Guia da Vila - Edição 321

Page 1


Tudo de novo

Hoje ninguém desconhece a crise climática. Todos sabem que o pior vem a galope ao nosso encontro. Incêndios, inundações, secas prolongadas e epidemias. E não há um movimento que prepare a humanidade para dissipar esse horizonte trágico. O debate é fraco, o clima é de conformação. Parece que se espera um salvador da pátria com sua varinha mágica para repor tudo aos seus normais.

Alguns povos tentam chamar a atenção do mundo. Outro dia vi um xamã yanomami explicando ao seu povo o perigo que estávamos vivendo. Traduzia quase numa dança a tragédia do céu desabando sobre as nossas cabeças. Pois o céu perdeu a sustentação com as intervenções irresponsáveis do ser humano, dizia ele magnificamente. Não existe uma explicação mais contundente que essa.

O que desespera é que a lei da física não se aplica aqui. Cessando a causa cessa o efeito. A natureza

tem um ponto de não retorno. E já estamos muito perto desse ponto, e não adianta pensar em regeneração. Os místicos, os religiosos e toda sorte de paranormais devem esforçar-se para trazer paz de espírito aos seres humanos, mas refazer a vida no planeta é difícil.

Ou fazer como certos milionários americanos, colonizar outros astros e começar tudo de novo.

José Luiz de França penna Presidente de Honra do Centro Cultural Vila Madalena

www.guiadavila.com.br

Redação e Publicidade

Editora Vila Madalena

Rua Faustolo, 60, Água Branca

CEP 05041-000 | Telefone 3874-5533

Diretores

Ubirajara de Oliveira e Silvana Baia

Redação Gerson Azevedo | Telefone: 97548-7629

Publicidade

Anita Linetzky e Silvana Baia

Telefones: Anita: 97317-6882 e Silvana: 97133-1808 | vendas@guiadavila.com.br

Impressão

Duograf Gráfica e Editora Ltda

Foto da capa

Divulgação/Fran Parente

A de

C o MU

Cinesala comemora 10 anos

Criado em 2015, a Cinesala nasceu com o objetivo de ter uma programação diversificada e atender a todos os públicos. É uma das poucas salas de cinema da cidade que está em uma rua, fora dos shoppings.

A Cinesala tem como sócios Adhemar Oliveira, Paulo Velasco e o ex-jogador Raí. Segundo Paulo, a paixão levou os sócios a investir, “posso dizer que são duas paixões. Paixão por cinema e pela cidade. A crença que o cinema de rua não só tem uma importância cultural, mas também um impacto urbano positivo. Traz vida para a calçada, movimenta o comércio ao redor e colabora para uma cidade mais humana e segura. Esta crença está presente na nossa vinheta antes do início de cada sessão.”

O Cinesala ocupa o mesmo espaço onde funcionou por anos o Cine Fiametta. Para Paulo, “o cinema de rua em São Paulo busca uma programação mais plural. A Cinesala tem uma programação que combina cinema autoral e comercial, sempre com cuidado e respeito pela seleção dos filmes. Nosso público busca não só este cuidado na programação, mas também a possibilidade de ir ao cinema sem ter que entrar em um shopping center. Viver a cidade!”

Experiente no negócio, Paulo desta-

ca que os cinemas de rua precisam “ter uma boa programação, ambiente lindo e acolhedor, um café/bar que o público goste de frequentar a qualquer hora do dia e antes, durante e depois do filme, ser democrático, para todos”.

A pandemia atingiu todos os negócios na cidade, e “os cinemas foram os primeiros negócios a fechar e os últimos a reabrir”, lembra. “Conseguimos sobreviver os longos meses fechados, mantendo os colaboradores e as contas em dia. Foi muito importante a participação da nossa comunidade na Campanha Viva Cinesala. E após o período crítico, a Cinesala voltou com muita força”, comemora.

A Cinesala tem 221 poltronas em vermelho, incluindo poltronas especiais e facilita a compra de ingressos tanto diretamente na bilheteria como online. Por estar ao lado da Vila Madalena e próxima do metrô Fradique, Paulo nota que o público da região é frequente mas também recebe gente de outros bairros e até de outras cidades. “A Cinesala é um programa cultural para que vem a São Paulo.”

A programação é renovada sempre às

quintas e Paulo divide essa tarefa com o sócio Adhemar. “Buscamos filmes que tenham expressão artística e apelo popular. O cinema nacional é priorizado e temos belas produções recentes”, como Ainda Estou Aqui, Vitória, Homem com H e Virgínia e Adelaide.

Além de ser uma sala de cinema, a Cinesala também recebe eventos culturais, sociais e corporativos que geralmente acontecem no período da manhã e a tarde em alguns dias da semana quando a sala está disponível.

O Barouche é o café e bar da Cinesala desde 2018. “Foi um casamento perfeito. Queremos ir além da pipoca, seja na seleção de produtos, quanto no cuidado com a carta de drinques e vinhos”. Paulo finaliza a entrevista comemorando o melhor momento da Cinesala. (GA)

Cinesala

Rua Fradique Coutinho, 361 (próximo ao metrô Fradique) cinesala.com.br @cinesala

Barouche: pipoca, café ou drinque
Cinema de rua com boa programação

casa e escritório

Quando investir em imóveis e leilões

Todo mundo precisa ter um lugar onde morar, certo?

Mas além de adquirir um imóvel para residir, investir bem para residir é ainda melhor, “principalmente se for em imóveis de leilões”, afirma Fábio Nóbrega, da Faria Lima Ativos Imobiliários.

O consultor imobiliário e investidor, Fábio Nóbrega tem mais de 15 anos de atuação no mercado. “Eu comecei comprando e vendendo imóveis para mim mesmo e em alguns anos, me tornei corretor de imóveis e passei a trabalhar com compra, venda e tam-

bém com locação para terceiros”.

