportunidade de presenciar neste início de semana, em Natal/RN, eventos em que o empresário e CEO do Grupo Riachuelo, Flávio Rocha, expôs seu Plano Brasil 200, lançado tempos atrás. Flávio foi o inspirador do programa Pró-Sertão, que abriu centenas de micro empreendimentos de costura no interior do Estado, propiciando às costureiras a oportunidade de produzir as roupas a serem adquiridas pela próprio Grupo. Uma revolução nos moldes que o empresário viu na Galícia, na Espanha, região com similaridades ao Nordeste, especialmente o RN.

UM PLANO SISTÊMICO À medida que sua narrativa passou a ser conhecida, veio o apelo: ampliar a visão liberal para outras áreas – educação, saúde, transportes, segurança pública. Nessa vertente, o movimento Brasil 200 acaba de produzir um Plano Nacional Emergencial de Segurança e Combate ao Crime com estratégias para reorganização das polícias, reformulação de presídios e alterações na legislação penal. O plano contém medidas duras: extinção de audiências de custódia, fim da progressão de regime, cumprimento integral de sentenças para crimes hediondos, penas mais duras, fim do estatuto do desarmamento.

INTERVENÇÃO NO EMPREGO As cidades começavam a mudar a feição. Empregos, renda, aquisição de motocicletas, carros, impulso ao comércio local – era a moldura que se via em dezenas de cidades pobres. Tudo parecia um sonho. Alicerçado, diga-se, na lei que dava respaldo a toda essa movimentação – a Lei da Terceirização. Até que as sirenes da PF chegaram às cidades para desmontar o empreendimento. A denúncia veio de uma procuradora, sob o esquisito conceito de "subordinação estrutural", ou seja, aquele formidável aparato de micro empreendedoras deveria ser absorvido como mão de obra efetiva da fábrica Guararapes. Pano de fundo: sob esse facão destruidor, a indústria de construção civil deveria absorver como empregados todos os contingentes que lhe prestam serviços. Idem para a indústria automobilística.

CANDIDATO? SIM Pois bem, o que pretende Flávio Rocha com tudo isso? Começa a correr o Brasil para expor sua visão liberal? Foi a pergunta que este consultor lhe fez. Resposta: "apresentar o Brasil 200. Se este ideário for bem aceito, como vem sendo, ponho meu nome à disposição". Lendo melhor: Flávio Rocha é candidato a presidente da República. Este consultor não tem mais dúvidas. Já abriu conversa com alguns partidos. E se não der certo? Dará, respondem seus assessores. Na agenda, cidades-polo de todos os recantos serão visitadas. O entusiasmo com que as plateias ouvem suas exposições é grande. Se a onda não chegar à praia, em 2022, por ocasião dos 200 anos da Pátria independente, a semente hoje lançada poderá frutificar. E Flávio voltará a aparecer.

O BRASIL 200 O empresário não se deu por vencido. Disposto a lutar por sua ideia, imaginou o Brasil 200, na verdade um largo ideário liberal, com uma visão do Estado adequado, com suas tarefas constitucionais, ancorado na liberdade econômica, na força da livre iniciativa e com compromissos de recuperar os eixos perdidos pelo país. Passou a contar sua história, a narrar os resultados do Pró-Sertão e, mais que isso, a estabelecer um nexo entre esse projeto e outros setores da economia. Sua intenção é puxar esse cordão empreendedor por todo o Brasil.

MUITA EMOÇÃO A fábrica da Guararapes parou ao meio da tarde de segunda-feira. 8 mil costureiras, "companheiras de jornada", brandindo bandeiras e balões coloridos, sob aplausos e gritos continuados, ouviram Flávio Rocha narrando sua luta. Ao lado, seu pai, Nevaldo Rocha, o fundador, em vias de completar 90 anos. "Empregador e Empregados juntos" – faixas exibindo a profunda interação entre os dois polos se espalhavam por todos os lados. Pesquisa da consultoria que faz auditoria para o Grupo mostrou um índice: o engajamento e a integração dos empregados com a Guararapes é de 98%. O dado, que é público, explica o frenesi.


POLÍTICA

www.palumbonoticias.com.br

NATAL, MARÇO DE 2018 | 3

Vereadora Eleika renuncia mais de R$ 1 milhão por meio de doação de salário e economia de verba indenizatória Foto: Epídio Júnior

Desde o início do seu primeiro mandato como vereadora, a Professora Eleika Bezerra doa integralmente o seu salário de parlamentar, conforme compromissos registrados em cartórios durante as campanhas eleitorais de 2012 e 2016, quando foi reeleita. Além disso, a vereadora também tem como uma de suas prioridades a economia da verba indenizatória destinada ao seu gabinete, por entender que é preciso ter responsabilidade com o dinheiro público. Somando estes recursos não-utilizados pela parlamentar, a soma ultrapassa o valor de R$ 1,1 milhão. A parlamentar ressalta que é preciso prestar contas aos natalenses sobre os recursos financeiros doados e economizados por ela e pelo seu mandato. “Este foi um compromisso que fiz antes de ser eleita e reeleita vereadora de Natal. Então, me sinto no dever de demonstrar à população, em especial, àqueles que me confiaram o seu voto, que estou cumprindo

o que prometi”, afirma Eleika. Questionada sobre a reação das pessoas em relação às doações executadas por ela, Eleika diz que muitos se surpreendem. “A doação de salário é uma decisão pessoal, que nenhum político tem obrigação de fazer. No entanto, diante da situação atual do nosso país, infelizmente, o brasileiro está muito descrente com a classe política. Por isso, costumo receber muitos elogios sobre esta ação e

outras pessoas ficam surpresas quando tomam conhecimento sobre o fato”, pontua a parlamentar. De acordo com os números apresentados pela vereadora Professora Eleika, nos cinco primeiros anos, ou seja, de 2013 até 2017, foram doados R$ 635.394,79 provenientes exclusivamente do seu salário para várias instituições do município de Natal, principalmente, as ligadas às áreas da educação e do idoso.

No entanto, a parlamentar também esclarece que a economia da verba indenizatória também é uma das nossas prioridades por entender que é preciso ter responsabilidade e zelo com o dinheiro público. “Da verba indenizatória foram economizados R$ 534.984,27, ou seja, mais de 50% do valor total disponibilizado para gastos com material de expediente, limpeza, consumo, telefones, combustíveis e serviços”, disse a vereadora detalhando que, durante este período de cinco anos, os valores disponíveis para a utilização da verba indenizatória foram de R$ 1,056 milhão, sendo que, deste montante, R$ 534 mil foi economizado.

Somando estes dois recursos não-utilizados pela parlamentar, ou seja, a doação de salário e a economia da verba indenizatória, resulta no valor de R$ 1.170.379,06. O detalhamento destes valores – mês a mês – pode ser conferido em nosso site www.professoraeleika.com.br na aba de prestações de contas, cujos comprovantes estão arquivados no gabinete da vereadora na Câmara Municipal de Natal e disponíveis para a população.

Sessão solene marcou o centenário de Manoel Torres Homenagem da Assembleia ao político Caicoense foi iniciativa do deputado Gustavo Carvalho Fotos: Eduardo Maia

A vida, causos e a trajetória politica de Manoel Torres foram lembradas na sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa Potiguar, na manhã desta quinta-feira (02), para comemorar o centenário de um dos ícones da política norte-rio-grandense. Autor da sessão, Gustavo Carvalho pontuou em seu discurso as contribuições de Manoel Torres a Caicó, Região Seridó e ao Rio Grande do Norte. "Como prefeito, Manoel Torres deu inúmeros exemplos de austeridade, transparência e honestidade. Arrumou a casa; fez as obras que podia fazer; escreveu nas páginas da história as lições de retidão e honestidade que Caicó conhece e hoje pode contar. Como Deputado, além de um vigilante defensor de sua região, foi precursor na luta pela emancipação política de municípios" enalteceu o parlamentar tucano. A cerimônia contou com a presença dos filhos Carlos, Lígia e Jussara, do Prefeito Batata,

além de amigos, conterrâneos do seridó e familiares, que tiveram a oportunidade de relembrar momentos da vida e história política do homenageado. Integraram a mesa da sessão o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira; o filho do homenageado, Carlos

Torres; os senadores Garibaldi Alves e José Agripino; a deputada federal Zenaide Maia, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Renato Dias e o corregedor geral do Ministério público Anísio Marinho Neto.


4 | NATAL, MARÇO DE 2018 | WWW.PALUMBONOTICIAS.COM.BR

dato ao governo do Rio está entre remota e sem chance.

VANGUARDA DO ATRASO Em seu livro Lanterna na Popa, Roberto Campos registrou a ignorância de Amorim e Luciano Coutinho, parceiros do protecionismo atrasado. “AS PALAVRAS PERDERAM SENTIDO NO BRASIL”, DIZ BARROSO SOBRE VAZAMENTOS O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso disse que “as palavras perderam sentido ao Brasil”. Na entrada da sessão do STF, abordado por jornalistas, ele disse que não iria falar nada sobre o inquérito envolvendo o presidente Michel Temer (MDB) por se tratar de um processo sigiloso. “O procedimento é sigiloso”, insistiu Barroso, enfatizando o último termo. “As palavras perderam sentido no Brasil”, reclamou. O VICE BERNADINHO Bernadinho caminha cada vez mais em direção a um lugar como candidato a vice-presidente da República na chapa de João Amoêdo. A possibilidade de tornar-se candi-

EMPRESÁRIOS E ASSOCIAÇÕES DE TRÊS PAÍSES FAZEM CERCO À PIRATARIA Empresários e associações de classe do Brasil, Argentina e Chile preparam um cerco político contra a pirataria e contrabando. Eles se reúnem em Foz do Iguaçu em abril para debater e pressionar o governo do presidente Horácio Cartes, do Paraguai, a contribuir para acabar com o contrabando de produtos, armas e drogasque vem de seu país e invade os países vizinhos. Armas, drogas e 48% dos cigarros vendidos no Brasil são oriundos do outro lado da Ponte da Amizade. MERCADO REDUZ PROJEÇÕES DE INFLAÇÃO E DE JUROS PARA 2018 Após a divulgação do resultado da inflação em Fevereiro, que ficou em 0,32%, o mercado reduziu as estimativas para a taxa básica de juros este ano e para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) este ano e no próximo. Segundo o Boletim Focus, documento do Banco Central que reúne as principais instituições financeiras do país, a taxa Selic deve encerrar o ano em 6,50%, e não mais em 6,75%. Isso significa que a avaliação é de que haverá

SAUL AMORIM

palumbonoticias@gmail.com

Um ano de muito trabalho

mais um corte de juros em 2018, já que os juros se encontram atualmente no piso histórico de 6,75. Já a inflação deve ser de 3,67% em 2018, ante 3,70% na semana anterior. Para 2019, a expectativa agora é de 4,20%, O jornal Palumbo complete um ano de existência nesse mês de ante 4,24% na semana anterior. Março com muita alegria e muito orgulho. Sentimos que estamos no caminho certo devido a enorme quantidade de elogio por parte FRAUDES DE 1 BILHÃO dos nossos leitores. É muito trabalhoso fazer um jornal impresso mas Em suas conversas com a PF, ao mesmo tempo muito prazeroso. Aldemir Bendine tem dito que Conseguimos juntar bons nomes da imprensa estadual nesse os desvios no Banco do Brasil, de projeto mas vamos conseguir avançar mais uma etapa nesse ano. acordo com o esquema de frau- Muitas novidades estão por vir ainda nesse semestre. Vamos à luta! des que vem sendo relatados por ele, ultrapassa R$ 1 bilhão. Bendine revelou também que a própria Petrobras, que ele dirigiu depois de presidir o BB, foi envolvida no esquena, por meio de notas de crédito. ASSÉDIO PESADO Flavio Rocha é o assediado da vez da turma que quer um candidato liberal a presidente da República. Está sendo pressionado a se filiar ao PMDB por nada menos do que Michel Temer, Elsinho Mouco, Romero Jucá, Renan Calheiros e José Sarney. Todos ali dizem que ele seria o candidato do partido se Temer não o for. Há duas semanas, reuniu-se com toda a bancada federal do PRB, mais o presidente do partido, Marcos Pereira. Queriam a mesma coisa. E nesta semana deve-se reunir com os grão-ducado do DEM.

O Palumbo Jornal circula na cidade de Natal e tem alcance diário superior a 4.000 mil leitores. 4.000 mil exemplares mensais. EXPEDIENTE / Palumbo Notícias / Presidente e Editor Chefe: Saul Amorim, Repórter: Victor Hugo, Designer Gráfico: José Júnior, Impressão: Impressão Gráfica e Editora, Esse Jornal não se responsabiliza pela opinião de seus colunistas.



