Página1 24/08/2015

Page 1

EDIÇÃO PDF Segunda-feira, 24-08-2015 Edição às 08h30

Directora Graça Franco Editor Raul Santos

Merkel e Hollande discutem migrantes Novo Banco. Decisão pode não ser a 31 de Agosto

Polícias em protesto apostam em menos repressão e mais pedagogia PS quer “acabar” com Governo que está “escondido atrás da troika” Ambientalistas queixam-se de descarga ilegal no rio Paiva

Síria. Bispo de Aleppo lamenta mensagem de “violência e intolerância”

Preço da sardinha triplicou em cinco anos

Venezuela limita levantamentos bancários

“Pátio das Cantigas” já é o filme português mais visto de sempre

Águia afoga-se na Ria de Aveiro


2

Segunda-feira, 24-08-2015

Merkel e Hollande discutem migrantes Reunião decorrerá esta segunda-feira. Questão das quotas estará em cima da mesa.

Ambientalistas queixam-se de descarga ilegal no rio Paiva Segundo o relato, o leito do rio está transformado num pântano de esgotos sem tratamento.

A Chanceler alemã e o Presidente francês reúnem-se esta segunda-feira para discutir a questão dos migrantes que tentam chegar à Europa. De acordo com o Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, François Hollande e Angela Merkel vão discutir as quotas para acolher migrantes. Itália, Grécia e Macedónia têm sido os países mais atingidos pelo grande fluxo migratório dos últimos meses. Aos 4.400 migrantes resgatados na mais recente operação no Canal da Sícilia somaram-se este domingo mais 300, que viajavam em três botes de borracha, resgatados pela Guarda Costeira italiana, informaram as autoridades. No sábado e na madrugada de hoje, a Marinha, a Guarda Costeira e a Guardia de Finanza italianas, em conjunto com barcos de operações europeias, levaram a cabo uma das operações mais intensas dos últimos meses ao localizarem 22 embarcações, 16 botes de borracha e seis barcaças, em frente à costa da Líbia. Quase todas as embarcações tinham partido da costa da Líbia na noite de sexta-feira e, no sábado, durante todo o dia, tendo contactado a central da Guarda Costeira quando estavam a cerca de 20 a 30 milhas da costa de África. Na operação de resgate participaram embarcações da Guarda Costeira, da Guardia de Finanza e da Marinha, assim com o navio norueguês Siem Pilot e o irlandês Le Niamh, que fazem parte do dispositivo europeu Tritón, e o barco britânico Enterprise, da nova operação europeia Eunavfor Med. Um primeiro grupo chegou durante a noite à ilha de Lampedusa, a que está situada mais perto da costa africana, tendo hoje de manhã sido preparados os portos sicilianos de Trapani, Palermo, Auhusta, Pozzalo, Messina e Catania, para receber o resto dos migrantes. Destes, 935 estão no navio norueguês Siem Pilot, que deverá atracar na segunda-feira em Calgari, na ilha da Sardenha, para facilitar a chegada dos restantes aos portos sicilianos. Os cerca de 300 migrantes que viajavam em três botes de borracha foram transportados para o Dignity, barco da organização Médicos sem Fronteiras.

A Associação S.O.S Rio Paiva denunciou a existência de descargas de substâncias poluentes de uma ETAR neste curso de água, classificado como área protegida, e pediu medidas urgentes para que a lei seja cumprida. "Em Vila Nova de Paiva, o rio Paiva foi transformado num esgoto a céu aberto, devido às descargas poluentes da Estação de Tratamento de Águas Residuais [ETAR] directamente no rio", refere a associação, em comunicado, recordando que continua o desenvolvimento de projectos turísticos nesta área, sem que estejam resolvidos os problemas de poluição. Nos últimos meses, "temos visto muitas imagens que retratam a beleza do rio Paiva, mas o 'rio mais limpo da Europa' está seriamente ameaçado por descargas poluentes realizadas pelas autarquias a montante de Arouca: Castro Daire e Vila Nova de Paiva", critica a associação. Em visita ao local, no sábado, a S.O.S. Rio Paiva "verificou que o cenário no troço do rio Paiva a jusante da ETAR continua igual, com cheiros nauseabundos", tendo comunicado a situação ao Serviço de Protecção da Natureza da GNR e demais autoridades. Segundo o relato, o leito do rio está transformado num pântano de esgotos sem tratamento, dois quilómetros a montante de uma zona de lazer junto ao rio (Fráguas) frequentada por centenas de pessoas, situação que a S.O.S Rio Paiva considera "extremamente grave do ponto de vista da saúde pública". Também no concelho de Castro Daire "há problemas graves com as ETAR", salienta a associação. "Não podemos ignorar a existência de graves problemas de poluição neste rio que colocam em causa a sua conservação", assim como a actividade turística e os investimentos realizados, realçam os ambientalistas, lamentando que "não exista a mesma disponibilidade financeira para eliminar os graves problemas que afectam o Paiva". As primeiras denúncias de poluição do rio Paiva registaram-se em 2009, segundo a organização e, em 2011, a GNR fiscalizou a ETAR e confirmou a existência de descargas poluentes, tendo mais tarde "o Ministério do Ambiente confirmado a existência de problemas" no funcionamento daquela estrutura. Em Dezembro de 2012, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) informou a associação S.O.S. Rio Paiva que "as análises realizadas ao efluente descarregado no Paiva cumpriam os valores de emissão legalmente previstos". O rio Paiva é um Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000 e o Estado português tem a responsabilidade da sua protecção e conservação,


3

Segunda-feira, 24-08-2015

recorda. A agência Lusa pediu ao Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia um comentário acerca desta situação e aguarda a sua resposta.

