__MAIN_TEXT__

Page 1

notĂ­cias

www.palumbonoticias.com.br | palumbonoticias@gmail.com fb.com/palumbonoticias | @palumbonoticias

Demis Roussos

Palumbo NATAL | SETEMBRO de 2018 | ano 2 | N0 18

ano

Casquinha do Bem

FOTO: DIEGO GURGEL

Uma campanha em prol das crianças do GACC e APAE


2 | NATAL, SETEMBRO DE 2018 | WWW.PALUMBONOTICIAS.COM.BR

A emoção

Abro a coluna com uma historinha do padre Elesbão, das Minas Gerais.

No confessionário

Numa cidadezinha de Minas, Padre Elesbão estava esgotado de tanto ouvir pecados, ou, como dizia, besteiras. Decidiu moralizar o confessionário. Afixou um papelão na porta da Igreja, dizendo: O Vigário só confessará: 2ª feira - As casadas que namoram. 3ª feira - As viúvas desonestas. 4ª feira - As donzelas levianas. 5ª feira - As adúlteras. 6ª feira - As falsas virgens. Sábado - As "mulheres da vida". Domingo - As velhas mexeriqueiras. O confessionário ficou vazio. Padre Elesbão só assim pode levar vida folgada. Gabava-se: - Freguesia boa é a minha... mulher lá só se confessa na hora da morte! (Leonardo Mota em seu livro Sertão Alegre)

Bolsonaro anima plateias

A campanha esquenta sob o calor da emoção gerada pelo atentado ao candidato Bolsonaro. O imponderável, mais uma vez, fez questão de nos visitar para adensar a fumaça no horizonte. A 25 dias do pleito, não se sabe o que vai acontecer. A militância bolsonariana está gritando seu nome nos bares, nas praças e, para agredir opositores, por ocasião de visita de outros candidatos a recantos das cidades. Militantes estão mostrando a cara. Nas redes sociais, desferem pauladas em quem se opõe ao capitão.

A expressão cheia de bílis, que se ouve em todos os cantos do país, se alimenta de um composto político caracterizado pelo radicalismo que habita os extremos do arco ideológico, onde exércitos de Bolsonaro jogam sua artilharia pesada contra a militância petista, gerando recíproco tiroteio na arena das redes sociais. Sob essas duas fontes de conteúdo - a bandidagem e o lulopetismo - expandem-se os fluxos de emoção, provocando engajamento mais intenso em regiões menos desenvolvidas politicamente como o Nordeste (26,62% dos votos), o Norte (7,83%) e o Centro-Oeste (7,29%). A população eleitoral dessas regiões chega a mais de 61 milhões de eleitores. Trata-se de um eleitorado integrado ao território conservador, onde é forte o voto populista/cabresto, de teor emotivo.

GAUDÊNCIO TORQUATO

porada de campanha. Essa é a região onde Alckmin espera crescer. Se não conseguir subir por aqui, Alckmin certamente não ganhará passaporte para o segundo turno. Ainda mais quando o Nordeste lhe fecha as portas. O fato é que da região mais esclarecida do país, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, poderá sair a vitória eleitoral. É aí onde o voto mais se esconde. No Nordeste, Norte e Centro-Oeste, onde o voto segue o coração, o sufrágio se repartirá em volumes maiores para Ciro, Haddad e Marina.

Marina cai

Ocorre que Marina Silva tomou uma queda nessa última pesquisa Datafolha. Este analista apontou essa possibilidade lá atrás. E a razão é sua pequena estrutura de campanha. Não tem apoio de grandes partidos e caA razão bos eleitorais. Marina é a encarJá o discurso da razão é mais nação do perfil ético. Mas está intenso nos estratos médios da difícil romper as velhas estruturas. pirâmide social, particularmente nas regiões Sudeste (43,38% dos Ciro cresce votos) e Sul (14,42%), com a obJá Ciro Gomes, com sua meservação de que os sulistas ten- tralhadora falante, está crescendem a surfar na onda do voto de do. É quem melhor se expressa. cunho nacionalista, enquanto os Usa palavras fortes, faz duras crívotos de São Paulo, o maior colé- ticas e está presente aqui e acolá. gio eleitoral do país, onde habitam Ciro tem condições de lutar pelo as mais poderosas classes médias segundo turno. Só nos últimos e as maiores organizações sociais, dias deverá ocorrer o processo de estão mais próximos ao abrigo da seleção final dos candidatos pelos racionalidade. Nesse caso, a opção eleitores. E é muito provável que de votar fica para os momentos fi- Ciro seja o beneficiário do voto nais, após uma varredura na mol- útil, aquele que não irá nem para dura dos candidatos e análise de o PT nem para Bolsonaro. suas qualidades.

Entre 20% a 30%

Se Bolsonaro segurar seu índice de intenção de voto - 24%: subiu dois pontos segundo a última pesquisa Datafolha -, entrará no segundo turno. A dúvida é se conseguirá ou não sustentar sua posição. Pelo andar da carruagem, continuará fazendo campanha a partir do quarto do hospital Albert Einstein onde se recupera. De 8 segundos de TV, ganha visibilidade total na rede aberta. Seus filhos e adeptos continuarão a enviar fotos da convalescença. Pesquisa do BTG Pactual lhe deu 30%. Aliás, os bancos continuam a acompanhar a trajetória do candidato por meio de tracking pesquisa telefônica. Esse tipo de pesquisa mostra que Bolsonaro cresceu mais que a oscilação de dois pontos para cima dentro da margem de erro.

Sudeste

Bolsonaro tem como ponto nevrálgico o Nordeste, onde se abrigam quase 27% dos votos. Lá, Ciro Gomes cresce. E no Sudeste, que tem 43,38% dos votos (63.902.486 votos), o capitão precisa evitar que eventual onda racional tire dele alguns votos. Só SP, com 22% do eleitorado (33 milhões de eleitores), foi o destino de 44% das visitas dos candidatos a presidente nessa primeira tem-

Alckmin devagar

Geraldo Alckmin caminha devagar. Seria o natural herdeiro do voto útil se tivesse encarnado o perfil do meio contra os extremos, Haddad e Bolsonaro. Mas o tucano anda a passos de tartaruga. Quase se arrastando. Se o eleitor enxergar nele condição de entrar no segundo turno, ainda seria possível destinar a ele o voto. Por enquanto, o ex-governador de São Paulo é uma incógnita. Hoje, está perdendo para Bolsonaro em São Paulo, Estado que governou por quatro mandatos.

Haddad, Andrade, Andar

Fernando Haddad ganhou ontem o status de candidato por obra e graça do "Salvador da Pátria", dom Luiz Inácio. De dentro de sua sala de despachos na PF de Curitiba, Lula entronizou o ex-prefeito de São Paulo, batizando-o com o slogan: "eu sou você". Sairá o "Lula dois", o intelectual Haddad, a andar pelo país pregando a metamorfose: "Lula sou eu". Dará tempo até 7 de outubro pregar a mentira e enfiá-la na cuca do eleitor? Andrade, como é chamado no Nordeste, não tem aparência como Lula. Não fala igual a ele, não pensa igual a ele, é um acadêmico - coisa que não combina com o perfil de Luiz Inácio - e também passa longe do feeling político do ex-presidente.

http://www.migalhas.com.br/Porandubas

Transferência de votos

Mas se Lula conseguir usar seu bastão mágico e passar para Haddad uns 20% de votos, não se descarta a possibilidade do ex-prefeito paulistano adentrar a porta do segundo turno. Nesse caso, veremos a polarização entre perfis abrigados nas extremidades do arco ideológico. Nesse caso, teríamos o voto de exclusão. Parcela do eleitorado votando em Haddad para evitar Bolsonaro; e parcela do eleitorado votando em Bolsonaro para evitar Haddad. Ufa! Eleger alguém com um voto de exclusão - não por opção - é o retrato de um país rachado ao meio.

Derrota de Bolsonaro

Impressiona a rejeição a Bolsonaro: cerca de 40%. Um alto índice. Pela pesquisa Datafolha, perde para todos os candidatos, menos para Fernando Haddad. O fato é que ele carrega o facho de "candidato mais rejeitado". A parte que o rejeita estabelece o nexo entre ele e os militares, nesse caso, lembrando os tempos de chumbo, a ditadura. Já os eleitores de Bolsonaro o identificam com a "ordem contra a bagunça", o antídoto contra o PT. Essa é a visão geral do eleitorado.

Pacote de macarrão

Evitar ser flagrado em mentira ou dissonância: eis o calcanhar de Aquiles dos candidatos. E isso ocorre geralmente quando um candidato é instado a mudar de identidade ou esconder o que disse no passado. O eleitor percebe quando a pessoa torna-se artificial, um mero produto de marketing. E candidato não pode ser trabalhado como se trabalha um sabonete, um pacote de macarrão.

Alckmin e a marca anti-pt

Geraldo Alckmin vê distante a possibilidade de vestir o manto de "anti-PT número 1". Perde a condição para Bolsonaro. Passou muito tempo de campanha atacando o capitão. Só agora começa a atacar o PT. Tarde. Deveria ser considerado o antídoto contra o lulo-petismo. Mas seus marqueteiros, possivelmente induzidos por pesquisas mal interpretadas, vestiram nele o manto de anti-Bolsonaro, esquecendo Fernando Haddad, só agora lembrado. Um erro. Deveria, ao menos, fazer sério alerta contra os dois. E de maneira criativa. Este spot não apareceu. Pelo menos até o momento.

Prisão de Richa

A prisão do ex-governador e candidato a senador, Beto Richa, no Paraná, deve respingar na campanha de tucanos pelo Brasil afora. Pela proximidade, a campanha de Alckmin em São Paulo ganha uma tropeçada.

Só agora

Tem-se a impressão de que só agora o eleitor toma conhecimento da campanha. O Não Voto - abstenção, votos nulos e brancos - refluiu bastante nos últimos dias. Queda de 10 pontos. Hoje, situa-se em torno de 25% a 28%. Já foi de 40%, segundo pesquisas.

Golpe? Não

O Blog do Noblat pesquisou: "Você é a favor de um golpe militar em vez da realização de eleições livres"? Responderam assim 9.565 leitores: 22% - Sou a favor do golpe 72% - Sou contra o golpe 06% - Não sei

Ambição desmesurada

No meu livro Marketing Político e Governamental, cito um pensamento do cientista político Robert Lane, em Political Life, que explica como a ambição desmesurada pelo poder funciona como um bumerangue. "A fim de ser bem-sucedida em política, uma pessoa deve ter habilidades interpessoais para estabelecer relações efetivas com outras e não deve deixar-se consumir por impulsos de poder, a ponto de perder o contato com a realidade. A pessoa possuída por um ardente e incontrolável desejo de poder afastará constantemente os que os que a apoiam, tornando, assim, impossível a conquista do poder".

