Página1 20/07/2015

Page 1

EDIÇÃO PDF Directora Graça Franco

Segunda-feira, 20-07-2015 Edição às 08h30

Editor Raul Santos

Grécia. Bancos reabrem esta segunda-feira Dez mil vagas podem ficar por preencher no ensino superior

Gasolina mais barata esta segunda-feira

Lula terá pedido a Passos para dar atenção a interesses de construtora Criança morre após tocar em poste de iluminação em Odivelas

Estados Unidos e Cuba reabrem embaixadas depois de décadas de conflitos

Transplante de rim lidera em Portugal

Duas músicas novas de Amália para os nossos ouvidos

Portugal é segundo na lista dos países da União Europeia com mais emigrantes FOTOGALERIA

Portugal campeão do Mundo em futebol de praia


2

Segunda-feira, 20-07-2015

Gasolina mais barata esta segunda-feira Preço cai três cêntimos por litro, a maior queda do ano. No gasóleo, os preços mantêm-se.

Grécia. Bancos reabrem esta segunda-feira IVA aumenta esta segunda-feira de 13 para 23% em alguns produtos alimentares e na restauração.

Foto: Nuno Veiga/Lusa

O preço da gasolina desce esta segunda-feira na maior descida do ano. Até agora. A queda é de três cêntimos por litro, para 1,54 euros, no caso da gasolina sem chumbo 95. No gasóleo, o preço médio vai manter-se em 1,24 euros. Segundo dados da Direcção-geral de Energia e Geologia, a última vez que a gasolina desceu assim foi no final de Dezembro do ano passado. Desde o início do ano, o preço do gasóleo subiu cerca de 16,5 cêntimos, enquanto o da gasolina aumentou perto de 27 cêntimos por litro. Em Portugal, o preço médio da gasolina 95 octanas é o sétimo mais caro em toda a União Europeia depois de impostos.

Foto: Orestis Panagiotou/EPA

Os bancos reabrem na Grécia esta segunda-feira depois de terem estado encerrados durante as últimas três semanas. A decisão surge na sequência do anúncio do Banco Central Europeu de reforço dos fundos de emergência para o sector bancário, após Atenas ter concordado implementar as reformas necessárias para a negociação de um novo resgate ao país. Os levantamentos de dinheiro e movimentos com cartões de crédito vão ser flexibilizados, mas continua a haver limitações. Os gregos vão poder levantar mais dinheiro por dia, mas não podem ultrapassar os 420 euros por semana. O controlo de capitais mantém-se. Os cartões de crédito só podem ser utilizados dentro do país. Também o IVA vai aumentar esta segunda-feira de 13 para 23% em alguns produtos alimentares e na restauração.


3

Segunda-feira, 20-07-2015

Marcelo e as presidenciais. Rio não condiciona outras candidaturas de centro-direita Sempre apontado como uma possibilidade para Belém, o professor diz ser “nulamente provável” que a entrada de Rui Rio na corrida “condicione a estratégia dos outros potenciais candidatos”.

Portas elogia Amaro da Costa e insiste que "Camarate não foi acidente" CDS-PP comemora 41 anos com inauguração da requalificação do Largo Adelino Amaro da Costa, em frente à sede do partido.

Paulo Portas, no Largo Amaro da Costa. Foto: Mário Cruz/Lusa

Foto: DR

"Nenhum" potencial candidato presidencial do centrodireito está condicionado com um possível avanço de Rui Rio, garantiu Marcelo Rebelo de Sousa no espaço de comentário aos domingos na TVI. Sempre apontado como uma possibilidade para Belém, o professor de Direito diz ser “nulamente provável” que a entrada de Rui Rio na corrida “condicione a estratégia dos outros potenciais candidatos”. O comentador social-democrata considera que o antigo autarca do Porto “tem tudo pronto” para avançar com uma candidatura presidencial, mas vai enfrentar concorrência no quadrante político do centro-direita. João Jardim tem um manifesto presidencialista e Santana Lopes, em Outubro, estará de “mãos livres” para tomar uma decisão, afirma Marcelo Rebelo de Sousa, que não se exclui da corrida. “Não tenho ideia do que outros pensarão, mas diria que, se há lógica na política, não estão condicionados por aquilo que seja feita por quem quer que seja”, declarou o antigo líder do PSD. Questionado se nenhum potencial candidato do centro-direita estará condicionado por uma eventual candidatura de Rui Rio? Marcelo Rebelo de Sousa respondeu com um sorriso nos lábios: “Nenhum”. “Isto significa que pode haver mais de um candidato à esquerda e à direita vários a aparecer. A questão curiosa será saber se a coligação, perante vários candidatos, não tem a atitude prudente que é não apoiar nenhum, ser cada um por si”, rematou Marcelo Rebelo de Sousa.

O líder centrista, Paulo Portas, afirmou no domingo que "Camarate não foi um acidente", numa cerimónia de homenagem a Adelino Amaro da Costa, em que fez o elogio do CDS "construtor de maiorias" no "arco da governabilidade". "No CDS somos institucionalistas, por isso sabemos que Adelino Amaro da Costa não perdeu a vida por acidente, perdeu-a ao serviço de Portugal e de uma ideia política. Não pode haver uma dádiva cívica maior do que essa. Institucionalistas, acreditamos no que sucessivas, creio que cinco, comissões de inquérito foram capazes determinar: Camarate não foi um acidente", afirmou Paulo Portas. O também vice-primeiro-ministro falava na cerimónia de inauguração da requalificação do largo Adelino Amaro da Costa, em frente à sede do CDS-PP, no dia em que o partido completa 41 anos, na sessão em que participou e interveio o vice-presidente da Câmara de Lisboa, Duarte Cordeiro (PS). Adelino Amaro da Costa, um dos fundadores do CDSPP, foi ministro da Defesa do Governo da Aliança Democrática (AD) e morreu, com o então primeiroministro e presidente do PSD, Francisco Sá Carneiro, depois de o avião em que seguiam cair em Camarate. Existiram 10 comissões parlamentares de inquérito à queda do avião. Paulo Portas defendeu que o nascimento do CDS permitiu "ao sereno povo que se revê no centro direita e na direita democrática ter um partido" e ao regime democrático ter "verdadeira alternância política e contar com o personalismo cristão para a construção do progresso e Portugal". "A nação que é Portugal permitiu dispor em democracia de um partido fundador do arco da governabilidade, disposto a dar a cara, partilhar


4

Segunda-feira, 20-07-2015

responsabilidades e correr riscos nas horas mais difíceis, nas horas de maior emergência e nas circunstâncias em que Portugal mais precisava", sustentou. Esse chamado arco da governabilidade, assinalou Portas, "seria diferente do arco constitucional de 1976 demasiado ideológico e socializante". Segundo o presidente centrista, Adelino Amaro da Costa encarnou esse partido "construtor de maiorias". Paulo Portas quis "prestar homenagem ao punhado de mulheres e homens que fundaram o CDS" há 41 anos, assinalando que a sua coragem "naquele tempo" "não era apenas intelectual, era física". O líder centrista sublinhou que os centristas assumem "a história do CDS como um todo", na qual todos os presidentes do partido "deram o seu melhor por Portugal e trabalharam pelo bem comum". "Não há evoluções nem percursos que invalidem esta certeza", afirmou. Na cerimónia estiveram presentes os antigos presidentes Adriano Moreira e José Ribeiro e Castro e o antigo vice-presidente Basílio Horta, actualmente presidente da Câmara de Sintra eleito pelo PS. Duarte Cordeiro referiu-se na sua intervenção às obras de requalificação do espaço público da cidade nas quais a reabilitação do largo Adelino Amaro da Costa se insere, sublinhando o que a parceira com o Governo ainda não alcançou. "Fica inexplicavelmente, a faltar a recuperação da estação Sul Sueste cuja degradação contrasta com esta transformação. Esperemos que brevemente nos transfiram essa responsabilidade", declarou. Paulo Portas agradeceu ao actual presidente da autarquia, Fernando Medina, e ao anterior, que é agora secretário-geral do PS, António Costa, a requalificação do largo em que se situa a sede do partido, agora requalificado através de um projecto dos arquitectos Falcão de Campos e Luísa Ramalho. Interdito a carros, com um pavimento renovado, duas novas árvores numa das extremidades, rodeadas por bancos de jardim, no chão do largo podem agora ler-se frases de Adelino Amaro da Costa, que foram escolhidas por Freitas do Amaral, Maria do Rosário Carneiro e Ribeiro e Castro.