Novo Banco. Decisão pode não ser a 31 de Agosto Dúvidas são deixadas pelo Financial Times.

Polícias em protesto apostam em menos repressão e mais pedagogia Agentes contestam a falta de aprovação às alterações ao Estatuto profissional e vão também manifestar-se durante o mês de Setembro.

Foto: EPA Foto: Lusa

Crescem as dúvidas sobre a venda do Novo Banco aos chineses da Anbang. O jornal britânico Financial Times, que cita várias fontes ligadas ao processo, diz que o prazo de 31 de Agosto definido pelo Banco de Portugal pode descarrilar. Em causa, estão dúvidas sobre as condições financeiras da venda e as implicações de ter uma empresa chinesa a controlar um dos maiores bancos portugueses. Há três candidatos à compra do Novo Banco - Anbang, Fosun e Apollo - sendo a Angbang, que terá oferecido 3,5 mil milhões de euros, mais a recapitalização do banco, a candidatura melhor colocada. A Anbang, o maior grupo segurador chinês, ganhou notoriedade internacional com a aquisição do mítico hotel de Nova Waldorf Astoria, por 1,95 mil milhões de dólares (1,78 mil milhões de euros). Entre as aquisições da companhia contam-se ainda uma seguradora belga (Fidea) e outra holandesa (Vivat), e um pequeno banco belga (Delta Lloyd Bank). De recordar que foram injectados 4.9 mil milhões de euros no Novo Banco.

A partir desta segunda-feira, e até Setembro, os agentes da PSP deverão optar menos pela multa e por outras formas de repressão. É uma acção de luta que vai apostar na pedagogia. “Pede-se aos profissionais de polícia que sempre que tiverem legitimidade de optar entre repressão e prevenção que façam a prevenção, até porque esta acção é denominada ‘100% Prevenção’”, explica à Renascença Paulo Rodrigues, da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia. Mas não se pense que as infracções graves vão escapar à multa. Haverá sempre limites. Paulo Rodrigues diz que a pedagogia e o esclarecimento será a atitude principal, desde que não esteja “em causa o superior interesse público ou a vida de alguém, como é evidente.” Este protesto contesta a falta de aprovação às alterações ao Estatuto profissional dos polícias e foi decidido pela Associação Sindical dos Profissionais de Polícia/Polícia de Segurança Pública (ASPP/PSP), pelo Sindicato dos Profissionais da Polícia (SPP/PSP), Sindicato Independente dos Agentes da Polícia (SIAP) e Sindicato Vertical de Carreiras da Polícia (SVCP), numa reunião conjunta, realizada na semana passada, em Lisboa. Segundo Paulo Rodrigues, o executivo comprometeuse com aquelas alterações há quatro anos, mas ainda não foram viabilizadas, apesar de haver um memorando concluído desde Julho. O memorando foi assinado entre o Ministério da Administração Interna e quatro sindicatos da PSP e nele ficou estabelecido que os polícias mantinham as 36 horas de trabalho e passavam a ter uma nova tabela remuneratória, que permitiria um aumento de salário até 50 euros. Permitia ainda a passagem automática à pré-aposentação aos 55 anos de idade e 36 de serviço,


4

Segunda-feira, 24-08-2015

bem como a reforma aos 60 anos sem qualquer penalização. Além do protesto que começa esta segunda-feira, os polícias vão manifestar-se durante o mês de Setembro, um pouco por todo o país.

Ministério atribui créditos horários a escolas. Podem contratar mais docentes

PS quer “acabar” com Governo que está “escondido atrás da troika” Líder socialista diz que coligação quer privatizar Segurança Social, Educação e Saúde.

O acrescento foi dado pelo Ministério da Educação a 274 escolas.

Foto: Nuno Veiga/Lusa

Foto: DR

O Ministério da Educação e Ciência atribuiu créditos horários adicionais a 274 escolas, com base em critérios pedagógicos que avaliam o sucesso escolar e o combate ao abandono. Os créditos horários atribuídos a cada estabelecimento ou agrupamento são comunicados antes do final de Agosto, com o objectivo de permitir às escolas que peçam a contratação adicional de professores, caso o corpo docente seja considerado insuficiente para assegurar as horas a mais atribuídas. O comunicado de imprensa divulgado este domingo pelo Ministério liderado por Nuno Crato refere que estes créditos têm vindo a ser atribuídos desde 2012, com vista à melhoria dos resultados lectivos. Têm por base critérios de eficácia educativa, como a aferição dos resultados internos com os externos, assim como a redução da percentagem de alunos em abandono ou o risco de abandono escolar.