6 | NATAL, MARÇO DE 2018 | WWW.PALUMBONOTICIAS.COM.BR

VIRGÍNIA COELLI

vcoelli@hotmail.com

captam imagens em um raio de 600 metros. Ou seja, no entorno dos prédios da JFRN todo trabalho de segurança será intenso e com uma vigilância 24 horas. O projeto é realizado pelo em parceria com o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP). HERMES DA FONSECA O dinheiro está assegurado. Mas o tão desejado recapeamento asfáltico da avenida Hermes da Fonseca, no trecho da Praça das Flores até a Alexandrino de Alencar, no Tirol, ficou para o mês de maio. A licitação foi deserta e a Prefeitura de Natal teve que republicar o edital. NOIVAS Presente em um dos segmentos que mais movimenta a economia brasileira, o RV Encontro – Noivas & Fornecedores prepara mais uma edição recheada de novidades e tendências na capital potiguar. Este ano o evento acontece durante os dias 24 e 25 de março, no Versailles Recepções – Cidade Jardim, sábado (24) das 14h às 22h e no domingo (25) das 13h às 18h.

SABADÃO RUNNER A turma vem gostando da programação do sábado montada pelo personal Rafael Guimarães. Corridas a beira mar, escadaria e treinos na ponte Newton Navarro marcam a programação que começa logo cedo, às 6 da manhã. Pra quem gostou da dica é só acessar o instagram @rafagui_personal e ficar por dentro da programação. SEGURANÇA NA JUSTIÇA A Justiça Federal no Rio Grande do Norte implanta um projeto de segurança . O projeto funcionará nas sedes do Judiciário Federal em Natal, onde atuam 8 Varas Federais e a Turma Recursal, e em Mossoró, onde estão três Varas Federais. Estão sendo instaladas câmeras de alta precisão e que

ESPAÇO

A proprietária da frankia Jogê, Danny Costa que usa body da nova coleção com a Digital Influencer Erika Nesi

Isabella Cecchi, Miss Natal 2014 conferindo a nova coleção

CARA NOVA A Rádio Rural de Natal, que em breve passará a ser a primeira FM católica do RN, inaugura o novo estúdio no próximo dia 20 de março. O espaço promete ser um dos mais modernos e bonitos da cidade. Quem está no comando da emissora agora é o padre Nunes, que levará o programa Fé na Vida para as ondas da emissora católica.

A Jogê, marca consolidada e querida pelas natalenses, lançou no último 7 de março, nova coleção do de inverno 2018. As peças foram inspiradas no conforto, no universo das cores, com a qualidade reconhecida no mercado brasileiro. O evento que ocorreu na loja localizada na Rua Mipibú, no bairro de Petrópolis, contou com a calorosa recepção da proprietária da franquia, Danny Costa, como também as convidadas receberam dicas de composição e looks da querida Digital Influencer Erika Nesi. Durante a apresentação da nova coleção, as convidadas brindaram com o apoio da Adega Perlage, com o marcante espumante Gran Legado, a Flor de Sálvia impecavelmente compôs o super elogiado buffet da noite, com brindes exclusivos e parcerias da Aprimore Bem Estar, Cláudia Reges, Alessandra Ferreira Consultora Independente Mary Kay e EVVIVA Natal.

TUDO COMEÇA AQUI A nova identidade visual do Rio Grande do Norte para divulgação turística já está em circulação. A campanha “Tudo Começa Aqui” demandou um ano e meio de elaboração, com visitas em todos os polos do Estado, seminários, reuniões e levantamentos, até sua conclusão. O plano de marketing conta com vídeos produzidos, folders dos cinco polos turísticos, sacolas e outros materiais promocionais para distribuição nos eventos.

LANÇAMENTOS O professor do IBET Lucas Galvão de Britto, advogado potiguar que atua na capital paulista, estará em Natal para lançar seu novo livro. “Tributar na era da técnica” aborda a complexidade da legislação tributária em meio aos regramentos impostos pelas agências de regulamentação. O lançamento acontecerá no dia 22 de março, a partir das 19h, durante a edição especial da Quinta Jurídica.

Anilson Knight, o maquiador amado das poধguares marcou presença

As apresentadoras Juliana Celli e Thaisa Galvão conferiram as novidades

Nina Salusধno recebendo o carinho de Danny Costa

Suধão Balconet Thaila

Body frente única Thaila

Body Veludo Adele

A Jogê fica na Rua Mipipú, esquina com Afonso Pena, nº 543, loja 03 – Petrópolis. Priscila Gimenez, embaixadora Jogê

Naধ Bandeira com as anfitriãs da noite


CIDADES

www.palumbonoticias.com.br

NATAL, MARÇO DE 2018 | 7

Karla Veruska é a nova presidente do AVANTE no RN O partido Avante oficializou o seu novo diretório no Rio Grande do Norte. O encontro aconteceu na tarde deste sábado, 10, no Clube Albatroz, em Natal. O presidente nacional da sigla, Luis Tibé, e outros dirigentes nacionais estiveram presentes no ato de posse da dirigente potiguar, a dentista Karla Veruska. Correligionários, filiados e autoridades do Rio Grande do Norte também prestigiaram o momento, entre elas: O vice-governador Fábio Dantas, o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Raniere Barbosa, além de vereadores, prefeitos e lideranças políticas de todo o estado. “Ela é uma liderança em ascensão, que tem conquistado seu espaço e mostrado seu compromisso com uma política eficiente e que traga resultados. Conheço Karla há muitos anos e sei da sua capacidade para fortalecer a legenda no Estado”, declarou Fábio Dantas durante o evento. O Avante, de acordo com Karla, quer entrar no período de conven-

ções já presente em todos os municípios potiguares. Cotada ao cargo de deputada federal, Karla disse que sua candidatura não está definida mas que está a disposição do partido para os próximos desafios. “Ingresso na política partidária movida pelo desejo de atuar diretamente nesse momento de transformação e renovação do nosso país e do nosso Estado”, disse a dentista, esposa de Raniere Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Natal

REDE

Massa Flambada

parabeniza o Jornal Palumbo, que faz 1 ano de existência Av. Campos Sales, 454 Petrópolis - Natal/RN

Av. Romualdo Galvão, 245 Tirol, Natal - RN

Rua General Felizardo Brito,2936 Capim Macio - Natal/RN

Av. Nascimento de Castro, 1826 Lagoa Nova - Natal/RN Reservas: (84) 99928-0124 | 98843-1612 BREVE EM PARNAMIRIM Av Dr Atila Paiva,71 Cohabinal - Parnamirim/RN

Instagram: @affogatogelatocafe – Facebook: /affogatogelatocafe


8 | NATAL, MARÇO DE 2018 | WWW.PALUMBONOTICIAS.COM.BR

FNF ANUNCIA PATROCINADOR MASTER A Loterias Caixa patrocinará o campeonato potiguar com investimento de R$ 500.000,00, e validade até outubro deste ano. Com este investimento a Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol abrirá mão da taxa de 8% das rendas dos jogos disputados. O valor será revertido em benefício dos clubes, e também será aplicado nas competições das categorias de base.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O NEOJJ O Nordeste Open de Jiu-Jitsu está com inscrições abertas. O evento que será realizado nos dias 14 e 15 de abril no ginásio do SESI em natal, contará com a participação de 1.600 atletas de todo o país, segundo a expectativa da organização. Os competidores terão até o dia 1º de abril para se inscreverem no evento. A inscrição deverá ser realizada pelo site: www.neojj.com.br. A premiação está estimada em R$ 35.000,00, distribuída entre as categorias que estarão em disputa. Nesta edição quem for prestigiar as lutas poderá contribuir com 1 kg de alimento não perecível. JOGOS DA JUVENTUDE PODERÁ TER NATAL COMO SEDE O Comitê Olímpico do Brasil (COB) enviou uma comitiva para inspecionar as praças esportivas da cidade, dentre os complexos esportivos visitados, destacamos o Palácio dos esportes, o Atheneu, Henrique Castriciano e o Marista. A fase nacional

ÁLVARO LOPES JÚNIOR

está prevista para acontecer no mês de Novembro, e as cidades de Blumenau/SC e Palmas/TO também concorrem para sediar o evento.

nhou documento a FNF e ao Ministério Público, recomendando que o clássico ocorrido no dia 03/03 fosse de torcida única. No estado de São Paulo, onde já está implantada a medida, as CALENDÁRIO DE estatísticas mostram a redução ATIVIDADES 2018 É do número de confrontos e auAPRESENTADO PELA SEEL mento do público. O clássico rei A Secretaria de Estado do Es- deverá seguir o mesmo caminho. porte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEL-RN) apresen- POTIGUAR INTEGRA tou o calendário de atividades DELEGAÇÃO para 2018. Dentro das atividades BRASILEIRA NOS JOGOS apresentadas, destaque para as PARALÍMPICOS DE áreas de formação continuada INVERNO e valorização profissional, O médico Roberto Vital irá educacional, esporte escolar, integrar a delegação brasileira esporte de alto rendimento, nos jogos paralímpicos de inverparadesporto e lazer. no de Pyeongchang 2018, evento disputado entre os dias 9 e 18 de A TENDÊNCIA DA março. O potiguar será o coordeTORCIDA ÚNICA NO nador médico. CLÁSSICO REI A presença de apenas uma CORRIDA DE RUA torcida no clássico maior do Aos amantes e adeptos da futebol potiguar deverá ser im- corrida de rua, no dia 24 de marplantada nos próximos jogos, os ço se realizará o Beach Workout atos de violência ocorridos nos Day 2018. O percurso contará dois confrontos envolvendo as com uma distância de 9 km e equipes neste ano mostram que terá sua largada na cervejaria a situação já fugiu do controle da continental, situada na via cosPolícia Militar. teira. No dia 08 de abril será a A própria polícia encami- vez da 2ª Corrida do Forte dos

palumbonoticias@gmail.com

Reis Magos, com largada prevista às 07:00, e percurso de 5 km, com inscrições podendo serem feitas até o dia 30/03 no valor de R$ 50,00, através do tel: (84) 98833-1372.


A Sterbom Sorvetes Finos preparou o mês de Março com delícias voltadas para a páscoa dos seus clientes. Nas compras acima de R$ 20,00, você participa da promoção “estoura balão” e ganha descontos ou brindes maravilhosos. Você também pode se deliciar com as trufas no casquinho ou deliciosos sorvetes com bastante chocolates. Tudo imperdível para uma excelente páscoa nas lojas da sterbom espalhadas pela cidade.


10 | NATAL, MARÇO DE 2018 | WWW.PALUMBONOTICIAS.COM.BR

ARQUITETURA

palumbonoticias@gmail.com

Forma e função em habitat de solteiro Prestes a completar 30 anos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, pela UFRN, o arquiteto FÁBIO FALCÃO ganha de presente a satisfação de desenvolver o projeto de ambientação do apartamento de seu filho, Renato. O apartamento fica no Condomínio Residencial Saint Julien, no bairro do Tirol, tendo vista ampla do corredor da Avenida Hermes da Fonseca e cadeira cativa do gramado do Estádio Juvenal Lamartine. A aspiração do cliente era de unificar a varanda ao ambiente da sala e agregar a função gourmet. Pensando assim, foi proposta a retirada de um balcão, tipo cozinha americana, e inserida em seu lugar uma ilha de convivência entre a sala e a cozinha compondo em um só espaço refeições, lanches e petiscaria com os convidados. A indicação de uma cortina de espelho em posição privilegiada foi providencial no sentido de dar amplitude ao ambiente; o piso, em porcelanato, no formato 82x82cm, também contribuiu para o resultado.

De forma harmônica, as gradações dos revestimentos da cozinha, sala e hall se alinharam entre o preto e o cinza, finalizando no branco das portas e do teto. Os móveis integrados receberam tonalidades distintas para fugir da monocromia e provocar os olhos de quem os desfruta. A iluminação modulada, para cada oportunidade de uso do ambiente, desde a opção de mais privacidade àquela de recepção de amigos, é mais um ponto alto do projeto em revista. Ao final, a vontade do proprietário com a disposição do projeto e juntamente com a execução da obra produziram ambientes de agradável permanência e de muito bom gosto.

“Presenteados reciprocamente, pai e filho, comemoram sucesso da obra.” Fábio Falcão de Miranda Av. Tarcísio Maia, 2167, sala 102 - Candelária - Natal/RN (84) 99986 8081 – E-mail: fabiofalcaorn@yahoo.com.br


CIDADES

www.palumbonoticias.com.br

Templo dos Esportes e dos Eventos Álvaro Lopes Júnior O palácio dos esportes Djalma Maranhão foi palco de grandes acontecimentos esportivos e culturais da capital potiguar. Instalado na região central de natal, o ginásio também foi abrigo de grandes carnavais. Lendários jogos de basquete, futsal, vôlei e artes maciais foram destaques na trajetória inesquecível deste berço do desporto potiguar. Inaugurado em 1963, completa este ano 55 anos de existência. No ano de 2016 foi concluída uma reforma iniciada em 2013, onde foram trocados todo os sistemas elétricos, hidráulicos e sanitários, arquibancadas com cadeiras instaladas, além de novos vestiários, salas e um auditório. Atualmente a capacidade é para abrigar 2.000 torcedores. Com a candidatura de Natal para sediar os jogos escolares da juventude 2018, uma comitiva do Comitê Olímpico do Brasil (COB) esteve na capital visitando o palácio dos esportes,

onde foi bastante elogiado. O mesmo poderá sediar os jogos escolares em duas oportunidades, sendo uma edição regional e outra nacional, durante os meses de setembro e novembro. Além de recepcionar diversos eventos esportivos, o palácio dos esportes foi cenário para diversos shows musicais, atrações nacionais como Biquíni Cavadão, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, realizaram shows marcantes para o público natalense. A política norte-rio-grandense também contribuiu para a história do local, diversas convenções partidárias foram realizadas, até o atual presidente da república Michel Temer já se fez presente no ginásio, quando participou da convenção do então PMDB, no lançamento da candidatura do Deputado Estadual Hermano Morais a prefeito de Natal em 2012. Desejamos que o poder público tenha zelo cada vez maior por este patrimônio do esporte e da cultura potiguar, que o espaço seja devidamente aproveitado para o incremento da sociedade.

