Page 1

Publicidade

Imóveis

Veja o novo anúncio do Sacolão da Lapa

Conheça os novos lançamentos Tendal recebe prévia de festival na região P3 / 5 / UP de cultura indígena P10

Acontece

»

»

Foto: Bárbara Dantine

Matarazzo discute cidade e comércio Foto: Bárbara Dantine

 O empresário e político realizou uma palestra na Distrital Oeste da ACSP NEGÓCIOS

»P9

Foto: Bárbara Dantine

Distribuição Gratuita

9 a 15 de novembro | Ano 18 | N° 889 | Mais informações sobre reportagens acesse: www.jornaldagente.inf.br

21º Depósito de Suprimento celebra 87 anos » P8

RANKING

Foto: Divulgação

Desenvolvimento econômico é tema de oficina »P11

Orquestra Sanfônica se apresenta no feriado de Finados A premiada Orquestra Sanfônica de São Paulo realizou sua tradicional apresentação do Dia de Finados no último sábado (2). O concerto aconteceu em frente à capela do Cemitério da Lapa, com participação

da professora e maestrina Renata Sbrighi, fundadora da orquestra. O repertório do grupo valoriza estilos musicais brasileiros, além das valsas, polcas e marchas. Também foi realizada uma missa no local.

Pesquisa analisa indicadores de bairros Barra Funda apareceu entre as melhores e piores posições P6

Foto: Bárbara Dantine

» P7


2

9 A 15 DE NOVEMBRO 2019

ESPAÇO ABERTO BRONCA

Barulho noturno Vizinhos do Sesi Vila Leopoldina reclamam há sete meses do barulho emitido no período noturno por equipamentos instalados na área da piscina. Eles relatam que nas últimas semanas um ruído também tem sido percebido durante o período diurno e cobram providências da unidade.

RESPOSTA O Sesi Vila Leopoldina afirma que a situação dos ruídos está sendo tratada diretamente com os moradores e que foi contratada uma empresa para avaliar o ruído, que constatou que o limite de tolerância de 50 dB (A) previsto na Lei do PSIU não foi ultrapassado. O Sesi afirma que realizou a manutenção em todos os trocadores de calor da piscina e está providenciando barreiras que impeçam a propagação do som. Especificamente sobre o ruído que ocasionou a última reclamação, o Sesi informa que identificou a origem, tratando-se de uma bomba d’água que quebrou o rolamento. A unidade afirma que o equipamento já está em manutenção e os trocadores de calor continuam parcialmente desligados até a finalização do projeto de isolamento acústico. Envie sua bronca ou mesmo elogios para Redação JG – Rua Marco Aurélio, 780, CEP 05048-000, Vila Romana ou pelo email: redacao@jornaldagente.inf.br; se preferir vá direto ao site: www.jornaldagente.inf.br, seção Bronca da Gente.

EDITORIAL

ARTIGO

Bárbara Dantine

Andrea Matarazzo

Editora

Empresário, radialista e político

Desiguais Em um momento em que todos os olhares estão voltados à política, reformas econômicas, discussões jurídicas, crises ambientais e corrupção, é preciso discutir o grande impacto que a desigualdade ainda causa no país. Inclusive porque a desigualdade é a origem da maior parte dos problemas que temos hoje. Defender a meritocracia em uma sociedade onde pouquíssimas pessoas detêm a maior parte do dinheiro e têm acesso às oportunidades é simplesmente desumano. E ainda por cima vivemos em um sistema que a cada ano parece aumentar ainda mais a distância entre os mais ricos e os mais pobres. A divulgação do Mapa da Desigualdade 2019 demonstra como a vida é muito mais difícil para quem vive longe da região central. E mesmo aqui, na nossa área, temos diferenças notáveis. Enquanto a média da idade ao morrer na Lapa e em Perdizes é de 78 anos, no Jaguaré é de 67. Como pode um trecho de pouco mais de seis quilômetros representar uma diferença de onze anos? O estudo apresenta dados coletados em 2018, quando foi constatado que temos uma proporção de área verde por habitante de 11,04 m², pouco abaixo da recomendação da Organização Mundial da Saúde, que é de 12 m². Não dá para saber se esse número será mantido no ano que vem, após tantas podas drásticas que vimos nos últimos meses. Áreas verdes que seriam muito im-

DIRETOR: Ubirajara de Oliveira

www.jornaldagente.inf.br Redação e publicidade: Rua Marco Aurélio, 780 | Vila Romana CEP 05048-000 | São Paulo

REDAÇÃO E REPORTAGEM: Bárbara Dantine PROJETO GRÁFICO: Beatriz Oliveira SISTEMAS E INTERNET: William Mastrangi

A cidade e o comércio portantes na Barra Funda, que ficou entre os cinco distritos que mais emitem poluentes atmosféricos e, como poderíamos esperar, é o terceiro bairro em casos de mortalidade por doenças do aparelho respiratório. Por outro lado, nossa região é destaque em opções de aparelhos culturais, tema que também foi discutido na oficina realizada na quinta-feira (7) sobre o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico. Muito foi falado sobre a vocação do território para cultura, lazer, gastronomia e economia criativa. Mas se felizmente temos variadas ofertas de cultura por aqui, é preciso ter consciência que 23 bairros da cidade não contam com nenhum equipamento cultural público. Diminuir a desigualdade passa pela oferta de atendimento de saúde de qualidade em tempo hábil para a população, pela existência de lugares onde as pessoas podem se informar e ampliar seus conhecimentos, por facilitar a mobilidade. Se a desigualdade não diminuir, continuaremos com os mesmos problemas de violência, baixa performance na educação e um sistema de saúde público precário, isso se as coisas não ficarem ainda piores. Precisamos cobrar políticas públicas que encaminhem a sociedade para um cenário em que mais pessoas tenham oportunidades e, só assim, poderemos falar em mérito pessoal como ferramenta para a prosperidade.

PUBLICIDADE: Marisa Pernicone, Priscila Bello, Raissa Sousa, Rosana Braccialli, Samuel Barcellos EDITORAÇÃO ELETRÔNICA: Thiago Alan e William Mastrangi DISTRIBUIÇÃO: Pedro de Jesus Secco

CONTATOS • REDAÇÃO Tel: 3874-5533 / redacao@jornaldagente.inf.br • PUBLICIDADE vendas@jornaldagente.inf.br LAPA/LEOPOLDINA Tel: 3874-5536 / rosana@jornaldagente.inf.br | LAPA/ROMANA Tel: 3874-5539 / samuel@jornaldagente.inf.br | POMPEIA Tel: 3874-5545 / assistente@jornaldagente.inf.br

Estive na Distrital Oeste da Associação Comercial de São Paulo para falar sobre como a gestão pública pode ajudar o comércio e a atividade econômica. Um dos principais auxílios é a redução ao máximo da burocracia e a manutenção do IPTU em níveis razoáveis. Muito pode ser feito, em especial para o comércio de rua, que é uma atividade vital para a nossa cidade. A qualidade das calçadas influi muito, pois facilita o trânsito de pedestres e clientes. A boa iluminação pública é outro fator que ajuda as pessoas a se sentirem mais seguras e estimuladas a saírem de casa e fazer compras. Conversar com moradores e com quem trabalha na região é determinante para tomar decisões certas na hora de definir alguma infraestrutura, como a implantação de uma ciclovia, a mudança de direção de uma rua ou a colocação de um ponto de ônibus. Outro ponto fundamental é impedir os vendedores informais que fazem concorrência desleal, oferecendo produtos de origem ilegal ou de qualidade duvidosa. É preciso retomar a Operação Delegada, com a contratação de PMs em horário de folga para fazerem policiamento na cidade. A administração de uma cidade como São Paulo tem por obrigação trabalhar para facilitar a vida dos comerciantes e prestadores de serviço, pois, fazendo isso, sem dúvidas estará estimulando a atividade econômica, gerando empregos e melhorando a vida dos cidadãos!

