OLÁ, SOU PALOMA! OLÁ, SOU PALOMA!
Designer de interiores e estudante de arquitetura e urbanismo. Acredito que a arquitetura e o urbanismo têm um poder imenso de transformar espaços e ocasiões, acolher, emocionar e, sobretudo, levar qualidade de vida às pessoas e contribuir para o desenvolvimento. Estas são precisamente as características que me cativam a seguir esta profissão.
Desde criança já era amante do desenho e da arte das construções. Por isso desde cedo comecei a procurar cursos profissionalizantes antes mesmo de iniciar a graduação.
Estudei design de interiores - o que foi um diferencial quando entrei na faculdade - e, logo depois, fui aprovada na universidade mais disputada do país, a USP.
No primeiro ano letivo, integrei grupos de pesquisa onde pude desenvolver iniciações científicas individuais e conjuntas, participar de simpósios, auxiliei e aprendi com os professores.
No meu quarto ano de faculdade, me candidatei para um intercâmbio na TU Munique, onde estudei por um ano. Nesta cidade, também trabalhei como assistente de arquitetura em um escritório no setor de arquitetura e monumento. Atualmente estou procurando uma oportunidade para amplicar minhas experiências e aprendizado! Então, se você estiver interessado no meu trabalho, não hesite em contactar-me!
A proposta do CUBO é pautado na concepção de um projeto que repense a criação de uma imagem na mente do que seria um projeto, atribuindo uma forma tridimensional comum e que revela o objetivo do objeto no seu interior. Dessa forma, o estímulo criado com o projeto é sensorial, no qual o visual não é o mais importante, prevalecendo antes desse a audição e o tato.
A dinâmica do labirinto sensorial de 15 x 15cm é a de que o usuário consiga fazer com que uma bolinha atravesse os 5 compartimentos revestidos de materiais variados, sendo guiado apenas pelo som, vibração e tato. Pensado e construído com componentes comumente descartados no país, para seleção destes, levou-se em consideração a densidade, textura e propagação sonora.
De modo a promover o uso sustentável e melhor relação com o lixo, o CUBO ainda estimula a concentração pessoal, o aperfeiçoamento dos sentidos, a atenção e relaxamento, fazendo dele um produto acessível a todos, inclusive a pessoas com algum tipo de dificuldade visual, motora e/ou cognitiva. Podendo ser incorporado em instituições de ensino a pessoas com necessidades especiais; às escolas de ensino público, pelo baixo busco; além de ser passatempo individual ou coletivo.
Assim, mais que repensar a concepção projetual, é inseri-lo como ferramenta que abarque alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável () da ONU, como o consumo e produção responsáveis, educação de qualidade e saúde e bem-estar, potencializando o caráter de transformação ambiental e pessoal através do projeto.
IDEALIZADORES: GRUPO DE DESIGN DO OBJETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ÂMBITO | ANO: COMPETIÇÃO DE DESIGN DO INSTITUTO TOMIE OHTAKE LEROY MERLIN | 2019 VÍDEO: https://drive.google.com/file/d/1GpRrHxAj8MNEHsfPOxiR0e6sJO6Ha9D2/view?usp=sharing
CUBO CUBO
COMPARTIMENTO 2
Composto por “franjas” de garrafa PET reaproveitável (no intuito de reduzir impactos ambientais) em duas das faces maiores e placas retangulares e quadradas nas demais superfícies.
COMPARTIMENTO 5
Reaproveitamento dos círculos recortados das peças em MDF para produção de barreiras que emitem som e vibrações.
PONTOS DE SENSIBILIDADE Auxiliam o usuário na travessia entre os compartimentos e devem ser posicionados para a parte inferior quando necessária a rotação do CUBO.
COMPARTIMENTO 1
Produzido com tampas e latas reutilizadas. A reciclagem de tal material é capaz de reduzir 95% das emissões de CO2.
COMPARTIMENTO 3
Uso de varetas de bambu (matéria natural sustentável) distanciadas da superfície de MDF para garantir a melhor propagação do som.
COMPARTIMENTO 4
Revestido de pedra-pomes, produto natural e de baixo impacto e custo no mercado.
HABITAÇÃO
HABITAÇÃO E CRECHE CORIFEU
E CRECHE CORIFEU
O projeto localiza-se na Av. Corifeu de Azevedo Marques - uma via coletora extensa e predominantemente comercial - e desde o princípio procurou uma linguagem integrada com as demais propostas desenvolvidas ao entorno pelos grupos do estúdio, como o parque linear e equipamentos capilares.