NATAL, MARÇO DE 2018 | 11


12 | NATAL, MARÇO DE 2018 | WWW.PALUMBONOTICIAS.COM.BR

CIDADES

palumbonoticias@gmail.com

Ouvidoria da COSERN é eleita a melhor do Brasil pela aneel Distribuidora potiguar concorreu com empresas de grande porte acima de 400 mil consumidores de todo país A Ouvidoria da Cosern foi reconhecida como a melhor do Brasil na categoria empresas de grande porte na 1ª edição do prêmio criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para destacar as melhores Ouvidorias das Distribuidoras de Energia Elétrica do Brasil. O resultado foi divulgado na tarde desta 6ª feira (16), em cerimônia realizada no auditório da Aneel, em Brasília. A Distribuidora potiguar chegou à final do prêmio nesta categoria com CEB, CELPE, CEMAR e COPEL. Para atingir a nota de 100 pontos no resultado final, a Cosern teve vários indicadores de qualidade avaliados com a nota máxima pela Aneel.

Estiveram presentes à cerimônia o Diretor Geral da Aneel, Romeu Rufino, o Superintendente de Mediação Administrativa, André Ruelli, o Diretor Ouvidor, Tiago Correia, e o Superintendente de Regulação Técnica-Comercial do Grupo Neoenergia, Eduardo Baroni, além de outras autoridades e representantes das demais distribuidoras. Em seu discurso de agradecimento, Maria Aparecida Oliveira, Gestora da Unidade de Ouvidoria da Cosern, ressaltou o apoio do Diretor Presidente da Cosern, Luiz Antônio Ciarlini, para realizar o trabalho dentro da Distribuidora, a parceria com todos os colaboradores da empreFotos: Cosern/Divulgação

mais as necessidades dos clientes. Nesse período, já foram realizadas 30 ações associadas a outros serviços levados aos consumidores, tais como Efi ciência Energética, Serviços Comerciais, informações sobre Regulação do setor elétrico, direitos e deveres do consumidor, riscos e perigos com energia elétrica e, ainda, associada às ações realizada pelo Conselho de Consumidores de Energia Elétrica, aproximando ainda mais o cliente da Distribuidora. sa e a ponte com o Conselho de Consumidores da Cosern. “Nossa missão é buscar soluções assertivas que geram melhorias nos processos internos da empresa e contribuem para a satisfação dos clientes”, disse Cida. “Ter a honra de ser o 1º lugar logo na 1ª edição do prêmio é um reconhecimento importante, aumenta nossa responsabilidade e eu queria dividir essa conquista com as Ouvidorias da Celpe, Coelba e Elektro, as outras distribuidoras do Grupo Neeonergia”. Em comunicado à Cosern, o Superintendente de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação Pública da Aneel, André Ruelli, parabenizou a equipe da Ouvido-

ria da Distribuidora potiguar, assim como todas as demais áreas que contribuíram para o resultado alcançado. Criada em 2012, a Ouvidoria da Cosern é um setor fundamental no relacionamento dos 1,4 milhão de clientes com a Cosern. Em 2017, foram realizados 27.926 mil atendimentos, distribuídos em pedidos de informações, denúncias, elogios, sugestões e reclamações. Deste total, apenas 584 (2%) são reclamações relacionadas à prestação do serviço da Cosern. Em 2015, a Ouvidoria criou o projeto “Ouvidoria Itinerante”, passando por diversas cidades potiguares com o objetivo de aproximar e atender ainda

Para se comunicar com a Ouvidoria da Cosern, o cliente pode utilizar os seguintes canais: Portal da Ouvidoria no site da Cosern (www.cosern.com.br) 0800 084 0404, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e 13h30 às 17h30 WhatsApp: (84) 991618936 (Horário de atendimento: 8h às 12h e 13h30 às 17h30) Fax: (84) 3215-6548 E-mail: ouvidoria.rn@neoenergia.com Correspondência: Rua Mermoz, 150 Cidade Alta, Natal- RN. CEP: 59.025-250 Atendimento presencial: Edifício-Sede da Cosern - Rua Mermoz, 150 Cidade Alta -Natal/RN, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Governo do RN lança campanha turística “Tudo Começa Aqui” Secretaria de Turismo do RN

A nova identidade visual do Rio Grande do Norte para divulgação turística foi apresentada no Centro de Convenções. A campanha “Tudo Começa Aqui” foi desenvolvida após estudo de mercado e elaborada por empresa de consultoria internacional e integra uma das ações mais importantes do segmento do turismo da história do Estado potiguar: o Plano Estratégico e de Marketing Turístico do RN. O Plano Estratégico e de Marketing Turístico do Rio Grande do Norte demandou um ano e meio de elaboração, com visitas em todos os polos do Estado, seminários, reuniões e para direcionar recursos à infra- nos próximos 15 anos. E a camlevantamentos, até sua conclu- estrutura e planejamento pro- panha “Tudo Começa Aqui” são. Um trabalho aprofundado mocional para o turismo do RN engloba toda a identidade

“Uma campanha que envolve o turismo religioso, de aventura, náutico, cultural e histórico” visual desse planejamento. “O plano de marketing está colocado em prática e agora apresentaremos essa parte da campanha, com apresentação dos vídeos produzidos, os folders dos cinco polos turísticos, sacolas e outros materiais promocionais para distribuição

nos eventos. Uma campanha que envolve o turismo religioso, de aventura, náutico, cultural e histórico. E dessa maneira engloba muito do foco do Governo que é a interiorização do nosso turismo”, explica o secretário estadual da pasta, Ruy Gaspar. O evento de lançamento da campanha foi preparado para receber o trade turístico, a imprensa, autoridades e entidades envolvidas, e contará com a presença do secretário da pasta de Trabalho, Habitação e Assistência Social e coordenador do projeto Governo Cidadão, patrocinador da campanha, via acordo de empréstimo com o Banco Mundial. A ação inédita é promovida pelo Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Turismo.



14 | NATAL, MARÇO DE 2018 | WWW.PALUMBONOTICIAS.COM.BR

a 15 minutos de contemplação silenciosa, e você vai perceber que sua memória estará muito melhor do que tivesse tentado usar o momento de forma “mais produtiva”.

1 ANO DE NOSSA COLUNA É com imenso prazer que agradeço a todos vocês leitores pelos elogios, críticas e sugestões enviados durante este período que completa 1 ano de Jornal Palumbo Notícias. Prometo continuar firme na divulgação de informações atuais e importantes para o conhecimento da população em geral. Obrigado! FORTALECENDO A MEMÓRIA Ao tentar memorizar algo novo, é normal partir da premissa de que, quanto mais nos concentramos, melhor será nosso desempenho. Contudo, passar algum tempo sem fazer nada pode ser exatamente o que você precisa. Escureça o ambiente, sente-se e desfrute de 10

CHOCOLATE CONTRA A TPM O chocolate não é exatamente um antidepressivo, mas ele dá prazer. Por isso, ele é a salvação de muitas mulheres que estão na TPM. O cacau, base do verdadeiro chocolate, estimula a produção de substâncias fundamentais para o bom humor. O chocolate é rico no aminoácido, que é o triptofano. Quando absorvido, ele leva à produção de serotonina, que gera prazer. SOLIDÃO E SAÚDE As pesquisas deixam claro que a solidão e o isolamento social estão ligados a doenças mentais e físicas. Os cientistas, no entanto, desconhecem qual o mecanismo exato por trás desta relação, que não é necessariamente de causa e efeito. Mas se sabe que a solidão está relacionada a: maiores riscos de doenças cardiovasculares, sistema imunológico inefi-

PROF. VICTOR HUGO

victorhugoef@hotmail.com

ciente, pressão arterial elevada e Imediatamente iniciou-se na remaior risco de morte prematura. gião um mutirão de vacinas, para bloquear a transmissão do vírus. UBER DOS MÉDICOS O Conselho Federal de Me- ÁGUA COM LIMÃO dicina regulamentou e declarou Pesquisadores descobriram ser ético o uso do chamado “uber que tomar bebidas ácidas como da medicina”, serviço em que o a famosa “água com limão” paciente pode chamar um mé- pode corroer os dentes e prejudico por meio de um aplicativo dicar seu esmalte. Uma equipe para atendimento em casa. Dis- da King’s College, em Londres, ponível no Brasil desde 2016, ser- descobriu que tomar essas bebiviços ainda não contavam com das por muito tempo aumenta o regulamentação específica para risco de erosão dentária por caufuncionarem. Entre as resolu- sa do ácido. Entre as bebidas esções, o conselho exige que todos tão: sucos concentrados, chás de os profissionais inscritos devem frutas, bebidas diet, bebidas com ter Registro de Qualificação de açúcar e águas aromatizadas. Especialidade para a área que “TEMPO DE TELA” vão atender. Passamos o dia inteiro olhanO SARAMPO ESTÁ DE do para telas: do celular, do VOLTA NO BRASIL? computador, da TV, do tablet, Sarampo, Caxumba, Rubéola, do GPS, do caixa eletrônico... Difteria, Tétano e Coqueluche Com isso, um especialista amenão são doenças frequentemen- ricano criou a regra dos 20-20te incidentes nos nossos dias. No 20, onde “para cada 20 minutos entanto, nas últimas semanas, diante de um computador ou em Roraima, reportou-se o caso dispositivo móvel, temos que de um bebê venezuelano, de 7 olhar em direção a um objeto meses, que foi diagnosticado com que esteja a 20 pés (seis metros) sarampo. Importante salientar de distância durante 20 segunque estes casos foram importados dos ou mais. E assim os múscue não adquiridos aqui no Brasil. los dos olhos relaxam.”

FAÇA EXERCÍCIOS! Aproveite que agora o “ano começou” e saia do sedentarismo. Cumpra aquela promessa que você fez no ano passado, comece a fazer exercícios e mantenha um estilo de vida saudável. A rotina de trabalho e/ou estudos as vezes não ajuda, mas dedique o mínimo de tempo que seja para fazer qualquer tipo de atividade física. Saiba que pequenas caminhadas de 10 minutos ao longo do dia já fazem uma boa diferença na sua saúde. BEBENDO PLÁSTICO? Organização Mundial da Saúde investigará efeitos na saúde após análise achar micropartículas de plástico em água engarrafada. Teste com nove marcas, incluindo a brasileira Minalba, mostrou a presença do material em 93% das 250 garrafas avaliadas. A pergunta que o estudo lança é: é seguro beber essas minúsculas partículas de plástico? A resposta não é simples. Apesar da grande presença de microplásticos no meio ambiente, toxicologistas ainda estão nos estágios iniciais da avaliação dos potenciais riscos à saúde humana.

Mulheres grávidas devem fazer exercício físico VICTOR OLIVEIRA

Você já ouviu falar que gestantes não poderiam treinar? Até algumas décadas atrás, o exercício físico foi desencorajado na gravidez, devido a preocupações teóricas de lesão induzida pelo exercício levando a resultados adversos fetais e maternos (Dempsey 2005; Schlussel 2008). Na ausência de contraindicações clínicas ou obstétricas para a prática de exercício, TODAS as gestantes devem ser estimuladas a manter ou adotar um estilo de vida ATIVO. O exercício físico de intensidade LEVE a MODERADA é recomendado mesmo para as SEDENTÁRIAS que desejam iniciar durante a gestação. GESTANTES que eram FISICAMENTE ATIVAS podem manter suas atividades inclusive no PRIMEIRO TRIMESTRE GESTACIONAL, porém modificando (ou adaptando) sua intensidade e frequência (zona leve a moderada). O exercício físico em gestantes tem ajudado a reduzir e prevenir dores nas costas, diminui

a retenção de líquidos, reduz o estresse cardiovascular e aumenta a capacidade de oxigenação e diminui a pressão arterial. Uma alimentação adequada somada com o treinamento de força durante a gestação pode levar a diminuição do ganho de peso materno, melhora a força e flexibilidade, melhora da autoimagem e diminui os sintomas da gravidez. Portanto, nós PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FISICA devemos DIVULGAR ao máximo esta informação para que as nossas futuras mamães tenham os inúmeros benefícios que o exercício físico pode proporcionar, como ajudar no controle de ganho de peso mês a mês e facilitar seu retorno às condições ponderais do pós-parto, propiciando um período puerperal e de amamentação mais confortável, prazeroso e SAUDÁVEL. Referências Revista Brasileira de Ginecologia e Obstretricia, 2014. American College of Sports Medicine (ACSM) certified news, 2012.