IMPRESSÃO: OESP GRÁFICA. Av. Celestino Bourroul, 100, Limão. Tel: 3856-3536 CIRCULAÇÃO GRATUITA PORTA-A-PORTA: Água Branca, Pompeia, Romana, Ipojuca, Lapa de Baixo, Lapa, Alto da Lapa, City Lapa, Parque da Lapa, Hamburguesa e Leopoldina CIRCULAÇÃO - 45 mil / semana (impresso+digital) LEITORES - 123 mil / semana (impresso+digital)


9 A 15 DE NOVEMBRO 2019

3


4

9 A 15 DE NOVEMBRO 2019 Por Greg Mattos com colaboração da redação

LAPA MUNDI Foto: Divulgação

UBS

Na quarta-feira (30), o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, inaugurou oficialmente a UBS Vila Anastácio. A unidade tem como área de abrangência os bairros da Vila Anastácio e da Lapa de Baixo e oferece serviços médicos, odontológicos e de enfermagem. Segundo a secretaria, a nova sede na Rua Conselheiro Olegário, 239, tem capacidade para realizar três mil procedimentos por mês. O espaço de 700 m², com 25 salas, recebeu um investimento de R$ 455.067,10 e será administrado pela Associação Saúde da Família (ASF).

Saúde

Rápidas

Críticas, elogios e sugestões Contato: redacao@jornaldagente.inf.br

Membros de coletivos, usuários do SUS e trabalhadores participaram da audiência temática de saúde do orçamento 2020, realizada na Câmara Municipal na quinta-feira (7). Foram cobradas diversas demandas da região como a garantia da municipalização

para a reabertura do Hospital Sorocabana, utilização do terreno da Rua Carlos Weber para instalação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Lapa, sendo que hoje a unidade está em um imóvel alugado na Rua Barão do Bananal e a área da Vila Leopoldina foi incluída recentemente em um projeto de desestatização que permite sua venda, implantação da UBS da Vila Ipojuca no terreno do CDC da Rua Sepetiba, construção de uma UBS na Lapa de Baixo e transformação do PS da Lapa em UPA. Membros do Comitê de Defesa do Hospital Sorocabana reiteraram o convite ao secretário Edson Aparecido para que ele participe da audiência pública sobre o hospital, que será realizada no dia 25 de novembro, às 19h, no Teatro Cacilda Becker.

Rua da Gente

A Lapa recebe neste sábado (9) mais uma edição do Programa Rua da Gente, da Prefeitura. O evento acontece das 9h às 18h na Rua Antônio Brito Marques, na Lapa de Baixo, com práticas esportivas, atividades corporais, de lazer e atividades integrativas. A primeira edição realizada na região foi na Avenida Sumaré.

Biometria

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) firmou uma parceria com a Sociedade Esportiva Palmeiras para o cadastramento de biometria. Na terça-feira (5) foi instalado um posto de atendimento eleitoral na sede do clube, na Rua Palestra Itália, 214, que irá atender sócios entre os dias 12 e 14, e 19 e 22, das 10h às 17h. Para fazer a biometria, o eleitor deve levar documento oficial de identificação com foto, comprovante de endereço recente (menos de três meses de emissão) e título eleitoral. Em caso de primeiro alistamento, o cidadão do sexo masculino entre 18 e 45 anos de idade precisa levar também um comprovante de quitação do serviço militar. Nos dias 24 e 25 de outubro, a Justiça Eleitoral já havia instalado um posto na Academia de Futebol, centro de treinamento do Palmeiras na Água Branca, para atender funcionários, comissão técnica e jogadores.

Na ocasião, o treinador Mano Menezes e o atacante Willian compareceram e gravaram vídeos para divulgar a campanha da biometria.

Fila

A cantora americana Taylor Swift anunciou dois shows em São Paulo da turnê internacional “Lover”, que serão realizados nos dias 18 e 19 de julho no Allianz Parque. Por ser o primeiro show da cantora no Brasil e único da turnê na América Latina, novos acampamentos devem se formar no entorno do estádio.

Touché

No sábado (2) quatro alunos do Programa Touché conquistaram uma medalha de prata e três de bronze durante o II Paulistinha da Associação Brasileira de Esgrimistas (ABE 2019) no Esporte Clube Pinheiros. O Programa Touché foi instituído em 2017 pelo Sindi Clube em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, com aulas de esgrima realizadas no Pelezão. Fazem parte do programa cerca de 40 jovens que, em sua maioria, são alunos de escolas públicas e dividem seu tempo entre as aulas e os treinamentos intensivos realizados nas terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. Quem quiser participar do programa pode ligar para (11) 3834-0032.

Carnaval

Com o anúncio de que a Avenida Doutor Gastão Vidigal poderá ser palco para os megablocos de carnaval em 2020, moradores do entorno e membros da Associação Viva Leopoldina (AVL) criaram um abaixo-assinado pedindo à Secretaria Municipal de Cultura que não realize os desfiles no local. O documento aponta como motivos para não realizar o evento a presença de população crescente de moradores em situação de rua, alagamentos em épocas de chuva, viadutos com problemas estruturais, além de problemas com barulho, sujeira e vandalismo, direito de ir e vir cerceado, comércios locais prejudicados, incluindo o abastecimento de alimentos pela Ceagesp e provável deslocamento de usuários de crack dentro da região.

Piquenique A Praça Amadeu Decome recebe neste domingo (10) um piquenique com música das 10h às 14h. Quem quiser participar pode levar comidas ou bebidas saudáveis para a mesa comunitária. O evento contará com apresentações de Daniel Pesek e Luizão Cavalcante, Duo Bossa e Rodrigo Salvador.

Campanha

A Associação Viva Leopoldina (AVL) promove a campanha “Doa Leopoldina” que faz parte das ações do “Dia de Doar”, movimento mundial divulgado como #GivingTuesday realizado na sequência de datas comerciais como Black Friday e Cyber Monday. As doações serão realizadas no dia 3 de dezembro para instituições da região. Quem quiser mais informações pode entrar em contato com Daniela Weiers no e-mail danipweiers@gmail.com

Reunião O Conselho Comunitário de Segurança de Perdizes/Pacaembu realiza sua reunião mensal na terça-feira (19), às 20h, com a palestra “Dicas de Segurança para Condomínios e Residências”, ministrada pelo Capitão Rafael Telhada , comandante da 3ª Cia. do 4º BPM/M. O evento será no Colégio Notre Dame (Rua Alegrete, 168).

Vestibulinho As inscrições para o vestibulinho da ETEC Basilides de Godoy (Rua Guaipá, 678) se encerram na terça-feira (12), às 15h, no site vestibulinhoetec. com.br, e o exame será realizado no dia 15 de dezembro. Os estudantes podem escolher cursos técnicos (administração, desenvolvimento de sistemas, eletrotécnica, mecânica e mecatrônica), técnico integrado ao ensino médio (desenvolvimento de sistemas, logística e mecatrônica), ensino médio com habilitação técnica profissional (marketing e programação de jogos digitais), curso semipresencial de sistema de energia renovável e ensino médio tradicional.