Campanha negativa

A campanha negativa é a do ataque ao adversário, seja lembrando frentes abandonadas, seja tentando vincular propostas novas com situações escandalosas, como promessas mirabolantes de acabar com inclusão do eleitor no SPC. Os profissionais de marketing podem, até, se respaldar em pesquisas para decidir usar as armas de ataque em campanhas. Em casos específicos, principalmente quando fica consagrada uma gestão irresponsável em alguma área - como a da saúde - mostrar cenários devastados pode gerar efeitos. Contanto que essa estratégia seja comedida, usada de maneira tópica. Não deve significar o eixo de um programa. O eleitor quer ver coisas positivas.


POLÍTICA

www.palumbonoticias.com.br

NATAL, SETEMBRO DE 2018 | 3

Governo inicia obras de recuperação em três praças do Centro Histórico de Natal O combalido Centro Histórico de Natal ganhará a revitalização de mais três praças, após a entrega da construção da Praça do Estudante, antes tomada por um estacionamento desordenado situado atrás do Banco do Brasil da Cidade Alta. Os três equipamentos que serão recuperados, são: as praças Sete de Setembro (em frente à Assembleia Legislativa), Santa Cruz da Bica (próxima à Cosern) e Praça das Mães (próxima ao Solar Bela Vista). A recuperação dessas três praças integra o projeto de requalificação, pelo PAC Cidades Históricas, e prevê novo paisagismo, nova pintura e iluminação, recuperação de monumentos e projeto moderno de acessibilidade. Ao todo serão contempladas 11 praças de Natal e mais dois logradouros públicos. As obras na praça José da Penha, em frente à Igreja Bom Jesus, na Ribeira, começará nos próximos dias. O prazo de conclusão é de três meses. “O trabalho realizado na Praça do Estudante foi atípico dentro do projeto, porque precisou ser construída, já que no local havia apenas um estacionamento. As outras serão requalifica-

Divulgação

das. Uma ação importante para nosso corredor histórico. Toda cidade turística que se preze valoriza sua história e este é o primeiro item procurado pelo turista no mundo”, destacou o secretário estadual de Turismo, Manuel Gaspar. Todas as praças selecionadas no projeto pertencem ao Centro Histórico de Natal, entre a Cidade Alta, Ribeira e pequeno trecho do bairro das Rocas. O valor total do projeto é de R$ 10 milhões, sem contrapartida do Estado. O projeto foi elaborado por intermédio do Governo do

RN via secretaria estadual de Turismo. As obras serão fiscalizadas pela Secretaria de Infraestrutura. A área total de abrangência do projeto compreende 91,1 hectares do sítio histórico. O valor para construção da Praça do Estudante Emmanuel Bezerra dos Santos foi de pouco mais de R$ 403 mil. Para a Praça 7 de Setembro serão investidos R$ 402.145,03. Na Praça Santa Cruz da Bica, R$ 378.913,61. A Praça das Mães, R$ 247.492,29. E a Praça José da Penha, que ainda será iniciada, o valor de R$ 333.847,09.

Debate discute prevenção do suicídio e cobra rede de proteção na Ponte Newton Navarro O Setembro Amarelo foi tema de discussão na tarde desta terça-feira (18), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Reunindo deputados, autoridades no assunto e pessoas que tiveram familiares como vítimas do suicídio, a Audiência Pública apontou para ações emergenciais que devem ser tomadas para reduzir o número de suicídios no estado. Entre os principais pontos está a implantação de uma rede de segurança na Ponte Newton Navarro. Atualmente, o número aproximado de mortes referentes a suicídios no Brasil supera os 11 mil por ano, sendo a terceira maior causa de mortes por fatores externos identificados, com 6,8% dos casos, atrás somente dos homicídios (36,4%) e das mortes relacionados ao trânsi-

to (29,3%). Apesar de haver um aumento no número de casos e redução ampliação das notificações, o caso ainda é tratado como tabu. A falta de informações concretas, na opinião dos participantes do debate, dificulta a realização de açõs para prevenir novos casos de suicídio. No entendimento da professora Anna Karina Silva, do departamento de Psicologia da UFRN, é preciso que o tema seja mais discutido e deixe de haver uma barreira ao se falar sobre suicídio. Para ela, ações imediatas devem ser tomadas tanto para dificultar a tentativa de suicídio quanto para conscientizar a população e profissionais de Saúde sobre como agir quando encontrar uma pessoas que pensem em tirar a própria vida. "Tem que se criar espaços

para tratar sobre o tema, nas escolas, no trabalho e nas famílias. É preciso que se abra a possibilidade de pedir socorro. Um atendimento a quem fala em se matar sempre é emergencial. Para cada suicídio, temos cerca de 20 tentativas. Temos que prevenir. O atendimento ao suicida é urgente", disse a professora, que citou a Ponte Newton Navarro como um local onde é preciso atenção especial do Poder Público. "Precisamos pensar na Ponte. Percebemos o quanto é difícil se cuidar, já que desde o primeiro dia após a inauguração, os suicídios são frequentes. Tem sido um local escolhido por muitos para dar fim à própria vida. Precisamos tomar ações emergenciais que possam produzir uma intenvenção imediata", sugeriu a professora.

SAIBA MAIS Foram encaminhados ao Ministério da Cultura (MinC) 16 projetos potiguares para concorrer ao PAC Cidades Históricas, ainda em 2013 e só agora, após vencer as burocracias, os recursos foram liberados. Foi pleiteado um total de aproximadamente R$ 100 milhões. Destes, R$ 78 milhões pertenciam a projetos elaborados pela equipe da Setur RN. O total aprovado no MinC corresponde a R$ 43 milhões, sendo R$ 25 milhões de projetos da Setur RN, ou 58% do total. O restante são projetos da Prefeitura de Natal e UFRN.

PRAÇAS CONTEMPLADAS - Praça Santa Cruz da Bica - Praça André de Albuquerque - Praça Padre João Maria - Praça 7 de Setembro - Praça Dom Vital - Praça Djalma Maranhão - Praça das Mães - Praça do Estudante - Praça Augusto Severo - Praça José da Penha - Praça João Tibúrcio ÁREAS PÚBLICAS CONTEMPLADAS - Largo Memorial Câmara Cascudo - Parada Metropolitana Divulgação


4 | NATAL, SETEMBRO DE 2018 | WWW.PALUMBONOTICIAS.COM.BR

SAUL AMORIM

Fest Orquídeas

Corrida para o Planalto Pesquise CNT\MDA dá Jair Bolsonaro na liderança com 28,2% de intenção de votos, seguido por Fernando Haddad com 17,6% de intenção de votos, deixando para trás o candidato Ciro Gomes com 10,8% de intençao de votos. Esse duelo entre Haddad e Ciro Gomes promete esquentar a disputa por uma vaga no segundo turno. O resto vai ficar pelo meio do caminho dessa eleição cheia de indecisão e dúvidas sobre quem vai ganhar a faixa presidencial.

Para encerrar o mês de setembro e florir outubro, o Fest Orquídeas realizou no Hiper Bompreço, de Capim Macio, nos dias 20 a 23 mais uma edição, com muitas novidades também do orquidário KS Orquídeas de São Paulo – SP. O evento, que já é conhecido pelo público natalense por sua qualidade, trouxe uma seleção especial das plantas que compõem a família Orchidaceae. São cores e tamanhos nas mais variadas formas, existentes em quase todos os continentes da terra, com exceção da Antártida, já que a planta é predominante nas áreas tropicais. Duráveis e sempre uma ótima opção para presentear ou enfeitar ambientes, as orquídeas requerem cuidados especiais e, para isso, o evento realizou oficinas de cultivo. Temas como adubação, iluminação, cuidados na transferência de jarros, local ideal para manter a planta, se a espécie escolhida é de sol, sombra ou meia sombra serão abordados. Divulgação

No RN A candidata petista Fátima Bezerra continua na liderança em todas as pesquisas com bastante folga do segundo colocado, o candidato Carlos Eduardo Alves, que tem o atual governador, Robinson Faria, no seu calcanhar num empate técnico. A disputa deve se acirrar até o dia da votação.

MP em grande atuação Muitos candidatos estão sem dormir com a atuação do Ministério Público nesse período eleitoral com a deflagação de várias operações pelo interior do Estado e na capital. Até o dia da votação, muitas emoções irão rolar com a polícia na rua.

Dinheirama As maiores doações para disputa no Congresso priorizam quem já possui mandato. Os repasses acima de 100 mil reais ficam com quem já possui uma cadeira nas duas casas legislativas. Com a proibição de doação de empresas, pela lei, deixou o processo eleitoral mais magro de recursos.

Buracos A malha viária de Natal está que é só burracos, enquando o prefeito Álvaro Dias desfila em carro aberto na busca de votos, a fim de eleger seu filho, Adjunto Dias, a deputado estadual. É a velha política de pai para filho que tanto impera no Nordeste Brasileiro. Uma vergunha e um desrespeito com cidadão natalense.

Assembleia discute impactos da Medida Provisória do Saneamento Básico no RN O Legislativo debateu as consequências da Medida Provisória nº 844/18, que atualiza o Marco Legal do Saneamento Básico, para o Estado e municípios potiguares. Dentre as discussões, destacaram-se a atribuição à Agência Nacional de Águas (ANA) da competência para editar normas nacionais sobre saneamento, a possibilidade de prestação do serviço por empresas privadas, além do aumento tarifário e do impedimento da universalização do saneamento básico. O diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/RN), Sérgio Pinheiro, falou sobre o histórico da situação, a importância do saneamento e as dificuldades enfrentadas pelo setor. A respeito da Medida Provisória (MP) em questão, ele esclareceu que "no modelo hoje disponível, o município pode ir por dois caminhos. Os que optarem por permanecer com seus serviços municipais, podem assim fazê-lo. E, se quiserem privatizar, também o podem, através de autorização do Legislativo e licitação”. Ainda de acordo com o diretor, para as empresas públicas, o funcionamento é diferente. “Qualquer entidade pode prestar o serviço, desde que seja através de convênio ou contrato de programa", explicou.