PROF. VICTOR HUGO

victorhugoef@hotmail.com

NATAL, MARÇO DE 2018 | 15

A verdadeira história da Páscoa Muito antes de ser considerada a festa da ressurreição de Cristo, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera. A Páscoa sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes, isto muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade. A palavra “páscoa” – do hebreu “peschad”, em grego “paskha” e latim “pache” – significa “passagem”, uma transição anunciada pelo equinócio de primavera (ou vernal), que no hemisfério norte ocorre a 20 ou 21 de março e, no sul, em 22 ou 23 de setembro. A páscoa judaica (em hebraico , ou seja, passagem) é o nome do sacríficio executado em 14 de Nissan segundo o calendário judaico e que precede a Festa dos Pães Ázimos (Chag haMatzot). Geralmente o nome Pessach é associado a esta festa também, que celebra e recorda a libertação do povo de Israel do Egito, conforme narrado no livro de Êxodo. A festa cristã da Páscoa tem origem na festa judaica, mas tem um significado diferente. Enquanto para o Judaísmo, Pessach representa a libertação do povo de Israel no Egito, no Cristianismo a Páscoa representa a morte e ressurreição de Jesus (que supostamente aconteceu na Pessach) e de que a Páscoa Judaica é considerada prefiguração, pois em ambos os casos se celebra uma “libertação do povo de Deus”, a sua passagem da escravidão (do Egito/do pecado) para a liberdade. De fato, para entender o significado da Páscoa cristã, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar dos antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa. Ostera (ou Ostara) é a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostara equivale, na mitologia grega, a Persephone. Na mitologia romana, é Ceres. Estes antigos povos pagãos comemoravam a chegada da primavera decorando ovos. O próprio costume de decorá-los

para dar de presente na Páscoa surgiu na Inglaterra, no século X, durante o reinado de Eduardo I (900-924), o qual tinha o hábito de banhar ovos em ouro e ofertá-los para os seus amigos e aliados.

Por que o ovo de Páscoa? O ovo é um destes símbolos que praticamente explica-se por si mesmo. Ele contém o germe, o fruto da vida, que representa o nascimento, o renascimento, a renovação e a criação cíclica. De um modo simples, podemos dizer que é o símbolo da vida. Os celtas, gregos, egípcios, fenícios, chineses e muitas outras civilizações acreditavam que o mundo havia nascido de um ovo. Na maioria das tradições, este “ovo cósmico” aparece depois de um período de caos. Na Índia, por exemplo, acredita-se que uma gansa de nome Hamsa (um espírito considerado

o “Sopro divino”), chocou o ovo cósmico na superfície de águas primordiais e, daí, dividido em duas partes, o ovo deu origem ao Céu e a Terra – simbolicamente é possível ver o Céu como a parte leve do ovo, a clara, e a Terra como outra mais densa, a gema. O mito do ovo cósmico aparece também nas tradições chinesas. Antes do surgimento do mundo, quando tudo ainda era caos, um ovo semelhante ao de galinha se abriu e, de seus elementos pesados, surgiu a Terra (Yin) e, de sua parte leve e pura, nasceu o céu (Yang). Para os celtas, o ovo cósmico é assimilado a um ovo de serpente. Para eles, o ovo contém a representação do Universo: a gema representa o globo terrestre, a clara o firmamento e a atmosfera, a casca equivale à esfera celeste e aos astros. Na tradição cristã, o ovo

aparece como uma renovação periódica da natureza. Trata-se do mito da criação cíclica. Em muitos países europeus, ainda hoje há a crença de que comer ovos no Domingo de Páscoa traz saúde e sorte durante todo o resto do ano. E mais: um ovo posto na sexta-feira santa afasta as doenças.

Por que o Coelho de Páscoa? Coelhos não colocam ovos, isto é fato! A tradição do Coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa. Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ni-

nho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida? No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa. Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas! Assim, os coelhos são vistos como símbolos de renovação e início de uma nova vida. Em união com o mito dos Ovos de Páscoa, o Coelho da Páscoa representa a renovação de uma vida que trará boas novas e novos e melhores dias, segundo as tradições.


16 | NATAL, MARÇO DE 2018 | WWW.PALUMBONOTICIAS.COM.BR

GERSON DE CASTRO

ESTRATÉGIA No universo do marketing político-eleitoral, a estratégia é conhecida pela expressão: “tirar os cadáveres do armário”. Geralmente, o período considerado mais oportuno tem sido a campanha eleitoral, que este ano será bem mais curta. Por isso, há quem imagine que a pré-campanha se tornou a alternativa mais viável. Como uma forma de minar a recuperação de imagem e da tentativa do governador Robinson Faria de retornar ao jogo de sua própria sucessão. Assessores alegam que a reportagem não trouxe “nada de novo”.

CANDIDATO O deput ado Kelps Lima (Solidariedade), principal crítico do governador Robinson Faria na Assembleia Legislativa, mantém a disposição de ser candidato ao Governo do Estado nas eleições de outubro. Mas ele já estabeleceu uma condição: somente se tornará ofi cialmente candidato se até o período das convenções partidárias atingir o patamar de 15 por cento de intenções de voto. Mas o próprio Kelps Lima afirma não saber os percentuais que lhe são atribuídos em pesquisas recentes. Cautela ou tentativa de ganhar tempo? PESQUISA A julgar pela mais recente pesquisa Consult, encomendada pela FM 98, o deputado Kelps Lima não tem muito o que comemorar: seu nome não aparece em qualquer um dos três cenários montados para avaliar o desempenho de possíveis candidatos. E também não aparece entre os indicados pelos eleitores na pesquisa espontânea, em que os entrevistados citam nomes que vem à mente em vez de escolher um deles em um disco apresentado pelos entrevistadores. Desse modo, Kelps teria pouco tempo para atingir a meta desejada para ser candidato. REPORTAGEM A edição da revista eletrônica Fantástico, da Rede Globo de Televisão, requentou no domingo 11 de março reportagem que trata da inclusão do nome do governador Robinson Faria em processos de delação premiada envolvendo as operações Dama de Espadas, Candeeiro e Anteros. Para pessoas próximas ao governador, a reportagem parece obedecer a uma velha e recorrente estratégia de períodos eleitorais. Com o objetivo de causar grande repercussão no estado e influenciar os rumos da pré-campanha eleitoral.

gersondecastrojornalista@gmail.com

SEGURANÇA Em recente encontro de governadores do Nordeste, realizado no Piauí, Robinson Faria defendeu que o Governo Federal passe a financiar os estados na alocação de recursos para compra de armamentos e munições e também para o custeio dos serviços de segurança pública. Para o governador, é hora de a União corrigir uma omissão histórica e passar a priorizar o combate à criminalidade. O papel da União, de acordo com Faria, vai muito além da iniciativa de criar o Miconfusa no Rio de Janeiro. Nem nistério da Segurança Pública. de forma breve como já ocorreu no Rio Grande do Norte. CENTENÁRIO A simples admissão de culpa Os potiguares tem no mês de que perdemos muito tempo de março uma excelente oporna luta contra o crime já seria um tunidade de promover o resgate bom começo. Enquanto a União da memória de dois grandes nose omitia, os estados perdiam o mes da história do Rio Grande combate e os municípios diziam do Norte que tiveram grande que o problema não seu, a ban- destaque em diferentes períodidagem se organizou. Dentro e dos do século passado. São eles: fora dos presídios. O tráfico pas- o ex-governador, ex-deputado e sou a financiar outras modalida- ex-prefeito de Natal Sylvio Pedrodes de atuação criminosa. za e ex-arcebispo metropolitano Chegou a hora de rever es- Dom Nivaldo Monte. Cada um ses erros e corrigir omissões. em sua área de atuação, Pedroza Já tivemos outras oportunida- e Dom Nivaldo deram grandes des. Perdemos todas. Não de- contribuições à sociedade potivemos repetir o erro de achar guar. Neste mês de março são que basta escolher presidente, comemorados os centenários de governador e prefeito para que nascimento de ambos. eles, como se fossem mágicos, tivessem o dom de resolver os problemas que nos afetam. Estamos prestes a viver uma nova campanha presidencial. Vamos escolher o futuro Congresso Nacional, formado pelas senhoras e senhores parlamentares que tem a obrigação e a prerrogativa de adequar a Constituição Federal aos novos tempos e às necessidades mais agudas da sociedade brasileira. E segurança pública nunca foi tão primordial.

Segurança: dever de quem? Não é preciso ser especialista para apontar algumas das causas do aumento vertiginoso da criminalidade e da violência ao longo das últimas décadas no País e, particularmente, em estados de menor porte econômico como o Rio Grande do Norte. A falta de uma política permanente de combate ao tráfico de drogas, a redução dos investimentos em equipamentos e inteligência nas instituições policiais são alguns deles. Há outros fatores. Vários outros. Como uma certa confusão na definição dos papéis a serem exercidos por instituições como Polícia, Justiça e Ministério Público. Os cidadãos se sentem inseguros, entregues à própria sorte e percebem que instituições que deveriam andar de mãos dadas parecem bater cabeça quando o assunto é o combate à criminalidade. O desafio da retomada do combate à criminalidade como forma de reduzir a escalada da violência vai muito além, nos dias atuais, da estratégia apontada muito frequentemente, que consiste em comprar viaturas, armamentos e equipamentos para as polícias e construir presídios. O buraco é mais embaixo. Bem mais embaixo.

E de nada vai adiantar apenas mudar na legislação penal, estabelecendo pernas mais severas e menos privilégios e concessões para os que se atrevem a ultrapassar a linha que separa a vida em sociedade da atuação criminosa. E a julgar pela idade do número de jovens envolvidos em ocorrências policiais pode se afirmar que este contingente é cada vez maior.

E onde estaria a solução para conter tanta violência? A resposta talvez esteja na mobilização nacional, a partir da definição de um novo projeto de atuação integrada envolvendo o Governo Federal, os governos estaduais e as administrações municipais. Criar o Ministério da Segurança Pública não basta. Parece apenas uma medida cosmética, como forma de obter simpatia em período pré-eleitoral. A União precisa exercer o seu papel, transferindo recursos e contribuindo com inteligência e tecnologia para que os estados possam combater a criminalidade. O combate à violência precisa ser federalizado. Não com intervenções nos estados, como aconteceu de forma muito


CIDADES

www.palumbonoticias.com.br

Defensoria abre seleção simplificada de estagiários do curso de Direito para o Núcleo de Ceará-Mirim A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) divulgou um novo edital de seleção de estagiários para estudantes do curso de Direito. As vagas de cadastro de reserva são destinadas para atuação no Núcleo de Atendimento de Ceará-Mirim. O edital completo está disponível no Diário Oficial do Estado do dia16/3/2018 e no site www.defensoria.rn.def.br. As inscrições acontecem entre os dias 19 e 28 de março, gratuitamente, através do e-mail disponibilizado pela Comissão organizadora. Os estudantes interessados devem enviar, no ato da inscrição, o formulário disposto no Edital, além de histórico escolar subscrito pela Coordenação de Ensino e devidamente atualizado,

assim como declaração de ciência quanto ao período do curso que devem estar cursando caso sejam convocados. O estágio tem duração máxima de 02 anos. A bolsa mensal de complementação educacional é de um salário mínimo, não originando qualquer espécie de vínculo empregatício entre o estagiário e a Defensoria Pública do Estado. A seleção será feita a partir da avaliação das notas do candidato constantes do seu histórico universitário e as convocações vão ser feitas mediante a necessidade da Defensoria Pública. De acordo com o edital, ficará assegurado às pessoas com deficiência o percentual de 10% (dez pro cento) do total das vagas existentes e das que vierem a surgir no prazo de validade do concurso.

NATAL, MARÇO DE 2018 | 17

Semana da Água acontece entre os dias 19 e 23 de março O Dia Mundial da Água está se aproximando e em todo o mundo organizações, instituições, empresas, dentre outros, se organizam para realizar suas programações em comemoração a este dia tão importante. Neste ano, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), do Instituto de Gest ão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), realizará uma ampla programação durante a Semana da Água, que ocorre entre os dias 19 e 23 de março. A programação da Semana da Água inclui visitas institucionais em obras que vão garantir

a segurança hídrica do Estado, dentre elas a Adutora Emergencial que está sendo construída junto a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para poder levar água para as cidades de Mossoró e Assú e visita a Barragem de Oiticica que trará capacidade de reservação de água para o povo potiguar. Além das obras voltadas especificamente para o abastecimento, terá destaque o trabalho desenvolvido na área de esgotamento sanitário que traz um reflexo direto para a qualidade da água da capital do Estado, bem como, benefícios para meio ambiente. Um dos pontos altos da Semana da Água 2018 é a realização do Seminário Técnico. Nesta edição o tema que será abordado é “Água e Integração de Sistemas Ambientais - Desafio para a Segurança

Hídrica”. O evento, que é aberto ao público, será realizado nos dias 22 e 23 de março, na Escola de Governo. Durante dois dias, nomes importantes do saneamento falarão sobre assuntos que vão de águas subterrâneas aos planos de segurança hídrica do Estado. Ainda na programação do Seminário, os participantes poderão acompanhar em uma sala especial, montada com tecnologia de projeção mapeada, o ciclo da água. “Estamos realizando uma semana que aborde a importância da água e, principalmente, que lance luz sobre esta temática vital para todos”, explica Josivan Cardoso, diretor-presidente do Igarn. Mais informações e inscrições no Seminário através do site www.caern.com.br ou www.igarn.rn.gov.br.