9 A 15 DE NOVEMBRO 2019

COMUNIDADE pARticipAçãO sOciAl

Foto: Divulgação

Lapa recebe mais três oficinas da iniciativa Governo Aberto

Patrícia Marques, Leo Santos e Felippe Mendonça falam sobre oficinas participativas A Subprefeitura Lapa recebeu na quarta-feira (6) uma coletiva de imprensa para apresentar as próximas oficinas de Governo Aberto na região, que fazem parte do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo. Desde 2017, é realizado um edital para os Agentes de Governo Aberto, pessoas que são selecionadas para ministrar oficinas em toda a cidade sobre temas ligados à transparência, participação social, prestação de contas, inovação e tecnologia, para auxiliar a população à fiscalizar e acompanhar a gestão pública. “É preciso ter uma gestão transparente e sinergia das forças públicas para abrir canais de comunicação com o cidadão, usando a tecnologia para alcançar um número maior de pessoas na cidade”, afirmou o subprefeito da Lapa Leo Santos. Felippe Mendonça, assessor jurídico da Controladoria Geral do Município, falou sobre a importância de qualificar a população para acompanhar o trabalho da Prefeitura, encontrar irregularidades e cobrar transparência. “Primordialmente o objetivo é capacitar as pessoas para o combate à corrupção a partir da participação e acompanhamento de órgãos municipais”, disse. “Um governo que nega informações à população demonstra indícios de corrupção. Governos transparentes, não”, completou. Patrícia Marques, coordenadora para assuntos de Governo Aberto da Secretaria de Governo Municipal, afirma que

em 2019 foram recebidos 127 projetos de oficinas, e selecionados 32. Os Agentes de Governo Aberto ganham bolsas que podem chegar a R$ 6 mil. Um comitê intersecretarial, que envolve 16 secretarias, seleciona as oficinas que estão alinhadas com o projeto. Os agentes devem ser maiores de 18 anos, morar, estudar ou trabalhar em São Paulo e comprovar que atuam ou têm experiência no tema que será tratado na oficina. Entidades públicas e privadas podem solicitar a realização de oficinas, desde que sejam feitas em locais abertos para todo o público, com capacidade mínima para abrigar 30 pessoas, e sem cobrar nada dos participantes. Quatro oficinas foram realizadas na Lapa esse ano, uma no Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Lapa, uma na PUC, uma na Subprefeitura Lapa e uma no CEU Jaguaré. Mais três oficinas ainda vão ocorrer em novembro, no dia 9 (sábado) às 16h com o tema “Empoderando cidadãos na cultura digital” no CEU Jaguaré (Avenida Kenkiti Simomoto, 80), no dia 14 (quinta-feira), às 19h, com o tema “Ocupando nosso espaço: Mapeando e Fortalecendo a Participação Social” na Subprefeitura Lapa (Rua Guaicurus, 1000) e no dia 30 (sábado), às 9h30, com o tema “Construindo comunidades inovadoras a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e de dados do município”, na Biblioteca Mário Schenberg (Rua Catão, 611).

5


6

9 A 15 DE NOVEMBRO 2019

COMUNIDADE Rápidas

EstuDO

Barra Funda tem maior índice de acidentes e emprego formal Foto: Bárbara Dantine

A Rede Nossa São Paulo apresentou na terça-feira (5) o Mapa da Desigualdade 2019, estudo que é feito desde 2012 e neste ano utilizou 53 indicadores para apontar as diferenças nos 96 distritos da capital paulista em 2018. Entre os dados avaliados estão a violência contra a mulher, violência homofóbica e transfóbica, racismo, educação, saúde, cultura, habitação e idade média ao morrer, que aponta grandes diferenças na cidade como o fato de em Moema a idade média ser 80,57 anos e Cidade Tiradentes 57,31, ou seja, mais de vinte anos de diferença entre os dois distritos. A idade média ao morrer na Lapa é 78,13 anos, 78 anos em Perdizes, 74,71 na Vila Leopoldina, 73,67 na Barra Funda, 68,85 na Vila Jaguara e 67,99 no Jaguaré. Este ano, foi demonstrado que os feminicídios aumentaram 167% em toda a cidade, e as ocorrências de violência 51%, sendo que os distritos da Sé e Barra Funda concentraram as maiores taxas de ocorrências. A Barra Funda também teve destaque em outros indicadores, como acidentes de trânsito com vítimas, em uma proporção de 54,6 ocorrências para cada dez mil habitantes, e 323,9 acidentes de motocicleta para cada cem mil habitantes. Um dado positivo foi o fato de que o bairro concentra a maior taxa de emprego formal, enquanto Cidade Tiradentes teve o pior desempenho. Além da Barra Funda, outro distrito da Lapa que teve destaque no estudo foi a Vila Jaguara, como o melhor índice de diferença salarial entre homens e mulheres, com valores mais próximos em todos os setores. Foram apresentados dados alarmantes sobre o acesso à cultura e lazer, sendo que 23 distritos não possuem nenhum equipamento público de cultura, 47 não têm museus, 54 não têm cinemas e 11 não possuem equipamentos públicos de esporte. As análises de cultura foram feitas

Natal

Apresentação do Mapa da Desigualdade 2019 aconteceu no Sesc Bom Retiro com dados de 2017, já que a Secretaria Outros dados Municipal de Cultura não enviou os dados A OMS (Organização Mundial da atualizados para a Rede Nossa São Paulo. Saúde) recomenda que a área verde por Na parte da saúde, 18 distritos não contam habitante seja de 12 m², e o território com leitos hospitalares. No geral, em 20 da Subprefeitura Lapa conta com uma indicadores a desigualdade aumentou, em média de 11,04 m². A Barra Funda ficou 15 diminuiu e em 2 se manteve. entre os cinco distritos que mais emitem Após a apresentação dos dados foi poluentes atmosféricos e é o terceiro realizada uma roda de conversa com Jorge em casos de mortalidade por doenças Abraão, coordenador da Rede Nossa São do aparelho respiratório. A Lapa ficou Paulo, Jô Pereira, diretora da Ciclocidade, em primeiro lugar em mortes por cânLuciana Royer, professora da disciplina cer, com uma proporção de 220,69 casos de planejamento urbano da FAU/USP, e para 100 mil habitantes. O tempo médio Márcio Black, cientista político, produtor para agendar consultas com um clínicocultural e coordenador da Fundação Tide geral é de 12,08 dias na Lapa e 48,61 dias Setubal. “Esse mapa serve para rever os em Perdizes. dados da cidade no período de um ano para Perdizes foi o penúltimo distrito em que a população consiga cobrar melhorias. casos de violência contra a mulher, com A solução dos problemas passa por uma 112,4 ocorrências para cada dez mil mugovernança mais participativa”, declarou lheres, entre 20 e 59 anos. Já a Barra Jorge Abraão. Outros temas do debate foFunda ficou em segundo lugar, com a ram o fato da Prefeitura ter arrecadado R$ proporção de 651,5 casos. 9 bilhões de IPTU em 2018, valor que não Em relação às creches, a Lapa está ené gasto de forma a reduzir a desigualdade tre os cinco piores distritos na proporção sócio-espacial na cidade, a dificuldade que de matrículas efetuadas e total de inscritos. a população periférica tem para se locoSobre equipamentos públicos de mover diariamente e o tempo gasto para cultura, Barra Funda ficou em segundo acessar as regiões centrais, reduzindo o lugar e Lapa em oitavo lugar, entre os acesso à cultura e mercado de trabalho, e a bairros com mais opções. falta de transparência dos órgãos públicos Quem quiser pode acessar o site ao divulgar dados, que deveriam ser de fáwww.nossasaopaulo.org.br para visualicil acesso e regionalizados para que todos zar todos os indicadores da cidade. pudessem acompanhar.

O Shopping Center Lapa recebe o Papai Noel a partir do dia 23 de novembro (sábado). Na data também serão comemorados os 51 anos do empreendimento, com diversas atrações, como apresentação de cães (14h30), show de mágica (15h30) e banda que tocará músicas natalinas (15h30). Para a decoração foi escolhido o tema “Natal dos pets”, com um trono especial para tirar fotos com os animais. O Papai Noel e a Noelete estarão no shopping do dia 24 de novembro a 15 de dezembro, das 12h às 18h, do dia 16 a 23 de dezembro, das 9h às 21h, e no dia 24 de dezembro, das 9h às 18h. O Shopping Center Lapa fica na Rua Catão, 72.

Feijoada 1

Neste domingo (10) será realizada a 2ª Feijoada do Instituto Rogacionista, das 12h às 16h. O valor da feijoada completa com sobremesa é R$ 40 por pessoa e não inclui bebidas. O evento conta com música ao vivo e roleta de prêmios. O valor arrecadado será destinado para a manutenção dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Rogacionista que atende atualmente 1.200 crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.