O Palumbo Jornal circula na cidade de Natal e tem alcance diário superior a 4.000 mil leitores. 4.000 mil exemplares mensais. EXPEDIENTE / Palumbo Notícias / Presidente e Editor Chefe: Saul Amorim, Repórter: Victor Hugo, Designer Gráfico: Raniere Borges, Impressão: Impressão Gráfica e Editora, Esse Jornal não se responsabiliza pela opinião de seus colunistas.

palumbonoticias@gmail.com

Operação Lei Seca fiscaliza 1.059 motoristas durante a última semana A Coordenação da Operação Lei Seca do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) divulgou nesta segunda-feira (17) o balanço das operações realizadas no decorrer da última semana. Os dados mostram que foram efetivados 1.059 testes de etilômetro em três operações desenvolvidas na capital potiguar, resultando na lavratura de 118 autos de infração, sendo 91 por infração a Lei Seca. As ações de fiscalização ainda flagraram quatro veículos circulando nas ruas em situação irregular. Os policiais retiveram os automóveis, que foram levados para o pátio do Detran onde são acondicionados os veículos apreendidos por estarem em desacordo com a legislação. As intervenções dos policiais da Operação Lei Seca não se mantiveram apenas na fiscalização com foco no combate ao motorista que insiste em beber e dirigir. A Operação também desempenhou o serviço de patrulhamento tático móvel na área dos bairros onde as fiscalizações foram realizadas. Durante as rondas suspeitos são abordados e passam por revista pessoal. A ação policial tem o objetivo de prevenir as ocorrências de crimes com a presença mais efetiva do patrulhamento. O diretor-geral do Detran, Eduardo Machado, lembrou que essa forma de atuação da Operação Lei Seca unindo a fiscalização com o patrulhamento é um

Divulgação

modelo que vem sendo incentivado e ampliado pelo Órgão. “Sabemos da necessidade de segurança da população e diante disso buscamos contribuir mais ampliando o patrulhamento realizado pelos policiais da Lei Seca”, informou. Já o coordenador da Lei Seca, tenente-coronel Francisco Flávio dos Santos, explicou que as fiscalizações serão ampliadas durante esta semana devido as ações comemorativas a Semana Nacional do Trânsito. “Voltamos a alertar aos condutores que insistem em dirigir após ingerir bebida alcoólica que não arrisquem, respeitem a vida. As nossas operações serão intensificadas mais ainda visando marcar a Semana Nacional do Trânsito”, comentou.

CHARGE DE BONFIM


CIDADES

www.palumbonoticias.com.br

NATAL, SETEMBRO DE 2018 | 5 Fotos: Demis Roussos

Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte COOAFARN - Cooperativa Central da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte. É uma Central de COOPERATIVA que foi constituída em janeiro de 2014, hoje conta com 10 cooperativas filiadas e com o objetivo de formar uma rede para comercializar a produção do Agricultura Familiar do RN. No ano de 2017 a COOAFARN se propôs a fazer parte da parceria com o Estado para abrir e funcionar a central da agricultura familiar do RN, o prédio público denominado CECAFES. Para a coordenação da CECAFES as cooperativas escolheram Fátima Torres, que é Diretora Financeira da COOAFARN e Presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar do RN – UNICAFES.

REDE

Há quanto tempo está a frente da cooperativa? Foi Presidente da Cooperativa Potiguar de Apicultura - COOPAPI de 2007 a 2010/2010 a 2013, Diretora financeira da Cooperativa Central da Agricultura Familiar do RN, 2016 a 2019, Presidente da União das Cooperativas do RN 2016 a 2018 e Coordenadora da CECAFES a partir de 2017.

Cite fatos concretos? Contratos firmados de vendas para escolas, IFs, Marinha, Exército, rede de supermercados. Ponto fixo de vendas de produtos da agricultura familiar no interior do estado e na capital (CECAFES funQuais os apoios institucio- cionado de segunda a sábado). nais você destaca para esse crescimento? Qual sua mensagem para a O acesso a políticas públicas, categoria que você representa? seja federal, estadual ou prograAcredito na capacidade que mas das fundações como Funda- os agricultores familiares têm em ção Banco do Brasil, universida- superar seus desafios diários para des, Institutos federais, SEBRAE, produzir o nosso alimento, muitas BNB, Governo do RN e CONAB. vezes sem o apoio necessário, ou a falta de recursos com agua, terra, Diga projetos relevantes equipamentos, a única coisa que executados e com saldo posi- resta é sua forma de se organizar e tivo ? buscar soluções conjuntas e vencer Comercialização dos produ- as adversidades. Tenho confiança tos da agricultura Familiar para as que “ Nenhum de nós e tão bom Forças Armadas do RN (Marinha e quanto todos nós juntos. ” Exercito). Produção de mudas de cajueiro para recuperação dos poComo está no RN em relamares de cajueiro em todo estado ção aos outros Estados em agrido RN, Beneficiamento de frutas. cultura familiar? Estamos caminhando ainda Como adaptar experiências um pouco lento, precisamos de positivas dos cooperados para mais agilidades nas políticas novos agricultores? públicas para podemos avanAtravés da organização des- çar mais na produção e nos intes agricultores e promovendo vestimentos necessários para a intercâmbios das experiências agricultura familiar alcançar voo exitosas. mais altos. em especial no acesso aos mercados, institucionais e provados, conquistas de agroindústrias beneficiamento da produção, mercado de exportação e produção orgânica ou agroecológica.

Como ela funciona e o que oferece aos seus cooperados? Funciona como uma rede de articulação de comercialização dos produtos da agricultura familiar para acesso aos mercados, na busca de melhorias dos processos de produção e de assessoramento técnico e em gestão, na formação dos agricultores e agricultoras.

Há quanto tempo ela existe e como se filiar? A COOAFARN existe há 04 anos. Para se filiar precisar ser cooperativas da agricultura familiar e está de acordo com o nosso estatuto. Como você vê o crescimento da agricultura familiar no RN ? Vejo com otimismo, avançamos muito nos últimos 10 anos,

“Quem fez isso tudo por uma cidade, pode fazer mais por um Estado”, Kátia Pires.


VIRGÍNIA COELLI

6 | NATAL, SETEMBRO DE 2018 | WWW.PALUMBONOTICIAS.COM.BR

vcoelli@hotmail.com

Livro

O ex-reitor da UFRN e jornalista, Geraldo Queiroz, acaba de lançar o mais novo livro. Passagens, um conteúdo com tudo de melhor que Geraldo guarda muito bem na memória. São 22 textos que registram as muitas experiências do autor com o cotidiano de nossa cidade.

Palco

O bairro de Petrópolis continua sendo palco das chegadas e partidas das caravanas dos candidatos que fazem campanha em Natal. As concentrações agitam as manhãs de domingo dos moradores e quebram a pacata rotina do bairro.

Doações

Empresários como Luíza Trajano (Magazine Luíza), Nevaldo Rocha (Riachuelo), Antonio Pipponzi (Drogasil), Alberto Saraiva(Habib’s), Sebastião Bonfim(Centauro) foram alguns dos doadores da campanha do candidato a deputado federal, Rogério Marinho. Os registros estão na primeira prestação de contas do candidato à Justiça Eleitoral. As doações chegaram a R$ 620 mil. O valor é três vezes maior do que o repasse que o partido, o PSDB, fez para a campanha do filiado.

Varejo

Os empresários que doaram recursos para a campanha de Rogério Marinho são do setor do varejo, um dos mais beneficiados pela reforma trabalhista, que teve como relator o deputado Potiguar. Foi ele que propôs a flexibilização da CLT e criou a figura do contato intermitente. Mudanças que beneficiaram o empresariado brasileiro.

Comenda da Engenharia

O vereador Sérgio Pinheiro apresentou a presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias, o projeto de resolução que tem como objetivo instituir a Comenda do Mérito Professor Cícero Onofre de Andrade Neto. A ideia é que a honraria seja concedida as pessoas físicas ou jurídicas que se destacarem por ações em defesa do saneamento básico, meio ambiente e desenvolvimento sustentável no município do Natal, no dia 5 de junho, data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A presidente do Crea-RN aplaudiu a iniciativa.

Selo Saúde

Três hotéis de Natal ganharam o “Selo Azu l- água de qualidade, distribuído pela Prefeitura de Natal. Foram contemplados o Wish NatalCoral Plaza Apart Hotel e o Hotel Marsol. A partir de agora eles possuem um certificado que garante a boa qualidade da água distribuída nesses estabelecimentos dentro dos padrões exigidos pelo Departamento de Vilância e Saúde, do Ministério da Saúde.

Novidade na segurança

Depois do Ronda da Cidadã, lançado na campanha passada pelo candidato Robinson Faria, agora temos a operação Natal Segura, lançada recentemente pelo governador Robinson Faria. São barreiras policiais fixas 24 horas nas saídas da capital, para abordagem de carros, veículos de grande porte e motocicletas.

DETECÇÃO PRECOCE, A MELHOR ARMA CONTRA O CÂNCER DE MAMA. Conheça a sua mama Em frente ao espelho observe suas mamas. Compare e veja se há presença de rugas, ondulações ou mudanças. Em pé, e depois deitada, leve um braço até a cabeça, examine cada uma das mamas com a mão oposta ao braço levantado. Se você identificar alguma deformidade, iden presença de nódulo (caroço) ou qualquer secreção, um médico deverá ser consultado. CENTRAL DE MARCAÇÃO

UTILIZE ESTES MOVIMENTOS NO AUTOEXAME

VERTICAL

A mão percorre a mama verticalmente, num movimento para cima e para baixo, cobrindo toda a extensão da mama.

ESPIRAL

Com movimentos concêntricos, a mão parte da periferia da mama até chegar ao mamilo.

QUADRANTES

Num movimento de vai e vem, a mão vai do mamilo até a periferia da mama e retorna ao mamilo.


CULINÁRIA

www.palumbonoticias.com.br

Prato tradicional da culinária nordestina vai sumir dos cardápios É o guaiamum, parente dos caranguejos ameaçado de extinção e que terá a captura e comercialização proibidas Um dos pratos mais tradicionais da culinária nordestina vai sumir dos cardápios dos restaurantes. É um tipo de caranguejo que está ameaçado de extinção. Os guaiamuns são parentes dos caranguejos e chamam a atenção pela cor azulada. No Nordeste eles fazem muito sucesso na culinária. O problema é que os guaiamuns estão ameaçados de extinção. Com a destruição

dos manguezais e a captura sem controle, eles quase desapareceram da natureza. Para complicar, a reprodução é muito lenta. Só acontece a partir dos 4 anos de vida e nunca em cativeiro. É para evitar que eles sumam de vez que o Ministério do Meio Ambiente determinou a proibição da captura e comercialização a partir do dia 30 deste mês.