18 | NATAL, MARÇO DE 2018 | WWW.PALUMBONOTICIAS.COM.BR

GLEYDSON BATALHA

gleydsonbatalha@gmail.com

Fotos: Lourenço Rodrigues.

E N T R E V I S TA

José Carlos Fernando e Conceição Villa Deputado Hermano Morais e Paulo Oliveira

Festa de Carlos Magno

Medico Tarcísio Gurgel , MéFui abraçar o jornalista Carlos dica Ana Tereza, jornalista Lizt Magno que realizou no sábado Madruga e a Procuradora fededia 10 de março sua tradicional ral Zita Regalado de Medeiros . Feijoada da Amizade, onde ele reuniu a sociedade seridoense e natalense na casa de recepção La Mouette em candelária. Lá estiveram políticos, empresários, juristas,jornalistas e amigos que foram parabenizar o colunista social que à 14 anos realiza seu Desembargador Aderson Silvianiversário. no de Souza e Zélia Lima Modelo Fabyana Santana

Perfil A empresária e surfista Iza Barros precisou trabalhar muito cedo para pagar as competições e ajudar a sua mãe no salão de beleza. Foi campeã brasileira amadora e vice-campeã brasileira profissional de surf, apaixonada pela área da beleza trocou a praia pelo salão e as ondas pelos cabelos. Cortes e colorações fazem parte do seu dia a dia. Fez cursos em São Paulo com os melhores profissionais do país. Iza começou a observar que tanto homens e mulheres começavam a perder os cabelos muito cedo, foi então que resolveu se especializar em Mega Hair e extensão de belo. Observando que seus clientes precisavam ter um resultado rápido e sem tratamentos demorados veio a ideia em fazer a especialização em extensão e implante capilar sem cirurgia, fazendo com que as pessoas voltassem a ter uma boa autoestima em um curto espaço de tempo. Vendo o sucesso da nova técnica começou a fazer mais especializações em cortes, colorações e visagismo e com isso o resultado ficou muito melhor nas extensões. No primeiro ano já tinha 80% da clientela do salão da sua mãe. Iza Barros como é mais conhecida adora resultados e procura cada vez mais alcança-los. “É uma sa-

IZA BARROS – EMPRESARIA

tisfação, amo o que faço de coração” fala a empresaria emocionada. “lembrando que todos os testes nos cabelos foram feitas no meu primeiro” afirma Iza. O espaço Iza Barros oferece vários serviços como extensão de cabelos com micropele, queratina fio a fio, alongamento de cílios, extensão de unhas de gel e postiça, cortes com visagismo,

coloração e mechas, manicure e pedicure, depilação e a parte de barbearia também, estamos funcionando de terça a sábado das 8 horas as 18 horas. IZA BARROS CORTE DESIGNER AV. 25 DE DEZEMBRO, 938, PRAIA DO MEIO, NATAL-RN 3202-3963

GENERAL DE EXERCITO General de Exercito José Carlos Leite Filho. 86 anos. Ex-Comandante do Comando Militar do Nordeste. 20 de Janeiro de 1995 a 19 de abril de 1997. 1 - O QUE LEVOU O SENHOR A SEGUIR A CARREIRA MILITAR? Era o ano de 1947 quando, aos 15 anos de idade, tive que escolher uma profissão. Não havia nenhuma Faculdade de ensino superior em Natal e orientado por meu pai e junto com meu irmão decidimos prestar concurso para a Escola Preparatória de Fortaleza, iniciando, assim, meus cinquenta anos de vida militar abençoados por Deus.

de má gestão, cabendo a classe politica a correção dos seus erros e a obediência à Lei de responsabilidade. Não se deve esquecer que vivemos em uma federação com deveres e responsabilidades bem definidos. E que o eleitor também saiba desempenhar o seu papel.

4 - O QUE O SENHOR ACHOU DA DECLARAÇÃO DO GENERAL MOURÃO QUE AFIRMOU QUE O PRESIDENTE MICHEL TEMER FAZ DO GOVERNO UM " BALCÃO DE NEGÓCIOS "? O General Mourão merece destaque pelo trabalho realizado no Alto Comando do Exercito. Inteligente, dinâmico e operoso, 2 - COMO O SENHOR ANALISA A CLASSE sempre se pautou na luta por um POLITICA BRASILEIRA? Brasil melhor. Infelizmente, na Lamentavelmente não tenho atualidade, vive mais tranquilo como elogiá-la, quer como even- aquele que opta pelo elogio fácil. tuais governantes, quer como le- Às vezes a verdade chicoteia. gisladores. A sua grande maioria parece esquecer do bem comum 5 - O DEPUTADO JAIR da população, dedicando-se priori- BOLSONARO SERÁ UMA tariamente à concessão de favores BOA OPÇÃO PARA O PAÍS e à busca de privilégios corporati- SE FOR ELEITO? vos, desprezando o princípio consAs eleições se assemelham a titucional que dispõe serem todos um jogo de cartas em que todos e iguais perante a lei. tudo devem ser conhecidos, o que ainda não aconteceu. Contudo, 3 - O SENHOR ACHA QUE O desde já posso comparar com o ESTADO DO RN PRECISA ex-presidente que se elegeu como DE UMA INTERVENÇÃO torneiro mecânico e dizer que o FEDERAL NA SEGURANÇA Deputado Capitão é muito mais COMO ESTA OCORRENDO preparado, quer como cidadão COM O RIO DE JANEIRO? quer como político. Suas virtuAbsolutamente não. Se algo Fal- des superam com folga eventuais ta ou não vai bem, é consequência deslizes.


www.palumbonoticias.com.br

CIDADES

NATAL, MARÇO DE 2018 | 19

Treinamento funcional em Monte Alegre é interditado pelo CREF16 A prefeitura municipal de Monte Alegre realizava em uma praça, localizada no bairro de Lagoa de Pirambú, um treinamento funcional para a população sem a presença de um Profissional de Educação Física, colocando em risco a saúde de todos. Além disso, os Agentes de Orientação e Fiscalização do CREF16 visitaram cinco academias do município, e somente uma encontrava-se regular. A ação na cidade ocorreu mediante uma denúncia, então, a equipe esteve no local para averiguar. O monitor, sem

formação, afirmou ser autorizado pela secretaria de esporte do município para ministrar a aula; ele foi devidamente identificado e notificado e será encaminhado para a Comissão de Fiscalização, aonde providências administrativas serão tomadas. As atividades físicas e esportivas somente poderão ocorrer orientadas por um Profissional de Educação Física registrado no Conselho, garantindo assim, um atendimento seguro à população. As academias fiscalizadas na ação foram advertidas e terão um prazo para se regularizar.


20 | NATAL, MARÇO DE 2018 | @blogthaisagalvao

THAISA GALVÃO

thaisagalvao@gmail.com

Entrevista

R a f a e l a Fo n t e s

da primeira alameda da cidade na Avenida Campos Sales que realizei quando fui secretário de Serviços Urbanos de Natal.

NA EDIÇÃO DE ANIVERSÁRIO, LEITORES DE PALUMBO FALAM SOBRE PETRÓPOLIS, O BAIRRO QUE MORAM, TRABALHAM, FREQUENTAM... O que faz um bairro ser bom? Ser próximo de tudo, ser arborizado, calçado, possuir estrutura urbana, supermercado, bancos, farmácias, postos de saúde, segurança, escolas. Tudo isto conta. Mas um bairro é bom quando tem alma. Quando as pessoas se conhecem, se respeitam, se cumprimentam ao ir à missa, ao entrar e sair de um mercadinho, da venda de água de coco e ao comprar o jornal, a revista ou pacotes de figurinha para o filho na banca preferida. Petrópolis tem isto. Alma de bairro bom pelas pessoas que moram em Petrópolis. Ezequiel Ferreira de Souza Deputado Presidente da Assembleia Legislativa »»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»» Nada mais prático e caloroso do que a rotina dentro do querido bairro Petrópolis. Como não se sentir acolhida pelos atendentes do Cantinho Sertanejo? Em um mesmo quarteirão resolvo varias situações: salão de beleza com o carinho de Sinval e sua equipe, Narcisa Ateliê sempre pronta pra resolver qualquer look desejado, Jogê Lingerie para os mimos de última hora. Termino sempre pela banca de Tota, onde encontro todas as revistas de diversos temas. De moda à política, e para terminar, o kibe do Bombar e a cerveja mais gelada de qualquer dia da semana. Enfim, ainda deixa aquele gostinho de cidade pequena na memória de cada um. Priscila Gimenez Advogada »»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»» Petrópolis é um bairro pujante e de grande importância para Natal. Tenho uma relação muito próxima com o bairro, circulo por ele diariamente e sempre atuei em prol do seu desenvolvimento, a exemplo da reforma do Mercado Público, da manutenção da Praça Cívica e

E M P R E S Á R I A

Raniere Barbosa Vereador presidente da Câmara Municipal de Natal e da Fecam »»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»» A origem do nome do bairro onde moro em Natal vem do imperador Dom Pedro II (seu nome vem da junção da palavra em latim Petrus (Pedro) com a grega Pólis (cidade), ficando "Cidade de Pedro"). Petrópolis.. bairro bucólico que abriga muitos Pedros e plebeus como Eu.. fascina os transeuntes e moradores pelo seu ar calmo e paradisíaco. Como em NYC, tem suas amenidades ao redor dos edifícios e casas, dando livre acesso às diversas lojas, mercados, restaurantes e clínicas. Com disposição e espírito aventureiro, podemos percorrer seus recantos e veredas a pé. Gosto disso!! Sou feliz aqui... sair caminhando pelas ruas de Petrópolis é uma volta ao passado que enriquece a alma... Charles Sá Cirurgião Plástico/Clínica Performa »»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»» Morar em Petrópolis é ter a certeza de que, por mais que cresça a cidade o bairro de sempre será diferenciado por ser tranquilo, aconchegante, com ruas largas, onde nós sempre encontramos o que procuramos e precisamos! Desfrutar da boa culinária e caminhar à noite pela rua fazem os nossos dias muito mais saudáveis e felizes. Com vizinhos de humor cativante misturamos nossas famílias para, entre rezas, festas e reuniões, estamos juntos o máximo possível! Amamos nosso bairro e foi Petrópolis que escolhemos pra vivermos juntos até não viver mais! Marluce Bezerra Empresária »»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»» Existe coisa melhor do que morar num lugar onde você possa andar a pé? Ir ao mercado ou ao banco, comprar o jornal ou o pão. Dá até saudade do tempo em que eu morava no interior! Infelizmente a insegurança tem podado essa liberdade, mas ainda assim o bairro conserva essas muitas possibilidades. Bertonne Marinho Presidente do PV/RN

“Ai quem me dera ser poeta Pra cantar em seu louvor Belas canções, lindos poemas Doces frases de amor” A letra de Tom Jobim deixa muito claro que a poesia é doce, e que doce é puro poema. Pode alguém ser tão amargo que não aprecie pelo menos um chocolate derretido, gotas de mel?

Em Natal, Rafaela Fontes transforma morangos e chocolates em poesia, e ao lado do marido administrador Caio Paim e da mãe artista Clotildes Macêdo, assina as melhores festas. São casamentos, 15 anos, dat as comemorativas que ficam mais doces com o grifo da Chocolateria, que se prepara para lançar as novidades da Páscoa. A Páscoa está chegando. O que Rafaela Fontes vai trazer para a temporada mais doce do ano? Esse ano a novidade será a colomba pascoal que poderá ser recheada com nutella ou brigadeiro belga. Os ovos também receberão recheios especiais como nhá benta de ninho e mousse. Outros sabores de destaque serão brownie trufado com nutella e doce de leite com crocante de castanha. Além desses produtos deliciosos e feitos com materiais de alta qualidade teremos o capricho de cada embalagem. ALÉM DO QUE SERÁ EXPOSTO, A LOJA TAMBÉM RECEBERÁ ENCOMENDAS? Sim. As encomendas poderão ser feitas na nossa Chocolateria Rua Militão Chaves, 2192 - Candelária - e pelos números (84) 2010-1006 e 98144-7930.