Lula terá pedido a Passos para dar atenção a interesses de construtora Movimentação do ex-presidente brasileiro em Portugal é relatada em dois telegramas diplomáticos, avança jornal "O Globo".

Antigo presidente investigado no Brasil. Foto: DR

O ex-Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, terá pedido ao primeiro-ministro português, Passos Coelho, para dar atenção aos interesses da construtora Odebrecht na privatização da EGF, a sub-holding da Águas de Portugal, avança o jornal "O Globo". De acordo com telegramas diplomáticos trocados entre chefes de postos brasileiros no exterior e o Ministério das Relações Exteriores, entre 2011 e 2014, "as actividades do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em favor do grupo Odebrecht no exterior foram além da contratação para proferir palestras, contrariando o que o petista [do Partido dos Trabalhadores] e a construtora têm sustentado". “Os documentos foram liberados na última quinta-feira ao jornal ‘O Globo’ pelo Itamaraty [Ministério dos Negócios Estrangeiros]. Eles foram liberados ao abrigo da lei de acesso à informação que nós temos no Brasil”, explicou à Renascença o jornalista Bruno Góis, do jornal “O Globo”. A movimentação do ex-presidente brasileiro em Portugal é relatada em dois telegramas: a 25 de Outubro de 2013, o embaixador brasileiro em Lisboa, Mario Vilalva, enviou um comunicado sobre a visita de Lula a Portugal, no qual o diplomata deixa claro que a visita do ex-presidente resultava do convite da Odebrecht, por ocasião dos 25 anos de presença da construtora brasileira em Portugal. Menos de sete meses depois, noutro telegrama, numa análise sobre a privatização da Empresa Geral de Fomento (EGF), Vilalva notava que as empresas brasileiras Odebrecht e Solvi, em parceria com o grupo português Visabeira, demonstraram interesse no negócio, o que gerou simpatia dos formadores de opinião em Portugal, referindo "a ação directa de Lula em favor da Odebrecht". "O ex-presidente também reforçou o interesse da


5

Segunda-feira, 20-07-2015

Odebrecht pela EGF ao primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, que reagiu positivamente ao pleito brasileiro", informou o diplomata, citado pelo "O Globo", que refere que o contacto a favor da construtora foi feito em privado. Segundo site do Instituto Lula, o ex-presidente se encontrou com Passos Coelho no dia 24 de Abril, e teriam falado apenas da situação económica mundial e da Copa no Brasil. Lula da Silva deu uma entrevista à televisão portuguesa, a propósito dos 40 anos da Revolução dos Cravos e abordando vários temas, defendendo uma maior participação de empresas brasileiras nas privatizações conduzidas em Portugal, sem citar nenhuma empresa. Na ocasião do telegrama, a construtora brasileira era uma das sete que tinham manifestado oficialmente interesse na privatização da EGF, mas dois meses depois a Odebrecht acabou por não formalizar uma proposta. Lula da Silva é investigado por alegadamente favorecer a construtora Odebrecht a obter contratos durante viagens para África e na América Latina, entre 2011 e 2014, quando já não era chefe de Governo. "O Globo" afirma que, no âmbito das buscas que a PF efectuou à casa do empreiteiro, em 19 de Junho, "durante a 14.ª etapa da Lava Jato", foram apreendidos "documentos, correspondências e mídias", sendo que "um HD que estava num cofre no quarto de Marcelo Odebrecht armazenava troca de mensagens sobre o jantar. Em resposta ao jornal "O Globo", o Instituto Lula rejeitou que "o ex-presidente não actuou em favor da Odebrecht, nem fez gestão a favor da empresa", referindo que Lula da Silva se limitou a comentar "o interesse da empresa brasileira pela empresa portuguesa (...) que, aliás, era público há muito tempo". [notícia actualizada às 23h26]

Vinte e sete regiões do país em risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

Foto: DR

Vinte e sete regiões do país apresentam esta segundafeira risco muito alto e alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, Aveiro, Porto, Beja, Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Funchal, Porto Santo, Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo e Horta (Açores) estão hoje com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta. O IPMA indica ainda que Braga, Viseu, Vila Real e Ponta Delgada (Açores) apresentam hoje risco alto de exposição à radiação UV enquanto Viana do Castelo está com níveis moderados. Para as regiões com níveis muito altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao sol. O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até meio da manhã e a partir do final da tarde, nebulosidade que poderá persistir ao longo do dia em alguns locais da faixa costeira a norte do Cabo Raso. Durante a tarde, prevê-se aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior norte e centro, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros. Está também previsto vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado durante a tarde, de noroeste no litoral oeste e nas terras altas, e de sudoeste na costa sul do Algarve. A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro


6

Segunda-feira, 20-07-2015

matinal em alguns locais do litoral norte e centro, pequena subida da temperatura mínima nas regiões norte e centro e da máxima no interior. Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 21 e 30 graus, no Porto entre 18 e 24, em Viana do Castelo entre 17 e 25, em Vila Real entre 15 e 32, em Bragança entre 17 e 33, em Viseu entre 15 e 31, na Guarda entre 15 e 30, em Castelo Branco entre 19 e 36, em Coimbra entre 19 e 29, em Portalegre entre 19 e 35, em Évora entre 16 e 36, em Beja entre 17 e 35, em Santarém entre 19 e 31 e em Faro entre 22 e 31.

Presidente francês quer parlamento para a zona euro

Merkel admite alívio das condições da dívida grega

O Presidente francês, François Hollande, afirma que a França vai estar na "vanguarda" de uma maior integração europeia com as ideias que lançou sobre um governo da zona euro, que a seu ver deve ter um orçamento específico e um parlamento. Num artigo publicado esta domingo pelo "Le Journal du Dimanche", Hollande sublinhou que para por em marcha essas reformas faz falta "uma organização reforçada, com os países que assim o decidam, uma vanguarda". O Presidente francês explicou que enquanto nesta semana a zona euro conseguiu "reafirmar a sua coesão com a Grécia" ao chegar a um acordo para um terceiro plano de resgate, "prevaleceu o espírito europeu" de que os mecanismos institucionais não podem continuar como estão neste momento. Por isso, justificou as propostas que fez depois de firmado o compromisso com a Grécia, referindo, em primeiro lugar, a proposta de "governo da zona euro", que já havia sido feita pelo ex-presidente da Comissão Europeia, Jacques Delors, socialista e francês como Hollande. Acrescentou que é preciso "um orçamento específico (da moeda única), assim como um parlamento para garantir o controlo democrático". O chefe de Estado francês lamentou que a Europa tenha "deixado as suas instituições debilitarem-se" e que os governos dos 28 estados-membros tenham dificuldades para concertar uma maior integração. Segundo a sua análise, esta situação dos povos mostra despego pela ideia europeia e "os populistas aproveitaram-se desse desencanto e atacam a Europa porque tem medo do mundo, porque querem voltar às divisões, aos muros e às valas", quando o que os protege é "o direito" e o peso da "federação dos Estados-nação". François Hollande insistiu que a Europa só pode avançar com a ideia de superar-se e que a União Europeia "não pode reduzir-se a regras, mecanismos ou disciplinas. Tem de convencer os povos de que, se foi capaz de preservar a paz, esta é a melhor invenção para proteger os valores e os princípios que fundamentam a nossa cultura comum, o nosso modo de vida, que é também o nosso modelo social".