NATAL, SETEMBRO DE 2018 | 7


8 | NATAL, SETEMBRO DE 2018 | WWW.PALUMBONOTICIAS.COM.BR

CIDADES

palumbonoticias@gmail.com

Cidade do Sol

Allan Negão e a banda Rastafeeling estão de volta ao RN Depois de temporada em Pernambuco, o cantor, guitarrista e compositor volta com novos projetos e músicas

Depois de uma temporada de pouco mais de um ano com a base da banda Rastafeeling montada em Recife, o músico Allan Negão retomou os trabalhos na capital potiguar. Mal chegou por aqui e ele e a banda de reggae mais amada do Estado, Rastafeeling, já começaram a ficar com as agendas cheias. São Miguel do Gostoso, Pipa, Natal, e outras cidades pelo interior do RN já estão nas agendas do projeto solo e do grupo. Os fãs estavam saudosos. Nesse período passado na capital pernambucana, Allan Negão tentou espalhar ao máximo o 'som' da banda Rastafeeling - que tem raiz genuinamente potiguar e mantém no repertóro uma maioria de músicas autorias -, na tentativa de abrir portas e ganhar contatos numa cidade tão rica culturalmente como é Recife. E deu certo. Nesse período, Allan e a sua Rastafeeling conseguiram fechar

parcerias com instituições públicas e privadas - a banda chegou a fazer show num trio elétrico em Recife no carnaval deste ano, no bloco de reggae mais antigos da cidade, o "Família Reggae". A ideia agora é colher os frutos do tempo passado em Pernbambuco, onde Allan Negão circulou não só por Recife para mostrar o seu trabalho, mas também pelas praias de Porto de Galinhas e Maracaípe e nas famosas e frias Garanhuns e Gravatá. De volta ao RN, o músico está buscando ampliar o seu trabalho para além da banda Rastafeeling, num projeto de show mais intimista. Com o grupo de reggae, Allan mantém uma rotina de shows, como o último feito no largo do Teatro Alberto Maranhão, na Ribeira, junto com a banda paulista Mato Seco, e de produção de novas músicas que deverão ser lançadas no próximo verão.


palumbonoticias@gmail.com

VIDA NOTURNA

NATAL, SETEMBRO DE 2018 | 9

Drink Moscow Mule:

história e origem

Se você aprecia tomar vodka, agradeça ao drink Moscow Mule. Antes dele, a bebida era praticamente desconhecida fora da Rússia. Uma combinação inusitada de vodka, cerveja de gengibre e limão numa caneca de cobre, a receita de Moscow Mule não só popularizou a vodka nos EUA na década de 1940, como a fez ganhar o mundo. Muito pedido em bares até hoje por ser leve e refrescante, o Moscow Mule também é perfeito para festas, já que pode ser feito em grandes quantidades. Confira abaixo como fazer Moscow Mule. Drink Moscow Mule: história e origem A história do Moscow Mule começa quando o empresário John G. Martin comprou os direitos para produzir a vodka Smirnoff nos Estados Unidos. Porém, as vendas não decolaram logo de cara como ele esperava. Uma tarde, Martin estaria lamentando sua situação a Jack Morgan, dono do bar Cock ’n’ Bull, em Los Angeles. O detalhe é que Morgan também estava com um problema similar, só que para vender sua cerveja de gengibre caseira. No melhor espírito de “se a vida te der limões… faça uma limonada” eles tiveram a ideia engenhosa de juntar as duas bebidas, acrescentaram um toque de… limão, e chegaram ao Moscow Mule. Estava criado, assim, este drink clássico. É por isso que a receita de Moscow Mule original só pode ser feita com vodka da marca Smirnoff.

E Mule (ou mula, na tradução em português)? Alguns dizem que foi adicionada ao nome porque a cerveja de gengibre dá um “coice” de sabor ao drink. Contudo, ninguém realmente tem certeza. E por que é servido numa caneca de cobre? Reza a lenda que na ocasião em que o drink Moscow Mule foi criado também estava presente um empresário que vendia canecas de cobre e queria desovar o produto. Porém, o benefício mais conhecido das canecas de cobre é a sua temperatura. Copos feitos desse metal já vinham sendo usados há séculos por admiradores da vodka por gelar rapidamente, dando uma sensação extra fria ao drink. E assim, provavelmente, a caneca de cobre acabou se tornando o cálice oficial do Moscow Mule. O que se sabe com certeza é que o drink Moscow Mule é refrescante e delicioso. E você deveria experimentá-lo pelo menos uma vez na vida.

Mas o que é Moscow Mule? O que o nome significa? Até onde se sabe, o nome da bebida foi escolhido aleatoriamente. A referência a MosTeor alcoólico do drink Moscow Mule: cou provavelmente foi utilizada para reforçar a 14,81%. Não compartilhe este conteúdo com associação popular da vodka à Rússia. menores de 18 anos.

SALOON BARBEARIA

Excelente, em todos os detalhes. Marcar atendimento whatsapp permite uma agilidade imensa na hora de decidir cortar o cabelo ou fazer a barba. O bom atendimento continua desde a entrada, quando nos oferecem café e agua, e proporcionam um ambiente superagradável. Se por acaso chegar antes, você ouvirá otimas musicas de fundo sonoro. Os profissionais sao de alta qualificação, com atendimento respeitoso e, em geral, pontual. O preço é honesto, e ainda se pode degustar excelentes cervejas e petistos. Otima pedida!!!

Aroma Café

O restaurante Aroma de Café, se caracteriza pelo estilo caseiro, mas de excelente paladar. Tudo preparado sob o comando da cheff Michele, sempre lançando suas mais deliciosas criações. Nesta foto, um delicioso risoto de frango defumado. Hummmm, delícia!

CAFÉ

O Café da Copenhagen, de Petrópolis, continua sendo o ponto de encontro de empresários e políticos que circulam pelo bairro. Uma excelente pedida, além dos maravilhosos chocolates!


10 | NATAL, SETEMBRO DE 2018 | WWW.PALUMBONOTICIAS.COM.BR

CIDADES

palumbonoticias@gmail.com

Um passeio para ficar na memória e no porta retrato

U

m dos pedaços de mar mais bonito do Rio Grande do Norte, a Praia de Maracajaú. Um passeio em alto mar que vem fazendo a cabeça dos turistas que visitam nosso Estado. Os Parrachos de Maracajaú é uma das principais atrações turísticas do Litoral Norte. Antigamente, somente grandes empresas faziam esses passeios para alto mar, afim de mostrar o vasto universo de corais potiguares. Hoje, uma cooperativa de pescadores faz o mesmo trabalho com preços mais acessíveis e oferece um atendimento mais humanizado para os que optam por eles. Tudo começa no excelente restaurante Teresa Pança, local de embarque e desembarque do passeio. Em seguida, os marinheiros Gilvan, conhecido como Van, e João Batista, este último conhecido apenas por Tita, dão as boas-vindas para quem vai fazer o passeio na boa embarcação

Rosa de Saron. Com capacidade para 18 pessoas, o passeio começa com todas as informações de segurança e cuidados que todos devem tomar para proteger os corais da degradação humana. O passeio segue por meia hora mar adentro, percorrendo 7 quilômetros até chegar nos corais. Ao parar a embarcação, os visitantes podem se deslumbrar por 1 hora e meia de uma das mais belas paisagens aquáticas do nosso Estado. Há o simples mergulho com esmoquel e com cilindros de ar, tudo com orientação com profissionais treinados e avaliados pelo Idema e Capitania dos Portos. Não precisa levar máquina fotográfica, pois a equipe possui equipamentos para aquelas lindas fotos, entre diversos cardumes e belos corais. Um passeio imperdível para quem mora e quem vem conhecer o Rio Grande do Norte.


o

Compre e ajude as crianças do GACC e APAE

Uma campanha em prol das crianças do GACC e APAE A segunda edição da campanha social/beneficente da Ster Bom/Sorvetes Finos está chegando. É o DIA DO SORVETE/DIA DAS CRIANÇAS, comumente conhecida como Casquinha do Bem. Será trabalhada em setembro e outubro de 2018. A campanha tem como objetivo oferecer uma casquinha especial para consumidor pelo valor de R$ 2,49, e 50% das vendas dessa casquinha será revertido em doações para as instituições GAAC e a APAE. O GACC existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos, independente

de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica. Já a APAE Natal é uma entidade particular de caráter civil de fins filantrópicos, com a missão de promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio à família, direcionados à melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. Para 2018, a Ster Bom trará uma novidade: a casquinha do bem terá uma casquinha de massa mais compacta, chamada Bamba (lançamento da Ster Bom). O sorvete e a cobertura continuam da escolha do cliente. Ao final da Campanha, haverá a prestação de contas com as instituições.


12 | NATAL, SETEMBRO DE 2018 | WWW.PALUMBONOTICIAS.COM.BR

PROF. VICTOR HUGO

victorhugoef@hotmail.com

Brasileiros sedentários

Estudo da Organização Mundial de Saúde divulgado no último dia 4 confirma que o brasileiro se exercita menos do que deveria. O levantamento, feito com dados coletados nos últimos 15 anos, revela que 47% das pessoas não pratica atividades físicas suficientemente. Entre as mulheres, a Campanha de vacinação ociosidade é ainda maior que a prorrogada em Natal média, 53,3%, enquanto a preO Ministério da Saúde teve que prorrogar a campanha nacio- valência de inatividade entre nal de vacinação contra a Polio- os homens é de 40,4%. mielite e o Sarampo em Natal. A campanha iria somente até o dia O futuro do tratamento 31 de agosto, mas teve que se es- da diabetes Pesquisadores brasileiros tender até o dia 14 de setembro. A vacina é para crianças de 1 ano criaram medicamento que coma menores de 5 anos. Até o último bina duas substâncias (amilidia 31, apenas 72,84% tomaram a na humana e insulina) e pode vacina contra a paralisia infantil e tornar o controle do diabetes 70,92% tomaram contra o saram- mais eficiente. Experiências sepo. O objetivo é imunizar 95% das melhantes já foram criadas no crianças na capital potiguar. passado, mas fazia com que os pacientes tivessem que tomar até picadas por dia, pois essas duas substâncias tinham que ser administradas separadamente. Resta agora esperar as próximas fases do estudo, que será em humanos, e torcer para tudo dar certo.

Movimento "menos é mais"

O movimento ‘Choosing Wisely’ (Escolha Sábia), lançado há seis anos nos Estados Unidos, vem ganhando adeptos em todo o mundo. Um dos maiores representantes desse movimento conversou com professores e alunos de medicina em Salvador. Exames desnecessários podem levar a diagnósticos exagerados, tratamentos desnecessários e diminuição da qualidade de vida. E eu pergunto: quando a consulta for particular, os médicos vão considerar isso? Infelizmente não é o que acontece sempre.

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come?

Estima-se que 5 milhões de mortes por ano em países de média e baixa renda sejam resultado de atendimento médico precário. O número ultrapassa as mortes por falta de acesso aos sistemas de saúde (3,6 milhões). Segundo o estudo, no Brasil, 153 mil mortes por ano são causadas pelo atendimento de má qualidade e 51 mil por falta de acesso a atendimento de saúde.

Natal sem dengue

Natal saiu do nível de epidemia de doenças vetoriais – dengue, zika e chikungunya. A informação é do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, ao afirmar que a capital potiguar está há oito semanas seguidas abaixo do nível considerado epidêmico. “Todos os anos fazemos uma projeção anual do máximo de casos esperados. Há oito semanas estamos abaixo desse limite, por isso consideramos que Natal está fora do nível epidêmico”, explicou Alessandre Medeiros, chefe do CCZ Natal.

MOMENTO SUS Ajuda financeira a pacientes

O Senado aprovou no último dia 5 um projeto que assegura em lei ajuda financeira aos pacientes do Sistema Único de Saúde que precisam deixar a cidade onde moram para fazer algum tipo de tratamento em outro município. Atualmente, a ajuda de custo já é prevista em uma portaria do Ministério da Saúde, mas não tem força de lei. Com a aprovação do projeto pelo Senado, o texto seguirá para análise da Câmara.