COMO VOCÊ APRENDEU A COZINHAR? Eu sempre gostei de cozinhar. Aprendi com minha mãe e minha tia. Lembro que com 8 anos fiz meu primeiro bolo de chocolate, sozinha (risos), para o aniversário surpresa da minha mãe. DOS PRIMEIROS BRIGADEIROS PARA AS GRANDES FESTAS, COMO VOCÊ PERCORREU ESSE CAMINHO? Começamos em casa, fazendo doces para alguns amigos. A primeira Páscoa, lembro que eram listas enormes coladas nos azulejos da cozinha. Noites e noites sem dormir e a satisfação quando entregávamos cada encomenda. Do mesmo jeito foram as festas... fizemos a primeira com um friozinho na barriga diante de tamanha responsabilidade. Com o resultado maravilhoso, começou a divulgação boca a boca. Graças a Deus a nossa equipe, e aos nossos clientes, hoje fazemos de 6 a 8 festas por final de semana. O QUE A GENTE PODE CHAMAR HOJE DE “CLÁSSICOS DE RAFAELA FONTES”? A nossa “taça de bem casado com morangos” foi a primeira criação quando decidimos abrir loja fisíca. Precisávamos de uma sobremesa que o cliente provasse e voltasse. Hoje, além dos doces, dispomos também de tapiocas, crepes, waffles e nossos salgados que são todos fabricados em nossa Chocolateria. O PALADAR SE CANSA? VOCÊ TEM SEMPRE QUE INOVAR? Sempre estamos estudando e inovando nossos cardápios, seja para a chocolateria ou para os eventos. O nosso mercado é bem competitivo e moderno, e constantemente estamos em busca de oferecer a melhor experiência ao nosso cliente.

COMO PLANEJAR UM EVENTO? OS DOCES CONTAM MUITO COMO RESULTADO DE UMA BOA FESTA? A mesa de doces é muito valorizada no nosso país. E o cenário de bolos e doces faz sucesso nas festas. Faço questão de atender os clientes para orçamento, escolha dos doces e definição da disposição dos doces na mesa. A escolha dos doces é personalizada, de acordo com cada cliente. COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE DOCES DA FESTA? Sugerimos de 6 a 8 doces por convidado. Mas, tudo depende da decoração. Precisamos pensar se a quantidade será suficiente para deixar a mesa preenchida e bonita. QUAL É O DOCE QUE BATE O BRIGADEIRO TRADICIONAL? Os brigadeiros e chocolates são itens que estarão sempre presentes, mas as mini sobremesas ganharam destaque nas nossas mesas. VOCÊ TAMBÉM ASSINA AS CORES E AS FLORES DOS DOCES? Em parceria com os decoradores, afinamos as cores que serão utilizadas na festa. Minha mãe faz cada flor de açúcar com muita delicadeza e amor. DOS DOCES PARA OS PÃES E SALGADINHOS, ESSA É UMA NOVIDADE DE RF? Dentro da nossa Chocolateria construímos uma nova cozinha, que carinhosamente a chamamos de “mini padaria”. E agora, além dos nossos doces, temos alguns pães, roscas, salgados... QUAL A DICA PARA A MAIS LINDA MESA DE DOCES DE UMA FESTA? A escolha de um bom profissional é o segredo. A nossa empresa conta com uma equipe treinada para montagem dos doces na festa. Dispomos de peças que atendem a qualquer decoração... (prata, dourado, bronze, cristal, porcelana, acrílico, espelho...). Além disso, o sabor e apresentação de cada doce.


CIDADES

www.palumbonoticias.com.br

NATAL, MARÇO DE 2018 | 21

MPRN recebe comissão da UERN e propõe fim da greve Foto: hħp://portal.uern.br/blog/reitoria-e-sindicatos-discutem-com-mp-solucoes-para-a-greve-da-uern/

Reunião ocorreu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Natal O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recebeu uma comissão de integrantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) nesta quinta (15) e, não tendo havido possibilidade de acordo com o Executivo, propôs o fim da greve, iniciada em 10 de novembro passado. O objetivo da reunião foi realizar uma mediação entre entidades de classe e Governo, para encerrar a referida greve, que já durava cerca de quatro meses. Dada a frustração da tentativa de acordo, a Associação dos Docentes (Aduern) e o Sindicato dos Técnicos (Sintauern) resolveram encerrar a paralisação nesta sexta-feira (16). A medida figura como o primeiro passo para que os profissionais que estão com salários atrasados, assim como diversas outras categorias de

funcionários do Estado, possam garantir o cumprimento do ano letivo e buscar novas possibilidades de negociação junto ao Governo do Estado para regularização do pagamento. As aulas serão retomadas na próxima

quarta-feira (21). A reunião com a comissão da Uern foi realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Natal, e contou com a participação do procurador-geral de Justiça Eudo Leite; do reitor

da Uern Pedro Fernandes Neto; da presidente da Aduern Rivânia Moura; do presidente do Sintauern Elineudo Melo; além dos professores Carlos Sérgio Gurgel, José Hildemburgo e Lindocastro Nogueira.

O MPRN acompanha de perto e busca constantemente soluções para contribuir com o reequilíbrio financeiro do Estado. “O Ministério Público segue à disposição da sociedade para colaborar com mediações e acordos que garantam resolutividade às questões que impactam no dia a dia dos cidadãos potiguares”, declarou. Eudo Leite reforçou também a importância da união entre poderes, instituições e sociedade. “É preciso buscar soluções mediadas, consensuadas e negociadas para as crises que surgem. Isso fortalece as instituições e resolve os pleitos das categorias. Acreditamos que se houver uma união das instituições e a compreensão desse momento que estamos vivendo, em que pese toda a situação quase caótica do ponto de vista financeiro e orçamentário, podemos sair todos de braços dados dessa crise tão severa”, finalizou.


22 | NATAL, MARÇO DE 2018 | WWW.PALUMBONOTICIAS.COM.BR

ROMINNA JÁCOME

Março é um mês de festa para as mulheres! Afinal, todas nós somos festejadas no dia 8, quando países do mundo inteiro celebram o Dia Internacional da Mulher. A data tem uma simbologia especial na reflexão da busca pela igualdade entre homens e mulheres, com manifestações em todos os setores da sociedade. Todos os anos nesse período são muitas mensagens carinhosas, flores, bombons, presentinhos pra cá e pra lá, tudo para nos homenagear. Com a massificação das redes sociais, os afagos tornaram-se ainda mais explícitos. Mas será que este ano as brasileiras têm mesmo o que comemorar? Dados do Núcleo de Estudos da Violência da USP e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelam que o Brasil permanece como uma das nações mais violentas do mundo para as mulheres. Acreditem! Os números mostram que 4.473 mulheres foram vítimas de homicídio em 2017, um crescimento de 6,5% em relação a 2016, quando 4.201 mulheres foram assassinadas. Isso significa que uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil. O último relatório da Organização Mundial da Saúde coloca o nosso país na 7ª posição entre as nações mais violentas para as mulheres de um total de 83 países. Um número que desagrada todos os gêneros e chama a atenção.

palumbonoticias@gmail.com

Fotos: reprodução das telas do arধsta plásধ co Ammer Jácome (em exposição na Gal eria do Praia Shopping) .

Feminicídio Você sabe o que é Feminicídio? É o assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher, geralmente motivado por ódio. No Brasil, a Lei do Feminicídio (13.104/2015) foi sancionada há apenas três anos, por isso as estatísticas oficiais são muito reduzidas. Porém, mesmo com números escassos, o levantamento feito pela USP este ano trouxe dados tristes sobre o feminicídio no Brasil. Foram 946 casos ano passado, aumento de 16,5% em relação a 2016. Isso sem falar na subnotificação. No estudo, foi possível perceber que o Brasil ainda não conta com um primoroso sistema nacional que possa facilitar a checagem dos dados. E assim, muitos pesquisadores precisam analisar informações do sistema de saúde para produzir algum diagnóstico. Os últimos dados de mortes por agressão do sistema de saúde mostram que 50% das vítimas de homicídio do sexo feminino no Brasil são mortas por parentes, desses 33% são os maridos ou companheiros. Um absurdo! Tragédias anunciadas! Um crime com carga incomum de crueldade que afeta mulheres de todas as idades e classes sociais. Uma derrota imputada não só aquelas que perdem a vida, mas todas nós que, junto à sociedade, nos sentimos impotentes. Veja a lista dos estados campeões no registro da taxa de feminicídios: Mato Grosso - 4,6 mortes para cada 100 mil mulheres. Acre - 3,2 para cada 100 mil mulheres. Espírito Santo - 2,0 para cada 100 mil mulheres. Se a análise for feita em cima da taxa de mortalidade de todos os homicídios de mulheres nos estados, o cenário é ainda mais grave e deprimente porque 14 dos 25 estados que enviaram dados apresentaram taxa superior à média nacional. Adivinhem o campeão? O RN. O pior cenário registrado foi no nosso Rio Grande do Norte, com 8,4 mortes para cada 100 mil mulheres, seguido do Acre, com taxa de 8,3, e na terceira posição Espírito Santo e Pará, com 6,7 mortes para cada 100 mil mulheres cada um. Como se vê os números preocupam e merecem atenção especial de todas nós mulheres e, especialmente, das autoridades constituídas que tem o poder de atuar para diminuir esse avanço. A gente sabe que o assunto não é suave, mas o peso da omissão é muito maior. Por isso, é papel nosso promover o debate e reflexão sobre a crescente violência de gênero no país. E nada mais oportuno do que no mês em que se comemora a mulher, trazer o assunto para a vitrine, tirando-o da invisibilidade. Que todos os dias sejam dias de luta, nao só para uma, mas para todas.


DIREITO

www.palumbonoticias.com.br

NATAL, MARÇO DE 2018 | 23 Foto: www.al.sp.gov.br

LOURINALDO LIMA

WAGNER MANSUR

Advogado e Sócio da Lima & Mansur Advogados

Advogado e Sócio da Lima & Mansur Advogados

“ O que você precisa saber sobre um contrato bancário?”

REFORMA TRABALHISTA: QUANTO VALE UMA VIDA Os tribunais, já há algumas décadas, têm enfrentado questões relativas aos conflitos que resultam em prejuízos para uma das partes envolvidas, prejuízos estes de natureza material ou moral. Em virtude das inúmeras demandas com este tema os julgadores têm se posicionado de uma maneira cautelosa na apreciação destas demandas. Buscando evitar a indústria dos Danos Morais, fenômeno que atingiu os Estados Unidos há um tempo buscou reparação, onde pessoas chegam a questionar situações absurdas objetivando uma indenização, como uma senhora que buscou uma indenização por ter adquirido um micro-ondas e resolveu colocar seu gato pra secar no aparelho. Obviamente o animal morreu, e sua dona pleiteou em juízo uma reparação pode danos morais, em virtude da ausência de qualquer tipo de alerta sobre tal possiblidade. Sendo lenda ou não, tal história na se distancia do que realmente aconteceu na terra do Tio Sam, e se busca evitar que ocorra também aqui no Brasil. Na seara trabalhista, a reforma instituiu mudanças significativas sobre o tema e que tem causado enorme polêmica. Muitos têm chamado tal mudança como “a precificação de uma vida”. Segundo a Reforma, que alterou a redação do Art. 223 da CLT, o dano moral está vinculado ao valor da remuneração do pretenso beneficiário. Tal ideia, na ótica da corrente contrária à reforma, afronta princípios constitucionais elementares, como o da Isonomia, quando trata de maneira diversa conforme seus ganhos financeiros. Como tenho dito, a aplicação do que consta na citada reforma, tem um caminho longo para sua estabilização, seja pela aplicação efetiva, seja por mudanças que contrariem a sua essência.

Supremo impede novos terminais aduaneiros previstos em medida provisória rejeitada A maioria dos ministros seguiu o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia, no sentido de impedir a apreciação de pedidos de licença para exploração de CLIA não examinados durante a vigência da MP 320/2006. O Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde desta quarta-feira (14), acolheu pedido formulado em Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 216) para impedir o processamento de pedidos de licenciamento para centros aduaneiros previstos pela Medida Provisória (MP) 320/2006, rejeitada pelo Senado em dezembro de 2006. Por maioria, os ministros acolheram os termos do pedido, entendendo haver no caso ofensa ao texto da Constituição e aos princípios da separação de Poderes e da segurança jurídica. A ação foi ajuizada por entidades do setor aduaneiro e operadores de terminais e portos secos sob o argumento de que, a despeito da rejeição da medida provisória pelo Senado, algumas empresas obtiveram na Justiça o direito ao processamento dos pedidos de licenciamento do “Centro Logístico Industrial Aduaneiro” (CLIA), previsto na Medida Provisória, pela Receita Federal, uma vez que protocolados ainda na vigência da MP. Para os autores da ação, as decisões configuram uma interpretação equivocada do artigo 62 da Constituição Federal. Segundo o parágrafo 3º do artigo 62, no caso de as medidas provisórias não serem convertidas em lei no prazo previsto, o Congresso Nacional deve disciplinar as relações jurídicas decorrentes da norma por decreto legislativo. O parágrafo 11 do artigo, por sua vez, afirma que se o decreto legislativo não for editado em até 60 dias,

as relações jurídicas constituídas e decorrentes de atos praticados durante a vigência da MP permanecerão regidas por ela. No caso da MP 320, não houve a edição de decreto legislativo. A ação pedia que a MP rejeitada só fosse aplicada àqueles casos em que o pedido de licenciamento já tivesse sido apreciado e deferido pela autoridade competente durante sua vigência, mas não para aqueles casos apenas protocolados, mas não apreciados. O entendimento sustentado era de que o mero protocolo do pedido não constitui uma “relação jurídica constituída”. A maioria dos ministros acompanhou o voto da relatora da ADPF, a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, pela procedência da ação para afastar a aplicação do parágrafo 11 do artigo 62 da Constituição aos pedidos de licença para exploração de CLIA não examinados durante a vigência da MP 320. “Não havia relação jurídica constituída que tornasse possível a invocação do parágrafo 11 do artigo 62 da Constituição Federal para justificar a aplicação da MP rejeitada após o prazo de sua vigência”, afirmou a ministra em seu voto. Para ela, uma intepretação diferente postergaria indefinidamente a vigência e a produção de efeitos da medida provisória rejeitada pelo Congresso Nacional, “o que ofenderia não apenas o artigo 11 da Constituição Federal, mas o princípio da separação de poderes e o princípio da segurança jurídica”.