Chanceler alemã deixou claro que um “haircut”, um perdão clássico da dívida, só poderia acontecer se Atenas saísse da zona euro.

Foto: Olivier Hoslet/EPA (arquivo)

A chanceler alemã, Angela Merkel, admite um alívio das condições de pagamento da dívida da Grécia, mas um perdão clássico só se Atenas deixar a zona euro. Em entrevista à estação de televisão ARD, Angela Merkel mostrou abertura para discutir a redução dos juros cobrados e o prolongamento do tempo de pagamento dos empréstimos aos credores internacionais. A questão, sublinhou, só poderá ser colocado em cima da mesa quando as negociações para o terceiro resgate à Grécia estiverem concluídas. Angela Merkel deixou claro que um “haircut”, um perdão clássico da dívida, só poderia acontecer se Atenas saísse da zona euro. Num documento publicado na última terça-feira, o FMI considerou que a dívida grega, que ronda os 175% do PIB, é "totalmente inviável" e assegurou que só poderia continuar a participar na assistência financeira à Grécia se os europeus tomassem vastas e profundas medidas de alívio.

François Hollande também defende um orçamento próprio para os países da moeda única.


7

Segunda-feira, 20-07-2015

CONVERSAS CRUZADAS

União Europeia: "Quando é que não foi assim?" O "documento dos presidentes" sobre a na união económica e monetária foi ofuscado pela crise grega, alerta Silva Peneda no programa “Conversas Cruzadas” da Renascença. O adjunto do presidente da Comissão Europeia, Jean Claude-Juncker, debate com Daniel Bessa, Carvalho da Silva e Álvaro Santos Almeida o futuro da Europa. Silva Peneda viveu de perto as negociações para alcançar um acordo para resgatar novamente a Grécia. No programa “Conversas Cruzadas” da Renascença, fala num “processo que envolveu alguma incompetência e alguma má-fé”. “Para complicar as coisas, de um lado e doutro, havia pessoas que não queriam um entendimento. Fez parte de um puzzle complicado para chegar à parte final, mas chegou-se à parte final”, diz o antigo presidente do Conselho Económico e Social (CES), que responsabiliza, “claramente” as autoridades gregas. O antigo ministro da Economia Daniel Bessa considera que o acordo que evitou a saída da Grécia do euro deixa um “certo alívio, mas também uma convicção generalizada de que não faltará muito para a próxima crise”. “Já me pronunciei que a via da austeridade na Grécia até agora não deu resultado, não me parece que venha a dar e tenho de estar de acordo com Silva Peneda de que, por exemplo, alguma acção em matéria de capacitação do Estado grego era muito bem-vinda”, defende o economista. “Falta uma visão para o futuro da Europa” A Europa precisa de uma “visão sistémica” para lidar com problemas que se “interligam entre si”, como a situação na Rússia, o terrorismo internacional ou a vaga de migrantes, afirma Silva Peneda. “Continua-se a tentar resolver os problemas caso a caso e isso leva-nos a uma questão de fundo, que é a falta de uma visão para o futuro da Europa. É algo que do ponto de vista político está a ser atacado. Tudo isto passou despercebido porque a Grécia acaba por dominar todas as atenções mas, por exemplo, os cinco presidentes – da Comissão Europeia, Parlamento Europeu, Eurogrupo e do Banco Central Europeu – publicaram um relatório conjunto sobre um outro problema fundamental e interno, que tem a ver com a divergência na união económica e monetária”, diz o conselheiro especial do presidente da Comissão Europeia. O “documento dos presidentes” tem a ver com “concluir e balancear” uma união económica e monetária, que deve ser desenvolvida “de uma forma equilibrada em termos económicos financeiros, orçamentais e políticos. O economista e ex-quadro do FMI Álvaro Santos

Almeida considera que “temos hoje uma Europa claramente mais federalista do que era há seis meses”. “Contrariamente ao que a maior parte das pessoas diz, eu acho que estas semanas foram uma vitória do espírito europeu e a União Europeia está muito mais forte do que estava antes deste processo. Numa altura em que há fortes movimentos nacionalistas nos países do norte da Europa que querem a Grécia fora do euro, nesse contexto a União Europeia fez todos os esforços para manter a Grécia dentro do euro”, diz Álvaro Santos Almeida, para quem “o sonho de uma União Europeia federal nunca foi mais forte do que neste momento”. O sociólogo Manuel Carvalho da Silva contrapõe que “nada está resolvido”, apesar do acordo para resgatar a Grécia, e considera “dramática a lógica de se fazer as coisas debaixo do medo”. “Eu quero acreditar que Europa avançou culturalmente e civilizacionalmente mais do que aquilo que o Dr. Santos Almeida está a admitir quando coloca estes caminhos, porque no contexto actual isso é muito perigoso. Não há federação. É evidente que veio ao de cima um espírito federalistas para responder ao problema, mas nada está resolvido”, alerta Carvalho da Silva.

Acordo sobre o Irão. A peça que vai mudar o jogo no Médio Oriente? O entendimento entre Teerão e as principais potencias ocidentais é saudado pelos comentadores do programa "Fora da Caixa" da Renascença. Santana Lopes e António Vitorino não deixam de aconselhar cautelas numa jogada marcante num “tabuleiro” tão sensível do mundo. Por José Pedro Frazão

O entendimento alcançado sobre o programa nuclear iraniano é um “game changer”, um ponto de viragem do ponto de vista geopolítico, afirma António Vitorino no programa "Fora da Caixa" da Renascença. “A reacção extremamente nervosa da Arábia Saudita e dos países do Golfo. perante um desanuviamento das relações do mundo ocidental com a grande potência regional xiita, é um sinal claro de que as coisas podem mudar no Médio Oriente”, sustenta o antigo ministro da Defesa, para quem este entendimento resolve o controlo da evolução do enriquecimento de urânio e das infra-estruturas iranianas, ao nível da capacidade da produção de elementos nucleares. O acordo, assinado entre o Irão, os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e ainda a Alemanha, prevê um programa muito exigente de vigilância das instalações nucleares do Irão, garantindo o controlo internacional sobre o arsenal daquele país. Em troca, as sanções que vêm apertando a economia iraniana serão aliviadas.