Feijoada 2

A Sociedade Beneficente União Fraterna recebe no domingo (10) das 12h às 18h, uma feijoada beneficente com pagode. A música será do grupo Samba da Villa e o dinheiro arrecadado será destinado ao trabalho dos clubes Rotary Lapa e Alto da Lapa, ACM Lapa e Casa do Pequeno Cidadão. O evento tem apoio do Jornal da Gente, CIESP Oeste, Associação Comercial de São Paulo Distrital Oeste e Sabores da Kelly Eventos. Os convites custam R$ 60, com bebidas cobradas à parte. Crianças de até dez anos não pagam. A União Fraterna fica na Rua Guaicurus, 27.


9 A 15 DE NOVEMBRO 2019

7


9 A 15 DE NOVEMBRO 2019

COMUNIDADE VERDE

ExéRcitO

21º DSup comemora 87 anos Fotos: Bárbara Dantine

Foto: Divulgação

8

AvENIDA SUMAré gANhA COrrEDOr DE CErEjEIrAS O corredor central da Avenida Sumaré ganhou 120 mudas de cerejeiras japonesas. Os exemplares são de médio porte e precisam de pouca manutenção. Quando maduras, a floração das árvores costuma ocorrer entre julho e agosto.

Tenente-coronel Valmir Roberti entregou homenagens antes do desfile da tropa O 21º Depósito de Suprimento realizou uma cerimônia na quinta-feira (7) para comemorar os 87 anos do quartel. Fundado em 1932 na Lapa, a atual denominação foi criada em 1992, após a fusão de três unidades logísticas, o Depósito Regional de Subsistência, Depósito Regional de Material de Intendência e Depósito Regional de Material de Saúde. As principais entidades da região foram recebidas pelo Tenente-Coronel Valmir Roberti, comandante do 21º DSup, e assistiram ao desfile da tropa, das viaturas e dos veteranos do extinto Batalhão de Guarda, cuja sede tombada fica no Centro da cidade. “Nossa tropa se supera a cada dia para garantir o abastecimento dos quartéis na área de responsabilidade da 2ª Região Militar. O 21º DSup é um patrimônio da Lapa, uma região povoada por pessoas de sentimentos nobres, que cultivam amizades, princípios e valores

admiráveis”, declarou o Tenente-coronel Valmir Roberti. A cerimônia contou com a presença do General João Chalella, comandante da 2ª Região Militar. “Retornar ao 21º DSup aqui na Lapa é retornar às origens do Exército na cidade de São Paulo, já que o aquartelamento foi instalado aqui por questões estratégicas, com a proximidade da linha férrea para a distribuição dos suprimentos. O orgulho que a comunidade tem é o mesmo orgulho que o Exército tem desse quartel. O Exército pertence à Lapa e vice-versa”, afirmou o General. O 21º Depósito de Suprimento tem como missão receber, armazenar, controlar e distribuir materiais de subsistência, equipamentos, fardas e remédios para as organizações da área da 2ª Região Militar, em apoio às tropas do Comando Militar do Sudeste. Após o desfile, os convidados foram recebidos para um almoço.

Representantes de entidades prestigiam cerimônia de aniversário


9 A 15 DE NOVEMBRO 2019

COMUNIDADE pAlEstRA

Foto: Raissa Sousa

Matarazzo fala sobre gestão da cidade e negócios na ACSP

Andrea Matarazzo participa de debate com diretores-superintendentes de distritais Andrea Matarazzo foi convidado para realizar uma palestra na Distrital Oeste da ACSP na quarta-feira (6). Com o tema “Como a gestão da cidade pode ajudar o comércio”, Matarazzo apresentou um panorama estrutural da cidade, citando os dados do Mapa da Desigualdade 2019, divulgados na terça-feira. “A periferia tem 50% da população e somente 20% dos empregos, a maior parte deles informais. Os problemas que temos na região central são reflexo do abandono das periferias”, disse. Outro tema da palestra foi a relação da Prefeitura com a promoção de emprego. “Essa administração está legalizando 70 mil ambulantes, o que dá para entender com o elevado número de desemprego no país, mas cada ambulante desemprega dois trabalhadores da economia formal”, afirmou. Matarazzo também falou sobre questões específicas da região. “A Lapa é organizada. Os cidadãos se sentem lapeanos, não paulistanos. É um bairro que tem muita vida própria e luta pelos seus interesses. Já os governos se interessam por projetos que deixam marcas de gestão, ou seja, grandes obras, mas o papel do prefeito é deixar a cidade em ordem, porque isso promove emprego e negó-

cios. A Prefeitura tem que ser indutora do empreendedorismo”, disse Matarazzo, que exemplificou os projetos de interesse da Prefeitura citando a questão dos parques. “Temos aqui o Parque Leopoldina Orlando Villas-Bôas, fechado há anos, e a Prefeitura quer passar os parques abertos à iniciativa privada, mas ainda assim fala em fazer o Parque Minhocão? Não faz sentido”, aponta Matarazzo, que também criticou as obras de drenagem na região da Pompeia, feitas de forma incompleta, e a dificuldade para a realização de podas de árvores, sugerindo que as autorizações poderiam não ser exclusivamente feitas por funcionários da Prefeitura, mas por agrônomos cadastrados e autorizados pelo Município, de forma a agilizar os serviços. Após a palestra, foi realizado um debate com participação dos diretores-superintendentes da Distrital Oeste, Mario Martinelli, Noroeste, Leonardo Ramos, Sudoeste, Ricardo Granja, e mediação de Marco Cantuária Ribeiro. Foi discutida a importância da Rua Doze de Outubro como polo comercial da cidade e o trabalho da Distrital Oeste da ACSP em unir e apoiar empresários e empreendedores da região.

9


10

9 A 15 DE NOVEMBRO 2019

ACONTECE Tendal recebe prévia de festival de música indígena Foto: Divulgação

EM NOVEMBRO DOIS SUPLEMENTOS ESPECIAIS NO JORNAL DA GENTE

CULTURA

Roda de conversa com Soninha Francine, Chirley Pankará e Renata Tupinambá

DIA 23 / SÁBADO ESPECIAL EDUCAÇÃO* DIA 29 / SEXTA-FEIRA ESPECIAL BLACK FRIDAY

INFORME-SE E ANUNCIE

LAPA E VILA ROMANA: 3874-5539 / 3874-5540 VILA LEOPOLDINA: 3874-5538 / 3874-5536 * CIRCULA TAMBÉM NA EDIÇÕES DE 20 DE DEZEMBRO

E 11 DE JANEIRO (2020)

A Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500) será palco entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro do Yby Festival, primeiro festival de música indígena contemporânea do Brasil, com apresentações dos principais artistas que abordam a realidade, cultura, lutas e ancestralidade dos povos indígenas. Além da música, o evento também contará com exposição e venda de artesanato, mobiliário e peças de arte, desfile de moda da coleção exclusiva assinada pela estilista Beni Kadwéu, da Aldeia Alves de Barros, localizada em Porto Murtinho (Mato Grosso do Sul), food trucks, cozinheiros e chefs que farão releituras da cultura alimentar indígena na praça de alimentação. A abertura do evento será com o 1º Prêmio Galdino da Música Indígena Brasileira, em homenagem à liderança Pataxó assassinada em 1997. Na sexta-feira (8), o Centro Cultu-

ral Tendal da Lapa recebeu uma prévia, em edição pocket, do que será o evento da Unibes Cultural. Foi realizada a exibição do documentário “Mulheres que alimentam”, dirigido por Olinda Muniz Wanderley Yawar, que narra as histórias de mulheres da aldeia Pataxó Hãhãhãe, no sul da Bahia. Em seguida, Renata Tupinambá, Chirley Pankará e Soninha Francine participaram da roda de conversa “Futurismo indígena e etnomídia”, sobre a importância de valorizar a cultura e idiomas nativos e promover políticas públicas que deem voz e estrutura aos povos indígenas, para que tradição e modernidade possam caminhar juntas. O evento se encerrou com o show de Brisa Flow, cantora chilena/brasileira da etnia Mapuche que combina um som de levada latina com rap, eletrônico e neo/ soul, com participação de Wescritor, rapper de origem Tupinambá.

Evento A Escola Estadual Anhanguera (Rua Antonio Raposo, 87) realiza uma mostra cultural neste sábado (9), das 8h às 13h, com diversas atividades, oficinas, exposição de trabalhos de alunos e serviços de saúde.