Ficaram vencidos no mérito os ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e Ricardo Lewandowski. Segundo a divergência, aqueles interessados que requereram a concessão da licença dentro do período de vigência da medida provisória têm assegurado o direito ao menos à apreciação do pedido nos termos previstos na MP, sob pena de haver tratamento diferenciado entre as empresas com pedidos apreciados ou não apreciados no prazo previsto. “Garantir o direito a licença apenas para os que tiveram o pedido apreciado é antiisonômico”, afirmou Luís Roberto Barroso, que iniciou a divergência.

Conhecimento O Plenário também discutiu os requisitos para a apreciação da ADPF 216 pelo Supremo. A maioria acompanhou a posição da relatora, ministra Cármen Lúcia, entendendo haver no caso controvérsia jurídica relevante e interpretações que ferem princípios constitucionais fundamentais. A corrente minoritária, iniciada pelo ministro Barroso, entendia haver um número pequeno de empresas envolvidas (são cinco pedidos de licenciamento assegurados judicialmente), sendo a ADPF uma forma de interferência em processos individuais em favor das empresas representadas pelas entidades titulares da ação. Fonte: Supremo Tribunal Federal

“ O que se pode fazer depois que você assina um contrato bancário? ” SÚMULA 286 STJ – A renegociação de contrato bancário ou a confissão da dívida não impede a possibilidade de discussão sobre eventuais ilegalidades dos contratos anteriores. Art.2º. Código de defesa do consumidor. Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. Art.6º. Código de defesa do consumidor. São direitos básicos do consumidor: V - A modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onersas. Art.39. Código de defesa do consumidor. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: IV - prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impingir-lhe seus produtos ou serviços; V - exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva; X - elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços; XIII - aplicar fórmula ou índice de reajuste diverso do legal ou contratualmente estabelecido. Art.423. Código Civil. Quando houver no contrato de adesão clausulas ambíguas ou contraditórias, dever-se-á adotar a interpretação mais favorável ao aderente.


24 | NATAL, MARÇO DE 2018 | WWW.PALUMBONOTICIAS.COM.BR

ticas: está sem pagar salários dos funcionários em dia, está sendo um desastre na Segurança e está sendo acusado de crimes de corrupção pela Justiça. São fatos, inegáveis e inconstestáveis. Mas a reportagem não trouxe nada de novo. Nenhuma das denúncias apresentadas sobre a Operação Dama de Espadas é nova. Até >> APOIO DECLARADO Enquanto o PSDB estadual mesmo a compra do silêncio da continua mantendo discrição principal envolvida. quando o assunto é a candidatura de Fábio Dantas a gover- >> ENGANADOS Então, o que poderia estar por nador, em Natal a legenda, comandada pelo vereador Dickson trás dessa ‘denúncia’ do Fantástico? Destruir definitivamente a Júnior, já declara publicamente candidatura à reeleição já fragio apoio ao projeto do vice-golizada do governador? Tem mais vernador. “Lamentamos que Fábio não tenha vindo para o que isso? Como bem disse o jornalista PSDB. Mas ele está indo para Cefas Carvalho, “Robinson está outro partido importante dentro em maus lençóis. Mas, neste do grande arco de aliança que está construindo para viabilizar angu jornalístico, tem caroço”. o projeto que defendemos ser o >> FECHADOS melhor para o RN”, disse o parA nova presidente do Avante lamentar. no RN, Karla Veruska, recebeu >> SENADOR IDEAL “Se você me perguntasse quem seria o nome que eu queria ter ao meu lado na chapa para senador, seria o deputado Kelps Lima. Mas vou respeitar porque ele é candidato a governador”. Do vice-governador e governadorável Fábio Dantas em entrevista A 95 FM. >> JABUTI NÃO SOBE EM ÁRVORE A pergunta que ficou no ar assim que a matéria do Fantástico sobre a Operação Dama de Espadas foi vista, no último dia 12 de março: quem foi o responsável por colocar aquele “jabuti” num dos programas de maior audiência da Rede Globo? Afinal de contas, uma reportagem repetitiva, sem novidade nenhuma e ocupando um longo espaço não deve ter sido ‘por acaso’, ou simplesmente porque a emissora achou que os telescpectadores estavam com saudades daquele assunto. Em ano eleitoral? Não tem ninguém engolindo mosca, não. >> REPRISE DE NOVELA O que ficou visível, na opinião da coluna e de muitos observadores da cena, é que a matéria estava atendendo a interesse de alguém ou de algum grupo forte e o objetivo claro foi o de ‘queimar’ mais ainda o governador Robinson Faria. Que, vale ressaltar, faz uma gestão totalmente passível de crí-

entre os convidados do ato de posse em seu novo cargo, no último dia 11 de março, o vice-governador e pré-candidato ao Governo Fábio Dantas. Sinal de que o novo partido já tem candidato a governador nas eleições que se aproximam. Karla é pré-candidata a deputada federal e é esposa do presidente da Câmara dos Deputados, vereador Ranieri Barbosa, que também prestigiou o evento e que aguarda decisão da Justiça para se desfiliar do PDT e filiar-se ao Avante também, podendo assumir o comando da legenda em Natal. Cara de que a união política entre Avante e o candidato a governador pelo PSB é ‘prego batido e ponta virada’. >> COMISSÃO A comissão de sindicância designada pela diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN, professora Maria das Graças, para apurar os fatos ocorridos na semana passada, numa sala de aula do curso de Ciências Sociais daquela unidade, quando uma aluna foi impedida de assistir à aula por estar acompanhada de sua filha de 5 anos, foi formalmente instalada no último dia 13 de março. Os 3 professores que a compõem não integram cursos do referido CCHLA, sendo todos de áreas diferentes. O caso teve bastante repercussão por conta da forma gros-

DANIELA FREIRE

daniela.freirecosta@yahoo.com.br

seira com que o professor se ao grupo das Nações de respeito referiu à aluna. Um áudio com e progresso!”, disse. os comentários do docente foi Foto: Gaudêncio (Twiħer/Reprodução) muito compartilhado nas redes sociais.

Foto: Blaggi (Assessoria)

>> PAQUERA Nos bastidores, já tem gente comentando sobre a ‘paquera’ do PSB com a turma rosalbista em Mossoró. Há alguns dias, a coluna alertou para o silêncio da prefeita da capital do Oeste sobre os cenários que estavam se desenhado para o pleito de outubro. Mas parece que já tem candidato se movimentando para o lado de lá.

Pré-candidatura a presidente de Flávio Rocha é confirmada no Twitter por um conterrâneo do empresário, o potiguar Gaudêncio Torquato, que é jornalista, analista político, consultor em comunicação e conselheiro do presidente Michel Temer

>> ECONOMIA FAZ SUCESSO Não é para menos que nesses tempos de crise econômica esteja fazendo sucesso nas redes sociais e nos grupos de whats app um gráfico montado pela assessoria da vereadora Eleika Bezerra mostrando que a parlamentar, nos cinco primeiros anos de mandato, ou seja, de 2013 até 2017, economizou mais de R$ 1,1 milhão. “Entendemos que é preciso ter responsabilidade e zelo com o dinheiro público”, justifica Eleika. É retorno garantido!

>> CONTRA O ABUSO A vereadora Ana Paula apresentou na Câmara Municipal de Natal o projeto de lei que institui no município de Natal o programa de prevenção ao abuso sexual e violência no transporte coletivo para o combate dos atos de assédios, abusos sexuais e a violência contra as A atriz Titina Medeiros mulheres nos transportes coletivos. recebeu homenagem na Arezzo O programa consiste em ações edue fez escolhas de Inverno no Dia cativas e preventivas aos atos violenInternacional da Mulher. tos praticados no ônibus. O projeto de lei já tramitou nas comissões e Foto cobrança (Twiħer/Reprodução) vai para análise do Plenário.

>> PLANO DEDURADO Que a gente já desconfiava das intenções do empresário potiguar Flávio Rocha, a gente desconfiava. Brasil 200, muitas aparições pelo RN para palestrar sobre ‘como salvar o Brasil da crise’, muitos pitacos sobre política, críticas públicas à esquerda partidária... Não era para menos achar que o CEO da Guararapes/Riachuelo estava doido para ser candidato a presidente. Mas ele negava. Publicamente e, segundo fonte do blog ligada ao PSDB, até entre amigos e políticos mais chegados a resposta era sempre negativa. Pois bem, eis que chega um outro potiguar, jornalista, analista político, consultor em comunicação e conselheiro do presidente Michel Temer, e abre o jogo em pleno Twitter: Flávio Rocha define sua pré-candidatura a presidente.

>> GIRO PELO TWITTER... ...do portal UOL: “Blog do Josias: Ao receber Temer, Cármen Lúcia virou problema”; ...do jornalista Xico Sá: “Mencionaram pressão da esquerda no STF a respeito da prisão do Lula. Encontro de Temer e da presidente da Corte passa barato. Poesia pura, que lindo”; ...do site Congresso em Foco: “Pré-candidatos, Maia e Meirelles voaram mais de cem vezes nas asas da FAB desde dezembro”.

>> ASPAS “Ouvi dele”, afirmou Gaudêncio Torquato, que elogiou o conterrâneo. “Empresário de perfil corajoso. Conheço Flávio Rocha. Tem preparo, tem história e é sério. Seu Plano Brasil 200 é um ideário para levar o Brasil

Bancada potiguar e representantes do setor salineiro estão fazendo pressão em Brasília para impedir que a medida antidumping seja suspensa. Na foto, líderes politicos e empresários potiguares com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, solicitando apoio para a causa Foto: Tiধnaarezzo (Cedida)

Deputado Kelps Lima começando a pré-campanha eleitoral com pressão em cima do prefeito Carlos Eduardo Alves, que está decidindo se será ou não candidato a governador. Kelps cobra de Carlos Eduardo uma promessa feita pelo então candidato à reeleição no Twitter: "Aviso >> MEIA MARATONA aos candidatos a vice-prefeito em Os preparativos para a Meia nossa coligação: se for eleito vou Maratona do Sol seguem a todo cumprir integralmente o mandavapor. A corrida chega à quinta to até 2020. Inapelavelmente" edição trazendo na bagagem infraestrutura de nível internacioFoto meirelles (Canindé Soares) nal, com novidades no percurso e no número de inscritos, reunindo atletas de todo o Brasil, sagrando-se uma das provas mais importantes do país. As inscrições começam no dia 17 de março e deverão ser efetuadas exclusivamente no site Encontro de muitos sorrisos www.meiamaratonadosol.com.br. entre o ministro da Fazenda Este ano, a competição foi Henrique Meirelles, o senador antecipada para 15 de setembro, Garibaldi Alves Filho e o diretor com partida e chegada na Arena da Tribuna do Norte Ricardo Aldas Dunas, em Natal, e distâncias ves, durante o evento Motores do de 21km, 10km e 5km. Desenvolvimento


cassiusclaudio@gmail.com

CASSIUS BARRETO

NATAL, MARÇO DE 2018 | 25

Foto: Canধna Zé Gomes SP

de variedade de produtos artesanais, além de barracas com comidas diversas, e boa música ao vivo para deixar o ambiente ainda mais agradável. Excelente pedida pro fim de tarde e começo de noite do fim-de-semana.