O secretário-geral do PS, António Costa, defende que é tempo de "acabar" com o actual Governo, acusando a maioria PSD/CDS de se "esconder" atrás da "troika", para executar o seu programa político. "O Governo anda escondido há muito tempo, anda-se a esconder atrás da `troika` para executar o programa que verdadeiramente queria e pelo qual se bateu tanto para que a `troika` viesse", disse. "Tem andado [o Governo] a esconder aquilo que é a realidade verdadeira do país, que não se esconde nas estatísticas, ouve-se naquilo que o povo nos diz. E agora quer esconder aquilo que quer fazer a seguir, por isso não mostra as contas do seu programa e esconde a verdade daquilo que se propõe fazer, que é atacar a privatização dos serviços públicos", acrescentou. António Costa, que falava aos jornalistas em Campo Maior, Portalegre, à margem de uma visita às Festas do Povo que decorrem naquela vila alentejana até ao dia 30 deste mês, afirmou ainda que é tempo de "acabar" com o Governo de coligação. "Estamos num momento em que o povo vai voltar a ter oportunidade de falar e oportunidade de escolher, e este é o momento de decidir, é o momento de acabar com este Governo, e o momento de acabar com esta política", disse. Para o líder do PS é tempo de "fazer de novo o país florir" e, para isso, é preciso "acabar" com a política "escondida da direita", que quer "esconder o que quer fazer" no futuro. António Costa considera ainda que o Governo, depois de ter feito "toda a privatização" do sector empresarial, prepara-se agora para "atacar" a privatização das receitas da Segurança Social, privatizar a Educação e privatizar a Saúde. "Aquilo que nós temos que fazer é virar esta página da austeridade e relançarmo-nos para criar uma economia pujante e geradora de emprego, geradora de


5

Segunda-feira, 24-08-2015

riqueza", afirmou.

CDU disponível para “assumir responsabilidades governativas” Líder comunista deixou esta certeza em Tábua durante um almoço-convívio.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse este domingo que a CDU está disponível para integrar um futuro Governo, frisando que "a grande novidade" das eleições de Outubro poderá ser o reforço eleitoral da coligação. "Se o povo português quiser, estamos em condições de assumir responsabilidades, incluindo governativas, para defender os interesses dos trabalhadores e do povo", disse Jerónimo de Sousa, em Tábua, Coimbra, durante um almoço-convívio. O líder comunista frisou que "a grande novidade" nas próximas eleições "pode ser o reforço da CDU", porque tem uma política alternativa, "patriótica e de esquerda", enquanto PSD, PS e CDS "já se entenderam de todas as formas", em sucessivos governos. Jerónimo de Sousa apelou ao voto na CDU, argumentando que "é preciso mais gente" a votar na coligação formada pelo PCP e partido ecologista "Os Verdes", e que esta força política "sempre soube honrar os seus compromissos".

Preço da sardinha triplicou em cinco anos A sardinha é, a par do carapau e da cavala, uma das principais espécies transaccionadas nas lotas portuguesas, mas as respectivas quotas de pesca são cada vez mais restritas.

O preço médio de venda da sardinha triplicou desde 2010 acompanhando a diminuição das capturas que evoluíram na proporção inversa. As estatísticas são da Docapesca. Em 2010, foram descarregadas nas lotas nacionais 57 mil toneladas de sardinha, que não chegavam a custar um euro por quilo (0,64 cêntimos foi o preço médio pago), mas em 2014 o volume tinha caído para pouco mais de um terço (cerca de 16 mil toneladas), fazendo os preços disparar para 1,99 euros. O aumento foi constante nos últimos cinco anos: em 2011, as 54 mil toneladas de sardinha que chegaram às lotas foram vendidas em média a 0,76 euros, em 2012 a 1,30 euros (correspondentes a 32 mil toneladas transaccionadas) e em 2013, o preço médio foi de 1,43 euros. Já nos primeiros seis meses deste ano, o preço de venda médio rondou 1,74 euros, tendo sido capturadas 6.259 toneladas, quase metade da quota de 13.500 toneladas atribuídas a Portugal em 2015. Apesar de a sardinha, com o carapau e a cavala, ser das principais espécies vendidas nas lotas portuguesas e represente mais de metade do total, a redução do stock de sardinha ibérica tem levado a que as quotas de pesca sejam cada vez mais restritas. Ao contrário das restantes quotas de pesca atribuídas pela União Europeia, as da sardinha são geridas e fixadas por Portugal e Espanha, com base nos pareceres do Conselho Internacional para a Exploração dos Mares (ICES, na sigla inglesa) que tem recomendado uma drástica redução das pescas para travar o declínio do stock. Face à escassez de sardinha, os pescadores têm sido incentivados a procurar outras espécies como o carapau e a cavala, mas o rendimento é significativamente inferior. E para 2016, as notícias não são animadoras. Em meados de Julho, o ICES recomendou que os totais admissíveis de capturas (TAC) da sardinha em águas


6

Segunda-feira, 24-08-2015

ibéricas se limitem às 1.587 toneladas no próximo ano, despertando a revolta do sector. Também o Ministério da Agricultura e Mar estranhou o cenário restritivo que está na base desta recomendação de capturas e anunciou que ia pedir explicações ao ICES. Mas, para já, ainda não há respostas e com uma quota de nove mil toneladas de sardinha estabelecida para o período entre Junho e Outubro deste ano, dificilmente haverá decisões antes das eleições legislativas.

O sol chega à tarde e o calor na terça-feira As noites ainda vão arrefecer, mas as previsões apontam para que na quarta-feira já estejam mais agradáveis.

muito alto de exposição à radiação ultravioleta. Aveiro, Braga, Coimbra, Porto, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real e Ponta Delgada apresentam risco alto, enquanto Santa Cruz das Flores está com níveis baixos de exposição à radiação UV. É recomendado o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt que proteja ombros e peito, guarda-sol, protector solar de índice elevado e evitar a exposição ao sol, sobretudo das crianças e entre as 11h00 e as 17h00. Os índices UV variam entre menor que dois (Baixo), três a cinco (Moderado), seis a sete (Alto), oito a 10 (Muito Alto) e superior a 11 (Extremo). FRANCISCO SARSFIELD CABRAL

Vigilância contra o terror Será possível tomar medidas que impeçam todos os actos terroristas, nomeadamente os do tipo do que aconteceu durante o fim-desemana num TGV?