Vacina contra o sarampo pode ser aplicada em adultos

O Brasil assiste em 2018 ao retorno do sarampo, infecção que já foi considerada "doença comum na infância" décadas antes de ser eliminada do Brasil em meados dos anos 1990. A doença é altamente contagiosa e há um surto no Norte do Brasil. Ministério da saúde foca campanha de vacinação para crianças de 1 a 5 anos, mas imunização está disponível para pessoas de até 49 anos. O governo recomenda, no entanto, que os adultos sigam até as unidades de saúde após o fim da campanha deste ano direcionada às crianças, para garantir uma dose e não sobrecarregar os postos.

Fazer atividade física pode ser um ''remédio'' contra a depressão Que a atividade física ajuda a queimar calorias e faz bem para a saúde, todo mundo sabe. Mas mesmo assim, não são todos que conseguem colocá-la no dia a dia. Uma pessoa desanimada, cansada e deprimida, por exemplo, dificilmente tem disposição para se exercitar. O problema é que, para essa pessoa, o exercício poderia ser uma espécie de remédio contra o desânimo, o cansaço e até mesmo contra a depressão. De acordo com vários estudos, não é apenas a depressão que pode melhorar com a atividade física, mas também outros transtornos mentais, como a síndrome do pânico e a ansiedade, por exemplo. Isso acontece porque, durante a realização de exercícios físicos, o organismo libera dois hormônios essenciais

para auxiliar no tratamento da depressão: a Endorfina, popularmente conhecida como “hormônio da alegria”, por promover sensação de bem-estar, euforia e alívio das dores, e a Dopamina, que

apresenta efeito analgésico e tranquilizante. Ambos apresentam influência direta sobre o humor e as emoções. No entanto, é importante ter regularidade no exercício físico – realizar exercícios aeróbios

por 30 minutos, 3 vezes por semana, já pode ajudar. Exercícios ao ar livre (caminhada, corrida, natação ciclismo) também proporcionam maior produção de serotonina, um importante

neurotransmissor que ajuda, entre outras funções, a regular nosso humor e a temperatura corporal. Os benefícios desse tipo de atividade são sensação de aumento de energia e motivação, juntamente com a diminuição da tensão, raiva, confusão mental e depressão. Além de ajudar a tratar, o exercício pode ainda prevenir a depressão. Estudos mostram que o ganho de massa muscular leva ao aumento de uma proteína que consegue "transformar" o estresse em bem-estar. Vale ressaltar, no entanto, que a atividade física é apenas parte de um tratamento multidisciplinar contra a doença, feito também com medicamentos e terapias. No entanto, cada caso é um caso e só quem vai orientar o tratamento adequado é o médico.


HISTÓRIA

www.palumbonoticias.com.br

NATAL, SETEMBRO DE 2018 | 13

A pequena cidade brasileira que tinha maconha plantada até na praça principal Há 22 anos, município do RN virou notícia após polícia descobrir que moradores cultivavam e usavam a erva sem saber que era entorpecente A pequena cidade de Cruzeta (RN) tornou-se notícia em todo o Brasil há 22 anos. Na época, foram encontradas diversas plantações de maconha no município. Havia erva em várias localidades da região, entre elas em casas de moradores, em uma praça e até no cemitério. O caso ganhou repercussão em todo o país e até hoje é alvo de comentários dos moradores da cidade de 8 mil habitantes. Entre os mais novos, alguns têm dificuldade para acreditar que o caso tenha acontecido no pacato município. Nas redes sociais, uma reportagem de um telejornal sobre as plantações em Cruzeta, na época em que elas foram descobertas, constantemente volta a repercutir. No YouTube, um vídeo sobre o assunto tem mais de 200 mil visualizações. Os moradores que consumiam a planta alegaram à polícia, logo que o caso veio à tona, que utilizavam a erva somente para fins medicinais. Eles afirmaram que ficaram surpresos com a descoberta de que se tratava de maconha. Na época, eles tiveram medo de ser presos, pois o ato

de plantar a erva, mesmo que em pouca quantidade, poderia ser considerado crime. Por mais de um mês, a BBC News Brasil apurou o caso. Falando com especialistas, profissionais que participaram da situação, relatos de moradores e acesso ao inquérito policial sobre o assunto, a reportagem descobriu os detalhes sobre a história mais famosa da pequena Cruzeta. As plantações Era noite de sábado, no início de junho de 1996, quando a delegacia de polícia de Cruzeta recebeu uma denúncia anônima sobre um suspeito que estaria vendendo maconha em um bar, em uma região próxima à saída da cidade. Os policiais foram ao local e encontraram um rapaz com uma pequena quantidade da droga. Eles descobriram que, minutos antes, o jovem havia jogado uma sacola de plástico por cima de um muro, em um terreno vizinho ao bar. Conforme relatos dos policiais, na sacola foram encontradas diversas folhas de uma

planta de cor verde, aparentemente recém-colhida, semelhante à maconha. O suspeito foi preso e encaminhado à delegacia, onde declarou ter conseguido a erva no quintal de um idoso de Cruzeta. Na segunda-feira seguinte, a polícia do município obteve um mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça, que permitiu que fossem até a residência de João*, o idoso apontado pelo rapaz, na época com 63 anos. No muro da casa dele encontraram uma planta de três metros de altura. Segundo a polícia, João pediu para que não cortassem a planta. "Ele tinha vários tambores com a erva curtida em água, consumia diariamente e tratava aquilo como um líquido santo", relata a

professora Renilda Medeiro, de 54 anos, que mora em Cruzeta desde a infância. Segundo ela, o idoso tinha câncer e acreditava que o líquido o ajudava na luta contra a doença. "Ele dizia que essa planta aliviava todas as dores que sentia e impedia que a doença avançasse." De acordo com Renilda, muitos moradores de Cruzeta, ao saber dos benefícios que João afirmava conseguir com a erva, haviam pedido mudas ao idoso. "Várias pessoas quiseram plantar em casa", conta. Logo que encontrou a plantação na casa do idoso, a polícia de Cruzeta cortou a erva e a levou para a delegacia da cidade. Em depoimento, prestado em setembro de 96, João declarou que a planta estava na

sua casa havia oito anos, desde que sua mulher trouxera a erva da casa de uma irmã, em Natal (RN). O idoso afirmou que a utilizava para curar doenças. "Ele (João) disse que várias pessoas pediam galhos para fazer remédios. João nunca soube se alguém usava a mesma como entorpecente", narra parte do inquérito policial sobre o caso, ao qual a BBC News Brasil teve acesso. Foram encontradas plantas em, ao menos, seis residências de Cruzeta e em locais como a praça principal perto da prefeitura, em um cemitério e em frente a uma igreja. "Algumas chegavam a seis metros de altura", relata o escrivão do cartório de Cruzeta na década de 90, Pedro George de Brito.


14 | NATAL, SETEMBRO DE 2018 | WWW.PALUMBONOTICIAS.COM.BR

CIDADES

palumbonoticias@gmail.com

Senac divulga gastronomia potiguar em evento no RJ Durante dois dias instrutores do Senac RN coordenaram atividades e atenderam mais de 300 pessoas

A culinária potiguar foi o destaque, durante a Semana de Gastronomia Regional do Restaurante-escola Senac Downtown Rio de Janeiro, que aconteceu nos dias 12 e 13 de setembro. Com o tema “Ser Tão Potiguar”, os chefs do Rio Grande do Norte, Elizabeth Assunção e Angelo Madeiros, desenvolveram cardápio a partir de ícones locais. O camarão foi o carro-chefe, em uma preparação que uniu creme de tapioca e leite de castanha de caju. Outro prato servido foi a moqueca de carne de sol, em uma releitura da moqueca de peixe utilizando uma proteína originária do sertão. Entre as sobremesas, a

Torta Presidente, com goiaba, doce de leite e chocolate, encantou os cariocas. A programação contemplou também uma aula-show, onde foi abordada a importância da valorização dos ingredientes regionais e ocorreu apresentação de duas receitas que integraram o cardápio do evento. O objetivo da Semana de Gastronomia Regional é dar visibilidade à gastronomia norte-rio-grandense e apresentar a qualidade técnica ofertada pelo Senac na qualificação de mão de obra no estado. Esta é a terceira vez que o estado participa do evento.


MARCELO PANDOLPHI

edrei@liveresults.com.br

NATAL, SETEMBRO DE 2018 | 15

COMUNICAÇÃO E DADOS Marcelo Pandolphi, diretor de planejamento da Live Results NA REVOLUÇÃO DIGITAL, A PRIMEIRA EVIDÊNCIA DA TRANSFORMAÇÃO APARECE NA AGILIDADE.

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL CHEGOU À PORTA DA MINHA EMPRESA. E AGORA, SIRVO UM CAFÉ?

Quem diria. Chegamos numa época em que podemos interagir com nossos clientes de forma automática, em linguagem natural, por voz, texto e até imagens. O futuro, de fato, chegou, e com ele, muitas dúvidas. Segundo "os caras da TI", aplicar a Inteligência Artificial ao nosso negócio é sair na frente, inovar o serviço prestado aos clientes, oferecer experiências diferenciadas aos consumidores, entre outras frases de efeito que eles adoram. A questão é: para que tudo isso ocorra, muitas mudanças precisam ocorrer internamente. A primeira mudança é cultural. Todos os setores precisam estar integrados. Esqueça aquela história de instalar um programa e esperar ele revolucionar a sua empresa sozinho. Os colaboradores precisam comprar a ideia, e você, precisa investir na equipe, capacitando e colocando as pessoas certas nos lugares certos. O que afirmamos e reafirmamos é que esse é um caminho sem volta e quanto mais cedo pudermos começar, mais cedo ocorrerá a transformação do nosso negócio.

Nas empresas dos mais diversos segmentos, a alta competitividade requer agilidade, por isso, a necessidade de garantir a eficiência operacional é cada vez maior, com ênfase, claro, na satisfação do cliente. Por isso, mais do que investir em softwares, equipamentos e tecnologias diversas, a necessidade é investir em equipe, contratando e capacitando em busca de um precioso ajuste na cultura organizacional, muitas vezes, implantando um novo modelo de gestão, priorizando o planejamento estratégico ao mesmo tempo em que está sempre pronto para atender rapidamente todas as demandas.

NÃO ESQUEÇA: ALGORITMOS SÃO OS MEIOS, O SER HUMANO É O FIM.

Muitos marqueteiros estão se especializando na análise de dados, na leitura de algorítimos e no planejamento de ações digitais, mas ressalto que não podemos esquecer o grande objetivo de tudo isso, que é entender o ser humano. Na comunicação, Matemática e Engenharia não funcionam sem um conhecimento mínimo em Sociologia e Psicologia, por exemplo. É preciso se aprofundar no assunto, pois tenho visto que, muitas vezes, desconstruir processos tradicionais, replicando e supervalorizando a experiência, ou o "encantamento" de um consumidor em uma determinada situação, pode levar ao erro. Consumidor gosta de opções, de facilidade, de qualidade, de custo-benefício, mas nem sempre tudo isso e nem sempre tudo ao mesmo tempo. É preciso conhecê-lo a fundo.