9 A 15 DE NOVEMBRO 2019

NEGÓCIOS

Rápidas Ice Party

DEsENVOlViMENtO

Foto: Bárbara Dantine

Oficina discute vocação econômica da região O Tendal da Lapa foi palco na quinta-feira (7) da oficina regional da Zona Oeste para elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Ade Sampa. A secretária Aline Cardoso participou do evento, ao lado dos subprefeitos Leo Santos (Lapa) e João Vestim Grande (Pinheiros). Aline Cardoso citou um dado divulgado essa semana pela Rede Nossa São Paulo, de que a Barra Funda é o distrito com maior índice de emprego formal. “O objetivo ao construir esse plano é melhorar a cidade em seu potencial para gerar emprego, renda e desenvolvimento. Antes do plano sair, já temos iniciativas em andamento como os CATes e as ações do Contrata SP”, declarou. A secretária também afirma que esse planejamento é importante considerando a previsão para os próximos cinco anos da saída da Ceagesp da Vila Leopoldina e criação do polo tecnológico SP CITI. Eliana Elias, economista do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), apresentou um mapeamento feito pela Fipe e

11

O Buffet Yano realiza no domingo (24), das 11h às 22h, a Ice Party, festa com música, bazar, shows orientais, dança e gastronomia. Os convites estão à venda no próprio buffet (Rua Potsdam, 138) ou pelo telefone 3648-9317 e custam R$ 25, com direito a um sundae, um yakissoba e participação de sorteio. Parte da renda do evento será revertida para o Templo Jodoshu Nippakuji e Kodomo-No-Sono.

Lapa Rock and Roll

Atividades de cultura e lazer são apontadas como maior potencial da Zona Oeste Kairós sobre o perfil econômico da Zona Oeste, sendo que a população economicamente ativa da região é bem distribuída no território, o que denota qualidade de vida e facilidade de mobilidade. A maior quantidade de empregos identificados na Zona Oeste estão na área de comércio varejista, serviços para edifícios e atividades paisagísticas, serviços de escritório (apoio administrativo), atividades de atenção à saúde humana e alimentação. Os participantes puderam apontar as áreas que identificam como vocações da

Bazar O grupo FAL (Fazendo Arte na Lapa) realiza seu bazar mensal neste sábado (9), das 10h às 17h, com diversos itens de artesanato e utilidades. O evento acontece no Centro de Memória e Convívio da Lapa Cecília Meireles (Rua Araçatuba, 522).

região, sendo a maior parte delas ligadas à cultura, lazer, gastronomia, artes e economia criativa. No dia 26 de novembro será realizado um seminário estruturado, baseado nas oficinas regionais que foram realizadas, na Galeria Olido.

A Subprefeitura Lapa promove no sábado (9), das 10h às 20h, o “Lapa Rock and Roll”, na Viela Ema Ângelo Murari, com shows de Caio Durazzo (11h), Matilha (12h), DJ Edivaldo Jatobá e Marquês Galo Índio (13h), Santanás (14h), The Jam (15h), Marquês (16h), Pompéia 72 (17h) e Kurandeiros (18h). Em caso de chuva, o evento será transferido para o Tendal da Lapa.


12

9 A 15 DE NOVEMBRO 2019

GENTE

» Laura Gonçalves, gerente do CIESP Oeste, participa da festa de 70 anos do CIESP Rio Claro, no sábado (2). Foto: Divulgação

» Carina Araki de Freitas esteve na mesa diretora da reunião do Rotary Alto da Lapa e recebeu da presidente Majori Moura um certificado pela participação na ação do Dia da Saúde, realizada em 12 de outubro. Foto: Samuel Barcellos

» IV Workshop de Direito de Família da OAB Lapa, com participação do Dr. Euclides de Oliveira, Dra. Adriana Gomes, Dr. Fernando Zanella, Dra. Andréa Zago e Dr. Carlos Alberto Garbi, na Faculdade Campos Salles, na sexta-feira (8). Foto: Divulgação

» Reunião do Clube do Salmão realizada na sede da Concity do anfitrião Arildo Oliveira, na segunda-feira (4). Foto: Samuel Barcellos

» O secretário executivo João Paulo Barbosa na tarde beneficente em prol do trabalho solidário da ACM Lapa, na quinta-feira (7). Foto: Divulgação » Ubirajara de Oliveira, diretor da Página Editora e Jornal da Gente, com o Tenente-coronel Valmir Adão Rodrigues Roberti, comandante do 21º DSup. Foto: Bárbara Dantine

» A tesoureira da OAB Lapa, Dra. Elisabete Cristina Devai Toninato, Therezinha Penteado e Laura Gonçalves com o Tenentecoronel Valmir Adão Rodrigues Roberti na solenidade de 87 anos do 21° Depósito de Suprimento, na quinta-feira (7). Foto: Divulgação

SÓ AQUI VOCÊ FICA SABENDO DE TUDO O QUE ACONTECE NO BAIRRO

» Amilton Medeiros Silva realizou uma palestra sobre o início do Rotary em 1905, na reunião do Rotary Lapa, na quarta-feira (6). Foto: Samuel Barcellos


13

9 A 15 DE NOVEMBRO 2019

JG SERVIÇOS

Para anunciar ligue: LAPA/LEOPOLDINA 3874-5536 LAPA/ROMANA 3874-5539

REFORMAS E ACABAMENTOS EM GERAL

JF REFORMAS EM GERAL

Alvenaria, telhados, calhas, impermeabilização, elétrica, hidráulica e pinturas, mão de obra em 3 x sem juros no cartão. 3831-3074/ 9.40333284.

Calhas, telhados, elétrica, hidráulica, pint., de-

MARCOS PINTOR E MANUTENÇÃO

Reformas em geral, hidráulica, elétrica, pintu-

Pintura res. e com., grafiato e texturas, repintura, reparos res., impermeabilização de paredes. F.: 99758-5913.

lavar e ar condicionado. Atendimento 24 horas.

VENDE-SE NATURA

sent., rufos. Fns.: 93315-8671/ 3865-3173.

JHX MANUTENÇÃO

Orçamento sem custo. Tel: 9.9653-3138 (vivo)/ 9.8016-4980 (Oi)/ 9.5430-5004/ 9.8246-7344 (Tim), 9.6101-7004 (Oi), c/ Jurandir.

PONTO DOS REPAROS – VÁLVULAS

CALHAS E TELHADOS ABEK

3873-3170/ 9. 4744-3560 WhatsApp.

Telhados, calhas, impermeabilização. Estuque: se ainda não caiu, recuperamos. 3622-8000/ 9.6078-6373. Rua Tito, 1.304.

ANÚNCIOS POR LINHA A PARTIR DE R$ 28,00 REAIS NO NOVO JG

Fabricação e reformas, portas de aço, troca de mola, automatização de portões, codificação de controles. Vanilson. Tels.: 3862-6615/985184022.

OAB nº 46.637/SP

Trabalhista - doença ocupacional, acidente trabalho, reclamação trabalhista Previdenciária - aposentadoria, pensão, auxílio doença, auxílio acidentário, revisão aposentadoria Família - inventário, divórcio, pensão, guarda menores, alimentos Cível - regularização terras/imóveis, compra/venda imóveis, locação, despejo, renovatória, cobrança, usucapião, ações indenizatórias, revisão de contrato bancário/financiamento Administrativa - desapropriação, serv. público, desvio função Direito Consumidor - planos de saúde

Rua Trajano, 235 – Lapa 3862-6619 • Celular 9 4242-6040

anamaria@monteferrarioadvogados.com

ra, consertos de freezer, geladeira, máquina de

Pronta entrega procurar por Francisca. Rua Marcelina 328, Vila Romana. 3864-0754 e 97637-7505.