Vem aí o sol. Foto: DR

O dia acorda nublado, esta segunda-feira, mas o sol deverá afastar as nuvens a partir do início da tarde. É a previsão do Instituto Português do Mare e da Atmosfera (IPMA). Está também previsto vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado nas terras altas, mas a temperatura máxima vai subir um pouco. Em Lisboa, o termómetro sobe aos 24 graus, no Porto aos 21, em Vila Real, Bragança e Viseu aos 20, Guarda aos 18, Coimbra aos 23, Castelo Branco, Évora e Santarém aos 25, Beja aos 26 e Faro aos 24. Na terça-feira, chega o calor, com uma subida média de quatro graus centígrados nas máximas. Já a temperatura mínima desce um pouco, aumentando a amplitude térmica. O céu já vai estar limpo e o vento fraco a moderado. O IPMA prevê uma máxima de 29 graus para Lisboa (mínima de 15), 23 para o Porto (mínima de 14), 26 para Faro (mínima de 18), 31 para Beja e Castelo Branco (mínimas de 14 e 13) e 32 para Évora (mínima de 13). Na quarta-feira, o cenário deverá manter-se, mas com subida das temperaturas mínimas. Risco muito alto de exposição aos UV Vinte e seis regiões de Portugal apresentam esta segunda-feira risco muito alto e alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), avança o IPMA. Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Horta e Angra do Heroísmo (Açores) são as regiões com risco

Por Francisco Sarsfield Cabral

O Presidente francês, François Hollande, recebe hoje os três passageiros americanos e um britânico que evitaram um massacre no comboio de alta velocidade entre Amesterdão e Paris. Três são militares americanos, cuja coragem e eficácia foram já louvadas pelo Presidente Obama. Com razão, pois esses militares em férias deram sinais de serem excelentemente treinados. Tudo indica que um jovem marroquino, referenciado como perigoso pelas polícias de Espanha, Bélgica e França, e agora preso, teria assassinado muita gente, não fosse a intervenção heróica daqueles passageiros. Mas será possível tomar medidas que impeçam actos terroristas deste tipo? Não é viável adoptar para cada comboio as medidas preventivas em curso nos aeroportos. Teríamos, então, que estender essa segurança a autocarros, eléctricos, ao metro... Mais: a todos os lugares públicos. Impossível. Importa, sim, reforçar a vigilância das populações e, sobretudo, dos serviços secretos – incluindo escutas telefónicas e intercepções de “e-mails”, desde que autorizadas por um juiz. E nunca ceder ao terror, entrando em pânico.


7

Segunda-feira, 24-08-2015

Venezuela limita levantamentos bancários

“O cidadão britânico está em segurança e bem”, sublinhou ainda. O homem tinha sido sequestrado em Fevereiro de 2014 por militantes da Al-Qaeda e foi levado pelas forças dos Emirados para a capital Abu Dhabi, num avião militar, no sábado à noite.

A medida está a ser aplicada pelo estatal Banco de Venezuela, que tem uma quota de mercado de 20% e já levanta polémica.

Abbas demite-se da presidência da OLP Demissão obriga à convocação do Conselho Nacional da Palestina.

O principal banco da Venezuela reduziu de 5.000 para 3.000 bolívares (de 22,73 para 13,63 euros) a quantia que pode ser levantada diariamente na sua rede de caixas multibanco. A medida aplicada pelo estatal Banco de Venezuela, que tem uma quota de mercado de 20%, está a causar polémica entre os seus clientes e foi adoptada quando rareiam as notas de valor mais elevado, de 100 bolívares. A redução da quantia a levantar diariamente ocorre ainda quando os analistas económicos defendem que o Banco Central da Venezuela imprima papel-moeda de maior valor fiduciário, face à subida constante dos preços dos bens de consumo. A limitação de levantamentos nas caixas multibanco agora imposta suscita ainda críticas da população, que se queixa que a redução impede ter dinheiro suficiente para fazer face a situações inesperadas, como a compra de um produto que escasseia no mercado e entretanto chegou a um estabelecimento comercial.

Londres anuncia libertação de refém britânico no Iémen Homem foi raptado em Fevereiro do ano passado pela Al-Qaeda. Um refém britânico foi libertado este domingo no Iémen, após uma operação das forças militares dos Emirados Árabes, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico. “Tenho o prazer de confirmar que um refém britânico no Iémen foi libertado por forças dos Emirados Árabes Unidos numa operação militar”, disse em comunicado o secretário de Relações Exteriores Philip Hammond.