PARA QUEM FAZ PROPAGANDA À MODA ANTIGA, A GRANDE PERGUNTA ANTES DE ADERIR AO UNIVERSO DIGITAL É: DE ONDE VIRÁ O DINHEIRO?

O mundo da comunicação off-line sempre foi mais atrativo às agências de propaganda, que permanecem vendendo os produtos dos seus clientes à base da criatividade pura e utilizando fatores como audiência, credibilidade, entre outras características importantes da grande mídia. Por essas razões, preferem produzir para os seus clientes anúncios em horário nobre na TV aberta do que "perder tempo" planejando uma campanha digital, utilizando mídias como Google e Linkedin. Hoje, numa época em que tudo precisa estar integrado e as mídias digitais alcançaram o tão esperado protagonismo na comunicação, não há mais desculpas para os grandes players da propaganda continuarem reservando para o "setor digital" das agência aquela velha salinha nos fundos. A inovação vem junto com a reinvenção das fontes de receita, que podem ser diversas. A participação nos resultados do cliente é uma possibilidade real. A produção do conteúdo é uma fonte de receita digna e facilmente mensurável. A convergência de pontos de venda através de canais omnichannels é outra fonte de receita possível. Utilizar recursos de inteligência artificial para facilitar as vendas do seu cliente é outra fonte de receita. É preciso se reinventar, caso contrário, só o futuro dirá.

99 começa a instalar câmeras de segurança em carros do aplicativo Dispositivos começam a operar em São Paulo em fase de testes; Segundo empresa, iniciativa visa oferecer mais segurança aos usuários do serviço A 99 anunciou nesta terça-feira (18) que começou a instalar câmeras de monitoramento nos carros da plataforma na tentativa de oferecer mais segurança aos usuários do aplicativo. Os dispositivos começam a operar em São Paulo em fase de testes. Nos próximos meses, o número de aparelhos poderá ser ampliado para mais veículos em outras cidades do país, informou a 99 por meio de comunicado à imprensa.

nectadas à Central de Segurança da 99 e que os dispositivos irão garantir acesso às imagens em tempo real. Nessa central, a 99 diz que "os dados serão processados e mantidos em confidencialidade". Além disso, a 99 pretende no futuro incluir lentes com visão noturna e olho de peixe para dar um ângulo mais amplo do que acontece no carro. A empresa ainda diz que está analisando a possibilidade de subsidiar o aparelho aos motoristas O objetivo é que o monitoraComo vai funcionar mento iniba eventuais incidentes. A companhia explica que as A tecnologia vai operar aliada à câmeras serão diretamente co- inteligência artificial da 99, que

monitora o perfil de todas as chamadas. A ideia é que o aplicativo possa identificar situações de risco e tomar as medidas cabíveis, acompanhando o que acontece no veículo. O material também poderá ser usado para ajudar na identificação pessoas que cometerem infrações. "O dispositivo aumentará ainda mais o nível de monitoramento das viagens feitas pelo

app, com foco em prevenção", diz Leonardo Soares, Diretor de Segurança da 99. "O aumento de proteção será para os dois lados, passageiros e motoristas".

Ela é composta por mais de 50 pessoas incluindo ex-militares, engenheiros de dados e psicólogos. "O time trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, cuidando exclusivamente da proteção dos usuários", diz a 99.

Segurança A empresa de mobilidade urbana, que hoje integra a gigante Esse time será responsável chinesa DiDi Chuxing, informa pelo monitoramento das imagens que montou uma equipe espe- e pode ajudar passageiros e mocialmente dedicada à segurança. toristas, caso necessário.


16 | NATAL, SETEMBRO DE 2018 | WWW.PALUMBONOTICIAS.COM.BR

DANIELA FREIRE Instagram

>> Comissão Eleitoral

A reitora Ângela Paiva Cruz constituiu no início deste mês de setembro a Comissão Especial que elaborará as normas que regulamentarão a eleição para a escolha do próximo reitor da UFRN. A comissão tem 23 membros, que representam os segmentos docente, técnico-administrativo e discente da instituição, tendo como presidente eleito o professor Álvaro Maciel, do Departamento de Fisioterapia. A previsão para a realização do pleito é o dia 31 de outubro próximo.

>> Sacada

>> Candidata à Ordem

A advogada Magna Letícia confirmou que é pré-candidata a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte. Durante entrevista a uma emissora de rádio da capital, ela criticou duramente a decisão do Conselho Federal da OAB de definir a cota de 30% para dirigentes da Ordem apenas para ser válida a partir de 2021. Questionada se entraria na disputa este ano, Magna Letícia foi enfática: “Sou pré-candidata. Mas esse não é um projeto meu, represento todos os advogados que querem mudança na OAB do Rio Grande do Norte", disse Magna Letícia. Ela lembrou ainda que vem recebendo muitos apoios na capital e no interior e observou que há uma insatisfação muito grande dos advogados com a atual gestão da Ordem.

>> Apoio famoso

Candidata a deputada estadual pelo PT-RN, a ex-vereadora de Natal Sargento Regina ganhou o apoio de um cabo eleitoral 'nacional'. O cantor da banda Detonautas Tico Santa Cruz, um dos artistas mais seguidos das redes socais no Brasil, publicou um 'post' no Facebook pedindo o voto dos eleitores norte-riograndenses na potiguar. "Sargento Regina, é uma vereadora atuante que milita a favor de políticas de segurança públicas mais eficientes com pautas voltadas para as Mulheres e as Minorias representativas. Sargento da Polícia, Regina conhece a realidade das ruas e dos agentes de segurança pública. Então aos amigos e amigas do Rio Grande do Norte, fica a dica para Deputada Estadual", escreveu o artista.

daniela.freirecosta@yahoo.com.br

Instagram/Reprodução

Senadora Fátima Bezerra e e deputada Zenaide Maia embarcando juntas para Brasília. "A campanha eleitoral continua, mas o trabalho em Brasília também", comentou a governadorável do PT, que postou a foto em suas redes sociais

>> Prevenção

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal aprovou, à unanimidade, no último dia 3, o projeto de lei de autoria da vereadora Eudiane Macedo (PTC) que implementa um programa de acompanhamento médico para as crianças e familiares que utilizam os serviços dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). O vereador Franklin Capistrano (PSB), relator do projeto, destacou que a lei garante mais qualidade de vida para a população e ainda economiza os recursos da saúde pública, já que é mais barato gastar com prevenção do que com tratamento.

seja deixado de lado ou colocado em segundo plano”, afirmou. A proposição do parlamentar do RN foi destaque em matérias na imprensa nacional.

>> Apoio

Cumprindo agenda na Câmara Federal, a senadorável na chapa do PT Zenaide Maia participou de ato junto aos agentes de saúde do Congresso para apoiar a luta pela derrubada do veto presidencial ao reajuste do piso nacional da categoria. Tendo como uma de suas bandeiras a defesa dos trabalhadores, Zenaide fez questão de declarar o apoio aos agendes de saúde. Em tempo: a prestação dos serviços dos agentes combate doenças como a dengue, a zika >> Alerta Logo após a tragédia do in- e a Chikungunya. cêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, uma proposição >> Canudos proibidos A Assembleia Legislativa foi protocolada no início de setembro na Câmara dos Depu- do RN aprovou no início deste tados sugerindo ao presidente mês o Projeto de Lei que proída República a destinação de be a utilização de canudos de recursos financeiros para edi- plástico em restaurantes, bares, fícios e acervos do patrimônio quiosques, ambulantes, hotéis e cultural brasileiro. Presidente similares no Estado. Com foco da Comissão de Turismo, de- na preservação do meio amputado potiguar Rafael Motta biente e da vida marinha a par(PSB) é o autor do documento tir da redução na produção de e argumentou que o incêndio lixo pela sociedade, a proposta ocorrido no Museu Nacional aguarda sanção governamental. A medida prevê, a partir do levantou mais uma vez o alerta sobre a necessidade de mais início de sua vigência, o prazo recursos para investimento na de 180 dias para que os estabepreservação da cultura e da his- lecimentos se adaptem. Aqueles que não cumprirem o prazo tória do nosso país. “Nesses lugares estão fatos estarão sujeitos a aplicação de importantes da história do nosso multa nos termos do Código de país. Não se pode deixar que isso Defesa do Consumidor.

A campanha do candidato ao Senado Geraldo Melo decidiu apostar numa forma de atingir os eleitores mais jovens de Natal. Para isso, organizou uma entrevista do candidato do PSDB, de 83 anos de idade, num dos perfis mais populares das redes sociais João Neto Bobflash nesta capital: o Todo Natalense, que conta com mais de 75 mil seguidores no Instagram e tem um canal no Youtube. O perfil publica sobre qualquer assunto que envolva a capital potiguar, com 'posts' que vão dos tons crítico e político aos de comédia, irônico e etc. Sempre utilizando uma linguagem jovem, e característica das redes sociais. "Olhem onde estou me metendo", disse Geraldo numa chamada sobre a entrevista. O também candidato ao Se- Aloha Beach Club: Jornalista nado Capitão Styvenson já foi Simone Silva sempre de bem As belas Luanda Nunes e Daliacom a vida entrevistado pelo canal. na Perez

Deputada Cristiane Dantas prestigiando a Associação dos Delegados do RN (Adepol) pela realização da pesquisa "Eu Decido a Segurança Pública", que levou a ALRN "um importante diagnóstico sobre as principais lacunas que o Poder Público deve se esforçar mais para preencher e garantir qualidade de vida para a população". "Podem contar com meu mandato para dar voz aos pleitos da área da segurança pública no nosso estado", disse a parlamentar. Na foto, a deputada ao lado da presidente da Adepol Paoulla Maués e das delegadas Maria do Carmo e Karla Viviane

>> Setembro Vermelho

Campanha dedicada à prevenção e ao combate das doenças cardiovasculares, o Setembro Vermelho também tem sua participação entre os pets. Durante todo o mês estão sendo realizadas diversas ações especiais para que seja cada vez menor o número de cães que sofrem com problemas no coração que poderiam ser tratados e até sanados caso fossem descobertos antes mediante diagnóstico e orientações veterinárias adequadas.

>> Premiada

Foi anunciado o Ranking da Engenharia Brasileira 2018 da Revista OE (O Empreiteiro) e a empresa Dois A Engenharia, do Rio Grande do Norte, foi premiada como a primeira do Estado, a segunda da região Nordeste e ficou posicionada entre as 50 maiores do Brasil no segmento. A entrega da premiação ocorreu em São Paulo, durante o Fórum INFRA 2020, evento que reuniu gigantes nacionais da construção.