SERRALHEIRO

MONTEFERRARIO ADVOCACIA

Serviços rápidos: registros, torneiras, cx. acoplada, elétrica, telhado, desentupimento. Tel Tel.:

ALUGA-SE SALÃO DE FESTAS V. LEOPOLDINA

2339-1953 Tratar com Luiz Carlos 3ª a 5ª - das 20h as 21h Rua Frederico Wolf, 268

Direito Trabalhista • Direito Civil Assessoria Empresarial AV. QUEIROZ FILHO 1700, Torre E Cj. 709

VL. Leopoldina PABX 3068-0096

99747-7966

arbelli@arbelli.adv.br www.arbelli.adv.br

LIGHT LIFE

Hospedagem de longa permanência. Com mais Hotel e Hospedagem para Terceira Idade de 30 anos no ramo.

•Médico •Enfermagem 24 hs •Cardápio variado e inspecionado por Nutricionista •Musicoterapia •Psicólogos •Suítes individuais ou duplas

Venha nos conhecer ! sem compromisso

www.casaderepousolightlife.com.br Central de atendimento: 3022-2162


14

9 A 15 DE NOVEMBRO 2019

JG

IMÓVEIS

Para anunciar ligue: LAPA/LEOPOLDINA 3874-5536 | LAPA/ROMANA 3874-5539

locaçãO ALUGA-SE

LAPA DE BAIXO R. FELIX GUILHEM, 331

APTO. R$ 260 MIL - 3 DORMS.

APTO LITORAL S. VICENTE

SALÃO – ITABERABA

Casa 2 dorms., 1 vaga, em vila de 3 Casas. R$ 1.200,00. Tratar R.: Venâncio Ayres, 266. Tels.: 3672-8800/3672-5181.

Vila Anastácio, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, R. Coroados, esquina da Rua Bartolomeu Paes. Sem cond. e sem vaga. O primeiro que chegar próximo ao valor compra. Doc. ok. Ideal para investir. Fone: 3836-8439/ Qualquer hora e dia. CRECI 27708.

Apartamento, 85m², vista para o mar, 1 vaga na garagem. R$ 275mil. F 99826-2721/28212188.

100mts. Veja o imóvel na R. Parapuã, 109. Tratar na R. Parapuã, 309. Tel: 3975-5060.

POMPEIA R: TUCUNA, 182

SOBRADO – ITABERABA 5 cômodos, resl. ou coml.. Veja o imóvel na R. Parapuã, 101. Tratar na R. Parapuã, 309. Tel: 3975-5060.

CASA – ITABERABA 3 cômodos, Veja o imóvel na R. Parapuã, 109. Tratar na R. Parapuã, 309. Tel: 3975-5060.

Sobreloja, 100m², 2 WC. R$ 2.500,00. Tratar R.: Venâncio Ayres, 266. Tels.: 3672-8800/36725181 VENDAS VENDE-SE

APTO. - ALTO DA LAPA

Casa c/ 3 dorms., 100m². R$ 1.500,00 Tratar R.: Venâncio Ayres, 266 Tels.: 3672-8800/ 36725181.

R$ 960.000,00 direto c/ proprietário. Apto. loc. em Rua tranqüila no Alto da Lapa, 167m² de A.U, living p/ 2 ambs., c/ sacada, piso de madeira, lavabo. 3 quartos grandes repletos de arms., sendo uma suíte c/ closet e banh. c/ banheira. Coz., despensa, á. de serv. espaçosa, dep. de empregada. 3 vgs. de garagem demarcadas,, depósito piscina e salão de festas. Localização exc. próximo de toda infraestrutura de lazer e comércio que a região oferece. Fone: 991057846.

CASA - LAPA DE BAIXO

IMÓVEL COMERCIAL

R$ 1.500,00. A 200 metros da estação, 3 dorms. Fones: 3611-6226/ 93000-7818.

Com galpão. Tratar c/ Pedro. F.: 9.9666-2192, 3621-4628. R$ 700 mil.

CASA – RUA DUÍLIO Próx. a R. Coriolano. R$ 2.350,00 direto com proprietário. F.: 99826-2721.

POMPEIA R. CARAÍBAS 76

CRECI 30.638-J

LOCAÇÃO

Rua Aurélia, 927 • Vila Romana Sede Própria

www.berticonsultoria.com.br

3864-3500

CONJ COM – LAPA A.t. 60m², 3 salas, 2 WCs, copa – R$ 1.800,00 – CS.

SALÃO COM V. ROMANA 100M², WCS E COPA. R$ 3.900,00 – CS.

Prox. a tudo, RES./COML., RES. 3 dorms., 2 suites, lavabo, copa, cozinha, quarto nos fundos, 2 vagas. COML., 7 salas, 4 banheiros, etc, 2 vagas. Rua Gomes Freire. Fn.: 3836-8439/ Qualquer hora e dia. CRECI 27708.

APARTAMENTO - ALTO DA LAPA 2 dts., dep. de empregada, 1 vaga. 93m². R$ 445 mil. Tratar direto com proprietário. F.: 99826-2721/ 2821-2188.

VENDE NIDA IMÓVEIS - CRECI 120.990 Vendo Apartamento nunca habitado, Piqueri, em frente ao shopping, Portal dos Bandeirantes. Ótimo condomínio, R$ 320 mil, condomínio R$ 650,00, 89m², 1 vaga, 2 elevadores, playground, salão de festa, 2 dorms., sala, cozinha e banheiro e área de serviço. Isento IPTU. F.: 98555-0410.

Vendo apartamento Lapa R$ 350 mil, cond. R$ 154,00, 67 x 52m², 2 dorms., sala, cozinha, banheiro grande, pequeno quintal, IPTU R$ 200,00 ao ano. F.: 98555-0410.

VENDE NIDA IMÓVEIS - CRECI 120.990 Casa térrea Lapa (para reforma), 2 casas no mesmo quintal. R$ 530 mil, 2 dormitórios, sala, cozinha e 2 banheiros. Corredor lateral e área de serviço. 5,50 x 46. Segunda casa: copa, cozinha, sala, 2 dormitórios, 1 banheiro e quintal, corredor. +- 121m² A.C., sem vaga. Observação temos mais 2 casas a 1° R$ 405 mil, a 2° R$ 450 mil. F.: 98555-0410.

VENDE NIDA IMÓVEIS - CRECI 120.990 Vendo Casa Térrea, R$ 405 mil, 5 x 32, 2 quartos, sala, cozinha, 2 banheiros, lavanderia, 1 edícula no fundo com quarto, cozinha e banheiro. F.: 98555-0410.

VENDA

APº – V. ROMANA

APº – V. ROMANA

CASA – V. ROMANA

AP (R MARIO)

140m², 3 dorms., suíte, dep. empregada e 1 vaga. R$ 2.300,00 – CS.

LAPA – SOBRADO

VENDE NIDA IMÓVEIS - CRECI 120.990

65m², 2 dorms., WCs, 1 vaga e lazer. R$ 1.600,00 – CS.

CASA – R. MARCO AURÉLIO AP – MONT. DE MELO SOBRADO – V. ROMANA AP – CENTRAL PARK 252m² a.t., 2 dorms (1 ste), 81m², 2 dorms., e sem vaga. 100m² a.c., 2 dorms., sl., LAPA – TÉRREO coz., banh., WCE e 1 vaga. – 72m², 2 dorms., sl., coz., banh. sl., varanda, coz., quintal, Cond. R$200,00 • IPTU R$ 585.000,00 – FH. edícula c/ 2 dorms. e banh., ISENTO R$ 380.000,00 - SB. e vaga. R$ 340.000,00 – FH. 4 vagas. R$ 900.000,00 – FH.

CASA – V. ROMANA

APº – V. ROMANA TÉRREO 260m² a.t., 110m² A.C., 2 V. ROMANA 260m² a.t., 110m² a.c., 2 SALA COM. – LAPA dorms., demais pendências, 1 dorm., sala, coz., banh., 49m², sala + banh. – Cond. 75m², 2 dorms., sl., coz., dorms., demais pendências, banh. Cond. R$ 250,00 quintal e garagem p/ 2 carros. quintal e garagem p/ 2 quintal e 1 vaga. R$ 1.400,00 R$560,00 / IPTU R$125,00 / R$ 340.000,00 – FH. carros. R$ 3.700,00 – CS. + despesas – FH. Lapa. R$ 200.000,00 – FH. R$ 950.000,00 – CS.