O presidente palestiniano, Mahmud Abbas, apresentou demissão do comité executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), tal como mais de metade dos 18 elementos daquele movimento, avança a Agência France Presse (AFP). A renúncia de Abbas à presidência da mais alta instância executiva da direcção palestiniana, no entanto, não afecta as suas funções de chefe da Autoridade Nacional Palestina. Contudo, estas demissões provocam a convocatória, no mês que vem, do Conselho Nacional da Palestina (CNP), o Parlamento da OLP que não se reúne há cerca de 20 anos. "A demissão de Mahmud Abbas do comité executivo e a da maioria dos elementos daquele movimento criou um vazio jurídico. Por isso pediu-se ao CNP que se reúna de emergência dentro de um mês para eleger um novo comité executivo", explicou Wassel Abou Youssef, membro da OLP, à AFP. O comité executivo é a única instância habilitada a tomar decisões relativas aos palestinianos -- tanto nos territórios ocupados como na diáspora -nomeadamente no âmbito do processo de Paz com Israel. Foi este comité que assinou os acordos de Oslo em 1993.


8

Segunda-feira, 24-08-2015

Síria. Bispo de Aleppo lamenta mensagem de “violência e intolerância” Mosteiro foi destruído pelos terroristas. Centenas de pessoas foram raptadas e estão em risco. O bispo de Aleppo, Antoine Audo, considera que os terroristas do Estado Islâmico enviaram uma mensagem de “violência e intolerância” ao destruir o mosteiro de Qaryatain, na Síria. D. Antoine Audo acrescenta à Rádio Vaticano que a estratégia dos jihadistas é espalhar “o medo” e exortou os cristãos a fugirem da região. A destruição deste mosteiro do século V surge depois do autoproclamado Estado Islâmico ter raptado 250 pessoas em Qaryatain – a maioria dos quais cristãos no início do mês de Agosto. Questionado precisamente sobre os raptados, o bispo acrescenta que os rebeldes tiveram dois objectivos: conseguir dinheiro do resgate e espalhar a mensagem do terror. D. Audo admite como possível que os reféns possam ser mortos porque os terroristas do Estado Islâmico “não têm consciência nem moral”.

Papa preocupado com conflito na Ucrânia O país assinala na segunda-feira o Dia da Independência, numa altura em a tensão aumenta nas relações com a vizinha Rússia.

Foto: EPA

O Papa Francisco expressou este domingo a sua preocupação com o conflito na Ucrânia Oriental. Pediu paz e garantia de apoio humanitário no país. “Sigo com profunda preocupação o conflito na Ucrânia

Oriental, que se intensificou nestas ultimas semanas Renovo o meu premente apelo para que sejam respeitados os compromissos assumidos, com vista a alcançar a pacificação e, com a ajuda das organizações e pessoas de boa vontade, se responda à urgência humanitária no país”, apelou, depois da oração do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Na segunda-feira, Ucrânia celebra o Dia da Independência. Este domingo, o Presidente, Petro Poroshenko, apelou a todas as forças políticas que apoiem a sua proposta de revisão constitucional, com vista a acabar com o conflito separatista e derrotar o que chamou de “agressor russo”. Para reforçar a segurança no fim-de-semana e no feriado oficial, as autoridades mobilizaram um elevado de polícias e soldados.

Bicicleta de 12 lugares percorre o país visitando mosteiros e igrejas A iniciativa passa por 22 locais, até 7 de Fevereiro. Pode ajudar a escolher o nome do veículo. É uma volta a Portugal em bicicleta diferente. A partir de Setembro, estará nas estradas nacionais um velocípede com 12 lugares. A viagem dura até dia 7 de Fevereiro em Fátima, numa iniciativa inserida no Ano da Vida Consagrada. A ideia é visitar 22 mosteiros e igrejas, mas também mostrar, sobretudo aos mais jovens, o que é uma vida consagrada. O veículo foi apresentado esta sexta-feira no Lar Juvenil dos Carvalhos, em Gaia, onde passou em todos os testes. Agora, só falta escolher o nome deste veículo, que é branco, laranja e verde. Tem rodas, um volante e 12 bicicletas estáticas. Se quiser ajudar, pode fazê-lo no site do Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal. Ouça a reportagem da jornalista Teresa Almeida.


9

Segunda-feira, 24-08-2015

“Pátio das Cantigas” já é o filme português mais visto de sempre

REVISTA DA IMPRENSA DESPORTIVA

Derrota do Benfica nas manchetes

Foi batido também o recorde de bilheteira.

Quase 400 mil pessoas já viram o “Pátio das Cantigas” nos cinemas. O filme estreou há menos de um mês e já é o filme português mais visto de sempre. Em 25 dias de exibição este também já é o filme com mais receitas de bilheteira. As 392 mil pessoas já deram mais de dois milhões de euros. O realizador Leonel Vieira admite que este sucesso não é uma surpresa total e enumera à Renascença alguns dos factores que fazem deste filme o mais visto de sempre. “Fizemos uma marca que era conhecida – e isso chamou muito à atenção -, fizemos uma campanha de lançamento com muita visibilidade, mas acima de tudo fizemos aquilo que é o mais importante: fizemos muito público a que esse público atribui qualidade e goste do filme porque se não gostasse do filme, o boca a boca destruía-o a partir da primeira semana”, disse. Leonel Vieira acrescenta que o filme tem uma performance muito forte e constante. Isto significa que são as pessoas que vão às salas que falam bem do filme e aconselham outros a ir ver”. “O Pátio das Cantigas” é o primeiro de uma trilogia de clássicos do cinema português que inclui ainda o “Leão da Estrela” e “A Canção de Lisboa”.