8

Segunda-feira, 20-07-2015

Pedro Santana Lopes reconhece que o acordo traz uma “dimensão nova” à região, “nomeadamente à relação ao que se passa com o Estado Islâmico”. O antigo chefe de Governo diz que o Irão e os Estados Unidos, com os seus aliados, ficam munido de uma “capacidade diferente de actuação” em toda aquela zona do globo, embora recomende algum cuidado na gestão do processo daqui por diante. “Vamos ter que ser cautelosos, passo a passo. As sensibilidades e a idiossincrasia dos países não desapareceu. Do ponto de vista diplomático vai ser fascinante mas muito trabalhoso. Há aqui vários antigos e novos aliados. Há antigos aliados “complicados”, cujos territórios são sede e origem de várias actividades muito complicadas para o mundo”, ressalva o comentador social-democrata. Santana Lopes diz que este acordo traz benefícios para a própria relação dos Estados Unidos com alguns parceiros na região. “O facto de não existir um relacionamento com o Irão dava a esses parceiros uma sobranceria e um “descanso” extremamente perigosos. Agora têm que se preocupar mais em ser parceiros a sério, leais e duradouros”, sublinha o antigo primeiroministro. Louros para todos Haver um acordo é bom, mesmo que possamos apontar vulnerabilidades ao acordo, insiste António Vitorino que toma nota da consistência da posição europeia, ao longo dos anos, neste processo. “A maior continuidade na linha política com o Irão até foi europeia. Foi mais contínua que a dos Estados Unidos que veio do 'Eixo do Mal' de George W. Bush até este acordo. São 12 anos de um processo negocial que finalmente chegou a uma boa conclusão. Aí há que reconhecer que os europeus mantiveram sempre a mesma linha de conduta, o que também é raro na União Europeia”, assinala António Vitorino. Também o contributo dos Estados Unidos é saudado pelos comentadores do programa “Fora da Caixa”. Vitorino acentua que esse compromisso americano “foi não só decisivo mas também arriscado. O resultado deste acordo para os Estados Unidos não é seguro por razões de política interna”. O antigo comissário europeu lembra que os republicanos estão contra este acordo. “E há muitos sectores nos democratas que querem namorar com o eleitorado pró-israelita”, observa Vitorino , “e eles vão ter uma posição no mínimo ambígua sobre este acordo”. Exemplo disso é a mais recente opinião expressa por Hillary Clinton. A candidata à nomeação democrata para uma candidatura à Casa Branca saudou o acordo, mas veio dizer que “não confia” nos iranianos. “Essa declaração é ambígua, de uma no cravo outra na ferradura”, conclui Vitorino. Santana Lopes diz que Clinton está a “recentrar razoavelmente” o seu discurso. Seja como for, os méritos atribuídos por Santana Lopes distribuem-se por Obama - "está a acabar o seu mandato de uma maneira histórica neste aspecto" John Kerry - "papel fortíssimo" - e a Alta Representante para a Política externa da União Europeia. O despertador tocou e outra corrida vai começar. "Este acordo vem na hora certa. Neste momento há empresas de todo o mundo divididas entre o que significa a abertura para Cuba e esta para o Irão. São

grandes oportunidades que se abrem num tempo novo no mundo", remata Santana Lopes. O programa Fora da Caixa é uma parceria Renascença/Euranet, para ouvir às sextas-feiras, depois das 23h00.

Dez mil vagas podem ficar por preencher no ensino superior Número é avançado pelo presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos, que defende um maior ajustamento entre procura e oferta. <BR> O presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos diz que este ano vão ficar cerca de 10 mil vagas por preencher no ensino superior e defende um maior ajustamento entre oferta e procura. O número de vagas de acesso ao ensino superior voltou a descer este ano, mas Joaquim Mourato considera a redução insuficiente. “A redução é pouco significativa, mais uma vez dá-se nos politécnicos e, por isso, vamos ter resultados semelhantes relativamente ao último ano, em que temos uma grande diferença entre o número de vagas e candidatos”, afirma Joaquim Mourato em declarações à Renascença. “É de esperar que cerca de 10 mil vagas fiquem por preencher, porque é esse o número que está acima do número de candidatos. É pena que essa aproximação não seja feita de uma forma muito mais efectiva e em todo o sistema de ensino superior”, defende o presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos. O número de vagas no ensino superior volta a descer pelo quarto ano consecutivo, segundo dados avançados pela Direcção-Geral do Ensino Superior. Na primeira fase do concurso nacional de acesso, que arranca segunda-feira, estão disponíveis 50.555 vagas nas universidades e politécnicos do país. Contas feitas, menos 265 do que no ano passado.

Aluno português conquista medalha de bronze nas Olimpíadas de Biologia Outro estudante recebeu um diploma de mérito na prova que decorreu na Dinamarca. Os alunos portugueses que participaram nas


9

Segunda-feira, 20-07-2015

Olimpíadas Internacionais de Biologia, que terminaram este domingo na Dinamarca, conquistaram uma medalha de bronze e um diploma de mérito. João Fernandes Silva (Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, Madeira) conquistou a medalha de bronze, e Pedro Poças (Escola Secundária Júlio DinisAgrupamento de Escolas Ovar Sul) foi distinguido com um diploma de mérito, de acordo com informação divulgada hoje pelo Ministério da Educação, que felicitou os estudantes. As Olimpíadas, acrescenta o Ministério em comunicado, são a competição mais importante de Biologia para jovens a nível mundial. A 26.ª edição decorreu em Aarhus, de domingo passado a hoje, e teve a participação de mais de 60 países. Portugal participa desde 2013 no evento. No ano passado os estudantes portugueses trouxeram da Indonésia (país organizador) duas medalhas de bronze. Também em 2014, nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia, no México, os portugueses conquistaram uma medalha de prata e duas de bronze.

Transplante de rim lidera em Portugal Presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação quer aumentar taxa de recolha de órgãos. O presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT), Fernando Macário, afirma que o rim lidera largamente, em Portugal, o número de transplantes de órgãos, área em que o país está acima da média europeia. Em declarações à agência Lusa, o médico reconhece que a principal dificuldade reside no número de órgãos insuficientes para os doentes necessitados, que têm uma espera em diálise entre quatro a cinco anos. "A nossa taxa de recolha de órgãos por milhão de habitantes está nos 28, mas já esteve melhor, nos 31, em 2009, em que tínhamos o segundo lugar europeu na taxa de colheita e éramos os primeiros na transplantação", sublinhou Fernando Macário. Segundo o presidente da SPT, o objectivo é passar para uma taxa de colheita de 30 órgãos por milhão de habitantes, que mesmo assim será inferior aos dos vizinhos espanhóis, com uma taxa de colheita de 34 por milhão. Para aumentar o número de transplantes em Portugal, Fernando Macário defende que é necessário melhorar a estrutura organizacional de procura e colheita de órgãos, aumentar as camas nos cuidados intensivos para manter os dadores, desenvolver mais a colheita de rins a partir de dadores vivos, que representa apenas 11%, em contraste com os 30 a 40% do norte da Europa, e efectuar colheita em situações de paragem cardiorrespiratória, "que já está legislada". A SPT assinala na segunda-feira o Dia do Transplante, em Coimbra, no Pavilhão Centro Portugal, que este ano é dedicado ao desporto e à demonstração de que o exercício físico contribui para melhorar o estado de

saúde dos transplantados. "A actividade física e o desporto permitem que o doente transplantado retorne quanto possível a uma vida activa próxima da normalidade e preserva e aumenta a longevidade dos órgãos", salientou Fernando Macário. No entanto, o especialista alerta que, os desportos violentos e que implicam contacto, "podem não ser aconselháveis e poderá haver cuidados especiais até ao retorno a um desporto de alta competição". José Alberto Silva, de Ermesinde, que sofreu um transplante renal há dois anos, cujo dador foi a mulher, é um exemplo de que o desporto permite uma vida saudável e "quase normal" a um doente transplantado. "A grande vantagem do desporto é o bem-estar que sinto e foi voltar a viver o que vivi há muitos anos e que durante muito tempo não pude fazer, devido à doença", disse à agência Lusa, salientando que, tirando as consultas regulares no hospital, "tenho uma vida muito próxima da normalidade". Praticante de ciclismo, José Alberto Silva, de 39 anos, treina uma média de oito horas semanalmente e, entre 10 a 12 horas ao fim de semana, em bicicleta estática e de rua, e participa em provas oficiais: a última foi em Junho, no Gerês Grandfondo Cycling Road. Na segunda-feira, em Coimbra, vai ser um dos oradores convidados para apresentar o seu processo de recuperação e, segundo disse, para "passar a mensagem às pessoas que se encontram em diálise que há vida para lá dos transplantes". O Dia do Transplante comemora o primeiro transplante realizado em Portugal, que se realizou a 20 de Julho de 1969, em Coimbra, pelas mãos do cirurgião Linhares Furtado. FRANCISCO SARSFIELD CABRAL

Voltamos ao mesmo? Em Junho, Portugal voltou a liderar o crescimento na venda de carros na União Europeia. Também se sabe que boa parte destas vendas foi financiada por crédito bancário.