>> Campanha nas ruas

A Campanha do Diagnóstico Precoce do câncer infantojuvenil chega às ruas da capital potiguar através dos painéis de mensagens variáveis (PMV’s) da STTU e dos spots na web rádio 156 Natal, levando aos pedestres, motoristas e internautas os principais sinais da doença. A iniciativa da Casa Durval Paiva acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Andreia Gregorio, Marcela Ribeiro e Maeli Barbosa no lançamento do Residencial Jardim Lagoa Nova, que foi entregue pela Terraz Incorporações, empresa que atua no setor imobiliário potiguar há oito anos

>> Eficiência

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte lançou o projeto “Desafio 100 dias”. O objetivo da iniciativa é estimular a Justiça Estadual potiguar a realizar medidas de incremento da eficiência e produtividade. O desafio se estenderá até o dia 10 de dezembro.

>> Aproveitando...

O presidente do Tribunal potiguar, o desembargador Expedito Ferreira, abriu a apresentação do projeto destacando que a celeridade e a produtividade foram os dois pilares da administração. “Vamos fechar esses dois anos de gestão com essa campanha dos 100 dias, para que todos os juízes e servidores que mais produzirem sejam reconhecidos com o prêmio de produtividade”, comentou o presidente.


DIREITO

www.palumbonoticias.com.br

NATAL, SETEMBRO DE 2018 | 17

LOURINALDO LIMA

WAGNER MANSUR

Advogado e Sócio da Lima & Mansur Advogados

Advogado e Sócio da Lima & Mansur Advogados

“ O que você precisa saber sobre um contrato bancário?”

Mulheres na Advocacia Casado com uma Advogada, resolvi ingressar no curso de direito imaginando que isso me daria um melhor poder de argumentação. Ledo engano. As habilidades dela são genéticas e só aprimoradas pelo bacharelado. Brincadeiras a parte, de fato e em linhas gerais, o poder de verbalização e argumentação das mulheres é de se destacar. Nos últimos anos tenho observado uma franca expansão da participação feminina nas carreiras jurídicas. Embora esteja longe do ideal, o avanço tem sido crescente. Quando falamos dos cargos cujo ingresso está vinculado à aprovação em concurso público, isto fica ainda mais claro. Contudo, quando estamos falando do exercício da Advocacia, especialmente na condição de profissional liberal, o cenário me parece destoante. Todos as vezes que entrevisto alunas do curso de Direito, que se candidatam à vaga de estágio, questiono sobre as pretensões acerca da carreira da Advocacia. Invariavelmente ouço uma tendência de opção pelo concurso público. No caso daquelas que sonham com a advocacia, faço algumas ressalvas. Embora tenha uma profissão que me realizo plenamente, trabalho com problemas e isso nos afeta direta ou indiretamente, um fardo que deve ser pensado na escolha da carreira a seguir. Mas o que destaco em relação às meninas é que se trata de uma profissão onde o machismo é algo muito presente. Apesar de apresentar um pouco da dura realidade vivenciada por milhares de Advogadas no Brasil, as encorajo a enfrentar esses obstáculos para que um dia, caso minha filha tenha a mesma decisão, encontre um cenário mais favorável, como fez aquela que me impulsionou às ciências jurídicas, minhas esposa, quando se deparou com questões antes difíceis e hoje mais palatáveis.

Dias Toffoli recebe presidente da Câmara em sua primeira audiência como presidente do STF O novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) em sua primeira audiência no cargo. Em seu discurso de posse o ministro manifestou que o diálogo entre os Poderes dará o tom de sua gestão, e o encontro entre as duas autoridades logo na manhã seguinte confirma essa disposição. Maia apresentou ao presidente do STF uma pauta sobre assuntos relevantes e urgentes que estão em discussão no STF e que a Câmara dos Deputados considera prioritários. O primeiro deles é a decisão do Plenário que garantiu o mínimo de 30% dos recursos do Fundo Partidário a campanhas eleitorais de candidatas mulheres. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (AD) 5617 foi julgada em 15 de março deste ano, mas ainda pendem de decisão a modulação dos efeitos e os embargos de declaração opostos pela Câmara dos Deputados. Maia considera que a definição do alcance da decisão é fundamental para que o direito seja efetivamente

garantido às mulheres. Outro tema de interesse do Parlamento é o que diz respeito aos efeitos da condenação de parlamentares. Maia considera imprescindível que haja uma unificação de entendimento entre a Primeira e a Segunda Turma do STF a respeito de quem deve cassar o mandato de deputado condenado: se a Mesa da Câmara ou seu Plenário. “A Primeira Turma tem decidido, como no caso Maluf, que é atribuição da Mesa da Câmara. Nós temos a interpretação de que deve ser do Plenário, como a Segunda Turma tem julgado. O terceiro tema tratado no encon-

tro foi a descriminalização do aborto. A matéria é objeto da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, de relatoria da ministra Rosa Weber, e foi discutida recentemente em audiência pública convocada pela relatora. Rodrigo Maia disse a Toffoli que esse debate deve ser travado no Congresso Nacional. “Pedi ao presidente que avalie com atenção essa discussão sobre a questão do aborto. Estamos num processo eleitoral, e haverá um novo Parlamento. É lá o caminho correto para a discussão desse tema, que tem gerado muito debate na sociedade e também entre os deputados”, afirmou.

Ex-governador do RN tem prisão preventiva substituída por medidas cautelares alternativas O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), substituiu por medidas cautelares a prisão preventiva decretada contra Fernando Antônio da Câmara Freire, ex-governador do Rio Grande do Norte, condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em decorrência da operação que desbaratou o esquema conhecido como “Máfia dos Combustíveis”. Fernando Freire havia tido negado o direito de recorrer em liberdade em razão de ter sido fixado regime fechado para o cumprimento da pena imposta, de 19 anos, 11 meses e 9 dias de reclusão. O juízo da 4ª Vara Criminal de Natal também considerou que ele não comprovou que poderia ser localizado no endereço

indicado nos autos e não fez qualquer comunicação sobre seu paradeiro, tendo sido dado como foragido em outro processo. A defesa do ex-governador buscou a revogação da prisão preventiva, mas a corte estadual negou o habeas corpus. Em seguida, os advogados interpuseram recurso ao STJ, e ministro daquela corte indeferiu o pedido de liminar. No habeas corpus ao Supremo, a defesa argumentou que o ex-governador é pessoa idônea, tem bons antecedentes, ocupação lícita e residência fixa, e que jamais esteve na condição de foragido, apenas mudou de endereço, tendo comparecido em juízo a todos os atos

processuais requeridos durante a instrução deste processo. Informou que o principal argumento para justificar a prisão para garantia da aplicação da lei penal foi o fato de Freire não ter comparecido a ato processual referente a outro processo, no qual não houve restrição à liberdade, mas somente imposição de medidas cautelares diversas da prisão, definidas como suficientes para resguardar os interesses de aplicação da lei penal. Gilmar Mendes considerou patente o constrangimento ilegal pelo fato de a justificação processual da prisão preventiva não ter sido baseada em fatos e provas produzidos licitamente no processo.

“ O que se pode fazer depois que você assina um contrato bancário? ”

Sigilo Bancário

O Sigilo Bancário, segundo disposição legal, é a obrigação imposta às instituições financeiras de conservar o sigilo em suas operações ativas e passivas e serviços prestados, configurando crime a sua quebra injustificada, isto é, fora das hipóteses autorizadas na Lei Complementar nº 105 de 2000 (arts. 1º e 10 da Lei Complementar nº 105/2000). O Sigilo Bancário, portanto, pode ser entendido como o dever jurídico das instituições financeiras de não revelar sem justa causa a terceiros informações captadas por ela no exercício de sua atividade. “O objeto protegido no direito a inviolabilidade do sigilo não são os dados em si, mas a sua comunicação restringida (liberdade de negação). A troca de informações (comunicação) privativa é que não pode ser violada por sujeito estranho à comunicação.” Cumpre consignar que a proteção ao sigilo bancário dirige-se a interesses privados e decorre da proteção constitucional à privacidade e da intimidade das pessoas, nos termos do art. 5º, inciso X, da CF/88, que dita: “São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.” Cabe esclarecer que o direito à intimidade é aquilo que não se compartilha com ninguém.


18 | NATAL, SETEMBRO DE 2018 | WWW.PALUMBONOTICIAS.COM.BR

CIDADES

palumbonoticias@gmail.com

Especialista aborda os desafios da educação de crianças surdas As pessoas surdas encontram diversos obstáculos para acessar alguns direitos, a comunicação é um desses desafios. Apesar de 16,7% de a população brasileira ser de deficientes auditivos, e de 3 a cada 200 bebês nascerem surdos, segundo os dados do IBGE, a educação inclusiva, ou o estudo de libras ainda não acontece na maioria das escolas. No Brasil, os surdos utilizam a linguagem de Libras para se comunicar, reconhecida desde 2002. O psicólogo Vitor Matos, do Hapvida, fala sobre os desafios dos pais ouvintes que tem crianças surdas. “Entre os principais desafios, o primeiro é a não aceitação do diagnóstico da surdez, no qual muitos pais não se sentem à vontade de brincar com seus filhos pela falta do ouvir, tornando difícil sua interação com a criança. A superproteção acontece bastante por acreditar que o filho não vai se desenvolver, o que os levam a acreditar que o mesmo é um deficiente”, explica. O especialista ainda acrescenta que outro desafio está na linguagem, no qual a criança

Divulgação

surda está inserida, muitas vezes, em um ambiente em que a língua oral é predominante. “Muitos pais ouvintes, começam a ensinar gestos e mímicas para que a criança compreenda alguns comportamentos, no en-

tanto, se não for uma escola que contribua para a aprendizagem em libras, acaba dificultando o processo e a criança apresentará dificuldades em se relacionar. Retrato também a importância do acompanhamento dos pais

no processo educativo da criança, pois chegará um momento em que a criança aprenderá a libras, porém os pais ouvintes que não desenvolverem essa prática, poderão se sentir impotentes devido a falta de conhecimento

desta língua, prejudicando sua relação com o filho”, ressalta. O psicólogo aponta que as escolas que não adotam o método da educação inclusiva apresentam dificuldades em ensinar estudantes surdos. “São poucas as escolas e instituições que possuem um quadro de profissionais capacitados em atender esta demanda e auxiliam na aprendizagem do surdo, além da língua de sinais”, afirma. O especialista destaca a importância da integração como uma forma de adaptar o aluno ao sistema preestabelecido. “A colocação e valorização dos intérpretes, a capacitação dos professores, incluir profissionais como psicopedagogo e psicólogo nas escolas, melhorias nas estruturas das salas facilitam esse processo, além de sempre manter o diálogo com a família desses alunos, isso contribuirá com o desenvolvimento da criança surda, pois lidará com os aspectos cognitivos e comportamental, auxiliando no processo criativo e espontâneo do mesmo em lidar com as novas situações”, elucida.