A derrota do Benfica estampada nos três desportivos. “Campeão vai ao tapete”, titula O Jogo. “Incrível”, escreve o Record“. “A águia está confusa”, sentencia A Bola. Os títulos são acompanhados das expressões de desalento de Jonas, na noite de domingo, em Aveiro. Num olhar sobre o Arouca, A Bola cita Lito Vidigal, que reconheceu ter falado aos jogadores sobre a possibilidade de saírem de Aveiro na frente do campeonato e O Jogo sublinha que a equipa da casa teve organização, ambição e veneno nas doses certas. A jornada 2 não foi apenas nefasta para o Benfica. Porto e Sporting também perderam pontos. No caso do Porto, o Record fala em “alerta azul” e diz que os dragões já estão à procura de mais reforços. A Bola revela que a SAD portista tem na agenda um lateral, um médio e um extremo, mas que pode também chegar um central. O jogo concretiza que o extremo mexicano Corona, atualmente no Twente, da Holanda, pode chegar por 10 milhões de euros. Quanto ao Sporting, A Bola e Record revelam o apelo de Jorge Jesus aos jogadores para que esqueçam os árbitros e se concentrem em jogar. O treinador já virou o foco do plantel para a partida da próxima quarta-feira, em Moscovo.


10

Segunda-feira, 24-08-2015

Águia afoga-se na Ria de Aveiro Roberto marcou e deu liderança aos visitados. Arouca 1-0 Benfica. Recorde os melhores momentos em rr.sapo.pt.

Foto: Paulo Novais/EPA Por Carlos Calaveiras

O Benfica perdeu em Aveiro, diante do Arouca, por 1-0, entregou a (histórica) liderança do campeonato precisamente ao Arouca e não aproveitou os empates de FC Porto e Sporting. Os encarnados entraram mal, sofreram um golo, e depois não conseguiram concretizar nenhuma das várias ocasiões de golo que tiveram, especialmente na primeira parte. O jogo foi muito intenso e teve dois lances polémicos: uma falta sobre Mitroglou na área e o lance final, em que o Benfica marca, mas o lance foi invalidado por alegada falta de Lisandro antes do remate de Jonas. 96'- Final (1-0) 95'- POLÉMICA. Jonas marca, mas o golo não conta, alegadamente por falta de Lisandro antes do remate do brasileiro. Muitas dúvidas. 94'- Pizzi remata contra a muralha defensiva e no contra-ataque Maurides rematou muito torto. 94'- Remate de Victor Andrade de fora da área para defesa de Bracali. 93'- OPORTUNIDADE. Cabeceamento de Jonas ao lado. O que falha o brasileiro no centro da área. 92'- Remate de Victor Andrade contra um defesa do Arouca. 90'- Cinco minutos de compensação. 88'- Cartão AMARELO para Mitroglou (Benfica). 85'- Cartão AMARELO para Bracali (Arouca). 84'- Luisão, nas alturas, a cabecear por cima. 83'- Remate ao lado de Raul Jimenez. 82'- Remate torto de Gaitan da meia lua. Sem perigo. 80'- Cartão AMARELO para Victor Andrade (Benfica). Falta dura sobre Ivo Rodrigues. 78'- SUBSTITUIÇÃO. No Benfica sai Samaris e entra Raul Jimenez. 77'- Remate de Victor Andrade, mas contra a muralha defensiva. 75'- SUBSTITUIÇÃO. No Arouca sai Roberto e entra Dabo. 74'- Cartão AMARELO para Jailson (Arouca).

73'- Samaris dá a Mitroglou que assiste Gaitan, mas Jailson corta antes que a bola chegue ao argentino. 69'- SUBSTITUIÇÃO. No Benfica sai Eliseu e entra Carcela. 68'- Remate cruzado de Gaitan, da ala para o centro, mas a bola sai ligeiramente ao lado. 65'- Contra-ataque do Arouca e Maurides quase se antecipa a Júlio César. 64'- Remate de longe de Victor Andrade, a bola desvia num defesa e passa a centímetros do poste. Canto. 60'- Jogada de Maurides, a bola ressalta para Nuno Valente que de longe remata, mas Júlio César está atento e defende, sem agarrar. 59'- Remate de Jonas e defesa de Bracali. Repete-se o filme da primeira parte. 58'- SUBSTITUIÇÃO. No Arouca sai Artur e entra Adilson. 57'- Remate de Victor Andrade contra um defesa do Arouca. Bola para canto. 56'- Remate à queima de Victor Andrade contra o braço de Lucas Lima. Árbitro manda seguir. 54'- SUBSTITUIÇÃO. No Arouca sai David Simão e entra Maurides. 53'- Subida de Lisandro, bola sobra para Jonas que remata contra David Simão. Bola para canto. No lance imediatamente anterior, Gaitan "inventou" uma jogada e Jailson tirou no último instante a bola da cabeça de Mitroglou. 48'- OPORTUNIDADE. Roberto chegou ligeiramente atrasado a um cruzamento de Lucas Lima. Era só encostar. Luisão e Lisandro falham e quase dá golo do Arouca. 20h25: Segunda parte. Sai o Arouca. SUBSTITUIÇÃO. No Benfica, ao intervalo, sai Ola John e entra Victor Andrade. Comentário: O Arouca entrou a todo o gás e marcou logo aos dois minutos no primeiro remate da partida. O Benfica entrou a dormir e só aos 12 minutos começaram os encarnados a reagir. Os "amarelos" criaram mais dois lances de perigo, mas Júlio César foi enorme. A partir daí houve muito Benfica, forte e pressionante, mas Bracali defendeu tudo. Destaque para um erro da arbitragem: penalty sobre Mitroglou não assinalado. 48'- Intervalo (1-0) 48'- Remate de fora da área de Pizzi. Bracali volta a segurar. 46'- OPORTUNIDADE. Jailson tira a bola de cima da linha de golo com a cabeça, após cabeceamento de Mitroglou, já com Bracali batido. 45'- Três minutos de compensação. 43'- OPORTUNIDADE. Cabeceamento de Mitroglou e grande defesa de Bracali para canto. 42'- Cartão AMARELO para Roberto (Arouca). 40'- Remate forte de Lucas Lima, de livre directo, e Júlio César defende para a frente. 38'- Cartão AMARELO para Lucas Lima (Arouca). Falta sobre Ola John. 36'- Artur cai junto à área do Benfica com Eliseu. O árbitro mandou seguir. 33'- Assistência de Ola John e remate de primeira de Jonas, mas a bola sai por cima. 31'- OPORTUNIDADE. Bracali defende por instinto após grande remate de Pizzi que beneficiou de um erro de Lucas Lima.