Esta é uma pertinente interrogação do Prof. Vital Moreira, no seu blogue Causa Nossa, numa ocasião em que se sabe que a venda de automóveis de passageiros em Portugal aumentou 33% no primeiro semestre do corrente ano, face ao primeiro semestre de 2014. Em Junho, Portugal voltou a liderar o crescimento na


10

Segunda-feira, 20-07-2015

venda de carros na União Europeia. Também se sabe que boa parte destas vendas foi financiada por crédito bancário. Escreve Vital Moreira: "Não param de se acumular os indicadores de disparo do consumo entre nós, com as pessoas a "vingarem-se" do aperto do cinto dos anos anteriores. Como o aumento de rendimento disponível é marginal, o crescimento do consumo só poder estar a ser feito à custa da poupança e do endividamento das pessoas." "O pior é que há quem pense que o consumo deve ser ainda mais estimulado por via orçamental... Além do risco de aumento do endividamento externo do país, a subida excessiva do consumo arrasta também o aumento das importações e o risco de degradação da balança externa. Voltamos ao mesmo?" Seria bom que os políticos dessem atenção a este alerta. Sobretudo os do PS, que prometem estimular o consumo.

Criança morre após tocar em poste de iluminação em Odivelas A polícia desconhece as causas da morte. Criança teve convulsões depois de ter tocado no poste e caiu inanimada. A Junta de Freguesia de Odivelas manifesta pesar pela morte de uma criança ao início da madrugada no recinto de festas da cidade, que se sentiu mal ao tocar numa coluna de iluminação. "À família e amigos do pequeno João Martins, neste momento de dor, expressamos as nossas mais sentidas condolências", diz o presidente da junta de freguesia num comunicado. Nuno Gaudêncio reafirmou à agência Lusa "o seu profundo pesar" pelo ocorrido após as Festas da Cidade de Odivelas e disse que a Junta de Freguesia "em estreita colaboração com as autoridades competentes, encetou todas as diligências necessárias com vista ao apuramento dos factos". Segundo fonte da PSP, a criança de três anos morreu esta madrugada depois de ter tocado num poste de iluminação, um dos que foram colocados para iluminar o recinto das festas, que terminam este domingo. O autarca, que se deslocou ao local acompanhado de técnicos especializados, assegurou que "não há passagem de corrente no poste". Fonte da EDP disse à agência Lusa que a empresa não é responsável pela coluna de iluminação em causa, que foi colocada pela organização das festas. "Os nossos técnicos foram ao local e verificaram que o equipamento não é da nossa responsabilidade", disse a mesma fonte acrescentando que a EDP apenas forneceu energia eléctrica, a pedido dos organizadores das festas, através de um ponto de ligação, com um contador.

O presidente da Junta confirmou que a instalação eléctrica no recinto de festas foi acompanhada, como é de lei, por um técnico credenciado. Fonte da PSP disse à Lusa que a criança foi assistida no local pelos bombeiros e foi transportado para o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, mas não sobreviveu. A polícia desconhece as causas da morte, sabendo apenas que a criança, que estava acompanhada pelo pai, teve convulsões depois de ter tocado no poste e caiu inanimada. A ocorrência deu-se já depois do final das festas, cerca da 1h00 da manhã.

Tiroteio faz dois feridos graves em Campo Maior Rixa que envolveu pelo menos quatro pessoas está a ser investigada pela Polícia Judiciária. A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar as circunstâncias em que ocorreu um tiroteio, durante uma rixa ocorrida este domingo em Campo Maior, Portalegre, que provocou dois feridos graves. Segundo a fonte da GNR, os feridos, um homem e uma mulher, com idades entre os 31 e os 33 anos, da mesma família e residentes em Campo Maior, foram transportados para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas. O porta-voz da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, Ilídio Pinto Cardoso, disse que "os dois feridos são considerados graves". "A mulher está no bloco operatório, e o homem, que foi atingido com bala que lhe atravessou os membros inferiores, está em observação", adiantou. De acordo com uma fonte da GNR, o tiroteio entre pelo menos quatro pessoas, três homens e uma mulher, foi registado cerca das 11h00, passando a investigação para a alçada da Polícia Judiciária. "Os autores dos disparos encontram-se a monte", adiantou a fonte da força de segurança. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre tinha indicado à Lusa que uma das pessoas tinha ficado ferida com gravidade e a outra era considerada ferido leve. De acordo com a fonte do CDOS, foram mobilizados para o local meios e operacionais dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, uma viatura Suporte Imediato de Vida (SIV), de Elvas, e a GNR.


11

Segunda-feira, 20-07-2015

Portugal é segundo na lista dos países da União Europeia com mais emigrantes Entre 2012 e 2013, a população residente em Portugal diminuiu 0,5%. Portugueses foram para o Reino Unido, a Suíça, França, Alemanha, Espanha e Angola, entre outros. Em 2013, mais de um quinto dos estrangeiros que obtiveram a nacionalidade luxemburguesa era português.

residente (11% do número total de imigrantes). A Suíça surge em segundo lugar, com mais de 210 mil emigrantes portugueses em 2013 – a segunda nacionalidade mais numerosa (9%). Os dados do Observatório da Emigração, da secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, mostram ainda que, naquele ano, os portugueses foram a nacionalidade mais representada entre os novos imigrantes que entraram no Luxemburgo e em França. Mais de um quinto (22%) dos estrangeiros que obtiveram a nacionalidade luxemburguesa era português. O Observatório da Emigração indica ainda que, entre 2003 e 2013, os principais países com variação negativa foram o Brasil (menos 5%) e a Venezuela (menos 4%). Fora da Europa, os principais países de destino da emigração portuguesa foram, em 2013, Angola e Moçambique.

Imigração ilegal "não se trava com muros"

Mais de 20% da população portuguesa deixou o país. Foto: DR

Entre dois milhões e 2,3 milhões de portugueses estavam emigrados em 2013, o que significa que mais de 20% dos portugueses vive fora do país em que nasceu. Os dados são da ONU e do Banco Mundial e indicam que o crescimento do número de portugueses emigrados foi, nas duas últimas décadas, superior ao aumento da população no país. De acordo com a informação divulgada este domingo e citada no relatório do Observatório da Emigração, Portugal é, em termos relativos, o país da União Europeia com maior número de emigrantes, depois de Malta. Em 2013, terão emigrado pelo menos 110 mil portugueses – quase três vezes mais do que em 2001 (ano em que saíram perto de 40 mil). Entre 2012 e 2013, a população residente em Portugal diminuiu 0,5%. Os principais países de destino dos portugueses foram, em 2013, Reino Unido, Suíça, França, Alemanha, Espanha, Angola, Luxemburgo, Bélgica, Moçambique, Brasil, Holanda, Estados Unidos, Noruega, Canadá e Itália. O Reino Unido recebeu 30 mil portugueses nesse ano, o que representa um aumento de 47% em relação a 2012. O Reino Unido foi, aliás, logo a seguir à Noruega, o país que registou o maior crescimento do número de emigrantes portugueses (mais 19%; a Noruega teve um aumento de 26%). Para a Suíça emigraram 20 mil portugueses, para França 18 mil e para a Alemanha com 11 mil. França continua a ser o país com maior número de emigrantes portugueses: mais de meio milhão em 2011, sendo por isso a terceira maior população emigrante

Directora da Obra Católica Portuguesa das Migrações considera um erro a Hungria querer impedir a entrada de imigrantes e refugiados com um novo muro, uma decisão unilateral que “não resolve o problema”. Em destaque no programa “Princípio e Fim” da Renascença deste domingo esteve a grande reportagem sobre a vida de Santa Teresa d’Ávila. Por Ângela Roque