CASA – V. ROMANA

A.T. 150m², frente: 3 cômodos e garagem / fundos: 2 cômodos, WC e A.S. R$ 550.000,00 – CS.

Confira mais ofer tas no site: www.ber ticonsultoria.com.br


15

LOCAÇÃO:

V. IPOJUCA – SOBRADO 166M² A.C.

V. ROMANA – CONJ. COML. 60M² A.U.

3 dts. (1 ste.), sala ampla, coz., wc, escritório, 2 vagas, bem conservado e ventilado, R$ 1.500.000,00. Ref. 09895

Sala ampla, copa, wc, gar., aluguel R$ 1.500,00. Ref. 09869

A. LAPA – PRÉDIO COML. 617M² A.T. / 373M² A.C.

Ótima oportunidade, prédio de esquina, exc. localização, boa visualização, 2 pisos, 12 salas, 3 wc’s, 15 vagas, ótimo p/ loja móveis planejados. Aluguel R$ 14.000,00. Ref. 09875

A. LAPA – LINDO APTO. 98M² A.U. RUA JORGE AMERICANO nº 310 – Fte. 3 dts. (1 ste. c/ A.E.), sala 2 ambs., coz. c/ arms., dep. emp., a. serviço, 2 vagas, lazer, pacote. R$ 5.000,00. Consulte Ref. 08000

V. ROMANA – APTO. 76M² A.U.

CRECI 12.974-J

2 dts., sala 2 ambs., coz., wc, a. serviço, dep. emp., R$ 450 mil. Ref.09873

VENDAS EXCELENTES OPORTUNIDADES! SUA HORA CHEGOU! IMPERDIVEL! DESTAQUE DA SEMANA! ALTO DA LAPA R$ 1.650.000,00

POMPÉIA – EXC. APTO. 91M² A.U. 3 dts. (1 ste.), sala, coz., a. serviço, arms., andar alto, lazer, 2 gars., R$ 806 mil. Consulte ref. 09844

Apto. 55m², 2 dts., armários planejados, 1 vaga. Cod. 5355

ALTO DA LAPA R$ 745.000,00

ALTO DA LAPA – R$ 2.800.000,00 LOCAÇÃO – R$ 10.000,00 Loja comercial 280m², 4 vagas. Excte localização. Cód. 1711

Exc. Apto 78m², 3 dts., 1 suíte, 2 vagas. Ótima localização. Cod. 5340

A. LAPA – COML. IMPERDÍVEL 476M² A.T. (16MS FRENTE), 250M² A.C.

OPORT. LAPA R$ 1.050.000,00

V. LEOPOLDINA – R$ 1.800,00

Salão: com 100m², 3 wc’s, 4 gars., jd., em cima: 3 aptos. cada com 3 dts., 2 wc’s, sala, coz., a. serviço, jd., R$ 1.800.000,00, aceita proposta/ permuta e parceria. Ref. 09180.

Lindo Apto., 35m², 2 dts., 1 bh., coz. Agende uma visita. Cód. 5344

Sala comercial, 48m², 2 bhs., 2 vagas. Ótima localização. Cód. 5356

ÁGUA BRANCA – R$ 2.000,00

ALTO DA LAPA – R$ 2.600,00

Rua Bairi, 29 - Alto da Lapa

VILA ROMANA – R$ 1.200,00

2 dts. (1 ste.), sala, coz., 3 wc’s, a. serviço, vaga. R$ 615.000,00. Ref. 09900

E

CRECI J 3.346-4

APARTAMENTO BARRA FUNDA Rua Anhanguera – 2 dorms c/ arms, sala 2 ambs, coz, banh, área de serv, ótima localização, próx. ao supermercado Walmart, 73 m² a.u. R$ 380 Mil – Ref: AP0854. JARDIM FELICIDADE Rua José Correia de Lima – Condomínio 24 hrs, 2 dorms, sala, coz, banh, área de serv, 1 vaga, próx. Ao Shopping Tietê. – COND. R$ 230,00 R$ 220 Mil. Ref: AP1072.

OFERTAS

LAPA Rua Clemente Álvares – 2 dorms, sala ampla, coz, banh, área de serv, dep. Empregada, 1 vaga, semimobiliado, 90 m² a.u.– R$ 750 Mil – Ref: AP1170. PIQUERI Rua Santo Antônio de Pádua – 3 dorms c/ arms 1 suíte, sala 2 ambs, sacada, coz c/ arms, 3 banhs, área de serv, dep.Empregada, 2 vagas, lazer, 107 m² a.u.– R$ 495 Mil – Ref: AP0696. VILA ANGLO BRASILEIRA Rua Doutor Miranda de Azevedo 2 dorms c/ arms, sala 2 ambs, coz c/ arms, 2 banhs, área de serv, 1 vaga, lazer completo, ótima localização, 73 m² a.u.– R$580 Mil – Ref: AP0908.

JARDIM ÍRIS Av. Raimundo Pereira de Magalhães 3 dorms c/ arms, sala 2 ambs, coz, banh, área de serv, 1 vaga, ótima localização, em frente ao Shopping Tietê, 61 m² a.u.– R$ 280 Mil – Ref: AP1161.

VILA IPOJUCA Rua Hungara – 2 dorms c/ arms, sala c/ sacada, coz c/ arms, banh, área de serv, 1 vaga, lazer, próx. Ao comercio, 52 m² a.u. – R$ 450 Mil – Ref: AP1183.

LAPA Rua George Smith – 2 dorms c/ arms 1 suíte, sala, coz, banh, 1 vaga, lazer, c/ toda infraestrutura (oportunidade), 56 m² a.u.– R$ 460 Mil – Ref: AP1111.

VILA IPOJUCA Rua Tonelero – 3 dorms, sala 2 ambs, coz, banhs, varanda, lavabo, 2 vagas, lazer, 127 m² a.u.– R$ 1.200.000,00. Ref: AP0811.

LAPA Rua Monteiro de Melo – 2 dorms, sala, coz, banh, área serv, s/ vaga, 105 m² a.u, conservado, ótima localização. R$ 435 Mil – Ref: AP1066.

VILA LEOPOLDINA Rua Carlos Weber – 3 dorms c/ 1 suíte, sala c/ varanda, coz c/ arms, banh, área de serv, 1 vaga, lazer completo, 104 m² a.u.– R$ 1.200.000,00 – Ref: AP0847.

ACESSE

Lindo apto 68m², 2 dts., 1 vg. Boa loc. Venha conferir. Cód. 5327

V. LEOPOLDINA R$ 750.000,00 Sobrado 140m², 3 dts., 1 st., sl. ampla, 2 bhs., 2 vgs., dep. empreg. Agende uma visita. Cód. 5281

ALTO DA LAPA R$ 990.000,00

Exc. apto, 167m² A.U., 3 dts., c/ A.E, 1 suíte, coz. planejada, 3 vgs. Não perca esta oport. Cód. 2772

CITY LAPA – R$ 3.800,00

Sobrado 230m², 3 dts., 1 ste., 2 bhs., 2 sls. amplas, 4 vgs., churrasqueira, pisc., dep. empreg.Cód. 4032

V. ANASTÁCIO – R$ 2.500,00

Salão comercial 50m², 1 bh., 3 portas de aço. Venha conferir. Cód. 5330

ALTO DA LAPA – R$ 9.000,00 Sobreloja 280m², 8 vagas. Ótima localização. Cod. 5354

CENTRAL PQ. LAPA R$ 1.400,00 Apto 65m², 2 dts., 1 vg. Agende uma visita. Cod. 5311

PARCERIA COM BANCOS PARA FINANCIAMENTOS E USO DO FGTS E AVALIAÇÃO DO SEU IMÓVEL.