11

Segunda-feira, 24-08-2015

28'- "Bomba" de Nélson Semedo mas a bola passa por cima da barra. 25'- OPORTUNIDADE. Remate muito colocado de Pizzi e Bracali defende para canto com dificuldade. 25'- Cabeceamento para trás de Luisão. Bracali agarrou, sem problemas. 23'- Cartão AMARELO para David Simão (Arouca). Falta sobre Ola John. 22'- OPORTUNIDADE. Outra vez Júlio César decisivo. Defesa depois de um remate na área de Roberto, após um ressalto. 21'- Cabeceamento de Mitroglou ao lado, a cruzamento de Gaitan. 20'- Bom remate de Jonas à entrada da área. Bracali defende com segurança. 17'- ERRO do árbitro. Falta de Hugo Basto sobre Mitroglou na área, Nuno Almeida manda seguir, mas mal. Seria grande penalidade. 15'- Investida de Nélson Semedo pela direita, cruzamento atrasado, mas Hugo Basto corta a bola. 13'- Outra vez Gaitan, agora de trivela, ao lado da baliza de Bracali. 12'- Primeiro remate do Benfica foi de Gaitan de fora da área, mas ligeiramente por cima da barra. Erro de Jailson. 10'- Velasques quase marca no seguimento de um canto. 9'- OPORTUNIDADE. Outra vez Roberto, isolado frente a Júlio César, mas o guarda-redes encarnado foi gigante e defendeu com os pés. Enorme defesa evita o segundo golo do Arouca. 2'- GOLO DO AROUCA (1-0). Marcou ROBERTO no primeiro remate do jogo. Artur cruzou pela direita com Eliseu, primeiro, e Luisão, depois, a ficarem a olhar. 19h18: Começa o jogo em Aveiro. Sai o Benfica. O Benfica procura a vitória para fugir aos mais directos adversários que escorregaram esta jornada. Já o Arouca vai procurar mais um triunfo na Liga. Está casa cheia em Aveiro, apesar da chuva. Ficha do Jogo I Liga, Jornada 2 Estádio Municipal de Aveiro Árbitro: Nuno Almeida AROUCA TITULARES: Bracali; Jailson, Velasquez, Hugo Basto, Lucas Lima; Nuno Coelho, Nuno Valente, Artur e David Simão; Ivo Rodrigues e Roberto Suplentes: Rui Sacramento, Nildo, Tomás Dabó, Borja López, Adilson Goiano, Maurides, Leandro Treinador: Lito Vidigal BENFICA TITULARES: Júlio César; Nélson Semedo, Luisão, Lisandro, Eliseu; Samaris, Pizzi, Ola John, Gaitan; Jonas e Mitroglou Suplentes: Ederson, Feja, Silvio, Talisca, Carcela, Victor Andrade, Raul Jimenez Treinador: Rui Vitória

FUTEBOL

Resultados e marcadores Segunda jornada tem ainda uma partida esta segunda-feira.

I Liga, 2ª Jornada BOAVISTA 1-0 TONDELA [Luisinho] ESTORIL 2-0 MOREIRENSE [Gerso, Leo Bonatini] NACIONAL 1-0 UNIÃO [Soares] V. GUIMARÃES 1-1 BELENENSES [Ricardo Valente; Sturgeon] AROUCA 1–0 BENFICA [Roberto] RIO AVE 1-0 Sp BRAGA [Hassan] SPORTING 1–1 PAÇOS FERREIRA [Carrillo; Pelé] MARITIMO 1-1 FC PORTO Edgar Costa; Herrera] ACADÉMICA – V. SETÚBAL (20h00, segunda-feira) [Actualizado às 22h50]


12

Segunda-feira, 24-08-2015

Portugal é campeão da Europa de futebol de praia José Maria marcou o golo decisivo contra a Ucrânia no último segundo do jogo.