Há um novo muro a ser erguido na Europa. Começou a ser construído há uma semana por decisão do Governo húngaro, mas o problema da imigração ilegal não se resolve com respostas unilaterais, nem com paredes, diz a directora da Obra Católica Portuguesa das Migrações no programa "Princípio e Fim" da Renascença. Para Eugénia Quaresma o dinheiro gasto a construir o muro bem podia ser canalizado para a ajuda humanitária aos milhares de refugiados que tentam entrar na Europa porque estão a fugir à guerra nos seus países. É a mais famosa carmelita e primeira mulher “Doutora da Igreja”. Pelos 500 anos do nascimento de Teresa d’Ávila, ou Santa Teresa de Jesus, a Renascença foi a terras de Castela e Andaluzia saber mais sobre esta mística e religiosa espanhola que reformou a Ordem Carmelita e que, ao longo da vida, fundou 17 conventos e deixou escritas milhares de cartas e alguns livros sobre a vida contemplativa. O padre Tony Neves foi reeleito Superior Provincial dos Missionários do Espírito Santo. Foi durante o Conselho Provincial Alargado, que decorreu em Barcelos. A construção de um projecto missionário global para o anúncio do Evangelho é o grande desafio da Congregação para o próximo triénio, que será marcado


12

Segunda-feira, 20-07-2015

pelos 150 anos dos Espiritanos em Portugal e também em Angola, e pelos 75 anos da chegada a Cabo Verde. Trezentos jovens estiveram “RIOnidos em Cristo”, este sábado, em Lisboa e Almada. ”Duas margens, a mesma fé” foi o lema do encontro organizado em conjunto pela Diocese de Lisboa e pela de Setúbal, que está a celebrar 40 anos. A caminhada partiu da Igreja de S. Domingos, na baixa lisboeta, até ao Santuário do Cristo Rei, e incluiu a travessia do Tejo por barco. A reportagem da Renascença passou também pela colónia balnear da Cáritas de Leiria, que com o projecto “Apadrinhe umas férias” conseguiu ajudar as famílias de mais de 80 crianças. O primeiro turno das férias arrancou este domingo. Falámos ainda do programa “Pólo Positivo”, que está a ajudar as Instituições Particulares de Solidariedade Social a poupar nas contas de emergia. A crónica do programa foi assinada esta semana por Catarina Martins, da Fundação AIS.

Estados Unidos e Cuba reabrem embaixadas depois de décadas de conflitos Bandeira dos EUA foi retirada em 1961 quando Eisenhower rompeu relações com Cuba em resposta ao governo revolucionário de Fidel Castro.

Foto: Alejandro Ernest/EPA

A embaixada dos Estados Unidos em Cuba reabre esta segunda-feira no edifício onde se encontra actualmente a Secção de Interesses norte-americana no país, e o governo cubano abre a embaixada em Washington, depois de décadas de conflitos. Ao contrário de Cuba, que promoverá na segunda-feira uma cerimónia formal de abertura da sua embaixada, em Washington, os Estados Unidos não farão nenhum acto oficial - não será hasteada a bandeira ou instalada uma nova placa oficial no edifício em Havana - até à visita do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, a Cuba, cuja data não foi ainda avançada. O prédio da secção de interesses norte-americana em

Cuba foi construído em Havana, em 1953, no período do governo do presidente Fulgencio Batista. A bandeira dos Estados Unidos foi retirada em 1961, quando o então presidente, Dwight Eisenhower, rompeu relações diplomáticas com Cuba, em resposta às expropriações do governo revolucionário de Fidel Castro. A Secção de Interesses dos Estados Unidos em Cuba só foi aberta em Setembro de 1977, sob o amparo da missão diplomática suíça e depois do presidente Jimmy Carter chegar à Casa Branca, tendo sido esse o único chefe de Estado norte-americano a visitar Cuba após a revolução que colocou no poder o Presidente Fidel Castro. Actualmente a Secção de Interesses dos Estados Unidos em Cuba conta com 360 funcionários, entre norte-americanos e cubanos, além de marines (tropas militares), para fazer a segurança. Segundo dados do governo norte-americano, durante o ano de 2014, 37.149 cubanos receberam vistos para viagens temporárias aos Estados Unidos e outros 20.552 vistos de imigrante.

Papa agradece recepção na América Latina Francisco visitou a Bolívia, o Equador e o Paraguai entre 6 e 12 de Julho. O Papa Francisco agradeceu este domingo o modo como foi recebido pela população e as autoridades da América Latina na sua recente visita pastoral à região. “Agradeço aos povos dos três países a sua calorosa e afectuosa forma de acolher e o entusiasmo”, afirmou durante a oração do Angelus, no Vaticano. “Renovo o meu reconhecimento às autoridades destes países pelo seu acolhimento e colaboração. Com grande afecto agradeço aos meus irmãos bispos e sacerdotes, às pessoas consagradas e a todas as populações pela forma enérgica como participaram”, insistiu. No Ângelus, Francisco começou por lembrar as palavras do Evangelho deste domingo e a maneira como Jesus observou, teve compaixão e ensinou – fórmula que o Papa tentou aplicar na sua visita à Bolívia, ao Equador e ao Paraguai. Francisco lembrou ainda que a América Latina tem grandes potencialidades espirituais e humanas, valores humanos profundamente radicados, mas também problemas sociais e económicos, a que a Igreja procura estar atenta e ajudar com soluções. “Para contribuir com soluções, a Igreja está empenhada a mobilizar forças espirituais e morais das suas comunidades, colaborando com toda a sociedade”, garantiu. Francisco esteve na América Latina entre os dias 6 e 12 de Julho e visitou três países: Bolívia, Equador e Paraguai.


13

Segunda-feira, 20-07-2015

Cáritas de Leiria consegue “padrinhos” para as férias de 80 crianças carenciadas Instituição organiza férias na sua colónia balnear na praia do Pedrógão há 30 anos.

dificuldades financeiras. Nos últimos anos, frisa Júlio Martins, “com a situação económica que o nosso país viveu, com maior dificuldade, esta questão agravou-se e aquela pequena comparticipação que nós pedimos aos pais para a frequência dos filhos, mesmo assim, para algumas famílias, é elevada”. Por isso, a comparticipação “tem sido suportada na totalidade pela Cáritas, o que vem agravar ainda o encargo que temos tido com a colónia”. Foi nesse sentido que “surgiu esta ideia de pedir à sociedade o apadrinhamento destas crianças”. Através do projecto “Apadrinhe uma criança”, as pessoas pagam a comparticipação que as famílias não podem pagar. A iniciativa que tem tido sucesso. Segundo Júlio Martins já existem 80 crianças com padrinho. O número representa 2.400 euros e “vem aliviar, não apenas as famílias, mas também os cofres da Cáritas de Leiria”. Quem quiser ajudar a pagar as férias de uma criança carenciada pode ainda contactar a Cáritas de Leiria. Só terá de contribuir com 30 euros. As colónias de 10 dias funcionam até 5 de Setembro. REPORTAGEM

Foto: DR Por Paula Costa Dias

A pensar nas crianças e adolescentes que vivem com menos possibilidades, a Cáritas Diocesana de Leiria lançou a iniciativa “Apadrinhe umas férias felizes. Todos os verões, há 30 anos, a Cáritas organiza férias na sua colónia balnear na praia do Pedrógão, mas com o novo projecto conseguiu “padrinhos” para mais de 80 crianças, o que constitui uma grande ajuda para muitas famílias. Catarina Órfão é madrinha de uma criança carenciada que este ano passa férias na colónia da Cáritas de Leiria. “Todos os anos faço sempre questão de colaborar com alguma acção e fiquei bastante atraída quando vi o slogan ‘Apadrinhe umas férias felizes’”, diz a jovem. “Estamos a falar de crianças e foi por isso que quis colaborar”. Admite que “também serviu de motivo o facto de ser uma ajuda tão pequena e tão simbólica mas que faz tanta diferença”. Foram só 30 euros que Catarina entregou à Cáritas, mas que não chegam para pagar os 10 dias de estadia de uma criança na colónia de férias. Segundo o presidente da direcção da instituição, Júlio Martins, “o custo médio de cada criança são cerca de 140 euros e nós estamos a pedir a estas famílias 30 euros”. É esta a comparticipação das crianças com maior dificuldade, porque há outras crianças que pagam uma comparticipação mais elevada. A comparticipação está indexada ao índice do abono de família. Mesmo assim, é uma ajuda, salienta Júlio Martins, uma vez que o “edifício já tem 30 anos”. “Todos os anos temos um encargo elevado com o funcionamento da colónia”. Desde o início que a instituição se dirigiu, de uma forma especial, a crianças oriundas de famílias com

Caminhada pela fé. Centenas de jovens não ficaram em casa A iniciativa “RIOnidos em Cristo”, que uniu as duas margens do Tejo, terminou com uma eucaristia concelebrada pelo Cardeal Patriarca de Lisboa e pelo Bispo de Setúbal, no santuário do Cristo Rei.