FIERN participa da feira internacional de panificação, IBA 2018, na Alemanha O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, o presidente do Sindipan (Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria), Ivanaldo Maia, e o ex-presidente do Sindipan, Tennyson Brito, estão participando em Munique da IBA 2018 (Feira Internacional de Máquinas e Tecnologias para Panificação e Confeitaria). O evento acontece a cada três anos na Alemanha, desde 1949, e é o ponto de encontro internacional para padeiros, confeiteiros, donos de cafés e supermercados, bem como para profissionais e fornecedores de hotéis. É a plataforma para inovações de toda a indústria, oferecendo uma visão completa de todos os novos produtos no mercado. Na Feira, profissionais da Ale-

manha e de todo o mundo tem a oportunidade de descobrir novas tendências e inovações. Mais de 1.000 expositores apresentarão os seus produtos, desde padarias artesanais e grandes empresas de panificação até confeitaria e cafés, distribuidores de alimentos, serviços de buffet, hotéis, cafeterias e a indústria de serviços de alimentação. A IBA é considerada a feira mais importante para o mercado global de padarias e confeitarias. Vários tipos de fornos, máquinas de sorvete, equipamentos de confeitaria e pastelaria, máquinas de embalagem estão expostos. A feira oferece uma visão abrangente do mercado, mostrando a padeiros, confeiteiros e empresários do setor as últimas tecnologias voltadas para esta área.

Divulgação


CIDADES

edrei@liveresults.com.br

NATAL, SETEMBRO DE 2018 | 19

Partage Norte Shopping promove Feira de Flores de Holambra O Partage Norte Shopping sedia, entre os dias 19 de setembro e 07 de outubro, a Feira de Flores de Holambra. Diversas espécies de flores e plantas ornamentais estarão disponíveis, para o público se encantar e deixar a sua casa ainda mais bela nessa primavera. O evento funcionará na Praça de Eventos, com entrada gratuita. Realizado em diversas capitais e cidades brasileiras, a Feira tem como proposta ampliar a capacidade de cada ser humano de perceber o belo que o cerca, resgatando, despertando e desenvolvendo, em cada pessoa, sentimentos positivos, estimulando ações sociais responsáveis. “As flores que farão parte da mostra prometem encantar quem aprecia belas plantas. Nosso objetivo é proporcionar

criatividade e a solidariedade, despertando nos participantes o desejo de tê-las sempre perto; contribuir para a revitalização das cidades e incrementar o calendário de eventos da cidade, promovendo e desenvolvendo a economia local. A Feira de Flores de Holambra é uma promoção da Pindorama Produções e da Cooperativa de Flores de Holambra, conhecida como a Cidade das Flores, responsável por 30% da produção de flores vendidas no Brasil por meio de leilão eletrônico diário.

uma nova experiência aos nossos clientes”, conta Elisangela Costa, coordenadora de Marketing do empreendimento.

O evento visa, ainda, propiciar aos moradores da cidade, o contato com uma grande variedade de flores e plantas or-

Sandro Pimentel denuncia rombo milionário na previdência municipal Na tarde desta terça, 18, o vereador Sandro Pimentel (PSOL) protocolou no Tribunal de Contas do Estado denúncia contra o Prefeito de Natal, Álvaro Dias, e o ex-prefeito, Carlos Eduardo Alves. O que embasa o pedido de investigação é a ausência do repasse obrigatório da Prefeitura para o Natalprev, instituto que administra a previdência dos servidores municipais. Segundo análise feita pelo vereador, e por técnicos em contabilidade, a Prefeitura deixou de repassar cerca de R$ 32 milhões, entre janeiro e junho desse ano, em contribuições patronais e dos próprios trabalhadores. Cerca de R$ 8.346.000, 00 em contribuições dos servidores para o Fundo Capitalizado de Previdência (FUNCAPRE) não foram depositados, o que o vereador indica na denúncia como crime de apropriação indébita. Ainda segundo a denúncia, o executivo municipal deveria ter repassado R$ 22.290.000,00 ao FUNCAPRE. Contudo, na planilha as áreas referentes ao repasse patronal estavam preenchidas com zero. Soma-se ao rombo

cerca de R$ 1,4 milhão em contribuições patronais obrigatórias que não foram repassadas para o Fundo Financeiro de Previdência (FUNFIPRE), também gerido pela Natalprev. Sandro pede na representação que caso comprovada a configuração de crime de responsabilidade o prefeito e ex-prefeito recebam as sanções previstas em

lei. Ainda requer que o prefeito Álvaro Dias, Carlos Eduardo Alves e o presidente da Natalprev, Thiago Marreiros, sejam multados pelas irregularidades cometidas. A representação solicita ainda que o Tribunal de Contas promova as medidas necessárias para evitar que o Prefeito de Natal faça reincidência das irregularidades eventualmente apuradas.

namentais a preços bem acessíveis; sensibilizar para a beleza das flores, como estímulo para desenvolver a sensibilidade, a

SERVIÇO: Feira de Flores de Holambra Data: 19 de setembro à 07 de outubro de 2018; Local: Praça de Eventos do empreendimento; Endereço: Av. Doutor João Medeiros Filho, 2395 – Potengi;

Plano de Saúde deve fornecer exame sobre doenças genéticas A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte conquistou na justiça uma decisão obrigando um plano de saúde a autorizar e custear exame para confirmação de uma síndrome genética. A decisão ocorreu através de uma tutela de urgência, visto que esta não realização pode acarretar danos graves a paciente. No processo, a paciente relatou que possui plano de saúde na modalidade ambulatorial com a assistência médica há mais de um ano e paga uma mensalidade de R$ 206,92. Entretanto, em junho deste ano um médico geneticista, conveniado à operadora de saúde, solicitou a realização do exame de pesquisa de mutação de gene FBN1. A solicitação tinha como objetivo confirmar o diagnóstico da Síndrome de Marfan, doença genética que afeta coração, olhos, vasos sanguíneos, além do tecido conjuntivo deixando membros superiores e inferiores alongados. A operadora, no entanto, negou a autorização com o argumento de que esta não obedece

a Diretriz de Utilização (DUT), lista fornecida pela Agência Nacional de Saúde que estabelece regras e normas para orientar e regulamentar o uso de procedimentos médicos e exames complementares. Mesmo assim, a sentença avaliou que não havia cláusula contratual que afastasse o procedimento médico solicitado. Na decisão, o Juízo de Direito da Oitava Vara Cívil afirmou que “havendo previsão contratual para a cobertura da enfermidade do consumidor, seria, no mínimo, contraditório a atitude da operadora em negar a cobertura do procedimento necessário ao seu tratamento ou amenização dos sintomas sofridos, sob a alegação de que não foi obedecida a Diretriz de Utilização”. O texto declara ainda que as operadoras dos planos de saúde podem limitar a cobertura contratual, no entanto é necessária que essa limitação esteja escrita de forma clara e destacada no contrato para evidenciar o princípio a informação, previsto como direito básico do consumidor.


20 | NATAL, SETEMBRO DE 2018 | WWW.PALUMBONOTICIAS.COM.BR

CIDADES

palumbonoticias@gmail.com

Caern abre período de inscrições para concurso público no Estado Estão abertas a partir desta quarta-feira (19), e até o dia 21 de outubro de 2018, as inscrições para o concurso público que será realizado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), com vagas e formação de cadastro de reserva para os cargos de Administrador, Analista de Sistema, Contador, Economista e Técnico em Segurança do Trabalho. O concurso será conduzido pelo Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo – IBADE, com provas marcadas para o dia 18 de novembro próximo. A taxa de inscrição para o cargo de nível médio é R$ 50,00; e para as funções de nível superior,

R$ 88,00. De 26 de setembro a 2 de outubro, estará aberto o período para solicitação de isenção da taxa de inscrição, nos casos previstos no edital. Além das provas objetivas, discursivas e da redação, o concurso também terá a prova de títulos, sendo titulação acadêmica e experiência para o nível superior, e experiência para nível médio. O Edital completo e seus anexos estão disponíveis no site www.ibade.org.br, para consulta e impressão. Informações gerais do concurso podem ser obtidas no site ou por meio dos telefones (21) 3674-9190/3527-0583 - Rio de Janeiro – (84) 3026-0575 Natal/RN ou pelo e-mail atendimento@ibade.org.br.

Trabalho social de motociclistas é homenageado pela Assembleia

Importância do acompanhamento fonoaudiológico em crianças recém-nascidas Durante a maternidade, geralmente, uma equipe multidisciplinar acompanha mamães e bebês em todo o processo da gestação. Após esse período, a assistência nos primeiros dias é essencial para a saúde dos envolvidos. Nessa etapa, o fonoaudiólogo auxilia nesse vínculo materno o encontro de posições confortáveis durante a mamada, por exemplo, e ajuda a identificar uma boa ordenha. “A relação mãe e bebê é o melhor vínculo possível porque faz com que a criança cresça saudável através desse preparo seguro no início’’, esclarece a fonoaudióloga, especialista em amamentação, Andreza Farias, do Hapvida Saúde. Além disso, o conhecimento na

área habilita esse profissional que avalia também o sistema motor oral do bebê (língua, lábios, palato, bochecha, sucção nutritiva e não nutritiva etc). “O aleitamento é fundamental para o crescimento harmônico da face do bebê. Então, todo esse cuidado na introdução alimentar garante o fortalecimento desses órgãos fonoarticulatórios que são essenciais para uma futura fala e alimentação tranquila", explica Andreza Farias. “Existem alguns recursos e todo um acolhimento dessas famílias para melhor orientação e observância dos sinais que o bebê dá. O profissional da fonoaudiologia é imprescindível nesse reconhecimento’’, ressalta a médica.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte reconheceu e prestou homenagens aos motociclistas que contribuíram, através de seus clubes, com ações sociais para o Estado. Na ação, foi historiada o trabalho de diversos motoclubes cujos membros se empenharam, no RN, na luta pela redemocratização. A homenagem, ao tocar os dias atuais, situou o papel dos motociclistas em trabalhos assistenciais no Estado. "Cada cidade é uma casa

da gente. Cada amigo, um laço que não se desfaz. Nossa jornada não termina nunca. Temos compromissos com valores e transmitimos isso no serviço que prestamos à sociedade", destacou Maria das Graças dos Santos Medeiros, uma das homenageadas. Com dezenas de motoclubes espalhados pelo Rio Grande do Norte, os motociclistas congregam associações com membros que, pela reunião coletiva, se propõem a melhorar individualmente para se dispor

aos interesses da sociedade. Com o ideial de liderança a ser seguido na comunidade em que se situam, acabam influenciando o comportamento das pessoas à sua volta pelo poder do exemplo. "Por isso, importante destacar o papel dos companheiros que nos antecederam que ajudaram na formação dos que estão aqui hoje sendo homenageados. Eles também ajudaram a construir a história dos motociclistas no RN", homenageou Edjânio Maciel.

Profile for Palumbo Notícias

Edição #18 do Jornal Palumbo Notícias  

Edição #18 do Jornal Palumbo Notícias  

Advertisement