Como preparar o bacalhau Fonte: Comida e receitas

Para saber a quantidade de bacalhau numa refeição, calcule entre 150g e 250g por pessoa. O bacalhau é vendido seco e salgado, portanto, para usá-lo, é necessário dessalgar e hidratar. Após essa operação, a carne readquire a maciez e aumenta em até 20% o seu peso. SAL (DESSALGAR) Depois de cortar o bacalhau em postas, lave bem em água corrente para tirar o sal que recobre o peixe. Coloque-o num recipiente fundo, sobrepondo as partes de modo que a pele (no caso de não ter sido retirada ou mesmo que restem apenas pedaços) fique virda para bixo, evitando que desmanche. Cubra com água. Depois, cubra o vasilhame com filme plástico e guarde-o na geladeira. É fundamental trocar a água 3 ou 4 vezes por dia. O tempo médio para dessalga depende da altura das postas (ou lombos) do bacalhau. A média é de 24 a 48 horas. O ponto certo é quando o sal já foi praticamente eliminado. Para perceber, prove a água antes e depois do processo e compare a diminuição do sal. Outra opção: com uma faquinha delicada, ou mesmo com as mãos, tire uma lasquinha da carne de dentro do lombo e experimente pra confirmar se o sal já foi eliminado. Depois de tirar o sal, coloque-o de molho em leite para hidratá-lo e deixar a carne mais macia. Se ainda for preciso retirar o excesso de sal, coloque-o de molho em água misturada com 1/4 xícara (chá) de fubá ou ferva-o com 1 olher (sobremesa) de farinha de trigo. A farinha absorverá todo o sal. Se por qualquer motivo se esqueceu de pôr o bacalhau a demolhar, ponha-o dentro de água cortado em postas com folhas de couve. Ficará com o bacalhau demolhado em mais ou menos três horas e também com as couves salgadas prontas a cozer em água sem sal. CHEIRO Quando se põe o bacalhau de molho em dias quentes, tem de se mudar as águas com frequência, para não deitar aquele cheiro característico, mas pouco agradável. Recomenda-se que se coloque uma ou duas colheres (sopa) de bicabornato de sódio na água de molho. Para além de tirar o cheiro incomodativo, este pequeno segredo permite ainda conservar o bacalhau num ótimo estado.

PELE E ESPINHAS O melhor momento para retirar a pele do bacalhau é quando ele ainda está salgado e seco. Levante a pele em uma das extremidades e retire-a com puxadas firmes. Depois do cozimento, a pele também sai com facilidade. O melhor momento para retirar as espinhas é quando se desfia o bacalhau ainda salgado e seco ou depois do cozimento. O bacalhau não deve ser fervido, a não ser que a receita ou o preparo indiquem. A fervura prejudica o paladar e resseca o peixe. Deve ser sempre preparado em água a ferver, ou seja, em fogo brando, sem borbulhar. DESFIAR Sempre que quiser desfiar bacalhau depois de o ter cozido, retire-lhe as espinhas e as peles e embrulhe-o num pano bem grosso. Seguidamente, esfregue vigorosamente o bacalhau, sempre dentro do pano, e passe-o durante algum tempo de uma mão para a outra. Verá que rápidamente ele fica separado sem fios, bem finos. CALDO Você pode reservar o caldo do bacalhau (a água do cozimento) para cozinhar as batatas ou o arroz. Em receitas de bacalhau ao forno ou bacalhau na brasa, faça um pré-cozimento no bacalhau, colocando-o em um tabuleiro imerso em água em fogo brando, sem ferver, durante 10 minutos. APURAR Se quiser apurar o paladar do bacalhau, de acordo com a receita, deixe-o temperado com azeite e ervas (ex. coentro ou salsa) ou submerso no leite durante pelo menos 2 horas antes do preparo. A qualidade da refeição com bacalhau também depende da qualidade dos complementos: o azeite de oliva deve ser extra-virgem, de preferência português; as batatas, do tipo HBT; as azeitonas pretas, portuguesas, e as verdes, portuguesas, argentinas ou espanholas. COZINHAR A água deve apenas cobrir a posta e manter uma fervura muito rápida, durante 10 minutos. Se a água ferver muito, as fibras de bacalhau podem ficar secas, rijas e escuras. Depois, deve-se retirar o bacalhau da chama e deixá-lo repousar cerca de 20 minutos. Por fim o bacalhau deve ser escorrido.

TOMAR ANTES QUE DERRETA! Mesmo com a muita chuva que tem caído esses dias na Cidade do Sol, o calor continua nas alturas, e, nada melhor do que um bom gelado para resfriar o corpo e adoçar as papilas gustativas. Funcionando há 40 anos, a Sorveteria Tropical, instalada na esquina da Rua Junidaí com a Av. Prudente de Morais, serve mais de 70 sabores diferentes de sorvete artesanal, preparado ali mesmo pela família proprietária. Contando ainda com uma filial na Av. Amintas Barros em Lagoa nova, a Tropical se destaca pelos seus sorvetes de frutas, incluindo deliciosos sabores regionais como mangaba, graviola, cajá, e goiaba. Destaque ainda pra sabores bem diferentes como o de capim-santo, e o super regional e delicioso sorvete de tapioca. Já na fortíssima tradição e técnicas italianas de gelatto, a Sorveteria Cuoredi pana, nos brinda com típicos sabores italianos, como Pistache, Tiramisu, Zanbaione, em sorvetes dotados de muito sabor e cremosidade, que combinam com os doces também vendidos, e o café Illy, tudo a disposição para quem passa pelo CCAB Petrópolis a partir das 10h, até as 22h. DOSE DUPLA O Bar Dom Vinicius, localizada na Rua Ângelo Varela, a partir deste mês de março passa a ter uma atração a mais em seu ambiente agradável e de bebidas e petiscos mais do que aprovados pela clientela: o DomHappy Hour, com bebidas em dobro todos os dias, das 18 às 20h. GARAJAU E por falar em Rua Ângelo Varela, vem aí na praça localizada no final da rua, já chegando no morro, mais uma edição da Feirinha Garajau, nos dias 10 e 11 de março, com uma gran-

RODÍZIO Após grande sucesso em sua primeira rodada, o rodízio de sanduiches do Pittsburg está de volta e com novidades! Além dos tradicionais mini-sanduíches, batata e molhos, agora também tem mini-beirutes, misto e de frango! O rodízio continua nas terças, das 18h às 22h, mas agora tem promoções especiais. O valor individual continua R$ 34,90, mas em um grupo de cinco amigos, o sexto não paga. Várias das lojas do Pitts estão com o serviço de Rodízio, inclusive a loja da hermes da Fonseca, em Petrópolis. TEMPLO INFANTIL Sempre falamos aqui em opções de festas, culinária, bares, diversão em geral, para adultos, mas, o Plano Palumbo também tem algumas boas opções de lazer para os pequenos, e dentre elas, o grande destaque é a Cidade da Criança. A Cidade da Criança é uma das áreas verdes mais belas de Natal, tendo suas instalações voltadas, principalmente, para o público infantil. Parque localizado no bairro Tirol, foi fundado em 1962 e, após passar por reestruturação e modernização, reaberto ao público em 2014. Entre os espaços que compõem o parque público administrado pela Secretaria Extraordinária de Cultura do RN/Fundação José Augusto estão o Parque Infantil Palhaço Faísca, pista de cooper, Lagoa Manoel Felipe, pedalinhos, Igrejinha, anfiteatro, Escola de Artes Newton Navarro, Biblioteca Infanto-juvenil Mirian Coeli, Museu Taxidérmico, Casa de Vozinha, entre outros. O parque é excelente opção para crianças de todas as idades, e consiste em um dos poucos espaços públicos voltados pra elas na Cidade. Está aberto de terça a domingo, das 6 às 18h, com entrada gratuita. Dentro do espaço do parque se encontram ainda quiosques com venda de vários tipos de guloseimas, como sorvetes, churros, pipocas, etc.



MARCELO PANDOLPHI

edrei@liveresults.com.br

NATAL, MARÇO DE 2018 | 27

Comunicação e Dados INTERAÇÃO DIGITAL CONSISTENTE E EFICIENTE Hoje, nove em cada dez planos de mídia contemplam redes sociais como Facebook e Instagram, utilizam Google AdWord e aplicam diversas outras estratégias de marketing digital. Da mesma forma, as possibilidades da interação digital são discutidas por profissionais e empresários de diversos setores. Está mais do que na hora de aderir às novas tecnologias, e mais que isso, transformar o seu negócio e tornar os processos mais rápidos e seguros. PARA COMEÇAR, FAÇA UMA RADIOGRAFIA DO CLIENTE DO SEU CLIENTE O cliente do seu cliente é o sujeito mais importante em todo

o processo, por isso, se esforce para conhecê-lo profundamente. Use tecnologia e, se puder, contrate um bom analista de dados. Não se esqueça de descobrir os seus detalhes mais interessantes, como suas necessidades, preferências e hábitos de consumo. O QUE FAZER COM TANTA INFORMAÇÃO? O que a gente nasceu para fazer a vida toda. Surpreendê-lo, antecipar suas expectativas, conquista-lo, e claro, vender bastante pra ele. Regra número 1: não o incomode nunca. Regra número 2: ele continua mandando e é senhor absoluto da situação. O MARKETING MOBILE COMEÇOU A FICAR INTERESSANTE Somos 5.000.000.000 (cinco bilhões) de assinantes de serviços móveis, com 119% mais chips do que pessoas

conectadas. Em números absolutos, somamos oito bilhões de conexões mobile habilitadas para o que chamamos internet das coisas. Já podemos conectar e controlar tudo a nossa volta usando um simples smartphone. Com um Samsung Galaxy S9, por exemplo, posso ligar o forno, o chuveiro, a máquina de lavar, o micro-ondas, abrir portas, acender luzes, vejo o que está dentro da geladeira e sei inclusive o que está vencido, vejo câmeras de segurança e muito mais. Consegue perceber a importância do mobile marketing daqui por diante? O QUE VEM DAQUI POR DIANTE? Blockchain, chatbot, inteligência artificial, big data, geolocalização, realidade virtual, realidade aumentada e muito mais. Hoje, cada uma dessas tecnologias pode significar um

impacto gigantesco na sua vida profissional e nos negócios da sua empresa. Para o futuro, posso lhe assegurar, esse é um caminho sem volta. Não há escolha. Para sobreviver, será preciso embarcar nessa. A HORA E A VEZ DOS CHATBOTS Utilizando a inteligência artificial, os chatbots estão revolucionando o atendimento ao cliente em diversas empresas, como Suvinil, Cacau Show e a Volkswagen. Aqui em Natal, a construtora Constel anuncia o seu chatbot, que está em fase de implantação. Com um atendimento cada vez mais parecido com um atendente humano, os bots qualifi cam os leads antes de chegarem ao setor comercial, além de reduzir custos e qualificar o atendimento ao cliente, desejo de 10 em cada 10 empresários. Por todas es-

sas razões, prevejo que outras construtoras, concessionárias, supermercados, indústrias e todo o comércio, em geral, devem seguir pelo mesmo caminho. PARA O FUTURO, APOSTE NOS ASSISTENTES DE VOZ De acordo com a consultoria Tractica, até 2025 teremos 1 bilhão de assistentes de voz no mundo, movimentando um montante de aproximadamente 7.7 bilhões de dólares. Nada mal, heim? Isso porque gigantes como a Amazon, o Google e a Samsung já anunciaram a abertura de suas plataformas de voz para empresas do mundo inteiro. Prepare-se para utilizar monitores inteligentes e conversar com fones de ouvido, relógios inteligentes e dispositivos fitness, por exemplo, todos conectados. Quem viver, verá.

Governo decreta emergência pela seca no Estado Foto: <hħp://correiodoserido.com.br/> Acesso em: 16 março. 2018

O Governo do Estado publica no Diário Oficial deste sábado (17) decreto que declara por mais 180 dias a Situação de Emergência pela Seca em 153 municípios do Rio Grande do Norte. O documento, assinado pelo Governador Robinson Faria, leva em consideração análises técnicas das áreas do Governo que monitoram a questão da Segurança Hídrica no RN. Esta é a 10ª vez consecutiva que o governo toma a medida. O objetivo é facilitar o trâmite dos processos que envolvem obras e serviços para minimizar os efeitos da seca, vivenciada pelos potiguares há 6 anos consecutivos, em razão das baixas precipitações pluviométricas. Segundo os dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE), os prejuízos monetários decorrentes da escassez hídrica resultam em perda de receitas da ordem de mais de R$ 4 bilhões ao ano, o que representa uma redução superior a 50% na contribuição do setor rural para a formação do Produto Interno

Bruto (PIB) do Estado. Já o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), aponta uma situação extremamente crítica nos reservatórios. Dos 47 monitorados neste início de 2018, 17 já estão secos e 16 estão em volume morto. A equipe de Segurança Hídrica do RN é coordenada pelo

Gabinete Civil e conta com integrantes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE), Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN), Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN),

e Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). MUNICÍPIOS De acordo com a Defesa Civil Estadual, cada município é obrigado a fornecer informações sobre danos e prejuízos decorrentes da seca diretamente ao Governo Federal, através do Mi-

nistério da Integração Nacional, por meio do preenchimento do Formulário de Informação de Desastre (FIDE). O envio deste documento deverá ser realizado até o dia 19 de março, através da plataforma virtual do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). O atraso no envio implicará na exclusão do município do próximo decreto estadual de situação de emergência. A comunicação de emergência evita atraso no reconhecimento federal e possibilita que haja nova liberação de recursos que ajudem na adoção de medidas que minimizem os efeitos da estiagem prolongada. Desde 2017 estão sendo empregados R$ 12,7 milhões pelo Ministério da Integração Nacional, para continuidade da Operação Vertente, que fornece água potável à população através de carros-pipa. Mais informações e esclarecimentos quanto ao FIDE podem ser obtidos através do telefone 3232-5155 ou pelo e-mail: defesacivil@rn.gov.br


28 | NATAL, MARÇO DE 2018 | WWW.PALUMBONOTICIAS.COM.BR

SAUL AMORIM

palumbonoticias@gmail.com


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.