Ana Gomes participa em todas as iniciativas da Igreja. Sonha ir às Jornadas Mundiais da Juventude. Foto: Joana Bourgard/RR Por Joana Bourgard e Maria João Costa

Cerca de 300 jovens das dioceses de Lisboa e Setúbal juntaram-se este sábado numa peregrinação que juntou as duas margens do rio Tejo. A iniciativa “RIOnidos em Cristo”, incluída nas comemorações dos 40 anos da diocese sadina, terminou com uma eucaristia no santuário do Cristo Rei, concelebrada pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e pelo Bispo de Setúbal, D.Gilberto Canavarro dos Reis. Luci, Sara, Yasmin, Ariana responderam ao convite do Bispo de Setúbal e vieram "conhecer cristãos de


14

Segunda-feira, 20-07-2015

outras dioceses e partilhar experiências com jovens da mesma fé". Marcia, Filipe e Rui vieram do Barreiro até à Igreja de São Domingos para fazerem a caminhada até Almada com os jovens de Lisboa. Ana Agostino, estudante de fisioterapia, e Inês Agostino, psicóloga, lamentam a falta de jovens na igreja de Setúbal. As duas irmãs tomaram a iniciativa de vir sozinhas conhecer outros jovens cristãos.

Duas músicas novas de Amália para os nossos ouvidos Voz da diva do fado volta a ser ouvida na antologia "Fado & sardinhas".

Ana Gomes, 21 anos, participa em todas as iniciativas da Igreja. O contacto com outros jovens serve-lhe para alimentar também a sua própria fé. O movimento de Ana vende t-shirts com a frase "Keep hope and go see the Pope" com a finalidade de angariar dinheiro suficiente para irem às Jornadas Mundiais da Juventude na Polónia, no próximo ano. O grupo atracou no cais do Gingal, em Almada, e rumou em direcção ao Cristo Rei. Rosa Carlos, 75 anos, reformada, soube que a diocese de Setúbal fazia 40 anos e decidiu juntar-se à iniciativa. Não foi até Lisboa mas apanhou os jovens pouco depois da saída do barco e seguiu com eles até ao Cristo-Rei. "Zeca", de nome oficial Arlindo Cabral, veio de Almada, da Cova da Piedade. Nasceu há 37 anos em Luanda, Angola, com 10 anos foi para Cabo Verde e está há 5 em Portugal. É cristão desde os tempos de Angola e com ele trouxe sete amigos para partilhar sua fé. À espera dos jovens estava D. Manuel Clemente. O Patriarca cumpriu os últimos quilómetros a subir até ao santuário do Cristo Rei, debaixo de um sol intenso. Entre os jovens e os cânticos, o Patriarca explicou o que o fez caminhar lado a lado com este grupo. “Simboliza a Igreja, porque a Igreja é o povo em marcha. É importante que, de um lado e de outro do rio Tejo, em especial os nossos jovens, tenham esta catequese ao vivo sobre o que hão-de ser no mundo”, declarou.

Foto: DR

Dois inéditos de Amália Rodrigues, "O carapau e a sardinha" e "Malhão das pulgas", fazem parte da antologia "Fado & sardinhas", editada pela CNM, que totaliza 40 temas, por nomes como Hermínia Silva e Fernanda Maria. Os dois inéditos de Amália foram gravados em 1981, nos estúdios Valentim de Carvalho, por Hugo Ribeiro, com José Fontes Rocha, na guitarra portuguesa, num dos temas, e Jorge Fernando, à viola, nos dois. Em 2011 os dois temas foram regravados, misturados e remasterizados nos estúdios Pé de Vento, por Fernando Nunes, com produção de Jorge Fernandes, incluindo a guitarra portuguesa por Custódio Castelo, outra viola por Jorge Fernando, e contrabaixo por Gustavo Roriz. "O carapau e a sardinha" é de autoria da própria Amália, em parceria com António Pinho e Nuno Rodrigues, que assinam "Malhão das pulgas", tema que, mais tarde, foi popularizado por Tonicha. A antologia inclui, entre outros, uma gravação de Heitor de Vilhena, o fundador da Casa da Mariquinhas, em 1968, no Porto, que interpreta a "Lenda de Ofir" (Hélio Costa Ferreira/José António Sabrosa). Dos 40 temas há apenas um fado interpretado por mais do que um intérprete, "Leilão da casa da Mariquinhas" (José Linhares Barbosa/Fado Corrido), por Manuel Domingos, distinguido com o Prémio Amália Fado Amador, em 2006, Henrique Silva e Rodrigo, que recebeu, em 2012, o Prémio Amália Carreira, e fez parte, este ano, do júri deste galardão. Do elenco de fadistas fazem parte nomes como Argentina Santos, Beatriz da Conceição, Fernanda Maria, Maria Teresa de Noronha, João Ferreira-Rosa, Alfredo Marceneiro, Fernando Maurício e Tristão da Silva, entre outros. A antologia, editada pela Companhia Nacional de Música (CNM), inclui ainda fadistas como Maria da Fé, Ricardo Ribeiro, Gonçalo Salgueiro, André Baptista, Patrícia Rodrigues ou Maria Ana Bobone. Amália Rodrigues, falecida em 1999, e Rodrigo são os


15

Segunda-feira, 20-07-2015

únicos nomes que bisam a presença. Rodrigo canta "Bairro Alto" (Carlos Simões Neves e Francisco Carvalhinho) e participa na interpretação de "Leilão da casa da Mariquinhas".

Surfista Mick Fanning atacado por tubarões na África do Sul

RIBEIRO CRISTÓVÃO

Porta Aberta FC Porto e Benfica deram o pontapé de saída, com resultados diferentes, o que tem, para já, um significado muito relativo.

Momento foi captado pelas câmaras de televisão. O tricampeão mundial apanhou um grande, grande susto, mas escapou com apenas alguns arranhões. Veja aqui o vídeo.

Foto: DR

O surfista australiano Mick Fanning, três vezes campeão do mundo, foi este domingo atacado por dois tubarões durante a final do J-Bay Open, sexta prova do circuito mundial, na África do Sul, mas não sofreu lesões graves. As imagens de televisão mostram a aproximação de um tubarão por trás de Fanning, que se apercebeu da presença do predador e tentou afastar-se, mas acabou por ser derrubado da prancha. As motas de água da organização dirigiram-se de imediato para o local e resgataram o australiano, de 35 anos, campeão do mundo em 2007, 2009 e 2013, bem como o seu compatriota Julian Wilson, frente ao qual Fanning defendia a vitória alcançada em Jeffreys Bay no ano passado.

Segundo alguns órgãos de comunicação, Fanning afirmou, já no barco, que tinha apenas alguns arranhões e descreveu a situação, afirmando sentiu algo preso numa perna e percebeu que era um tubarão. "Acho que lhe bati no dorso", afirmou. Na sequência do ataque, numa altura em que Wilson já tinha feito uma onda, a organização decidiu suspender a final, sem anunciar quando será retomada.