Além de operar no mercado brasileiro, Fábio além do mercado Brasileiro atua também com clientes do Brasil que querem locar e ou comprar imóveis nos Estados

Fotos: Divulgação

Unidos “voltado para investidores que querem dolarizar seus investimentos.”

O empresário atende mais pessoas jurídicas e investidores, informa. A Vila Madalena, segundo Fábio, “é uma região nobre e a valorização dos imóveis é grande. Muitos dos empreendimentos construídos na região, que estão sendo levantados, principalmente focam pessoas maiores de 60 anos e é uma tendência em crescimento”. Mas lembra que muitos clientes indicam em qual bairro e o tipo de imóvel que desejam e a Faria Lima encontra o imóvel.

A valorização de um imóvel leva em conta vários fatores, explica. “A começar pela localização, o tipo de construção, a vizinhança e outros pontos pode elevar ou não o valor do metro quadrado”.

Quem investe, informa Fábio com sua experiência no mercado imobiliário, “busca um ganho no futuro com o imóvel. Seja na venda ou na locação. E com a assessoria de profissionais experientes, os riscos são reduzidos”. Imóvel é um bem que tende a se valorizar com o passar dos anos e em um bairro com as características da Vila Madalena e região só tem crescido nestes últimos anos.

Outro tipo de investimento imobiliário que Fábio, da Faria Lima Ativos Imobiliários, indica, são os leilões. “É um mercado de oceano azul, como dizemos no meio imobiliário. São poucas pessoas que conhecem os leilões e como funcionam. São muitas oportunidades e quem arremata

um imóvel pode obter descontos de 40 a 50% no valor real do imóvel. Claro, que têm riscos, mas vale a pena. Eu mesmo arrematei alguns imóveis e foi compensador. E quem é assessorado por equipe de especialistas como a nossa empresa, reduz e muito seus riscos”, lembra.

Quando o imóvel – apartamentos, casas, terrenos, imóveis industriais, dentre outros são levados a leilão, as informações são publicadas no Diário Oficial para conhecimento geral. “Nessa disputa entre os interessados o imóvel é arrematado pelo maior lance, desde que este seja igual ou superior ao valor mínimo estabelecido e qualquer pessoa pode participar do evento”. Quem vence a disputa paga a comissão do leiloeiro e os honorários de quem presta a assessoria. “É um investimento que vale a pena”, garante (GA)

Faria Lima Ativos Imobiliários

Telefones (12) 3633-1191 e (11) 94899-1103 @imobfarialima imobiliariafarialima.com.br

Fábio tem mais de 15 anos de experiência

Denise veste camisa de algodão com pintura de Cris Conde

Design brasileiro para vestir

A loja Annesso conhecida pela variedade de objetos de decoração e peças de arte popular autoral agora tem camisas, camisetas e vestidos de linho.

Segundo a empresária Denise Spada, fundadora da Annesso, “agora temos peças como camisas e camisetas com design exclusivo e para todos os públicos, incluindo o masculino e também infantil”.

“As nossas coleções e as estampas são criadas e produzidas por artistas de várias partes do Brasil. A nossa vocação sempre foi priorizar a pro-

dução brasileira e seus artesãos”.

Com estampas exclusivas e assinadas, Denise lembra que são peças únicas ou em pequenas coleções, todas trazem uma história do autor, a sustentabilidade e o baixo impacto de resíduos são levados em conta em todas as marcas”.

Na coleção de camisetas Ama-

Fotos: Divulgação

zôni-se, estão presentes a biodiversidade e os elementos da floresta como onças, peixes e indígenas em estampas criadas por Cleyton Telles, design e tatuador paraense.

Entre os acessórios, Denise destaca as bolsas criadas a partir de resíduos de fábricas de jeans de Santa Catarina. “Não é modinha e sim uma preocupação em aproveitar de forma criativa o máximo de matéria prima sem desperdício. Acessórios produzidos a partir do látex no Pará seguem o manejo responsável e design moderno. Colares com madeira e sementes, vindas da Bahia também agregam colorido e diversidade as nossas coleções. Muitos desses artistas foram premiados pelo design e desenvolvimento de suas peças”, lembra a empresária.

“Temos artistas talentosos que conheci viajando pelo país em busca de peças de arte popular brasileira e a moda autoral mostra nossa diversidade atingindo um público que busca se vestir de modo mais confortável e consciente”, destaca.

A exclusividade das peças, segundo Denise, agregam mais valor artístico tanto em camisetas, camisas ou acessórios. “Nosso propósito na Annesso é mostrar a história do artista, através de suas criações, todas as peças têm uma história”.

Os objetos de decoração da Annesso são ótimas opções para deixar a casa mais aconchegante. Desde luminárias do Estúdio Gabriela Rossi, peças em vidro de Patrícia Piqued e gravuras de Raíssa

Spada, cantora e compositora que recentemente foi matéria no Guia da Vila Madalena.

Desde 2015, a Annesso procura oferecer o melhor e mais criativo da arte popular brasileira autoral. “Recebemos muitos estrangeiros no bairro interessados em brasilidade, além disso o mercado de decoração tem se voltado cada vez mais para as criações brasileiras”.

E agora a moda, através de camisetas, camisas, lenços e acessórios se juntam às outras opções com muita brasilidade e por essa razão a Annesso se tornou uma referência na Vila Madalena”, diz com orgulho Denise. (GA) (GA)

Annesso Espaço Rua Simão Álvares, 963, Vila Madalena Telefone 91489-2027 espacoannesso.com.br @espacoannesso

Camiseta infantil Pigly

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.