E ao quarto jogo da temporada, o Chelsea sofreu mas venceu. Pedro estreou-se e foi decisivo. Os campeões ingleses ganharam em casa do WBA por 3-2 e ainda jogaram cerca de meia-hora com 10, por expulsão de John Terry. Pedro, Diego Costa e Aspilicueta, três espanhóis, marcaram os golos da equipa de José Mourinho. O belga Courtois também foi decisivo ao defender uma grande penalidade ainda com 0-0. Morrison fez os dois golos da equipa da casa. Foi a primeira vitória dos Blues no campeonato desta época. CICLISMO

Esteban Chaves é o primeiro líder da Vuelta A selecção portuguesa de futebol de praia venceu a Superliga europeia na Estónia, ao derrotar a Ucrânia na final, por 5-4. A equipa lusa junta o título europeu ao mundial. Portugal, que chegou ao final do segundo período a perder por 3-1, assegurou a vitória no último segundo do terceiro período, com um golo de José Maria, autor de um 'hat-trick' nesta final. Os restantes golos de Portugal foram marcados por Belchior e Be Martins. Do lado ucraniano, Panteleichuk e Borsuk, também ele autor de um 'hat-trick', marcaram. A equipa das quinas vence o título da Superliga europeia, depois de ter conquistado a medalha de bronze nos Jogos europeus de Baku, no Azerbaijão, e de ter erguido o troféu mundial em Espinho.

Armada espanhola dá vitória a Mourinho Chelsea vence 3-2 o WBA.

Mourinho volta a sorrir. Foto: Will Oliver/EPA

Os favoritos já se mostraram numa etapa que teve uma queda grave.

Chaves, corredor da Orica-GreenEDGE, ganhou a segunda etapa por segundo e vestiu a amarela em Caminito del Rey. Foto: Javier Lizon/EPA

O colombiano Esteban Chaves (Orica-GreenEDGE) assumiu a liderança da Volta a Espanha em bicicleta, ao vencer a segunda etapa, que terminou em Caminito del Rey, com um segundo de vantagem sobre o holandês Tom Dumoulin (Giant-Alpecin). Chaves concluiu os 158,7 quilómetros, desde Alhaurín de la Torre, em 3:57.25 horas, deixando Doumoulin a um segundo e o francês Nicolas Roche (Sky) a nove, numa etapa em que o português José Gonçalves (Caja Rural) venceu o prémio da combatividade. O italiano Vincenzo Nibali (Astana), vencedor da Vuelta em 2010, chegou com cerca de 1.30 minutos de atraso, depois de ter sido afectado por uma queda colectiva, a 33 quilómetros da meta. A queda grave provocou, pelo menos, três desistências. Os outros favoritos chegaram bastante próximos, com o espanhol Joaquim Rodríguez (Katusha) e o colombiano Nairo Quintana (Movistar) a chegarem 26 segundos depois de Chavez, mas antes do britânico Chris Froome (Sky), a 30, e do espanhol Alejandro Valverde, a 31. André Cardoso (Cannondale-Garmin) foi o primeiro português a cruzar a meta da segunda etapa, 54 segundos depois do vencedor, alcançando o 19.º posto,


13

Segunda-feira, 24-08-2015

à frente de Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo) e Ricardo Vilela (Caja Rural), que foram 32.º e 35.º, a 1.46 e 1.58 minutos, respectivamente. Na segunda-feira, o pelotão da corrida espanhola vai enfrentar os 158,4 quilómetros da terceira etapa, entre Mijas e Málaga, numa viagem com duas contagens de montanha, uma de primeira e outra de terceira categoria.

segundo classificado, com 9,80. O bicampeão olímpico nos 100, 200 e 4x100 metros, de 29 anos, revalidou o título mundial nos 100, repetindo os êxitos de 2009 e 2013. Gatlin, de 33, tentava recuperar o título alcançado em 2005, depois de ter chegado à medalha de ouro em Atenas 2004. A terceira posição foi repartida pelo norte-americano Trayvon Bromell e pelo canadiano Andre de Grasse, ambos com 9,92 segundos.

Hamilton continua rei e senhor na Fórmula 1 Mais uma dobradinha da Mercedes, desta vez na Bélgica.

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) venceu o Grande Prémio da Bélgica, 11ª prova do Mundial de Fórmula 1, impondo-se ao alemão Nico Rosberg, seu companheiro de equipa, e ao francês Romain Grosjean (Lotus). Depois de partir pela décima vez da 'pole position' na presente temporada, o campeão do mundo e líder do Mundial de pilotos cumpriu as 43 voltas ao circuito de Spa-Francorchamps em 1:23.40,387 horas, gastando menos 2,058 do que Rosberg e menos 37,988 do que Grosjean. Hamilton, que venceu pela sexta vez este ano, reforçou a liderança do Mundial de pilotos, contabilizando 227 pontos, mais 28 do que Rosberg e mais 67 do que o alemão Sebatien Vettel (Ferrari), que não foi além do 12º lugar na Bélgica.

Bolt tricampeão mundial nos 100 metros Justin Gatlin ficou em segundo lugar, a um centésimo. O jamaicano Usain Bolt revalidou o título de campeão do mundo na prova de 100 metros, em Pequim, ao correr a distância em 9,79 segundos. Bolt impôs-se ao norte-americano Justin Gatlin,

Página1 é um jornal registado na ERC, sob o nº 125177. É propriedade/editor Rádio Renascença Lda, com o nº de pessoa colectiva nº 500725373. O Conselho de Gerência é constituído por João Aguiar Campos, José Luís Ramos Pinheiro e Ana Lia Martins Braga. O capital da empresa é detido pelo Patriarcado de Lisboa e Conferência Episcopal Portuguesa. Rádio Renascença. Rua Ivens, 14 - 1249-108 Lisboa.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.