Fone: (11) 3836-9177

VENDAS

RUA DOMINGOS RODRIGUES, 520 - LAPA MAIS

Casa térrea 90m², 2 dts., sl. ampla, 2 bhs., 2 vgs.. Cód. 3646

Apto. 60m², 1 dts., sl. ampla. Excte. localização. Cod . 1876

O DOM DA PALAVRA É LINDO, MAS A SABEDORIA DO SILÊNCIO É PERFEITA

LOCAÇÃO

ALTO DA LAPA – R$ 2.400,00

Conjunto comercial 40m², sala ampla. Ótima localização. Cod. 5314

Plantão aos sábados das 9h às 16h

ADMINISTRAÇÃO

VENDAS

PQ. S. DOMINGOS R$ 780.000,00 Sobrado 150m², 3 dts., 3 stes. c/ A.E., sl. ampla, 2 vgs. Excte. oport. Cód. 5322

ALTO DA LAPA R$ 380.000,00

LOCAÇÃO

Mais ofertas nos sites www.lucianaimoveis.com.br | www.vivareal.com.br -

LAPA – R$ 474.000,00

Casa térrea 297m², 4 dts., 3 suítes, 6 vagas. Ótima localização. Cód. 4616

A. LAPA - PRÉDIO COM./ RES.– PIO XI, 459 - 300M² A.T. / 396M² A.C.

A. LAPA – APTO. 61M² A.U.

3641- 3966 99522-1093

3 dts. (2 stes.), sala 2 ambs., coz. plan., dep. emp, a. serviço, repleto arms., gar., R$ 680 mil. Consulte ref. 09839

Casa 250m², 3 dts. c/ 1 suíte, sala, 4 bhs., 6 vgs., dep. emprega TERRENO 12X45. Cód. 1413

V. POMPÉIA – APTO. 72M² A.U.

UM NOME

50 ANOS REALIZANDO SONHOS

PERDIZES – APTO. 100M² A.U.

6 salas com divisórias, coz., wc’s, dep. emp, a. serviço, quintal, salão, chur., 10 vagas. R$ 2.200.000,00, estuda imóvel menor valor. Cód. 09039.

3 dts., repleto arms., sala 2 ambs., coz., 2 wc’s, gerador, gar. demarcada, lazer, exc. local, aceita pte. permuta por apto, só R$ 680 mil. Ref. 09800

A FORÇA DE

www.macedoimoveis.com.br

CRECI 8654

9 A 15 DE NOVEMBRO 2019

NOSSO

SITE

VILA POMPÉIA Rua Cotoxó – 2 dorms c/ arms 1 suíte, sala 2 ambs, coz, 3 banhs, área de serv, dep.Empregada, 1 vaga, lazer, próx. A Rua Alfonso Bovero, ótima localização. R$ 585 Mil – Ref: AP1027. VILA ROMANA Rua Coriolano – 3 dorms c/ 2 suítes, 2 salas, coz, banh, 2 vagas, lazer completo, ótima localização, 126 m² a.u.– R$ 1.090.000,00 – Ref: AP1154. VILA ROMANA Rua Cerro Corá – 2 dorms c/ 1 suíte, sala 2 ambs, coz, 3 banhs, área de serv, dep. Empregada, 1 vaga, excelente localização, 83 m² a.u.– R$ 590 Mil. Ref: AP0944.

CASA JAGUARÉ Rua Quisambú – c/ 120 m² em terreno de 400 m², 12 metros de frente, 2 dorms, sala, coz, banh, 1 vaga, ótimo p/ construtores.– R$ 470 Mil. Ref: CA0285. JARDIM HUMAITÁ Rua Tenente João Salustiano Lira 2 dorms, 2 salas, coz, banh, área de serv, 4 vagas, local tranquilo e fácil acesso as marginais, 250 m² a.t. R$ 730 Mil – Ref: CA0290.

93351-0109 | Rua Pio XI, 738 - Alto da Lapa

3836-8211

WWW.IMOBILIARIAVZL.COM.BR

LAPA Rua Corumbataí – 3 dorms c/ 1 suíte, sala 3 ambs, copa, coz, banhs, área de serv, edícula bem decorada, churrasqueira, piscina, sauna, 6 vagas, vale a pena, 284 m² a.c. R$ 2.600.000,00 – Ref: CA0333. VILA LAGEADO Rua Honoré Daumier – casa térrea, 2 dorms, 3 vagas, terreno 130 m² a.c. e 187 m² a.t. (oportunidade). R$ 370.000,00 – Ref: CA0306.

SOBRADO ÁGUA BRANCA Rua Clélia – sobrado comercial ou residencial c/ 3 dorms, 2 salas, coz, banh, 5 vagas, necessita de modernização, próx. Ao Sesc Pompéia, 270 m² a.c.– R$ 1.200.000,00. Ref: SO0273. ÁGUA BRANCA Travessa Álvaro Medina – 3 dorms c/ arms, sala 2 ambs, banh, área de serv, coz c/ arms, copa, 2 vagas, quintal, 126 m² a.t.– R$ 890 Mil – Ref: SO0212. ALTO DA LAPA Rua Curuzu – 2 dorms c/ arms, sala, copa, coz c/ arms, banh, área de serv, edícula c/ dorm e banh, 2 vagas, 133 m² a.t.– R$ 840 Mil – Ref: SO0211.

LAPA Rua Albion – sobrado antigo c/ 260 m² a.u. e 284 m² a.t., local privilegiado, valor negociável.– R$ 1.420.000,00. Ref: SO0300. VILA LEOPOLDINA Rua Frederico Wolf – 4 dorms c/ arms, sala 2 ambs, coz, banhs, lavabo, área de serv, dep. Empregada c/ banh, 2 vagas, 175m² a.u.– R$ 1.400.000,00. Ref: SO0294. LOCAÇÕES LOCAÇÕES

APARTAMENTO ALTO DA LAPA Rua Croata – R$ 2.500,00 – 2 dorms c/ 1 suíte, closet, sala 2 ambs, varanda gourmet, coz, banh, área de serv, 2 vgs, lazer, semimobiliado, 71 m² a.t. Ref: AP1196. ALTO DA LAPA Rua Jorge Americano – R$ 5.500,00 + IPTU/COND. – 3 dorms sendo 1 suíte c/ closet, sala, lavabo, coz, banhs, área de serv, 3 vagas, lazer completo, semimobiliado, 139 m² a.u. Ref: AD0012. PERDIZES Rua Desembargador do Vale R$ 1.950,00 – 2 dorms c/ arms, sala 2 ambs, coz c/ arms, banh, área de serv, excelente localização, 68 m² a.u. Ref: AP0685.

CONJUNTO VILA ANASTÁCIO Rua Coroados – R$ 5.000,00 + IPTU – conjunto comercial c/ 6 salas reformadas e conservadas, fácil acesso ao transp. público e marginais, 200 m² a.u, vale a pena conhecer. Ref: CJ0113.

PRÉDIO SUMAREZINHO Rua Heitor Penteado – R$ 15.000,00 + IPTU R$ 731,00 – prédio c/ 3 pavimentos, salão c/ 120 m² cada, 2 vagas, próx. Ao metrô Vila Madalena e comércios.– Ref: PR0058.

SALÃO ALTO DA LAPA Rua Barão de Jundiaí – R$ 6.500,00 salão amplo c/ escritório, copa, 2 banhs, 5 vagas, entrada lateral, próx. Á Rua 12 de Outubro, 240 m² a.t.– Ref: SL0114. LAPA Rua Albion – R$ 5.500,00 – loja c/ +- 75m², 2 pavimentos contendo 5 salas, 4 banhs, quintal, próx. Á Rua 12 de outubro, excelente oportunidade, 200 m² a.c.– Ref: SL0112.

SOBRADO VILA POMPÉIA / COMERCIAL – R$ 4.900,00 Avenida Pompéia – 7 salas, 4 banhs, recepção, área serv, quintal, 4 vgs, excte localização, 250 m² a.t. Ref: SO0291.


16

9 a 15 DE NOVEMBRO 2019

Profile for Página Editora e Jornalismo

Jornal da Gente - Edição 889 - 9 a 15 de novembro de 2019  

Jornal da Gente - Edição 889 - 9 a 15 de novembro de 2019