Abriu-se a porta de uma temporada que promete ser uma das mais competitivas dos últimos anos. FC Porto e Benfica deram o pontapé de saída, com resultados diferentes, o que tem, para já, um significado muito relativo, embora tenha sido possível tirar as primeiras conclusões. É verdade que nenhum dos plantéis está fechado, podendo até ao próximo dia 31 de Agosto vir a registarse algumas por agora imprevistas contratações, mas aquilo que parece poder vir a ser o esqueleto de portistas e benfiquistas começa a ficar à vista. Os dragões adregaram duas vitórias nos dois primeiros jogos realizados. Não ignorando que os adversários escolhidos não podem ser equiparados à qualidade dos comandados de Lopetegui, o vice-campeão nacional realizou um jogo agradável, no qual se evidenciaram especialmente Brahimi e André, ambos a deixarem indicações de que poderão ser pedras fundamentais no esquema portista. E ficou sobretudo a ideia de que vai haver uma luta titânica entre todos os jogadores para que, domingo a domingo, sejam capazes de garantir a titularidade. Em Toronto, o Benfica começou com uma derrota frente ao PSG, mas deixou boas indicações. Sobretudo no primeiro tempo do desafio confirmou-se que a equipa encarnada mantém a mesma ideia de jogo da época anterior, e que na equipa da primeira parte escalada por Rui Vitória assentará a estrutura para a temporada exigente que se perfila no horizonte. Quanto ao Sporting, ainda muito lançado no mercado e a viver por entre algumas indefinições, vai começar na África do Sul a lançar as primeiras pistas e aí tentar confirmar a intenção do seu treinador de querer ganhar todas as competições nacionais em que vai tomar parte. Oxalá não haja mais imponderáveis a caminho.


16

Segunda-feira, 20-07-2015

REVISTA DA IMPRENSA DESPORTIVA

Futebol na areia e futebol a sério

Benfica perde 3-2 com Paris SaintGerman “Na segunda parte não tivemos a mesma qualidade”, admite o treinador. Até ao intervalo, a equipa das águias estava a vencer.

Foto: RR

O título mundial de futebol de praia está nas primeiras páginas dos diários desportivos, com mais destaque nos de Lisboa. No record é topo de página e em A Bola é mesmo o principal tema, com o título "Portugal campeão do mundo". O diário O Jogo escreve "Resistir por Alex Sandro". Diz o jornal que Lopetegui não quer perder mais titulares e, por isso, o FC Porto continua a tentar a renovação. Na edição Sul, destaque para o novo Benfica: "Mais posse, menos correria". No jornal Record, o maior destaque do dia vai para o novo reforço do Sporting Teo Gutiérrez. "Espero deixar marca", diz o colombiano. De volta a Alex Sandro, o Record avança que "Juventus ataca" e em A Bola escreve-se: "FC Porto e Benfica atentos a Grimaldo". É um lateral esquerdo dos quadros do Barcelona.

Foi o primeiro jogo de preparação orientado por Rui Vitória. Foto: Rui Minderico/Lusa

O Benfica perdeu este domingo de madrugada, em Toronto, no Canadá, o jogo com o Paris Saint-Germain. Os franceses venceram por três bolas a duas na partida da Internacional Champions Cup. Foi o primeiro jogo de preparação da equipa agora orientada por Rui Vitória. Em declarações à Sport TV, o treinador admitia falhas. “Foi um jogo com duas partes distintas: uma primeira em que estivemos razoavelmente bem, com a equipa segura e com critério no que fazia; e uma segunda em que estávamos a ganhar, mas as quebras que fizemos ao criar alternativas criámos paragens, o que acabou por condicionar o desenrolar da segunda parte. Na segunda parte não tivemos a mesma qualidade nem o mesmo critério”, afirmou. Ao intervalo, o Benfica vencia por dois a um, com golos de Talisca e Jonas, mas acabaria por ceder na segunda parte. O novo técnico encarnado lembra que estamos ainda numa fase embrionária da época, sendo necessário dar tempo de jogo aos atletas.


17

Segunda-feira, 20-07-2015

Teo Gutierrez confirmado no Sporting O anúncio foi feito este domingo de madrugada, através do Facebook.

contraria qualquer situação”, atirou o “Special One”. Em declarações aos jornalistas em Montreal, no Canadá, onde o Chelsea prepara a nova época, lembrou as dificuldades vividas em Portugal. “Tenho de olhar apenas para o que está a acontecer no meu país. No geral, é um país com muitos problemas. Sociais, políticos, económicos. É um país com problemas, as pessoas estão a sofrer, houve muitos cortes, os idosos têm problemas com as suas reformas, os impostos são altos, há problemas de salários, emprego, tudo”, referiu. Mourinho também deixou críticas implícitas à contratação milionária de Sterling pelo Manchester City e disse que a decisão da UEFA de “suavizar” o fair-play financeiro fez os clubes olharem menos aos gastos. O treinador campeão inglês em título diz que os adversários estão a gastar e a “comprar muito” para ultrapassar o Chelsea, mas a equipa é a mesma. “Vamos trocar um guarda-redes por outro e um avançado por outro”, garantiu Mourinho. FOTOGALERIA

Foto: SCP

O Sporting confirmou este domingo de madrugada a contracção do avançado colombiano Teófilo Gutierrez. O contrato é valido por três temporadas, com mais uma de opção. Na sua conta do Twiter, o jogador publicou uma foto com a camisola do novo clube e deixou uma mensagem: “Cristo que estejas comigo neste novo projecto Sporting”.

Portugal campeão do Mundo em futebol de praia Selecção nacional bateu o Taiti e conquistou o primeiro mundial FIFA da sua história.

Mourinho ataca gastos de dragões e leões "Special One" não compreende contratações milionárias em tempo de crise em Portugal.

Foto: DR

José Mourinho, treinador do multimilionário Chelsea, critica o investimento que FC Porto e Sporting estão a fazer em contraciclo com a realidade portuguesa. “O FC Porto pagou 20 milhões de euros pelo Imbula e deu um salário incrível ao Casillas. O Sporting está a pagar milhões a treinadores e jogadores. O futebol

Portugal não brincou na areia e conquistou este domingo o Mundial de Futebol de Praia, ao vencer o Taiti na final disputada em Espinho. A selecção nacional ganhou por 5-3, numa final bastante disputada e com incerteza no marcador até ao último minuto. Os golos da equipa das "quinas" foram apontados por Madjer, Belchior, Coimbra, Bruno Novo e Alan. Portugal conquista o segundo Mundial da sua história, o primeiro desde que a FIFA organiza a prova. O primeiro triunfo foi alcançado em 2001. Em declarações à RTP, Madjer dedicou a conquista do Mundial a "todos os portugueses" e às "nossas famílias". "Estamos todos de parabéns", afirmou Madjer, de 38 anos, que foi considerado pela organização o segundo melhor marcador e o terceiro melhor jogador da competição. Houve mais prémios para Portugal. Alan recebeu a bola de prata para segundo melhor jogador.


Segunda-feira, 20-07-2015

O taitiano Taiarui foi eleito o melhor jogador do Mundial de Futebol de Praia, que terminou este domingo nas areias de Espinho. No jogo para os terceiro e quarto lugares, a Rússia bateu a Itália, por 5-2.

Página1 é um jornal registado na ERC, sob o nº 125177. É propriedade/editor Rádio Renascença Lda, com o nº de pessoa colectiva nº 500725373. O Conselho de Gerência é constituído por João Aguiar Campos, José Luís Ramos Pinheiro e Ana Lia Martins Braga. O capital da empresa é detido pelo Patriarcado de Lisboa e Conferência Episcopal Portuguesa. Rádio Renascença. Rua Ivens, 14 - 1249-108 Lisboa.

18


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.