A visita a campo e análise da região permitiu compreender a dinâmica e elencar premissas fundamentais (nomeadas abaixo), a começar pelo uso, diante do número de favelas e assentamentos em áreas de risco geológico, assim estas famílias podem ser realocadas. Além disso, o projeto é benéfico pois a área contém terrenos destinados à inserção de moradia; há infraestrutura de mobilidade nas proximidades; apresenta equipamentos de educação, saúde e cultura, que serão ampliados na área de estudo. Para além da moradia, o projeto contempla uma creche. Dessa forma, as crianças que foram realocadas e as demais da região poderão usufruir da comodidade de morar próximo ao ambiente onde estudam.
Em relação ao sítio, o projeto está situado em um terreno declive, que tem a parte posterior para uma rua pouco acessível, então foram usados essas potencialidades para ampliar as ligações com a Corifeu através de um escadão-rampa que dá acesso à instituição de ensino e também permite visita ao bicicletário e às varandas coletivas dos pavimentos tipos.
CONFORTO posicionar as torres de circulação de modo que todas as unidades tenham iluminação e ventilação
VOLUMETRIA impacto da volumetria com o entorno - no máximo 7 pavimentos
VISTA prezar pela vista das habitações ao parque fluvial e tornar o terraço comunitário
DENSIDADE destinar a infraestrutura do entorno para um bom número de pessoas
| FLUXOS distinguir fluxo da creche e habitação e integrar fluxos com os projetos vizinhos
ACESSIBILIDADE possibilitar dois meios de acesso universal aos pavimentos sobre o térreo: rampa e elevador
IDEALIZADORES: GRUPO DE PROJETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ÂMBITO
ANO: AUP0158AUP0158 - ARQUITETURA: PROJETO 2
CORTE AA
UPTOWN AROUCHE
UPTOWN AROUCHE
O projeto da cozinha do apartamento 32 faz parte do projeto de design de interiores desenvolvido para o apartamento de um jovem casal no centro de São Paulo. Tanto o design quanto a escolha de materiais e cores, foram escolhidos de acordo com o perfil do cliente e a lista de requisitos levantados. Devido à pequena área retangular da cozinha, foi proposta a criação de uma cozinha linear, concentrando as áreas de serviço em uma única parede. Do outro lado, há prateleiras e uma mesa dobrável embutida na parede para refeições rápidas. O
uso da cor branca foi priorizado para proporcionar a sensação de ampliação. A luminária linear foi escolhida para garantir uma iluminação homogênea de toda a cozinha e também foram instaladas luzes acima da bancada da pia. Abaixo do armário da pia há uma longa gaveta para guardar vassouras e acessórios de limpeza. Acima da geladeira, há portas basculantes para que o morador de menor estatura possa acessá-la com facilidade. Como a rede de tubulação corre ao longo das bordas do teto, o armário se estende até o teto para cobri-lo.
VISTA FRONTAL
ROBÓTICA MULTITALENTO
ROBÓTICA MULTITALENTO
KP2 é um robô desenvolvido para a produção de habitação social fornecido pela Hong Kong Housing Authority. O robô é composto por uma torre de guindaste e um executor de tarefas inteligente que agiliza a produção sem causar desperdício. Além das tarefas que desempenha, foi desenvolvido um plano de negócios que idealiza a ampliação do leque de tarefas. Ao projetar o KP2, o objetivo principal era entender como melhorar a indústria da construção existente usando automação e tecnologias avançadas. E acima de tudo, entender o princípio de como desenvolver uma aplicação de construção robótica do zero.
BENEFÍCIOS AO
ESCOLHER KP2: 60% de economia nos salários
PRINCIPAIS OBJETIVOS
aumentar segurança, produtividade e qualidade da construção
reduzir a sujeira e utilizar menos área no canteiro de obras
minimizar o desperdício e a poluição na construção civil
credibilidade e inovação aos nossos clientes
Construção 5x mais rápida
menos espaço - mais funções
zero desperdício - sem danos
PROCEDIMENTOS
Processo de descarga Instalação de paredes Instalação de tetos
IDEALIZADORES:
DE PROJETO
UNIVERSIDADE
DE MUNIQUE ÂMBITO | ANO: TUM - DISCIPLINA DE AUTOMOÇÃO E ROBÓTICA NA CONSTRUÇÃO | 2022
Contato: +55 11 9 5856 0431 cardosopaloma13@gmail.com linkedin.com/in/palomacardoso13/ issuu.com/palomacardoso13